quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Profecia de Isaías 7:14 se aplica ao Messias? Quarta Parte




Então, agora sim, voltando a Mateus para gente encerrar o estudo.


Tradução de Matiti'Yahu Shem Tov:

Uledat mYahshua hayah bezer haofan; Uayhi kaasher hayah imo arusah leYosef kodem sheyada otah nimtset me'overet meRuach HaKodesh.

E o nascimento de Yeshua foi desta maneira: Aconteceu que estava sua mãe desposada com Yosef, antes de que ele a conhecesse, ela se encontrava grávida pelo Espírito Santo.

Disse o texto que Miryam estava "desposada com Yosef", e o hebraico chama de "arusah", e quem conhece um pouco da cultura hebreia sabe que o casamento hebreu consiste de duas partes:

 O compromisso que em aramaico  se chama "arushim, kidushim e boda propriamente dita, duas partes, o compromisso e a boda, o erusim e o nisuim que também se chama "chupah". O desposório é um compromisso que se considera tão sagrado como a mesma boda, e muitos "messiânicos" que estão ensinando que Yosef teve relações com Miryam antes de se casarem e por isso Yahshua é filho carnal de Yosef. Isto é mentira, isto é somente uma interpretação, uma especulação para agradar aos judeus. Então, durante o tempo que transcorre entre o desposório e as bodas os noivos não podem ter intimidade. Neste período entre o desposório e as bodas se a noiva tiver intimidade com outro homem isto se considera adultério, igualmente como se ela estivesse casada, porque o desposorio é tao vinculante e tão sagrado que se considera os noivos como se fosse casados.

O verso 18 também disse: "antes de que ele a conhecesse, ela se encontrava grávida pelo Espírito Santo". O que significa quando diz "antes que ele a conhecesse"?

Muitos que dizem que Yeshua era filho carnal de Yosef, porque Yosef teve relações antes do casamento com Miriam e isto não se considerou adultério porque já estavam comprometidos porque ela era de menor. De onde tiram estes argumentos este povo? Somente dentro da imaginação dos adversários do Mashiach. O texto diz "antes de que ele a conhecesse, ela se encontrava grávida pelo Ruach HaKodesh".

Este 'antes que a conhecesse" significa "antes que ele tivesse relação sexual com ela". A palavra conhecer quando se usa no hebraico "kodem sheyadá otah " antes de conhecer a ela" e este conhecer a ela que se menciona aqui, na cultura hebreia quando se fala de um homem conhecer uma mulher, não significa que eles estão se apresentando "oi eu sou José, ah eu sou Maria", não, este ritual moderno de dizer olha eu conheci uma pessoa e etc, etc,. Não se trata disto, porque na cultura hebreia quando diz que um homem conheceu uma mulher, significa que este homem teve relações com esta mulher, isto é o que significa "conhecer" em hebreu. Quando disse a Toráh "Adão conheceu a Eva e teve um filho.." não quer dizer que Adão conheceu esta mulher por acaso e lhe disse: "Oh muito prazer eu sou Adão e você como se chama: Ah eu me chamo Eva" não, não significa isto porque a palavra "conhecer" aqui significa que Adão teve relações com Eva e dai nasceu seu filho tal. Então é o mesmo no caso de Yosef e Miryam que disse que "antes que ele a conhecesse", e isto quer dizer que, quando Miryam ficou grávida Yosef não teve relações com ela, ou seja, não a conheceu.

Então os irmãos que estão pregando o contrario, estão jogando por terra a palavra de YHWH através de um anjo, porque as Escrituras desmente este teoria de que Yeshua era filho de Yosef carnalmente e dizem que este período não se conta como adultério porque ela era de menor, porque tem uma parte no Talmud que diz "que se um homem ter relações sexual com uma jovem menor de 13 anos não é nada.." Em outras palavras, para os Talmudista isto não se conta como uma fornicação e ele não esta obrigado a se casar com ela. E isto é o que questionam os Ortodoxos que isto foi assim, porem o texto não disse isto, disse que foi "antes que ele a conhecesse" e alguns messianisco que não aceitam isto aceita outros escritos apostólicos porem não aceitam este, porem ou aceita tudo ou não aceita nada, porque eu não posso corta as partes das Escrituras que eu não gosto e aceitar o resto. Por tanto os que defendem que Yeshua é filho de Yosef segundo a carne (relação sexual) é para assegurar que ele descende de David por meio de Yosef. Mentira!. Muitos se apegam a este texto de Romanos:

Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne. Romanos 1:3

Isto é um hebraísmo para dizer que Yeshua é um descendente direto de David. Porém quando diz ai "segundo a carne" quer dizer que veio em forma humana. O Mashiach descende de David segundo a carne por parte da sua mãe Miriam que foi descendente de David. Se ela foi fecundada por um esperma de Yosef, foi mediante o poder Divino e não mediante uma relação sexual, porque de outro modo Miriam não teria dito "nunca conhece varão"
Tambem disse o verso 18: "ela se encontrava grávida" que em hebraico é "me'overet ", e me'overet é um processo que se une segundo a ciência que se une um esperma masculino com o óvulo da mulher para juntar uma nova criatura, porém no caso de Miriam este processo não se realizou de maneira normal, não foi por uma intervenção de um homem que ela ficou grávida, porque isto foi através de um milagre que realizou o Criador mediante o Seu Ruach HaKodesh "...antes de que ele a conhecesse, ela se encontrava grávida pelo Espírito Santo" (Mateus 1:18)

Em hebraico não tem o artigo defindo quando diz na Tradução de João Ferreira" achou-se ter concebido do Espírito Santo" em hebraico não tem "do", então se pode traduzi "ela ficou grávida pelo Espírito Santo

Segundo a profecia de Isaías 7:14 o qual estudamos anteriormente, o sinal especial do nascimento do menino Mashiach, era que ele nasceria de uma virgem, e os judeus Tradicionais Ortodoxos negam isto que o Mashiach tenha nascido de uma virgem, porque Isaías 7:14 requer que o Mashiach nascesse de uma virgem e porque? Porque a fecundação de Miriam se realizou por obra do Criador mediante seu Santo poder Onipotente sem a necessidade de uma relação humana, e nenhum discípulo poderia negar isto, porque a mesma Escritura que fala de Yeshua, que apresenta Yeshua como Mashiach e eles o aceitam, é a mesma que disse isto, que isto foi por intervenção Divina.

E Yosef era um homem justo, e a não desejava habitar com ela e nem expor a ela a vergonha, nem liga-la a morte, porém foi seu desejo deixá-la secretamente. Mateus 1:19

Ve'Yosef ish tzadik hayah velo ratsah leyoshev imah velo legalutah lehaviah lemut aval hayah rotseh lekhasot alecha

O interessante aqui é que o hebraico e o grego ambos concordam que Yosef era um homem justo, porém, o grego interpreta o hebraico "ish" como  "aner autes" (marido dela ), porém o hebraico coloca com o genérico (homem justo) "ish tzadik". Também disse o verso que Yosef não desejou habitar com ela, e esta frase esta ausente no texto grego, porém o hebraico de Shem Tov usou esta frase " e não deseja habitar com ela". Isto quer dizer que Yosef penssava que ela tinha sido infiel a ele e que ficou grávida com uma relação com outro homem, e por isso diz o texto que ele não queria habitar com ela, porém mesmo assim ele queria protege-la e evitar para Miriam uma vergonha pública a qual estava exposta as mulheres adulteras, porém Yosef não queria somente não levá-la a uma vergonha pública, mas também não queria expor a ela a morte. Agora, ao que se refere isto quando diz o texto hebraico "nem liga-la a morte" ?

Segundo a Toráh (Deut. 13) não se pode mostrar piedade e nem esconder a um adultero para evitar que se propagasse o adultério em Yisrael. Então, que de modo ao esconder ou encobri-la  a Miriam Yosef se fazia violador da Lei, porque a Lei não somente proíbe o adultério mais também proíbe o adultero, contudo Yosef se propôs a esconder a Miriam e nisto ela estava violando a Toráh, se Miriam fosse uma adultera como Yosef pensou naquele momento e ao esconde-la ele estava violando a Toráh e colocando em perigo três vidas, a vida de Miriam, a vida do nenê e a vida dele próprio. O grego fala somente que ele não queria levá-la a uma vergonha publica, porém o texto hebraico adiciona esses elementos que torna o texto mais judeu, mais hebreu.

Então, o desejo de Yosef foi esconder a Miriam, isto quer dizer que, para evitar a morte que sentenciava a Toráh, porém mesmo que ele a deixa-se a barriga de Miriam iria crescer e todos pensariam assim como ele que ela teria cometido adultério e de todo modo ela seria apedrejada, porém nada disso aconteceu, porque teria que ser cumprido o propósito Divino, e o propósito Divino era trazer o Mashiach ao mundo através de uma virgem como um sinal para Yisrael de que Este era o Mashiach prometido 
  
E, projetando ele isto em seu coração, eis que em sonho lhe apareceu um mensageiro, dizendo: Yosef, filho de David, não temas receber a tua esposa Maria, porque o que está concebido nela é obra do Espírito Santo. Mateus 1:20

Uvchashvo bezeh hadavah beivo vehineh malach niráh elav bacholam veamar Yosef ben Dawid al tirah liqachat ishtechá Miryam shemaRuach haKodesh hi me'overet 

Aqui disse que Miriam ficou grávida do Ruach HaKodesh e como foi isto? Este anjo conhecia a verdade do assunto? Se Miriam estava grávida de Yosef não sabia este anjo? Porém este anjo explicou e esclareceu a Yosef como foi que aconteceu. Esta anjo esclareceu que a gravidez de Miriam foi produzido pelo Poder de YHWH que neste caso aqui é o Ruach HaKodosh, e o texto Sagrado apresenta que o Poder de YHWH foi quem produziu esta gravidez, e isto é mais uma prova de que o "Espírito Santo" não é uma pessoa como pensa os cristãos, porque o Ruach HaKodesh conhecido como "Espírito Santo" não é outra coisa que o Poder de YHWH. Então o texto Sagrado mostra que está gravidez de Miriam foi através do Poder Divino ( O Ruach), porém não diz como foi e aqui é aonde esta o mistério. Sobre isto se pode usar três interpretações especulativa possíveis para explicar isto.

Primeira

Que foi por meio de uma criação de um esperma novo, porém idêntico ao de Yosef. Eu entendo que o Criador pode ter feito isto facilmente, O Criador pode ter criado um espermatozoide do nada, porém idêntico com o de Yosef, com todas as genéticas de Yosef porém criado, uma criação nova e colocou no ventre de Miriam e fertilizou este  óvulo, e para mim isto é possível porque para YHWH não há nada impossível.

Segunda 

A segunda especulação é a seguinte: Esta fecundação foi produzida mediante a uma implantação de um esperma tirado pelo Poder Divino do corpo de Yosef. Então esta interpretação especulativa é para que Yahshua seja descendente de David, tem que ter sido gerado por Yosef, porém como não teve uma relação sexual o que fez o Poder Divino foi tirar de Yosef um espermatozide e implantar no ventre de Miriam e ela ficou grávida e Yahshua era filho de Yosef, porém nasceu de uma virgem, eu não aceito esta especulação, porém pode ter sido esta a possibilidade porque para YHWH não há nada impossível

Terceira

A terceira interpretação especulativa de como foi que o Espírito Santo fecundou a Miriam é a seguinte: Que pela fertilização de um óvulo de Miriam sem a intervenção de nenhum esperma, mais simplesmente pelo toque do Ruach HaKodesh.

Agora ciência tem demonstrado que estas duas ultimas especulações são possíveis. A primeira especulação não pode demonstrar a ciência de que YHWH criou um esperma assim do nada e que implantou em Miriam, a ciência não pode explicar isto, porém segundo a ciência é possível tirar um esperma de um homem implantar no ventre de uma mulher sem que tenha relações os dois e a mulher ficar grávida. Também a ciência tira um óvulo de uma mulher e o fertiliza que se chama ( fertilização in vitro) e depois implanta novamente este óvulo da mulher e assim ela fica grávida de um homem sem que tenha tido relações sexuais com o mesmo, e se fizer isto com uma moça que nunca teve relação sexual este bebê nasceria de uma virgem, e não sendo preciso romper o hímen da mulher , porem eu não entendo quase nada de ciência, porem creio que YHWH pode ter feito. Então não se pode dizer que seja impossível que YHWH tenha feito isto quando os homens podem fazer.

A terceira interpretação especulativa também é possível para a ciência, porque eles tem fertilizado em óvulos de animais com uma agulha muito fina com esperma e este óvulo fica fertilizado. Então, se os científicos podem fazer isto de fertilizar um óvulo e mesmo que seja de um animal com um toque de uma agulha finíssima, então o que não pode fazer o Todo Poderoso, Ele pode ter fertilizado o óvulo de Miriam com um simples toque com o Seu poder o Ruach HaKodeh sem ter a necessidade de nenhum esperma de nenhuma classe.

Então na minha opinião nestas três interpretações especulativas foi o que aconteceu ai com Miriam, e o que fica claro ai é que este bebê não era fruto de nenhum homem e que Yosef devia receber a ele como seu filho, e o interessante também é que Yosef não veio a ser um homem justo pelo fato de ter aceitado isto, senão que ele aceitou isto porque era um homem justo, e com isso chegou a ser legalmente o pai de Yahshua. Porém alguém pode perguntar: E como Yosef chegou a ser o pai de Yahshua se ele não o gerou?
A resposta é simples; ao oitavo dia Yosef e Miriam levaram este bebê ao Templo, o circuncidaram como manda a Toráh e o registraram como Yahshua ben Yosef ben Miriam, simples! Porem ao ficar Yahshua registrado no registro demográfico do Templo de Yerushalayim, adquiria todos os direitos legais do seu pai Yosef e incluso os direitos legais por genealogia, ou seja, que lhe dava o direito de ser descendente de David como qualquer outro descendente de David. Portanto adquiria também através desta adoção o direito ao Trono de David. Yosef não estava ignorante da profecia de Isaias 7:14 para a Casa de David, porque nesta profecia diz que um sinal de uma virgem era um sinal para a Casa de David, então Yosef sabia que o Mashiach teria que nascer de uma virgem e que seria descendente de David segundo Isaias 11:1 e Oseias 3:5, e que seria pela linha de Salomão segundo Oseias 3:5 e Jeremias 23:5-39.

Então Yosef finalmente entendeu todo este enigma e aceitou a vontade Divina.

Yahshar Ben


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