domingo, 7 de abril de 2013

HaBesora haGueulá Amitit HaElohim



O VERDADEIRO EVANGELHO DE ELOHIM


Somente existe um Evangelho (Boas Novas) Verdadeiro




O Contexto dos Romanos era que em Roma viviam ao redor de Um milhão de habitantes, a maioria escravos. Existia uma importante comunidade de Judeu ai (Atos 28), os quais iam cada ano as Principais Festas em Jerusalém. Os destinatários desta Carta são principalmente aqueles que já tinham conhecimento de Yahshua como o Messias, já que estiveram presente na Festa de Shavuot (conhecida como Pentecostes, a festa das semanas) do capitulo 2 de Atos. E ao regressar a Roma necessitavam saber as implicações doutrinais disto.No ano 49 D.M os judeus foram expulsos de Roma (Atos 18), por tanto, nesta comunidade ficaram os que não tinham se convertido oficialmente ao Judaísmo. No ano 54 D.M. depois do governo de Claudio (quem os expulsou no ano 49 D.M) voltaram novamente alguns judeus que tinham estado em Roma. E ao regressarem a comunidade Judaica, encontram lideres de origem gentil que estavam dirigindo ditas comunidades, e ai começaram os problemas doutrinais, e por posições de autoridade.


 Romanos 1:1  Paulo, servo de Yeshua o Messias, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 


E aqui começa usando a palavra servo, Paulo um servo, um escravo de Yahshua o Messias. Porque ele decidiu ser escravo do Messias? Porque ele decidiu fazer-se servo? Porque Paulo foi um perseguidor, um carrasco, e por amor decidiu dedicar o restante de sua vida para ser um escravo, decidiu ser um escravo por amor, ele renuncia a todos os seus direitos, porque um servo verdadeiro é aquele que renuncia a seus direitos, um servo é aquele que não exige pago, não exige nada, não está servindo para ver quanto vai ganhar, não, um servo está para servir e não para exigir, não está para esperar nada, ele decidiu ser um servo de Yeshua. Aqui no verso primeiro, também que Paulo foi chamado para ser apostolo porque? Porque todos tomamos a decisão de sermos servos. Agora a diferencia é que Paulo foi chamado a ser apostolo, e o mesmo Paulo disse em sua carta aos Efésios, ele nos fala de 5 chamamentos específicos, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres, porém o chamado especifico foi ser apostolo que é um enviado, um embaixador para velar pelos interesses de Yisrael entre as nações. Então os auto nomeados apóstolos atualmente, se não estão cumprindo esta função de velar os interesses da nação de Yisrael entre as nações são falsos apóstolos, não são apóstolos, estão simplesmente colocando um titulo, porém não são apóstolos.

Então Paulo foi chamado apóstolos, separado para o evangelho de Deus. Esta palavra "Evangelho" é uma palavra muitíssimo importante que vamos a definir mais adiante. Porque apesar de ser muito conhecida palavra "Evangelho" na realidade seu significado não é difundida com a profundidade com que fala as Escrituras. Então hoje vamos entender do que se trata a palavra "Evangelho". Então disse:

 Romanos 1:1  Paulo, servo de Yahshua o Messias, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus

 Romanos 1:3  O qual antes prometeu pelos seus profetas nas Santas Escrituras.


Quer dizer, qual é a base do evangelho? Se você quisesse pregar o evangelho a um judeu que não crer no Novo Testamento, que não aceita o Novo Testamento como sendo também a palavra de Deus, então o que poderias usar para pregar o evangelho? Logicamente o Antigo Testamento, a Toráh, os Profetas e os Salmos, e como sabemos isto? Porque aqui disse, que aonde o evangelho está? Nas Santas Escrituras, e para época em que  Paulo escreveu esta Carta no ano 57 e 58 de pois do Messias, quais era as Sagradas Escrituras? O Antigo Testamento. A Toráh, os Profetas.Então você teria a capacidade de mostrar o evangelho a uma pessoa que não crer no Novo Testamento, somente usando o Antigo? Se você não pode fazer isto, então você não tem entendido a fé dos apóstolos, você está em sérios problemas. E é interessante como tem ministérios que tratam de pregar aos Judeus utilizando o Novo Testamento, e chegam e dizem: "olhem é porque Paulo disse em Romanos que o fim da lei é "Cristo" e o judeu fica AM? E a mim o que importa o que disse Paulo? Não é porque aqui ele disse que quem está debaixo da lei é maldito. Aqui em Mateus disse isto: e o judeu Mateus? Quem é este? Não está escrito em I Aos Tessalonicenses, em I Timóteo e o Judeu, Não, não me fale disto eu não sei do que você está falando, me mostra com o Antigo Testamento o que você está querendo me convencer."

Assim faziam os apóstolos, assim fazia o Messias, Yeshua ensinava em base ao que? Ao Antigo Testamento. Quando Ele ia a Sinagoga quais eram as Sagradas Escrituras que Yeshua lia? Será que ele dizia: abram suas Bíblia em I Coríntios capitulo 3? Não ele abria o rolo da Toráh, os profetas. Quando ele convenceu os discípulos no caminho de Emaús, e lhes fez que ardesse seus corações, o que o Messias usou para que estes discípulos no caminho de Emaus ficassem com o coração ardendo ao escutarem o Messias pregando? O que o Messias usou para deixa-los assim em choque? A Lei, a Toráh, os Profetas e os Escritos. Vamos ver estes versos em Lucas 24

Lucas 24:25  E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Lucas 24:26  Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? 
Lucas 24:27  E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
Lucas 24:232  E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 

Então, na Toráh o Messias lhes explicou de que ele tinha que padecer. Então aqui Paulo simplesmente está especificando que este evangelho está prometido através dos profetas nas Santas Escrituras.


Romanos 1:1  Paulo, servo de Yeshua o Messias, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Romanos 1:2  O qual antes prometeu pelos seus profetas nas Santas Escrituras
Romanos 1:3  Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne


Então o Messias tem que ser um descendente de David diretamente como aqui está especificando claramente, e tem que cumprir a promessa dada a David, e qual é a promessa dada a David? Que um filho de David se assentará em seu trono, e seu reino, sua dinastia será eterna, então David, se este teu filho, teu descendente vai reinar sobre Jerusalém, e quando o Messias aparece e todos dizem que Ele é o Filho de David, Ele é o Rei dos Judeus, o que pensou Pilatos nesta hora? O que pensava o rei Herodes quando ouviram que havia um Galileu por ai dizendo que era o Rei dos Judeus? Quando Ele se apresenta com Pilatos, o que Pilatos perguntou ao Messias? És Tu rei? E o que foi que respondeu o Messias? Meu Reino não é deste mundo, porque se meu Reino fosse desde mundo, meus seguidores pelejariam, porém meu reino não é desde mundo. Em outras palavras o Messias estava dizendo: Neste momento eu não vim ainda estabelecer o Reino, não era o momento, então para que era este momento? Porque se neste momento em que Yeshua se apresenta não era para estabelecer o reino, então para o que era? Para que ele se apresentou neste momento se não era para estabelecer o reino? Era para tratar com um assunto nacional de Yisrael e de todas as nações quais falam nesta Carta aos Romanos. Então o Messias se apresentou neste momento para tratar com um assunto de pecado, de impureza, porque não poderia estabelecer o reino enquanto o povo de Yisrael estivesse num estado de impureza e isto é o que fala os primeiros três capítulos da carta aos Romanos. Então disse:

Romanos 1:3  Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.



Ai aqui é aonde os adversários do Messias dizem: Ah está vendo que o Messias nasceu de um ato sexual entre Miriam e José, o Messias é filho carnal de José. Na verdade esses irmãozinhos estão equivocados a respeito das profecias e da cultura de Yisrael. Porém quando aqui diz no verso 3 diz: "segundo a carne" significa "em forma humana" E Yeshua descende de David segundo a carne por parte da sua mãe Miriam que foi descendente de David qual veremos mais na frente. E se ela foi fecundada pelo esperma de José, isso foi mediante a obra do Eterno, não foi mediante uma relação sexual. Porque de outro modo ela teria mentido, porque ela disse ao anjo que nunca conheceu varão. Então, ou Miriam mentiu ou não teve relação com Yosef. Porém o Eterno pode ter colocado em seu ventre um esperma de José. Não há nenhum problema com isto. Porém Miriam era virgem, ela mesmo disse. Você crer que Miriam era mentirosa e enganou o anjo que lhe deu a noticia da sua gravidez? Se alguém dizer que Miriam mentiu, então esta pessoa não crer na Bíblia.

Romanos 1:3  Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne
Romanos 1:4  Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.




O que significa o término Filho de Deus? Quando você diga o que é Filho de Deus, lembre-se deste ditado: Filho de peixe, peixinho é, porque se alguém é Filho de Deus, como este filho tem que ser? Pois como o Pai. Então o Messias representa aos Atributos do Pai, e como é o Pai? O Pai é bom, o Pai é amor, o Pai é misericordioso, o Pai é compassivo. Então Filho de Deus significa que Ele reflete o Pai, e por qual razão ele se declarou ser Filho de Deus? Porque ressuscitou dentre os mortos, e o que quer dizer que ele ressuscitou dentre os mortos? Porque a morte, o sepulcro não pode detê-lo? Porque o Messias não pode ficar ai no sepulcro? Porque as Escrituras disse que o salário do pecado é a morte, porém se o Messias não cometeu pecado, se ele foi puro, então o sepulcro não pode detê-lo. Então aos ressuscitar, era o sinal que ele foi puro em todos os sentidos como seu Pai o Criador é Puro, como Deus é Santo. Então, sua ressurreição é o sinal de que Ele é o Filho de Deus, de que Ele transmite e manifesta as virtudes e os atributos do Pai. 


Romanos 1:5  Pelo qual recebemos a graça e o  shlichut (apostolado), para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 

E Shlichut tem a ver com ser enviado, e enviado para manifestar esta mensagem e para o que disse aqui: para que nós recebemos o apostolado para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu Nome"Ah sim você é apóstolo? Então me mostra tua fé com tuas obras. E o que é fé? Creio que não vai dar tempo para agente explicar com muito detalhe acerca da fé, da palavra fé em hebreu, e mais, no Paleo Hebreu, no hebraico antigo, se dê vamos aprender a palavra fé como nunca tínhamos entendido antes. Porque este termino Fé está tão ambíguo, está tão distante, que aqui disse:

Romanos 1:5  Pelo qual recebemos a graça e o  shlichut (apostolado), para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 

Quer dizer, para o quer recebemos o apostolado? Para que recebemos a graça? Para que fomos perdoados? Para que sejamos obediente a fé que em término geral a apalavra fé vem da palavra hebreia Emunah que significa Fidelidade, porém fidelidade ao que? Ao que temos que ser fiel? A Palavra, as Escrituras, e se já vimos que neste contexto em que Paulo está escrevendo as Sagradas Escrituras é o Antigo Testamento, então ao que teríamos que ser fieis? Lógico e elementar que ao Antigo Testamento para a obediência da fé "aonde? Somente em Yisrael"? entre todas as nações pelo seu nome. Ou seja, que as Sagradas Escrituras para quem são? São somente para o povo Judeu? Não aqui disse para todas as nações por amor do seu nome. Então, qual é o motivo que vamos obedecer? Porque queremos obedecer a Toráh, a Lei que foi dada a Moisés? Porque queremos guardar o Shabbat? Porque queremos celebrar as Festas Bíblicas? Porque queremos seguir tudo que disse a LEI? Será que é por legalismo, ah eu tenho que fazer isto, será? Porque será? Por amor do Seu Nome, por isto queremos obedecer, por amor ao Seu Nome, e como é Seu Nome? Qual é o Nome do que nos salvou? Yahshua, e o que significa Yahshua? Yah Salva, E Yah é uma contração do Nome Sagrado.

Então porque nós queremos obedecer-lhe? Porque Ele nos salvou, então se Ele nos salvou é o mínimo que podemos fazer é lhe obedecer, o Messias disse: "Se me amais, guardareis meus mandamentos, e meus mandamentos não são pesados" e uma vez mais, quais eram os mandamentos quando o apostolo João escreveu isto? Quando Yahshua disse isto: "Se me amais, guardareis meus mandamentos", a quais mandamentos o Messias estava se referindo? Ao que foi dado a Moisés no Monte Sinai, a Toráh, ao Antigo Testamento.

Romanos 1:6  Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Yeshua o Messias. 

Você e eu fomos e estamos chamados a pertencer ao Messias e porque? Porque Ele nos comprou com seu sangue. 

Romanos 1:7  A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Yeshua o Messias


Chamados santos. Outro chamado, chamados a ser santos, e a palavra santo em hebraico no singular é a palavra kadosh e no plural como estão aqui é a palavra hebreia kadoshim que significa Consagrados, dedicados totalmente a isto. Não podes se dedicar a outra coisa, a tua vida não pode ser dedicada mais que a kedushá (santidade), a se separar-te para Ele, a viver para Ele. E isto não que dizer que necessariamente você tem que ir a uma montanha e ai você se dedique a ser santo, não, não é isto. Ser kadosh (separado, santo) é algo tão pratico que podes viver, porque o que é que te santifica? Seus mandamentos, como uma pessoa se consagra? Como uma pessoa se aparta? Guardando seus mandamentos, e quais são os principais dois mandamentos? Amar ao Eterno sobre todas as coisas. E o segundo é: Amar a teu próximo como a ti mesmo.então queres te consagrar-te a Ele? Ama ao Eterno e ama a teu próximo, e como eu amo a meu próximo? Bem, o que eu não quero que me faça, eu não faço, e o que eu quero que me faça, eu faço, ai está o resume de toda a Lei. O que você não quer para você, então não faça a teu próximo, como você gosta de ser tratado, então trate a teu próximo.


Romanos 1:7  A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Yeshua o Messias.

Esta palavra Graça significa um Favor Imerecido, a palavra Chesed em hebraico é um presente, é um favor imerecido, algo que não merecemos. Chesed veshalom (Graça e Paz) Shalom uma reconciliação com o Eterno. Uma pessoa não pode ter esta Paz de Elohim, esta reconciliação com o Eterno, se a pessoa não a recebe gratuitamente, se não é um dom que te dá imerecido.

Romanos 1:8  Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 
Romanos 1:9  Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, 
Romanos 1:10  Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. 
Romanos 1:11 Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; 
Romanos 1:12  Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Romanos 1:13  Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. 
Romanos 1:14  Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 

Aqui Paulo está falando que  a todas as nações ele é devedor, estou em divida, tenho que dar-lhes uma mensagem, e é uma maravilha que eu e você estejamos em dividas, porque o único que eu posso oferecer a Ele e está escrito, é entregar as almas, as vidas a o Eterno que de alguma maneira um dia em influenciei, este é meu sonho. O dia em que esteja com Ele frente a frente dizer: aqui está as almas dessas pessoas que um dia Tu me deste a oportunidade de compartilhar com elas a Tua Bendita Toráh, estas são troféus de tua Graça, do teu Favor Imerecido, troféu do que Tua palavra fez.

E isto nos faz lembrar a parte final do Filme A Lista de Schindler, quando ele fez um monte de coisas para salvar uma multidão de Judeus, Schindler vendeu um monte de coisas, fez coisas extraordinárias, porém ao final quando a guerra se acaba e estão ai todos que ele pode salvar, e esta é a cena do filme mais impactante do filme, porque começa a chegar todos os judeus salvos e começam a lhe agradecer o que ele fez. Porque realmente ele salvou a todos ali presente, e neste momento em que Schindler ver como os judeus lhe agradecem, ele começa a se encher de tristeza em seu coração e diz: Quantos foram? Porque neste momento ele tinha que pagar dinheiro a cada pessoa ali salva. Então, neste momento ele se da conta que houve momento em que ele podia ter feito e não fez, e ele chega a uma objeto que ele tinha muito caro e diz: o que eu estou fazendo com isto? Eu podia ter vendido isto e ter salvado mais duas pessoas. E este carro eu poderia ter vendido a ter salvado mais e mais, então ele começa a chorar, e enquanto todos estão lhe agradecendo, ele está chorando como eu não fiz mais? Eu poderia ter feito mais e lhe disseram os judeus:

Você fez o suficiente e ele diz: não, eu poderia ter feito mais. O Talmud disse que aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro. E porque disse isto? Porque esta pessoa pode trazer um fruto extraordinário. E eu estou seguro que nós um dia vamos passar por isto que passou este homem chamado Schindler, pude ter feito mais e não fiz. Pude ter investido mais na divulgação da Toráh e não fiz.

 E isto era o sentir que tinha Paulo, por isto ele disse que era devedor, e por isto ele viajava tanto, e se dão conta de como Paulo viajava para chegar a todas essas cidades? Nós somos ridículos, muitos acomodados, perdemos muito tempo com bobagens,dizendo coisas que não edificam, discutindo a palavra e o que isto tem provocado na maioria das pessoas que não tem nada com a Bíblia, que não são evangélicos, nem católicos praticantes? Estas pessoas quando veem isto o que elas sente é cada vez mais a falta de desejo de se aproximar da Palavra, porque o que elas veem nestas pessoas ai tantos os que se dizem em Teshuva e os que não são, é que cada um tem uma verdade, cada um tem uma maneira de interpretar a Bíblia,  cada um quer mostrar os erros do outro, e isto o fruto que trás é tropeço aos que poderiam querer saber sobre a nossa féPorém Paulo de veras, viveu uma fé, que quisera eu viver meio por cento do que ele viveu e se desprendeu para levar a mensagem sem brincadeira, sem escárnio.


 Romanos 1:15  E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.


 E aqui, mais uma vez se repete o evangelho que está nas Sagradas Escrituras. Então o que é o evangelho? Se supõe que estes romanos, porque se está lhes escrevendo é porque de alguma maneira ele já sabia que ai já estavam conhecendo a fé, já tinham certa ideia. E como é que ele diz a eles que já sabia acerca do Messias, e Paulo diz que queria anunciar o evangelho a eles, se por suposto eles já estavam evangelizados? Então como é que Paulo queria lhes pregar o evangelho? Bom, vamos saber e definir o que é o Evangelho. Em I Aos Coríntios 15 verso 1 ao 4 vai nos dar a definição mais simplista, resumida que se dá por ai nos institutos Bíblicos sobre o que é o evangelho. Porque em alguns cursos de teologia cristãos, ensinam que isto é o evangelho, e em certo sentido eles estão certos, porém isto tem muito mais profundidade do que eles pensam saber. 


1 Coríntios 15:1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 
1 Coríntios 15:2  Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 


 E aqui logo de entrada no verso 2 nos diz qual é a condição para sermos salvos, e qual é a condição para sermos salvos segundo I Aos Coríntios 15 verso 2? Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado. E se você não a retém, então você não é salvo. Então você creu em vão como disse Paulo aqui. Tivesse uma vã ilusão. 


1 Coríntios 15:3  Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que o Messias morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 1 Coríntios 15:3
1 Coríntios 15:4  E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 


Já, pronto, se acabou. Isto é o que te dizem que é o evangelho nos institutos teológicos Bíblicos. Isto é o evangelho, que "Cristo" morreu e ressuscitou ao terceiro dia. Esta definição eu escutei e já preguei por quase 17 anos quando estava neste sistema, porque uma mensagem evangelista é: Irmãos, Cristo morreu por teus pecados, porém ao terceiro dia ele ressuscitou, então cria me "Jesus Cristo" e você será salvo. Esta é uma típica mensagem de um evangelista.

Pergunta: Será isto ai o evangelho? Se o evangelho é somente isto, então porque o Messias quase sempre o manteve em secreto? Que seus discípulos praticamente não o entenderam. Ou seja, se o evangelho é que Cristo morreu e ressuscitou, ou se ele teria que morrer, se este é o evangelho, então, porque quase depois de três anos de estar ensinando, e ensinando e ensinando aos seus discípulos, porque então os seus discípulos não entenderam o evangelho? Porque? Ou será que então este não é o evangelho? Isto é parte do evangelho, porém realmente isto não é a definição do evangelho, então o que é o evangelho? Porque se o evangelho somente consiste em crer que o Messias morreu e ressuscitou, porque vamos saber mais adiante o que disse que tem que obedecer ao Evangelho, vamos saber um texto, vamos saber o que disse I Pedro 


1 Pedro 4:17  Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 


Ok! Se o evangelho em crer que o Messias morreu pelos teus pecados, que ressuscitou ao terceiro dia, então crer em Jesus e serás salvo acabou, é somente crer e ponto final, não precisa de mais nada, aceitou Jesus já é salvo. Porém, se isto é o evangelho, então porque aqui Pedro disse que tem alguns que são desobedientes aos evangelho de Deus? O que eu tenho que obedecer que o Messias morreu pelos meus pecados? O que eu tenho que obedecer disto? Pensem um pouquinho, o que tenho que obedecer do evangelho? Vamos saber o que é o evangelho. I Pedro 1:23, porque se há alguém que define perfeitamente o que é o evangelho, é o apostolo Pedro. A quem foi dito que se daria a chave e isto tem sido distorcido historicamente, porém de alguma maneira Pedro entendeu muito claro o que era o evangelho. Então vamos ver o que Pedro escreveu em sua I Carta capitulo 1 


1 Pedro 1:23  Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 

Pausa aqui. Aqui disse: "Sendo de novo gerados ou renascidos, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre". Quando Pedro estava escrevendo este texto e aqui ele disse Pela Palavra de Deus e para Pedro o que era a Palavra de Deus? o Antigo Testamento, e mais especificamente a Toráh, ao que se conhece como a Lei de Moisés, a isto se chamava na época dos apóstolos a Palavra de Deus. Os profetas na realidade somente comentavam e aplicavam sobre a Palavra de Deus que para os Profetas eram os cinco livros de Moisés, o que vocês creem que Isaías estudava para profetizar? Pois a Lei de Moises, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, ou seja, o Rolo da Toráh.
Porém para estarmos certos de que Pedro se referia a isto


1 Pedro 1:24  Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 
1 Pedro 1:25  Mas a palavra do Senhor permanece para sempre


O que Pedro está dizendo aqui? Pedro está citando Isaías capitulo 40 verso 6. Ou seja, Pedro não estava inventando este versículo, este versículo Pedro está sacando do Capitulo 40 de Isaías verso 6, e quando o profeta Isaías ao redor do ano 700 antes do Messias esta dizendo este verso, Isaías disse assim:

Isaías 40:6  Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. 
Isaías 40:7  Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito de YHWH. Na verdade o povo é erva. 
Isaías 40:8  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 

Quando Isaías escreveu isto, para Isaías qual era a Palavra de Deus? A Lei, a Toráh, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. E vejam o que disse logo depois Pedro no final do verso 25 de sua I Carta capitulo 1
I Pedro 1:25


Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra (Qual palavra? Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) que vós foi anunciada.1 Pedro 1:25

