sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Primeiro: Pardes  e sistema Karaita. Esses são os dois sistemas que vamos considerar para interpretar as Escrituras

O sistema tradicional dos Judeus P.R.D.S. Isto é um acróstico, então para ler os judeus colocaram um A e um E que se ler  Pardes é o que se chama de um sistema mnemotécnico
 (uma técnica de estimulação da memória ) que se usa para recordar a letra  que se forma com essas letra, então se complementam com essas vogais  P.A.R.D.E.S que significa hadim, assim isso é um acrônino (várias palavras em poucas letras) acrônimo em hebraico se chama notarikon

                               Então aqui temos quatro letras P..R.D.S.

A primeira letra (P) representa a palavra Pshat (פְּשָׁט) significado", de um versículo ou passagem

A segunda letra (R) representa a palavra Remez (רֶמֶז)  dicas" de um significado mais profundo e não apenas a expressão literal

A terceira letra (D) representa a palavra Drash (דְּרַשׁ) - "interpretação";

A quarta letra ( S) representa a palavra Sod (סוֹד) - o "segredo ou escondido”

Então aqui temos as quatro palavras chave. Isso são os quatros níveis de entendimento. O Pshat e mais senssivel. Remez é um pouco mais complexo. Drash é mais complicado. E o Sod é o mais complicado de todos

Mais o que mais interessa aqui é o Peshat, o Ramz e o Drash podem ser útil. Essa palavra Drash se encontra no livro de Mateus de Shen Tov quando Yahshua explicava as Escrituras e esse era um estilo do Mestre Yahshua quando falava

Então esses são os níveis de entendimento e cada um deles é mais profundo e mais intenso que o anterior e isto é comparado a capa da cebola que quanto mais tiramos a capa mais fica profundo.

Então vamos considerar o nível Peshat para dar um exemplo das Escrituras para termos uma idéia mais clara do que se trata interpretar a bíblia a nível Peshat e significa interpretar de maneira mais simples, mais senssivel e este nível é literal

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o YHWH Elohim tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Elohim disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Elohim: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Elohim sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Elohim, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  Gênesis 3:1-6

Então aqui esta dizendo que a serpente incitou a Eva a comer do fruto proibido, aqui diz  a serpente e diz a proposito, porem em português não estar correto dizer serpente porque em hebraico a palavra serpente é masculina, e por isso que daqui se baseiam os Judeus tradicionais para dizer algo e vamos somente mencionar somente depois quando analisemos o nível Sod

No nível Peshat ou seja literal ou simples o que entendemos com isso é o que disse aqui em Genesis 3:1-6, e devemos tomar as Escrituras pelo que ela diz e não pelo que muitos imaginam que disse. Então a serpente incitou a Eva a comer do fruto proibido, isso oi o que disse aqui, e isso pode se interpretar de distintas maneiras, então vamos analisar a outra parte para encontrar o nível Sod.

O exemplo de Peshat esta dizendo que quando alguém ler  esta passagem devem entender literalmente, naturalmente, simplesmente pelo que disse que uma serpente falou e incitou a Eva a comer do fruto proibido. Então vemos aqui um quadro de uma serpente que fala, e vemos um quadro de uma mulher que conversa com essa serpente, claro a nível Drash é que podemos dizer isso que a serpente na realidade falava que era Satan que o provador da humanidade que falava através da serpente e dessa maneira enganou a Eva, porem isso é um nível Drash, mais no nível Peshat nos dá a entender que a serpente falava, e as pessoas dizem: sim a serpente originalmente falava, essa serpente pelo menos e já é um pouco extremo essa interpretação, porem é o que apresenta as Escrituras, as Escrituras não diz que Satan falou através da serpente, mais isso podemos dizer através do nível  Drash fazendo suposições, uma busca ou um analise e a interpretação.

Então diariamos que era Satan quem falava atravez da serpente, porem se consideramos o nível Peshat  que é o que estamos tratanto agora de explicar. O único que podemos dizer desta passagem é que uma serpente falou a Eva e este nível é o que se chama de Peshat que é um nível literal, simples, senssivel, e isto significa tomar a bíblia pelo que a própria bíblia disse, isso é mais ou menos a definição.

