sexta-feira, 26 de outubro de 2012


COMO SE VESTIA NA ÉPOCA DO MESTRE?


TALIT

Tem origem num dos mandamentos bíblicos contidos no livro dos Números, o qual instrui o indivíduo a usar franjas nos quatro cantos da veste exterior. O talit tem como objetivo ser uma especie de "lembrete" visível do dever de observar fielmente todos os 613 mandamentos da Torá. O talit é obrigatório para todos os homens judeus quando na sinagoga ou no lar na hora da enunciação das orções matutinas.


Estudo sobre o uso do Kipá:

Nos últimos meses tem havido grande controvérsia sobre a questão do uso da kipá pelos homens nas congregações messiânicas e nazarenas. Alguns alegam que a kipá é apenas uma tradição determinada pelo Talmud ou pela tradição judaica, enquanto outros, como eu, acreditam que, é permitido e, em alguns casos até instituído, pelo Eterno, que homens cubram suas cabeças em oração ou adoração. Este é um estudo do hebraico  na Torá e nos Escritos da Brit Chadasha (Novo Testamento) respectivamente para defender o uso da kipá. Deixe-me apenas esclarecer uma coisa: A COBERTURA DA CABEÇA NÃO PRECISA OBRIGATORIAMENTE TER O FORMATO DE UMA KIPÁ TRADICIONAL

2 - No Princípio

Vamos voltar ao Princípio, em Bereshit (Gênesis) 1:26 onde o Eterno criou o homem à Sua imagem e semelhança. Originalmente o homem era coberto das vestes de luz (or)  por majestade e esplendor, tal qual proclamado em Tehilim (Salmos) 104:1-2: "Eterno Elohim meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de honra e de majestade. Ele se cobre de luz como vestes...". Sabemos disto por causa da palavra "nu" no hebraico em Bereshit (Gênesis). Antes da queda do homem, a palavra "arom" é usada em Bereshit (Gênesis) 2:25,o que indica um estado de nudez parcial. Já depois da queda, a palavra usada em Bereshit
(Gênesis) 3:7 é a palavra 'erom', que significa no hebraico uma nudez completa. Algo aconteceu ao homem quando ele caiu. Ele perdeu a "cobertura" que tinha recebido do Eterno na criação. E o Eterno o vestiu em Bereshit (Gênesis) 3:21 com uma roupa substituta que Ele mesmo fez.

3 - Moshe Nosso Exemplo

Um de nossos grandes exemplos na Torá é o de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso professor). Em Shemot (Êxodo) 3:4-5, o Eterno ordena a Ele que remova as sandálias pois ele estava em solo kadosh. Moshe, sendo um roeh no deserto de Midian certamente usava algum tipo de cobertura na cabeça para protegê-lo do sol escaldante e do calor, mas o Eterno NÃO ordenou que ele removesse a cobertura da cabeça ao entrar em Sua presença. Depois do êxodo do Egito, o Eterno disse a Moshe que separasse os primogênitos como cohanim (sacerdotes) a Ele (Shemot/Êxodo 13:1-2, 19:3-24, 24:4-8). Isto mudou após o incidente do bezerro de ouro e o Eterno escolheu os filhos de Levi para serem cohanim uma vez que os primogênitos haviam pecado contra Ele. Eles se desqualificaram do ofício de sacerdote por causa da idolatria. O Eterno os ordenou que removessem os "ornamentos" no Monte Horev. A palavra aqui é 'adi', que significa adorno, correia, coroa ou cobertura para a cabeça. Ao remover a 'cobertura para a cabeça' deles, o Eterno os removeu do ofício de
sacerdotes. A "glória, honra e esplendor" foram removidos deles e dados à tribo de Levi. Ao sacerdócio levítico/aarônico foi comissionado ministrar diretamente ao Eterno no Mishkan (Tabernáculo) - Shemot (Êxodo) 28:1 e Bamidbar (Números) 8:16

4 - Vestes Sacerdotais

As vestes sacerdotais foram dadas aos cohanim (sacerdotes) e aos levi'im (levitas) para "honra e ornamento". (Shemot/Êxodo 28:2). Também lemos em Yeshayahu (Isaías) 61:3-7: "...vestes de louvor... Porém vós (Todo Yisrael, e não somente os levi'im – Levitas) sereis chamados sacerdotes do Eterno, e vos chamarão ministros de nosso Elohim...lugar da vossa vergonha (ou nudez)". No Reino do Eterno, todo Yisrael será feito sacerdotes a Ele, conforme dito em Shemot (Êxodo) 19:6. Creio que estes são os B'nei Tzadok (Filhos da Justiça) em Yechezkel (Ezequiel) 44:15 e Apocalipse 20:6. De acordo com os Escritos Messianicos somos todos sacerdotes AGORA (1 Kefá 2;5; Ap. 1:6). Como sacerdotes, o Eterno nos deu vestes para cobrir nossa "nudez" e refletir a Sua honra, esplendor e beleza: o talit e a cobertura da cabeça.

5 - Cobertura Para as Cabeças

A palavra usada em Shemot (Êxodo) 29:9 e 39:28 para se referir à peça de vestuário usada pelos cohanim (sacerdotes) como parte de suas vestes é migbaá.
A palavra 'migbaá' deriva da palavra 'Gueba', que por sua vez vem de uma raíz léxica pouco usual: 'Guebia'. Esta raiz significa algo convexo, um cálice de uma flor, um copo ou tigela. O Dicionário Bíblico "The Interpreter" volume 1 página 532 diz (e aqui traduzimos que: "o chapéu de um sacerdote era um objeto cônico de linho aveludado que era preso à cabeça do sacedote como SINAL da sua investidura. O chapéu era um item peculiar das vestes sacerdotais". Pelo que vemos do significado hebraico da palavra, associado à descrição dada por este dicionário, concluímos que os cohanim (sacerdotes) usavam uma cobertura convexa e aveludada no serviço ao Eterno. Não é difícil perceber que este 'design' é extremamente semelhante ao da kipá moderna!

A mitra (ou turbante oficial) do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é chamada no hebraico de mitsnefet.  era uma cobertura tradicional de um sacerdote porém com um turbante azul escuro por cima. que a cobertura de cabeça dos sacerdotes era feita dobrável e por isto se tornava como uma kipá atual. O comentário de Clarke, vol. 1, página 445 nos diz que "mitsnefet vem da raiz 'enrolar' (tsanaf) ou envolver, e evidentemente signifca o mesmo que a cobertura de cabeça tão usual nos países do oriente, à qual chamamos de turbante..' Nota: apenas o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) usava turbante ou mitra, enquanto os cohanim (sacerdotes) regulares usavam algo semelhante a uma kipá!

Os Escritos Messianicos dizem que somos sacerdócio kadosh (isto é, separado) oferecendo sacrifícios  ao Eterno (1 Kefá 2:5). Não deveríamos então ter algum tipo de cobertura para a cabeça ao ministrarmos como sacerdotes perante o Eterno? Lembrem-se: estamos falando apenas da Torá, e não de tradição ou mesmo do Talmud. O interessante é que  jamais poderia descobrir sua cabeça, mesmo quando lamentando pelos mortos (Lev. 21:10-11).

Yahshua é o nosso Sumo Sacerdote segundo a ordem de Malki-Tzedek (Ivrim/Hebreus 6-8, Tehilim/Salmos 110:4-6). Não é difícil de imaginar que Ele use uma cobertura de cabeça ao ministrar como nosso Sumo Sacerdote no Tabernaculo eterno

6 - O Noivo

Yeshayahu (Isaías) 61:10 diz: "...como um noivo se adorna com turbante sacerdotal..."  um turbante, que significa 'embelezamento',isto é, uma bela cobertura de cabeça. Repare que este verso diz que o noivo usa uma cobertura de cabeça no seu casamento! Yahshua está vai voltar  como NOIVO para casar-se com yisrael depois da perseguição, e para as bodas de casamento do Cordeiro. Não é difícil supor que Ele estará usando uma cobertura na cabeça.

7 - O Rei David

Dawid HaMelech (O Rei David), um homem segundo o coração do Eterno, estava adorando com a cabeça coberta quando suas orações foram atendidas. Em Sh'muel 15:30-37, David foi ao har hazeitim {monte das oliveiras} (exatamente como Yahushua fez posteriormente) chorando, descalço, e com sua cabeça coberta. E TODOS cobriram suas cabeças e subiram chorando... e David disse: "Ó Eterno, oro a Ti..." David estava buscando a face do Eterno, pedindo por socorro. E ele estava orando com a cabeça coberta. Se o Eterno o atendeu, então por que alguns condenam o uso da cobertura da cabeça?


8 - O Livro de Danyiel

Chananiyah, Mishael e Azrariyah foram três ysraelitas levados cativos a Babilônia entre 598 e 582 AM. Dayaniel e estes três judeus serviram na corte de Nabucodonosor. Eles SE RECUSARAM a se contaminarem com o paganismo de Babilônia. Em Danyiel 3:21, vemos que eles SE RECUSARAM A SE PROSTRAREM perante os deuses e costumes da região e foram jogados na fornalha ardente com sua 'Karbalá'. Esta palavra aramaica também significa 'cobertura de cabeça' ou turbante. Vemos então claramente que a kipá NÃO É um costume babilônio como alguns alegam. Sabemos que os babilônios usavam chapéus ou turbantes em seu dia-a-dia, mas isso não significa que os judeus importaram o costume deles. Aqui vemos claramente que os judeus JÁ USAVAM COBERTURA DE CABEÇA ANTES. Sabemos também que no Oriente Médio muitos homens usam cobertura de cabeça. Ou seja, os judeus levaram este costume ao exílio em Babilônia. Eles não aprenderam este costume lá. Yechezkel (Ezequiel), que profetizou um pouco antes do cativeiro, recebeu uma ordem do Eterno para por o seu "turbante" na cabeça em Ez. 24:15-17 e novamente em 20-23!

9 - A Rejeição de Efrayim

Hoshea (Oséias) 4:6 diz que o Eterno rejeitou a Casa de Efraim como sendo sacerdotes perante Ele porque esqueceram a Sua Torá  eles haviam trocado por vergonha! Quando Ele se refere a sacerdotes, ele fala a todos da Casa de Efrayim! Contudo, quando recebemos  Yahshua como nosso mashia, pela fé, somos restaurados ao sacerdócio. Nos envolvemos na Sua kedusha (santidade) e vestimos as vestes da Sua salvação. Todo Israel pode novamente ser uma nação de sacerdotes! Colocamos o capacete da Salvação em nossas cabeças (Ef. 6:17). Mais uma vez estamos vestidos com o poder dEle, e com o Seu esplendor. A kipá e o talit são símbolos físicos e também memoriais desta justiça. Podemos como SACERDÓCIO REAL praticar a justiça (Ivrim/Hebreus 10:21-27). Podemos dizer ainda que neste mundo ESTAMOS "TREINANDO" PARA REINARMOS COMO COHANIM (SACERDOTES) NO REINO VINDOURO DO ETERNO! Yahshua obteve a qualificação do Sumo Sacerdócio que havia sido removida da Casa de Israel pelo pecado (Ez. 21:21-27) e TODO ISRAEL, não somente Levi, é chamado ao sacerdócio da ordem de Malki-Tsedek e dos Benei Tsadok (filhos da Justiça - Hebreus 7:24-29; Ez. 44). É um sacerdócio superior (Ez. 44:10-14) ao sacerdócio terreno dado somente aos Levi'im. Neste sentido, podermos nos reunir aos da tribo de Levi e juntos cumprirmos o nosso propósito de sermos cohanim (sacerdotes) ao Eterno por toda a eternidade.


PARTE II: E COMO FICA 1 CORÍNTIOS 11:4 ?

1 - 1 Coríntios 11 não proíbe o uso da kipá?

Vamos ver o que o versículo diz no aramaico e entender o que ele realmente significa. Primeiramente, você deve entender que estamos tratando de um erro de tradução. Tanto o grego quanto o aramaico significam algo muito diferente da palavra comumente usada. Ou seja, aqueles que tentam provar que o uso da kipá é contra a Bíblia estão se baseando em apenas 1 versículo, e ainda por cima cuja tradução está errada!

A tradução mais comum é:

"Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça." (1 Co. 11:4/ JFA) Contudo, a palavra no aramaico usada aqui é  "m kasai". Esta palavra vem da mesma raiz de k'sia, que significa ocultar. Na tradução grega, a idéia é semelhante: encontramos a palavra “kata” , que significa “ contra” , ou "para baixo, como um véu pendurado". Ou seja, fica bem claro aqui, tanto pelo aramaico original quanto pela tradução grega, que estamos falando aqui de um véu. Naquela época, o véu era uma vestimenta tipicamente feminina. Ou seja,VShaul (Paulo) estava contrastando a adoração masculina com a feminina, e dizendo que os homens não devem se vestir como mulheres, exatamente como recomenda a Toráh. Portanto, a tradução mais adequada é: "Todo homem que ora ou profetiza com um véu cobrindo a cabeça envergonha a sua cabeça." (1 Co. 11:4) , Devemos ainda levar em consideração que Corinto era, na época, um grande centro de prostituição masculina. Lá, havia prostituição masculina nos templos de deuses pagãos como Apolo, Poseidon, e outros. Ou seja, aqui, a mensagem de Shaul é clara: nada de travestismo! Isso não tem nada a ver com um homem usar kipá ou cobrir sua cabeça em oração. A questão aqui é o uso do véu!

E o texto segue fazendo menção ao véu até o final:

"Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça sem o véu envergonha a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, raspe-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu. Pois o homem, na verdade, não deve usar véu sobre a cabeça, porque é a imagem e a honra de Elohim; mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem. Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um véu em sinal de autoridade, por causa dos malachins." (Qorintyah alef - I Aos Corintios 11:5-10,

Vemos aqui bem claramente que o texto não fala de qualquer tipo de cobertura de cabeça, mas sim do véu. Ou seja, usar tal texto para dizer que a Bíblia proíbe o uso da kipá é um erro muito grande, além de contradizer o Tanach , como vimos anteriormente.

2 - Considerações Finais

Algumas pessoas argumentam que não devemos usar uma kipá porque o papa e seus cardeais usam algo que lembra a kipá. Isto ocorre porque eles dizem terem herdado o sacerdócio de Aharon (Aarão). Roma proíbe estritamente o leigo de usar esta cobertura porque eles alegam que você está sujeito à Igreja Católica! Quem você honrará: YHWH ou o papa?

Outros alegam ainda que estas vestes santas vieram de Babilônia. É verdade que os mandamentos referentes a estas vestes sacerdotais foram levados para Babilônia por Judá no exílio. Mas, como pudemos ver claramente, estas vestes
não se originaram em Babilônia! Elas foram ordenadas por YHWH aos sacerdotes na Torá, e voltaram de Babilônia exatamente da mesma forma quando os yehudim (judeus) reconstruiram o Beit HaMikdash (Templo) de YHWH.

De acordo com a Enciclopédia Concisa de Mitologia Greco-Romana, de Savine Ostwalt, página 261: “ Um sacrifício era feito a Saturno em seu templo COM A CABEÇA DESCOBERTA, CONFORME A OBSERVÂNCIA GREGA...”. Alfred Edersheim em seu livro "O Messias" , páginas 426-431, descreve as vestimentas do período do Segundo Beit HaMikdash (Templo). Ele diz: "A respeito da cobertura da cabeça, era visto como uma marca de desrespeito sair, ou passar por uma pessoa, com a cabeça descoberta". Os escravos cobriam suas cabeças na presença de seus senhores. A cobertura de cabeça mais comum era o Sudar, um lenço que era trançado em um turbante. Um tipo de chapéu também era usado, feito de material leve, ou de feltro. O sudar era trançado por rabinos em uma forma peculiar, para distinguí-los dos outros... Lemos também sobre um tipo de capuz ou túnica presa a algum tipo de vestimenta interna ou externa... da aparência externa do (Mashiach). Sua cobertura de cabeça provavelmente era o Sudar envolto em um tipo de turbante ou talvez o Maaforet, que aparentemente servia para cobrir a cabeça, e descia sobre a nuca e ombros...” . Logo, aqui vemos por referências históricas que Yahshua provavelmente usava algum tipo de cobertura de cabeça.

Este não é, de forma alguma, um estudo completo sobre a cobertura de cabeça para homens. É apenas um bom e sólido ponto de partida para o estudante das Escrituras começar os seus próprios estudos. Que YHWH abençoe o seu entendimento

Yahshar ben

Email: torat.emet@hotmail.com

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