segunda-feira, 3 de junho de 2013

O que é falar em Línguas ? Parte 1









O que será o Dom de Línguas? Será?

















Primeiramente, pedimos ao Pai  que este tema seja um tema de restauração daquilo que os profetas falaram que nos últimos Tu derramaria do Teu Espírito sobre toda a carne. Então que o Eterno nos ajude a entender as Escrituras como entenderam os profetas, como entenderam os apóstolos. Que o Eterno nos ajude a entender o porque o Nosso Salvador Yahshua disse que convinha que ele fosse e que ele nos enviaria o consolador, é o Espírito da Verdade


Vamos começar este tema lendo a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14 e vamos ver o que significa este tema de falar em línguas, todos estes movimento do riso santo que sem duvidas alguns de nós experimentamos um dia em carne e ao vivo. Então as perguntas que vamos tratar de responder neste reunião são as seguintes:

A primeira pergunta é: Se todas estas manifestações que acontece nos círculos pentecostais e carismáticos que é as línguas, os gemidos, as risadas santa, as caídas para trás, a embriaguei do "Espírito", as dores de parto, e vamos ver se todas estas coisas são sinais ou manifestações divinas do Espírito Santo, ou se somente é fanatismo religioso, se somente é sugestão da multidão. Qualquer pessoa pode buscar no YouTube vídeos a respeito do tema de falar em línguas e vamos ver praticamente toda uma multidão e alguém dar um sopro que segundo ele é do espírito e a multidão cai para trás, outros rodopiam, pulam danças e etc. Então o que será isto? Será uma espécie de hipnose, ou realmente será algo divino? Se for somente um fanatismo religioso então não vai valer apenas agente gastar todo nosso tempo neste tema, porque se somente for um fanatismo religioso não há porque agente se meter a estudar este assunto. Porém se vem do Eterno estas manifestações então é para o que? Para o que são estas manifestações? O que trata de ensinar o Eteno através destas manifestações?Qual é o seu propósito? O que significa?

Então, só existe duas possibilidade: Ou isto é um engano, é uma mentira e alguns como dizem muitos que é uma obra de satanás, ou isto não é uma obra de satanás e sim tem algo divino. Porém se tem algo divino o que será então? Será que esta documentado? Será que estar escrito no Antigo Testamento? Porque quando o apóstolo Paulo vai ensinar a cerca dos dons de línguas devemos pensar que não existia o Novo Testamento, ou seja, Paulo não chegava a uma congregação Cristã, ele chegava em uma sinagoga e usava as Escrituras de Moisés e dos profetas, então Paulo não chegava em uma sinagoga ou uma comunidade e dizia: Abram suas Bíblias em I de Coríntios Capitulo 14, não, ele tirava os rolos das Escrituras e ensinava da Toráh e dos profetas, então se Paulo vai ensinar acerca dos dons de línguas ele tinha que fundamentar este estudo com as Escrituras Hebreias, se não o povo iria dizer: Paulo do que você esta nos falando? Então da onde esta tirando Paulo todo este ensinamento de I Coríntios 14?

A outra pergunta que vamos estar fazendo é: Será que as línguas que se menciona no Novo Testamento no livro de Atos é o mesmo que acontece agora nos círculos cristãos pentecostais? Será que todas essas experiências, de sons de línguas arrancalabacita, sacalabaçuca, carastorianda lararlalalalrara choriarca se acar? Será que esta era a maneira de línguas que se menciona no livro de Atos e estou falando de uma maneira com muito respeito. Então será que esta era o que fez Cornélio quando ele recebeu o Dom do Espírito Santo em Atos capítulo 10? Estas manifestações espirituais, todas estas línguas dentro dos movimentos de todos os tempos são o movimento que mais gente está se alcançando. As denominações que negam tudo isto a partir da década dos anos 70, as denominações antigas não tem tido crescimento, porém a grande onde de crescimento da década de 70 em diante se deve a denominações que promovem tudo isto do falar em Línguas, então temos que tratar com bastante respeito este tema, porque eu aqui sou fruto deste tipo de movimento e creio que a maioria dos que agora estão no movimento das raízes Hebreias da fé em algum momento andaram assim também. Então de alguma maneira Elohim tem usado todos, porque Elohim tem um plano perfeito.

