sábado, 8 de dezembro de 2012

Quando Começa o Shabbat?



Sabemos que durante toda historia o dia do Shabbat tem sido observado pelo povo Hebreu  desde Yom Shishí  ( que é conhecido no Ocidente como Sexta Feira) ao por do sol até o  Yom Shabbat ( que também ficou conhecido no Ocidente como dia de Sabado) até o por do sol. Se considera que todos os dias e inclusive o dia de Shabbat se começa com o por do sol e termina com o por do sol do dia seguinte, porem o tema é sobre o Shabbat e vamos falar de quando começa o Shabbat nas Escrituras Sagradas. Então durante séculos, o povo Judeu que tem preservado  principalmente este mandamento do Shabbat do sétimo dia da semana, que é o quarto mandmento , e por séculos o povo Judeu tem observado o Shabbat desta maneira, e qual é a meneira?  Observando o Shabbat desde de Yom Shishí ao por do sol até o por do sol de Yom Há Shabbat, que ficou e é conhecido hoje como Sexta e Sabado no mundo Ocidental, que começa ao por do sol e dura 24 horas até o dia que é conhecido com sábado até o por do sol, então são 24 horas de Shabbat.

No final do século 20 começa a surgi duas novas teorias, duas novas interpretações, e uma delas disse que o dia de Shabbat Biblico não se observa no sétimo dia semana tradicional, e que se observa no sétimo dia contando desde Rosh Chodesh ( Cabeça do Més) que é conhecido como a Lua Nova, e segundo esta teoria, a partir da Lua Nova se conta sete dias e este dia é o Shabbat, e depois  se conta sete dias a mais e este dia é o Shabbat, e assim é. Esta teoria tenho refutado até o dia de hoje, e em breve postarei um estudo sobre o "A MENTIRA DO SHABBAT LUNAR" porque esta teoria não tem nenhum sentido e nenhuma base nas Escrituras e nem na Historia de Yisrael.

A outra teoria é que o dia de Shabbat não se observa desde  Yom Shishí (Sexta Feira ) ao por do sol até o Shabbat (conhecido como sábado) ao por do sol, senão que se observa ao Sabado segundo eles ao amanhecer , isto é, com a saída do sol e para uns vai até o por do sol do mesmo dia, e para outros vai até a saída do sol do dia seguinte e neste caso seria o domingo. Em outras palavra para esses o Sabado como é conhecido, começa com a parte clara do dia com a saída do sol, e por exemplo: se o sol sair as 7:00 horas da manhã para eles ai começa o dia de Repouso  e quando o sol se por neste dia ai vai a metade do dia de Repouso  e ao amanhecer com a saída do sol ai termina o dia de Repouso, ou seja que o dia de Repouso terminaria no domingo pela manhã, e hoje vamos demonstrar pelas Escrituras que isso é falso.

A Toráh não menciona que o Shabbat começa pela parte clara do dia, ou seja com a saida do sol, porque  pelas Escrituras se prova que isto não é verdade

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Ruach do Poderoso se movia sobre a face das águas. E disse o Poderoso: Haja luz; e houve luz. Bereshit - Gênesis 1:2-3

Se o Criador disse "Haja luz; e houve luz" o que havia neste momento? É  obvio que havia trevas (escuridão), então é claro que a parte escura vem primeiro, ou seja as trevas (parte escura) existiu primeiro e por tanto a noite vem primeiro, porque as trevas ( a noite) ja existia, ja esta ai e então o Poderoso disse "Haja luz e houve luz".

E viu o Poderoso que era boa a luz; e fez o Poderoso separação entre a luz e as trevas. E o Poderoso  chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Bereshit - Gênesis 1:4-5

Vejamos aqui que principio elementar e simples que apresenta esta passagem: Primeiro ao dizer que separou o Poderoso a luz das trevas e que chamou o Criador a luz Dia, e as trevas chamou noite, e que foi a tarde e a manhã o dia primeiro, e toda essa linguagem implica que esse periodo de luz  e o periodo de trevas que estão considerados nesta passagem tem a mesma duração, e tem outro analises que nos leva a entender  que todos os dias da criação se constituiram um periodo de 24 horas, e como o sabemos?  Em Êxodo 20 se faz referencia ao Shabbat da criação e que este Shabbat se estabeleceu como o dia do repouso, e então o Criador o apresenta como modelo do Shabbat para nós