O segundo nível é o Remez que se pode traduzir como indícios, dicas, e esse nível de entendimento significa ao significado implícito do texto. A peculiaridade do texto se considera como indicio de uma verdade  mais profunda do que se transmite por Peshat.

Por exemplo: Em Gênesis 3:1-6 podemos dizer que o pecado de Eva consistiu simplesmente em comer do fruto? Não o pecado da Eva não somente consistiu em comer de um fruto, mais que seu pecado consistiu em sua atitude de duvida e ambição que chegou a sua desobediência, já estamos no nível Remez, porque esta mesma passagem nos da um indicio de que não se trata simplesmente de comer um fruto, porque já se tinha feito uma proibição sobre este fruto, então o pecado da Eva consistiu em sua atitude de duvidar e a ambição que a levou a desobediência. Quando digo a atitude de duvida me refiro ao que sugeriu a serpente de que Elohim proibia este fruto porque sabia que no dia em que se comer deste fruto vão ser igual a Elohim conhecendo o bem e o mal, então a Eva duvidou do que tinha falado o Criador, então ai está a duvida e logo a ambição, porque ela deve ter pensado: bom se este fruto me vai fazer igual a Elohim eu quero deste fruto, este análise é o que se chama o nível Remez.

                        Outro exemplo esta na Brit Hadashah no livro de Mateus

E Yahshua disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. Mateus 16:6

O que consiste aqui o fermento dos fariseus? Aqui a um indicio porque o fermento dos fariseus não pode esta se referindo a um fermento literal, os fariseus não fabricavam fermento, não era que os fariseus vendiam fermentos para fazer pão, então este relato nos da uma dica que é isso que significa Remez, nos da um indicio de que deve ter algo mais, o significado deve ser outro , não pode ser o fermento literal. . Então em Mateus 16:6 eles entenderam a nível Peshat e entenderam que o Messias estava se referindo ao fermento literal porque no verso 11 diz: Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus? E no verso 12 é o que esclarece o sentido correto do que Yahshua falou (Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.  Mateus 16:12

Então aqui temos um exemplo perfeito de dois níveis de entendimento das Escrituras. Os discípulos entenderam primeiro ao nível Peshat que se tratava do fermento literal de fazer pão, e Yahshua lhe explicou que ele não estava falando do fermento literal do pão, mais da doutrina dos fariseus e saduceus, então aqui ele falou ao nível Remez. Quer dizer que ele não falou isso ao sentido Peshat que significa literal, mais ao sentido Remez que significa indicio ou chave do que ele queria dizer, porem ele não disse, disse simplesmente que tivessem cuidado do fermento dos fariseus e os discípulos deveriam ter entendido o que se tratava da doutrina dos fariseus, porem não entenderam porque ele tomaram demasiadamente pelo lado literal, isto é eles entenderam somente pelo nível Peshat que é um nível literal, porem o Mashiach estava falando a nível Remez, vemos a diferença que isto é um indicio que ele queria dizer. Então no verso 12 de Mateus 16 o Mashiach expões o que ele queria dizer, que era que eles tivessem cuidado com os ensinamentos dos fariseus.

Vamos agora ao nível Drash, que é outro nível de entendimento das Escrituras um pouco mais profundo, e quando dizemos mais profundo não significa necessariamente mais profundo, senão mais abarcador este nivel Drash que significa buscar, ou exposição


Por exemplo já ouvimos falar muito do Judaísmo acerca do Midrash “ Mi” que dizer  (de) Drash quer dizer (exposição) então Midrash significa uma exposição dos textos das Escrituras, uma explicação

O nível Drash é uma aplicação alegórica, tipológica e homilética do texto,o nível que se cria a criatividade para examinar o texto com relação ao resto das Escrituras, ou em relação a outra passagem, com um fim de descobrir uma aplicação alegórica, tipológica ou homilética deste texto. Este é o nível que mais se utilizam os pregadores porque este é um nível que você ler uma passagem e o aplica de maneira alegórica, ou aplica de uma maneira tipológica por exemplo quando se fala de profecia ai se aplica de uma maneira tipológica, ou lhe aplica de uma maneira homilética, por exemplo se aplicam a vida diária como em algum incidente, ou algum ensinamento da vida atual, então aplica-se uma passagem afim de desenrolar uma explicação alegórica, tipológica ou homilética do texto.

Este processo envolve exegese do texto, que significa extrair o significado da passagem bíblica, exegese é uma palavra grega "Ex" significa tirar fora, e "exegese" significa "significado" Então exegese significa extrair um significado de uma passagem, porem exegese é tirar o significado, e isto é o que faz muitos pregadores, tiram o significado da Bíblia. A exegese é positiva e pode ser negativa não necessariamente. Então no nível Drash muitas vezes se tira o significado nas Escrituras e vamos ver um exemplo disso.

Vamos voltar outra vez a Genesis 3:1-6

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o YHWH Elohim tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Elohim disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Elohim: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Elohim sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Elohim, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  Gênesis 3:1-6

Os pregadores tomam essa passagem e dizem que a lição que nos ensina esta passagem é que não devemos nos separar das nossas tarefas porque isso pode nos levar a nos separar do Criador, porque o problema foi que Eva se separou de Adão e a serpente se aproveito desse momento e a enganou, portanto isso nos ensina que a mulher não se deve separar-se do marido e nem o marido deve se separar da mulher, mais que devem estar sempre juntos para assim combater a tentação e etc. etc. etc. isso é uma explicação a nível Drash. Esta é uma explicação que tira o significado e este exemplo que demos agora, é um exemplo de como um pregador tira  o significado das Escrituras, porque nesta passagem de Gênesis 3:1-6 não está falando nada disso, alem do mais ai não disse que a Eva estava sozinha, se pode deduzir porem ai não disse, então isso é o que se chama "exegese" quando se tiram os conceitos, os significados que não aparecem nas Escrituras, e o pior de tudo é que muitos não somente tiram os significados, porem dizem que isso foi uma revelação que veio do alto para ele que esta falando, porque dizem muitos: oh o "Pai" me mostrou o que era o significado E TATATATA e ai ele da uma explicação que diz ele ser uma revelação do céu. Isso é muito perigoso amados devem ter muito cuidado com isso, assim é que tem surgidos as heresias das tradições cristã com isso em dizer que o "senhor me disse" como dizem eles os cristãos, e tem imposto sobre seus congregantes heresias supostamente como revelação. Isto é o que se chama exegese que significa tirar o significado das Escrituras quando a mesma fala de maneira bem  simples. Este é o nível Drash

Muitas pessoas nos perguntam se todas as passagem tem os quatros níveis de interpretação, não, não necessariamente, poucas passagem se ver os quatro níveis de interpretação, por exemplo a que nós estamos tratando a passagem entre o dialogo entre Eva e a serpente talvez se possa ver os quatros níveis de interpretação nesta passagem, porem não necessariamente em todas, muitas vezes nos livros profético é onde vemos vários níveis, lembrando que a passagem de Mateus 6:6 e o 12 que citamos somente há dois níveis: o Peshat o que eles não entenderam, e o Remez em que o Mestre explicou aos discípulos do que se tratava, porem não entrou em uma explicação porque se o Mestre tivesse entrado numa explicação dos conceitos, então ele passava ao nível Drash.

O quarto nível de interpretação das Escrituras que é Sod, e Sod ignifica "oculto, escondido" também de outra maneira significa ou seja em outros conceitos significa "conselho" e isto não é um conselho quando damos a outra pessoa, é um conselho em um grupo de pessoas quando se reúnem.