Então o que anuncia o Evangelho? O que o cristianismo chama de Lei de Moisés, ou seja, a Toráh, o verdadeiro evangelho anuncia a lei de Moises, anuncia a Toráh. E de acordo a Lei de Moisés, todos que transgrida a Toráh, o que tem que passar? Tem que ser morto, porém eu tenho uma boa noticia para vocês que me escuta agora, não tens que morrer porque? Porque alguém morreu por ti, Yeshua o Messias morreu por ti. Te tenho outra boa noticia: Ele Ressuscitou, e se você entrega tua vida a Ele, e se em forma de gratidão e de amor pelo que Ele fez por você, Vai e não peques mais, terás salvação. Isto é o evangelho, isto é o verdadeiro evangelho Bíblico. Porque se o evangelho é: "Levantar a tua mão, fecha teus olhinhos, receber uma  oração dizendo que você já está salvo, já vai ao céu se morrer hoje, todos levante as mãos e uma salva de palmas para "Jesus" porque mais uma alma foi ganhada para o morar no céu, ah graças a Deus já estou com o passaporte garantido Para ir ao céu". Será assim o verdadeiro evangelho por tudo que já vimos e lemos através da Bíblia e não do que eu acho que é? Se for isto, então a pessoa nunca entendeu a fé dos apóstolos, muito menos a dos profetas e porque? Porque logo em seguida vem os repórteres evangelísticos ah graças a Deus se salvaram 500 pessoas, 250 foram batizadas e e 100 foram renovadas em línguas, aqui câmera eles estão chorando, olha se salvaram 5 mil pessoas ô Gloria Deus estamos salvando o mundo inteiro, será? Em Hebreus 3:16 vamos saber que sem sequer o evangelho é algo novo, não é algo que surgiu a partir do Messias. 


Hebreus 3:16  Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. 
Hebreus 3:17  Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 
Hebreus 3:18  E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? 


Aqui está fazendo um relato do êxodo, de quando o povo de Yisrael saiu do Egito, e aqui está dizendo que o Eterno lhes jurou que não entrariam eu Seu Repouso, ou seja, que não entrariam na Terra Prometida e porque? Porque apesar de que muitos saíram do Egito, nem todos entraram na Terra Prometida. O que foi que lhes livrou de entrarem a Terra Prometida? A desobediência.

Hebreus 3:19  E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. 

Ou seja, foram incrédulos, foram desobedientes.

Hebreus 4:1  Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. 4:1

Ou seja, estamos em uma situação similar a da saída do Egito do povo de Yisrael, porque estamos esperando a entrada aonde? A Terra Prometida, e de acordo a profecias de Jeremias 16, o segundo êxodo não vai ser do Egito, senão de todas as nações. Então, a promessa é que algum dia iremos e subiremos a Jerusalém, todas as nações subirão a Jerusalém, esta é a promessa, esta é a profecia. Porém assim como naquela época nem todos entraram, pois também nesta época muitos são os chamados, porém poucos são os escolhidos. Então o que disse? 

Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, (Sinônimo, Boas novas e palavra são o mesmo, porque aqui neste versículo está claríssimo pelo escritos aos Hebreus) Então disse:


Hebreus 4:2  Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.


E o que é Fé? Fidelidade ao que está escrito. Porém está frase Boas Novas aqui em Hebreus capitulo 4 verso 2 no léxico Strong's do Grego, é a palavra do Strong's grego 2097 que é o numero da palavra em grego, e esta palavra (εὐαγγελίζω euaggelizó) que é a palavra original em grego, é uma palavra composta de dois porque? Porque a palavra Eua, ou Yoo significa Bom. E o 32 é a palavra aggelos que em grego significa Mensageiro. Então, a palavra Evangelho do grego literalmente significa (Boa Mensagem) Isto significa Evangelho no grego. Então, qual é a Boa Mensagem? Qual é a Boa Palavra que não obedeceram? Qual é a Palavra Boa? É a Palavra de Deus, a Boa Palavra que se transmitiu a quem? A Moisés, e Moisés a transmitiu ao Povo, e o Povo tinha a responsabilidade de transmitir esta palavra a quem mais? Ao mundo inteiro, porém o povo obedeceu a Palavra? As nações obedeceram e obedecem a Palavra? A Boa Mensagem está sendo obedecida? Então, quem são os que entraram na Terra Prometida? Os que creram e obedeceram a Boa Mensagem, e quem serão os que entraram na Terra Prometida? Lógico que serão os que obedecem a Boa Mensagem.

Então voltando ao capitulo 1 de Romanos podemos entender porque Paulo disse no versículo 16:


Romanos 1:16  Porque não me envergonho do evangelho do Messias... 


Outra vez, o que é evangelho? Boa Mensagem, que nesta Boa Mensagem está contida a Toráh, a Palavra, a Lei de Moisés.

Romanos 1:16  Porque não me envergonho do evangelho do Messias, pois é o poder de Deus para (o que?) para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Agora porque ao judeu primeiramente? Porque aos Judeus é que foram entregues a Palavra do Eterno, e principalmente a Tribo de Judá é a encarregada de quem tinha que governar e transmitir esta Palavra junto com a Tribo de Levi que é outro tema. Agora entendemos porque Paulo disse em II A Timóteo 

2 Timóteo 3:14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 
2 Timóteo 3:15  E que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Yahshua o Messias. 


Outra vez, quais eram as Sagradas Escrituras que Timóteo aprendeu desde de criança? O Antigo Testamento, porque as crianças judias tinham e tem que aprender de memória os livros da Toráh, tinha que recitar este livros e porque? Porque em Deuteronômio 6 disse.

Deuteronômio 6:6  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 
Deuteronômio 6:7  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 

Qual é a principal responsabilidade dos pais? Fazer dinheiro, ganhar títulos, viajar? Qual é a principal responsabilidade dos pais? Enviar seus filhos a um mestre que não sabe nada da Toráh e diga: eduque meu filho? Este é o primeiro mandamento? Qual é a primeira responsabilidade dos pais?

Deuteronômio 6:6  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 

Deuteronômio 6:7  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 


Ensinar até quando? o domingo pela manhã? Falarás dela quando?



Analisando esses quatro momentos: Assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Será que haverá uma momento em que não vamos estar repetindo estas palavras? Aqui está dizendo em todo o momento. Por isto estamos como estamos. Porque a maioria dos jovens filhos de crentes entre parêntesis a nível secundário andam totalmente a torta e a direita? Porque seus pais não observam a Toráh, não cumprem este mandamento, se os pais observassem a Toráh e cumprissem com este mandamento "Ensina a criança no caminho que se deve andar, porque quando crescer não se desviara dele"A Toráh é tão poderosa, a Toráh é uma semente tão poderosa que de acordo ao Profeta Isaias disse que Sua Palavra não voltará vazia . Não importa se em um momento da vida o filho se desvie do caminho, pode ser que em um momento da vida nossos filhos querem dizer: Meu pai, dá-me um tempo que eu quero experimentar como que entra um pouco em rebelião, porém não te preocupas, segue orando, confia em semeaste a palavra, e tens confiança que um dia vai dar fruto, um dia vai regressar assim como o filho Pródigo, um dia vai regressar, uma dia vai se dar conta que o que este mundo oferece, que a filosofia deste mundo é vaidade.

Um exemplo de alguém que semeou a sabedoria do Eterno, e por um tempo se desviou-se, porém quando ele já eram uma ancião disse: Já me dei conta que isto é a meta do planeta, já me dei conta que tudo isto que o mundo oferece é vaidade. Quem disse isto? O rei Salomão, foi um jovem que obteve sabedoria do Eterno, porém chegou um momento da sua vida que ele tinha tanta lã, tanto ouro, tanta prata, tantas mulheres, fama se desviou, porém ao final da sua vida, quando se deu conta de que tudo isto era vaidade, ao final da sua vida disse: Sabe que mais? O fim do discurso é este. Já me dei conta que de tudo que já vivi, que já experimentei, que o fim do discurso é este: teme a Deus e guarda seus mandamentos. Isto é tudo do homem, isto é o que realmente vale apena. Por isto Paulo disse a Timóteo;


Timóteo 3:14  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
Timóteo 3:15  E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Yeshua o Messias. 2 


Vocês se dão contas do que é que nos pode fazer-nos sábios para a salvação? As Sagradas Escrituras que nesta época era a Toráh, os Profetas, o Antigo Testamento. Então, se você não persevera, se você não persiste nisto, você poderá ser sábio para a salvação? Não, você vai se perder.


