sexta-feira, 26 de outubro de 2012





Existem muitas pessoas tratando de negar que Yahshua conhecido popularmente como"Jesus" seja o Mashiach, e muitos depois de terem crido em Yahshua como Mashiach estão agora negando-o como Mashiach. Porém, temos muitas evidências Bíblicas e Extra-Bíblicas  que nos dão o sinal de que Yahshua, o Nazareno, é o Mashiach, e as evidências são abundantes, tanto as Bíblicas como as evidências Rabínicas são abundantes, ou seja, dos escritos Rabínicos recebemos muitas informações que nos dão a conclusão de que Yahshua tem que ser  o Mashiach, porque se ele não for o Mashiach ninguém mais pode ser.

Vamos considerar as passagens onde o Criador promete através de  Moshe  algo relativo ao Mashiach

YHWH teu Elohim te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;  Deuteronômio 18:15 


Essas palavras de Moshe dirigidas ao povo de Yisrael, disse claramente que o Todo Poderoso YHWH faria surgir dentre o povo de Yisrael um profeta semelhante a Moshe, e o verso disse "A ele ouvireis", isso que dizer que o Todo Poderoso nos ordena escutar a esse profeta que Ele iria levantar semelhante a Moshe. Agora, como podemos saber que este profeta que está sendo prometido aqui é o Mashiach, como se relaciona esse profeta que iria surgir em Yisrael como o Mashiach? Que evidências temos de que aqui está falando do Mashiach e não de outro profeta como, Isaías, Jeremias, Ezequiel e etc.?

Se buscarmos no Novo Testamento no livro de Atos 3:22-24

Porque Moisés disse aos pais: YHWH vosso Elohim levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.  Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias. Atos 3:22-24

Quando aqui diz "
estes dias" está se referindo ao dias em que o Mashiach esteve aqui na terra, esses apóstolos aqui foram discípulos de Yahshua, e os dias em que se relata nas Boas Novas de todas as obras do Mashiach, então se referindo a esse período do começo do século primeiro da Era Comum, é disto que está falando quando disse aqui "estes dias". Em outras palavras, o que os apóstolos estão dizendo aqui em atos 3, é que eles estão fazendo uma união entre a profecia de Moshe de Deuteronômio 18:15 e o cumprimento em Yahshua através do seu ministério. 


Portanto ao fazer este laço aqui estabelece debaixo da inspiração divina nos escritos apostólicos, se estabelece a relação entre o profeta que haveria de surgir semelhante a Moshe e o Mashiach. E no verso 23 de Atos 3 disse: "
E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo". Tremenda afirmação.

Agora esse profeta e nós que cremos em Yahshua, temos clara todas essas coisas, porém precisamos afirmar essas evidências entre nós, para podermos defender ao Mashiach dos que estão  negando a Ele. De quem nasceria este profeta segundo a profecia? O povo de Yisrael pediram um sinal!

Portanto o mesmo YHWH vos dará um sinal: Eis que a 
virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14

Muitas pessoas dizem que o original aqui na palavra quando diz que "
virgem conceberá"dizem que a palavra original é "Almah" e se refere a uma jovem qualquer não necessariamente virgem, porém, o que acontece é que os primeiros sábios Judeus traduziram as Escrituras do Hebraico ao Grego parthenos que significa virgem. Quando os apóstolos citam essa passagem no Novo Testamento se utiliza ao menos nos textos gregos a mesma palavra "parthenos". Então quem aqui diz que daria este sinal? O próprio Criador : Eis que a virgem conceberá, e dará á luz um filho. Se esta jovem virgem que vai da a luz a esse personagem especial, se ela é uma jovem comum e não necessariamente uma virgem, então no que consistia o sinal? Isso não seria nenhum sinal de que uma mulher casada de a luz a um filho, isso não é sinal nenhum, isso não tem nada de entranho e nada de especial, isso não tem nada de milagroso.

Quando as Escrituras falam de "
um sinal" se refere geralmente a um milagre, então aqui em Isaías 7:14 esta dizendo que o Criador mesmo dará a Yisrael um sinal por meio de um milagre, e qual é o milagre? Que a virgem conceberá a um filho, ou seja, que haveria uma donzela não casada que daria a luz a um filho, e este seria o sinal para o povo de Yisrael de que esse seria o escolhido do Todo Poderoso.

Se é assim como dizem muitos que a palavra "
Almah" significa qualquer mulher que pode ser casada, então isso não seria nenhum sinal. Porém é verdade que no texto Hebraico tem a palavra "Almah" significando a virgens também, e não somente a mulheres que possam ser casadas, porque existe outra palavra em Hebraico para indicar uma virgem e é a palavra "Betulah"; a palavra "Betulah" significa literalmente  virgem; no entanto, no texto Hebraico se lhe aplica a palavra "almah" em muitas passagens a uma jovem virgem, e há um caso especial que me parece ser o de Rebeca, uma virgem que antes de conhecer Isaque é chamada de almah, então a palavra "almah" pode ser traduzida como virgem, e não somente que se pode traduzir como virgem, senão os grandes sábios judeus que traduziram a Bíblia pela primeira vez do Hebraico ao Grego, a traduziram como virgem ao grego "almah" no Hebraico, e "parthenos" no Grego.

Hineh anochi nitsav al-eyn hamayim vehayah ▬► 
ha'almah ◄▬ hayotset lish'ov ve'amarti eleyha hashkini-na me'at mayim mikadech. 


Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que  ▬►
a donzela ◄▬ que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro; Gênesis 24:43 


idou egō ephestēka epi tēs pēgēs tou udatos kai ai thugateres tōn anthrōpōn tēs poleōs eξeleusontai udreusasthai udōr kai estai ē ▬► 
parthenos ◄▬ ē an egō eipō potison me mikron udōr ek tēs udrias sou . Texto da Septuaginta de Gênesis 24:43

Então essa é uma peça de evidencias entre muitas que existe relativas ao nascimento do Mashiach que haveria de nascer de uma maneira milagrosa, e esta maneira milagrosa consiste em nascer de uma virgem não casada, porque de outro modo isso não seria nenhum sinal que uma mulher casada de a luz a um filho, isso não é nenhum milagre isso é algo comum, então o não comum é é nascer um filho de uma virgem solteira, por isso Miriam quando o anjo lhe anunciou que ele ficaria grávida para da a luz ao Mashiach ele se surpreendeu, "como pode ser isso eu nunca conhece um varão", em Lucas 1:34 mostra este fato histórico  de que ela não tinha tido intimidade com o seu prometido Yosef, e incluso Yosef pensava em abandonar a Miriam quando ele viu que ela já estava grávida e pensava que ela tinha cometido adultério, porque ele sabia que ele mesmo não teve intimidade com ela, então se é verdade que muitos dizem que José foi pai de Yahshua, então ele não teria porque ter entranhado que aquele filho era dele, porém ele estranhou de que aquele filho fosse seu, e o anjo teve que convencê-lo para que ele não abandonasse a Miriam por essa causa, porque o que iria nascer era obra do Ruach HaKodes, ou seja, do poder de YHWH.

Assim que este sinal é muito importante, por isso que os Ortodoxos tratam com toda força de negar isso traduzindo diferente para que de outro modo se descarte a idéia de que o Mashiach teria que nascer de uma virgem, porque sabemos que Yahshua nasceu de uma virgem de uma maneira milagrosa, na tradição Judaica diz que Moshe nasceu de uma maneira milagrosa também, incluso diz a tradição judaica e digo bem a 
TRADIÇÃO JUDAICA,  porque eu não acredito nisto que vou dizer: A tradição judaica diz que os 12 filhos de Yaakov nasceram macho e femea , isso é um milagre, e eu não estou dizendo que isto seja assim porque eu não creio nisto, porém a tradução judaica crê e inclusive a tradição ortodoxa ensina isto, de que os 12 filhos de Jacó nasceram cada um como macho e femea , isso sim seria um milagre incrível, e assim no judaísmo se conta vários incidentes de personagens que nasceram de uma maneira milagrosa.


Então vamos saber segundo a profecia aonde teria que nascer o Mashiach, o Ungido de YHWH, em Miquéias disse aonde nasceria o Príncipe de Yisrael

E tu, Bet Lechem  Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que 
governará em Yisrael, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2

O interessante é quando se vai no Mishna, nos Targumim que são obras Judaicas antigas, se encontra dizendo que este verso se refere ao Mashiach, claro os rabinos antigos interpretaram que isso se refere ao Mashiach, e eu também creio assim, porque assim foi que se cumpriu. 


O interessante é que aqui em Miquéias 5:2 disse que em Bet Lechem é que deveria de nascer o Mashiach, porque se referindo ao povo de Belém  disse Elohim através do profeta: "
De ti sairá o que governará  em Yisrael", obviamente que esta se referindo ao Mashiach, porque surgiu muitos governante em Yisrael, porem quando disse "O que governará em Yisrael" esta se referindo a um personagem especial, esta se referindo a um personagem singular, e o verso também diz que "Cujas saídas são desde o principio".