 Tradução de João Ferreira:
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Shabbat de YHWH teu Elohim; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YWHW os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o YHWH o dia de Shabbat, e o santificou.
Êxodo 20:8-11

Em outras palavras o Shabbat de YHWH o da criação, o dia em que ele cessou de criar e o declarou sagrado e este dia o Criador apresenta a Yisrael como um modelo do Shabbat que ele quer que o seu povo observe

Em Gênesis 1:5 disse que o Criador chamou a luz Dia, ou seja este periodo claro de 24 horas se chama "Dia", e as trevas que é a parte escura do dia de 24 horas Ele chamou "Noite". Então quando se forma o Yom echad "Dia um" qual das duas partes se menciona primeiro? A parte escura, ou a parte clara?

Então quando em Gênesis 1:5 se menciona a parte escura e a parte clara, formam o Dia um, e a parte escura se menciona primeiro, o texto é clarissimo: -->E foi a tarde e a manhã, o dia um <--. Numa linguagem mais moderna poderiamos dizem: "E a noite e o dia constituiram o dia um". Ou seja que a palavra "dia" tem varios significados nas Escrituras Sagradas, porem aqui a parte clara do dia (yom) e tambem o dia de 24 horas se chama yom em hebraico e há outros significados da palavra yom, e Moshé escreve apropriadamente esta frase, porque aqui não disse "E foi a Noite e o dia, o dia um" porque então haveria uma confusão entre as duas palavras, porque as duas palavras se chama Yom, então aqui não disse que "Foi a noite e o dia, o dia um" disse: > E foi a tarde e a manhã o dia um <. Isto quer dizer que a palavra tarde aqui se referi a noite, e que a palavra "manhã" aqui se a parte clara do dia

A parte importante aqui é, que a tarde se menciona aqui primeiro "E foi a tarde e a manhã o dia um, e foi a tarde a manhã o dia segundo. E foi a tarde e a manhã e o dia terceiro" e assim por diante. Então isto mostra que todos os dias da semana da Criação estavam constituidas de uma parte escura e outra parte clara, e a parte escura se chama "tarde" e a parte clara  se chama "manhã" e sempre coloca a tarde como primeira e depois a manhã.

Então dizer que o periodo de 24 horas começa pela manhã, é colocar as coisas ao contrario. Isto não é questão de guematria, nem de Kabalah, nem de muita sabedoria, não precisa ser muito sabio para entender isto , que nesta passagem se menciona a noite primeiro e depois o dia. O que acontece é que a noite se chama tarde, e o dia se chama manhã. Então o dia começa com a noite, ou seja , o dia de 24 horas segundo apresentado pela Toráh começa a noite, e termina com a parte clara com o por do sol, então aqui termina o dia


E fez o Poderoso os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E o Poderoso os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu o Poderoso que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Bereshit - Gênesis 1:16-19

Mostra que a tarde sempre vem primeiro

Outro significado da palavra Yom em Hebraico!

Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que YHWH Elohim  fez a terra e os céus, Bereshit - Gênesis 2:4

A palavra Yom que geralmente se traduz como "Dia", não somente significa um dia de 24 horas, mais tambem significa um dia de 12 horas que é a parte clara do dia de 24 horas, e tambem significa um periodo muito mais longo, e como sabemos isso? O proprio verso diz: "Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que YHWH Elohim  fez a terra e os céus"

Em quantos dias de 24 horas fez YHWH a terra e os céus segundo se relata  em Gênesis 1? Em seis dias e no setimo Ele descançou, e tudo isto costitui de uma semana. O mais interessante é que aqui chama "o dia em que YHWH fez a terra e os céus", e sabemos que se trata de um periodo de seis dias e o setimo foi de descanço. Portanto isto é so um exemplo de como a palavra Yom que se conhece como dia tem varios significados nas Escrituras.

Outro significado da pavra Yom é quando se menciona o Milenio como o Dia de YHWH, e o periodo do Milenio é de mil anos, e tmbem Ele disse a Adam "No dia em quer comerdes deste fruto morrrerás", e não se referia ao dia de 24 horas, porque Adam não morreu em 24 horas, porem morreu nos dias de mil anos, ou seja antes que ele chegasse aos mil anos ele morreu, então ele morreu entre um dia de mil anos. Então a palavra "dia" neste contexto aqui, implica um periodo muito mais largo que 24 horas

Preparai a guerra contra ela, levantai-vos, e subamos ao pino do meio dia. Ai de nós! Já declina o dia, já se vão estendendo as sombras da tarde. Yirmi'Yahu - Jeremias 6:4

Esta passagem é muito importante e porque? Porque aqui está nos ensinando quando termina o dia, então muitos dizem que o dia de Shabbat para expecificar o assunto começa com a saida do sol, e se o dia tem 24 horas, então o Shabbat irá terminar para estes no por do sol do domindo. Esta passagem de Jeremias refuta isto; porque segundo profeta o dia termina quando chega as sombras da tarde, e aqui a palavra "tarde" significa "noite" porque a palavra erev em hebraico significa tarde e tambem se aplica a  noite tambem, e neste caso aqui obviamente se refere a noite, porque disse o texto " já declina o dia" em outras palavras, " já esta caindo o sol" e as "sombras da tarde se estendem" isto quer dizer que a noite está chegando. Isto quer dizer quer dizer qual seja o dia termina quando está chegando a noite, e estou falando do dia de 24 horas.

Shabbat Shabaton de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Shabbat. Vayikra - Levítico 23:32

Aqui está falabdo do Shabbat anual de  Yom Kippur, e tambem  está mostrando que todos os dias terminam iquais, então está claro aqui e mesmo que aqui esteja falando de Yom Kippur e sabemos que Yom Kippur é um dia de repouso, é um Shabbat, e em qual dia do mês  Tishrei ou Tishri é Yom Kippur? E no dia dez deste sétimo mês tereis uma kadosh Mikrá, e afligireis as vossas almas; nenhum trabalho fareis. Números 29:7

Então está claro que é o dia 10, porem se restar duvidas, e muitos Yisraelitas tiveram duvidas quando se apresentou este mandamento, então o Criador atravez de Moshé esclarece quando cai o dia 10 e quando termina o dia 10. Aqui em Levitico 23:32 está dizendo que o dia nove no por do sol começa o Shabbat e neste caso de Yom Kippur, e para ser mais claro, disse que é de "uma tarde a outra tarde" que devemos celebrar nosso Shabbat, seja um Shabbat anual como este de Yom Kippur, ou seja o Shabbat semanal é a mesma coisa, e aqui não disse de uma manhã a outra manhã celebrareis o vosso Shabbat, disse de uma tarde a outra tarde celebrareis o vosso Shabbat

Então o dia sengundo a Tanach começa a tarde, e a palavra tarde na linguagem Biblica significa nestes contexto significa a noite, erev em hebraico se aplica tambem a noite, mesmo que o seu sihnificado literal é  tarde. Com essa passagem poderiamos encerrar o estudo, porque aqui esclarece tudo, pois disse que o Shabbat começa pela tarde ao por do sol e não pela manhã com a saida do sol. Então disse " de uma tarde a outra tarde" então quanto tempo dura o Shabbat ? É obvio que dura 24 horas, porque tambem se for medir o Shabbat com a saida do sol até o por do sol do mesmo dia, não soma 24 horas e sim 12 horas apenas

Fora do véu que está diante do Tabernáculo do Testemunho, Aharon as porá em ordem, desde a tarde até a manhã, perante YHWH continuamente, será um estatuto perpétuo nas vossas gerações. Vayikra - Levítico 24:3

Então isto nos mostra aqui tambem que o dia começa pela tarde, porque aqui diz que Arão as porá em ordem, isto está se referindo as lampadas que se acendia todos dias  tinha que manter acesa, ou seja elas eram acesas ao por do sol até de manhã, porque pela manhã se apagavam. Então quando terminava a parte clara do dia elas eram acesas outra vez

Porém, outras vezes a nuvem ficava desde ao anoitecer até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam. 
Bamidbar - Números 9:21

Veja que aqui está fazendo diferencia entre a noite e o dia, e veja que sempre se menciona a noite primeiro que o dia

Levedado não aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até à manhã. Devarim - Deuteronômio 16:4

Veja então que aqui falando está falando de Pessach e da semana de Matzot que dura sete dias, e o texto disse: "Levedado não aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até à manhã", então quando começa o primeiro dia que esta falando aqui? Então o primeiro dia da semana dos Pães Azimos que é uma festa de sete dias, e começa quando? Pela manhã com a saida do sol? Não, começa a tarde com a noite, com a caida do sol, porque a palavra erev aqui significa noite, porem como queira se começa pela tarde e não pela manhã, porque a palavra erev  nesta passagem significa a noite. Então se o primeiro dia da festa dos Pães Azimos começa na tarde (a noite) isto quer dizer que todos os dias dos sete dias da festa de Matzot começa com o por do sol. Então porque se todos os dias da festa dos Pães Azimos e incluindo o dia de Yom Kippur que é outra festa a parte começa a tarde com o por do sol, então porque o Shabbat semanal deve começar pela manhã com a saida do sol? Não tem nenhum sentido a luz desses textos que acabamos de ver, então não tem nenhum cabimento em dizer que o Shabbat semanal começa com a manhã saida do sol.

Por tanto todos os dias sagrados que se menciona na Toráh, e aqui por exemplo cita sete dias  da festa dos Pães Azimos começando desde o primeiro até o ultimo dia da festa começam pela tarde
E feriu-os David, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram. Shemuel Alef - 1 Samuel 30:17

Este verso é um verso chave para enteder o que estamos falando, porque este verso contundentimente prova que o dia começa pela tarde com o por do sol, ou seja pela noite e não pela manhã com a saida do sol. As Escrituras refuta esse argumento

Leiamos novamente:

E feriu-os David, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
Shemuel Alef - 1 Samuel 30:17

Então quando começa o dia seguinte seja qual for o dia? Qual quer que seja o dia, aqui disse que se começa entre a tarde a  noite, porque quando diz a palavra erev nestas passagens significa a noite. Então nesta batalha sengundo o texto, disse que David esteve ferindo aos inimigos desda a manha até a tarde do dia seguinte, e por tanto o dia seguinte do qual está falando aqui começou ao por do sol a noite, porque a batalha foi durante a parte clara deste dia em que estiveram pelejando até a noite do dia seguinte. Então claramente o dia seguinte que está falando neste texto de I Samuel começou ao por do sol isto é em Erev

Quantas vezes oram os Judeus segundo o custume Biblico tanto hoje como na antiguidade?

De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz.
Tehilim - Salmos 55:17

Isto está nos mostrando quando começa o dia, e segundo este texto de Salmos qual é a  oração que se faz primeiro? Segundo a teoria dos que dizem que o dia começa com a saida do sol, a primeira oração seria pela manhã, porem os Salmos refutam tambem esta teoria, porque está passagem entre outras, estabelecem a palta o Judaismo e outros grupos que se baseia na Biblia para estabelecer suas três orações diarias, porem neste verso está claro que a primeira oração de um dia se faz na tarde ou seja, pela noite, porque aqui outra vez a palavra erev  está significando a noite

1.) Oração: Na tarde
2.) Oração: Pela manhã
3.) Oração: Ao meio dia

Então a proxima oração seria outra vez pela tarde e ai ja seria o dia seguinte. A segunda oração seria pela manhã do dia seguinte. E a terceira oração seria ao meio dia tambem do dia seguinte. Então quando os Judeus fazem a oração de Shacharit e a palavra Shacharit quer dizer (matutino), então quando os Judeus fazem a oração matutina (Shacharit) esta é a segunda oração do dia e não a primeira, porque a oração que se faz em qualquer dia da semana em Shacharit pela manhã é a segunda oração do dia, porque a primeira oração do dia se faz na noite anterior, e por tanto esta noite anterior que se faz o Shacharit , esta é a primeira oração do dia, e nisto é vemos que a primeira parte de um dia de 24 horas é a noite

E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes. Daniyel - Daniel 8:26

Quem conta primeiro: A tarde ou a manhã nesta passagem? Obvio que é a tarde que se conta primeiro e depois a manhã. Então Essas pessoas que ensinam que a a manhã é que se conta primeiro e depois a tarde, estas pessoas estão distorcendo as Escrituras, porque a propria Escritura Sagrada coloca a tarde em primeiro, e esta tarde aqui mencionada na visão de Daniel é o começo da noite, porque neste contexto do sacrificio e da acendida da Menorah no Santuario erev que se traduz como (tarde) é o começo da noite

E ele me disse: Até dois mil e trezentos dias pelas tardes e manhãs; e o Lugar Kadosh  será purificado. Daniyel - Daniel 8:14

Do que está falando aqui? Observem se primeiro não se coloca a tarde, então os dias se consistem de tardes e manhãs, porque a tarde vem primeiro. Agora quando estudamos o assunto dos periodos profeticos a tradução em Espanhol VIN traduz este verso mais detalhado, porque o que se esta falando aqui é dos sacrificios

E o primeiro me disse: Até dois mil e trezentos sacrifícios pelas tardes e manhãs; e o Lugar Kadosh  será purificado. Daniyel - Daniel 8:14

New American Standard (© 1995)
Ele disse-me: "Para 2300 tardes e manhãs, então o lugar santo será devidamente restaurado."

Bíblia King James
E ele me disse: Até duas mil e 300 dias, então o santuário será purificado.

Americana King James Version
E ele me disse: Até duas mil e 300 dias, então o santuário será purificado.

American Standard Version
E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.

Darby Tradução da Bíblia
E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs: então o santuário será justificado.

Inglês Versão Revisada
E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.

Tradução da Bíblia Webster
E ele me disse: Até duas mil e trezentos dias, então o santuário será purificado.

Inglês Mundial Bíblia
Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes [e] manhãs; então o santuário será purificado.

E a palavra "sacrifícios" foi adcionada, porem tambem a palavra "dia" tambem, porque na verdade está: " Duas mil e trezentas tardes e manhãs" porque depende de como o tradutor entenda a passagem, porem o importante aqui é ver que se fala dos sacrifícios, e quais sacrifícios se fazia primeiro? O sacrifico da tarde se fazia primeiro, e a tarde quer dizer o começo da noite (Erev Ba) Vem a noite.

Vamos ver como a  Septuagunta traduz este mesmo verso 200 anos mais ou menos antes do Mashiach

....E lhe disse: Até a tarde e manhã, dias 2300, e será purificado o Lugar Kadosh

Quer dizer que os tradutores Judeus do ano mais ou menos 200 E.C. antes do Mashiach, entenderam que aqui em Daniel 8:14 entenderam que estava falando de 2300 dias de tarde e manhã. Uma tradução super literal, e então é clarissimo que o dia de 24 horas começam pela tarde ao por do sol e não pela manhã

E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. - Marcos 1:32  ( João Ferreira)

Tradução da Bíblia Webster
E à tarde, quando o sol se pôs, trouxeram-lhe todos os enfermos, e os que estavam possuídos por demônios.

Porque as pessoas que tinham seus familiares tinham que esperar o sol se por do Shabbat para trazerem os infermos para que Yahshua os curassem? Porque?

Aqui está a refutação total desta teoria de que o Shabbat começa pela manhã e e termina com a saida do sol do dia seguinte

Inglês Mundial Bíblia
À noite, quando o sol se pôs, trouxeram-lhe todos os enfermos, e os que estavam possuídos por demônios.

Então a pergunta mais uma vez é: Porque as pessoas que tinham seus familiares tinham que esperar o sol se por do Shabbat para trazerem os infermos para que Yahshua os curassem?

Tradução Literal de Young
E a noite ter chegado, quando o sol se definir, trouxeram-lhe todos os que estavam doentes, e que estavam endemoninhados,

ΚΑΤΑ ΜΑΡΚΟΝ 1:32 Greek NT: Westcott/Hort with Diacritics
Opsias de genomenēs hote edy ho hēlios epheron pros Auton pantas tous Kakos echontas kai tous daimonizomenous

O mesmo que disse as outras traduções, porem a pergunta é esta: Porque as pessoas esperavam o por do sol do dia de Shabbat nesta ocasião aqui, para trazer os infermos ante a Yahshua para serem curados? Não era a hora de congregar-se, não era pela impureza, mais sim que tinha que esperar terminar o Shabbat para levar os infermos a Yahshua para que Ele os curassem e porque? Porque os Fariseus  proibiam o povo de trazer infermos  diante de qualquer um que curasse infermos durante as horas de Shabbat, porque estava pribido e pela Toráh? Não, estava proibido pelos Fariseus sanar no Shabbat, então muitas pessoas esperavam o sol se por para trazerem os infermos perante o Mashiach, porque ao por do sol termina o Shabbat.

