O que será o Dom de Línguas? Será?
Primeiramente, pedimos ao Pai que este tema seja um tema de restauração daquilo que os profetas falaram que nos últimos Tu derramaria do Teu Espírito sobre toda a carne. Então que o Eterno nos ajude a entender as Escrituras como entenderam os profetas, como entenderam os apóstolos. Que o Eterno nos ajude a entender o porque o Nosso Salvador Yahshua disse que convinha que ele fosse e que ele nos enviaria o consolador, é o Espírito da Verdade.
Vamos começar este tema lendo a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14 e vamos ver o que significa este tema de falar
em línguas, todos estes movimento do riso santo que sem duvidas alguns de nós
experimentamos um dia em carne e ao vivo. Então as
perguntas que vamos tratar de responder neste reunião são as seguintes:
A primeira
pergunta é: Se todas estas manifestações que acontece nos círculos pentecostais
e carismáticos que é as línguas, os gemidos, as risadas santa, as caídas para
trás, a embriaguei do "Espírito", as dores de parto, e vamos ver se todas estas
coisas são sinais ou manifestações divinas do Espírito Santo, ou se somente é
fanatismo religioso, se somente é sugestão da multidão. Qualquer
pessoa pode buscar no YouTube vídeos a respeito do tema de falar em línguas e
vamos ver praticamente toda uma multidão e alguém dar um sopro que segundo ele
é do espírito e a multidão cai para trás, outros rodopiam, pulam danças e etc.
Então o que será isto? Será uma espécie de hipnose, ou realmente será algo
divino? Se for somente um fanatismo religioso então não vai valer apenas agente
gastar todo nosso tempo neste tema, porque se somente for um fanatismo
religioso não há porque agente se meter a estudar este assunto. Porém se vem do Eterno estas manifestações então é para o que? Para o que são estas manifestações? O que trata de ensinar o Eteno através destas manifestações?Qual
é o seu propósito? O que significa?
Então, só
existe duas possibilidade: Ou isto é um engano, é uma mentira e alguns como
dizem muitos que é uma obra de satanás, ou isto não é uma obra de satanás e sim
tem algo divino. Porém se tem algo divino o que será então? Será que esta
documentado? Será que estar escrito no Antigo Testamento? Porque
quando o apóstolo Paulo vai ensinar a cerca dos dons de línguas devemos pensar
que não existia o Novo Testamento, ou seja, Paulo não chegava a uma congregação
Cristã, ele chegava em uma sinagoga e usava as Escrituras de Moisés e dos
profetas, então Paulo não chegava em uma sinagoga ou uma comunidade e dizia:
Abram suas Bíblias em I de Coríntios Capitulo 14, não, ele tirava os rolos das
Escrituras e ensinava da Toráh e dos profetas, então se Paulo vai ensinar
acerca dos dons de línguas ele tinha que fundamentar este estudo com as
Escrituras Hebreias, se não o povo iria dizer: Paulo do que você esta nos
falando? Então da onde esta tirando Paulo todo este ensinamento de I Coríntios
14?
A outra
pergunta que vamos estar fazendo é: Será que as línguas que se menciona no Novo
Testamento no livro de Atos é o mesmo que acontece agora nos círculos cristãos
pentecostais? Será que todas essas experiências, de sons de línguas
arrancalabacita, sacalabaçuca, carastorianda lararlalalalrara choriarca se
acar? Será que esta era a maneira de línguas que se menciona no livro de Atos e
estou falando de uma maneira com muito respeito. Então será que esta era o que
fez Cornélio quando ele recebeu o Dom do Espírito Santo em Atos capítulo 10? Estas
manifestações espirituais, todas estas línguas dentro dos movimentos de todos
os tempos são o movimento que mais gente está se alcançando. As denominações
que negam tudo isto a partir da década dos anos 70, as denominações antigas não
tem tido crescimento, porém a grande onde de crescimento da década de 70 em
diante se deve a denominações que promovem tudo isto do falar em Línguas, então
temos que tratar com bastante respeito este tema, porque eu aqui sou fruto
deste tipo de movimento e creio que a maioria dos que agora estão no movimento
das raízes Hebreias da fé em algum momento andaram assim também. Então de
alguma maneira Elohim tem usado todos, porque Elohim tem um plano perfeito.
Então como
introdução ao Capitulo 14 de I Coríntios vamos ler o capitulo 13. I Coríntios
13 agente vai ler como uma introdução ao que vai começar falar o apóstolo Paulo
no capitulo 14. Também devemos lembrar que na época em que se escreveram os
livros da Bíblia não existia capítulos e versículos, e isto foi feito
posteriormente com o objetivo de encontrar mais facilmente as passagens, porém
quando Paulo estava escrevendo isto ele não ia dizendo capitulo 13 verso 1-2-3,
porém ele vai expressando um ideia e esta ideia vai em todo um contexto
1 Coríntios 13:1 Ainda
que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria
como o metal que soa ou como o sino que tine.
Aqui é aonde
muitos enfatizam estas línguas angelical, então dizem que quando estão falando
todos estes sons sem sentido que não são idiomas e nada, então eles dizem que
estas línguas que eles falam é uma línguas angelical. Porém se agente vai as
Escrituras veremos que em nenhuma parte da Bíblia diz que os anjos falaram com
sons sem sentidos. Então em qual idioma falavam os anjos? Quando agente ver
todas as questões escritural aonde agente ver um anjo falando em qual idioma os
anjos estavam falando? No idioma em que eles podiam ser entendidos. Porque
quando um anjo aparecia a alguém ele não dizia Arrancalabacita, redecovianuvia carabaxo não, eles
não diziam isto , eles chegavam em falavam em uma linguagem em que podia
entender a pessoa para qual ele estava falando. Então o que
era que comumente falavam os anjos? Eles somente se contentam em esta louvando
e exaltando ao Eterno. Kadosh Kadosh Kadosh. Santo Santo Santo é o Senhor de
toda a terra, toda a terra esta cheia de sua gloria. Então a linguagem dos
anjos é uma linguagem de exaltação e do cumprimento da vontade Divina. Isto são
as línguas do anjos. Porem quando
eram enviado a trazer uma mensagem aos homens eles falavam na língua dos homens
1 Coríntios 13:2 E
ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a
ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os
montes, e não tivesse amor, nada seria.
1 Coríntios 13:3 E
ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda
que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me
aproveitaria.
1 Coríntios 13:4 O
amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com
leviandade, não se ensoberbece. 1 Coríntios 13:4
1 Coríntios 13:5 Não
se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não
suspeita mal;
1 Coríntios 13:6 Não
folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
1 Coríntios 13:7 Tudo
sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:8 O
amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, desaparecerá;
Notem o que
esta dizendo aqui porque isto será muito importante, porque Paulo esta dizendo
aqui que chegará um momento em que as línguas cessarão
1 Coríntios 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em
parte profetizamos;
"Porque, em parte, conhecemos"
isto significa que por mais que agente esteja tratando de explicar as
Escrituras ninguém pode chegar e dizer: 'Esta é a verdade absoluta" Porque somente as
Escrituras é a Verdade absoluta. Nós quando tratamos de fazer um estudo Bíblico
estamos tratando de interpretar em base ao nosso entendimento o que disse as
Escrituras. Quando nós falamos de um tema das Escrituras, nós estamos simplesmente
transmitindo nosso estudo e nossa compreensão a cerca de um determinado tema.
Então tampouco podemos dizer que isto é a verdade absoluta, não, porque Shaul
diz:
1 Coríntios 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos
1 Coríntios 1310 Mas, quando vier o que é perfeito,
então o que o é em parte será aniquilado.
Então quando
cessarão as línguas? Quando vier o perfeito. E o que será o perfeito?
1 Coríntios 13:11 Quando
eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino,
mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
1 Coríntios 13:12 Porque
agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço
em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
E nesta época os
espelhos não são como os espelhos de hoje em dia. Nesta época os espelhos eram
de metal, e por mais que este metal fosse polido não se alcançava ver a imagem
perfeita como vemos nos espelhos de hoje que são de cristais. Porém na época de
Paulo os espelhos eram metálicos, então não se alcançavam ver. Então Paulo esta
usando esta ilustração para dizer que ele via assim, que não se via claramente
1 Coríntios 13:13 Agora,
pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o
amor.
