sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Reflexão sobre a palavra Derech "Caminho"


Derech - Caminho - דרך

A letra Dalet (ד) é um desenho de uma "Porta"

A letra Resh (ר)tem um desenho de uma "Cabeça de homem, um chef de família, o "primeiro""

A letra Kaf (ך final)tem um desenho de uma "Palma de uma mão ou pé, também pode ser uma palma a seguir. Também pode significa domesticar, submeter, amansar e etc.".

Com isto podemos dizer que, começamos o caminho pela Porta que um Homem nos mostra com seu Caminhar, com sua Obra, com sua exemplo de vida. 

Yeshua o Messias disse ser o Caminhoporque a palavra "Caminho" podemos ver isto em Deuteronômio 5, e vamos conectar versículos e vamos pensar como Israelitas do segundo Templo, quando eles escutavam a palavra Derech (Caminho) ao que eles conectavam.


Deuteronômio 5:32  Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. 
Deuteronômio 5:33  Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir


Então qual é o que caminho que temos que andar? No caminho da Toráh, no caminho dos mandamentos. Sejam santos e como podemos ser santos, sermos separados, consagrados? Guardando os mandamentos de Deus. Então este é o caminho. E por isto os discípulos eram chamado de a Seita do Caminho, e porque chamavam eles de crentes da seita do Caminho? Porque aos judeus do primeiro século que criam em Yeshua eram chamados de Seita do Caminho? Porque o que se passou com as Tribos de Israel quando o Eterno lhes disse: Aqui está o Caminho, o caminho é meus mandamentos. Então, quando Yeshua disse essas palavras e devemos pensar como hebreus como seus discípulos que conheciam a Toráh e os Profetas, então quando Yeshua disse: "Eu sou o Caminho", como entenderia você se já conheces o que acabamos de ler em Deuteronômio 5, como você entenderia o caminho? O Messias estava expressando ao dizer que Ele era o Caminho que Ele era a Toráh vivente. Ou seja, ele estava dizendo: Eu sou a expressão da Instrução do Eterno.


Queres saber como obedecer aos mandamentos? Queres saber como se vive as Instruções de Deus? Observe a Yeshua, siga o exemplo do Messias. Queres saber como viver a verdade? Como viver conforme a verdade? Observe o exemplo do Messias. Queres saber como ter vida? Viva como viveu o Messias. Porque? Porque está escrito em I João 

1 João 2:6  Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 




Salmos 118:20  Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão

Yeshua disse também ser a "Porta" e quem entrasse por esta "Porta" se salvaria, e a porta da salvação está na observância dos mandamentos da Toráh, seguindo a interpretação de Yeshua que com seu exemplo de vida nos mostrou como devemos observar os mandamentos do seu Pai.

Atenciosamente: Marlon (Yashar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário