sábado, 30 de março de 2013










João 1:16  E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. 


Da plenitude do Mashiach o que nós recebemos quando diz "graça sobre graça" foi perdão sobre perdão e porque?


João 1:17  Porque a lei foi dada por Moisés, porém a graça e a verdade vieram por Yeshua o Messias .  (Versão da Bíblia King James )



Aqui é aonde vamos nos dar conta aonde os tradutores quando traduziam as Escrituras eles já tinham certas doutrinas em suas mentes, então em base a esta doutrina eles eram influenciados na hora de traduzir. Por isto é tão complicado agente ler traduções feitas por pessoas que vieram de um conceito católico, que isto na realidade é o "Novo Testamento" que nós temos em mãos hoje, que é uma tradução ao português que quem traduziu foi o Padre João Ferreira de Almeida. Temos a Bíblia em espanhol aonde também quem traduziram foram Reina e Valera, que na realidade eram monges católicos e chegou um momento em que eles decidiram traduzir os textos que as pessoas necessitavam conhecer. Sem duvidas foi algo que o Eterno colocou em seus corações e porque? Porque se não fosse por vários tradudores, por Reina e Valera e outros tradutores, agente não teríamos hoje a tradução que temos em mãos, que incluso por suas disposições foram perseguidos.

Todos esses tradutores em um momento da história foram perseguidos, muitos perderam suas vidas por tratarem de difundir este trabalho as massas. Porém estes tradutores já traziam uma perspectiva doutrinal e na hora de fazerem as traduções estes conceitos doutrinais que eles tinham influenciavam na hora de traduzir os textos

Por exemplo a Versão King James traduz este verso assim: (For the law was given by Moses, {but} grace and truth came by Jesus Christ.) João 1:17

Aque é uma tradução ao inglês e esta palavra "Porém" aparece entre parêntesis como se as letras estivessem inclinadas mostrando que esta palavra (Mas ou Porém) não consta nos Manuscritos grego mais antigos do qual se fez a tradução ao inglês, ao espanhol e ao português. Então nos Manuscritos grego mais antigos nem sequer aparace este "Mas ou porém".

Já a tradução de João Ferreira não usou este "Porém ou mas"


João 1:17  Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Yahshua O Machiach. 


Então nós temos três opções na hora de interpretar a Toráh, na hora de defender o espírito da lei, e quais sãos essas três opções?

Primeira:

Na Tradição Judaica se ensina que na Toráh escrita que o Eterno deu a Moisés a Toráh Oral, ou segundo eles a explicação da Toráh. Então se isto for assim, então a Toráh escrita é somente um comentário das principais palavras de Elohim. Então segundo a Tradição Judaica se uma pessoa realmente quer saber como se interpreta cada lei, cada instrução que deu Moisés, então a pessoa tem que pedir ajuda na Tradição Oral que segundo eles começou quando Moisés passou a Josué, Josué passou aos anciãos e os anciões passou ao povo e assim por diante, e que depois se copilou e se pôs por escrito, e agora não já não esta de forma Oral e sim por escrito que se conhece hoje como o Talmud. O Talmud que é volumes e mais volumes de explicações da Toráh escrita, dos livros de Gênesis á Deuteronômio. Então se uma pessoa quer saber como guardar o Shabbat, se uma pessoa quer saber como guardar as Festas Bíblicas, se uma pessoa quer saber como colocar em pratica cada lei que deu Moisés, segundo a Tradição Judaica é impossível que a pessoa saiba disto sem que recorra ao Talmud que é o que se dedica o Judaísmo Rabínico . O Judaísmo Rabínico não se dedica em estudar a Toráh em si e sim o Talmud.


A Segunda Possibilidade 


É não aceitar esta situação, pois existe um grupo em Yisrael, um grupo dentro do Judaísmo que é o Judaísmo Caraíta que se opõe a Tradição Oral e dizem que não estão de acordo, dizem que não creem que foi dada a Moisés esta Tradição Oral, é que existe fundamentos fortes na mesma Escritas no livro de Josué que tem textos chave para nos mostrar que não existe esta Tradição Oral e sim que o único que existe é a Toráh Escrita, que cada pessoa tem que entende-la baseado nas suas investigações da própria Toráh. Isto é o que dizem o movimento Caraíta, que não existe a Tradição Oral, que tudo que foi revelado a Moisés foi colocado por escrito sem ficar nenhuma palavra de fora. E isto é totalmente conforme o que disse as Escrituras, que disse que todas as palavras que Moisés recebeu foi posta por escrita para o povo de Yisrael. Então baseado neste pensamento Caraíta não existe outra, temos que ler a Toráh, temos que pedir a ajuda do Eterno para que Ele nos ilumine para colocarmos em praticas os mandamentos. Esta é a segunda opção.


A Terceira Opção


 Aquele que veio ensinar o espírito da Toráh, e uma vez em que agente conhece o espírito da Toráh, então através deste espírito da Toráh podemos interpretar todos os mandamentos. Então neste caso é Yahshua o Messias e o Mestre, O Messias é o interprete sua vida é a vida exemplar de como vivermos de acordo com a Toráh. Se nós queremos saber como viver as Escrituras, de acordo a todos os mandamentos e muitos deles são um pouco complexos, então a Graça e a Verdade vieram por Yahshua Há Mashiach.

Então, o único que temos que fazer é examinar os Evangelhos, estudar como foi que Ele viveu, como foi que Ele aplicou os mandamentos, absorver o espírito dos seus ensinamentos, absorver o que Ele dizia, absorver a atitude com a qual Ele atuava. Também temos a ajuda dos exemplos dos seus apóstolos que foram o que estiveram próximo dele. Então seguir estudando os escritos dos apóstolos na Brit Hadashah também vai nos ajudar a seguir este mesmo espírito, este mesmo ensinamento. Então se nós seguirmos este meso espírito deste mesmo ensinamento e confiamos em suas palavras, que Ele mesmo disse: Não vos deixareis órfãos, eu vou sempre estar com vocês todos os dias até a consumação dos séculos, não chames a ninguém por mestre porque eu sou Mestre.


Então Qual é a Opção? 

Que quando nós estamos escutando, quando estivemos lendo a Toráh, quando estivermos lendo alguma instrução de alguns mandamentos que são difíceis de aplicar, difícil de entender nesta época em que vivemos, então que peçamos a Ele que nos ilumine, que confiemos que Ele é nosso Mestre e que confiamos que Ele nos vai guiar por toda a verdade, que confiamos que Ele nos vai aplicar os mandamentos. Então, esta é a terceira opção que nós temos.


Então uma opção é: Que já não compliquemos, que não cremos que a Moisés foi dada a Tradição Oral e já se vamos ao Talmud, e ai vamos complicar mais ainda e acabamos nos tornando um judeu ortodoxo e como consequência chegaremos a negar que Yahshua seja o Mashiach de Yisrael, esta é uma opção.

A segunda opção é  ser como os Caraítas que é simplesmente o que nós lemos, o que nós estendemos e isto é tudo.

A terceira opção é: Confiar e crer que o Eterno enviou Seu Filho para nos ensinar. Ele é a Luz do mundo, e nele esta a vida, e sua vida é a luz dos homens, sua vida é quem nos ilumina. Ou seja Ele é quem vai nos guiar em toda a verdade, e mesmo que agora não seja em corpo presente, porém devemos confiar que sua presença estar entre nós. Se confiarmos que invocando a Ele, se invocamos a Seu Nome Ele nos vai guiar em toda a verdade. Este é a terceira opção.


Também tem uma quarta opção 


Esta quarta opção é que andemos perguntando a outras pessoas que sigam aos Mashiach, porque disse as Escrituras que Elohim colocou a uns como emissários, como pastores, como mestres e etc. etc. a fim de edificar a seu corpo isto esta em Efésio. Porém jamais cheguemos a substituir, colocar por cima a experiência, ou os ensinamentos de homens atualmente, porque? Porque o que nós podemos dar é o que nós entendemos de certas passagem, porém por cima de nós o que vocês claramente leiam no chamado Novo Testamento, do que vocês claramente vejam o que aplicou Yahshua, como aplicavam os apóstolos. Então o que simplesmente fazemos é estar lendo e lendo, e fazendo o maior esforço para transmitir no contexto cultural e no contexto que foi exposto isto


Yahshar Ben

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