Nenhum outro governante de Yisrael 
se qualifica para isto, porque não se pode aplicar a qualquer governante  de Yisrael isto que está profetizando Miquéias aqui, somente ao Mashiach se aplica isto. Então este personagem que se fala aqui em Miquéias que obviamente é o Mashiach, é um personagem que existe desde o principio, por isso disse o profeta: "Cujas saídas são desde o principio", disto o "Talmud" em algumas seção quando fala do Mashiach, diz que o Mashiach foi criado antes da fundação desta terra, uma obra Judaica que diga isso é muito significativo.

Então o Mashiach teria que nascer em Belém e que seria um personagem que existe desde o principio, porque quando diz: " 
Cujas saídas" quer dizer sua origem, quer dizer que esta personagem teve uma origem muito antiga, por isso disse desde o principio e depois diz que foi desde os dias da eternidade

Agora vamos ver como se cumpriu essa profecia de Miquéias segundo nos mostra o discípulo de Yahshua que se chamava Matittiyahu

E, tendo nascido Yahshua em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos  vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: 
Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mateus 2:1-2


Estes sábios (e não magos como diz a tradução) muito antigos que eram Judeus astrólogos, eles determinaram por seus estudos das profecias do que se conhece como o Antigo Testamento, aparte de que se apresentou um sinal um astro que os dirigia, eles determinaram que o Mashiach teria que nascer na terra de Yisrael, já que somente o povo de Yisrael esperava um Mashiach que seria um Príncipe, um governante muito especial na terra de Yisrael

Por isso quando nasce Yahshua em Bet Lechem de Judá nos dias do rei Herod como diz o verso, vieram esses sábios judeus do oriente e chegaram aonde? A Jerusalém, porque eles pensavam que ele iria nascer em Jerusalém ou pelo menos a cerca de Jerusalém, e eles não estavam longe da verdade, porque Belém está ao redor de Jerusalém, porém eles chegaram a Jerusalém porque era a cidade principal, a capital do reino e então perguntaram: 
aonde estar o Rei dos Judeus que há nascido? Eles sabiam que ele tinha nascido o Rei dos Judeus, e como sabiam isso? Pelos estudos das profecias e também pelos estudos da astrologia ao que se refere ao sinal, os astros.

Esses sábios chegaram diretamente próximo do lugar aonde tinha nascido o Mashiach, assim que eles sabiam mais que os demais sábios de Yisrael, porque os sábios que viviam na terra de Yisrael neste tempo não se deram conta de que tinha nascido o Mashiach. Então esses sábios tiveram que vir de terras distantes provavelmente da Babilônia, ou talvez da Índia, eles sim sabiam, e se eles sabiam é porque tinha alguma informação que chegava a essa conclusão, e essas informações estão nos 
escritos Hebraicos do Antigo Testamento, então eles poderam determinar isso facilmente, porque eram estudiosos, e não estavam cegos por pré-juizos religiosos o qual estava cegando os rabinos daqueles tempos em Jerusalém.

Agora como deveria ser anunciado segundo a profecia a vinda do Mashiach?

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho de YHWH; endireitai no ermo vereda a nosso Elohim.  Isaías 40:3

Aqui temos uma profecia interessante, porque também os rabinos da antiguidade, e não os de agora (porque os de a gora tratam de negar essas coisas), escreveram os Targumim que eram traduções paráfrases e comentários do Hebraico ao Aramaico, aplicaram essas profecias ao Mashiach e esta de Isaias 40:3 como um anuncio profético do Mashiach.

E este anuncio de Isaias 40:3 se cumpriu no personagem Yochanan HaMatibil (João Batista)

E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? João 1:19

Disse: 
Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho de YHWH, como disse o profeta Isaías. João 1:23 


Então o João que escreveu estas noticias, aplicou estas palavras a João Batista, por isso disse o verso: "E este é o testemunho de João quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho de YHWH, como disse o profeta Isaías.

De maneira que pra mim está muito claro por essa união dessas duas passagens que nos tempos do Mashiach, quando os discípulos de Yahshua escreveram seus livros, eles tinham claro em mente que essas profecias eram relativas ao Mashiach, e não somente eles entenderam isso, os rabinos antigos antes deles entenderam que todas essas profecias se referem ao Mashiach.

