Este tema é
muito importante para combater ou refurtar a teoria da Trindade
e se todos os cristão entendessem este
tema desde o principio e desde uma perspectiva hebreia nunca haveria surgido a doutrina da Trindade.
A primeira parte vamos analisar uma passagem de Apocalipse
A primeira parte vamos analisar uma passagem de Apocalipse
Em Revelação 4 a muitas simbologias e muitas
pessoas tem dado varias interpretações diferente.
Apocalipse 4:1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava
uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar
comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem
acontecer.
Isto quer dizer que João é convidado a subir ao céu
e obviamente em visão para presenciar o que vai acontecer no futuro
Apocalipse 4:2 E logo fui arrebatado em espírito ( quer
dizer em visão), e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o
trono.
Apocalipse 4:3 E o que estava assentado era, na aparência,
semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do
trono, e parecia semelhante à esmeralda.
Apocalipse 4:4 E ao redor do trono
havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro
anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
Então isso mostra que aqui não são pessoas, são os
24 anciões ou príncipes celestial e tudo isso é simbólico, não é que tenha 24
homens no céu, isto é uma visão e estes 24 anciões são representativos na minha opinião das 12 tribos e dos os 12
apóstolos, porem isso não quer dizer que são pessoas, são 24 príncipes
celestial porque aparte de estarem vestidos de roupas brancas tem sobre suas
cabeças coroas de ouro
Apocalipse 4:5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e
diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de
Deus
Muitos interpretam aqui isso são o Espírito Santo e
eu perguntaria quantos Espírito Santo
tem, aqui esta falando de sete espírito de Elohim, isto são só sete príncipes
principal do céu, porque há muitos príncipes no céu por exemplo no começo
mencionamos 24, porque segundo a tradição hebraica estes são os 7 príncipes
principais no céu, tudo isso é simbólico ou como queira dizer, mais esta visão
está dizendo nada menos que o tribunal celestial.
Apocalipse 4:6 E havia
diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do
trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por
detrás.
Algumas traduções traduzem quatro seres viventes porque tratam de
evadirem o conceito de que no céu haja animais, e como não é concebível que no
céu haja animais traduzem ai quatro seres vivente, porem em hebraico diz não só
nesta passagem mais em outras como em Ezequiel que isso são quatro animais em
hebraico arbá chayot (quatro animais) e não são somente animais fêmias porque
aqui representa o lado feminino do universo ou o reino do Eterno, claro não são
animais como os da terra obviamente, são animais super inteligente. Quando diz "cheios
de olhos, por diante e por detrás" em Apocalipse
4:6 esta falando de uma inteligência, uma visão e um domínio total .
Apocalipse 4:7 E o
primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um
bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era
semelhante a uma águia voando.
Apocalipse 4:8 E os
quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro,
estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo,
Santo, Santo, é YHWH Elohim, o
El-Shaddai (Todo-Poderoso), que era, e que é, e que há de vir.
Isso não são animais como os da terra repito, esses
são animais que falam, claro tem muitos que pensam que isso é somente um
símbolo, eu penso que a cena é simbólica, mais os elementos são literais. Então
aqui os animais falam Kadosh, Kadosh, Kadosh
Apocalipse 4:9 E,
quando os animais davam kavod, e honra, e ações de graças ao que estava
assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Apocalipse 4:10 Os vinte
e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e
adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do
trono, dizendo:
Apocalipse 4:11 Digno
és, Soberano , de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as
coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Há um só ser Supremo Todo Poderoso Criador do céu e
a da terra que é YHWH, porque é Ele quem esta sentado no
trono, aqui não aparece o Filho nestes versos que lemos até aqui, e nem muito
menos o Espírito Santo que não aparece em toda essa passagem, somente o Pai e o
Filho, mais até aqui somente apareceu o Pai.
Apocalipse 5:1 E vi na
destra do que estava assentado sobre o trono ( O Criador) um livro escrito por
dentro e por fora, selado com sete selos.
Apocalipse 5:2 E vi um
anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar
os seus selos?
Apocalipse 5:3 E
ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem
olhar para ele.
Apocalipse 5:4 E eu
chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler,
nem de olhar para ele.
Apocalipse 5:5 E
disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá ( isto é
um titulo simbólico) , a raiz de Davi (outro simbolismo), que venceu, para
abrir o livro e desatar os seus sete selos.