Ok. Para poder
entender este tema das línguas vamos fazer uma viagem a tempos Bíblicos e vamos
viajar a quase dois mil anos da época do apostolo Paulo. Vamos nos imaginar que
estamos em uma sinagoga e vamos começar a escutar este tema das línguas, aonde
Paulo tem que fundamentar este assunto com as Escrituras hebreias.Vamos fazer o uso
de uma das sete regras de interpretação Bíblica que usou um rabino muito
importante de um pouco antes da época de Yeshua. Este rabino foi o que depois
um dos seus alunos seria o rabino do apostolo Paulo que se chamava Gamaliel.
Então temos que influência que teve o apostolo Paulo na hora de ensinar e
porque? Porque Paulo sem dúvidas usou
muitas dessas influencias na hora de ensinar.
Um pouco antes de
Yeshua existia um rabino muito famoso chamado Hilel, e este Hillel ensinou
sete regras de interpretações básicas para poder interpretar a Bíblia. Ou seja,
sete princípios para não errar na interpretação das Escrituras. Um desses
princípios de Hilel para interpretar as Escrituras é conhecido como o tipo de
Protótipo derivado de um versículo, e o que significa isto? Significa o
seguinte:
Uma passagem cuja
interpretação é evidente, é pai ou se usa para reger o seguinte caso similares. Exemplo: O que
foi usado especificamente como instrumento para libertação do povo de Yisrael
no primeiro êxodo no Egito? O sangue de um cordeiro. Então o sangue de um
cordeiro foi o instrumento de libertação da escravidão. De acordo a profecia
Bíblia quantos êxodos vai existir? De acordo com as Escrituras será o êxodo do
Egito o único êxodo, ou vai existir algum outro êxodo? Segundo a Bíblia haverá
dois êxodo, o primeiro foi o do Egito, e o segundo de acordo com Jeremias 16
será de todas as nações
Jeremias 16:14 Portanto,
eis que dias vêm, diz YHWH, em que nunca mais se dirá: Vive YHWH, que fez subir
os filhos de Israel da terra do Egito.
Jeremias 16:15 Mas: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais .
Jeremias 16:15 Mas: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais .
Então, o primeiro
êxodo no Egito é um antecipo do que será o segundo êxodo de todas as nações.
Porque esta escrito que Aquele que dispersou a Yisrael, Ele juntar novamente
como a galinha ajunta seus pintinhos. Então aplicando a regra de interpretação
de Hilel. Se o sangue do cordeiro foi usado para a libertação do Egito, então o
que se utilizará para o segundo êxodo? O mesmo, o sangue do Cordeiro será o
instrumento para trazer de volta a Yisrael, e porque teve que ter este derramamento de sangue no madeiro?
Porque o Messias veio salvar a seu povo dos seus pecados, e través do madeiro
agora o Eterno tem a justificação para resgatar a seu povo impuro dentre as
nações e porque? Porque já foi efetuada a purificação acerca de um sangue de um
cordeiro, então agora Yisrael pode voltar dentre todas as nações, disse em
Êxodo
Êxodo 4:22 Então dirás a Faraó: Assim diz YHWH: Israel é
meu filho, meu primogênito.
Então, o que é
que salva aos primogênitos? O sangue de um cordeiro. Isto é regra de
interpretação de Hilel. De modo que a
passagem da Páscoa e do derramamento de sangue de um cordeiro, é pai para todos
os temas de libertação e direção rumo a Terra Prometida. Então, cada vez em que
se fala de sangue de cordeiro tem a ver com, libertação e retorno a Terra
Prometida para possuí-la. Então, aplicando
este principio de Hilel, vamos analisar o tema das Línguas do Espírito Santo,
usando este mesmo principio. Então antes de entramos especificamente no tema
das Línguas e os dons espirituais, vamos esclarecer uma definição e porque?
Porque um dos grandes problemas das traduções é, que uma vez em que se começa a
traduzir o hebraico aos diferentes idiomas, e já na hora de traduzir pode ser
que já se perda muito da essência original. Quando lemos uma tradução em
Português e no chamado Novo Testamento nos encontramos muito o término Espírito
Santo, e em primeiro lugar no temos que entender o seguinte:
N°1 Esta
expressão Espírito Santo foi traduzida. A expressão "Espírito Santo" foi traduzida
do idioma original, porém qual foi o idioma que se traduziu a expressão
"Espírito Santo"? do hebraico, então em Hebraico o término
"Espírito Santo" o que significa? E quando nós atualmente dizemos a
alguém: "Olha, o Espírito Santo me revelou isto, me disse aquilo", e
na maioria dos círculos cristão pentecostais quando se fala do "Espírito
Santo" o que vem na mente de muitas pessoas? Vem na mente dessas? Vem na
mente de muitas pessoas que tem sido instruída na doutrina que traz sobre o
"Espírito Santo" O que se
imagina na mente de um cristão? Uma pombinha, e imediatamente se conecta a
mente de muitos com a "terceira pessoas da Trindade", e em muitos
quadros estão a figura de "Jesus" e por cima da sua cabeça esta uma
pombinha e para muitos isto representa a " Santíssima Trindade" O Pai,
o Filho e o Espírito Santo, e em muitos quadros estão a figura de
"Jesus" e por cima da sua cabeça esta uma pombinha e para muitos isto
representa a " Santíssima Trindade" O Pai, o Filho e o Espírito
Santo. Porém será que esta imagem representa a terminologia e os conceitos
hebreus que os profetas, os apóstolos trataram de manifestar?
Então
definamos o termino original do qual se traduz "Espirito Santo" e
aqui eu tive uma grande surpresa, porque aqui em me dei conta do valor e da
importância de conhecer as Escrituras no idioma original, porque se há de vir
restauração as nações, será quando se cumpra a profecia de Sofonias 3:9 que diz
que a língua sagrada será restaurada, e hoje em dia existe muitas ferramentas e
facilidade para começar a ler o hebraico. Então a surpresa que eu encontrei ao
buscar o termino do qual se traduziu
"Espírito Santo" em hebraico, e o termino é as duas palavras?
A palavra "Espírito" em hebraico é a palavra Ruach, e
"Santo" que é uma palavra que esta em masculino é a palavra Kadosh,
"Santo" em masculino é Kadosh, porém como se difunde comumente o
"Espírito Santo" em hebraico é a palavra Kodesh, Ruach Kodesh, porém
Kodesh não é "Santo" em masculino, porque Kodesh é a palavra
"Santo" em neutro, Kodeh não tem gênero.
O que
acontece é que muitas pessoas usam o termino Ruach HaKodesh, ou seja, coloca-se
o artigo "Ha", então quando alguém entra nos círculos Messiânicos, ou
nas raízes hebreias já não usam mais a palavra "Espírito Santo",
agora já dizem o Ruach HaKodesh, kadoshim, e as pessoas dizem: Oh este ai sabe
hebraico que lindo, então ai já surge uma doutrina do
Temos que
também entender que esta Tradução Espírito Santo” é uma expressão que foi
traduzida do idioma original que pela primeira vez foi usado este termino
Espírito Santo. Então de qual idioma se traduziu o termino Espírito Santo? Do
hebreu. Em hebraico
o termino Espírito Santo o que significa? Quando agente diz olha o Espírito me
falou, o Espírito Santo me disse a uma pessoa cristã o que esta na mente desta
pessoa quando escuta Espírito Santo? O que vem a mente desta pessoa? Vem a
doutrina que se tem instruído sobre a o termino Espírito Santo. Então vem logo
na mente da pessoa uma pombinha e logo ela conecta com o Espírito Santo. Também
vem em sua mente a terceira pessoa que representa a Trindade. Então o
termino original de onde foi traduzido Espírito Santo e aqui foi aonde eu tive
uma grande surpresa. Aqui foi aonde me dei conta da importância de ler as
Escrituras no idioma original, porque se há de vir restauração as nações, será
quando se cumpra a profecia de Sofonias que diz que a Língua Santa há de ser
restaurada. E hoje existe muitas ferramentas e facilidades para começarmos a
ler o hebraico.