O nível Sod é o nível final do entendimento das Escrituras, e se chama Sod porque geralmente se trata de um suposto significado exotérico, místico ou oculto de qualquer passagem que se leia, e este é o significado oculto, secreto ou místico de um texto. Vamos ler uma passagem nas Escrituras nos escritos Nazareno para exemplifica isto e vamos ler da tradução João Ferreira de Almeida corrigida

Mas falamos a sabedoria de Elohim , oculta em mistério, a qual Elohim ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca execultariam ao Soberano da glória (de quem ele está falando aqui? É lógico que é do Mashiach). Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que  Elohim preparou para os que o amam. Mas Elohim no-las revelou pelo seu Ruach; porque o Ruach penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Elohim. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o ruach do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Elohim, senão o Ruach de Elohim. Mas nós não recebemos o ruach do mundo, mas o Ruach que provém de Elohim, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Elohim. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Ruach HaKodesh ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.Ora, o homem natural não compreende as coisas do Ruach de Elohim, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Soberano, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Mashiach. 1 Coríntios 2:7-16

Todas essas passagem está escrita a nível Sod, ou seja há um ensinamento aqui aculto em certo modo, porque aqui diz que é mistério, lemos o verso 7 que diz: Mas falamos a sabedoria de Elohim , oculta em mistério, a qual Elohim ordenou antes dos séculos... Ele Shaul está falando do Mashiach, por isso que muitos irmãos nos falam do Mashiach que apareceu no Antigo Testamento, que ele aparecia a Yisrael, que ele é o Malach de YHWH, E TUDO ISSO EU DIGO QUE MAIS. O Mashiach amados sempre foi um mistério, o Mashiach antes de vir a este mundo e nascer como homem, em sua pré-existencia sempre foi um mistério e aqui Shaul expressa de uma maneira linda dizendo a sabedoria oculta que Elohim pré-destinou antes dos séculos passado para nossa gloria, e diz o verso 8: A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca execultariam ao Soberano da glória... aqui se aplica diretamente ao que está dizendo ao Mashiach que foi colocado no madeiro. Portanto a existência do Mashiach sempre foi um mistério e isto me refiro antes de nascer como homem, foi um mistério e isto estava a nível Sod ou seja a nível oculto.

Nunca se manifestou o Mashiach ate que nascerá como homem e aqui já é um tema teológico, precisamente isto que acabo  de fazer é precisamente um analise desta passagem a nível Sod, e é exatamente isso que fazem quando se analizam uma passagem a nível Sod de algo oculto de certo modo misterioso e ao mesmo tempo místico e disso Shaul o apresenta assim, shaul quase falou essa palavra e é lógico que ele não falou essa palavra, mais este é o nível em que Shaul apresenta, esse conceito nesta passagem em particular.

Agora a outro exemplo que podemos achar em Revelação que é conhecida por todos

Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. Apocalipse 13:18

Aqui temos um exemplo onde a identidade da besta se expressa por meio de um valor numérico 666, e isso é tudo o que disse aqui. A nível Peshat é isso o que está escrito, agora a nível Sod os pregadores fazem isto que eu vou citar agora

Dizem bom aqui não nos dá o nome de quem é a besta, porem nos da chave que nos leva a nível sod. Aqui disse numero de homem e que seu numero é 666 , então aqui eu vou dar duas interpretações distintas. Uns dizem bom isso se refere ao papa, porque o papa tem na sua coroa um titulo que diz: "Vicarius Filii Dei” que significa em português o representante do Filho de Deus isso é o que dizem obviamente deveria se referindo ao Mashiach, porem neste titulo se referi a ele dizendo que  o papa é o representante de” Deus para que se entenda” Vicarius Filii Dei então muitos dizem você toma o valor de cada uma dessas letras por exemplo:

                                          VI C A R I U S  F I L I I  D E I

                                         5 1 100 + 150 1 1 + 500 + 1 = 666

  Então segundo muitos isso indica que o papa ou o papado é a besta, isso é um exemplo de como se explica uma passagem a nível sod que pode estar correto ou pode esta equivocado

A outro exemplo que se utilizando este sistema dizem que a besta é Nero Cesar e o equivalente as letras de Nero Cesar da 666 “N igual a 50; R, 200; O, 6, N, 50; K, 100; S, 60 e R, 200. O total dava 666”.

Dizem também que o nome de Bil Gates dá um total de 666 - B=66, I=73, L=76, L=76, G=71, A=65, T=84, E=69, S=83, I=1, I=1 ,I=1.”

Dizem também que a inglesa considerada a profetiza da Adventista ELLEN GOULD WHITE e que esta nome da um total de 666 - Os dois LL do primeiro nome, em romano, somam 100; do segundo nome, o U, como acima explicado em relação ao título papal, vale 5, o L, 50 e o D, 500; o W (que é U duplo ou V duplo) vale 10 (5+5) e o I, 1, totalizando 666. isso dizem porai. Então quem é a besta o papa ou a Ellen Goud White?

Quem tem a razão? Onde estar a verdade? Bom a verdade para mim na minha opnião isso é invensão de interpretação, todas essas interpretações são um revoltismo.

Agora vamos ao hebraico, porque em hebraico qual é a letra que tem um valor de 6? A letra ו Vav, agora vejamos isso ו ו ו isto é 666 em hebraico , como suoa isto? WWW claro em hebraico vav vav vav, porem quando traduzimos ao português w w w. o que seja.com, então podemos dizer que a internet é a besta  porque se cumpre este assunto de 666, porque o símbolo da internet é esse WWW porque quando dizemos WWW todo mundo sabe que estamos falando de internet e o que significa www é World Wide Web” que significa literalmente "Rede de Alcance Mundial". Tudo isso é uma invensão (  a-prostituta-babilonia-apontando-o-anti)

E daqui para baixo podem extrair toda clase de explicação a este assunto de 666, e isto que estamos falando é um nível sod que significa ver nesta passagem um significado místico, misterioso que não se pode explicar senão com interpretações exotéricas, místicas como acabamos de fazer que é uma aplicação de nível sod. Quando alguém toma uma passagem e começa a interpreta-la assim como nós estamos fazendo, e é claro que o nível sod é o preferido da Kabalah, que interpreta quase todas as coisas ao nível sod, ou seja a um nível misteriosos, místico.


Agora vamos dizer algo aqui do que faz a kabalah e isto é um exmplo louco do uso que faz kabalah do nível sod e quero deixar claro que eu estou apoiando ou creio nisto estou apenas ultilizando apenas como um exemplo do que fazes os kabalistas. Então vamos outra vez a Genesis 3:1-6 eles lêem esta passagem sobre a serpente e Eva e ao invez de tomar eles o nível Drash ao Peshat que é um nível literal, simples no sentido em que a serpente falou a Eva, então ao invez de tomar o nível Remez que é uma chave e entender que não foi uma seperpente literalmente e que foi Satan que falava a Eva, eles não se conformam com isso e vão mais adiante e interpretam a nível sod “oculto, escondido, escondito, misterioso” e dizem o seguinte: Eles dizem que não é a serpente quem falou a Eva e a convenceu de comer do fruto literal de uma arvore literal, não, eles dizem que isto se refere ao ato sexual, ou seja o comer do fruto proibido é o que significa ter um ato sexual. O fato da serpente ter incitado a Eva a isso, o que significa que a serpente teve relação sexual com Eva.

Em outras palavras a serpente porque em hebraico serpente é uma palavra masculino, então eles dizem que a serpente teve relação sexual com Eva e a engravidou e ela deu a luz a Caim, desculpe-me mais eu tenho que rir disso, isso é o que os kabalistas dizem e ensinam as pessoas, eu não estou imaginando, eu tenho escutado isso da boca de pessoas kabalistas, e se lêem porai nos midrashim “nas explicações da Toráh leem isso que a serpente teve relação sexual com a Eva e daí nasceu Caim, porem o que eles não tomam em conta é que quando Eva deu a luz a Caim ela disse  “E Adam conheceu  Chavah sua esposa; e ela concebeu, e nasceu Qayin, e disse, Eu tive um homem vindo de YHWH “e isso os kabalistas não dizem que Eva criou seu filho com ajuda de YHWH, então não foi com ajuda da serpente, foi com a ajuda de Elohim que ele criou seu filho que teve com seu esposo Adam, porem ele teve o filho graça ao Criador que lhe deu essa capacidade de ter filhos, isso é o que diz o sentido literal e não há que entrar nas questão exotéricas ou místicas para interpretar essas passagem que são muito simples.