Romanos 1:17  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. 


Ou seja, que o evangelho começa pela fé, e termina com a fé porque? Porque aqui Paulo diz que o justo viverá da fé. Este é o centro da mensagem de Paulo, que o justo viverá pela fé. Em que contexto o profeta Habacuque escreveu isto? Porque Habacuque escreveu isto? Habacuque 2:4, porque Habacuque escreveu que o justo pela fé viverá? Porque ao profeta Habacuque recebeu a noticia do Eterno que a nação de Judá via ser levada ao exílio a Babilônia, e que viria um império babilônico e os iam leva-los ao exílio. Então Habacuque não podia entender isto, ele dizia: como é possível? Habacuque entendia que Judá tinha que ser disciplinado, o que ele não entendia era como o Eterno iria usar a um exercito e a um líder arrogante, orgulhoso como era Nabucodonosor, que estava se exaltando dizendo que ele iria conquistar o mundo. Então Habacuque dizia: Bom nós somos pecadores, porém como o Eterno vai usar este arrogante, a este orgulhoso para nos disciplinar. Então era isto que Habacuque não entendia. Então ai o Eterno disse a Habacuque: Habacuque o orgulhoso, aquele que não é reto de coração ele vai se exaltar, ele vai se encher de orgulho, porém Habacuque, o justo pela sua fé viverá.
Quer dizer, o homem vai tratar de fazer coisas pela suas forças, deixa ele, mais o justo pela fé viverá. Ou seja, o justo vai permanecer, vai viver pela sua fé. E agora vamos explicar o que é isto da fé.



O significado da palavra Fé no Paleo Hebraico



Vamos agora a definir um dos conceitos mais importantes e mais essencial acerca da Bíblia, porém ao mesmo tempo, a pesar de que este conceito seja o mais importante nas Escrituras, ao mesmo tempo é o conceito mais ambíguo que se tem transmitido. Este conceito da fé se tem transmitido pela religião de uma maneira tão ambígua, que tem se perdido a essência do seu significado. Então, vamos aprender em sua maneira essencial, porque este é um dos conceitos chave para que se possa entender a Carta aos Romanos, é a palavra Fé. E esta palavra é muito importante para que se entenda isto das Boas Novas, isto de Evangelho. A palavra Fe se utilizam tão as pressas, que atualmente se chegou ao ponto de dizerem: Bom não importa em que você crer, o importante é que você tenha fé. Cada religião tem a sua própria fé, a fé dos budistas, os católicos tem sua fé, os evangélicos tem sua fé, os judeus tem sua fé. Cada um tem sua fé, e cada um vai ser salvo pela sua fé. Então, vamos saber se isto é assim de acordo com a Bíblia, porque de acordo com a Bíblia o que é fé? Em que consiste a fé?

O término mais especifico para poder traduzir a palavra fé do hebraico é a palavra Emunah. Se escreve com a letra Alef (א) A letra Mem (מ) A letra Vav (ו) A letra Nun (נ) e a letra Hê (ח). Esta é a palavra Fé em hebraico Emunah (אמונה) que literalmente a tradução desta palavra é fidelidade. Desta palavra Emunah se deriva a palavra Amém, cada vez em que dizemos Amém, estamos em um sentido expressando esta mesma palavra em hebreu. Porque a palavra amém em hebraico é a letra Alef (א), a letra Mem (מ) e a letra Nun final (ן). Então é Amém  אמון  

Então, em hebraico as letras são muito importantes, cada letra em hebreu é importante e porque? Porque em hebreu as letras formam raízes de palavras. Então quando você conhece a raiz de uma palavra e não importa  que palavra seja, todas as palavras em hebreu tem uma raiz que nos da a chave do significado. E estas raízes se compõe principalmente de três letras, e uma vez agente tendo o significado dessas três letras, então já sabemos em essência o que significa tal palavra.No hebraico antigo, o hebraico que se escreveu a Bíblia, as palavras constavam de duas letras raiz, ou seja, nos tempos antigo se dava o significado com duas letras. Então esta palavra Emunah vem a palavra Amém. E a palavra Emunah no Hebraico a definição no Léxico Strong de numero 539 a palavra Emunah אֱמוּנָה  que literalmente significa Fidelidade, Verdadeiro, assim seja. Então de maneira você diz Amém, o que você está declarando que isto que estou dizendo é fiel, é verdadeiro. Vamos agora ao significado mais antigo e mais concreto no Paleo Hebreu, aonde a palavra Fidelidade se entende um pouco melhor, ainda pode ficar um pouco abstrato. Ou seja, se eu lhe digo Fé pois soa abstrato, Fidelidade já não é tão abstrato, já nos faz entender um pouquinho melhor o significado, e vejam em que momento se fazem declarações de amém e se coloca ao povo de Yisrael depois que fizesse uma declaração, todo o povo ai no Monte Gerezim tinham que dizer uma declaração e ao terminar esta declaração eles tinham que dizer Amém.

Vamos saber esta declaração em Deuteronômio capitulo 27 verso 26 para que entendamos o sentido da palavra Amém.

Deuteronômio 27:26  Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém. 

Isto quem disse? Moisés foi quem disse isto ao povo de Yisrael ai em dois montes aonde ele colocou as doze tribos de Yisrael e lhes disse:

Deuteronômio 27:26  Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

E o que é uma pessoa maldita? É uma pessoa separada do Eterno. Separado de Deus aquele que não confirme as palavras desta lei. Qual lei? Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.


E aqui está a palavra Amém que é a raiz da palavra Emunah. Então aos dizer todos amém o que estamos declarando? Que temos que ser fiel ao que? As palavras desta Lei. Se não sou fiel a Lei que Deus deu a Moisés a pessoa é o que? Maldito. Então, se dão conta em que momento se aplica a palavra Amém e daí vem a palavra Emunha (Fé) Então qualquer pessoa que diga: Não, não temos que guardar a Lei de Moisés porque isto já passou, já foi abolido. Qualquer pessoa que diga isto, de acordo a este texto de Deuteronômio 27 como está esta pessoa? Está debaixo da maldição, está maldita, está em sérios problemas, ou seja, uma pessoa não tem e nem faz ideia do que está dizendo quando diz: Não, não os mandamentos são do passado, nós estamos na graça do Novo Testamento, não precisamos cumprir isto das lei, já não precisamos confirmar nada da Lei Mosaica. Quem fala isto está de acordo a este texto debaixo da maldição. Então vamos saber um significado ainda mais concreto, mais antigo da palavra Fé que é a palavra hebraica אֱמוּנָה. E estes aqui são os caracteres do hebraico moderno, porém na antiguidade as letras do hebraico não eram assim, eram desta forma:  Assim se escrevia o hebraico antigo Alfabeto em caracteres em Paleo Hebraico E como estas letras se derivaram para chegar a o hebraico atual, é uma longo historia. Estes caracteres abaixo sem sequer são do hebreu, vem do aramaico.

A forma que se escrevia a palavra Emunah (Fé) no Paleo Hebraico era esta:




Então a forma que se escrevia nos tempos antigo era na sua forma primitiva no Paleo Hebreu, e logo foi se estilizando. Na antiguidade as letras eram desenhos e porque? Porque cada letra expressava uma ideia, por isto que o hebreu é tão rico, por isto que o hebraico é tão profundo. Então quando agente já ler uma tradução a qualquer idioma, já se perdeu muitíssimo da essência. Porém muitas pessoas podem argumentar dizendo: Bom, se o Eterno quer que esta mensagem seja conhecida, então porque Ele permitiu que se fizessem todas essas traduções? A resposta é porque o Eterno tem um plano, e o primeiro era alcançar a todas as nações, difundir um pouco a mensagem, e depois pouco a pouco o que comece a escutar, examina, cava, cava e cava até que chegue ao ponto mais básico, mais fundamental que o Eterno quis dizer. Ou seja, tratar de estudar a Bíblia é o mesmo que fazer o trabalho de um arqueólogo, é como está escavando, e escavando até que se encontre os tesouros mais importantes das Escrituras.

Então, as letras no Hebraico Antigo são caracteres pictográficos, cada letra nos expressa uma ideia, por exemplo, a letra Alef em Paleo Hebraico representa a Cabeça de um Touro, e o animal touro o que representa? Nesta civilização antiga, para tratar de descrever algo era com coisas que viam na natureza. Então qual ideia nos dá um touro? Força, fortaleza, de liderança. Por isto que esta letra Alef no Paleo Hebraico também é um símbolo para se referir-se ao Criador, e a palavra "Deus" em hebraico é Elohim que começa com a letra Alef

 E a segunda letra da palavra Elohim que se diz El que é um termino e a letra Lamedque éum desenho de um cajado. Então, a palavra Elem Paleo Hebraico é. Então uma Cabeça de Touro e um Cajado o que simboliza? Simboliza uma Fortaleza que está apascentando, esta é a ideia. Então, assim os antigos entendiam ao Eterno, com coisas da natureza.Então, neste sentido vamos falar da palavra Emunah que são as seguintes letras: Alefque representa a Cabeça de um Touro. A letra Memque é como uma gota de água, e este é a letra que se escreve o conceito de água (Mayim). A letra Nunque parece com um espermatozoide, uma semente. E por ultimo vem a letra Heque parece um boneco levantando as mãos, como uma admiração, como uma exaltação. Então esta é a palavra Emunah . Então, tratem de pensar como um agricultor naquela época em Yisrael, na época de terra prometida, nos tempos de Moisés, tratem de pensar como eles. Se esvazie de todas as vãs filosofias deste mundo, esvazie-se de toda a complexidade das doutrinas religiosas, e pensem de uma maneira simples como uma criança, como um agricultor nos montes de Yisrael e te ensine isto dizendo: Isto é a fé, o que entenderíamos?

A letra Alefrepresenta ao Criador, a letra Memcomo já falamos, é a letra que começa a palavra Mayim (águas), e nas Escrituras a palavra águas ao que simbolizam? Simboliza a Palavra do Eterno. A letra Nun representa a uma semente, e ao que as Escrituras também é comparada? Com uma semente que vai dar frutos, que não vai regressar vazia. Então, o que esta semente vai produzir? Adoração, exaltação, e o que representa a letra He?Um boneco levantando as mãos em exaltação, em adoração. Então, este conceito abstrato de fé, em mudança Emunah está nos demonstrando que o Eterno que é uma Fortaleza, através da letra Mem que representa água, a palavra que nos lava do pecado, colocando sua semente, sua palavra, e o que isto vai produzir em mim? Adoração, exaltação. E a raiz desta palavra Emunah são as letras Mem e a letra Nun,e o caractere pictográfico Memé a figura de água ou até de outro liquido, que incluso pode até ser sangue. E a letra Nunno Léxico está como uma figura de uma semente dando continuidade. Ou seja, a semente representa continuidade. 

Por exemplo: Filho no Paleo Hebraico que é a palavra Ben (filho)se escreve com a letra Bet e com a letra Nun , e a letra Betem Paleo Hebraico representa uma casinha. Então, uma casinha unida a uma semente que é a letra Nuno que representa? A continuidade da casa, porque quem é que continua com a família? Os filhos. Então, isto é uma maneira muito simples de entender a Bíblia. E, foram os gregos que vieram com suas coisas intelectuais que deixou confundido a todo mundo. Então, as letras Mem e a Num juntas  que é a raiz da palavra Emunah (Fé) significa: O Sangue continua. Então, cada um de nós o que fazemos é, passar nosso sangue a meus descendentes, ou seja, cada espécie vai se multiplicando tratando de passar nossa essência a seguinte geração. A letra Num também implica a Fortaleza que se transmite através do sangue. Então, uma vez entendido este conceito, então podemos entender o que significa ter fé em nosso sangue, ter fé no Eterno o que significa? Uma vez que se entende o que é fé na mentalidade hebreia antiga, descobrirá o que é ter fé.

Então, a palavra Emunah (Fé)  significa Fidelidade e porque? Porque se mantém, e originalmente de quem vem a fé? Originalmente, a fé vem do Pai e se transmite aos filhos. Ou seja, o pai transmite sua essência, seu sangue aos seus filhos. Também vem a palavra Emunat, e quando se fala da nossa fidelidade, em hebraico se diz Emunatecha, aonde se coloca a letra Tav ao final da palavra Emunah, que significa: está seguro, confiante. E daí vem a palavra Amém que é o que sustenta algo, que se manda as seguintes gerações. Então, quando o povo diziam: Amém, estava se dizendo que Isto irá continuar, em outras palavras, Esta historia continuará, a Palavra continuará, a Toráh, a Mayim, a água do Pai, o sangue continuará. Agora podemos entender  Hebreus 12


Hebreus 12:2  Olhando para Yeshua, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de YHWH.


Ou seja, que o Pai transmite Sua Palavra ao Filho, o Pai transmite Sua essência ao Filho, e logo o Messias transmite Seu sangue a todos os demais filhos. Quer dizer, Yeshua é o Primogênito dentre os mortos, ou seja, o que Ele recebeu do Pai, as palavras que Ele recebeu do Pai, Ele nos transmite. Porém, em qual medidas vamos estar agarrados na fé? Na medita que estejamos na mesma Mayim, na mesma Palavra que Ele transmitiu, porque no momento em que nos desligamos desta Palavra, podemos dizer que temos fé? Não, estamos separados da fé, abandonamos a fé. Então, que a nossa fidelidade a Sua verdade, a sua Lei a Toráh, que é Sua Palavra, consiste em confiar na Sua Fidelidade. E qual é a parte central da Toráh qual é? Porque muitas vezes falamos que tem que ser fiel a Palavra, a Toráh, e uma vez que já definimos de uma maneira simples o que é a palavra Fé, então, quando muitas vezes nós ouvimos que obtemos a nossa salvação pela fé, ou seja, por fidelidade a Sua Palavra, isto se pode entender que a salvação eu tenho por obedecer os mandamentos da Sua palavra a Toráh, e em certo sentido sim, porém isto mais bem teria que ser o fruto da salvação, porém a origem da minha salvação de quem depende? Da minha observância? Da minha pratica? Ou de quem depende originalmente? Dele, do Alef (א) , do Principio, daquele em que esta a fortaleza, do Pai, a salvação vem por meio dele. E de qual maneira isto esta ensinado na Toráh? Qual é o centro dos cinco livros de Moisés? Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, porque quando escutamos a palavra Lei de Moisés, imediatamente ao que conectamos? 613 Mandamentos, isto é o primeiro que vem a nossa mente, Lei de Moisés é equivalente a Mandamentos, porém, qual é o centro que sustenta todos estes mandamentos? O que se passava e o que se passa quando não se cumpre estes mandamentos? Qual era o centro operativo de todos da Presença Divina? Aonde estava a Presença Divina, que regulava todas as observâncias desses mandamentos? No Tabernáculo, e, em qual momento a raiz do da imagem do Tabernáculo se da a Moisés? Em qual momento foi estabelecido que fosse construído o Tabernáculo, a imagem de um Tabernáculo que já estava nos céus, e tinha que fazer este Tabernáculo terral em base a este Tabernáculo de cima? O que teve que acontecer para que o Eterno inspirasse a Moisés, sobre a construção do Tabernáculo? Teve que acontecer o pecado do bezerro de ouro.

Então, depois que o Eterno estabeleceu Seu pacto aonde dizia: Não terás outros deuses diante de Mim, e o que o povo fez? Cometeu idolatria, e a raiz deste pecado o que tinha que acontecer? Pois tinha que morrer todos, porém o Eterno teve que instituir algo que Ele já tinha planejado desde antes, que era o Tabernáculo. As Escrituras disse que o Cordeiro foi imolado, foi sacrificado quando? No Golgota no ano 33, ou quando foi sacrificado dentro da mente do Eterno o Cordeiro? Desde antes da fundação do mundo. Ou seja, que o Eterno antes de dar a Toráh e pensar em nos dar os mandamentos, Ele antecipadamente em que pensou? Nos dar a provisão do perdão, e qual é a única maneira que podemos ter comunhão com o Eterno? Através do sangue do Cordeiro, o Cordeiro que foi sacrificado desde antes da fundação do mundo. Então, o entro da Toráh não são os mandamentos, os mandamentos são a consequência, o resultado da justificação, do perdão, do amor, da liberdade que o Pai nos salvou e nos redimiu. A Toráh é a Educação, a Toráh é o resultado que uma vez a pessoa tenha decidido por gratidão entregar a vida. Então, o centro dos mandamentos está no Templo, no culto no Tabernáculo, nas ofertas pelos pecados, todos os sacrifícios que se faziam ai. Então, de quem é a Fé, a Fidelidade? Ninguém pode dizer que foi fiel, que cumpriu os mandamentos, ninguém pode chegar a este nível.


Timóteo 2:13  Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

Quem é o único fiel? Ele é o único fiel. E na primeira carta de João capitulo 2, podemos ver que por suposto que a Toráh, que os mandamentos são o resultado de termos recebido o perdão, e por suposto que estamos chamados a obedecer, esta deveria ser nossa reação diante do perdão


 1 João 2:1  Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Yeshua o Ungido, o justo.

Ou seja, Filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não transgridam a Lei de Moisés e porque? Porque pecado é a transgressão da Lei de Moisés.

 1 João 2:2  E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo


O que é propiciação? O que era o propiciatório na Arca da Aliança? A Arca do Concerto era uma caixa de madeira coberta de ouro, que tinha dentro dessa caixa estavam as Tabuas da Lei, o Maná e a Vara de Arão. Porém, com o que se fechava esta caixa? Com uma espécie de bandeja que se chamava propiciatório, que também pode ser traduzido como Satisfatório, e nesta bandeja tinha dois anjos, um de frente para o outro, como se estivessem olhando esta bandeja, e esta bandeja cobria as Tabuas da Lei. E o que tinha que ser colocado nesta bandeja? O sumo sacerdote entrava uma vez por ano aonde esta arca estava, e derramava neste bandeja sangue. E estes dois querubim de frente um para o outro como se estivesse olhando este sangue sendo derramando, isto representava a Gloria Do Eterno, a Presença Divina. Então, o que fazia o sangue? Simbolicamente o que o sangue cobria? O pecado do povo. Então, por obediência ao Pacto, quem poderia estar na Presença do Eterno? O povo poderia estar na Presença do Eterno sem este sangue? Impossível, porque o que acontecia se o sumo sacerdote entrasse sem o sangue? Era exterminado na hora.

Então, o sangue é o que cobre a transgressão ao Pacto, então, por isto João disse: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis, ou seja, para que vocês não transgridam a Lei de Moises" para isto foi a Lei. E nós temos boas intenções, porque quem quer transgredir voluntariamente a Lei, ah eu me encanto, eu deleito em pecar, em transgredir a Palavra de "Deus" depois de ter conhecido a Toráh? Porém, mesmo que não queiramos, tem uma lei dentro de mim, que me leva cativo a lei do pecado e da morte, miserável homem que sou, quem me livrará este corpo da morte disse Paulo? Por isto disse:

1 João 2:1  Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Yeshua o Ungido, o justo.
1 João 2:2  E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 


Ou seja, o Messias é a satisfação, Ele é o que satisfez a justiça Divina, porque o que disse a justiça Divina? O que pecar, deverá ser morto. Justiça é o atributo Divino de dar a cada um o que lhe corresponde, isto é justiça,e por quando que o Eterno é justo, o que Ele tem que fazer com você e comigo, porque temos pecado, se Ele é justo, o que Ele tem que fazer conosco? Tem que nos destruir, porém qual é a boa noticia? Que Yeshua é a satisfação da sua justiça, ao matarem o Messias, e ao derramarem seu sangue, foi satisfeita a justiça Divina, a ira do Eterno, o juízo pelo nosso pecado caiu sobre o Messias, e o Eterno não vê neste propiciatório, nesta bandeja, nossa maldade, nossa transgressão ao Pacto, porém Ele vê a justiça do Seu Filho, o sangue que permite a continuidade, que permite que Ele como Pai se siga manifestando. O sangue do Messias tira a interrupção que tinha entre nós e o Eterno, e faz com o que a semente do Eterno siga continuando, e isto ao final, o que vai produzir em nós? Adoração, exaltação.



Apocalipse 3:14 E ao anjo da igreja (chamados fora) que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Elohim: 

Quem está dizendo isto? Quem é a testemunha fiel e verdadeira? Quem é o Amém do Eterno? O Messias Yeshua, porque ele fez exatamente o que o Eterno lhe mandou, e por isto ele é o que dá continuidade a descendência. O conceito da fé é muito mais simples do que se há ensinado nas religiões.


Romanos 1:18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 

E agora vamos saber porque se manifesta ira do Eterno, porque o Eterno pensou de antecipado, entregar a Seu Filho como um Cordeiro para remissão do pecado, o Eterno tem sido muito bom, porém, qual tem sido a reação da humanidade diante de tanta bondade Divina?


Romanos 1:19  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou

Romanos 1:20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 

Salmos 19:1  Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 

Ou seja, não existe palavras quando estamos vendo um pôr do sol, um amanhecer, uma noite cheia de estrelas, mesmo que não tenhamos palavras, nós estamos vendo isto, e ao estarmos vendo isto, estamos dando conta que existe um Criador que fez toda esta grandeza, e que este Criador que fez tudo isto, é um Ser extraordinário. Então, nos falta palavras ao vermos todas essas coisas da natureza, nos faz conscientes de que existe um Criador, e por isto Paulo disse:

Romanos 1:20  Porque as suas coisas invisíveis...

Ele é invisível, Ele é Espírito não podemos vê-lo



Romanos 1:20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 

Ou seja, não podemos dizer: "que um prédio se fez sozinho", uma pessoa que pensar assim, tem algum problema, e tem pessoas que acreditam que, o corpo humano, as galáxia, creem que as a terra que é muito mais complexo do que crer que um prédio se fez só, creem que o universo surgiu do nada, e estas pessoas ganham prêmios Nobel, é as pessoas os tem como um gênio, e é exatamente o que disse:


Romanos 1:21  Porquanto, tendo conhecido a "Deus", não o glorificaram como "Deus", nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.


Aqui começou a decadência do ser humano, e a decadência de uma pessoa começa, quando ela deixa de agradecer ao Eterno, por isto é importante que, cada vez em que façamos algo, tenhamos gratidão pelo o que o Eterno fez, cada vez em que domamos água, devemos agradecer pela água, cada vez em que terminarmos de comer, devemos agradecer pela comida que temos, porque o que teve que acontecer para termos comida em nossa mesa? Teve que ter uma semente que desse fruto, teve que ter chuva, sol, frio, calor, e um monte de questões até que a comida chegasse a nossa mesa. Porém, chegou um momento em que o ser humano deixou de agradecer, ah graças a meu trabalho, a meu suor, e ai começou o processo de decadência.

Romanos 1:22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 
Romanos 1:23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 
Romanos 1:24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 

Ou seja, começaram a tentar contra suas próprias saúde, começaram a tentar contra sua maneira natural do corpo humano.


Romanos 1:25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém

Se dão conta de qual é o principio da decadência? É deixar de agradecer ao Criador. E agora nos círculos intelectuais, nos círculos científicos o que eles dizem? Dizem ah a "mãe natureza é tão sabia, graças a mãe natureza ou a mãe terra, ah vamos adorar a terra, porque a terra é extraordinária, o sol é lindo". Assim começou a decadência, ao invés de darem culto ao Criador, ao invés de agradecer a Ele, e porque é mais fácil agradecer a "mãe natureza"? Porque não precisa prestar contas a  "mãe natureza", porém, se começarem a pensar e dizer: Uau o Criador quem fez isto, o Criador é quem me deu tudo isto, quando a pessoa começa a pensar que ela tem uma certa responsabilidade, e por isto, em consequência a idolatria o que aconteceu?


Romanos 1:26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 


Ou seja, se realmente nós somos um produto da evolução, se o que nos faz diferente a um monos e, em milhões de anos somente, então, que nos comportemos como os monos, pois se somos iguais aos animais, então nos comportemos como os animais. Porém, as Escrituras disse que, o Eterno nos fez a imagem e conforme a Sua semelhança. O Eterno não fez um macaco e disse: Daqui a uns milhões de anos, você vai se transforma em um homem, Ele fez o homem conforme a Sua semelhança, Ele fez o homem diferente e disse, Dominai, tem controle sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre tudo que se move, disse ao homem, tenha autoridade, seja superior, seja melhor que eles. Porém o que se passou? O homem disse que são animais, e por isto, disse as Escrituras:


Romanos 1:26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 
Romanos 1:27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 


Ou seja, se a pessoa começa a se comparar como um animal, e não há nenhum absoluto, porque temos sido criador pelo Eterno como simples animais, como um produto da evolução, pois tem animais que são hermafroditas, tem animais que não se faz distinção e todos contra todos, então vamos ser como animais, e ai entre parênteses, todos sejamos felizes, segundo esta teoria. Então, o Eterno disse: ah vocês querem se comportar assim NE, querem descer do nível qual Eu vos criei então, "receberão em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro" e qual é a recompensa? É receber o pago devido a seu erro, e isto está falando muito claramente da homossexualidade, então, receberão a recompensa da vida, segundo seus erros, e ai vem todas as consequências, ai está todos os maus sociais, as enfermidades das transmissão sexuais e muitas outras coisas. Porém, o que aconteceu com todas essas enfermidades atualmente? Pois já justificam as enfermidades que surgiram em função desde tipo de perversões, porém o que acontece depois? Porque, atualmente existe países e o Brasil está caminhando para este rumo, em colocar na cadeia o que eu estou dizendo, que é pecado a homossexualidade, então, ele tem que colocar na cadeia ao Criador de acordo as leis humanas.

Romanos 1:28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm


Uma vez que o ser humano diz, que não lhe interessa o que diga o Eterno, então, o Eterno entrega esta pessoa a um sentimento perverso, em outras palavras, deixa o ser humano fazer o que sua mente lhe manda, a pessoa começa a funcionar como uma pessoa doente mental. E uma coisa que pode aumentar o intelecto, é a pessoa estudar e examinar as Escrituras, isto vai fazer a pessoa chegar a um nível intelectual, qual ela não imagina. Porem, quando a pessoa renúncia isto, quando ela simplesmente começa a raciocinar em base a seus instintos carnais, então, esta pessoa está como um doente mental, e o que acontece, quando a pessoa está sendo guiada somente por seus instintos?


Romanos 1:29  Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade


Esta palavra iniqüidade em grego, é a palavra Adikia, e Adikia significa sem Lei, então, como animais não há leis, eles fazem o que seus instintos manda, porque como vivem os animais? Vivem na lei dos mais fortes, pois assim é a humanidade. Então, para eu cumprir com meus instintos, para fazer tudo que me da na cabeça, as vezes eu tenho que passar por cima de alguém, porque esta palavra avareza significa falta de contentamento, ou seja, todo tempo a pessoa quer mais, e mais. cheios de inveja ou seja, a pessoa sempre quer o que os outros tem, porém não quer  que os outros tenha o que ela tem. Homicídio ou seja, o desejo de matar alguém por matar, e como anda o Brasil? Cheio de homicídios.

Paulo parece estar descrevendo a sociedade atual do Brasil, homicídios, contentas, prostituição, avareza, malicia, maldade, inveja, engano, malignidade, e malignidade é sempre estar pensando e, coisas ruins, sempre estar pensando no pior das pessoas.

Sendo murmuradores: Esta sempre falando mau. Detratores: detratores é caluniar a outros, é dizer mentiras de outra pessoa, porém não em secreto, senão ao som de trombeta. Aborrecedores de Deus: são pessoas que desafiam a Autoridade do Eterno, são pessoas que não querem saber nada do que vem do Criador. Injuriadores: são pessoas que se deleitam em injuriar-se, ou seja, tem prazer de ver o sofrimento de outras pessoas. Soberbos, presunçosos, inventores de males: ou seja, todo tempo estar pensando, no que se gasta na maior parte da economia do mundo? Para dar comida da humanidade? Para dar sustento, habitação as pessoas menos favorecidas? No que se gasta a maior parte do dinheiro da economia mundia? Em tecnologia para fazer guerras e porque? Porque o que tem a maior tecnologia, os que tem os maiores avanços no que toca a destruição massiva, é quem governa, e assim é a historia da humanidade, porque quem descobriram os ferros para matar? Pois foram os poderosos, e vinha os exércitos e inventavam novas estratégias de guerra e eram os mais poderosos, e atualmente, qual é a nação mais poderosa do mundo? Estados Unidos e porque? Porque tem as armas de destruição massiva, então, o que é que da poder? Poder para destruir. Desobedientes aos pais e ás mães: como podemos ver estes?
Néscios, infiéis nos contratos: ou seja, rompem facilmente seus acordos. Sem afeição natural: e qual é a afeição natural? É o afeto natural como seres humanos, a afeição de sentir algo, um pouco de carinho e de consideração pelo próximo, sobre a família, já não existe afetos naturais, pois, quantas crianças são abandonadas pelos seus pais? As vezes os animais são mais compassivos. Irreconciliáveis: são os que rompem pactos, quebram compromissos facilmente. Sem misericórdia: e misericórdia é o atributo de perdoar a alguém pelo mal que nos fez, de não castigar a uma pessoa pelo o que ele nos fez

Romanos 1:32  Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem


Ou seja, não somente estamos em um nível de fazer, senão que já nos alegramos, temos prazer, me entretenho de estar vendo informações, filmes, programas que estão cheios disso, podemos dizer que tudo isto que vimos aqui, estão ausentes do entretenimento que vemos atualmente? Não, está até mais pior, porém é isto que se vende, é isto que trás dinheiro. Muitos pagam entradas para ver estas cenas quais Paulo está citando no versículo 32, pagam muito dinheiro para estar vendo pornografias, violências, porém, se é oferecido um curso de aprender a Bíblia, não isto está muito caro, está vendendo a Bíblia. Assim está as condições das nações, assim está a condição dos gentios, a Palavra de Elohim é cada vez menos popular, é mais popular falar de Deus para que Ele dê o que as pessoas querem, do que falar para Obedecer. Ou seja, é mais fácil usar a Deus como um gênio da lâmpada mágica para trazer, dar o que querem ter, que ser obediente a Sua Palavra. Esta é a condição do mundo atual.

Yashar...

Um comentário:

  1. Um dos melhores estudos bíblicos que já tive a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir