O QUE É O RUACH HAKODESH?
A palavra espirito em hebraico é Ruach רוח que seguinifica Ar em movimento, halito, folego, sopro, esse é o mesmo significado que tem em grego "Pneuma" e em latim "spiritus"
Nos textos mas antigos o Espírito significa tanto halito, como vento, e o conceito hebraico considera o Espírito como Sopro do Altíssimo
Por outro lado o Espírito de Deus se atribui nas escrituras como qualidades de coisas, não de pessoas. A uma só passagem que se atribui como qualidade de pessoa e por certo é uma passagem espúrio sem sentido, ilegal, em 1 João 5:7 é uma passagem adicionada na bíblia
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 1 João 5:7
Aqui neste verso se atribui uma personalidade ao Espírito, porem esta passagem foi adicionada nos textos gregos tardios no seculo 12 , e não esta nos manuscritos gregos mas antigos do seculo 4.
Nas originais este verso não esta escrito assim no verso 7
E é o Ruach que dá testemunho disto, porque o Ruach é a Verdade. Primeiro João 5:7
Verso 8: O Ruach, e a água, e o sangue; e estes três se concordam como Um
Interessante também que esta passagem mostra o Espírito acompanhado com duas coisas e não com duas pessoas , sangue e água são coisas, assim também o Espírito é um algo não uma pessoa em si.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19
Este verso tem dois problemas fundamentais. Primeiro: Segundo a versão em hebraico, este não diz "em nome do Pai, do Filho e do Epirito Santo"
Ide, portanto, e fazei talmidim de todas as nações, realizando-lhes tevilah em Meu Nome: Mateus 28:19
O verso diz em Meu Nome, se referindo a Yeshua, por outro lado, se o verso estivesse correto desta forma da João Ferreira, então todos os discípulos desobedeceram ao Seu Mestre, pois o livro da Atos nos diz que eles fizeram imersão em nome de Yeshua, e não em nome da Trindade (ver Atos 10:48, e Atos 19:5 ) por tanto a instrução recebida pelos discípulos foi imergir em nome do Messias, e não em nome da trindade.
Então estas é a única passagem que mostra o Espírito como uma pessoa:
Em outra das Escrituras apresenta o Espírito Santo como qualidade de coisas , de algo não de uma pessoa como já vimos agora em 1 João 5:7-8 como algo comparado com a água e o sangue
Em atos 2:17 O Espírito se apresenta como algo que se derramam
E nos últimos dias acontecerá, diz o Senhor Deus , Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; Atos 2:17
De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Atos 2:33
Notem a parte que diz , derramarei do Meu Espírito , isto implica que derrama parte do Espírito Santo, ele diz que derramou isto que vós agora vedes e ouvis
Isto obviamente é derramado o Espírito Santo que é apresentado como um algo e não como uma pessoa, mas como algo que se derrama
Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 1 João 4:13
De maneira que a nós nos á dado parte do seu Espírito, mostra que ao Messias ele deu a plenitude do Espírito , porque somente um ser impecável como o Messias é capaz de conter a plenitude do Espírito de Deus , porem a nós ele nós dá parte do Seu Espírito.
Em alguns caso se personifica o Espírito Santo, porem temos que entender que não é a única coisa que se personifica nas Escrituras
Personificação: é quando um personagem atribui características humanas
E, servindo eles ao SENHOR e jejuando, disse o Espírito Santo : Apartai-me a Barnabé e a Paulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2
Enquanto eles faziam oração e jejuavam ao Eterno , o Espírito Santo disse, Designai para Mim a Barnabé e a Paulo l, para a obra atinente a qual os tenha chamado. Atos 3:2
Se supõe que foi através de um profeta que falou, em todo caso aqui esta personificando o Espírito Santo, porem temos evidencia que é uma figura de personificação, por exemplo em Romanos 7:11 diz que o pecado engana
Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.Romanos 7:11
Como é isso que pecado engana ? O pecado engana e isso não quer dizer que é uma pessoa, aqui o apóstolo Paulo personifica como enganou o pecado.
Em Romano 7:17-20 fala que o pecado atua
Romanos 7:17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Romanos 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Romanos 7:19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Romanos 7:20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Então eu pergunto acaso o pecado é uma pessoa? Esse pecado é um espirito personal que mora dentro de nós? Obviamente que não porque isto é uma figura de personificação, na realidade que atua é é a pessoa mesma, pois o pecado não é uma pessoa , porem nesta passagem se personifica e o mesmo se faz com o desejos
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11
Os desejos não são pessoas, mas aqui disse que desejo combate, porem ele combate porque se personifica, o que acontece que os seres humanos tem a tendencia crucificar os conceitos abstrato e por outro lado a personificar as coisas , e como as Escrituras se escreveu numa linguajem humana por um lado se crucifica os conceitos e por outro lado se personifica as coisas , porem não temos que tomar literalmente essas personificações
Agora há algo aqui muito importante sobre o Espírito Santo. Comparando duas passagens do evangelho de Mateus de Lucas encontramos algo interessante
Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus . Mateus 12:28
Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. Lucas 11:20
Veja que primeiro ele cita "pelo Espírito de Deus". Já em Lucas diz: "pelo dedo de Deus" o paralelo dessas duas passagem mostra que o Espírito de Deus é seu dedo, ou parte dele, é um algo , desta maneira o Criador não necessita ter um braço como nós, Ele projeta seu Espírito que é parte dele e desta maneira Ele toca, se faz presente, fala, escuta, todas as potencialidade que tem seu Espírito
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo Poderoso me deu vida. Jó 33:4
Aqui tem duas expressões aparentemente diferente, porem se refere a mesma coisa
Aqui fala do Espírito de Deus e a inspiração do Espírito que são a mesma coisa e note que se trata como algo e não como uma pessoa
Uma das passagem mais importante para compreender este tema
1 Coríntios 2:10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
1 Coríntios 2:11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?
1 Coríntios 2:12 Assim também ninguém sabe as coisas de Deus , senão o Espírito de Deus.
Porque, quem conheceu a mente do Soberano para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Messias . 1 Coríntios 2:16
Tremenda essa passagem, primeiro devemos notar que aqui Paulo esta fazendo um paralelo entre o espírito que está no homem e o Espírito que esta em Deus . assim como o espírito do homem é parte do homem , é logico que o Espírito de Deus é parte de Deus, de outro modo o paralelo não teria sentido e logo indica que o Espírito do Messias é sua mente porque de que maneira podemos ter a mente do Messias? Paulo disse que temos a mente do Messias, o que significa isso? De qual maneira podemos ter a mente do Messias se não é porque temos seu Espírito.
Esta passagem claramente nos indica que o conceito original primitivo do que é Espírito Santo é que emana, que sai de Deus , uma SEFIRA, que quer dizer uma emanação. O Espírito é um sopro que sai de um ser vivo , nem a Toráh, nem o judaísmo posterior, nem a literatura rabínica revolucionou a ideia do Espírito de Deus como sendo uma pessoa
Na maioria das passagens do Novo Testamento se apresenta Santoo Espírito como uma força , por isso se fala de derramar, de curar, de batizar, de ungir , de estar cheio com o Espírito Santo
Para lembra as únicas passagem que parece implicar uma crença na Trindade é em Mateus 28:19 , porem temos que recorrer a historia . os primeiros chamados pais da igreja do seculo 2 e 3 curiosamente quando citavam Mateus 28:19 não citavam como diz a João Ferreira que diz:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19
Ele não citavam este verso assim, porque? Porque nos Evangelhos originais que tinham, os pais da igreja do seculos 2 e 3 não citavam esta passagem porque foi adicionada mas tarde.
O Evangelho Hebreu de Mateus Shem Tov que é escrito em hebraico pelos antigos do seculo primeiro , esta passagem de Mateus 28:19 é muito diferente , não se menciona essa forma de batizar em nome do Pai do Filho e do Espirito , isto esta totalmente fora dos escritos hebraicos que é mais antigo que os textos gregos
Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, realizando-lhes imersões em Meu Nome. Mateus 28:19
Por tanto se conclui que Mateus 28:19 e 1 João 5:7 são textos adicionados , adulterados que não consta nos originais...
Boa noite Rabi.
ResponderExcluirDesculpe minha ignorância, mas por alguns estudos passados e o senhor chama O Ruach
Ruach em Hebraico, não representa o lado Feminino de Yahuah?
Então ficaria no Português: A Ruach Hakodesh da parte de Yahuah?