Em que cabeça entra isso exceto na cabeça dos kabalistas, em que cabeça racional cabe isso que uma serpente pode ter relação com uma mulher e engravida-la, pode ser até possível uma relação sexual entre uma serpente e uma mulher, porem é impossível que esta relação a mulher fique grávida isto é impossível. O restante é uma invenção de fantasiosos

Então é muito importante reconhecer que quando se fala em términos de kabalah quase sempre se fala de duas coisas; os níveis de entendimento Drash e o nível Sod e também eles dão muitas explicações e muitas dessas são boas no nível Drash, porem quando eles passam ao nível Sod eles fantasiam de mais.

O uso da gramática é sempre ao nível sod, porem pode ser usado de maneira correta ou de maneira incorreta, o nível sod pode ser bem utilizado  e já demos um exemplo de como utilizou Shaul em 1 aos Coríntios 2:7-16 ele esta falando nesta passagem a nível sod quer dizer falando de mistérios, de coisas oculta de Elohim. Esta passagem de I aos coríntios é uma passagem a nível sod, e não digo ao sentido em que nós intterpretamos ao nível sod, mais estou dizendo no sentido em que Shaul ultilizou mais ou menos isso o nível sod para o que ele escreveu nesta passagem.

Vamos considerar agora o sistema caraíta dos judeus tradicionais que se chama PaRDeS utilizamos as vezes alguns elementos desses, normalmente usamos o nível peshat e drash, ou seja um entendimento simples e literal, o nível sod é que é um pouco perigoso porque podemos entrar em erros

O sitemas caraíta bíblico é um sistema que se basea em quatros tipos de analizes

Analises textual, analise paratextuais, análise contextual e análise histórico, assim que o sitema revizado dos caraitas seria estes que consitem em quatro palavras, análise textual, análise paratextual, analise contextual e analises hitorico.

Para dar um exemplo de como se aplica estes quatro princípios a interpretação das Escrituras e vamos dar um exemplo com o tema do Reino basicamente, ou seja que um só tema podemos aplicar os quatro princípios de analises

O analise textual é o que disse exatamente o texto.

Analise paratextual é o que não disse o texto, porem estar implicido ou que se pode deduzir do texto.

Analise contextual é o que dizem outros textos ateriores ou posteriores e que se relacionam de algum modo com o que estamos lendo.

Analises histórico é uma busca da maneira em que se tem entendido o texto por outros autores atravez da historia.

Ai estar é um esbouço simples dos quatros princípios de analises para o entendimento das Escrituras que os expôs os caraítas

Vamos entrar nos detalhes

A pergunta é esta: É literal na terra o reino, ou é espiritual no Céu? Isso é a pergunta que daria origem a um analise de discução sobre o tema do reino, então a pergunta seria: O reino é algo literal na terra, ou é algo espiritual no Céu. Ou seja vamos ao céu ou ficaremos aqui na terra.

Vamos utilizar a passagem para exemplificar de Atos 1:3-6-7

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Elohim  Atos 1:3

Ou seja o Mashiach deu um curso intensivo sobre o reino a Seus discípulos que durou 40 dias, depois deste curso intensivo de 40 dias no verso 6 ele disse:

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo:Mestre, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Atos 1:6-7

Vamos nos limitar a pergunta do verso 6 Mestre, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? O analise textual é buscar primeiramente no texto original para ver se apalavra restaurarás é a palavra correta, se a palavra reino é a correta, será que esta ai a palavra Yisrael no texto original e a palavra neste tempo, e vamos nos assegurar-se do que disse aqui nesta tradução “Restaurarás neste tempo o reino a Yisrael” você se assegura do quer disse esta tradução é verdadeiramente o que diz o texto grego ou o texto hebraico, e este é o analise textual, então é assegurar-se de que o texto é correto, de assegurar-se que aqui diz que “Restaurarás tu neste tempo o reino a Yisrael” bom depois de fazer o um analises textual então concluímos sim, que isto é o que disse o texto grego, isso é o que disse o texto em hebraico e portanto esta tradução esta bem. Isto é um analises textual e vemos que é isso que diz o texto, não é o que eu imagino que disse, não é o que eu quero que diga, senão o que disse, e a pergunta disse “Restaurarás tu neste tempo o reino a Yisrael”

Passamos a analises paratextual:

Paratextual quer dizer que vamos mais alem do que disse o texto. Então vamos mais alem do que disse o texto e em que sentido? O que eu quero dizer é que vamos ver o que não disse o texto, porem que está implícito ou que se pode deduzir do texto. Este texto é bem simples e bem curto : “Restaurarás tu neste tempo o reino a Yisrael”.

Primeira coisa a sacar deste texto é o que não disse, porem é o que está implícito que eles (os discípulos) não criam no reino no céu. (2) É que eles criam que o reino seria restaurado, porem esta falando de um reino que existiu antes e que agora vai ser restaurado. Isso não esta no texto, mais está implícito na pergunta. (3) Que este reino seria restaurado a Yisrael, isto estai no texto claro na pergunta de um reino restaurado e não no céu, não a outra nação, porem a Yisrael.

Eles criam também que o reino seria restaurado pelo Mashiach. Nada disso disse o textom, porem está implícito no próprio texto. Eles criam também que Yahshua era o Mashiach, porque alem de fazerem a pergunta ao Mashiach “Restaurarás tu neste tempo o reino a Yisrael” . portanto eles entendiam que Yahshua era Rei e o Mashiach, e nesta frase está implicito que eles criam que ele era Mashiach. Eles também criam que o reino seria restaurado neste tempo no século primeiro, porque eles perguntam “Restaurarás tu neste tempo o reino a Yisrael” neste tempo, esta é a pergunta, e tudo isso que acabamos de dizer está implícito neste texto, o texto não disse, mais está implícito, agente pode deduzir o que se chama um analises paratextual, é o que não disse o texto, porem está implicido.

O interessante é que Yahshua não os corrigiu sobre a espectativa da restauração, não lhes disse que o reino não era questão de restaura-lo, não lhes disse que não se tratava de uma restauração a Yisrael, não lhes corrigiu isso, o Mashiach não os corrigiu que foi um reino literal, aqui era uma boa oportunidade para ele dizer : não não não o reino não é aqui na terra será no céu, porem ele não disse isso, não os corrigiu por eles terem esse conceito de que o reino ele vai restaurar aqui na terra em Yisrael, somente os corrigiu enquanto ao tempo que no verso 7 “Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”. A única coisa que eles os corrigiu foi isso em termino dessa pergunta ‘o tempo”

O que ele esta dizendo é: Sim o reino vai ser restaurado a Yisrael, sim o reino vai ser restaurado aqui nesta terra em Yisrael, porem quanto ao tempo nos vos pertence saber, somente o Pai o sabe, isto é o que está dizendo ai o Mashiach..

Vamos ao analises contextual:

O analises contextual é o que disse em outros textos anteriores ou posteriores que se relacione de algum modo com este, e vamos passar a mais um verso

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:9-10

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31

Daqui explicamos as pessoas que o Mashiach se senta no trono de Dawid (David) que foi o trono que se prometeu como vemos em lucas : (Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Soberano YHWH lhe dará o trono de Davi, seu pai; Lucas 1:32). Essas explicações estão ao infoque de analises contextual, que busca o contexto em outras passagem sobre este mesmo tema.

Passamos ao ultimo infoque de analises que é o analises histórico

Esta infoque na não há que recorrer as escrituras, em parte sim temos que entender como ocorreu o tema do reino em todos os escritos apostólicos, é buscar tudo que disse Shaul sobre o reino, buscar tudo que disse Kefá sobre o reino, o que disse Yochanan. Isto é um analises histórico em certo sentido é um analises contextual também, porem pode ser considerado histórico porque é como se entendeu o que disse o Mashiach alguns anos depois. Aparte deste pequeno aspecto do analises histórico dentro do contexto está também o assundo de como entender outros escritores fora das Escrituras sobre o tema do reino.

Então como entenderam este tema os Nazarenos do primeiro século, já mencionamos um nos escritos de Shaul.

Como numero 2 como entenderam este tema os chamados pais da igreja antes do concilio de Nicéia. Os pais anti-neceianos foram os grandes escritores da igreja cristã antes do concilio de Nicéia, porque não tinham suas mentes contaminadas pelo concilio, existe alguns escritos muitos bons deles, e se buscarmos alguns desses escritos sobre o reino veremos que eles mesmo diziam que o reino seria na terra. Se buscarmos na historia da igreja cristã e ver como entenderam os valdenses  sobre o tema do reino, os valdenses esperavam um reino na terra, e os valdenses era uma seita de cristãos que não aceitavam o catolicismo e não aceitava a autoridade de Roma e se refugiaram nas montanhas e cutuavam no sábado enquanto a igreja cristã adorava no domingo, eles os valdenses tinham uma doutrina mais pura que a igreja cristã tradicional, eles não criam na trindade, não criam nisto de ir ao céus, eles ensinavam que o reino seria aqui na terra em Yisrael, portanto isso é um dato histórico que confirma os ensinamentos dos apóstolos.

Então se nós passar-mos mais adiante e buscar a historia da igreja do que ensinaram os reformadores que falaram deste tema e ensinavam também que o reino seria aqui na terra.

Se buscar-mos os reformadores do século 20 encontramos a igreja de Deus do sétimo dia foi uma das igrejas que por séculos manteve a doutrina de que o reino seria aqui na terra. Uma igreja que herdou historicamente dos valdenses a igreja de Deus do sétimo dia, não estou falando da igreja pentecostal isto é outra coisa, estou falando da igreja de Deus do sétimo dia que continua existindo nos Estados Unidos e crêem quase no mesmo que nós cremos especificamente no tema sobre o reino aqui na terra. Os adventistas surgiram da igreja de Deus do sétimo dia em parte, e por isso a principio não criam na trindade porque herdaram isso igreja de Deus do sétimo. Os primeiros adventistas os que se chamam de pioneiros acreditavam num reino aqui na terra e isso podemos demostrar com os próprios livros do adventistas “Comentário bíblico dos Adventistas” mostra que eles criam num reino aqui na terra, depois mudaram e portanto agora a igreja adventista não aceita esse índice histórico dos ensinamentos dos apóstolos para nossos dias.

Agora a igreja de Deus do sétimo dia no cristianismo sim continual crendo neste dado to histórico dos ensinamentos dos apóstolos principalmente sobre o tema do reino aqui na terra. Isso é o que se chama um analises histórico, e claro um ato histórico se faz mostrando ao versos de seus livros.

Vou citar o nome de dois livros que podem ajudar muitos num analises histórico sobre este tema do reino.

O primeiro se chama History of True Religion  “Historia da religião verdadeira” veja que não diz a historia da igreja verdadeira, isso é outro conceito, este livro se estuda a historia da religião verdadeira, que foi escrito por Andrew N. Dugger em Yisrael, ele viveu em Yisrael e escreveu esse livro lá, este livro esta fazendo um retorno de como se transmitiu os ensinamentos dos apóstolos atravez da historia por certos grupos como os valdenses, a igreja de Deus do sétimo e etc.

O outro livro se chama “Comentário bíblico adventista”  e o Enciclopédia, Biblica, em espanhol, o volume 9 desse livro mostra como mudou o conceito adventista de um reino na terra a um reino no céu.

Estudo elaborado pelo Moreh Yosef e o ach Yahshar ben

Email: torat.emet@hotmail.com

Shalom U'brachot a todos : Yahshar

Um comentário:

  1. Muito obrigada por estas informações. Elas são muito valiosas nos meus estudos sobre O Sagrado.

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