Então como introdução ao Capitulo 14 de I Coríntios vamos ler o capitulo 13. I Coríntios 13 agente vai ler como uma introdução ao que vai começar falar o apóstolo Paulo no capitulo 14. Também devemos lembrar que na época em que se escreveram os livros da Bíblia não existia capítulos e versículos, e isto foi feito posteriormente com o objetivo de encontrar mais facilmente as passagens, porém quando Paulo estava escrevendo isto ele não ia dizendo capitulo 13 verso 1-2-3, porém ele vai expressando um ideia e esta ideia vai em todo um contexto


1 Coríntios 13:1  Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 


Aqui é aonde muitos enfatizam estas línguas angelical, então dizem que quando estão falando todos estes sons sem sentido que não são idiomas e nada, então eles dizem que estas línguas que eles falam é uma línguas angelical. Porém se agente vai as Escrituras veremos que em nenhuma parte da Bíblia diz que os anjos falaram com sons sem sentidos. Então em qual idioma falavam os anjos? Quando agente ver todas as questões escritural aonde agente ver um anjo falando em qual idioma os anjos estavam falando? No idioma em que eles podiam ser entendidos. Porque quando um anjo aparecia a alguém ele não dizia Arrancalabacita, redecovianuvia carabaxo não, eles não diziam isto , eles chegavam em falavam em uma linguagem em que podia entender a pessoa para qual ele estava falando. Então o que era que comumente falavam os anjos? Eles somente se contentam em esta louvando e exaltando ao Eterno. Kadosh Kadosh Kadosh. Santo Santo Santo é o Senhor de toda a terra, toda a terra esta cheia de sua gloria. Então a linguagem dos anjos é uma linguagem de exaltação e do cumprimento da vontade Divina. Isto são as línguas do anjos. Porem quando eram enviado a trazer uma mensagem aos homens eles falavam na língua dos homens

1 Coríntios 13:2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 
1 Coríntios 13:3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
1 Coríntios 13:4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 1 Coríntios 13:4
1 Coríntios 13:5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 
1 Coríntios 13:6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
1 Coríntios 13:7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 


Notem o que esta dizendo aqui porque isto será muito importante, porque Paulo esta dizendo aqui que chegará um momento em que as línguas cessarão

1 Coríntios 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;



"Porque, em parte, conhecemos" isto significa que por mais que agente esteja tratando de explicar as Escrituras ninguém pode chegar e dizer: 'Esta é a verdade absoluta" Porque somente as Escrituras é a Verdade absoluta. Nós quando tratamos de fazer um estudo Bíblico estamos tratando de interpretar em base ao nosso entendimento o que disse as Escrituras. Quando nós falamos de um tema das Escrituras, nós estamos simplesmente transmitindo nosso estudo e nossa compreensão a cerca de um determinado tema. Então tampouco podemos dizer que isto é a verdade absoluta, não, porque Shaul diz:

1 Coríntios 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos
1 Coríntios 1310  Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 

Então quando cessarão as línguas? Quando vier o perfeito. E o que será o perfeito?


1 Coríntios 13:11  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
1 Coríntios 13:12  Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 

E nesta época os espelhos não são como os espelhos de hoje em dia. Nesta época os espelhos eram de metal, e por mais que este metal fosse polido não se alcançava ver a imagem perfeita como vemos nos espelhos de hoje que são de cristais. Porém na época de Paulo os espelhos eram metálicos, então não se alcançavam ver. Então Paulo esta usando esta ilustração para dizer que ele via assim, que não se via claramente


1 Coríntios 13:13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 

Ok. Para poder entender este tema das línguas vamos fazer uma viagem a tempos Bíblicos e vamos viajar a quase dois mil anos da época do apostolo Paulo. Vamos nos imaginar que estamos em uma sinagoga e vamos começar a escutar este tema das línguas, aonde Paulo tem que fundamentar este assunto com as Escrituras hebreias.Vamos fazer o uso de uma das sete regras de interpretação Bíblica que usou um rabino muito importante de um pouco antes da época de Yeshua. Este rabino foi o que depois um dos seus alunos seria o rabino do apostolo Paulo que se chamava Gamaliel. Então temos que influência que teve o apostolo Paulo na hora de ensinar e porque? Porque Paulo sem dúvidas  usou muitas dessas influencias na hora de ensinar.
Um pouco antes de Yeshua existia um rabino muito famoso chamado Hilel, e este Hillel ensinou sete regras de interpretações básicas para poder interpretar a Bíblia. Ou seja, sete princípios para não errar na interpretação das Escrituras. Um desses princípios de Hilel para interpretar as Escrituras é conhecido como o tipo de Protótipo derivado de um versículo, e o que significa isto? Significa o seguinte:

Uma passagem cuja interpretação é evidente, é pai ou se usa para reger o seguinte caso similares. Exemplo: O que foi usado especificamente como instrumento para libertação do povo de Yisrael no primeiro êxodo no Egito? O sangue de um cordeiro. Então o sangue de um cordeiro foi o instrumento de libertação da escravidão. De acordo a profecia Bíblia quantos êxodos vai existir? De acordo com as Escrituras será o êxodo do Egito o único êxodo, ou vai existir algum outro êxodo? Segundo a Bíblia haverá dois êxodo, o primeiro foi o do Egito, e o segundo de acordo com Jeremias 16 será de todas as nações

Jeremias 16:14  Portanto, eis que dias vêm, diz YHWH, em que nunca mais se dirá: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.
Jeremias 16:15   Mas: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais .

Então, o primeiro êxodo no Egito é um antecipo do que será o segundo êxodo de todas as nações. Porque esta escrito que Aquele que dispersou a Yisrael, Ele juntar novamente como a galinha ajunta seus pintinhos. Então aplicando a regra de interpretação de Hilel. Se o sangue do cordeiro foi usado para a libertação do Egito, então o que se utilizará para o segundo êxodo? O mesmo, o sangue do Cordeiro será o instrumento para trazer de volta a Yisrael, e porque teve que ter este derramamento de sangue no madeiro? Porque o Messias veio salvar a seu povo dos seus pecados, e través do madeiro agora o Eterno tem a justificação para resgatar a seu povo impuro dentre as nações e porque? Porque já foi efetuada a purificação acerca de um sangue de um cordeiro, então agora Yisrael pode voltar dentre todas as nações, disse em Êxodo

Êxodo 4:22  Então dirás a Faraó: Assim diz YHWH: Israel é meu filho, meu primogênito. 

Então, o que é que salva aos primogênitos? O sangue de um cordeiro. Isto é regra de interpretação de Hilel. De modo que a passagem da Páscoa e do derramamento de sangue de um cordeiro, é pai para todos os temas de libertação e direção rumo a Terra Prometida. Então, cada vez em que se fala de sangue de cordeiro tem a ver com, libertação e retorno a Terra Prometida para possuí-la. Então, aplicando este principio de Hilel, vamos analisar o tema das Línguas do Espírito Santo, usando este mesmo principio. Então antes de entramos especificamente no tema das Línguas e os dons espirituais, vamos esclarecer uma definição e porque? Porque um dos grandes problemas das traduções é, que uma vez em que se começa a traduzir o hebraico aos diferentes idiomas, e já na hora de traduzir pode ser que já se perda muito da essência original. Quando lemos uma tradução em Português e no chamado Novo Testamento nos encontramos muito o término Espírito Santo, e em primeiro lugar no temos que entender o seguinte:


