Então, agora sim, voltando a Mateus para gente
encerrar o estudo.
Tradução de Matiti'Yahu Shem Tov:
Uledat mYahshua hayah bezer
haofan; Uayhi kaasher hayah imo arusah leYosef kodem sheyada otah nimtset
me'overet meRuach HaKodesh.
E o nascimento de Yeshua foi desta maneira: Aconteceu
que estava sua mãe desposada com Yosef, antes de que ele a conhecesse, ela se
encontrava grávida pelo Espírito Santo.
Disse o texto que Miryam estava "desposada com Yosef", e o hebraico
chama de "arusah", e quem conhece um pouco da cultura hebreia sabe
que o casamento hebreu consiste de duas partes:
O compromisso que em aramaico se chama "arushim, kidushim e boda propriamente
dita, duas partes, o compromisso e a boda, o erusim e o nisuim que também se chama "chupah". O desposório
é um compromisso que se considera tão sagrado como a mesma boda, e muitos
"messiânicos" que estão ensinando que Yosef teve relações com Miryam
antes de se casarem e por isso Yahshua é filho carnal de Yosef. Isto é mentira,
isto é somente uma interpretação, uma especulação para agradar aos judeus.
Então, durante o tempo que transcorre entre o desposório e as bodas os noivos
não podem ter intimidade. Neste período entre o desposório e as bodas se a
noiva tiver intimidade com outro homem isto se considera adultério, igualmente
como se ela estivesse casada, porque o desposorio é tao vinculante e tão
sagrado que se considera os noivos como se fosse casados.
O verso 18 também disse: "antes
de que ele a conhecesse, ela se encontrava grávida pelo Espírito Santo". O que
significa quando diz "antes que ele a conhecesse"?
Muitos que dizem que Yeshua era filho carnal de
Yosef, porque Yosef teve relações antes do casamento com Miriam e isto não se
considerou adultério porque já estavam comprometidos porque ela era de menor.
De onde tiram estes argumentos este povo? Somente dentro da imaginação dos
adversários do Mashiach. O texto diz "antes de que ele a
conhecesse, ela se encontrava grávida pelo Ruach HaKodesh".
Este 'antes que a conhecesse" significa "antes que ele tivesse relação sexual com
ela".
A palavra conhecer quando se usa no hebraico "kodem sheyadá otah " antes de conhecer a ela" e este
conhecer a ela que se menciona aqui, na cultura hebreia quando se fala de um
homem conhecer uma mulher, não significa que eles estão se apresentando "oi eu sou José, ah eu
sou Maria",
não, este ritual moderno de dizer olha eu conheci uma pessoa e etc, etc,. Não
se trata disto, porque na cultura hebreia quando diz que um homem conheceu uma
mulher, significa que este homem teve relações com esta mulher, isto é o que
significa "conhecer" em hebreu. Quando disse a Toráh "Adão conheceu a Eva e
teve um filho.."
não quer dizer que Adão conheceu esta mulher por acaso e lhe disse: "Oh muito prazer eu sou
Adão e você como se chama: Ah eu me chamo Eva" não, não
significa isto porque a palavra "conhecer" aqui significa
que Adão teve relações com Eva e dai nasceu seu filho tal. Então é o mesmo no
caso de Yosef e Miryam que disse que "antes que ele a
conhecesse",
e isto quer dizer que, quando Miryam ficou grávida Yosef não teve relações com
ela, ou seja, não a conheceu.
Então os irmãos que estão pregando o contrario, estão
jogando por terra a palavra de YHWH através de um anjo, porque as Escrituras
desmente este teoria de que Yeshua era filho de Yosef carnalmente e dizem que
este período não se conta como adultério porque ela era de menor, porque tem
uma parte no Talmud que diz "que se um homem ter relações sexual com uma jovem menor
de 13 anos não é nada.." Em outras palavras, para os Talmudista isto
não se conta como uma fornicação e ele não esta obrigado a se casar com ela. E
isto é o que questionam os Ortodoxos que isto foi assim, porem o texto não
disse isto, disse que foi "antes que ele a conhecesse" e alguns
messianisco que não aceitam isto aceita outros escritos apostólicos porem não
aceitam este, porem ou aceita tudo ou não aceita nada, porque eu não posso
corta as partes das Escrituras que eu não gosto e aceitar o resto. Por tanto os
que defendem que Yeshua é filho de Yosef segundo a carne (relação sexual) é
para assegurar que ele descende de David por meio de Yosef.
