Promessa de Resgate
E como já
vimos na introdução e no capitulo 1, Que Cântico dos cântico é o Livro dos
livros, é como o Lugar Santíssimo, o clímax das Escrituras.. então o capitulo 1
de Cantares é um clamor por resgate de Yisrael, um clamor por redenção. E também
vimos que está canção do livro de Cantares, deve ser interpretada de maneira
alegórica, já que a maioria das palavra que surgem das figuras de linguagem que
utiliza o livro, são comparações, são poesias, são aspectos da natureza, aspectos
da criação, cujo único propósito é expressar o Amor que o Eterno tem para com
Seu povo Yisrael. O tema desta canção é que houve um rompimento, um problema
entre Elohim e seu povo, então este livro é uma canção de reconciliação. Então
este tema é saber de qual maneira YHWH busca a reconciliação conosco, e neste
capitulo podemos tomar vários conselhos e referências para buscarmos a
reconciliação com YHWH. O tema desta
canção não é matrimônio, porém daqui, podemos tomar vários conselhos para
podermos buscar a reconciliação no matrimônio. Então, o capitulo é uma promessa
de resgate, porque aqui Elohim começa prometendo a seu povo que os vai
resgata-los de seus pecados, que vai resgata-los deste tempo de distância que
tem tido Yisrael como povo com YHWH, e no verso primeiro quem começa falar é
Yisrael dizendo:
Cânticos 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o
lírio dos vales.
Sharon (Sarom) aqui é uma referência a um território no
deserto, e aqui está falando de uma rosa que está semeada em um território de
areia. O que implica aqui uma rosa esta semeada na areia? Aqui é um símbolo de
que Yisrael é como uma rosa em uma terra frágil que em qualquer situação pode
ser arrancada. Também disse
"o lírio dos
vales"
o lírio é a mesma coisa que uma rosa, porém neste caso aqui tem seis folhas. Os
vales é a onde os pastores cuidam de suas ovelhas, também é um lugar aonde tem
ovelhas e ao mesmo tempo é um lugar perigoso porque esta rosa pode ser a
qualquer momento pisoteada. E disse o verso 2
Cânticos 2:2 Qual o lírio entre os
espinhos, tal é meu amor entre as filhas.
Aqui esta
mostrando o porque da fragilidade da rosa, da fragilidade de Yisrael como a
Rosa de Saron e o lírio entre os vales. Neste verso 2 YHWH está falando que
como é a rosa entre os espinhos, assim é meu amor entre filhas, e estas filhas
é uma referência as nações, e uma vez YHWH disse a Yisrael se eles se portassem
bem, se guardassem seus mandamentos sempre estariam e sua terra, nada iria
passar com eles, porém que se Yisrael desobedecesse seriam dispersos entres as
nações, e que no seu território viria estrangeiros e seriam como espinhos em suas
costas, ou seja, que estes estrangeiros estariam todo o tempo oprimindo a
Yisrael devido a sua desobediência. Os espinhos é uma referência as nações, a
perseguição que vão estar tendo eles. E se nos damos conta isto segue se
cumprindo na atualidade, se olhar todos os dias as noticias há uma bomba em
Yisrael, e o que esta acontecendo com Yisrael? Existe dentro de Yisrael outras
nações, os palestinos, e o que estão causando a Yisrael ultimamente é opressão,
dor e porque? Porque YHWH os advertiu, se vocês não estão fieis aos meus
mandamentos vão estar com problemas, com dificuldades, e qual é a solução tanto
para Yisrael como para nós entre os espinhos, e recorda o que disse Yahshua,
que disse que se agente escutar a suas palavras e não as pratica, seremos como
alguém que edifica sua casa sobre a areia. Então é a mesma referência para nós,
se estamos nestas mesmas condições de desobediência, não são pessoas que não
buscam observar as Escrituras, e isto é um bom exemplo para que aprendamos a
nos guardarmos de estar sobre a area e tratar de obedecer com o objetivo de que
não tenhamos toda esta classe de opressão em nossas vidas.
Cânticos 2:3 Qual a macieira entre as
árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua
sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
YHWH compara
a Yisrael e os vê entre as demais nações como uma rosa. E agora Yisrael vai
comparar YHWH com os governantes de outras nações. E aqui existe uma diferença
entre uma maçã e uma árvore silvestre, porque uma árvore do bosque não obtêm
nada, porém de uma macieira se obtêm um delicioso fruto. Então, Yisrael está
comparando o Criador do Universo com os deuses das nações."tal é o meu amado entre os
filhos"
Aqui a palavra "filhos" é uma alusão aos príncipes, aos deuses, aos governantes, porque
tanto pode se referir aos governos das nações como pode se referir aos deuses
falsos das nações "...desejo muito a sua sombra,
e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar."
David disse
quando fugia de Saul: ...."ó Elohim, tem misericórdia
de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo,
até que passem as calamidades. Salmos 57:1
É aqui em Cânticos 2:3 Yisrael
falando a YHWH, quando estou na sombra desta macieira meus olhos não se desvia
para os deuses, então posso me assentar em sua sombra, e o seu fruto é
doce ao meu paladar. Qual é o fruto de Elohim,
o que vem da parte de YHWH? Sua Toráh, Sua Palavra que é doce ao nosso paladar,
diferente as filosofias e as palavra dos diversos deuses das nações, pois
quando estávamos provando das religiões e uma vez que viemos a Palavra de YHWH
nos deliciamos com a doçura que há na Toráh.
Cânticos 2:4 Levou-me à casa do
banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.
"Levou-me à casa do banquete" A casa do banquete é uma
referência ao Tabernáculo que é uma casa a onde se tem muitos banquetes da
Palavra de YHWH. "...e o seu estandarte sobre
mim era o amor." Qual é o centro ou o mais importante de todo o Tabernáculo? Aonde
estava o lugar mais especial do Tabernáculo? O Lugar Santíssimo , e o que tinha
no Lugar Santíssimo? A Arca do Pacto que dentro tinha as Tábuas da Lei, e em
cima tinha o propiciatório aonde se derramava o sangue de um animal inocente,
que era colocado ai pelos pecados do povo. Então, o que simbolizava a Arca do
Pacto? Simboliza alguém que esta oferecendo sua vida em resgates por nossos
pecados, e o que nós mostra este estandarte, esta bandeira? Esta mostrando o
amor, por isto disse "Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o
amor."
Cada detalhe do Tabernáculo mostrava alguém e este Alguém é Yahshua o Messias,
cada aspecto, a madeira, as cores, tudo, tudo anunciava seu amor
Cânticos 2:5 Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.
A primeira
lição aqui é "porque desfaleço de amor" E a que nos parece a uma pessoa
estar enferma de amor? Alguém pode achar que é uma pessoa que está apaixonada,
porém vamos ver que não é assim, não tem nada a ver com um amor extraordinário
da parte do povo de Yisrael, porque a frase aqui em hebraico indica outra coisa
"Amechuni ba'ashishot rapeduni batapuchim ki-cholat ahavah ani"
Por isto
disse "Sustentai-me
com passas, confortai-me com maçãs" Nesta cultura, as passas e as maçãs eram usadas
como alimentos médicos. Quando alguém estava enfermo e ainda hoje se faz isto,
quando alguém esta enfermo sempre vem umas maçãs, umas uvas, passas, então
nesta cultura era a mesma coisa se dava estas frutas para reanimar. Então, se
aqui o povo está pedindo maçãs, passas, com um símbolo de medicina, o que quer
dizer "enferma de
amor"?
Significa "meu amor está enfermo", é isto o que quer dizer aqui,
e mais na frente podemos ver isso mais detalhado, porque chegam um momento em
que YHWH trata de visitar a seu povo e diz "abre-me a porta" e diz o verso que Yisrael não abriu, e depois
quando abre o seu amado já não está e usa esta mesma frase "estou enferma de amor" que quer dizer "meu amor está enfermo". Quantas vezes YHWH buscou a seu
povo e em nossas vidas também, porque quantas vezes temos caídos, e uma vez que
nos arrependemos e viemos a Ele nós pensamos, "como é possível que tudo que Ele tem feito por mim e eu lhe
respondo desta maneira". A única conclusão que podemos chegar é esta: Estou enfermo de amor, meu amor está enfermo, preciso de ajuda,
de conforto, me conforta-me com passas e com maçãs, e se este é o fruto da macieira o
que cremos a que se refere ao fruto dos seus lábios? De qual maneira podemos
ser curado porque o nosso amor está enfermo? Qual é o fruto dos lábios de YHWH?
Sua Toráh, Sua Palavra, e como
podemos ficar curados desta enfermidade maligna? Somente a través da Sua
Bendita Toráh podemos ficar curados.
Cânticos 2:6 A sua mão esquerda esteja
debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace. Cânticos
2:6
A mão
esquerda simboliza nas Escrituras, ou representa a Justiça de YHWH, a mão
direita representa Sua misericórdia, por isto em muitas passagens aonde diz que
nós estamos a sua destra, que sua destra nos sustenta, que na sua destra está
intercedendo Seu Filho, e tudo isto representa misericórdia, a mão esquerda
representa juízo. Então, aqui
o que Yisrael está pedindo que a mão esquerda de YHWH que representa juízo que
esteja abaixo de sua cabeça, ou seja, ele esta pedindo a YHWH que não lhe
destrua. Também este texto expressando que ele pede que seja julgado porque
merece, porém que não lhe destrua. Esta oração se cumpriu, porque existe uma
profecia em Isaías 42 aonde diz que quando
Yahshua se manifestar, que, A cana trilhada não
quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
E a cana trilhada, é uma cana que já esta pisada, esmagada, porém que
tem um pingo ainda de algo, porém disse que ele viria como um Pastor amoroso
que ao invés de jogar esta cana Ele vai sanar, vai nutri, vai dar vida a esta
cana novamente.
O pavio fumega precisamente representa uma pequena chama de fogo que já
está a ponto de se apagar, porém o Mashiach não veio para apagar este pavio que
está quase no fim, Ele vai assoprar, vai atiçar este fogo, vai avivar a vida de
pessoas que parecia se acabar. Então, esta é a oração que Yisrael está fazendo
aqui no verso 6, julga-me YHWH, porém não me destrua, tem misericórdia de mim,
e em Oséias disse:
Oséias 6:1 Vinde, e tornemos a YHWH,
porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Agora
Yisrael responde e vai dizer algo as nações
Cânticos 2:7 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e
cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
O que significa Conjuro-vos? Implica jurar alguma
coisa, Yisrael está pedindo que por favor me jurem ó filhas de Jerusalém e quem
são as filhas de Jerusalém? As nações, e Yisraelç está pedindo por favor as
nações uma coisa.
(... ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas
do campo..) Esta frase “pelas gazelas e cervas do campo” implica no original que
Yisrael está dizendo as nações que não seja tão fracas como as gazelas e as
cervas do campo, ou seja, Yisrael está pedindo isto para que não voltem tão
frágil, a que YHWH não castiguem vocês e não se tornem como estas criaturas, este é o pedido.
(..não acordeis nem desperteis o meu amor, até que
queira.) O que Yisrael está dizendo é, que não acordeis e nem desperteis o meu
amor, e estas frases "despertar e
velar o amor" é como dizer: Não me tente a pecar para debilitar o amor do meu amado, não
me faça tropeçar para que o amor do meu amado não fique debilitado até que ele
queira, porém ele queira
o que? Até que Ele queira nos redimir dentre as nações.
Então, o pedido
que Yisrael está fazendo as nações é: nações, eu mereço estar aqui disperso, porém, para que
vocês não se tornem criaturas tão frágeis como as gazelas, como as cervas do
campo, não me induza a pecar, não me diga que já não me ama, não me diga que
Ele me rejeitou, não me diga que o amor de YHWH por mim já não existe, porém
permite a mim seguindo tendo esperança de que um dia quando Ele YHWH queira me
livrará deste castigo, me vai trazer de volta ao meu território. O sentido desta frase é: nações não invalidem o amor que YHWH tem para
comigo, não digas que YHWH me rejeitou, me substituiu por outro povo, não diga
que para mim já não há esperança até o que? Até que Ele queira nos
resgatar novamente.
Cânticos 2:8 Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem
saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. Cânticos 2:8
Cânticos 2:9 O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do
veado... parte a
Isto está mostrando a fragilidade do amado de
Yisrael, que voluntariamente tomou esta personalidade, que se faz como o ganso
e com o filho de veado.
(..eis que está detrás da nossa parede..) Esta parede pode
significar duas coisas.
1) Pode representar mais que uma
parede senão as nossas limitações físicas. Ou seja, Ele vem e vai fazer passar
essas nossas limitações físicas.
2) Também pode representar que
YHWH está por detrás da parede, e lembrando que em Jerusalém tem o Muro das
Lamentações, então fala que neste muro que vai permanecer Elohim sempre estaria
velando por seu povo. Também pode significar que YHWH está velando por toda
esta parede que se tem convertido em mandamentos em cima de mandamentos qual
não era o objetivo das Escrituras Sagradas, porque chegou um momento que se
criaram tantos mandamentos que fez impossível ao povo poder conhecer a Elohim.
Então aqui Ele estar por detrás porque Ele vem para derrubar toda parede de
separação e o verso continua dizendo:
"...olhando pelas janelas, espreitando pelas portas.." Cânticos 2:9
E isto é uma referência as janelas céus. Também diz
que estão respirando pelas portas, e quais são as portas? De qual maneira YHWH
está nos vendo? De qual maneira YHWH nos introduz a Ele? Através de uma porta,
e quem disse ser a porta? Yahshua disse Eu sou a porta
Cânticos 2:10 O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor,
formosa minha, e vem.
Isto é um chamado depois da dispersão, depois da diáspora
da Babilônia, depois da Assíria e depois de todos estes momentos de escravidão
pela causa do pecado YHWH disse a Yisrael: "Levanta-te,
meu amor, formosa minha, e vem. " porque
é chegado o momento da tua redenção, e no verso 11 diz:
Cânticos 2:11 Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e
se foi;
O inverno é uma referência ao tempos de distância
com YHWH, porque houve um tempo que por causa do pecado YHWH se apartou do Seu
povo, porém aqui vem a redenção e diz que já passou o tempo de frieza entre tu
Yisrael e Eu. Também podemos aplicar isto a nossas própria vidas, quando é o
dia da salvação, quando é o dia de vir a Ele? Hoje é o dia de vir a YHWH. Outras coisas que acontece no inverno era neve e
com isto era muito difícil de viajar. Então YHWH disse que chegou o tempo que
passou o inverno já não é difícil viajar nem fisicamente e nem espiritualmente
falando, porém se tratarmos isto fisicamente também esta falando da
reunificação e do regresso de Yisrael a seu território porque neste território
é aonde vai vir o Mashiach. Então Ele já tirou o tempo difícil para viajar e já
podemos regressar a nossa terra, e por cause 2000 anos o povo de Yisrael não
podia voltar para sua terra, porque não lhes pertencia por todas as guerras que
aconteceu ai e foram perseguidos em todas as nações. Porém se nós olharmos de
uma maneira profética então este verso poderíamos aplica-lo a 14 de Maio de
1948, quando acabou o inverno e o Criador disse levanta-te
e vem de volta a teu território. E o que
passou curiosamente a partir de 1948? As comunicações, a transportação, se
facilitou como nunca antes, a avanço mais drástico da tecnologia foi a partir
desta dada, então agora podemos entender que toda história e todos os avanços
absolutamente tem a ver com a redenção, e a partir deste momento, começa um
êxodo maior que o êxodo quando saíram do Egito. Disse a profecia que segundo
êxodo será muito superior ao êxodo do Egito, porque no êxodo Yisrael somente
saiu do Egito, porém o êxodo dos últimos tempos implica o regresso de todas as
nações da terra a seu território. Também disse que muitos não vão querer fazer
e YHWH vai fazer certas coisas em seus lugares de origem para fazer com que
regressem.
O lugar aonde está concentrado a maior quantidade
de dispersos de Judá, é a America do Sul que estão em sua maioria bem
tranquilinho, e vemos o que aconteceu na Argentina uma crise econômica e qual
foi o resultado? Um êxodo extraordinário de judeus que estão regressando a
Yisrael. Então este texto tem a ver com a restauração física da nação de
Yisrael, porém tem a ver também com a restauração das nossas vidas, de todas
nossas vidas de dispersão, de distancia, de estarmos longe de YHWH, e que aqui
em Cantares 2:10-11 está nos convidando a levantarmos e ir a Ele porque passou
o inverno, e a chuva cessou, e a chuva é uma alegoria aos tempos difíceis para
viajar, e é um sinal dos tempos que tudo isto esteja acontecendo, porque o fato
de podermos viajar hoje em dia é que está se cumprindo a profecia de Daniel
capitulo 12. Daniel profetizou que o sinal dos fim dos tempos, que a ciência se multiplicaria e que andaríamos de
um lado para o outro. Isto segundo Daniel 12 vai ser o sinal dos últimos
tempos, porque Daniel disse que muitos correrão de uma parte para outra e a
ciência se multiplicará. Também foi dito a Daniel que selasse as palavras deste
livro para que não entendam isto, e aproximadamente a quase 1500 anos, alguém
leria isto andarão de um lado para o outro? Não, disse sela estas palavras e
não vais compreender até que chegue os tempos do fim. Então nós estamos nos
tempos do fim e por isso disse em Cantares
2:10 "Levanta-te,
meu amor, formosa minha, e vem. "
Cânticos 2:12 Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e
a voz da rola ouve-se em nossa terra.
"Aparecem as
flores na terra.." Isto é, esta
surgindo todo este renascimento por parte de Yisrael...
"..o tempo de
cantar chega.." Em Apocalipse 15,
fala acerca de uma canção, e assim quando saíram do Egito o povo de Yisrael
cantou uma canção quando atravessavam o Mar Vermelho, e quando o Mar se fecha e
sepulta todo o exercito do Egito, ai e Moshé começou a cantar e todo o povo de
Yisrael cantou. Este mesmo cântico vai se repetir em Apocalipse 15 quando
regressar o Mashiach. Então o tempo de cantar chegou e qual vai ser este
cântico? Bendito És Tu que nos redimiste de
todas as nações tribos e línguas e nos fizeste para nosso Elohim um reino de
reis e sacerdotes. Então o cântico de
Moshe é esta dizendo YHWH Grande são tuas maravilhas por ter nos redimidos de
todas as nações.
"...e a voz da
rola ouve-se em nossa terra." A
rolinha são passarinhos que andam pelas ruas bem lentamente e cantam assim: cu,
cu, cu, cu, e isto somente se escuta nos campos, porém nas simbologias das
profecias, as rolinhas são um símbolo do Mashiach e segundo os sábios eruditos
de Yisrael, porém aqui agente ver algo bem interessante quando diz: "e a voz da rola ouve-se em nossa terra". Ou seja, isto quer dizer que por todo o mundo a voz
do Mashiach tem saído que diz: "Levanta-te
estou as portas" e uma vez o Mashiach falou dizendo que,
quando surge a figueira e quando vejam tudo isto saibam que o verão está próximo
Mateus 24:32 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando
já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o
verão.
Quando
Jerusalém deixar de ser odiada pelos gentios, porque disse que Jerusalém vai
ser pisoteada e dominada por nações até que se cumpra os tempos dos gentios, e
isto acontecem em 1967, então já se cumpriu e outra vez Jerusalém está nas mãos
do povo judeu, e a partir deste momento o que é que se
escuta? A voz da rolinha, a voz do Mashiach dizendo: Regressa, levanta-te, crer em mim, confia em
mim. Também é curioso que deste
de 1948 até hoje, mais judeus tem crido que Yahshua é Mashiach, que deste de
1948 á época do Mashiach. Então a voz está as portas porque Yahshua disse em
Mateus 24:32 que, quando verdes todas estas coisa, sabeis que está
próximo o verão, e disse também que quando o verão está próximo olhai para os
céus e veja que a vossa redenção está próxima.
Cânticos 2:13 A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em
flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
" A figueira já deu os seus figos
verdes..." O Mashiach acerca disto dizendo estas mesmas
palavras. Quer dizer, que o tempo está próximo.
"...e as vides
em flor exalam o seu aroma..." É justamente o sinal
que o Mashia ch falou, e Ele falou sobre isto de uma maneira mais profunda.
Mateus 24:34 Em verdade vos digo que não passará esta geração
sem que todas estas coisas aconteçam.
E qual geração é esta? A geração que está vendo
tudo isto acontecer, o ressurgimento de Yisrael, a voz da rolinha que simboliza
o Mashiach, a restauração, o fruto, o renascimento da nação está muito próxima.
Então, esta geração alguns dizem que dura 40 anos, outros dizem que dura 80,
outros dizem que dura 100, porém não sabemos, porém eu quero crer e não duvido
que a mim vai tocar e já está tocando ver este momento.
"...levanta-te,
meu amor, formosa minha, e vem. " Cânticos 2:13 parte b
O que mais estamos esperando, estamos vendo os
sinais, estamos vendo tudo acontecer frente a nossos olhos e vai ficar ai prostado?
Não, escuta a voz do Mestre dizendo: Levanta-te,
meu amor, formosa minha, e vem, venham a mim, regressa a mim.
Cânticos 2:14 Pomba
minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a
tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face
graciosa.
" Pomba
minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras,.. ". Aqui se faz uma alusão, um símbolo ao primeiro
êxodo que foi no Egito, e também disse a Toráh que quando Yisrael chegou no ao
Mar Vermelho e já não sabiam para onde ir, porque na frente esta o Mar e atrás vem Faraoh e seu exército, então aqui neste contexto que está falando do
retorno e do regresso disse: "Pompa minha " (como
uma pomba frágil) que está
pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras " E
porque vão estar escondidos ai? Porque vem o exército egípcio. Então é tanto
uma alusão ao êxodo do Egito e também é uma alusão do tempo da Tzará Gadol (Grande
Tribulação).
" Pomba minha, que andas pelas
fendas das penhas, no oculto das ladeiras,..." Isto é
porque vem uma Tribulação tão qual grande qual nunca houve antes. Então no
momento desta grande Tribulação olha o que diz:
"...mostra-me a
tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face
graciosa. " Isto é, já
no momento da Tribulação já quando estiver acabando disse aqui " mostra-me a tua
face, faze-me ouvir a tua voz". As mesmas palavras que Jeremias disse:
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e
anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Se há um
momento aonde podemos ter intimidades com YHWH é nos momentos de grandes
tribulações. Por isso é uma tristeza a teologia do arrebatamento, porque se
existe um momento para ter comunhão e intimidade com YHWH, aonde vamos poder
experimentar os milagres mais extraordinários das nossas vidas, vai ser durante
a Grande Tribulação. Neste período vamos saber como YHWH faz sinais e prodígios
para proteger seus filhos e nada nos fará dano.
Cânticos 2:15 Apanhai-nos
as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas
estão em flor.
E aqui é uma alusão ao êxodo, e as vinhas se
refere a Yisrael, aos pequenos frutos de Yisrael. E em qual momento surge
Yisrael como nação? Quando saem do Egito, então quando saem do Egito, quando
estão apenas nascendo. E quando diz " Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem
mal às vinhas " é
uma referencia aos que estão tratando d aniquilar a Yisrael em seu próprio
nascimento. E em Apocalipse capitulo 12 também faz uma alusão a isto:
.....Uma
mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze
estrelas sobre a sua cabeça. E diz que o
dragão queria mata-la
E da mesma
maneira, quando Yisrael está nascendo como nação, disse: "Cuidado com as raposas, que fazem mal as vinhas" ou seja, está falando das
nações que vão tratar de aniquilar a Yisrael desde seu próprio nascimento, e
isto se cumpriu. E se nós estudarmos esta passagem aonde diz que Yisrael adorou
ao Bezerro de Ouro, sabem quem foram os principais que guiaram Yisrael a
idolatria? Os que tentaram Yisrael, para que caíssem em idolatria? As multidões
que saíram do Egito com Yisrael, e estas multidões que saíram do Egito com
Yisrael, quando chegaram ao Mar Vermelho, e viram Moisés sentando, já começaram
a induzir o povo a fazer idolatria. Então, estas
raposas e raposinhas, é uma alusão as pessoas que trazem seus fermentos, seus
paganismos a uma nação que apenas está nascendo, e está raposa causa qualquer
coisa que possa corromper a uma nação santa, de reis e sacerdotes e porque? "Porque as nossas vinhas
estão em flor" ou
seja, estão começando a surgir. E este é o momento mais critico e perigoso para
qualquer coisa, na infância, um bebe quando é mais frágil, em uma relação
matrimonial, os primeiros anos são importantíssimos porque? Porque ai é aonde
se semeiam muitas coisas quem vão perdurar mais adiante, e ai quando isto
perdure, qualquer coisa pode desviar a pessoa do caminho. No verso 16 Yisrael disse:
Cânticos 2:16 O meu amado é
meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Ou seja,
apascentar é alimentar. Porém, o que mostra quando disse aqui "O meu amado é meu, e eu sou
dele" ? O que
significa isto? Significa uma condição, ou seja, se você de a iniciativa, então
eu sou sua, se você me amas primeiro, então eu respondo. E isto é uma das
atitudes que nós temos, porque em algum momento da nossa vida, chegamos a
condicionar ao Eterno, e o Eterno em suas muitas Misericórdias, faz grandes
coisas, porém de entrada, isto é equivocado porque? Porque quando esperamos que
o Eterno de o primeiro passo, e depois sejamos nós, nós já o estamos
condicionando ao Eterno, então para nós Ele já não está sendo o Criador, já não
estamos dando a Ele o devido lugar que Ele merece. Então cada
vez em que nós dissermos: Ah Senhor, me faz te buscar, me faz te obedecer, e se
Tu fizer isto, ai sim eu te obedeço. Então, aqui nessas alturas, apesar de todo
amor que o Eterno está manifestando a seu povo, aqui Yisrael diz: Que lindo
tudo isto, porém, porém aqui "O meu amado é meu, e eu sou dele" e por isto o amor de Yisrael
está enfermo. Verso 17
Cânticos 2:17 Até
que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante
ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.
"Até que refresque o dia, e fujam as sombras" Ou
seja, o Amado
está ai apascenta o seu rebanho entre os lírios até quando? Até que refresque o
dia, e fujam as sombras" ou seja, está tratando de
alimentar a seu povo até, que fuja toda a sombra, até que resplandeça o sol da
justiça. Ou seja, até que Ele venha, estabeleça seu Reino, Ele agora está
simplesmente pastorando, esta entre os lírios, até que fujam as sombras.E aqui, mais uma vez, a petição do povo de
Yisrael:
"volta, amado meu; faze-te
semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter "
ou seja, Yisrael está pedindo para ser salvo, Senhor volta-te a mim,
como se o Eterno quem estivesse se distanciado, como se fosse Ele quem foi
embora. Originalmente, quem se foi, apesar de todo amor? Seu povo, nós, então,
como aqui Yisrael diz: "Volta, amado meu"?
ou seja, nós é quem temos que voltar, que tomar a iniciativa. E e os Montes de Beter, é
uma referencia a uma profecia que aconteceu algo neste monte, e ai em Beter foi
aonde se levou a cabo a ultima guerra, de Yisrael contra Roma, isto foi entre o
ano 132- 135 depois do Messias, aconteceu uma guerra neste lugar, aonde um
militar chamado Bar Kochba, aonde se rebelam contra Roma, e tem uma guerra
durante todos esses anos, e depois deste momento Yisrael é levado a dispersão
entre todas as nações, mudam o Nome de Yisrael para Palestina, a cidade de
Jerusalém, eles mudam também colocando o nome de, Aelia Capitolina. E a partir
deste momento, se apaga temporariamente Yisrael neste região. Roma trata
dispersa-lo Roma os odeiam. Então, é ai neste monte de Beter aonde se leva a
cabo esta ultima batalha, aonde Bar Kochba é derrotado, e aonde começa o exílio
a todas as nações.
Então, é ai nesse sentido, que Yisrael disse ao Eterno
aqui em Cantares 2:17
"volta, amado meu; faze-te
semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter"
ou seja, Yisrael está pedindo restauração, e mesmo estando errada esta oração
de Yisrael, aonde está pedindo ao Eterno para que Ele tome a iniciativa, mesmo
assim, o Eterno ama de mais este povo, e faz o desejo do coração do seu povo,
de regressar.
Gostei muito da sua interpretação a este maravilhoso texto Biblico, o Senhor o abençoe Grandemente, continue a escrever, a tocar corações a avivá-los em direção ao Senhor, amém.
ResponderExcluirPara edificação
ResponderExcluirCântico dos Cânticos
Uma visão abrangente, ludica, profética, histórica, linguistica, o romance de Cantares, os paralelos com cultura Indiana, as jóias, a visão sensacional da dança de Maanaim.
http://estudodecantares.blogspot.com.br/
e
https://www.facebook.com/estudodecantares?ref=hl