Agora é que falar do Filho:
Apocalipse 5:6 E olhei,
e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os
anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete
olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
Agora aparece o filho aqui e claro de uma maneira simbólica
representada por um Cordeiro que havia sido morto. Também disse que esse
Cordeiro tinha sete chifres, isto é um símbolo de poder pleno, porque sabemos
que o numero sete é um símbolo de perfeição na gramática hebraica, chifres é um
símbolo de poder, de força, de autoridade, de modo que Cordeiro tem uma
autoridade plena, e ele o Mashiach disse antes de ascender aos céus Todo poder
foi me dado no céu e a na terra. Os sete olhos significa que ele tem o pleno
controle de tudo que acontece, e esses olhos são os sete espíritos de Elohim
enviados a toda terra, então isso quer dizer que esses olhos são simbólicos dos
sete espíritos divinos celestial, isto é os sete príncipes celestiais enviados
sobre toda a terra.
Apocalipse 5:7 E veio,
e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
Apocalipse 5:8 E,
havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos
prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro
cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5:9 E
cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os
seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens
de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
Apocalipse 5:10 E para o
nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
Incluso os manuscritos que dizem (Nos) a principio
no final dizem reinarão
Apocalipse 5:11 E olhei,
e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e
era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
Apocalipse 5:12 Que com
grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e
riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
Apocalipse 5:13 E ouvi
toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no
mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o
trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder
para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém.
Apocalipse 5:14 E os
vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.
Isto é para mostrar um discrição de certo modo
simbólica do Concilio celestial, isto que acabamos de ver através desta leitura
não é outra coisa que o Tribunal celestial. Há muito simbolismo aqui e tudo
isso nos mostra a mentalidade hebreia, ou a revelação que tem trazido os
hebreus acerca do Tribunal celestial. Notem que aqui não menciona em nenhum
momento e nem sequer dar a ideia do tal chamado Espírito Santo como pessoa.
Aqui há todo um tribunal, o Pai sentado no trono, o Cordeiro a frente que
representa o filho, os quatro animais que representam os quatro pilares do
universo e do reino, os vinte quatro anciões que também representam o reino, e
todos os anjos que são milhares de milhares. Isso é o Tribunal celestial.
Agora vamos entrar nas coisas mais especificas e um
pouco mais profundo e vamos começar a segunda parte citando algumas passagem
dos profetas, e sabemos que os antigos usavam esse plural de excelência e um
exemplo está quando o Criador falou "Façamos o homem a nossa imagem" muitas
pessoas dizem : Ah esta vendo aqui está a trindade, o Pai, o Filho e o Espírito
Santo, agora onde disse isso aqui? (Para mais informação sobre este tema de quem o Criador está falando aqui no tema A Preexistência do Messias Desde uma perspectiva hebreia)
Em primeiro lugar esse plural "façamos o
homem" é um plural de realeza, porem a parte do plural de realeza também se pode
entender que está se dirigindo-se ao tribunal celestial, porque YHWH tem um
concilio, um tribunal real, mais em todo caso a pergunta é: Informaria o
Criador Todo Poderoso Criador do universo em dizer a sua criação o que ele vai
fazer antes de fazer? Claro que sim, exatamente isso é o que ele faz. As
Escrituras nos informa que o Criador é um Rei Sábio, e um rei humano informa a seus
súditos o que ele vai fazer, então quando disse "Façamos o homem a nossa
imagem" Ele está conferenciando com seu Tribunal celestial e claro isso não
exclui ao Filho, eu não estou dizendo que o filho está fora de todo este
quadro, se inclui ao Filho, porem esse é o Tribunal celestial, não é a trindade, não são três são
milhões de milhões, o Tribunal celestial não são três, são milhares de milhares
de seres que componhe o Tribunal celestal.
Amos 3:7 Certamente o Soberano Elohim não fará coisa alguma, sem ter
revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas
E porque se traduz a palavra "segredo" aqui? Porque
em hebraico está a palavra (sod) e a palavra sod muitos entendem como
simplesmente secreto, porem a palavra sod é muito mais que"segredo, secreto, oculto" , a
palavra sod não significa somente "secreto", a palavra sod também significa
concilio, conselho, porem conselho não somente
que alguém da, mais também o conselho no sentido de um conselho de
pessoas reunidas em alguns caso, isso é um conselho, isto é a palavra sod,
literalmente significa um grupo de pessoa como uma congregação.
Gênesis 49:6 No seu secreto conselho não entre
minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu
furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
Besodam al-tavo nafshi bikehalam al-techad kevodi ki
ve'apam hargu ish uvirtsonam ikru-shor
Aqui demostra a palavra congregação neste caso aqui é
sinônimo de (sod), então isto quer dizer que a palavra congregação é paralela a
palavra Sod a palavra kahal - kehila e paralela apalavra sod, portanto
deveria traduzir a primeira parte como "congregação" e não em secreto,
demostrando que a palavra (sod) significa "congregação, concilio, conselho" e
também tem um significado de uma assembleia de conselheiros.
Provérbios 15:22
Quando não há conselhos os planos se dispersam,
mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.
beein sod machashavot
hafer uverov yov'atzim
e aqui
está outra vez a palavra (sod) significando não simplesmente um "secreto ou
algo oculto" mais uma reunião de conselheiros. Aqui a maioria das traduções em
português invertem a palavra sod como um "conselho" concordando exatamente com
o que estamos demostrando, isto é um conselho dado por um concilio de
conselheiros, isto é sod, a palavra hebraico se refere ao mesmo concilio de
conselheiros, e somente informa em forma indireta se refere a um conselho que
eles oferecem. Quando lemos em Amos que YHWH revela a seu "conselho" e é
importante que se traduza assim para termos uma compreensão mas ampla do
tema. Então quando lemos em Amos que Elohim revela a seu concilio e não seu
secreto, mais a seu concilio, a seus profetas significa que Ele dá a conhecer a
seus profetas o segredo de deliberações que tem lugar no concilio celestial. O
conhecimento desta deliberações deste concilio é o que se diz que os falsos profetas
não tem, como lemos em Jeremias 23
Jeremias 23:18 Porque, quem esteve no conselho de YHWH, e viu,
e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu
Isto quer dizer
que aqui aparece novamente a palavra (sod) e temos que traduzir como (concilio)
para que se tenha o sentido verdadeiro. Então vemos que um
verdadeiro profeta segundo estas passagem tem conhecimento atrás dessas
deliberações que se realizam no concilio de Elohim, porem os falsos profetas
carecem desse conhecimento e essa é a diferença.
Jeremias 23:21 Não
mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo
eles profetizaram.
Jeremias
23:22 Mas, se estivessem estado no meu
conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam
feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.
Então o Criador
utiliza aqui um pouco de ironia "se
estivesse em meu concilio então que anuncie minhas palavras ao meu povo", isto é um desafio que
Elohim faz aos falsos profetas. Então vemos novamente que os falsos profetas
são incapaz de falar a palavra de
Elohim, porque eles não tem acesso as deliberações que se levam ao cabo no concilio
celestial. Agora qual é o
concilio de YHWH? Já vimos bastante de quem compõe este concilio, porem vamos
agora a uns detalhes porem muito específicos e muito profundos. Encontramos em toda Escrituras
hebraicas que dizem que Eterno está rodeado de uma grande hoste de mensageiros (anjos), por
exemplo: em uma visão Daniel ver a Elohim sentando como um Rei rodeado de
milhões de assistentes.
Daniel 7:9 Eu continuei olhando, até que foram postos
uns tronos, e um ancião de dias se assentou (recordem em Apocalipse os
vinte quatros anciões e não são seres humanos, porque este ancião é YHWH mesmo); a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua
cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de
fogo ardente.
Daniel 7:10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele;
milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele;
assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
Aqui está claro
que está falando do Tribunal celestial, e disse que este Tribunal celestial tem
um trono e disse que neste trono se assenta um ancião de dia, e esta frase "ancião de dia" quer dizer um ancião bem
ancião, um ancião de muita idade, não no sentido que o Criador seja ancião de
estar envelhecido não é isso, é um ancião de muita idade, de uma idade eterna,
porem o que quero dizer aqui é que há milhões de milhões que lhe assiste, e milhares de milhares que
estão diante dEle, isso é o Tribunal celestial. Na visão de
Daniel esta descrevendo ao Eterno como um Rei Poderoso com um grande concilio e o Eterno se assenta como um Rei Sábio em juízo, e evidência disso
que acabamos de dizer está em Provérbios 29:14, I Reis 3:28 e II Samuel 15:12.
todas essas passagem apresenta Elohim sentado com uma corte, e se senta como
Rei em juízo, os súditos lhe servem ao concilio real de conselheiros do Eterno e entre outras coisas.
Agora outra descrição do concilio celestial podemos
encontrar na visão de Micaías que era um
profeta e foi chamado para aconselhar ao rei Acabe o rei de Yisrael, enquanto a
se não devia ou devia esta invasão, se lemos veremos que Acabe pecou a
quatrocentos profetas e todos disseram que ele sairia vencedor da invasão,
porem um só profeta Micaías informou ao rei que ele morreria em batalha e que
os outros profetas haviam sido enganados por um falso espírito de profecia, e
Micaías explica como esse falso espírito de profecia chegou a infectar aos
profetas de Acabe.
1 Reis 22:19
Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR:
Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto
a ele, à sua mão direita e à sua esquerda (isto é o Tribunal celestial) .
1 Reis 22:20 E disse o SENHOR:
Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade?
1 Reis 22:21
E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o
induzirei.
1 Reis 22:22 E o SENHOR lhe
disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um
espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o
induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Uau que interessante porque quem seria este? Este espírito seria um satan, e satan está designado a colocar
em prova a humanidade, porem este espírito que aqui não especifica diretamente,
porem em outras passagem especifica e agora vamos saber uma deles (ruach
sheker) espírito falso. O interessante é o que Eterno disse Com quê? Se
referindo a que prova ele colocaria para que Acabe caísse, um dizia assim, o
outro dizia desta maneira, e este espírito falso (ruach sheker) disse: "Eu serei
um espírito falso na boca de seus profetas, então Elohim ficou satisfeito com
essa proposta e disse: Tu o tentarás e prevalecerás, sai e faze assim"
Agora na visão de Micaías o Eterno se assenta como um
Rei em em seu trono rodeado de seu concilio real, então vemos que em todas
essas passagem não nos fala de uma trindade, nem de uma dualidade, nem de Pai
de Filho e nem de Espirito Santo, nem de três, nem de quatro, porém aqui fala de
milhares de seres que compõe o concilio celestial, e em outras passagem diz
que consiste em toda a hoste do céu, e a hoste do céu se refere aos anjos,
porem não somente aos anjos, mais a todos os seres que mencionam em Ezequiel
1, e veja que interessante o Eterno está com seu concilio
aqui e todos são espíritos bons, será que existe espírito mau no céu?
Vejamos I Reis
22:19-22 outra vez:
1 Reis 22:19
Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR:
Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto
a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
1 Reis 22:20 E disse o SENHOR:
Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade?
1 Reis 22:21
E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o
induzirei.
1 Reis 22:22 E o SENHOR lhe
disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um
espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o
induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Claro que este
espírito era um servo de Elohim, um espírito celestial que iria fazer a função
neste momento de um espírito falso isso é um mistério para muita gente
que não há estudado a bíblia afundo, e esse mistério é difícil de entender para
algumas pessoas, porem aqui é claro, está falando de um ser espiritual bom, um anjo de Elohim, um servo que vai fazer neste momento especifico a função de
um espírito falso na boca de todos os quatrocentos profetas, porque o propósito
era um espírito celestial. Em nenhum momento
nesta passagem diz que este espírito era mau, nem que era falso vejamos o verso
22 outra vez (E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de
todos os seus profetas 1 Reis
22:22). Ou seja numa linguagem popular ele esta dizendo: Ok eu vou sair e vou
funcionar como se fosse um espírito falso na boca de todos os seus profetas,
isso é o que quer dizer aqui .
Salmos 148:2 Louvai-o, todos os
seus anjos louvai-o, todos os seus exércitos.
Quando dizemos
YHWH Tzevaot, que as Bíblias traduzem como exércitos, e esses exércitos ou
hoste são os milhares de milhares de anjos e toda classe de seres espirituais
que há nos céus e tudo isso é o Tribunal celestial. Então sabemos que o Criador
consulta seus seres espirituais, e isso é interessante nesta passagem que
acabamos de ler que Elohim se senta com seu tribunal celestial e consulta como
fazem os reis humanos, por mais que o rei saiba mais que seus súditos, sempre o
rei consulta a seu concilio. Agora YHWH consulta como seus anjos da mesma
maneira que um rei mortal consultaria com seu exercito, e neste caso em que
lemos os anjos apresentaram varias propostas, os anjos, estamos falando aqui
de seres maus que se atenta contra sua Soberania, porque para isso ele deu o
livre arbítrio para seus seres e respeita o livre arbítrio de suas criaturas, e
essa é uma maneira de respeitar o livre arbítrio se consultar com eles, é
quando um homem consulta com sua esposa um plano, quando um homem consulta com
seus filhos dizendo vamos comprar esta casa, e os filhos dizem; bom vamos sim,
e cada um da sua opinião, isso faz um bom líder, e o Criador é um excelente líder
e por isso consulta com seu Tribunal, e isso não o desmerece, pelo contrario
isso lhe exalta porque mostra o respeito que faz a suas próprias criaturas.
Neste caso os anjos
apresentaram diversas propostas e vem esse espírito e propõe a ser como um espírito falso na boca dos
profetas de Acabe e Elohim aceita a proposta e ordena ao espírito que leve
Acabe a missão. A outra discrição
do Tribunal celestial e um pouco mais fácil de entender, e aparece no livro de Jô
Jô 1:6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se
perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
HáSatan que também
funciona como um servidor e isto é muito
difícil de captar muitas pessoas. Esta forma Satanás é uma adaptação do grego e
do aramaico, porque o aramaico diz satanás, e o grego diz satanás, e em
hebraico diz Há Satan, ou seja o satan, um satan especifico, porque satan não
significa mais que um adversário, um tentador e satan não é um nome próprio porque indica o artigo Há
Satan, quer dizer o Satan, portanto não é um nome próprio, senão um titulo para
mostrar sua função, e sua função é provar, é tentar a humanidade, isto que significa satan adversário,
também significa o que coloca em prova, devemos recordar que Yahshua foi levado
ao deserto para o que? Para ser tentado, para ser posto a prova por há satan o
adversário, diz o texto de Mateus 4 que ele foi para ser tentado e essa é uma
tradução um pouco frocha, ele foi colocado a prova, e como ele coloca em prova a
humanidade? Por meio de enganos, de mentiras
O que segue no
capitulo de Jô primeiro uma deliberação que segue entre o Eterno e um mensageiro
que aqui se colocou o titulo de há satan, e isto é similar ao que aconteceu na visão de Miquéias em 1 Reis 22:19-22 entre o Eterno e o
espírito que iria se passar por um espírito de falsa profecia, então os filhos
de Deus que compõe os membros da corte celestial, são os anjos que também são chamado de filhos de Elohim
porque? Porque são escolhidos, são separados. Agora os Yisraelitas também são
chamados como benei Elohim em algumas passagem, por exemplo em Deuteronômio o
acusador nem sempre é o mesmo porque sempre teve diversos satanim (
adversários) mais neste caso já se começa a forjar um conceito de que há um
satan em especial e por isso se lhe chama há satan aqui neste caso de Jô porque
já é há satan o tentador especifico.
Deuteronômio 14:1
Filhos sois de YHWH vosso Elohim; não vos dareis
golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Deuteronômio
14:2 Porque és povo separado a YHWH teu Elohim; e YHWH te escolheu, de todos os
povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.
Quando diz:"Filhos sois de YHWH" esta se referindo a Yisrael. Então Yisrael está proibido de
participar de praticas pagãs e porque? Porque são Filhos de YHWH, o qual
significa que são uma nação separada, uma nação elegida, escolhida, assim ser
um filho de Elohim simplesmente significa ser separado, consagrado, se
elegido por Elohim, e os anjos são chamados em Jô de filhos porque eles também são elegidos e são
kadoshim e este é um dos termos bíblico para os anjos "kadosh" e
principalmente em Daniel se aplica a palavra kadosh aos anjos , Daniel viu uma
visão de um anjo que o descrevia assim como kadosh. No sonho de Nabucodonosor é
um malach kadosh que desce do céu, a frase um mensageiro e santo é um exemplo
do estilo literal de duas parte que se
refere ao mesmo, porque um mensageiro e um kadosh não quer dizer que há um anjo
e um santo não é isso, as duas coisas se refere ao mesmo ser, a palavra malach
e kadosh é sinônimos neste conceito.
Agora os términos anjos ou anjo e filhos de Elohim se usam também como sinônimo e um exemplo
é quando Nabucodonosor prende aos três
companheiros de Daniel e coloca-os na fornalha de fogo se surpreende em ver uma
quarta pessoa juntos com os três, e ele explica que a aparência do quarto é
como um Filho de Deus, uns versos mais adiante este Nabucodonosor declara
dizendo:
Daniel 3:28 Bendito seja o Deus de sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que
enviou seu malach celestial, e livrou a Seus servos que confiaram nele..
Assim que quando
Nabucodonosor ver um homem com uma
aparência de um Filho de Deus, sabe que esse é um Mensageiro de Deus, a palavra
santos se usam intercambiando com a palavra Filhos de Elohim quando se refere
ao Tribunal celestial de mensageiros.
Salmos 89:5 E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó
YHWH, a tua fidelidade também na congregação dos kadoshim (separados) .
E muitas pessoas
creem que aqui esta falando dos cristãos da igreja, não, aqui esta falando aqui dos
anjos, da congregação dos santos para que se entenda, este Salmos 86 é o
Tribunal celestial de anjos e nos seguintes versos se chamam de Filhos de
Elohim. É o grande concilio de Santos, e a palavra congregação aqui é um
paralelo com a palavra hebraico sod, e aqui não se pode traduzir a palavra sod
como segredo, oculto, mais um grupo de
pessoas.
Iosef e Yashar Ben....
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