Mentira!. Muitos se apegam a este texto de Romanos:
Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi
segundo a carne. Romanos 1:3
Isto é um hebraísmo para dizer que Yeshua é um
descendente direto de David. Porém quando diz ai "segundo a carne" quer dizer que
veio em forma humana. O Mashiach descende de David segundo a carne por parte da
sua mãe Miriam que foi descendente de David. Se ela foi fecundada por um
esperma de Yosef, foi mediante o poder Divino e não mediante uma relação
sexual, porque de outro modo Miriam não teria dito "nunca conhece varão"
Tambem disse o verso 18: "ela se encontrava
grávida"
que em hebraico é "me'overet ", e me'overet é um processo que se
une segundo a ciência que se une um esperma masculino com o óvulo da mulher
para juntar uma nova criatura, porém no caso de Miriam este processo não se
realizou de maneira normal, não foi por uma intervenção de um homem que ela
ficou grávida, porque isto foi através de um milagre que realizou o Criador
mediante o Seu Ruach HaKodesh "...antes de que ele a conhecesse, ela
se encontrava grávida pelo Espírito Santo" (Mateus 1:18)
Em hebraico não tem o artigo defindo quando diz na
Tradução de João Ferreira" achou-se ter concebido do Espírito Santo"
em hebraico não tem "do", então se pode traduzi "ela ficou
grávida pelo Espírito Santo
Segundo a profecia de Isaías 7:14 o qual estudamos
anteriormente, o sinal especial do nascimento do menino Mashiach, era que ele
nasceria de uma virgem, e os judeus Tradicionais Ortodoxos negam isto que o
Mashiach tenha nascido de uma virgem, porque Isaías 7:14 requer que o Mashiach
nascesse de uma virgem e porque? Porque a fecundação de Miriam se realizou por
obra do Criador mediante seu Santo poder Onipotente sem a necessidade de uma
relação humana, e nenhum discípulo poderia negar isto, porque a mesma Escritura
que fala de Yeshua, que apresenta Yeshua como Mashiach e eles o aceitam, é a
mesma que disse isto, que isto foi por intervenção Divina.
E Yosef era um homem justo, e a não desejava habitar com
ela e nem expor a ela a vergonha, nem liga-la a morte, porém foi seu desejo
deixá-la secretamente. Mateus 1:19
Ve'Yosef ish tzadik hayah velo
ratsah leyoshev imah velo legalutah lehaviah lemut aval hayah rotseh lekhasot
alecha
O interessante aqui é que o hebraico
e o grego ambos concordam que Yosef era um homem justo, porém, o grego
interpreta o hebraico "ish"
como "aner
autes" (marido dela ), porém o hebraico coloca com o genérico
(homem justo) "ish tzadik".
Também disse o verso que Yosef não desejou habitar com ela, e esta frase esta
ausente no texto grego, porém o hebraico de Shem Tov usou esta frase " e não
deseja habitar com ela". Isto quer dizer que Yosef
penssava que ela tinha sido infiel a ele e que ficou grávida com uma relação
com outro homem, e por isso diz o texto que ele não queria habitar com ela,
porém mesmo assim ele queria protege-la e evitar para Miriam uma vergonha
pública a qual estava exposta as mulheres adulteras, porém Yosef não queria
somente não levá-la a uma vergonha pública, mas também não queria expor a ela a
morte. Agora, ao que se refere isto quando diz o texto hebraico "nem
liga-la a morte" ?
Segundo a Toráh (Deut. 13) não se pode mostrar piedade
e nem esconder a um adultero para evitar que se propagasse o adultério em
Yisrael. Então, que de modo ao esconder ou encobri-la a Miriam Yosef se
fazia violador da Lei, porque a Lei não somente proíbe o adultério mais também
proíbe o adultero, contudo Yosef se propôs a esconder a Miriam e nisto ela
estava violando a Toráh, se Miriam fosse uma adultera como Yosef pensou naquele
momento e ao esconde-la ele estava violando a Toráh e colocando em perigo três
vidas, a vida de Miriam, a vida do nenê e a vida dele próprio. O grego fala
somente que ele não queria levá-la a uma vergonha publica, porém o texto
hebraico adiciona esses elementos que torna o texto mais judeu, mais hebreu.
Então, o desejo de Yosef foi esconder a Miriam, isto
quer dizer que, para evitar a morte que sentenciava a Toráh, porém mesmo que
ele a deixa-se a barriga de Miriam iria crescer e todos pensariam assim como
ele que ela teria cometido adultério e de todo modo ela seria apedrejada, porém
nada disso aconteceu, porque teria que ser cumprido o propósito Divino, e o
propósito Divino era trazer o Mashiach ao mundo através de uma virgem como um
sinal para Yisrael de que Este era o Mashiach prometido
E, projetando ele isto em seu coração, eis que em
sonho lhe apareceu um mensageiro, dizendo: Yosef, filho de David, não temas
receber a tua esposa Maria, porque o que está concebido nela é obra do Espírito Santo. Mateus 1:20
Uvchashvo bezeh
hadavah beivo vehineh malach niráh elav bacholam veamar Yosef ben Dawid al
tirah liqachat ishtechá Miryam shemaRuach haKodesh hi me'overet
Aqui disse que Miriam ficou grávida do Ruach HaKodesh
e como foi isto? Este anjo conhecia a verdade do assunto? Se Miriam estava
grávida de Yosef não sabia este anjo? Porém este anjo explicou e esclareceu a
Yosef como foi que aconteceu. Esta anjo esclareceu que a gravidez de Miriam foi
produzido pelo Poder de YHWH que neste caso aqui é o Ruach HaKodosh, e o texto
Sagrado apresenta que o Poder de YHWH foi quem produziu esta gravidez, e isto é
mais uma prova de que o "Espírito Santo" não é uma
pessoa como pensa os cristãos, porque o Ruach HaKodesh conhecido como
"Espírito Santo" não é outra coisa que o Poder de YHWH. Então o texto
Sagrado mostra que está gravidez de Miriam foi através do Poder Divino ( O
Ruach), porém não diz como foi e aqui é aonde esta o mistério. Sobre isto se pode usar três interpretações
especulativa possíveis para explicar isto.
Primeira
Que foi por meio de uma criação de um esperma novo,
porém idêntico ao de Yosef. Eu entendo que o Criador pode ter feito isto
facilmente, O Criador pode ter criado um espermatozoide do nada, porém idêntico
com o de Yosef, com todas as genéticas de Yosef porém criado, uma criação nova
e colocou no ventre de Miriam e fertilizou este óvulo, e para mim isto é
possível porque para YHWH não há nada impossível.
Segunda
A segunda especulação é a seguinte: Esta fecundação
foi produzida mediante a uma implantação de um esperma tirado pelo Poder Divino
do corpo de Yosef. Então esta interpretação especulativa é para que Yahshua
seja descendente de David, tem que ter sido gerado por Yosef, porém como não
teve uma relação sexual o que fez o Poder Divino foi tirar de Yosef um
espermatozide e implantar no ventre de Miriam e ela ficou grávida e Yahshua era
filho de Yosef, porém nasceu de uma virgem, eu não aceito esta especulação,
porém pode ter sido esta a possibilidade porque para YHWH não há nada
impossível
Terceira
A terceira interpretação especulativa de como foi que
o Espírito Santo fecundou a Miriam é a seguinte: Que pela fertilização de um
óvulo de Miriam sem a intervenção de nenhum esperma, mais simplesmente pelo
toque do Ruach HaKodesh.
Agora ciência tem demonstrado que
estas duas ultimas especulações são possíveis. A primeira especulação não pode
demonstrar a ciência de que YHWH criou um esperma assim do nada e que implantou
em Miriam, a ciência não pode explicar isto, porém segundo a ciência é possível
tirar um esperma de um homem implantar no ventre de uma mulher sem que tenha
relações os dois e a mulher ficar grávida. Também a ciência tira um óvulo de
uma mulher e o fertiliza que se chama ( fertilização
in vitro) e depois implanta novamente este óvulo da mulher e assim
ela fica grávida de um homem sem que tenha tido relações sexuais com o mesmo, e
se fizer isto com uma moça que nunca teve relação sexual este bebê nasceria de
uma virgem, e não sendo preciso romper o hímen da mulher , porem eu não entendo
quase nada de ciência, porem creio que YHWH pode ter feito. Então não se pode
dizer que seja impossível que YHWH tenha feito isto quando os homens podem
fazer.
A terceira interpretação especulativa também é
possível para a ciência, porque eles tem fertilizado em óvulos de animais com
uma agulha muito fina com esperma e este óvulo fica fertilizado. Então, se os
científicos podem fazer isto de fertilizar um óvulo e mesmo que seja de um
animal com um toque de uma agulha finíssima, então o que não pode fazer o Todo
Poderoso, Ele pode ter fertilizado o óvulo de Miriam com um simples toque com o
Seu poder o Ruach HaKodeh sem ter a necessidade de nenhum esperma de nenhuma
classe.
Então na minha opinião nestas três interpretações
especulativas foi o que aconteceu ai com Miriam, e o que fica claro ai é que
este bebê não era fruto de nenhum homem e que Yosef devia receber a ele como
seu filho, e o interessante também é que Yosef não veio a ser um homem justo
pelo fato de ter aceitado isto, senão que ele aceitou isto porque era um homem
justo, e com isso chegou a ser legalmente o pai de Yahshua. Porém alguém pode
perguntar: E como Yosef chegou a ser o pai de Yahshua se ele não o gerou?
A resposta é simples; ao oitavo dia Yosef e Miriam
levaram este bebê ao Templo, o circuncidaram como manda a Toráh e o registraram
como Yahshua ben Yosef ben Miriam, simples! Porem ao ficar Yahshua registrado
no registro demográfico do Templo de Yerushalayim, adquiria todos os
direitos legais do seu pai Yosef e incluso os direitos legais por genealogia,
ou seja, que lhe dava o direito de ser descendente de David como qualquer outro
descendente de David. Portanto adquiria também através desta adoção o direito
ao Trono de David. Yosef não estava ignorante da profecia de Isaias 7:14 para a
Casa de David, porque nesta profecia diz que um sinal de uma virgem era um
sinal para a Casa de David, então Yosef sabia que o Mashiach teria que nascer
de uma virgem e que seria descendente de David segundo Isaias 11:1 e Oseias
3:5, e que seria pela linha de Salomão segundo Oseias 3:5 e Jeremias 23:5-39.
Então Yosef finalmente entendeu todo este enigma e
aceitou a vontade Divina.
Yahshar Ben
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