João 1:16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Da plenitude do Mashiach o que nós
recebemos quando diz "graça sobre graça" foi perdão sobre perdão e
porque?
João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés,
porém a graça e a verdade vieram por Yeshua o Messias . (Versão da
Bíblia King James )
Aqui é aonde vamos nos dar conta aonde os
tradutores quando traduziam as Escrituras eles já tinham certas doutrinas em
suas mentes, então em base a esta doutrina eles eram influenciados na hora de
traduzir. Por isto é tão complicado agente ler traduções feitas por pessoas que
vieram de um conceito católico, que isto na realidade é o "Novo
Testamento" que nós temos em mãos hoje, que é uma tradução ao português
que quem traduziu foi o Padre João Ferreira de Almeida. Temos a Bíblia em
espanhol aonde também quem traduziram foram Reina e Valera, que na realidade
eram monges católicos e chegou um momento em que eles decidiram traduzir os
textos que as pessoas necessitavam conhecer. Sem duvidas foi algo que o Eterno colocou em seus corações e porque? Porque se não fosse por vários tradudores, por
Reina e Valera e outros tradutores, agente não teríamos hoje a tradução que
temos em mãos, que incluso por suas disposições foram perseguidos.
Todos esses tradutores em um momento
da história foram perseguidos, muitos perderam suas vidas por tratarem de
difundir este trabalho as massas. Porém estes tradutores já traziam uma
perspectiva doutrinal e na hora de fazerem as traduções estes conceitos
doutrinais que eles tinham influenciavam na hora de traduzir os textos
Por exemplo a
Versão King James traduz este verso assim: (For the law was given by Moses,
{but} grace and truth came by Jesus Christ.) João 1:17
Aque é uma tradução ao inglês e esta
palavra "Porém" aparece entre parêntesis como se as letras estivessem
inclinadas mostrando que esta palavra (Mas ou Porém) não consta nos Manuscritos
grego mais antigos do qual se fez a tradução ao inglês, ao espanhol e ao
português. Então nos Manuscritos grego mais antigos nem sequer aparace este
"Mas ou porém".
Já a tradução de João Ferreira não
usou este "Porém ou mas"
João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a
graça e a verdade vieram por Yahshua O Machiach.
Então nós temos três opções na hora
de interpretar a Toráh, na hora de defender o espírito da lei, e quais sãos
essas três opções?
Primeira:
Primeira:
Na Tradição Judaica se ensina que na
Toráh escrita que o Eterno deu a Moisés a Toráh Oral, ou segundo eles a explicação da
Toráh. Então se isto for assim, então a Toráh escrita é somente um comentário
das principais palavras de Elohim. Então segundo a Tradição Judaica se uma
pessoa realmente quer saber como se interpreta cada lei, cada instrução que deu
Moisés, então a pessoa tem que pedir ajuda na Tradição Oral que segundo eles
começou quando Moisés passou a Josué, Josué passou aos anciãos e os anciões passou
ao povo e assim por diante, e que depois se copilou e se pôs por escrito, e
agora não já não esta de forma Oral e sim por escrito que se conhece hoje como
o Talmud. O Talmud que é volumes e mais volumes
de explicações da Toráh escrita, dos livros de Gênesis á Deuteronômio. Então se
uma pessoa quer saber como guardar o Shabbat, se uma pessoa quer saber como
guardar as Festas Bíblicas, se uma pessoa quer saber como colocar em pratica
cada lei que deu Moisés, segundo a Tradição Judaica é impossível que a pessoa
saiba disto sem que recorra ao Talmud que é o que se dedica o Judaísmo Rabínico
. O Judaísmo Rabínico não se dedica em estudar a Toráh em si e sim o Talmud.
A Segunda Possibilidade
É não aceitar
esta situação, pois existe um grupo em Yisrael, um grupo dentro do Judaísmo que
é o Judaísmo Caraíta que se opõe a Tradição Oral e dizem que não estão de
acordo, dizem que não creem que foi dada a Moisés esta Tradição Oral, é que
existe fundamentos fortes na mesma Escritas no livro de Josué que tem textos
chave para nos mostrar que não existe esta Tradição Oral e sim que o único que
existe é a Toráh Escrita, que cada pessoa tem que entende-la baseado nas suas
investigações da própria Toráh. Isto é o que dizem o movimento Caraíta, que não existe a Tradição Oral, que tudo que foi revelado a Moisés foi
colocado por escrito sem ficar nenhuma palavra de fora. E isto é totalmente
conforme o que disse as Escrituras, que disse que todas as palavras que Moisés
recebeu foi posta por escrita para o povo de Yisrael. Então baseado neste
pensamento Caraíta não existe outra, temos que ler a Toráh, temos que pedir a
ajuda do Eterno para que Ele nos ilumine para colocarmos em praticas os
mandamentos. Esta é a segunda opção.
A Terceira Opção
Aquele que veio
ensinar o espírito da Toráh, e uma vez em que agente conhece o espírito da
Toráh, então através deste espírito da Toráh podemos interpretar todos os
mandamentos. Então neste caso é Yahshua o Messias e o Mestre, O Messias é o interprete sua vida é a vida exemplar de como vivermos de acordo com a
Toráh. Se nós queremos saber como viver as Escrituras, de acordo a todos os
mandamentos e muitos deles são um pouco complexos, então a Graça e a Verdade vieram por Yahshua Há
Mashiach.
Então, o único que temos que fazer é
examinar os Evangelhos, estudar como foi que Ele viveu, como foi que Ele
aplicou os mandamentos, absorver o espírito dos seus ensinamentos, absorver o
que Ele dizia, absorver a atitude com a qual Ele atuava. Também temos a ajuda
dos exemplos dos seus apóstolos que foram o que estiveram próximo dele. Então seguir
estudando os escritos dos apóstolos na Brit Hadashah também vai nos ajudar a
seguir este mesmo espírito, este mesmo ensinamento. Então se nós seguirmos este
meso espírito deste mesmo ensinamento e confiamos em suas palavras, que Ele
mesmo disse: Não vos
deixareis órfãos, eu vou sempre estar com vocês todos os dias até a consumação
dos séculos, não chames a ninguém por mestre porque eu sou Mestre.
Então Qual é a Opção?
Que quando nós
estamos escutando, quando estivemos lendo a Toráh, quando estivermos lendo
alguma instrução de alguns mandamentos que são difíceis de aplicar, difícil de
entender nesta época em que vivemos, então que peçamos a Ele que nos ilumine,
que confiemos que Ele é nosso Mestre e que confiamos que Ele nos vai guiar por
toda a verdade, que confiamos que Ele nos vai aplicar os mandamentos. Então,
esta é a terceira opção que nós temos.
Então uma opção é: Que já não
compliquemos, que não cremos que a Moisés foi dada a Tradição Oral e já se
vamos ao Talmud, e ai vamos complicar mais ainda e acabamos nos tornando um
judeu ortodoxo e como consequência chegaremos a negar que Yahshua seja o
Mashiach de Yisrael, esta é uma opção.
A segunda opção é ser como os Caraítas que é simplesmente o que
nós lemos, o que nós estendemos e isto é tudo.
A terceira opção é: Confiar e crer que
o Eterno enviou Seu Filho para nos ensinar. Ele é a Luz do mundo, e nele esta a
vida, e sua vida é a luz dos homens, sua vida é quem nos ilumina. Ou seja Ele é
quem vai nos guiar em toda a verdade, e mesmo que agora não seja em corpo
presente, porém devemos confiar que sua presença estar entre nós. Se confiarmos
que invocando a Ele, se invocamos a Seu Nome Ele nos vai guiar em toda a
verdade. Este é a terceira opção.
Também tem uma quarta opção
Esta quarta opção é que
andemos perguntando a outras pessoas que sigam aos Mashiach, porque disse as
Escrituras que Elohim colocou a uns como emissários, como pastores, como
mestres e etc. etc. a fim de edificar a seu corpo isto esta em Efésio. Porém
jamais cheguemos a substituir, colocar por cima a experiência, ou os ensinamentos
de homens atualmente, porque? Porque o que nós podemos dar é o que nós entendemos
de certas passagem, porém por cima de nós o que vocês claramente leiam no
chamado Novo Testamento, do que vocês claramente vejam o que aplicou Yahshua,
como aplicavam os apóstolos. Então o que simplesmente fazemos é estar lendo e
lendo, e fazendo o maior esforço para transmitir no contexto cultural e no
contexto que foi exposto isto.
Yahshar Ben
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