Hoje vamos
estudar todo este tema de Divórcio, Separação ou Perseverança, e vamos ver que
todas as vezes em que Deus estava criando algo em Gênesis, no primeiro dia, no
segundo dia, quarto dia e etc. Ou seja, cada vez que Deus criava algo o que Ele
dizia? Vayar Elohim ki-tov.: "E viu Deus que era bom" E no primeiro momento que não se
introduz a frase "Não é bom"
foi quando o homem estava só, e Deus simplesmente manifesta que não é bom que o
homem esteja só. Tudo estava perfeito, os animais com seus pares, tudo em
harmonia, porém viu o homem só e neste momento Deus disse:
"Elohim
lo-tov heyot ha'adam levado e'eseh-lo ezer kenegdo". (Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea
para ele. Gênesis 2:18)
E como
podemos saber que o homem não é bom
estar sozinho? Onde estar a resposta para saber o que tem de mal que o
homem esteja sozinho? Quando aqui em Gênesis
2:18 disse: "far-lhe-ei uma ajudadora idônea" E nesta ajudadora
idônea, encontramos a
resposta do porque não é bom que o homem esteja só, e a resposta tem a ver com
a palavra "idônea", e o que significa a palavra "idônea"? porque quando entendemos esta palavra "idônea", entendemos porque não é bom
para o homem estar sozinho, porque "idônea" em hebraico é a palavra "kenegdo"
(כְּנֶגְדּוֹ), e a palavra "Negd" (נֶגְדּ)
em hebraico é contra. Quando dois times de futebol em Israel vão jogar contra,
em hebraico se diz: Haifa Negd Maccabi Tela Aviv. "Negd"
a mesma palavra que aparece na Toráh para contra, para "idônea".
E quanto mal
tem causado que se tenha traduzido a palavra "kenegdo"
para "idônea", e porque? Porque o homem
estar pensando que a mulher é sua ajuda perfeita aos meus desejos, ao que eu
quero. Então uma tradução errada, porque se somente houvesse traduzido o texto
como "far-lhe-ei uma ajudadora contrária" nós pensaríamos, como pode uma
ajuda contraria? Já se mudava nossa perspectiva. Então agora podemos entender o
porque não é bom que o homem esteja só, porque necessita de alguém que lhe
coloque um freio. E o que haveria passado se tivéssemos sabido disto antes de
nos casarmos? Eu mesmo não sabia disto.
E porque não
é bom que o homem não esteja só? Aqui vem algo fascinante. A solução é que Deus
fez para o homem uma ajudadora idônea, e a palavra idônea no original hebreu Negd que significa uma Ajuda oposta. Uma ajuda contrária e porque Deus
fez isto? Porque se Deus deixasse Adão sozinho no Eden, ele iria começar a pensar
que ele é Deus e não pode haver dois deuses, ou é ele ou sou Eu, e como Deus
não poderia sair fora então tinha que enquadrar Adão. Então para que o homem
não pense que ele é deus, eu vou fazer uma pessoa que vai estar lhe lembrando
todo o tempo, uma pessoa que vai lhe estar dizendo que ele não é deus e que não
se exalte tanto, que no trabalho fale auto com a secretaria, com os empregados,
porém quando chegue em casa chegue mansinho. E isto é bem
incrível, porque muitas vezes vemos pelas ruas homens durões, são empresários
duríssimos quando chega na empresa todo
mundo se dobra a ele, porém quando ele chega em casa é piando igual um gato.
E quando entendemos o porque Deus
criou o matrimonio, já nos rompe as falsas expectativas de que: Ah eu vou me
casar para ser feliz, outros dizem: ah eu vou me casar para ter filhos...
Porém
se a razão do matrimonio é ter filhos, pois o matrimonio não é o mais adequado
para ter filhos, porque se realment e o que a pessoa quer é ter filhos, é melhor
não se casar, porque qual é a melhor maneira de trazer vários filhos ao mundo?
É casado ou solteiro onde pode se fazer um filho todos os dias? Porque
estando casado é um filho por ano, a mulher se recupera talvez espera uns dois
anos para ter outro, então aí é onde nos damos conta que o casamento não é para
ter filhos..... Alguém
também pode dizer: Ah o casamento é para me realizar, é para eu ser feliz, e se
está é nossa expectativa, então já nos frustramos. Então para o que é o
casamento? Para romper nosso orgulho, para que não pensemos que somos deus,
para que não pensemos que sabemos de tudo, para termos alguém no nosso ouvido
dizendo: Olha isto seria melhor assim.
Gênesis 2:21 Então o Senhor
Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas
costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
Aqui vem alo interessante,
porque para o que serve o sono? Para o que dormimos? Qual é o propósito de
dormir? Para repor o desgaste , porém se estamos falando de um ser perfeito no
qual tinha um corpo perfeito, que não havia cansaço, que não tinha desgaste,
não tinha necessidade de dormir, Adão não tinha porque dormir, porém Deus fez
Adão cair em sono profundo. Em outras palavras, que Deus
momentaneamente tirou a vida de Adão, para que enquanto lhe tirasse a vida
tirasse do seu corpo a mulher. E isto tem um simbolismo muito profundo, que tem
a ver com alguém que ao morrer em um madeiro, da sua costela sai sangue e água,
e este sangue e água produz o nascimento espiritual teu e meu. Assim com de Adão se extrai da
sua costela a mulher, assim também ao redor de uns 4 mil anos depois, é
transpassado uma costela de Yeshua, e daí se extrai o que viria ser parte da
esposa dele.
Gênesis 2:22
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a
Adão.
Por isto agora podemos entender
porque a mulher é mais emocional, porque a mulher é tirada do coração, é mais
sensível, é mais dada as emoções, enquanto o homem é mais frio porque é feito
da terra, porém a mulher é tirada do coração e aí está a diferença.
Gênesis 2:23
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus
ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi
tomada.
Gênesis 2:24
deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E aqui fala de três princípios
que vão produzir que a nova pareia com um matrimonio se unam, três princípios
para eternidade e para conseguir harmonia familiar com respeito aos pais.
Numero 1 – deixará
o homem o seu pai e a sua mãe.
Ou seja, cortará o cordão
umbilical que os unem, tanto emocional quanto material, como econômico em todos
os sentidos. E vemos muitas vezes que se não haja este "deixará" e que não tenha um desligamento que é
doloroso como tudo, as vezes produz mais problema e porque? Porque quantas
vezes vemos divórcios, porque nunca houve este desligamento para forma um novo
vínculo familiar. E ai temos que muitas vezes na casa está metida a sogra,
todos estão metidos nos assuntos, então é uma mistura de famílias, porém o
principio de Deus é; Deixar.
Numero 2 –
Unir-se – Ser um só.
Numero 3 –
Permanecer.
Agora, o deixar não quer dizer
que devemos esquecer e não querer saber mais nada do pais, aqui fala de não
depender emocionalmente de pai ou de mãe, ou seja, não molestar os pais porque
chegamos a maturidade, e até nos animais vemos, por
exemplo a águia quando ver seus filhotinhos já estão meios grandinhos, os joga
ao precipício. Estão todos unidos nas montanhas e de repente a águia os joga do
precipício para que aprendam a voar, e vemos os filhotinhos gritando já
chegando a ser espatifar no chão, aí a águia os pega outra vez e os leva
novamente ao topo da montanha e os solta de novo, até que aprendam a voar.
Então vou te soltar, não quero
que sigas dependendo de mim emocionalmente, porque isto vai te fazer mau, nem
sequer economicamente e porque? Porque também trás questões as vezes de
dependência, de autoridade, conflitos de autoridade quando existe um meio entra
ambos econômico. Então vai haver um momento de deixar para que a pessoa comece a
voar por ela mesma, e isto vai produzir unidade, e depois permanência, este é o
propósito, permanecer. E nos fala também de uma
perfeita intimidade, porque disse:
Gênesis 2:25
E ambos estavam nus, o homem e a sua
mulher; e não se envergonhavam.
Então, aqui
entendemos para o que Deus criou um matrimonio, criou simplesmente para romper
o orgulho do homem, este é o propósito, romper nosso orgulho e mostrar que não
somos deus, e no processo que nos mude, o processo em que vamos adquirindo
humildade, pois então a mulher também vai mudando. Também há certos detalhes
que Deus tem que fazer com a mulher. Então de entrada este é o propósito de
Deus a cerca do matrimonio.
Eclesiastes 4:7 Outra vez me
voltei, e vi vaidade debaixo do sol.
Eclesiastes 4:8 Há um que é só, e
não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu
trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem
trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha
ocupação.
Eclesiastes 4:9 Melhor é serem
dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Eclesiastes 4:10 Porque se um
cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois,
caindo, não haverá outro que o levante.
Eclesiastes 4:11 Também, se dois
dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
Eclesiastes 4:12 E, se alguém
prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se
quebra tão depressa.
Então aqui
vemos o aspecto número 1 que acabamos de ver,
I
– O matrimonio é um pacto criado por Deus para
romper o orgulho de ambos.
Porque no
processo de estarem contrário Negd (Contra), de ambos vai se romper o
orgulho.
II
– Por outro lado, o aspecto não é entre dois senão
entre três partes.
Então, uma
vez que entendemos isto, então compreendemos que, ao haver um contra continuo,
ambos tem que ceder em algo. E o ponto é, onde estar o principio, quem é o
primeiro em ceder? Pois esses são aspectos que vamos estar vendo. E podemos
passar horas aqui falando para saber como a mulher vê o tema da sexualidade, é
muito diferente de como o homem vê, porque quando o homem vê este tema da
sexualidade, e ele vê que tem que fazer uma serie de coisas para merecer uma recompensa,
aí neste momento o homem já começa a ver de maneira negativa. Então, é
todo um processo muito complexo, é muito difícil para um homem ver e entender
este tema como a mulher, e para uma mulher é difícil de entender e vê como o
homem o vê. Porém este ponto vamos tratar plenamente de acordo a Toráh mais na
frente. O importante é, que hoje temos que ver é;
Numero
1 – O matrimonio é um pacto entre três partes. Não
é um contrato, que tem o propósito divino de romper nosso orgulho.
E romper
nosso orgulho não é como eu quero e ambos tem que dizer o mesmo, não é como eu
quero, é como Deus quer, e se ambos dizem isto, neste momento Deus vai começar
a nos unir. E por mais esforços que ambas as partes façam para se unirem,
somente de cima podem se unir, que tenhamos uma mesma perspectiva, um mesmo
ponto de unidade. Então enquanto estamos unidos em um mesmo ponto e nossa
maneira de pensar não seja saber o que opina a mulher ou o homem, senão o que
Deus disse com respeito ao matrimonio, com respeito a sexualidade, com respeito
a comunicação, com respeito a tudo, porque existe leis na Toráh especifica com
respeito a sexualidade, e logo logo vamos entrar ao tema da Toráh, e que
tristeza que a maioria dos crentes nem sequer conheçam a Toráh, não saibam em
que se aplicam as leis da Toráh acerca do matrimonio. Então este estudo é para
que possamos entender que.
Numero
1 – O matrimonio é um pacto entre três partes. Não
é um contrato, que tem o propósito divino de romper nosso orgulho.
E vamos
saber a diferença entre pacto e contrato:
A
– O pacto se baseia em uma confiança mutua entre as
partes. E o contrato se baseia na desconfiança.
Por isto que
o pacto é algo incondicional, no bom e no mal, na saúde e na enfermidade, na
riqueza e na pobreza. E o contrato
como é? Como se vai casar já daí entra a pergunta: Como vão se casar, em
comunhão de bens, com bens separados. Desde aí já está prevendo uma organização
por meio das duvidas. Porém no pacto não, no pacto é algo incondicional, é
estar com a pessoa até a morte.
B
- Outra diferença é, que o pacto se baseia em
responsabilidade ilimitada. Quer dizer, não culpa a outra pessoa por algo, um
assume toda responsabilidade do êxito e do fracasso do casamento.
E o contrato
se baseia em limitações de responsabilidade.
C
– O pacto não se pode ser violado se as
circunstancias, porém um contrato pode ser anulado por consentimento mutuo.
Ou seja, num
pacto e quando Deus fez um pacto com Abraão e sua descendência, não disse a
eles "Olha, sempre quando vocês se portem bem" Ele não disse isto. Quando Deus fez um pacto com Abraão e finalmente é pelo
pacto que Deus fez com Abraão que o povo de Israel permanece, não é nem sequer
pelo pacto de Moisés, porque se fosse pelo pacto de Moisés, o povo de Israel já
não existia mais. Porém, em base ao que Deus tem preservado ao povo de Israel?
Em base ao pacto que Ele fez com Abraão, que Deus jurou a Abraão que abençoaria
sua descendência. Então se introduz a lei de Moisés e por amor a Abraão, Isaque
e Jacó Deus mantém o povo de Israel. Então o pacto é igual, um pacto é estar
com a pessoa até o final, é um pacto que se vai amar a outra pessoa passe o que
passe.
E a palavra
hebréia para Pacto é a palavra Brit
(בְרִיתִ֖) e Brit tem a ver com "Cortar" .
Também tem a ver com um convenio que se fazia na antiguidade em que se cortava
um animal em duas partes. Ou seja, porque Brit
tem a ver com cortar? Porque na antiguidade quando se realizava um pacto entre
duas partes, o que se fazia ao invés de se firmar um documento por exemplo; se
iria entregar os filhos para se casar com os filhos do outro então literalmente
se partia um animal em duas partes, colocava uma parte do animal de um lado e a
outra metade do outro lado, e o sangue ficava no meio das duas partes aí no
chão, tiravam as sandálias e ambos caminhavam pelo sangue do animal. E o que
isto implicava era que, o que ambas as partes estavam se comprometendo essas
pessoas na presença de testemunhas era, que se uma das partes não cumprisse o
pacto, era que passasse o mesmo que passou ao animal com quem falhou no pacto.
Então por
isto Deus disse a Abraão para fazerem um pacto, o pacto de que Deus lhe
abençoaria, e em Genesis 15 está relatado isto, e aí em Genesis 15 mostra que
quando Abraão partiu o animal e colocou os pedaços para caminha entre ele,
porém chegou a noite e Abraão pegou no sono. E se suponha que ele tinha que
passar entre as partes do animal, porque Deus passou por aí em forma de uma
tocha de fogo, porém Abraão não passou. E o que isto quer dizer? Quer dizer que
quem tomou a responsabilidade de guardar o pacto foi Deus. Ou seja, o pacto foi
unilateral. Ou seja, o próprio Eterno se comprometeu a cumprir sua parte no
pacto e se comprometeu a cumprir a parte no pacto de Abraão.
Quer dizer,
se Deus falhasse e Deus não pode falhar, mais se por um exemplo Deus falhasse,
Ele mesmo se faria responsável. Porém se Abraão falhasse Ele também tomou a
responsabilidade. Quer dizer, Deus se comprometeu que se Abraão ou sua
descendência falhasse, de todos os modos Ele vai pagar as conseqüências. E com
isto podemos entender o porque Ele teve que enviar seu Filho Yeshua para morrer
em uma cruz, porque? Porque Ele assumiu a responsabilidade da infidelidade de
Israel e pagou as conseqüências, pagou as conseqüências das transgressões, do
pecado e da maldade, e se há uma historia que sintetiza o poder de um pacto e
um poder de um amor tão grande, é o livro de Oséias, no qual Deus manda o
profeta Oséias se casar com uma mulher prostituta, infiel que foi embora várias
vezes com seus amantes, e depois é pedido a Oséias uma e outra vez que vá
resgatá-la, que tire a Gomer dos seus amantes e volte a perdoá-la,
que pague um resgate por ela, e case-se com ela outra vez. Isto já é o amor
sublime de Deus representado através de um matrimonio. E se nos
damos conta, a mensagem central da Bíblia é a historia de uma família, ou seja,
é um matrimonio, o matrimonio de Deus com seu povo, e seu povo ao longo da
historia tem sido uma esposa adultera, infiel, e a pesar disto Deus teve e tem
misericórdia, e perdoou uma e outra, e outra e outra vez. Então isto é um
pacto, este é o pacto ao que estamos chamados á imitar.
Efésios 5:25 Vós, maridos,
amai vossas mulheres, como também o Messias amou a igreja, e a si mesmo se
entregou por ela,
(Igreja são
os tirados fora das nações, ou seja, é o povo de Israel)
Efésios 5:26 Para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Efésios 5:27 Para a apresentar
a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas
santa e irrepreensível.
Isto é um
pacto, o nível mais grande de compromisso de um pacto. E ante a um nível de
amor a si, de um pacto assim, diante á um nível de amor incondicional, haverá
possibilidade de um fracasso? Em que termina a Bíblia? Com o que termina o
livro de Apocalipse? As Bodas do Cordeiro, do Messias com seu povo redimido
entre as nações, que um dia foi adúlteros, que foram idolatras, e que ao final
diz que a esposa há vestido o linho fino, branco e resplandecente. Porém como é
possível? Deus purificou seu povo. Isto é o matrimonio. Ao que
estamos chamados? A recrear o matrimonio, por isto que, na cultura hebréia
quando se faz uma cerimônia de Bodas, e toda cerimônia de bodas tem o propósito
de recrear toda a Bíblia, e mais na frente vamos saber porque se usa um tapete
branco, porque a Chupá, porque se faz certos votos, porque se pisa numa taça de
cristal, porque se toca um shofar, e vamos entender o propósito que Deus criou
o matrimonio além de romper o orgulho, é de nos ilustrar-nos a relação de Deus
com o povo de Israel.
Estamos
chamados caso for necessário, a fazer exatamente o que fez o profeta Oséias.
Então haverá possibilidade de um fracasso assim com um amor incondicional?
Porque vemos que em Apocalipse 19 Deus saiu com a sua, ou seja, que Ele acabou
seduzindo, conquistando a esposa. Então para
terminar, devemos notar a diferença de um pacto formal, em que as pessoas se
comprometiam passavam pelo meio das metades de um animal, simbolizando seu voto
ou promessa de que estavam dispostos a enfrentar morte do mesmo jeito que havia
passado aos animais se não permanecessem fiel a este pacto. O pacto que Deus
fez com Abraão tem um sentido físico como espiritual e foi unilateral. Quer
dizer, que Deus se comprometeu cumprir ambas partes do pacto, tanto a de Abraão
como a Dele mesmo, e com isto declarou a sentença de morte sobre si mesmo no
conceito de agencia divina de entregar a seu filho, já que a descendência de
Abraão não foi fiel ao pacto.
Então vemos
que o amor é capaz de cobrir multidões, porém mesmo que o pacto e o amor seja
capaz de cobrir multidões de faltas, existe certas situações que mesmo a Bíblia
considera o divórcio inevitável, não que a Toráh mande senão que permita o
divórcio, e no próximo estudo é o que vamos saber quando o divorcio é
inevitável, quais são as causas Bíblicas para um divórcio.
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