Então como
normalmente se difunde o termino Espírito santo que em hebraico a palavra
Espírito é Ruach, e Santo é a palavra santo em masculino é a palavra Kadosh Porém quando
se definem Santo nos movimentos das raízes hebreias é Kodesh, ou seja Ruach
HaKodesh, porém Kodesh não é santo não é santo masculino, Kodesh é santo
neutro. Ou seja, Kodesh não tem gênero. Então se fala muitos Ruach HaKodesh.
Então quando alguém entra no movimento das Raizes hebreias da fé já não dizem
Espírito santo, agora dizem Ruach HaKodesh e as pessoas dizem UAU esta pessoa
sabe hebreu.
Então já se
faz uma doutrina do Ruach HaKodeh e agora já não se ensina a Trindade, agora se
ensina Tri-unidade, e começam a falar das sefirot e um monte de coisas para
explicar que sim que o Ruach HaKodesh, e eu por muito tempo disse Ruach
HaKodesh. Porém quando
eu fui buscar em uma concordância hebraica o termino Ruach HaKodesh que se
aparece em toda Tanach este termino o que eu descobrir? Não existe, o termino Ruach
HaKodesh não se encontra na Tanach em nenhum lugar. Isto me deixou frio, pois
existe toda uma doutrina impressionante do Rauch HaKodesh e não existe este
termino, e estas duas palavras Ruach que significa vento, porque se uma pessoa
esta conversando com um Yisraelita e esta soprando muito vento, os judeus vão
dizer que o ruach esta soprando, porém ele esta falando de vento, de uma coisa
física, não se imagine que os judeu quando ouvem a palavra Ruach eles pensam
logo que é o Espírito e é a terceira pessoa da Trindade, nada disto, ele pensam
em vento e nada mas. Então, como
que não aparece o termino Ruach HaKodesh no Antigo Testamento, porém eu pensei
que se eu tirasse o artigo "Ha" e procurasse somente as duas palavras
Ruach Kodesh e me dei conta que toda Tanach, somente existe três ocasiões aonde
aparece estas palavras juntas.
A primeira é:
Salmos 51:11 Não me lances fora da tua presença, e não retires o teu Santo Espírito (רוּחַ קָדְשְׁךָ) de mim.
Salmos 51:11 Não me lances fora da tua presença, e não retires o teu Santo Espírito (רוּחַ קָדְשְׁךָ) de mim.
Aqui
não esta usando o termino "Ruach HaKodesh. Aqui esta (רוּחַ קָדְשְׁךָ) Ruach Kadshecha, ou seja, em uma
referencia na qual ele esta falando com seu Pai que está no céu e lhe esta
pedindo que Ele não tire dele Seu Espírito dele. Isto está conjugado na segunda
pessoa
A segunda e
a terceira aparece em Isaías 63:10-11 aonde está falando do Espírito Dele, está
obviamente falando do Criador
Isaías 63:10 Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo (רוּחַ קָדְשְׁךָ) portanto, ele passou a ser seu inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
Isaías 63:11 "Então ele se lembrou dos dias da antigüidade, de Moisés e seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde é ele quem colocou seu espírito santo (רוּחַ קָדְשְׁךָ) na meio deles.
Aqui aparece
o termino (רוּחַ קָדְשְׁךָ) Ruach
Kadsho, e se você ler assim como uma criança que está aprendendo o hebraico e
ler isto, e das 363 vezes em que aparece que aparece a palavra Ruach na Tanach
as maiorias dizem Ruach Elohim ou Ruach YHWH. Então na mente dos profetas
quando eles escreviam a palavra Ruach eles utilizavam de uma maneira poética,
para que as pessoas quando lesse pudesse entender com coisas da natureza, e
quando David disse que "YHWH é o meu pastor e nada me faltará", e
quando ele disse "meu pastor" supostamente não era para as pessoas
imaginassem que Elohim era um pastor que anda com suas ovelhas por ai, mais é
somente para que as pessoas se imaginem a função de um pastor em cuidar de suas
ovelhas, mostrando que assim é YHWH. Ou também quando David disse que
"YHWH é minha Rocha" e supostamente não vamos imaginar que Elohim
seja uma rocha fisicamente, ou quando disse "Torre forte é o Nome de
YHWH" e o que é uma Torre forte? As torres é aonde se colocava vigias para
ficar de atalaia olhando se vinha algum inimigo. Então era usado uma questão da
natureza, algo fisico para comparar um atributo Divino, quando disse
"Ruach Elohim" ou "Ruach YHWH" é simplesmente o Vento e o que
representa o vento? O vento representa estar em todas as partes, não o vemos
porém sentimos Sua Presença. Então quando diz "Ruach Elohim ou Ruach
YHWH" está se referendo a Presença Divina que esta em todas as partes,
então não estava em sua mente, em sua imaginação que Ruach era a terceira
pessoa, não estava nada disso, então dizer "Ruach Elohim" é outra
maneira de se expressar, assim como existe "Justiça Nossa" "YHWH
Shalom" e cada deste títulos estão relacionados com seus atributos
"Ruach Elohim" este é o atributo de Sua Presença. Então aonde entra a
confusão? Quando entram os filósofos gregos, os concílios de Niceia e entram os
filósofos gregos trazendo todos seus conceitos imaginários do que é a
"Trindade" e começam a introduzir suas ideias e que termina numa
pombinha, porém se vamos a língua original toda esta instrutura imaginaria que
não existe nos textos hebraicos, de maneira quando os apóstolos diziam
"Espírito Santo" simplesmente estavam se referindo a Presença Divina
, assim como no Tabernáculo se manifestava a Presença Divina numa coluna de
fogo, ou numa nuvem visivelmente, é o mesmo, já se manifestou, sentiram Sua
Presença, já esta outra vez entre nós, e não estava entre nós por causa dos
nosso pecados, porém ele prometeu que nos últimos dias outra vez derramaria do
Seu Espírito.
E eu sei que
isto é muito frio, porém a Bíblia tem suficiente material para fazer uma pessoa
se sentir incomoda, porém temos que voltar as veredas antigas, temos que voltar
a simplicidade das Escrituras e nos limpar de tantas filosofias conforme os
rudimentos deste mundo e voltar a Sã Doutrina, voltar aos que os profetas
diziam e ponto. Então Ruach se encontra em conexão com a Presença de YHWH, e a
outras ocasiões que as Escrituras dizem "o espírito do homem" e nem
por isso vamos pensar que o "espírito do homem" é a terceira pessoa
da "trindade". Outra ocasiões se lhe chama de "Ruach
haEmet" o Espírito da Verdade, e tampouco vamos pensar que o Ruach haEmet
é a quarta pessoa da "Tetra - unidade", não, Ruach HaEmete é simplesmente
o Espírito da Verdade, ou seja, a Manifestação da Verdade.
Então, uma
vez esclarecido isto que sustenta a toda uma teologia sobre o Espírito Santo, e
com este esclarecimento que o hebraico nos dar, cortamos qualquer vínculo com
esta doutrina dominical. Então já que foi esclarecido o tema do Espírito Santo,
que não existe isto de dar bom dia Espírito Santo, então medita, pensa e
estuda. Então vamos
as manifestações do Espírito Santo e especificamente ao dom de línguas. Então,
voltando ao principio de interpreção de Hilel que é: Tomar um texto na Tanach que
nos sirva como modelo ou como pai, para que daí possamos determinar o restante
dos versículos que falam do tema. E no caso do tema das Línguas
espirituais, qual será nosso texto modelo, ou texto pai, que nos fala acerca
das línguas. Qual será a primeira menção em toda a Bíblia acerca das línguas,
os idiomas, em hebreu Tzafot, em grego Glossa e daí vem a palavra glossário,
onde aparece pela primeira vez o tema sobre diversas línguas? Aonde podemos encontrar
a origem de todas as doutrinas sobre este assunto? No livro de Gênesis é aonde
está toda a origem dessas doutrinas das línguas. Se nós apenas tivéssemos o
livro de Gênesis, ai poderíamos reconstruir tudo que está escrito no Novo
Testamento, tudo que falou os profetas está absolutamente fundamento no livro
de Bereshit (Gênesis), por isto o profeta Isaías disse que o Eterno revela o
fim desde Bereshit (principio) Isaías 46:10.
Tudo que
disse em Gênesis tem relação com algo que vai acontecer no futuro. Então, se
nossos versículos fundamentais e modelo, vamos encontrar em Gênesis, então o
tema das línguas vamos encontra no livro de Gênesis, porém em qual parte de
Gênesis? Qual idioma falava o Eterno quando criou tudo, e quando falavam com
Adão, com Abraão? Falava em hebraico e não em aramaico, já que o aramaico
surgiu depois da Babilônia com os caldeus, então a língua usada pelo Eterno e
os patriarcas era o Paleo Hebraico, que foi o idioma pelo qual se escreveu a
Toráh. Depois do Paleo Hebreu quando os judeus passaram 70 anos na Babilônia,
então o Paleo Hebreu se converte no que hoje se conhece como o Hebraico
Moderno. Porém, qual
é o primeiro momento que causa a separação das línguas? Vamos a Gênesis
capitulo 10, e aqui vamos saber o porque teve que começar a mudanças nas
línguas
Gênesis 10:1 Estas, pois, são as
gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do
dilúvio.
Gênesis 10:2 Os filhos de Jafé são:
Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
Gênesis 10:3 E os filhos de Gomer são:
Asquenaz, Rifate e Togarma.
Gênesis 10:4 E os filhos de Javã são:
Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
Gênesis 10:5 Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo
a sua língua, segundo as suas famílias,
entre as suas nações.
E aqui está
um versículo que alguém pode se surpreender. Então se começarmos a lermos desde
de o capitulo 1 até aqui, e aqui diz: foram repartidas as ilhas dos
gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, porém
como é possível que seja conforme a língua de cada um? De qual língua está se
falando, se isto de línguas surge a partir do capitulo 11, porque apenas no
capitulo 11 é aonde diz que as línguas foram repartidas, porém porque aqui
disse sobre as línguas? Bom, isto é
um pouco parecido ao que acontece em Gênesis 1 aonde fala da narração da
criação, e logo no capitulo 2 se amplia a informação do capitulo 1 de Gênesis.
Então aqui no capitulo 10 nos fala do acontecimento, porém quando vamos lendo,
não vai necessariamente em uma ordem cronológica, as vezes simplesmente nos
menciona o fato e logo depois nos explica de qual maneira se deu a divisão das
línguas. Então aqui disse em Gênesis 10:5
Gênesis 10:5 Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo
a sua língua, segundo as suas famílias,
entre as suas nações. Gênesis 10:5
Gênesis 10:6 E os filhos de Cão são:
Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
Gênesis 10:7 E os filhos de Cuxe são:
Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
Gênesis 10:8 E Cuxe gerou a Ninrode;
este começou a ser poderoso na terra.
E aqui surge
um personagem importante, porque foi a causa de suceder isto chamado Ninrode. Verso 9
Gênesis 10:9 E este foi poderoso caçador diante da
face do SENHOR; por isso se diz:
Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.
Existe muitas
lendas, muitas tradições acerca de Ninrode de que ele foi o primeiro tirano, o
primeiro líder e disse que ele foi diante do Eterno, porém no hebreu isto pode
significar que ele foi um tirano contra o Eterno, isto é, como um rebelde,
alguém que tratou de ser independente do Eterno.
Gênesis 10:10 E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque,
Acade e Calné, na terra de Sinar.
Babel significa confusão. Então veja que foi ai aonde começou toda confusão ao principio de seu reino.
Gênesis 10:11 Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a
Nínive, Reobote-Ir, Calá,
Gênesis 10:12 E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande
cidade).
Gênesis 10:13 E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim,
a Naftuim, G
Gênesis 10:14 A Patrusim e a Casluim (donde saíram os
filisteus) e a Caftorim.
Gênesis 10:15 E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a
Hete;
Gênesis 10:16 E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
Gênesis 10:17 E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
Gênesis 10:18 E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e
depois se espalharam as famílias dos cananeus.
Gênesis 10:19 E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo
para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
Então, todas
essas regiões que surgem destes reinos de Ninrode. E logo no capitulo 11 é
aonde se menciona especificamente a divisão das línguas.
Gênesis 11:1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
Gênesis 10:2 E aconteceu que, partindo eles do oriente,
acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
Gênesis 10:3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos
tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
Ou seja, eles estão
planejando fazer cidades solidas, porém o que foi que o Eterno disse?
Separem-se, dispersem-se, encham toda a terra, porém aqui eles começam a fazer
algo oposto não, vamos nos estabelecer, vamos começar a edificar cidades
grandes, e aqui é aonde se originou a ideia de grandes capitais.
Gênesis 10:4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e
uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a
terra.
O conceito
de nome desde a perspectiva hebreia, nome tem a ver com uma doutrina, com um
ensinamento. Ou seja, quando diz para se invocar o Nome do Eterno e a
muitíssima controvérsia no âmbito das Raízes Hebreia com repeito ao Nome, tem
certos grupos que dizem: Não o Nome se pronuncia assim, e outros dizem, não
este grupo está equivocado, o Nome se pronuncia desta maneira, e todo mundo
tratando de dizer como deve se pronunciar o Nome do Eterno. Porém isto em certo
ponto é irrelevante porque? Porque de nada serve saber a pronuncia do Nome perfeitamente
como se pronunciava em Paleo Hebreu, como se pronunciava na época de Moisés, de
nada serve se na realidade a pessoa não sabe o que é o conceito do Nome. Tem
muitas pessoas dizendo: ah eu sim pronuncio o Nome corretamente e esses ai se
vão ao “inferno” porque não sabem pronunciar o Nome correto, então será que
estas pessoas sabem o conceito do Nome?
Na
realidade, de nada serve conhecer a pronuncia, se não sabe quais implicações do
Nome é viver de acordo aos ensinamentos da Toráh, conforme aos mandamentos, ao
caráter daquele a quem Seu Nome está sendo invocado. Quando Yeshua ensinavam
ele dizia: em nome de quem vem? O que significava isto? Quem é teu mestre? Quem
é que te ensina, que te instrui? Qual é a tua doutrina? A pergunta em que nome
vem é a mesma pergunta que atualmente fazem e dizem as denominações: quem é tua
cobertura? De qual denominação é você? É o mesmo significado e porque? Porque
atualmente quando alguém está ensinando a se pergunta: quem é teu pastor para
ver se eu vou te escutar. Na época de
Yahshua era igual. Em nome de quem você vem? Quem é teu rabino? Quem te
ensinou? E o que dizia o Messias? Em venho em Nome do Meu Pai, ou seja, eu
venho na doutrina do Meu Pai, nos seus ensinamentos, na sua Instrução, as palavras que eu
falo, não as falo de mim mesmo, senão o Pai que me enviou Ele é quem me da as
palavras.
Então, se as pessoas entendesse isto, acabariam as pelejas das pronuncia do Nome Divino, porque é tão controversial este tema que o que importa é o Significado do Nome, porque se eu pronunciar o Nome de uma maneira, e esta maneira vai me colocar em peleja com outra pessoa, então qual é a edificação nisto? Então quer dizer que o Nome está trazendo tropeço e esta evitando que outras pessoas se aproximem. Em um tempo eu também foi muito enfático com o Nome, porém o que me tirou o selo foi ver que o profeta Daniel ele escreve algumas de suas sessões de profecias em aramaico porque ele foi levado a Babilônia, e quando eu vi o que Daniel escreveu eu fiquei em choque, porque Daniel utiliza para referir-se ao Eterno o nome aramaico de um deus falso dos arameus, e Daniel usa este nome de um deus falso para se referir ao Eterno Todo Poderoso de Yisrael em sua profecia. Então quando eu vi Daniel fazendo isto eu disse: Uau se Daniel estivesse hoje entre nós dizendo isto, os que afomentam o Nome por ai já nem consideraria a Daniel como um profeta. Então desde ai o meu olhos se abriram O importante é que as pessoas entenda o que eu estou dizendo, se dizer "Deus, Senhor" vai fazer com que as pessoas entendam o que eu estou falando, pois melhor assim.
Gênesis 11:4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e
uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a
terra.
Ou seja,
eles queriam criar uma doutrina, um prestigio
Gênesis 11:5 Então desceu o SENHOR para
ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
Gênesis 11:6 E o SENHOR disse: Eis que o
povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e
agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Gênesis 11:7 Eia, desçamos e confundamos
ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Gênesis 11:8 Assim o SENHOR os espalhou
dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Gênesis
11:8
Gênesis 11:9 Por isso se chamou o seu
nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali
os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
Ou seja, ter
diferentes línguas está conectado com dispersão, diferentes línguas significa
separação, exílio. Então vamos aplicar o mesmo principio de um versículo
protótipo para todos os demais. Este é o primeiro protótipo que encontramos
aqui em Gênesis capítulos 10 e 11 verso 1 ao 9, e o principio que vamos
aprender é: As línguas, o falar diversas línguas foi um juízo Divino. O começar
a falar em diversas línguas foi um juízo Divino e porque? Porque foram
julgados? Qual foi a causa do juízo? Foi quando os homens disseram: Façamo-nos um nome, façamo-nos
uma torre bem alta que chegue até o céu. E o que implica isto?
Isto implica o orgulho do ser humano, o orgulho de independente do Eterno, o
orgulho de dizer: Nós podemos, o humanismo, nós podemos e faremos um reino e
tudo isto tem a ver com Ninrode, assim que, façamo-nos um reino e não queremos
nada que tenha a ver com Deus.
Então o
Eterno disse: Ah vocês querem orgulho, não querem nada de mim? Então vem juízo
sobre vocês, vocês vão ser dispersados entre toda a terra. Então, uma vez que
tenhamos claro desde aqui de Gênesis qual foi a origem das línguas, então já
podemos aplicar este mesmo principio a todas as demais passagem que se fala de
um tema similar.
A pergunta
é: Quando Deus começou a tratar de restaurar o que acontecer aqui no capitulo
11 de Gênesis? Porque a grandeza deste Eterno que adoramos é que suas Misericórdias
são para sempre, que cada manha sua Misericórdia é nova, a Grandeza do Deus de
Yisrael é que Ele se compadece da sua criação como um pai se compadece dos seus
filhos, e o Eterno nem sempre ficará enojado, não estará irado para sempre, Ele
julga, porém Ele restaura, Ele faz a ferida, porém Ele mesmo a cura. Então a
pergunta é:
Quando foi
que depois disto começa um processo de restauração, de cura de toda esta
separação, porém em qual passagem vamos buscar para que nos sirva de modelo de
Restauração, aonde mostra que o Eterno outra vez vai ajuntar a separação que
causaram as línguas e o Eterno trata de ajuntar em um só idioma? Vamos falar
de certas historias que de acordo a tradição judaica tiveram este propósito, e
vamos falar de outros textos Escriturais qual podemos ver que busca esta
restauração. O primeiro deles é, que um dos propósitos segundo a tradição judia
de José o Sonhador de ir ao Egito, e isto é muito interessante se considerarmos
que José o Sonhador é um protótipo de quem? De quem será José o sonhador um
protótipo, que foi vendido por seus irmãos, que foi levado ao Egito, e ai no
Egito seus irmãos o viam e não lhe reconheciam, porém ai no Egito José era
amplamente conhecido, foi feito governador do Egito, Faraoh disse que diante de
José se dobrasse todo joelho que era o provedor de pão no Egito.
Então de
quem José será um protótipo? Do Messias Yeshua, José no Egito foi o protótipo.
E o interessante que os rabinos falam a cerca de Yosef o Sonhador. Os rabinos
dizem que Yosef era um homem sumamente brilhante intelectualmente. Que era um
homem que chegou a maneja 70 idiomas. A Tradição Judaica diz que Yosef o
Sonhador falava 70 idiomas relacionado com as 70 nações. Em outras palavras,
José Sonhador podia se comunicar com todo o mundo naquela época e porque?
Porque segundo a Tradição Judaica, a missão de Yosef foi levar a revelação do
Eterno aos gentios.
Isto é algo
muito impactante que diz o Judaísmo rabínico acerca de Yosef, que ele tinha que
levar a Toráh, a Instrução, a Revelação Divina, as Instruções Divina que vem
desde o Eden, e que a responsabilidade de Yosef era de ser luz para as nações,
e isto é muito interessante e porque? Porque Ele estava falando diante das
nações, estava sendo reconhecido entre as nações, e quando vem seus irmãos não lhe
reconheceram, os irmãos de José o viam disfarçado como um egípcio, eles se
falavam por meio de interpretes para que não soubesse quem ele era. Então de
quem mais protótipo você quer de Yahshua o Messias? É
impressionante, em todas as nações como Yeshua é reconhecido? A qualquer lugar
que vamos, tem algo, tem uma figura do Messias. E incluso em Yisrael no Rio
Jordão aonde vem pessoas de todo o mundo se batizar, está nas paredes a famosa
oração do Pai Nosso em todos os idiomas. Então é impressionante as similitudes
entre José e o Messias que há de ser luz entre as nações. Então este é um
protótipo de acordo a Tradição Rabínica sobre a Restauração, juízo Babilônia,
juízo a Torre de Babel, e segundo a Tradição restauração por José Sonhador. Porém
Biblicamente falando, em qual lugar o Eterno começa a restaurar e utilizar e a
engendrar a um povo que serviria de luz para as nações? Qual é o momento em que
o Eterno vai buscar a um povo que serviria de luz para as nações? No Egito, ai
no Egito o Eterno toma a descendência de Abraão, e qual seria a função da
descendência de Abraão? Sua função é de ser luz as nações, ser o sal da terra.
Então o Eterno os toma do Egito, os tira daí e vai leva-los rumo ao Monte Sinai
para ter um encontro com eles. Agora vamos saber o que disse o livro de Êxodo
12:37-38 para que vejamos o processo de restauração
Êxodo 12:37 Assim partiram os filhos de
Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de
homens, sem contar os meninos.
Ou seja,
estamos falando de uma quantidade impressionante de pessoas, e calculando entre
esses seiscentos mil homens e com mulheres e crianças, e geralmente sempre há
mais mulheres que homens. Então vamos supor que também tenha seiscentas mil
mulheres também qual teremos um total de um milhão e duzentos, e com as
crianças que naquela época não tinha problema de planificação familiar, era
frutificar e multiplicar. Então vamos calcular duas crianças por casal, pois
teremos outro um milhão e duzentos, então temos um total de dois milhões e quatrocentos
mil Israelitas, no mínimo dois milhões e meio. Agora,
quando Moisés vê a toda esta multidão que 400 anos antes tinha entrado no Egito
apenas 70 pessoas, e agora são cerca de dois milhões e meio, e ai Moisés disse
uma benção a toda esta multidão "Que o Eterno de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais
do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado."
(Deuteronômio 1:11) Se esta benção de Moisés se cumpriu nestes tempos que fosse
"mil vezes mais do
que sois" o que quer dizer? Se no primeiro êxodo tinha
dois milhões e quatrocentos mil, no segundo êxodo que está por vir
quantos Israelitas deveria de ter neste
momento, se a benção de Moisés se cumpriu? Multiplique
dois milhões e quatrocentos mil por mil = 2,5 milhões, e quantos habitantes há
no planeta? Ao redor de 7 bilhões, e se 2,5 milhões são Israelitas descendentes
das 12 Tribos de Yisrael, então assim de uma maneira muito conservadora, de
cada três seres humano um é descendente das 12 Tribos de Yisrael. E isto sim,
se cumpriria a promessa de que a descendência de Abraão seria como as estrelas
do céu. Porque seria um absurdo pensar que os 14 milhões de judeus que há no
mundo seja toda a descendência de Abraão Isaque e Jacó, será que biologicamente
falando estes 14 milhões são toda a descendência de Abrão? Porque no hebreu não
existe este conceito de "filhos espirituais", isto não existe, isto é
teologia, é filosofia grega. Porque a filosofia grega é quem faz a separação
entre a carne e o espírito, porém no contexto hebreu isto não existe. Quando o
Eterno disse que a semente de Abraão, Ele estava falando do esperma
de Abraão, estava falando da Zerah em hebreu, e quando Abrão disse
ao Eterno: "eu não tenho herdeiro, somente esta
comigo Eliezer" O Eterno disse a Abraão que o herdeiro seria
um que sairia das suas entranhas, alguém que saia fisicamente de ti Abraão,
este herdará. Então de
Isaque vem a promessa, e quando Isaque estar por ser sacrificado no Monte
Moryah, e quando o anjo disse que Abraão não matasse a seu filho porque ele
tinha visto que ele temia ao Eterno. Então Isaque tipologicamente é o salvador
das 12 Tribos de Yisrael, e não somente das 12 Tribos de Yisrael senão também
de Esaú porque? Porque de Isaque também viria Esaú. Ou seja, que
tipologicamente Isaque salva as Tribos de Yisrael, e de quem Isaque é um
protótipo que está a ponto de ser sacrificado por seu pai? Ele é um tipo, uma
figura do Messias Sofredor.
Êxodo 12:37 Assim partiram os filhos de
Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de
homens, sem contar os meninos.
Êxodo 12:38 E subiu também com eles
muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.
Quer dizer
que alem desses 2 milhões que saíram do Egito, vieram com eles uma multidão de
toda a classe de pessoas, se chama a multidão misturada, porque naquela época o
Egito era império, era o lugar aonde tinha pão. Então sai uma quantidade de
estrangeiros incontável que depois que viram as pragas no Egito foram com
Yisrael. A pergunta é: que idioma falavam esta multidão de todas as nações
desta época? Vários idiomas, porém quanto chegam ao Monte Sinai, e quando o
Eterno começa a falar os 10 mandamentos, como esta multidão entendia o que o
Eterno estava falando ai no Monte Sinai? Como eles entendiam o Eterno dizer: Não terás outros
deuses diante de Mim. Eu sou o Eterno que vos tirou da terra do Egito
e todos os mandamentos, como esta multidão entendia? Já vimos o
protótipo de que as línguas originalmente foi um protótipo de juízo em Gênesis
capitulo 11 aonde as línguas são um protótipo de juízo. E estamos vendo a
Unidade que é o protótipo de restauração
Êxodo 19:1 Ao terceiro mês da saída
dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de
Sinai,
Êxodo 19:2 Porque partiram de Refidim
e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou
em frente ao monte.
Êxodo 19:3 E subiu Moisés ao Eterno, e o Eterno chamou do monte,
dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
Êxodo 19:4 Vós tendes visto o que fiz
aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
Êxodo 19:5 Agora, pois, se
diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis
a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é
minha.
Êxodo 19:6 E vós me sereis um reino
sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de
Israel.
Êxodo 19:7 E veio Moisés, e chamou os
anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que Eterno lhe
tinha ordenado.
Êxodo 19:8 Então todo o povo respondeu
a uma voz, e disse: Tudo o que o Eterno tem falado, faremos. E relatou Moisés
ao SENHOR as palavras do povo.
Êxodo 19:9 E disse o Eterno a Moisés:
Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu
contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado
as palavras do seu povo ao Eterno.
Êxodo 19:10 Disse também o Eterno a
Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
Êxodo 19:11 E estejam prontos para o
terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Eterno descerá diante dos olhos de
todo o povo sobre o monte Sinai.
Êxodo 19:12 E marcarás limites ao povo
em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo;
todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.
Êxodo 19:13 Nenhuma mão tocará nele;
porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja
homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte.
Êxodo 19:14 Então Moisés desceu do
monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.
Êxodo 19:15 E disse ao povo: Estai
prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.
Êxodo 19:16 E aconteceu que, ao
terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um
sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que
estava no arraial.
E aqui vem a manifestação no verso 16, está ai
ao pé do Monte Sinai, mais de 2 milhões de Israelitas mais estrangeiros, e
disse aqui que começa a ter trovões e relâmpagos, creio que isto era uma cena
espetacular, "trovões
e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui
forte" um som de shofar muito forte "tuuuuuuuuuuuuuuuuu,
tu tu tu tu tu Tu tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu"de maneira que estremeceu todo o povo que estava
no arraial. O que seria que nós sentiríamos ao ver este cena
espetacular? Na hora qualquer pessoa se confessa, neste momento todo mundo se
arrepende
Êxodo 19:17 E Moisés levou
o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
Êxodo 19:18 E todo o
monte Sinai fumegava, porque o Eterno descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça
subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
Ou seja, que
o monte estava como um vulcão e tremendo.
Êxodo 19:19 E o sonido da buzina ia
crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.
Ou seja, que
estava tendo ai um dialogo entre Moisés e o Eterno, e para que o Eterno fez
isto? Para que o povo visse que Moisés era Seu escolhido, para que todo povo se
enquadrasse a Moisés, e diz aqui o texto que o Eterno respondia com voz alta,
então se supõe que a multidão misturada, os estrangeiros também tinham que crer
que esta voz vinha do Altíssimo, eles tinham que entender também a voz do
Eterno. Se você perguntar a um rabino como esta multidão de estrangeiro
entendia o que o Eterno falava, se eles não falavam hebreu? A resposta que da a
Tradição Oral, o Talmud está impressionante. Por isto é importante conhecer
cultura hebreia, porque conhecendo-a vamos entender muitas coisas que se passa
no Novo Testamento.
Os rabinos
dizem que a maneira que estes estrangeiros entendiam ai no Monte Sinai a voz do
Eterno, eles dizem que esta voz alta que quando o
Eterno falava, aparecia por cima da cabeça de cada estrangeiro umas chamas de
fogo, e que estas chamas de fogo traduzia simultaneamente o que a voz do Eterno
estava dizendo. Isto diz a Tradição Oral. Ou seja, que aos estrangeiros
lhes apareceram línguas de fogo que simultaneamente traduzia a voz do
Altíssimo, isto está extraordinário porque? Porque o que acontece em Atos
capitulo 2 na festa de "Pentecostes"?
Atos 2:1 E, cumprindo-se o dia de
Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
Atos 2:2 E de repente veio do céu um
som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam
assentados.
Atos 2:3 E foram vistas por eles
línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E se nós naquela
época fossemos um judeu que conhecia a tradição oral e lêssemos isto, neste
momento conectávamos com a Tradição Oral do que passou no Monte Sinai, porque o
que se celebra em "Pentecostes"? Pentecostes significa 50, e neste
sai de Pentecostes é a celebração da entrega da Toráh. Porque 50 dias depois
que Yisrael sai da terra do Egito, eles são levados ao Monte Sinai e ai neste
momento é entregado ao povo a Toráh. Então, o que se passou no Monte Sinai,
está sendo repetido em Atos capítulos 2. O famoso mito de que as igreja cristã
surge ai em Atos capitulo 2 é uma lenda, é um mito e porque? Porque se lermos
quem é que estão ai reunidos em Atos capítulos 2, ai não estão gentios, estão
puros judeus e convertidos de todas as nações abaixo do céu. Então, ai em Atos
capítulos 2 não há gentios, se disser que a igreja gentia nasceu ai em Atos
capítulos, pois então aonde estão os gentios ai neste evento? Em atos 2 disse
que havia judeus e prosélitos de todas as nações. Então o que
está acontecendo em Atos 2? Isto é a restauração. Então nós já temos o primeiro
protótipo que é o juízo e a restauração. E o juízo veio da Torre de Babel. A
Restauração vem do Monte Sinai. E a pergunta é: Se com este protótipo tivesse
sido suficiente, se todos tivessem entendi ai a Toráh, as Instruções do Eterno
o que teria passado? Esta historia teria se acabado, todos tinham entrado na
Terra Prometida, se estabelece o Reino, YHWH reinando sobre eles e se acabou,
já não tinha mais historia. Porém o povo obedeceu a Toráh, a Instrução de Elohim?
Não, fizeram deuses, ah vamos fazer um bezerro de ouro, outra vez Babel, outra
vez se da a mesma atitude da Torre de Babel. Ah vamos estar unidos com um deus
falso, então teve que vir outro juízo, como não aprenderam com este, então tem
que vir um segundo juízo.
Se vocês me
obedecem, se vocês se mantêm fieis aos meus mandamentos, vocês serão uma nação
de sacerdote, de pessoas santa, vão estarem na terra de descanso. Porém se
vocês não me obedecem, se vocês não guardam meus mandamentos, maldito serás no
campo, maldito serás na cidade, te tirarei da terra que jurei a vossos pais e
lançarei vocês entre as nações. Porém eles não escutaram advertência, não se
mantiveram no Pacto. Então vamos
saber o segundo protótipo de juízo em I Reis capitulo 12, e vamos ver o segundo
round entre o Eterno e seu povo, aonde o Eterno vai cumprir o que Ele tinha
dito a Salomão que dividiria a nação não em seus dias, mais nos dias do seu
filho Roboão.
1 Reis 12:1 E foi Roboão para Siquém;
porque todo o Israel se reuniu em Siquém, para o fazerem rei.
1 Reis 12:2 Sucedeu que, Jeroboão,
filho de Nebate, achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei
Salomão, voltou do Egito,
1 Reis 12:3 Porque mandaram chamá-lo;
veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão,
dizendo:
1 Reis 12:4 Teu pai agravou o nosso
jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que
nos impôs, e nós te serviremos
Salomão
tinha colocado impostos muitos alto para construir seu palácio e um monte de coisas,
então o povo estava pedindo para ser baixado os imposto
1 Reis 12:5 E ele lhes disse: Ide-vos
até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
1 Reis 12:6 E teve o rei Roboão
conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando
este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
1 Reis 12:7 E eles lhe falaram,
dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe
falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
1 Reis 12:8 Porém ele deixou o conselho
que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam
crescido com ele, que estavam diante dele.
1 Reis 12:9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
1 Reis 12:9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
1 Reis 12:10 E os jovens que haviam
crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez
pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu
dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
1 Reis 12:11 Assim que, se meu pai vos
carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos
castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
Então, os jovens amigo de Roboão lhe disseram para não
fazer caso ao que os anciões lhe tinha dito, mostra a este povo quem é que
manda, seja mais duro que teu pai Salomão
1 Reis 12:15 O rei, pois, não deu
ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Eterno, para confirmar a palavra
que o Eterno tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão,
filho de Nebate.
1 Reis 12:6 Vendo, pois, todo o Israel
que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó
Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
Neste momento o povo disseram: Não queremos ter nada com David.
1 Reis 12:17 No tocante, porém, aos
filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou
Roboão.
Ou seja,
neste momento Roboão vai reinar sobre as Tribos do Sul, e Jeroboão vai reinar
sobre as Tribos do Norte.
1 Reis 12:19 Assim se rebelaram os
israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.
1 Reis 12:20 E sucedeu que, ouvindo todo
o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação,
e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão
somente a tribo de Judá.
1 Reis 12:21 Vindo, pois, Roboão a
Jerusalém, reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta
mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel,
para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão.
Então veja o
que tratou de fazer Roboão, ele tratar de ir para recupera-los, porém o Eterno
manda um profeta lhe dizer:
1 Reis 12:22 Porém veio a palavra de
Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo: 1 Reis 12:22
1 Reis 1:23 Fala a Roboão, filho de
Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao restante do
povo, dizendo: 1 Reis 12:23
1 Reis 12:24 Assim diz o Eterno: Não
subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada
um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do Eterno, e voltaram segundo a palavra
do Eterno.
Ou seja, o Eterno está dizendo que Ele mesmo foi quem
causou a divisão do povo de Yisrael. Ou seja, o Eterno tem um plano, tem um
propósito.
1 Reis 12:25 E Jeroboão edificou a
Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel.
1 Reis 12:26 E disse Jeroboão no seu
coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.
Qual foi o espírito de Nimrod? Foi o de fazer seu próprio
reino em independência do Eterno.
1 Reis 12:27 Se este povo subir para
fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se
tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão,
rei de Judá.
Porque? Porque na Toráh se estabelecia que todo Israelita
tinha que subir a Jerusalém três vezes ao ano, eles tinham que ir fazer uma
peregrinação para celebrar a Festa da Páscoa, a Festa de Pentecostes e a Festa
das Cabanas. Porém o que foi que disse Jeroboão? Não deixou, porque ele
pensavam, se eu deixar o povo seguir indo a Jerusalém, acabaram indo Judá, e eu
não quero isto, eu quero firmar meu trono, meu reino, eu quero governar sobre
os filhos de Yisrael, não quero que a Toráh de Moisés governe sobre eles, eu
quero governar sobre eles. Quem será que tem este espírito, que o Eterno não
reine através das Suas Instruções dada a Moisés? Quem é que quer reinar? Quem é
que tem o espírito de Jeroboão?
1 Reis 12:28 Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a
Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó
Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
Ou seja, Novo Testamento, já não vão ao Antigo
Testamento, já não vão a Judá, já deixem de judaizar, já foi suficiente, vamos
começar de novo
1 Reis 12:29 E pôs um em Betel, e
colocou o outro em Dã.
Ou seja, um ao Sul e o outro ao Norte. Ou seja, vocês não
precisam ir a Jerusalém.
1 Reis 12:30 E este feito se tornou em
pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
1 Reis 12:31 Também fez casa nos altos;
e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de
Levi.
Ou seja, ele já não seguiu a Toráh de que os sacerdotes
tinham que ser descendente de Arão e levitas. Agora qualquer um aqui é
sacerdote, vocês estão debaixo da minha cobertura. Ou seja, ele começou a
organizar sua religião
1 Reis 12:32 E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar;
semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em
Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera.
Ou seja, fez uma festa no mês oitavo ao invés do mês
sétimo que é a Festa das Cabanas. Ou seja, ele mudou o calendário para que não
batesse com a dada dos judeus.
1 Reis 12:33 E sacrificou no altar que
fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no
altar, queimando incenso.
Ou seja, ele
inventou a festa. Então, este é o protótipo do orgulho, o mesmo que acontece na
Torre de Babel, vamos fazer um império independente do Criador, obedeçam a mim
e não ao Eterno, agora eu mando, eu digo o que é certo e o que é errado. Porém
qual foi o juízo sobre isto? O que causou a religião de Jeroboão? A dispersão
das 10 Tirbos do Norte. Ai vem o império Assírio profetizado pelo profeta Isaías,
pelo profeta Oséias, vem um profeta que adverte a Jeroboão de que se ele não se
arrependesse o Eterno iria cumprir o que Moisés já tinha dito, de que se o povo
não se mantivesse no pacto, eles seriam expulsos da Terra. Então o povo não
escutou e ao redor de 200 anos a casa de Yisrael esteve sendo alertada. Então
como não escutaram no ano 722 antes do Messias as 10 Tribos de Yisrael são
levadas ao exílio pelos assírios. Juízo, dispersos entre as nações. Então a
dispersão começa no ano 722 antes do Messias
A pergunta
é: Qual é agora o protótipo da Restauração? Assim como o pecado da Torre de
Babel, e tudo isto se tratou de restaurar a partir de Yisrael e de revelar a
Toráh e isto não funcionou, porque aqui outra vez eles voltam a se rebeliarem.
A pergunta
é: Depois daqui, quando é o intento do Eterno de restaurar a Nação de Yisrael?
Depois de 722 antes do Messias em que a Nação é julgada e levada ao exílio, e
depois Judá também caiu no mesmo pecado das Tribos do Norte. Também Judá pecou
e foram levados a Babilônia no ano 586 depois do Messias, e somente por amor do
Eterno e o pacto que o Eterno fez com David, permitiu que um remanescente de
Judá regressasse, porém as 10 Tribos nunca voltaram. Então, quando começou o
processo de restauração de Yisrael? É quando acontece a reversão do que se
passa aqui em I Reis capitulo 12, então quando podemos dizer que começa o
processo de restauração?
Começa em
Neemias capitulo 8, ai podemos dizer que também começa o processo de
restauração, porém falando de algo sobrenatural que o Eterno faz para começar a
restaurar a Seu povo, é em Atos capitulo 2, e aqui em Atos capitulo 2 é aonde
começa o processo de restauração do que fez Jeroboão no ano 722 antes do
Messias. Porque depois da divisão do Reino de Yisrael, depois que Yisrael é
levado ao exílio, os profetas começam a anunciar que viria a restauração, e
incluso o profeta Joel disse que depois das pragas, o Eterno redimiria a seu
povo, que Ele restauraria a Seu povo. O profetas Isaías disse que o Eterno
traria a seus escolhidos dos quatro cantos da terra (Isaías 11:12). O profeta
Ezequiel no capitulo 37 fala dos ossos secos que hão de ressuscitar. Então, os
profetas falaram que um dia o Eterno iria trazer de volta a seus escolhidos e
porque? Porque Ele mesmo prometeu, Moisés disse em Deuteronômio 30 que se
depois que viesse a benção e a maldição sobre o povo, se o povo estivesse no
mais longe da terra e desde ai eles se arrependerem, se deste o lugar aonde
estiverem exilados eles clamarem ao Eterno para que Ele os perdoe, então disse
que o Eterno circuncidará seu coração, e o Eterno trará do mais longínquo que
Ele te mandou e te regressará a tua própria terra.
Então,
Moisés já tinha avisado, então os profetas o único que faz é reiterar o que
Moisés já tinha dito. Então, estas palavras de Joel, de Isaías, de Ezequiel,
todas essas palavras de restauração começa a ser comprida em no livro de Atos.
Então, qual é a primeira pergunta que os discípulos fazem ao Messias quando Ele
diz que vai embora para seu Pai? Porque se supõe que o Messias de Yisrael
restauraria as 12 Tribos, esta é sua função. Então, que pergunta lhe fazem
quando Ele esta preste a ir embora, como que você já vai embora? Restaurarás o
reino a Yisrael neste tempo? O que os discípulos no caminho de
Emaús diziam, quando estava andando todos tristes, e o Messias aparece entre
eles e pergunta: Do que vocês estão falando? Pois do que aconteceu, acaso você
é o único que não sabe o que aconteceu? Deste Yeshua, nós pensávamos que Ele era o que redimiria a
Yisrael, porém o mataram é o próprio Messias está ai falando com
eles e lhes disse:
Lucas 24:25 O néscios, e tardos de
coração para crer tudo o que os profetas disseram
Lucas 24:26 Porventura não convinha que
o Messias padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
Lucas 24:27 E, começando por Moisés, e
por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as
Escrituras.
Para o que?
Para que depois disto trouxesse de volta a seu povo do exílio e porque? Porque
o protótipo é que o sangue de um cordeiro trás libertação, e o Sangue de outro
Cordeiro trará a Yisrael do exílio das nações. Porque o povo judeu a nível
nacional, porque eles não creem que Yeshua é o Messias de Yisrael? Lógico e
elementar, porque aparentemente o Messias Yeshua não tem cumprindo o que se
fala dele. O Filho de David tem que reinar sobre Jerusalém, sobre as 12 Tribos
de Yisrael e sobre o mundo. Então quando eles veem que este Yeshua o que fez
foi criar outra religião que não tem nada a ver com as 12 Tribos de Yisrael,
então eles dizem, pois este ai é um falso Messias, fizeram uma copia dele, este
ai não tem nada a ver com o Filho de David. Porém, o que eles não sabem é que o
Criador tem uma carta debaixo da manga, que essas igrejas multi denominacionais
que batem no peito e dizem que são gentios, que dizem ser outra coisa, o único
que precisam é um toque do Espírito para que dos seus olhos caiam as escamas e
possam se dar conta de que não são gentios, e possam descobrir o mistério que
descobriu o apostolo Paulo, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo
corpo, que os gentios são as Tribos Perdidas do povo de Yisrael. Então, o
principio da restauração é em Atos capitulo 2 e ai se celebra a entrega da
Toráh, é quando o Messias é perguntado se Ele restauraria o Reino a Yisrael
neste tempo, e o Messias disse aos discípulos que não lhe tocavam saber os
tempos e as estações que o Pai determinou, porém que eles receberia poder para
serem testemunhas em Jerusalém, e em toda Judeia e em Samaria, e até os confins
da terra.
Atos 2:1 E, cumprindo-se o dia de
Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
Atos 2:2 E de repente veio do céu um
som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam
assentados.
Atos 2:3 E foram vistas por eles
línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
Leiamos esta
passagem como se fossemos um judeu que conhece toda a historia de Pentecostes,
e o que disse a Tradição,e vê isto aqui imediatamente conectas com o que
aconteceu no Monte Sinai, no momento em que os estrangeiros recebem a Palavra
do Eterno.
Atos 2:4 E
todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras
línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Agora, o que produziram as línguas da Torre de Babel? As
línguas na Torre de Babel produziram confusão, ninguém entendia ninguém, porém
aqui em Atos 2 o que produziu estas línguas?
Atos 2:5 E em Jerusalém estavam
habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
Quem é que estavam ai? Judeus e porque? Porque é um
mandamento celebrar as Festas Bíblias. E estes
homens religiosos são gentios que estavam em processo de conversão
Atos 2:6 E, quando aquele som
ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia
falar na sua própria língua.
Atos 2:7 E todos pasmavam e se
maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses
homens que estão falando?
Atos 2:8 Como, pois, os ouvimos,
cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Atos 2:9 Partos e medos, elamitas e
os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
Atos 2:10 E Frígia e Panfília, Egito
e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como
prosélitos,
Atos 2:11 retenses e árabes, todos
nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
Qual é a diferença de Torre de Babel? Porque em Babel já
não se entendia as línguas. Porém aqui o que aconteceu? Aconteceu ao contrario,
o oposto de Bavel. Aqui todos começavam a falar diferentes, porém todos
entendiam a mensagem
.....Atos 2:11 Todos nós temos ouvido em
nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
O que eles estavam falando em línguas? Vamos começar a
definir qual classe de línguas estavam falando. Eles estavam falando idiomas,
estavam falando dialetos, não estavam falando sons sem sentido, estavam falando
uma linguagem, um idioma. Ou seja, que os apóstolos estavam falando aqui? Será que
eles estavam falando: " O Senhor Deus disse
que você vai se casar com fulano de tal? Ou o Senhor esta dizendo que você será um grande profetas"?
eles estavam falando da Palavra do Eterno, estavam glorificando ao Eterno,
estavam exaltando ao Criador, pode ser que eles estivessem cantando salmos,
estavam dizendo palavras das Escrituras com referencia ao Eterno, ou seja, as
maravilhas de Deus. E muitos achavam que os discípulos estavam bêbados e ai é
aonde o apostolo Pedro se levanta e diz: Isto é o acontecimento do que profetizou o profeta Joel,
que disse que nos últimos dias, o Eterno derramaria do Seu Espírito.
Assim que: O primeiro protótipo, o versículo protótipo
para entendermos todo o tema das línguas que foi Torre de Babel, depois vem a
Restauração da Torre de Babel no Monte Sinai, as línguas de fogo que aparecem,
o som do Shofar, a voz do Eterno, e tratando de unificar ao povo e aos que se
unem por meio da Sua Palavra. Então aparentemente não se cumpriu o objetivo do
Eterno e porque? Por causa da dureza do coração do povo. Então depois que eles
chegam a Terra Prometida e ai se estabelecem, então vem o juízo quando se
levanta mais um que quer fazer seu próprio reino, e este é o segundo protótipo
que foi Jeroboão que tratou de fazer seu próprio império, e o Eterno temque os
julgar. Então, daí são dispersos a todas as nações, e Yisrael indo a todas as
nações então eles vão falar outros idiomas, as línguas das nações.
E quando o Eterno começa a querer os restaurar do exílio
das nações? Em pentecostes no capitulo 2 de Atos dos Apóstolos, que apesar de
que falavam vários idiomas por sua desobediência, agora o Eterno está tratando
de restaura-los, e está tratando de que entendam em uma só línguas.
Pergunta: será que a partir do capitulo 2 de Atos eles já
entenderam? Todos já se uniram? Todos obedeceram e todos tiveram um final
feliz, ou o que passou? O que aconteceu no ano 70 depois do Messias? A
destruição do Templo em Jerusalém, e o que sobrou de Yisrael foi levado a todas
as nações, e quem faz isto? O império Romano, o império romano leva ao exílio
ao povo de Yisrael. E agora veremos o terceiro round, porque o primeiro round
foi perdido, o segundo round também foi perdido, e você quer saber como foi o
terceiro round? Veja a continuação:
Segunda parte do Estudo
Segunda parte do Estudo
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