É obvio que existem muitas outras profecias começando desde Gênesis, muitas passagens incluindo os Targumim incluíram ao Mashiach (Gênesis 3:15 e outros). Só pra você ter uma idéia, nos Targumim existem muitas passagens que nem sequer os cristãos aplicam ao Mashiach, e os judeus da antiguidade aplicavam ao Mashiach

Uma das passagens mais importantes e uma das mais chaves que os rabinos da antiguidade aplicaram ao Mashiach, e que os rabinos de agora dos tempos modernos negam que se refira ao Mashiach, é a passagem de Isaias 53. Na realidade as passagens em Isaías que falam do Mashiach começam 
antes do capitulo 53, começam no capitulo 52:13 em diante, toda essa passagem incluindo o capitulo 53 é uma passagem messiânica, esta passagem os Targumim que traduziram os profetas e neste caso a Isaias ao Aramaico, eles atribuíram isto ao Mashiach.

Quando em Isaias 52:13 diz: "
Eis que o Meu servo" nos Targum diz: "Eis aqui o Meu Servo o Mashiach ou Meshicha" como se diz em Aramaico, e também as sinagogas antigas essa passagem era lida na festa de Pessach, ate que surgiu o Cristianismo e quando sai a figura de Yahshua como Mashiach, os rabinos em reação a isso eliminaram a leitura dessa passagem dentro da sinagoga, porém o importante é que os rabinos antigos liam esse capitulo e o atribuíam ao Mashiach e diziam que isso se referia a um Mashiach que viriam e teria que morrer por Yisrael e começaram a chamar de o Mashiach ben Yosef. Eles entenderam assim que ele deveria morrer pelo povo de Yisrael, porém os rabinos de hoje em dia rejeitam essa idéia, e porque rejeitam essa idéia? Porque pra eles é algo muito estranho o Mashiach ter que morrer; porém não era para os rabinos mais antigos, porque eles sabiam que o Mashiach haveria de morrer e aqui esta a passagem:

Eis que o Meu Servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.

Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

Assim borrifará muitas nações (
esta é a função do Mashiach), e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão   Isaías 52:13-15 


Assim que este personagem especial não pode referir-se a Yisrael como dizem os rabinos de hoje em dia, mas claramente aqui esta falando de Yahshua, porém, agora os rabinos modernos estão dizendo que não, que esta passagem se refere a Yisrael. Contudo, vamos ver na leitura que é impossível que isto se refira ao povo de Yisrael, e tem que se referir a um Homem

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço de YHWH? 



Porque foi subindo como renovo perante ele ( 
aqui esta mostrando como o Mashiach cresce diante do Criador como uma criança), e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Isaías 53:1-2 


Aqui está dizendo que a aparência deste personagem seria como a aparência de qualquer homem, isto é não teria nada em especial, não teria uma beleza especial, não teria nenhum glamor , era como qualquer homem em sua aparência, e o interessante é nesta última parte do verso diz: não havia boa aparência nele, para que o desejássemos

Isto quer dizer que já estava predito, já estava profetizado que o Mashiach seria 
negado, já estava predito que uma parte Yisrael  negaria a este servo sofredor que fala neste capítulo, isto não é uma surpresa.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:3 


Primeiro o texto diz "
homem de dores" e não "homens de dores". Exatamente isso foi o que aconteceu com Yahshua, diz o texto que ele foi humilhado e despresado pelos homens, e todos que conhecem os relatos no chamado Novo Testamento, e não há necessidade de explicar muito, porque quando lemos o Novo Testamento vemos todo o despeso que sofreu Yahshua, todas as humilhações que sofreu Yahshua por parte dos homens

"
Homem de dores", e "experimentado nos trabalhos" o homem que sofreu o indesejável, um homem que incrivelmente sofreu nas mãos de seus irmãos 


Verdadeiramente 
"ele" (e não eles) tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Elohim, e oprimido.  Isaías 53:4 


Aqui está a prova de que esta passagem não pode estar sendo  dirigida a Yisrael, porque Yisrael nesta passagem somos nós, veja o que disse o verso: "Verdadeiramente
ele"tomou sobre si as nossas "enfermidades". Então aqui está dizendo que "ele", o Mashiach,  levou as enfermidades de Yisrael. Quando diz: "e as nossas dores levou sobre si"; esta palavra "nossas" aqui é Yisrael, as dores de Yisrael, e o verso continua dizendo:” e nós o reputávamos por aflito, ferido de Elohim, e oprimido. Quem é esse nós? É obvio que é Yisrael, e se nós somos Yisrael então quando diz 'Ele este ele não pode ser Yisrael, este "Ele" é o Mashiach o Servo Sofredor de YHWH

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5

Aqui diz: "
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões" então aqui temos duas partes, ou seja dois personagem, "Ele foi entregue a morte" e esse é o Mashiach, "por causa das nossas transgressão" e esse é Yisrael.

"
E foi  moído por causa das nossas iniqüidades"; ou seja o Mashiach foi humilhado por causa das iniqüidades de Yisrael

"
O castigo que nos traz a paz estava sobre "ele", ou seja o castigo pela paz de Yisrael caiu sobre ele, o Mashiach. Então está claro que este servo Sofredor aqui não pode ser Yisrael como dizem os Ortodoxos de hoje

"...
E pelas suas pisaduras fomos sarados". Então está dizendo aqui que pelas chagas desse personagem, deste Servo Sofredor, deste Ungido de YHWH, seríamos nós Yisrael restaurados, então aqui há outra evidência bem clara na linguagem desta profecia de que esta passagem não pode referir-se a Yisrael de nenhuma maneira, e desta maneira os rabinos antigos viam assim, desta forma em referência ao Mashiach

Todos 
"nós" andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas  YHWH fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Isaías 53:6

Olha que interessante: "Todos 
nós andávamos desgarrados como ovelhasQuem se desgarrou? É obvio que foi Yisrael

"Mas YHWH fez cair sobre 
ele'' Ele quem? O Mashiach é claro!

"A iniqüidade" de 
"nós todos". E quem é este "nós? Yisrael!

A passagem é repetitiva ao colocar  a 
"Ele" e a "Yisrael", porque "Ele" por um lado é o Servo Sofredor, e por outro lado "nós", se refere a Yisrael que segue negando a Yahshua, o Servo Sofredor.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.  Isaías 53:7

O relatos nos escritos nazarenos acerca de Yahshua nos da fé que isto foi assim, porque? Porque o Mashiach não protestou, não condenou aos que lhe gastigavam,não lançou nenhuma maldição sobre eles, pelo contrario, se manteve em silencio todo o tempo

"
Não abriu sua boca" disse aqui o Profeta Isaias.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. Isaías 53:8

Aqui está a profecia clara e direta de que o Servo Sofredor, o Mashiach Ben Yosef  teria que "
MORRER", e isso o cumpriu Yahshua, por isso nós como seus discípulos dizemos que Yahshua de Natzaret é o Mashiach Ben Yosef, é o Mashiach de quem fala Yeshayah 53, e temos o aval dos rabinos antigos que entendiam que isso se referiam a um Mashiach que teria que vir e teria que MORRER

E puseram a sua sepultura com os 
ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Isaías 53:9

Aonde isto se aplica a Yisrael? Isto se cumpriu literalmente em Yahshua: "E puseram a sua sepultura com os ímpios" aqui esta dizendo porque ele morreu ao lado de dois delinquentes, e se supõe que ele tenha sido eterrado junto com esses dois deliguentes, contudo, vem um discípulo, Yosef Ramatayim  (José de Arimateia) que era um homem ricocomo diz Isaias 53, ofereceu sua tumba para que colocassem o corpo de Yashua

Assim se cumpriu literalmente o que profetizou Isaías 53:9 "E puseram 
a sua sepultura com os "ímpios" ( Jose de Arimateia)e com o "rico" ( os dois ladrões no madeirona sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca".

Isto demostra que o Mashiach que deveria "
MORRER" por Yisrael seria um homem inocente , porque não houve engano na sua boca, portanto tudo que ele disse foi verdade

Todavia, YHWH agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer de YHWH prosperará na sua mão. Isaías 53:10

Então, podemos ler todo o capítulo de Isaias 53 e vamos notar com toda fidelidade cada detalhe desta passagem sobre esta profecia, porque cada detalhe se cumpriu na vida e na morte do Servo Sofredor Yahshua. E este é o Mashiach que nós seguimos, este é o Mashiach que eu reverncio ; Ele, o Rei de Yisrael, porque incluso colocaram um letreiro acima de sua cabeça no madeiro em três idiomas que dizia: "
Yahshua Natzarat
" Rei dos Yahudim (Judeus). E isso é o que Ele é, Rei de todo Yisrael e de todos que creiam nEle. Porém, e principalmente, de Todo Yisrael.


Estudo elaborado por Yahshar e Gigi Chung:

Desejamos que este estudo possa ilucidar a suas duvidas a respeito deste tema que é tão combatido durante anos!

Shalom !

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