Então não é verdade que o Shabbat termina e nem começa com a saida do sol, porque esta passagem de Marcos refuta esta teoria, porque neste verso está dizendo que o Shabbat começa e  termina ao por do sol, e por isso que as pessoas traziam os infermos  com o por do sol


João F. d. Alemida
E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e Ele, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. Lucas 4:40

Inglês Versão Revisada
E quando o sol estava se pondo, todos os que tinham enfermos de várias doenças trouxe a ele, e ele colocou as mãos sobre cada um deles, os curava.

Bíblia King James
Agora, quando o sol estava se pondo, todos os que tinham enfermos de várias doenças trouxe a Ele, e Ele colocou as mãos sobre cada um deles, e os curava

Versão de Diego Ascunces
Depois do sol se por, todos os que tinham enfermos com diversas doenças, os trouxeram a Yahshua, e Ele lhes impondo Suas mãos em cada um deles e os curou

A Restauração Das Escrituras Edição Verdadeiro Nome
Ora, quando o sol estava se pondo, todos os que tinham alguns enfermos com diversas doenças, traziamnos a Ele; e Ele impondo Suas mãos sobre cada um deles,os curava.

Então a conclusão desta passagem é o Shabbat começa e termina ao por do sol, e se agente lermos Marcos uns capitulos antes, veremos que diz que Ele Yahshua saia da Sinagoga e é claro porque terminava o Shabbat, ou seja, que Ele estava na sinagoga e depois do serviço da tarde Ele saia da sinagoga porque o shabbat termina com o por do sol, e neste momento era que as pessoas traziam os enfermos, porque o Shabbat no seculo primeiro terminava com o por do sol, e no século 20 tambem termina com o por do sol, e no século 21 que estamos vivendo tambem termina com o por do sol e começa tambem com o por do sol

Ora, levantando-se Yahshua da sinagoga, entrou em casa de Shimon; e a sogra de Shimon estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. Hilel - Lucas 4:38

E alguns dos Perushim (fariseus) lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos Shabbat?  Lucas 6:2

 Então pela lei dos Fariseus não era licito curar no dia de Shabbat. Para os rabinos o Mashiach estava violando o Shabbat, porem sabemos que Ele não estava violando a Toráh, mais o fator aqui é que os rabinos proibiam as pessoas de fazerem isto, porem Yahshua curava os enfermos que encontrasse pelo caminho, porem as pessoas so traziam os enfermos até Yahshua caso fosse um dia de Shabbat ao por do sol que é quando termina o Shabbat

E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, um dia antes do Shabbat, Yosef de Ramatayim ( José de Arimatéia), um membro do Sanhedrin, que cria  e observava o reino de YHWH, veio e se dirigiu frente a Pilatos, e o pediu o corpo de Yahshua Yochanan Moshé - Marcos 15:42-43

Então aqui está falando que Yahshua morreu em 14 de Aviv, e tiveram de enterra-lo antes que do sol se por, e porque? Porque disse esta passagem disse claramente: " E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, um dia antes do Shabbat" Então a que horas mais ou menos sepultaram a Yahshua? Ele morreu a hora nona, isto é as três da tarde, isto está claro, então o sepultaram mais ou menos a cinco da tarde,e porque? Porque ja entardecia, o sol ja estava se pondo, isto era na véspera da Festa dos Pães Azimos e o primeiro dia da Festa é um Shabbat, e a este dia anterior de Pessach (Páscoa) se chama de o Dia de Preparação  

Então o ponto é o seguinte: Este Shabbat estava précedido pelo Dia da preparação, então quer dizer que Yahshua morreu ás 3:00 da tarde no dia da preparação, e o sepultaram em seguida porque se acercava de Repouso, isto é, O Shabbat, seja ele semanal ou anual, e neste caso aqui era o anual, mais o importante aqui é que o Shabbat começa ao por do sol, seja qual for o Shabbat anual que pode cair em qualquer dia da semana, e o Shabbat semanal, o Shabbat começa com o por do sol, e como sabemos? Porque Yahshua morreu a hora nona (3:00) da tarde no dia da preparação e tiveram que sepulta-lo rapido antes do sol se por, porque este dia era um dia de preparação e era a véspera do Shabbat de Matzot (Pães Azimos) . Isto quer dizer que o Shabbat começou poucas horas depois da morte do Mashiach Yahshua , e isto quer dizer que o Shabbat repito seja ele semanal ou anual começa com o por do sol e não com a saida do sol, como muitos ensinam porair

Tradução Diego Ascunces
E era o dia da preparação de Pessach, e um Shabbat estava por começar. Hilel - Lucas 23:54

João Ferreira:
E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. Lucas 23:54

New American Standard (© 1995)
Era o dia da preparação, e o sábado estava prestes a começar.

Darby Tradução da Bíblia
E era dia de preparação, e o crepúsculo do sábado foi chegando.

Então quando é que começa o Shabbat neste caso aqui? Quando termina a véspera de Pessach. Mais claro que isto, tem que mandar fazer , o verso diz: " E era o dia da preparação para Pessach, e estava prestes a começar o Shabbat". Isto significa que o Shabbat chegou poucas horas depois que morreu o Mashiach, e sabemos que o Mashiach morreu ás 3:00 horas da tarde na véspera de Pessach

E as mulheres, que tinham vindo com ele da Hagalil (Galileia), seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no Shabbat repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:55-56

Está claro que o Shabbat começa ao por do sol, pois estas mulheres antes que começasse o Shabbat, elas foram ao sepulcros e perfumaram o corpo de Yahshua, e diz que NO SHABBAT elas repousaram conforme o mandamento. Quer dizer que este dia de Shabbat e no caso um Shabbat anual, começou ao por do sol  depois da morte de Yahshua. Não nos deixemos enganar, e como disse Shaul, por todo vento de doutrinas, e isso tristimente muitos irmãos se deixam levar por qualquer vento de doutrina

Então nós vimos  atravez de todos estes versos quando começa o Shabbat, porem vamos ver um verso que mostra quando termina o Shabbat, seja ele semanal ou anual

Diego Ascunces
Era o Dia da preparação, e os Yahudim (Judeus) não queriam que os corpos não permanecessem na estaca, pois era um Shabbat anual de Pessach. Assim que eles pediram a Pilato que lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Yochanan - João 19:31

João Ferreira:
Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. João 19:31

É pra preciso entender que o contexto de tudo isto é que Yahshua morreu no Dia da preparação as 3:00 horas da tarde, e não importa o que significa o Dia de preparação neste momento, importante é sabermos que Yahshua morreu neste dia de preparção as 3:00 horas da tarde, e então disse: " ...que os judeus não queriam que os corpos ficassem no madeiro, pois era a véspera de Pessach (Páscoa), e eles pediram a Pilatos que quebrassem as pernas e fossem tirados de lá".

Então quando começa o Grande Dia de Shabbat? Pouco depois da morte de Yahshua e da sepultura de Yahshua Ha Mashiach na véspera do Shabbat Shabbaton de Pessach, e este dia é o dia 14 de Aviv e não importa em qual dia da semana caisse. Portanto esta passagem nos mostra uma prova irrefutável de que o Shabbat seja ele qual for, semanal ou anual, começa ao por do sol.


Versão Popular em Espanhol DFH
E passado o Shabbat, ao anoitecer começava o primeiro dia da semana, Miryam de Magdala e a outra Miryam foram ver o sepulcro. Mateus 28:1

Quém fez esta tradução? Foram os Judeus? Não! Fizeram esta tradução os Messianicos? Não! Os Netzarim? Não! Esta tradução a Versão Popular que hoje se chama "Deus Fala Hoje" quem fez foi os Cristãos dominical, os guardadores do domingo, e isso é importante para entender que não existe pré-juizo no tradutor ao colocar esta passagem desta maneira. Isto o que esta dizendo nesta versão foi como o tradutor entendeu esta passagem.

Então segundo esta tradução cristã, quando começa o primeiro dia da semana? Ao fim do Shabbat ao anoitecer começa o primeiro dia semana

Versião  Reina-Valera de 1909
E A véspera de sábado, que amanhece para o primeiro dia da semana, veio Maria Magdalena, e a outra Mariam, para ver o sepulcro.

O que acontece aqui é, que a palavra "amanhece" confunde e muitas pessoas pensam que esta se referindo a saida do sol, não, porque a palavra que se traduz "amanhece" neste versão, esta falando do começo, como traduziu a versão Popular tambem em Espanhol DFH, que o primeiro dia da semana começa ao fim do Shabbat no começo da noite.

Conclusão:

Qualquer que seja o dia da semana independente do Dia de Shabbat, se começa com o por do sol ao por do sol do dia seguinte, e não com a saida do sol a outra saida do sol do dia seguinte

Yahshar Ben:


Shalom Ubrachá!

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