Qual é a verdade?
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17
De onde o Mashiach tirou isto que a palavra é a verdade?
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119:142
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119:160
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gálatas 3:2-3
O que é receber o Espírito segundo Ezequiel 36:37 e Jeremias 31?
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26
E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36:27
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33
Então, qual vai ser a consequência de receber ao Espírito? Ter a Toráh Escrita no coração. Então a pergunta é: Como foi que recebemos o Espírito? Pelas obras da lei ? E o que são as obras da lei da qual Paulo esta falando aqui? A Tradição Oral, ou seja, Paulo esta dizendo aos Gálatas: Vocês estavam bem observantes ai neste religião e foi ai que recebeste o Espírito, ou foi pela pregação da fé? E o que significa fé? Emunah é Crer, confiar e obedecer, ou seja, Fé é escutar com fidelidade, escutaste a Palavra Escrita, escutaste a Palavra profética, escutaste aos profetas.
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3
O que foi que o Mashiach disse em João 6:63 que era as palavras que ele falava?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6:63
Será que as palavras do Mashiach era dele mesmo? Yahshua lhes respondeu, e disse:
A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. João 7:16
Então, vejam como esta confundida as mentes pelo que tem feito a teologia crista, porque eles pensam que o Espírito é contrário a Palavra, e eles usam aquele texto que Paulo disse: A letra mata, mais o Espírito vivifica. Ou seja, para a teologia a letra que mata é o equivalente a Toráh, a Lei de Elohim isto é quem vai matar a pessoa, porém o Espírito te vivifica. Isto ensina a teologia cristã. Porém o que é viver no Espírito?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6:63
A Lei a Toráh é espiritual disse Paulo: Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14
Ou seja, a Toráh é espiritual e nós somos carnais. Então andar no Espírito o que significa? Significa andar em sua Palavra, e andar na carne o que é? É andar em minhas próprias ideias. Por isto Paulo disse aqui em Galatas
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito (Por sua palavras que veio do céu), acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3
Ou seja, Paulo esta dizendo que os Gálatas começaram com a Palavra que desceu do Céu e agora esta acabando pela carne, ou seja, pelas interpretações humanas. Então qual é a letra que te mata, que nos mata? Será a Palavra de Elohim, porque a própria Bíblia diz que a Palavra de Elohim é quem nos dá vida, então qual é a letra, a palavra que nos mata? As palavras dos homens quem nos mata, nossos próprios caminhos quem vai nos matar, porém a Lei do Eterno não vai te matar, pelo contrario, a Toráh é o caminho que nos vai dar a vida.
Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la. Deuteronômio 5:31
Olhai, pois, que façais como vos mandou YHWHvosso Elohim; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. Deuteronômio 5:32
Andareis em todo o caminho que vos manda YHWH vosso Elohim, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir. Deuteronômio 5:33
E o que é a vida?
Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou YHWH vosso Elohim para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; Para que temas a YHWH teu Elohim, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. Deuteronômio 6:1-2
Entende agora porque Yahshua disse ser o Caminho, a Verdade e a Vida? Porque Ele é a expressão dos mandamentos feitos em carne, Ele é a Toráh vivente, Ele é quem nos aponta para obedecer a Toráh.
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Gálatas 3:4
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Gálatas 3:5
Outra vez este dilema, obras da lei que significa, instruções, tradições Oral, religiosidade, legalismo, ou pelo ouvir a Palavra com Fidelidade, ou seja, ser fiel ao que diz toda a Bíblia?
Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Lucas 8:21
Quem disse isto foi o próprio Mashiach. Em outras palavras o Mashiach estava dizendo que sua família ao os que ouvem a Palavra do Eterno e a executam. Quais foram as palavras do povo de Yisrael quando o Eterno os levou ao Monte Sinai e lhes vai entregar a Toráh, o que disseram eles? Tudo pois quanto o Eternos nos disse, faremos, ou seja, eles tinham a intenção, porém não fizeram, então eles disseram: Na'aseh V'Neshmah (Tudo que YHWH nos disse, assim escutaremos e faremos) e é o mesmo o que disse o Mashiach: Os que ouvem as minhas palavras e as praticam, verdeiramente são meus discípulos.
Ou seja, tem que ouvi e colocar em praticas. Também o próprio Paulo em Romanos disse:
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Elohim, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13.
Assim como Abraão creu em Elohim, e isso lhe foi imputado como justiça. Gálatas 3:6
Acaso Abraão ouviu e não fez nada? Abraão fez algo Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Gálatas 3:7
As vezes o conceito de fé é manejado como algo, subjetivo,algo ambíguo é que não produz nenhum fruto em si, ou uma obra em si, porém recordemos que a suma da Palavra do Eterno é Verdade, e aqui Paulo disse isto acerca da fé, porém Tiago amplia dizendo que a fé sem obras é morta. Então Paulo diz aqui no verso 6 que os que são da fé, e já sabemos o que significa fé é Fidelidade a Verdade, então.
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Gálatas 3:7
Ora, tendo a Escritura previsto que Elohim havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. Gálatas 3:8
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Gálatas 3:9
Então, o que significa os da fé? Uma vez mais, são o da fidelidade, então vamos saber o que disse as Escritura acerca de Abraão em Gênesis 18:19 para agente ver qual foi a fé de Abraão
Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho de YHWH, para agir com justiça e juízo; para que YHWH faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Gênesis 18:19
E o que é o Caminho segundo já vimos em Deuteronômio 5:31-32-33?
Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la. Deuteronômio 5:31
Olhai, pois, que façais como vos mandou YHWHvosso Elohim; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. Deuteronômio 5:32
Andareis em todo o caminho que vos manda YHWH vosso Elohim, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir. Deuteronômio 5:33
Então qual é o caminho a Toráh. então em Gênesis 18:19 disse:
Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho de YHWH, para agir com justiça e juízo; para que YHWH faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Gênesis 18:19
Então o que é que Abraão vai ensinar a seus filhos? Que guardem o caminho que é a Toráh, que são as instruções, o Caminho é o que veio ensinar Yeshua, e por isto ele disse: Eu sou o Caminho a Verdade a Vida.
Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho de YHWH, para agir com justiça e juízo; para que YHWH faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Gênesis 18:19
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; Gênesis 26:4
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5
Aqui estar o porque o Eterno prometeu isto a Avraham. Ai alguém pode perguntar: quais lei e mandamentos são estes, se a Toráh foi dada 430 anos depois, então quais são estes estatutos, e mandamentos e leis? Isto nos resulta que desde Adão o Eterno já tinha começado a dar instruções, e na época de Noé deu mais instruções, e o Eterno seguiu dando mais instruções até que chegou a época de Avraham já para que nesta época de Avraham o Eterno já tinha revelado a descendência de Adam, de Sete e chegará até Noé, e havia uma semente, uma linha que iria passar por todos eles até Abraão Isaque e Jacó, os profetas até chegar ao Messias. Então, esta linha vai ser o transmissor da Palavra do Eterno que na época de Moisés estas instruções simplesmente foram postas por escrito. Porém já na época de Noé lhe foi dito os animais que eles tinha que colocar na arca, que ele colocasse certas quantidades de animais impuros e certa quantidade de animais limpos, porém como é que Noé sabia disto, se a Lei disse isto vários anos depois dele? Como é possível? Pois bem, a Toráh já existia e o que aconteceu na época de Moisés ali no Monte Sinai foi simplesmente colocar o que já existia por escrito, porque na de Abraão ele já conhecia estas leis. Então, porque foi que o Eterno abençoou a Avraham? Porque o Eterno o escolheu e disse que iria abençoar sua descendência? Porque Abraão ouviu e praticou. Assim que se nós ouvimos e fazemos, então não temos diferencia nenhum com Avraham porque? Porque estamos fazendo o mesmo. Porém se uma pessoa ouve e não pratica, e sim faz o que as religiões dos homens disse, então esta pessoa não é semente de Avraham, não é filho, porque o que foi qe fez Avraham? Deixou sua terra, sua parentela, deixou tudo para seguir a voz do Eterno.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei (מַעֲשֵׂי הַתּוֹרָה "Maasei haToráh) estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10
Será que estar tratando de obedecer a Lei de Moisés estamos debaixo da maldição? Porque em Deuteronômio disse:
E será que, se ouvires a voz de YHWH teu Poderoso, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, YHWH teu Poderoso te exaltará sobre todas as nações da terra.E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz de YHWH teu Poderoso; Deuteronômio 28:1-2
Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz de YHWH teu Poderoso, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: Deuteronômio 28:15
Ou seja, aqui esta dizendo que os que guardam serão benditos, e os que não guardam serão malditos, e como pode se dizer que guardar a Toráh é estar debaixo da maldição? Se em Deuteronômio 28 disse que será bendito todos aqueles que guardar todos os seus mandamentos, porém se não obedecer, vem uma lista de maldições. Então, como é possível que Paulo esteja dizendo aqui em Gálatas que estar tratando de guardar vai estar debaixo da maldição, como se explicar isto? Muito fácil, porque Paulo esta aqui outra vez falando das Obras da lei, as leis dos homens. Toda este confusão é devido a má interpretação dos cristão das Escrituras e por não conhecer a cultura do povo de Yisrael. Se você não conhece estas coisas, automaticamente você vai pensar que Paulo esta se referindo a Toráh (Lei) que foi dada a Moisés, então Paulo está contradizendo a Moisés, porque Moisés disse:
Porquanto te ordeno hoje que ames a YHWH teu Elohim, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas. Deuteronômio 30:16
E aqui vem Paulo dizendo, não se fizeres estas coisas vocês estão debaixo da maldição, então como é isto? Porém ao menos que entendas o que são as obras da lei, a menos que entenda que o termino "Obras da lei" (Maasei háTorah) é um término jurídico que usam os rabinos para se referir-se ao Halachá ou seja, a Tradição Oral. Então, se uma pessoa depende das Tradições Rabinicas como meio da salvação, então de nada de aproveitará a Halachá do Mashiach, ou seja, os ensinamentos de Yahshua, ou a pessoa segue os ensinamentos dos rabinos, ou a pessoa segue aos ensinamentos de Yahshua.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei (Maasei haToráh) estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10
Porém aqui Paulo disse que: Porque está escrito. Então de onde tirou isto Paulo?
Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém. Deuteronômio 27:26
Então, qual é a diferencia entre este versículo, e o versículo que cita Paulo aqui em Gálatas quando ele diz: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém. Deuteronômio 27:26 Qual é a diferencia?
A diferencia esta na palavra Escrita, então, porque Paulo parafraseou o texto de Deuteronômio 27? Porque Paulo não citou literalmente Deuteronômio 27:26 como esta? Porque Paulo colocou: Escrito está? Sabe porque? Porque Paulo esta querendo fazer ênfases na diferencia. Então porque é maldito os que depende das obras da lei? Porque a pessoa se torna maldita? Porque são mandamentos agregados culturalmente, e a Toráh disse para não acrescentar nada ao que está escrito, (Deuteronônio 4:2) porque se alguém acrescenta ou tira algo da Toráh, esta pessoa é maldita. Então, o que depende de obras da lei, ou seja, os que dependem de interpretações humanas que acrescenta e tira da Toráh, está debaixo da maldição, porque a Toráh disse que é maldito aquele que não confirma o que esta escrito. Então, veja o grave que é alterar as Escrituras. Então aqui é justamente o oposto o que disse a teologia cristã que disse que quem guarda a Toráh é maldito, e é justo o oposto, pois maldito é o que muda o que está escrito, maldito é quem não guarda os mandamentos como já vimos neste estudo em diversos versículos. Então, aqui no verso 11 Paulo já vai começar a mostrar a diferença .
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3:11
Outra vez: De qual lei Paulo esta falando quando ele diz: que pela lei ninguém será justificado diante do Eterno? Isto é a Lei Oral qual ninguém pode se justificar por ela diante de Elohim e porque? Porque era e é o sistema de justificação dos homens, era o sistema em que Paulo esta previamente seguindo e por isto ele era tão zeloso da Lei, até que chegou um momento em que ele viu isto era invenções humanas
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3:11
E porque Paulo disse isto que o justo viverá da fé? Porque Habacuque 2:4 disse que o justo pela fé viverá. Então vemos outra vez vemos a palavra fé que é Fidelidade a verdade, ou que está escrito, e Habacuque somente citou o que já tinha dito Moisés: Fazeis estas coisa e viverás. E Habacuque disse isto porque ele estava se queixando de que viria a Babilônia e viria conquistar, então o Eterno disse a Habacuque para ele não se preocupar, porque o Eterno tinha um plano para derrubar Nabucodonosor, porém disse para Habacuque; O justo pela fé viverá. Ou seja, o Eterno estava dizendo ao profeta Habacuque: Tu confia, se mantém Habacuque fiel a minha Palavra e viverás.
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Gálatas 3:12
Ora, a lei não é da fé. Como será possível que a Toráh, os mandamentos, as Instruções não é da fé? Se dão conta o absurdo que é a teologia cristã. Como que a Lei, a Toráh, não é da fé, se o próprio Paulo disse em Romanos
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Elohim. Romanos 10:17
Então, a fé vem ouvindo a palavra de Deus, porém o que é a Palavra de Deus? A Toráh e os Profetas, então como é que diz que a lei não é da fé? Será que Paulo era esquizofrênico espiritualmente? Não, Paulo não esta falando da Toráh Escrita. A lei não é da fé, a lei não é de fidelidade e qual é esta lei? A Lei Oral, as Obras da Lei, o (Maaser HáToráh) não é da fé. Então ele continua dizendo:
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Gálatas 3:12
E porque a Lei Oral não é da fé? Porque a Lei Escrita disse: Que aquele que fizer o que esta escrito viverá por ela. E aonde esta escrito isto?
Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou YHWH. Levítico 18:5
Porém a Lei Oral não faz as coisas que estão Escritas, a Lei Oral faz outras coisas que não estão escritas
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
Muitos aqui dizem: O glória, "bendito seja Cristo" que cravou a lei na cruz, agora estou livre para comer uma bisteca de porco, para comer um camarão ao alho e olho, ah "bendito seja cristo" que me deu chance de comer isto que é tão gostoso. Somos livres não devemos mais guardar a Lei. Porém como é que somos livres?
Respondeu-lhes Yahshua: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:33
E o que é pecado?
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4
Então pecado é é andar sem Lei, andar sem mandamento, andar em nossas próprias leis, ou seja, no que nós pensamos que é bom o ou mal para nós. Então uma pessoa que não guardar os mandamentos, ela esta cometendo pecado, e sendo assim esta pessoas é escrava do pecado, porém como ela pode ser livre?
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
E o que é a verdade?
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17
E de onde tirou isto o Mashiach que a Palavra é a Verdade?
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119:142
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119:160
Aqui esta dizendo que dura para sempre, ou iria durar até chegar a religião cristã? Toráh nos dá libertade porque?
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12
Ai vem Paulo e diz:
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Yahshua Há Mashiach, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:14
Então, de qual maldição o Messias nos redimiu? Pois da maldição que está escrita por não haver cumprido o que esta escrito e termos acrescentado e tirado o que está escrito (Deut. 4:2) então o Mashiach nos redimiu disto (Deut. 27:26) se fazendo maldito por nós e porque?
(....porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
Porque se colocava alguém no madeiro a vista de todo o povo? A uma pessoa rebelde, orgulhosa, para que todo o povo que estivesse o vendo tomasse cuidado, porque quem não quisesse se submeter era pendurado para que todo o mundo o veja. Existe algum exemplo de algum personagem que tenha sido pendurado como um exemplo do que causou sua rebelião, uma pessoa que por certo amava muito a Toráh, que dizia que a Toráh era doce como o mel? Este personagem foi Absalão que se rebelou contra seu pai David, e David tinham um coração conforme ao do Eterno, e seu filho se encheu de arrogância e acabou pendurado. Então Absalão representa o orgulho do ser humano de ir em contra o ungido do Eterno, de ir contra a autoridade do Eterno, e quando vemos o Mashiach pendurado na cruz, estamos vendo que ele estar tomando um lugar de um povo, de pessoas arrogantes, orgulhosa que rejeitam a Palavra do Eterno e querem estabelecer suas próprias justiça, que não querem se submeter a justiça que o Eterno estabeleceu que é pelas Escrituras, e decidem estabelecer suas próprias justiça. Então, qual seria a condenação que nós deveríamos receber e todos os homens que estabeleceram suas próprias regras, o que seria que deveríamos merecer? Sermos pendurados para que todos vissem que nós estávamos sendo pendurados pelo nosso orgulho, nossa soberba e nossa desobediência a Toráh Escrita.
Porém pelo seu Grande amor que nos amou, Ele tomou nosso lugar, Ele foi pendurado ai em nosso lugar.
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. Gálatas 3:15
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Gálatas 3:16
Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Gálatas 3:17
Ou seja, a promessa que foi dada a Avraham de abençoar a sua descendência, não pode tirar a Toráh que em algum sentido trouxe maldição, e porque em certo sentido a Toráh que foi dada 430 anos depois trouxe maldição ao povo? Porque? Porque o povo não a obedecia, porém como o Eterno já tinha prometido a Avraham, então não pode ser tirarada pela maldição. Então, a maldição por termos transgredido a Toráh Escrita não pode abolir a promessa.
Porque, se a herança provém da Toráh (escrita), já não provém da promessa; mas Elohim pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Gálatas 3:18
Então para o que serve a Lei, se a lei somente trouxe maldição, e se a Lei não serve para nos trazer a promessa que foi dada a Avraham, então para que serve a Lei? O verso 19 esta escrito:
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um mediador. Gálatas 3:19
Então para o que foi dada a Lei? Para que todos reconheçam que pecaram contra ela, para que tenha uma Constância escrita do pecado. Então, se com um documento escrito o homem é capaz de fazer outro sistema de crenças, o que seria se não houvesse um documento escrito? Se tendo um documento escrito aonde diz que nem acrescente e nem diminua, porque se acrescenta e diminui é maldito, se havendo isto se fez um outro rolo, o que seria se o Eterno não houvesse deixado este testemunho escrito? Seria um desastre. Então a Lei Escrita, ficou como um testemunho escrito na constância Escrita de que? De que todos pecaram.
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Elohim. Romanos 3:19
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Romanos 3:20
Então, para o que está a Lei Escrita? Para que toda boca esteja calada, e todos esteja debaixo do juízo do Eterno e porque? Porque todos transgrediram a Toráh, todos invalidaram, distorceram a Toráh.
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Elohim é um. Gálatas 3:20
Logo, a lei é contra as promessas de Elohim? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Gálatas 3:21
Ou seja, por ter guardado a Lei Escrita
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Yahshua o Mashiach fosse dada aos crentes. Gálatas 3:22
Ou seja, as Escrituras encerrou tudo dizendo, que todo aquele que acrescente ou diminua, que não confirmar o que está escrito é? Maldito. Então, como TODOS fizeram isto, então o que fica é regressar a fé de Yahshua o Mashiach que foi perfeita
Mas, antes que a fé viesse ( a fé do Messias que foi uma fé perfeita a Toráh Escrita), estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. Gálatas 3:23
Este estávamos guardados debaixo da lei ou seja, estávamos debaixo desse sistema legalista fabricado pelos homens, por debaixo das demandas escritas, já que foi alterada pelos lideres de Yisrael. Então Paulo diz:
Mas, antes que a fé viesse ( a fé do Messias que foi uma fé perfeita a Toráh Escrita), estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. Gálatas 3:23
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24
Assim que, qual lei é que estamos guardados, estamos confinados, aprisionados até que chegasse a fé perfeita do Mashiach? Qual é esta lei que estamos aprisionados? As leis dos homens, Conhecereis a Verdade, e a verdade vos libertará. Antes estávamos no que ensinavam nossos avós, nossos tataravós que eram leis dos homens, eram tradições humanas.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Gálatas 3:25
A palavra Aio em grego é a palavra pedagogo, porque naquela época os reis, as pessoas de certas posição, quando seus filhos eram traquínos eles entregavam a um professor que eles contratavam para ensinar a seus filhos, porém quando chegava a uma certa idade, o pai já o pegava de volta e já começava a ensinar a este filho diretamente, porém esses pedagogos ensinavam coisas básicas. Então esta Lei Oral também teve um propósito, estas tradições tiveram um propósito de ter confinados, de ter fechados ao povo até que chegasse o Mashiach. Então, a João Ferreira disse:
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Gálatas 3:25
Então, geralmente se cria um confusão e uma interpretação equivocada, porque as pessoas pensam que aqui esta se falando da Toráh Escrita, e que o Messias veio e nos livrou da Toráh, porém a Peshita não disse que depois que veio a fé, já não estamos debaixo do aio, mais disse:
De maneira que a lei nos serviu de guia, para nos conduzir ao Mashiach, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24
Porém, uma vez vindo a fé, não estamos debaixo de tutores. Gálatas 3:25
Outras traduções dizem Administradores, tutores, e aqui não esta em plural, então não esta falando algo em singular. Então, quem era estes tutores, estes aios que incluso em aramaico tem mais a ver com capatazes, alguém que esta como um capataz fazendo com que a pessoa se submeta a certos princípios, e certos dogmas, porém chegou um momento em que fomos liberados dele quando o Mashiach chegou, quando chegou a Interpretação correta. Como reagiam as pessoas quando ouviam o Mashiach falar? Se maravilhavam de seus ensinamentos, porque ele ensinavam como quem tem autoridade, e não como os escribas e fariseus. Ou seja, seus ensinamentos eram diferente
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Mashiach Yahshua. Gálatas 3:26 Porque todos quantos fostes batizados em Mashiach já vos revestistes do Mashiach. Gálatas 3:27
E batizado aqui se tem a ver com conversão, ou seja, todos que tenha sido convertidos por meio do Mashiach ai continua no verso 28
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Yahshua Há Mashiach. Gálatas 3:28
Isto significa que já não existe diferencia, porque? Porque aqui não quer dizer que já não exista mais homens e mulheres, porque continua tendo homens e mulheres no mundo, o que esta dizendo aqui, é que já não importa mais a diferencia, o que importa é escutar, é obedecer e seguir a fé de Avraham, isto é o que importa. Então, a pergunta que vão nos fazer é: Vocês são o que, já que todo o sistema teológico cristão caiu, já que todo sistema teológico judeu também caiu, então vão nos perguntar? De qual religião vocês são? Vejam a resposta que deu o Mashiach: João 18
Respondeu Yahshua: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. João 18:36
Então, nossa cobertura é o Mashiach
E por isso também Yahshua, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Hebreus 13:12
Qual é esta porta? É a porta fora das muralhas de Jerusalém, ou seja, ele foi crucificado fora de Jerusalém. Isto é uma representação de que estão expulsando da comunidade, disseram que ele tinha demônio, o expulsaram dizendo, Ele não é o Rei, Ele não é o Mashiach, tirem ele da cidade e crucificaram ele como um delinquente. Então, o discípulo não é maior que seu mestre, então se a Ele fizeram isto, será que nós vamos caber em algum sistema religioso? Cedo ou tarde uma pessoa que esta em um sistema religioso e está conhecendo as raízes hebreia da fé vai ser expulso.
Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Hebreus 13:13
O que aconteceu com os profetas por anunciar a palavra do Eterno não adulterada? Foram mortos e por quem? Pelas tradições, dos dogmas, pelas doutrinas humanas, ou seja, pelas obras da lei
Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Hebreus 13:14
Então, não estamos preocupados em procurar uma denominação, porque nós estamos esperando a futura. E todo o capitulo 11 ao Hebreus falam dos patriarcas e personagens Bíblicos importantes que estiveram esperando o prometido e o que aconteceram? Nunca receberam. E o ultimo versículo de Gálatas 3 o verso 29 se uma pessoa quer saber sua identidade, se uma pessoa tem um conflito de identidade, e agora já que caiu a teologia crista, já que caiu a teologia judaica e agora o que eu sou? Em Gálatas 3:9 disse quem somos.
E, se sois do Mashiach, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa Gálatas 3:29
E a palavra descendência no grego é a palavra 4690 que é a palavra sperma e que em hebraico é a palavra Zerá que também significa esperma. Se queres saber tua identidade, se você segue a fé de Avraham, se você escuta e faz, e coloca por obra então o que eres? Eis um filho de Avraham e porque? Porque seus filhos fazem a obra. Assim se nós somos do Mashiach de verdade, se o Mashiach nos resgatou e nós segui-lo aonde ele aonde ele for, se nós queremos ser um discípulo, se nós fizermos isto, então certamente linhagem, descendência de Avraham somos, e herdeiro conforme a promessa, porque o Eterno disse a Avraham que sua descendência seria como as estrelas do céu, seriam incontáveis, porém a pesar que a descendência de Avraham seja incontável, a pesar que a descendência de Avraham seja como a areia do mar, somente um REMANESCENTE será salvo. Então se eu sou descendente de Avraham, então os meus parentes também são? Bom se eles não querem nada com a fé de Avraham, então eles não fazem parte desta promessa que somente um REMANESCENTE será salvo, porque haverá muitos que escutará sua voz e diram: Não muito obrigado, seguirão aferrados em seus costumes.
Yahshar Ben.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário