Sabemos que durante
toda historia o dia do Shabbat tem sido observado pelo povo Hebreu desde Yom Shishí ( que é conhecido no Ocidente como Sexta
Feira) ao por do sol até o Yom Shabbat (
que também ficou conhecido no Ocidente como dia de Sabado) até o por do sol. Se
considera que todos os dias e inclusive o dia de Shabbat se começa com o por do
sol e termina com o por do sol do dia seguinte, porem o tema é sobre o Shabbat
e vamos falar de quando começa o Shabbat nas Escrituras Sagradas. Então durante
séculos, o povo Judeu que tem preservado
principalmente este mandamento do Shabbat do sétimo dia da semana, que é
o quarto mandmento , e por séculos o povo Judeu tem observado o Shabbat desta
maneira, e qual é a meneira? Observando
o Shabbat desde de Yom Shishí ao por do sol até o por do sol de Yom Há Shabbat,
que ficou e é conhecido hoje como Sexta e Sabado no mundo Ocidental, que começa
ao por do sol e dura 24 horas até o dia que é conhecido com sábado até o por do
sol, então são 24 horas de Shabbat.
No final do século 20
começa a surgi duas novas teorias, duas novas interpretações, e uma delas disse
que o dia de Shabbat Biblico não se observa no sétimo dia semana tradicional, e
que se observa no sétimo dia contando desde Rosh Chodesh ( Cabeça do Més) que é
conhecido como a Lua Nova, e segundo esta teoria, a partir da Lua Nova se conta
sete dias e este dia é o Shabbat, e depois
se conta sete dias a mais e este dia é o Shabbat, e assim é. Esta teoria
tenho refutado até o dia de hoje, e em breve postarei um estudo sobre o "A
MENTIRA DO SHABBAT LUNAR" porque esta teoria não tem nenhum sentido e
nenhuma base nas Escrituras e nem na Historia de Yisrael.
A outra teoria é que
o dia de Shabbat não se observa desde
Yom Shishí (Sexta Feira ) ao por do sol até o Shabbat (conhecido como
sábado) ao por do sol, senão que se observa ao Sabado segundo eles ao amanhecer
, isto é, com a saída do sol e para uns vai até o por do sol do mesmo dia, e
para outros vai até a saída do sol do dia seguinte e neste caso seria o
domingo. Em outras palavra para esses o Sabado como é conhecido, começa com a
parte clara do dia com a saída do sol, e por exemplo: se o sol sair as 7:00
horas da manhã para eles ai começa o dia de Repouso e quando o sol se por neste dia ai vai a
metade do dia de Repouso e ao amanhecer
com a saída do sol ai termina o dia de Repouso, ou seja que o dia de Repouso
terminaria no domingo pela manhã, e hoje vamos demonstrar pelas Escrituras que
isso é falso.
A Toráh não menciona que o
Shabbat começa pela parte clara do dia, ou seja com a saida do sol, porque pelas Escrituras se prova que isto não é
verdade
E a terra era sem
forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Ruach do Poderoso se
movia sobre a face das águas. E disse o Poderoso: Haja luz; e houve luz. Bereshit - Gênesis
1:2-3
Se o Criador disse
"Haja luz; e houve luz" o que havia neste momento? É obvio que havia trevas (escuridão), então é
claro que a parte escura vem primeiro, ou seja as trevas (parte escura) existiu
primeiro e por tanto a noite vem primeiro, porque as trevas ( a noite) ja
existia, ja esta ai e então o Poderoso disse "Haja luz e houve luz".
E viu o Poderoso que
era boa a luz; e fez o Poderoso separação entre a luz e as trevas. E o
Poderoso chamou à luz Dia; e às trevas
chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Bereshit - Gênesis 1:4-5
Vejamos aqui que
principio elementar e simples que apresenta esta passagem: Primeiro ao dizer
que separou o Poderoso a luz das trevas e que chamou o Criador a luz Dia, e as
trevas chamou noite, e que foi a tarde e a manhã o dia primeiro, e toda essa
linguagem implica que esse periodo de luz
e o periodo de trevas que estão considerados nesta passagem tem a mesma
duração, e tem outro analises que nos leva a entender que todos os dias da criação se constituiram
um periodo de 24 horas, e como o sabemos?
Em Êxodo 20 se faz referencia ao Shabbat da criação e que este Shabbat
se estabeleceu como o dia do repouso, e então o Criador o apresenta como modelo
do Shabbat para nós
Tradução de João Ferreira:
Lembra-te do dia do
sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas
o sétimo dia é o Shabbat de YHWH teu Elohim; não farás nenhuma obra, nem tu,
nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu
animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis
dias fez YWHW os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia
descansou; portanto abençoou o YHWH o dia de Shabbat, e o santificou.
Êxodo 20:8-11
Em outras palavras o
Shabbat de YHWH o da criação, o dia em que ele cessou de criar e o declarou
sagrado e este dia o Criador apresenta a Yisrael como um modelo do Shabbat que
ele quer que o seu povo observe
Em Gênesis 1:5 disse
que o Criador chamou a luz Dia, ou seja este periodo claro de 24 horas se chama
"Dia", e as trevas que é a parte escura do dia de 24 horas Ele chamou
"Noite". Então quando se forma o Yom echad "Dia um" qual
das duas partes se menciona primeiro? A parte escura, ou a parte clara?
Então quando em
Gênesis 1:5 se menciona a parte escura e a parte clara, formam o Dia um, e a
parte escura se menciona primeiro, o texto é clarissimo: -->E foi a tarde e
a manhã, o dia um <--. Numa linguagem mais moderna poderiamos dizem: "E
a noite e o dia constituiram o dia um". Ou seja que a palavra "dia"
tem varios significados nas Escrituras Sagradas, porem aqui a parte clara do
dia (yom) e tambem o dia de 24 horas se chama yom em hebraico e há outros
significados da palavra yom, e Moshé escreve apropriadamente esta frase, porque
aqui não disse "E foi a Noite e o dia, o dia um" porque então haveria
uma confusão entre as duas palavras, porque as duas palavras se chama Yom,
então aqui não disse que "Foi a noite e o dia, o dia um" disse: >
E foi a tarde e a manhã o dia um <. Isto quer dizer que a palavra tarde aqui
se referi a noite, e que a palavra "manhã" aqui se a parte clara do
dia
A parte importante
aqui é, que a tarde se menciona aqui primeiro "E foi a tarde e a manhã o
dia um, e foi a tarde a manhã o dia segundo. E foi a tarde e a manhã e o dia
terceiro" e assim por diante. Então isto mostra que todos os dias da
semana da Criação estavam constituidas de uma parte escura e outra parte clara,
e a parte escura se chama "tarde" e a parte clara se chama "manhã" e sempre coloca a
tarde como primeira e depois a manhã.
Então dizer que o
periodo de 24 horas começa pela manhã, é colocar as coisas ao contrario. Isto
não é questão de guematria, nem de Kabalah, nem de muita sabedoria, não precisa
ser muito sabio para entender isto , que nesta passagem se menciona a noite
primeiro e depois o dia. O que acontece é que a noite se chama tarde, e o dia
se chama manhã. Então o dia começa com a noite, ou seja , o dia de 24 horas
segundo apresentado pela Toráh começa a noite, e termina com a parte clara com
o por do sol, então aqui termina o dia
E fez o Poderoso os
dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor
para governar a noite; e fez as estrelas. E o Poderoso os pôs na expansão dos
céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação
entre a luz e as trevas; e viu o Poderoso que era bom. E foi a tarde e a manhã,
o dia quarto. Bereshit - Gênesis 1:16-19
Mostra que a tarde
sempre vem primeiro
Outro significado da
palavra Yom em Hebraico!
Estas são as origens
dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que YHWH Elohim fez a terra e os céus, Bereshit - Gênesis 2:4
A palavra Yom que
geralmente se traduz como "Dia", não somente significa um dia de 24
horas, mais tambem significa um dia de 12 horas que é a parte clara do dia de
24 horas, e tambem significa um periodo muito mais longo, e como sabemos isso?
O proprio verso diz: "Estas são as origens dos céus e da terra, quando
foram criados; no dia em que YHWH Elohim
fez a terra e os céus"
Em quantos dias de 24
horas fez YHWH a terra e os céus segundo se relata em Gênesis 1? Em seis dias e no setimo Ele
descançou, e tudo isto costitui de uma semana. O mais interessante é que aqui
chama "o dia em que YHWH fez a terra e os céus", e sabemos que se
trata de um periodo de seis dias e o setimo foi de descanço. Portanto isto é so
um exemplo de como a palavra Yom que se conhece como dia tem varios
significados nas Escrituras.
Outro significado da
pavra Yom é quando se menciona o Milenio como o Dia de YHWH, e o periodo do
Milenio é de mil anos, e tmbem Ele disse a Adam "No dia em quer comerdes
deste fruto morrrerás", e não se referia ao dia de 24 horas, porque Adam
não morreu em 24 horas, porem morreu nos dias de mil anos, ou seja antes que
ele chegasse aos mil anos ele morreu, então ele morreu entre um dia de mil
anos. Então a palavra "dia" neste contexto aqui, implica um periodo
muito mais largo que 24 horas
Preparai a guerra
contra ela, levantai-vos, e subamos ao pino do meio dia. Ai de nós! Já declina
o dia, já se vão estendendo as sombras da tarde. Yirmi'Yahu - Jeremias 6:4
Esta passagem é muito
importante e porque? Porque aqui está nos ensinando quando termina o dia, então
muitos dizem que o dia de Shabbat para expecificar o assunto começa com a saida
do sol, e se o dia tem 24 horas, então o Shabbat irá terminar para estes no por
do sol do domindo. Esta passagem de Jeremias refuta isto; porque segundo
profeta o dia termina quando chega as sombras da tarde, e aqui a palavra
"tarde" significa "noite" porque a palavra erev em hebraico
significa tarde e tambem se aplica a
noite tambem, e neste caso aqui obviamente se refere a noite, porque
disse o texto " já declina o dia" em outras palavras, " já esta
caindo o sol" e as "sombras da tarde se estendem" isto quer
dizer que a noite está chegando. Isto quer dizer quer dizer qual seja o dia
termina quando está chegando a noite, e estou falando do dia de 24 horas.
Shabbat Shabaton de
descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde,
de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Shabbat. Vayikra - Levítico
23:32
Aqui está falabdo do
Shabbat anual de Yom Kippur, e
tambem está mostrando que todos os dias
terminam iquais, então está claro aqui e mesmo que aqui esteja falando de Yom
Kippur e sabemos que Yom Kippur é um dia de repouso, é um Shabbat, e em qual
dia do mês Tishrei ou Tishri é Yom
Kippur? E no dia dez deste sétimo mês tereis uma kadosh Mikrá, e afligireis as
vossas almas; nenhum trabalho fareis. Números 29:7
Então está claro que
é o dia 10, porem se restar duvidas, e muitos Yisraelitas tiveram duvidas
quando se apresentou este mandamento, então o Criador atravez de Moshé
esclarece quando cai o dia 10 e quando termina o dia 10. Aqui em Levitico 23:32
está dizendo que o dia nove no por do sol começa o Shabbat e neste caso de Yom
Kippur, e para ser mais claro, disse que é de "uma tarde a outra
tarde" que devemos celebrar nosso Shabbat, seja um Shabbat anual como este
de Yom Kippur, ou seja o Shabbat semanal é a mesma coisa, e aqui não disse de uma
manhã a outra manhã celebrareis o vosso Shabbat, disse de uma tarde a outra
tarde celebrareis o vosso Shabbat
Então o dia sengundo
a Tanach começa a tarde, e a palavra tarde na linguagem Biblica significa
nestes contexto significa a noite, erev em hebraico se aplica tambem a noite,
mesmo que o seu sihnificado literal é
tarde. Com essa passagem poderiamos encerrar o estudo, porque aqui
esclarece tudo, pois disse que o Shabbat começa pela tarde ao por do sol e não
pela manhã com a saida do sol. Então disse " de uma tarde a outra
tarde" então quanto tempo dura o Shabbat ? É obvio que dura 24 horas,
porque tambem se for medir o Shabbat com a saida do sol até o por do sol do
mesmo dia, não soma 24 horas e sim 12 horas apenas
Fora do véu que está
diante do Tabernáculo do Testemunho, Aharon as porá em ordem, desde a tarde até
a manhã, perante YHWH continuamente, será um estatuto perpétuo nas vossas
gerações. Vayikra - Levítico 24:3
Então isto nos mostra
aqui tambem que o dia começa pela tarde, porque aqui diz que Arão as porá em
ordem, isto está se referindo as lampadas que se acendia todos dias tinha que manter acesa, ou seja elas eram
acesas ao por do sol até de manhã, porque pela manhã se apagavam. Então quando terminava
a parte clara do dia elas eram acesas outra vez
Porém, outras vezes a
nuvem ficava desde ao anoitecer até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã,
então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam.
Bamidbar
- Números 9:21
Veja que aqui está
fazendo diferencia entre a noite e o dia, e veja que sempre se menciona a noite
primeiro que o dia
Levedado não
aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que
matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até à manhã. Devarim -
Deuteronômio 16:4
Veja então que aqui
falando está falando de Pessach e da semana de Matzot que dura sete dias, e o
texto disse: "Levedado não aparecerá contigo por sete dias em todos os
teus termos; também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará
até à manhã", então quando começa o primeiro dia que esta falando aqui? Então
o primeiro dia da semana dos Pães Azimos que é uma festa de sete dias, e começa
quando? Pela manhã com a saida do sol? Não, começa a tarde com a noite, com a
caida do sol, porque a palavra erev aqui significa noite, porem como queira se
começa pela tarde e não pela manhã, porque a palavra erev nesta passagem significa a noite. Então se o
primeiro dia da festa dos Pães Azimos começa na tarde (a noite) isto quer dizer
que todos os dias dos sete dias da festa de Matzot começa com o por do sol.
Então porque se todos os dias da festa dos Pães Azimos e incluindo o dia de Yom
Kippur que é outra festa a parte começa a tarde com o por do sol, então porque
o Shabbat semanal deve começar pela manhã com a saida do sol? Não tem nenhum
sentido a luz desses textos que acabamos de ver, então não tem nenhum cabimento
em dizer que o Shabbat semanal começa com a manhã saida do sol.
Por tanto todos os
dias sagrados que se menciona na Toráh, e aqui por exemplo cita sete dias da festa dos Pães Azimos começando desde o
primeiro até o ultimo dia da festa começam pela tarde
E feriu-os David,
desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só
quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram. Shemuel Alef - 1
Samuel 30:17
Este verso é um verso
chave para enteder o que estamos falando, porque este verso contundentimente
prova que o dia começa pela tarde com o por do sol, ou seja pela noite e não
pela manhã com a saida do sol. As Escrituras refuta esse argumento
Leiamos novamente:
E feriu-os David,
desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só
quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
Shemuel Alef - 1
Samuel 30:17
Então quando começa o
dia seguinte seja qual for o dia? Qual quer que seja o dia, aqui disse que se
começa entre a tarde a noite, porque
quando diz a palavra erev nestas passagens significa a noite. Então nesta
batalha sengundo o texto, disse que David esteve ferindo aos inimigos desda a
manha até a tarde do dia seguinte, e por tanto o dia seguinte do qual está
falando aqui começou ao por do sol a noite, porque a batalha foi durante a
parte clara deste dia em que estiveram pelejando até a noite do dia seguinte.
Então claramente o dia seguinte que está falando neste texto de I Samuel
começou ao por do sol isto é em Erev
Quantas vezes oram os
Judeus segundo o custume Biblico tanto hoje como na antiguidade?
De tarde e de manhã e
ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz.
Tehilim - Salmos
55:17
Isto está nos
mostrando quando começa o dia, e segundo este texto de Salmos qual é a oração que se faz primeiro? Segundo a teoria
dos que dizem que o dia começa com a saida do sol, a primeira oração seria pela
manhã, porem os Salmos refutam tambem esta teoria, porque está passagem entre
outras, estabelecem a palta o Judaismo e outros grupos que se baseia na Biblia
para estabelecer suas três orações diarias, porem neste verso está claro que a
primeira oração de um dia se faz na tarde ou seja, pela noite, porque aqui
outra vez a palavra erev está
significando a noite
1.) Oração: Na tarde
2.) Oração: Pela
manhã
3.) Oração: Ao meio
dia
Então a proxima
oração seria outra vez pela tarde e ai ja seria o dia seguinte. A segunda
oração seria pela manhã do dia seguinte. E a terceira oração seria ao meio dia
tambem do dia seguinte. Então quando os Judeus fazem a oração de Shacharit e a
palavra Shacharit quer dizer (matutino), então quando os Judeus fazem a oração
matutina (Shacharit) esta é a segunda oração do dia e não a primeira, porque a
oração que se faz em qualquer dia da semana em Shacharit pela manhã é a segunda
oração do dia, porque a primeira oração do dia se faz na noite anterior, e por
tanto esta noite anterior que se faz o Shacharit , esta é a primeira oração do
dia, e nisto é vemos que a primeira parte de um dia de 24 horas é a noite
E a visão da tarde e
da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se
refere a dias muito distantes. Daniyel - Daniel 8:26
Quem conta primeiro:
A tarde ou a manhã nesta passagem? Obvio que é a tarde que se conta primeiro e
depois a manhã. Então Essas pessoas que ensinam que a a manhã é que se conta
primeiro e depois a tarde, estas pessoas estão distorcendo as Escrituras,
porque a propria Escritura Sagrada coloca a tarde em primeiro, e esta tarde
aqui mencionada na visão de Daniel é o começo da noite, porque neste contexto
do sacrificio e da acendida da Menorah no Santuario erev que se traduz como
(tarde) é o começo da noite
E ele me disse: Até
dois mil e trezentos dias pelas tardes e manhãs; e o Lugar Kadosh será purificado. Daniyel - Daniel 8:14
Do que está falando
aqui? Observem se primeiro não se coloca a tarde, então os dias se consistem de
tardes e manhãs, porque a tarde vem primeiro. Agora quando estudamos o assunto
dos periodos profeticos a tradução em Espanhol VIN traduz este verso mais
detalhado, porque o que se esta falando aqui é dos sacrificios
E o primeiro me
disse: Até dois mil e trezentos sacrifícios pelas tardes e manhãs; e o Lugar
Kadosh será purificado. Daniyel - Daniel
8:14
New American Standard
(© 1995)
Ele disse-me:
"Para 2300 tardes e manhãs, então o lugar santo será devidamente
restaurado."
Bíblia King James
E ele me disse: Até
duas mil e 300 dias, então o santuário será purificado.
Americana King James
Version
E ele me disse: Até
duas mil e 300 dias, então o santuário será purificado.
American Standard
Version
E ele me disse: Até
duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.
Darby Tradução da
Bíblia
E ele me disse: Até
duas mil e trezentas tardes e manhãs: então o santuário será justificado.
Inglês Versão
Revisada
E ele me disse: Até
duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.
Tradução da Bíblia
Webster
E ele me disse: Até
duas mil e trezentos dias, então o santuário será purificado.
Inglês Mundial Bíblia
Ele me disse: Até
duas mil e trezentas tardes [e] manhãs; então o santuário será purificado.
E a palavra
"sacrifícios" foi adcionada, porem tambem a palavra "dia"
tambem, porque na verdade está: " Duas mil e trezentas tardes e
manhãs" porque depende de como o tradutor entenda a passagem, porem o
importante aqui é ver que se fala dos sacrifícios, e quais sacrifícios se fazia
primeiro? O sacrifico da tarde se fazia primeiro, e a tarde quer dizer o começo
da noite (Erev Ba) Vem a noite.
Vamos ver como a Septuagunta traduz este mesmo verso 200 anos
mais ou menos antes do Mashiach
....E lhe disse: Até
a tarde e manhã, dias 2300, e será purificado o Lugar Kadosh
Quer dizer que os
tradutores Judeus do ano mais ou menos 200 E.C. antes do Mashiach, entenderam
que aqui em Daniel 8:14 entenderam que estava falando de 2300 dias de tarde e
manhã. Uma tradução super literal, e então é clarissimo que o dia de 24 horas
começam pela tarde ao por do sol e não pela manhã
E, tendo chegado a
tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam
enfermos, e os endemoninhados. - Marcos 1:32
( João Ferreira)
Tradução da Bíblia
Webster
E à tarde, quando o
sol se pôs, trouxeram-lhe todos os enfermos, e os que estavam possuídos por
demônios.
Porque as pessoas que
tinham seus familiares tinham que esperar o sol se por do Shabbat para trazerem
os infermos para que Yahshua os curassem? Porque?
Aqui está a refutação
total desta teoria de que o Shabbat começa pela manhã e e termina com a saida
do sol do dia seguinte
Inglês Mundial Bíblia
À noite, quando o sol
se pôs, trouxeram-lhe todos os enfermos, e os que estavam possuídos por
demônios.
Então a pergunta mais
uma vez é: Porque as pessoas que tinham seus familiares tinham que esperar o
sol se por do Shabbat para trazerem os infermos para que Yahshua os curassem?
Tradução Literal de
Young
E a noite ter
chegado, quando o sol se definir, trouxeram-lhe todos os que estavam doentes, e
que estavam endemoninhados,
ΚΑΤΑ ΜΑΡΚΟΝ 1:32 Greek NT: Westcott/Hort with Diacritics
Opsias de genomenēs
hote edy ho hēlios epheron pros Auton pantas tous Kakos echontas kai tous
daimonizomenous
O mesmo que disse as
outras traduções, porem a pergunta é esta: Porque as pessoas esperavam o por do
sol do dia de Shabbat nesta ocasião aqui, para trazer os infermos ante a
Yahshua para serem curados? Não era a hora de congregar-se, não era pela
impureza, mais sim que tinha que esperar terminar o Shabbat para levar os
infermos a Yahshua para que Ele os curassem e porque? Porque os Fariseus proibiam o povo de trazer infermos diante de qualquer um que curasse infermos
durante as horas de Shabbat, porque estava pribido e pela Toráh? Não, estava
proibido pelos Fariseus sanar no Shabbat, então muitas pessoas esperavam o sol
se por para trazerem os infermos perante o Mashiach, porque ao por do sol
termina o Shabbat.
Então não é verdade
que o Shabbat termina e nem começa com a saida do sol, porque esta passagem de
Marcos refuta esta teoria, porque neste verso está dizendo que o Shabbat começa
e termina ao por do sol, e por isso que
as pessoas traziam os infermos com o por
do sol
João F. d. Alemida
E, ao pôr do sol,
todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e Ele, pondo as
mãos sobre cada um deles, os curava. Lucas 4:40
Inglês Versão
Revisada
E quando o sol estava
se pondo, todos os que tinham enfermos de várias doenças trouxe a ele, e ele
colocou as mãos sobre cada um deles, os curava.
Bíblia King James
Agora, quando o sol
estava se pondo, todos os que tinham enfermos de várias doenças trouxe a Ele, e
Ele colocou as mãos sobre cada um deles, e os curava
Versão de Diego
Ascunces
Depois do sol se por,
todos os que tinham enfermos com diversas doenças, os trouxeram a Yahshua, e
Ele lhes impondo Suas mãos em cada um deles e os curou
A Restauração Das
Escrituras Edição Verdadeiro Nome
Ora, quando o sol
estava se pondo, todos os que tinham alguns enfermos com diversas doenças,
traziamnos a Ele; e Ele impondo Suas mãos sobre cada um deles,os curava.
Então a conclusão
desta passagem é o Shabbat começa e termina ao por do sol, e se agente lermos
Marcos uns capitulos antes, veremos que diz que Ele Yahshua saia da Sinagoga e
é claro porque terminava o Shabbat, ou seja, que Ele estava na sinagoga e
depois do serviço da tarde Ele saia da sinagoga porque o shabbat termina com o
por do sol, e neste momento era que as pessoas traziam os enfermos, porque o
Shabbat no seculo primeiro terminava com o por do sol, e no século 20 tambem
termina com o por do sol, e no século 21 que estamos vivendo tambem termina com
o por do sol e começa tambem com o por do sol
Ora, levantando-se
Yahshua da sinagoga, entrou em casa de Shimon; e a sogra de Shimon estava
enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. Hilel - Lucas 4:38
E alguns dos Perushim (fariseus) lhes disseram: Por que fazeis o
que não é lícito fazer nos Shabbat?
Lucas 6:2
Então pela lei dos Fariseus não era licito
curar no dia de Shabbat. Para os rabinos o Mashiach estava violando o Shabbat,
porem sabemos que Ele não estava violando a Toráh, mais o fator aqui é que os
rabinos proibiam as pessoas de fazerem isto, porem Yahshua curava os enfermos
que encontrasse pelo caminho, porem as pessoas so traziam os enfermos até
Yahshua caso fosse um dia de Shabbat ao por do sol que é quando termina o Shabbat
E, chegada a tarde,
porquanto era o dia da preparação, isto é, um dia antes do Shabbat, Yosef de
Ramatayim ( José de Arimatéia), um membro do Sanhedrin, que cria e observava o reino de YHWH, veio e se
dirigiu frente a Pilatos, e o pediu o corpo de Yahshua Yochanan Moshé - Marcos
15:42-43
Então aqui está
falando que Yahshua morreu em 14 de Aviv, e tiveram de enterra-lo antes que do
sol se por, e porque? Porque disse esta passagem disse claramente: " E,
chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, um dia antes do
Shabbat" Então a que horas mais ou menos sepultaram a Yahshua? Ele morreu
a hora nona, isto é as três da tarde, isto está claro, então o sepultaram mais
ou menos a cinco da tarde,e porque? Porque ja entardecia, o sol ja estava se pondo,
isto era na véspera da Festa dos Pães Azimos e o primeiro dia da Festa é um
Shabbat, e a este dia anterior de Pessach (Páscoa) se chama de o Dia de
Preparação
Então o ponto é o
seguinte: Este Shabbat estava précedido pelo Dia da preparação, então quer
dizer que Yahshua morreu ás 3:00 da tarde no dia da preparação, e o sepultaram
em seguida porque se acercava de Repouso, isto é, O Shabbat, seja ele semanal
ou anual, e neste caso aqui era o anual, mais o importante aqui é que o Shabbat
começa ao por do sol, seja qual for o Shabbat anual que pode cair em qualquer
dia da semana, e o Shabbat semanal, o Shabbat começa com o por do sol, e como
sabemos? Porque Yahshua morreu a hora nona (3:00) da tarde no dia da preparação
e tiveram que sepulta-lo rapido antes do sol se por, porque este dia era um dia
de preparação e era a véspera do Shabbat de Matzot (Pães Azimos) . Isto quer
dizer que o Shabbat começou poucas horas depois da morte do Mashiach Yahshua ,
e isto quer dizer que o Shabbat repito seja ele semanal ou anual começa com o
por do sol e não com a saida do sol, como muitos ensinam porair
Tradução Diego
Ascunces
E era o dia da
preparação de Pessach, e um Shabbat estava por começar. Hilel - Lucas 23:54
João Ferreira:
E era o dia da
preparação, e amanhecia o sábado. Lucas 23:54
New American Standard
(© 1995)
Era o dia da
preparação, e o sábado estava prestes a começar.
Darby Tradução da
Bíblia
E era dia de
preparação, e o crepúsculo do sábado foi chegando.
Então quando é que
começa o Shabbat neste caso aqui? Quando termina a véspera de Pessach. Mais
claro que isto, tem que mandar fazer , o verso diz: " E era o dia da
preparação para Pessach, e estava prestes a começar o Shabbat". Isto
significa que o Shabbat chegou poucas horas depois que morreu o Mashiach, e
sabemos que o Mashiach morreu ás 3:00 horas da tarde na véspera de Pessach
E as mulheres, que
tinham vindo com ele da Hagalil (Galileia), seguiram também e viram o sepulcro, e como
foi posto o seu corpo.E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e
no Shabbat repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:55-56
Está claro que o
Shabbat começa ao por do sol, pois estas mulheres antes que começasse o
Shabbat, elas foram ao sepulcros e perfumaram o corpo de Yahshua, e diz que NO
SHABBAT elas repousaram conforme o mandamento. Quer dizer que este dia de
Shabbat e no caso um Shabbat anual, começou ao por do sol depois da morte de Yahshua. Não nos deixemos
enganar, e como disse Shaul, por todo vento de doutrinas, e isso tristimente
muitos irmãos se deixam levar por qualquer vento de doutrina
Então nós vimos atravez de todos estes versos quando começa o
Shabbat, porem vamos ver um verso que mostra quando termina o Shabbat, seja ele
semanal ou anual
Diego Ascunces
Era o Dia da
preparação, e os Yahudim (Judeus) não queriam que os corpos não permanecessem
na estaca, pois era um Shabbat anual de Pessach. Assim que eles pediram a
Pilato que lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Yochanan - João 19:31
João Ferreira:
Os judeus, pois, para
que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois
era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as
pernas, e fossem tirados. João 19:31
É pra preciso
entender que o contexto de tudo isto é que Yahshua morreu no Dia da preparação
as 3:00 horas da tarde, e não importa o que significa o Dia de preparação neste
momento, importante é sabermos que Yahshua morreu neste dia de preparção as
3:00 horas da tarde, e então disse: " ...que os judeus não queriam que os
corpos ficassem no madeiro, pois era a véspera de Pessach (Páscoa), e eles
pediram a Pilatos que quebrassem as pernas e fossem tirados de lá".
Então quando começa o
Grande Dia de Shabbat? Pouco depois da morte de Yahshua e da sepultura de
Yahshua Ha Mashiach na véspera do Shabbat Shabbaton de Pessach, e este dia é o
dia 14 de Aviv e não importa em qual dia da semana caisse. Portanto esta
passagem nos mostra uma prova irrefutável de que o Shabbat seja ele qual for,
semanal ou anual, começa ao por do sol.
Versão Popular em
Espanhol DFH
E passado o Shabbat,
ao anoitecer começava o primeiro dia da semana, Miryam de Magdala e a outra
Miryam foram ver o sepulcro. Mateus 28:1
Quém fez esta
tradução? Foram os Judeus? Não! Fizeram esta tradução os Messianicos? Não! Os Netzarim?
Não! Esta tradução a Versão Popular que hoje se chama "Deus Fala
Hoje" quem fez foi os Cristãos dominical, os guardadores do domingo, e
isso é importante para entender que não existe pré-juizo no tradutor ao colocar
esta passagem desta maneira. Isto o que esta dizendo nesta versão foi como o
tradutor entendeu esta passagem.
Então segundo esta
tradução cristã, quando começa o primeiro dia da semana? Ao fim do Shabbat ao
anoitecer começa o primeiro dia semana
Versião Reina-Valera de 1909
E A véspera de
sábado, que amanhece para o primeiro dia da semana, veio Maria Magdalena, e a
outra Mariam, para ver o sepulcro.
O que acontece aqui
é, que a palavra "amanhece" confunde e muitas pessoas pensam que esta
se referindo a saida do sol, não, porque a palavra que se traduz
"amanhece" neste versão, esta falando do começo, como traduziu a
versão Popular tambem em Espanhol DFH, que o primeiro dia da semana começa ao
fim do Shabbat no começo da noite.
Conclusão:
Qualquer que seja o
dia da semana independente do Dia de Shabbat, se começa com o por do sol ao por
do sol do dia seguinte, e não com a saida do sol a outra saida do sol do dia
seguinte
Yahshar Ben:
Shalom Ubrachá!
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