N°1 Esta expressão Espírito Santo foi traduzida. A expressão "Espírito Santo" foi traduzida do idioma original, porém qual foi o idioma que se traduziu a expressão "Espírito Santo"? do hebraico, então em Hebraico o término "Espírito Santo" o que significa? E quando nós atualmente dizemos a alguém: "Olha, o Espírito Santo me revelou isto, me disse aquilo", e na maioria dos círculos cristão pentecostais quando se fala do "Espírito Santo" o que vem na mente de muitas pessoas? Vem na mente dessas? Vem na mente de muitas pessoas que tem sido instruída na doutrina que traz sobre o "Espírito Santo" O que se imagina na mente de um cristão? Uma pombinha, e imediatamente se conecta a mente de muitos com a "terceira pessoas da Trindade", e em muitos quadros estão a figura de "Jesus" e por cima da sua cabeça esta uma pombinha e para muitos isto representa a " Santíssima Trindade" O Pai, o Filho e o Espírito Santo, e em muitos quadros estão a figura de "Jesus" e por cima da sua cabeça esta uma pombinha e para muitos isto representa a " Santíssima Trindade" O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Porém será que esta imagem representa a terminologia e os conceitos hebreus que os profetas, os apóstolos trataram de manifestar?

Então definamos o termino original do qual se traduz "Espirito Santo" e aqui eu tive uma grande surpresa, porque aqui em me dei conta do valor e da importância de conhecer as Escrituras no idioma original, porque se há de vir restauração as nações, será quando se cumpra a profecia de Sofonias 3:9 que diz que a língua sagrada será restaurada, e hoje em dia existe muitas ferramentas e facilidade para começar a ler o hebraico. Então a surpresa que eu encontrei ao buscar o termino do qual se traduziu  "Espírito Santo" em hebraico, e o termino é as duas palavras? A palavra "Espírito" em hebraico é a palavra Ruach, e "Santo" que é uma palavra que esta em masculino é a palavra Kadosh, "Santo" em masculino é Kadosh, porém como se difunde comumente o "Espírito Santo" em hebraico é a palavra Kodesh, Ruach Kodesh, porém Kodesh não é "Santo" em masculino, porque Kodesh é a palavra "Santo" em neutro, Kodeh não tem gênero.

O que acontece é que muitas pessoas usam o termino Ruach HaKodesh, ou seja, coloca-se o artigo "Ha", então quando alguém entra nos círculos Messiânicos, ou nas raízes hebreias já não usam mais a palavra "Espírito Santo", agora já dizem o Ruach HaKodesh, kadoshim, e as pessoas dizem: Oh este ai sabe hebraico que lindo, então ai já surge uma doutrina do
Temos que também entender que esta Tradução Espírito Santo” é uma expressão que foi traduzida do idioma original que pela primeira vez foi usado este termino Espírito Santo. Então de qual idioma se traduziu o termino Espírito Santo? Do hebreu. Em hebraico o termino Espírito Santo o que significa? Quando agente diz olha o Espírito me falou, o Espírito Santo me disse a uma pessoa cristã o que esta na mente desta pessoa quando escuta Espírito Santo? O que vem a mente desta pessoa? Vem a doutrina que se tem instruído sobre a o termino Espírito Santo. Então vem logo na mente da pessoa uma pombinha e logo ela conecta com o Espírito Santo. Também vem em sua mente a terceira pessoa que representa a Trindade. Então o termino original de onde foi traduzido Espírito Santo e aqui foi aonde eu tive uma grande surpresa. Aqui foi aonde me dei conta da importância de ler as Escrituras no idioma original, porque se há de vir restauração as nações, será quando se cumpra a profecia de Sofonias que diz que a Língua Santa há de ser restaurada. E hoje existe muitas ferramentas e facilidades para começarmos a ler o hebraico.

Então como normalmente se difunde o termino Espírito santo que em hebraico a palavra Espírito é Ruach, e Santo é a palavra santo em masculino é a palavra Kadosh Porém quando se definem Santo nos movimentos das raízes hebreias é Kodesh, ou seja Ruach HaKodesh, porém Kodesh não é santo não é santo masculino, Kodesh é santo neutro. Ou seja, Kodesh não tem gênero. Então se fala muitos Ruach HaKodesh. Então quando alguém entra no movimento das Raizes hebreias da fé já não dizem Espírito santo, agora dizem Ruach HaKodesh e as pessoas dizem UAU esta pessoa sabe hebreu.
Então já se faz uma doutrina do Ruach HaKodeh e agora já não se ensina a Trindade, agora se ensina Tri-unidade, e começam a falar das sefirot e um monte de coisas para explicar que sim que o Ruach HaKodesh, e eu por muito tempo disse Ruach HaKodesh. Porém quando eu fui buscar em uma concordância hebraica o termino Ruach HaKodesh que se aparece em toda Tanach este termino o que eu descobrir? Não existe, o termino Ruach HaKodesh não se encontra na Tanach em nenhum lugar. Isto me deixou frio, pois existe toda uma doutrina impressionante do Rauch HaKodesh e não existe este termino, e estas duas palavras Ruach que significa vento, porque se uma pessoa esta conversando com um Yisraelita e esta soprando muito vento, os judeus vão dizer que o ruach esta soprando, porém ele esta falando de vento, de uma coisa física, não se imagine que os judeu quando ouvem a palavra Ruach eles pensam logo que é o Espírito e é a terceira pessoa da Trindade, nada disto, ele pensam em vento e nada mas. Então, como que não aparece o termino Ruach HaKodesh no Antigo Testamento, porém eu pensei que se eu tirasse o artigo "Ha" e procurasse somente as duas palavras Ruach Kodesh e me dei conta que toda Tanach, somente existe três ocasiões aonde aparece estas palavras juntas.

A primeira é:  

Salmos 51:11 Não me lances fora da tua presença, e não retires o teu Santo Espírito (רוּחַ קָדְשְׁךָ) de mim

Aqui não esta usando o termino "Ruach HaKodesh. Aqui esta (רוּחַ קָדְשְׁךָ) Ruach Kadshecha, ou seja, em uma referencia na qual ele esta falando com seu Pai que está no céu e lhe esta pedindo que Ele não tire dele Seu Espírito dele. Isto está conjugado na segunda pessoa

A segunda e a terceira aparece em Isaías 63:10-11 aonde está falando do Espírito Dele, está obviamente falando do Criador

 Isaías 63:10  Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo (רוּחַ קָדְשְׁךָ) portanto, ele passou a ser seu inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. 

 Isaías 63:11  "Então ele se lembrou dos dias da antigüidade, de Moisés e seu povo, dizendo: Onde está aquele que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde é ele quem colocou seu espírito santo (רוּחַ קָדְשְׁךָ) na meio deles. 




Aqui aparece o termino (רוּחַ קָדְשְׁךָ) Ruach Kadsho, e se você ler assim como uma criança que está aprendendo o hebraico e ler isto, e das 363 vezes em que aparece que aparece a palavra Ruach na Tanach as maiorias dizem Ruach Elohim ou Ruach YHWH. Então na mente dos profetas quando eles escreviam a palavra Ruach eles utilizavam de uma maneira poética, para que as pessoas quando lesse pudesse entender com coisas da natureza, e quando David disse que "YHWH é o meu pastor e nada me faltará", e quando ele disse "meu pastor" supostamente não era para as pessoas imaginassem que Elohim era um pastor que anda com suas ovelhas por ai, mais é somente para que as pessoas se imaginem a função de um pastor em cuidar de suas ovelhas, mostrando que assim é YHWH. Ou também quando David disse que "YHWH é minha Rocha" e supostamente não vamos imaginar que Elohim seja uma rocha fisicamente, ou quando disse "Torre forte é o Nome de YHWH" e o que é uma Torre forte? As torres é aonde se colocava vigias para ficar de atalaia olhando se vinha algum inimigo. Então era usado uma questão da natureza, algo fisico para comparar um atributo Divino, quando disse "Ruach Elohim" ou "Ruach YHWH" é simplesmente o Vento e o que representa o vento? O vento representa estar em todas as partes, não o vemos porém sentimos Sua Presença. Então quando diz "Ruach Elohim ou Ruach YHWH" está se referendo a Presença Divina que esta em todas as partes, então não estava em sua mente, em sua imaginação que Ruach era a terceira pessoa, não estava nada disso, então dizer "Ruach Elohim" é outra maneira de se expressar, assim como existe "Justiça Nossa" "YHWH Shalom" e cada deste títulos estão relacionados com seus atributos "Ruach Elohim" este é o atributo de Sua Presença. Então aonde entra a confusão? Quando entram os filósofos gregos, os concílios de Niceia e entram os filósofos gregos trazendo todos seus conceitos imaginários do que é a "Trindade" e começam a introduzir suas ideias e que termina numa pombinha, porém se vamos a língua original toda esta instrutura imaginaria que não existe nos textos hebraicos, de maneira quando os apóstolos diziam "Espírito Santo" simplesmente estavam se referindo a Presença Divina , assim como no Tabernáculo se manifestava a Presença Divina numa coluna de fogo, ou numa nuvem visivelmente, é o mesmo, já se manifestou, sentiram Sua Presença, já esta outra vez entre nós, e não estava entre nós por causa dos nosso pecados, porém ele prometeu que nos últimos dias outra vez derramaria do Seu Espírito.


E eu sei que isto é muito frio, porém a Bíblia tem suficiente material para fazer uma pessoa se sentir incomoda, porém temos que voltar as veredas antigas, temos que voltar a simplicidade das Escrituras e nos limpar de tantas filosofias conforme os rudimentos deste mundo e voltar a Sã Doutrina, voltar aos que os profetas diziam e ponto. Então Ruach se encontra em conexão com a Presença de YHWH, e a outras ocasiões que as Escrituras dizem "o espírito do homem" e nem por isso vamos pensar que o "espírito do homem" é a terceira pessoa da "trindade". Outra ocasiões se lhe chama de "Ruach haEmet" o Espírito da Verdade, e tampouco vamos pensar que o Ruach haEmet é a quarta pessoa da "Tetra - unidade", não, Ruach HaEmete é simplesmente o Espírito da Verdade, ou seja, a Manifestação da Verdade.
Então, uma vez esclarecido isto que sustenta a toda uma teologia sobre o Espírito Santo, e com este esclarecimento que o hebraico nos dar, cortamos qualquer vínculo com esta doutrina dominical. Então já que foi esclarecido o tema do Espírito Santo, que não existe isto de dar bom dia Espírito Santo, então medita, pensa e estuda. Então vamos as manifestações do Espírito Santo e especificamente ao dom de línguas. Então, voltando ao principio de interpreção de Hilel que é: Tomar um texto na Tanach que nos sirva como modelo ou como pai, para que daí possamos determinar o restante dos versículos que falam do tema. E no caso do tema das Línguas espirituais, qual será nosso texto modelo, ou texto pai, que nos fala acerca das línguas. Qual será a primeira menção em toda a Bíblia acerca das línguas, os idiomas, em hebreu Tzafot, em grego Glossa e daí vem a palavra glossário, onde aparece pela primeira vez o tema sobre diversas línguas? Aonde podemos encontrar a origem de todas as doutrinas sobre este assunto? No livro de Gênesis é aonde está toda a origem dessas doutrinas das línguas. Se nós apenas tivéssemos o livro de Gênesis, ai poderíamos reconstruir tudo que está escrito no Novo Testamento, tudo que falou os profetas está absolutamente fundamento no livro de Bereshit (Gênesis), por isto o profeta Isaías disse que o Eterno revela o fim desde Bereshit (principio) Isaías 46:10.

Tudo que disse em Gênesis tem relação com algo que vai acontecer no futuro. Então, se nossos versículos fundamentais e modelo, vamos encontrar em Gênesis, então o tema das línguas vamos encontra no livro de Gênesis, porém em qual parte de Gênesis? Qual idioma falava o Eterno quando criou tudo, e quando falavam com Adão, com Abraão? Falava em hebraico e não em aramaico, já que o aramaico surgiu depois da Babilônia com os caldeus, então a língua usada pelo Eterno e os patriarcas era o Paleo Hebraico, que foi o idioma pelo qual se escreveu a Toráh. Depois do Paleo Hebreu quando os judeus passaram 70 anos na Babilônia, então o Paleo Hebreu se converte no que hoje se conhece como o Hebraico Moderno. Porém, qual é o primeiro momento que causa a separação das línguas? Vamos a Gênesis capitulo 10, e aqui vamos saber o porque teve que começar a mudanças nas línguas

 Gênesis 10:1  Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio. 
 Gênesis 10:2  Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 
Gênesis 10:3  E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma. 
Gênesis 10:4  E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. 
Gênesis 10:5  Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações. 


E aqui está um versículo que alguém pode se surpreender. Então se começarmos a lermos desde de o capitulo 1 até aqui, e aqui diz: foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, porém como é possível que seja conforme a língua de cada um? De qual língua está se falando, se isto de línguas surge a partir do capitulo 11, porque apenas no capitulo 11 é aonde diz que as línguas foram repartidas, porém porque aqui disse sobre as línguas? Bom, isto é um pouco parecido ao que acontece em Gênesis 1 aonde fala da narração da criação, e logo no capitulo 2 se amplia a informação do capitulo 1 de Gênesis. Então aqui no capitulo 10 nos fala do acontecimento, porém quando vamos lendo, não vai necessariamente em uma ordem cronológica, as vezes simplesmente nos menciona o fato e logo depois nos explica de qual maneira se deu a divisão das línguas. Então aqui disse em Gênesis 10:5

Gênesis 10:5  Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações. Gênesis 10:5
Gênesis 10:6  E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. 
 Gênesis 10:7  E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
 Gênesis 10:8  E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 

E aqui surge um personagem importante, porque foi a causa de suceder isto chamado Ninrode. Verso 9

 Gênesis 10:9  E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR. 


Existe muitas lendas, muitas tradições acerca de Ninrode de que ele foi o primeiro tirano, o primeiro líder e disse que ele foi diante do Eterno, porém no hebreu isto pode significar que ele foi um tirano contra o Eterno, isto é, como um rebelde, alguém que tratou de ser independente do Eterno.


Gênesis 10:10 E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. 

Babel significa confusão. Então veja que foi ai aonde começou toda confusão ao principio de seu reino.

Gênesis 10:11  Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, 
Gênesis 10:12  E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade). 
Gênesis 10:13  E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim, G
Gênesis 10:14  A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim. 
Gênesis 10:15  E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete; 
Gênesis 10:16  E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
Gênesis 10:17  E ao heveu, ao arqueu, ao sineu, 
Gênesis 10:18  E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
Gênesis 10:19  E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

Então, todas essas regiões que surgem destes reinos de Ninrode. E logo no capitulo 11 é aonde se menciona especificamente a divisão das línguas.


Gênesis 11:1  E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. 
Gênesis 10:2  E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
Gênesis 10:3  E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. 

Ou seja, eles estão planejando fazer cidades solidas, porém o que foi que o Eterno disse? Separem-se, dispersem-se, encham toda a terra, porém aqui eles começam a fazer algo oposto não, vamos nos estabelecer, vamos começar a edificar cidades grandes, e aqui é aonde se originou a ideia de grandes capitais.


Gênesis 10:4  E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra


O conceito de nome desde a perspectiva hebreia, nome tem a ver com uma doutrina, com um ensinamento. Ou seja, quando diz para se invocar o Nome do Eterno e a muitíssima controvérsia no âmbito das Raízes Hebreia com repeito ao Nome, tem certos grupos que dizem: Não o Nome se pronuncia assim, e outros dizem, não este grupo está equivocado, o Nome se pronuncia desta maneira, e todo mundo tratando de dizer como deve se pronunciar o Nome do Eterno. Porém isto em certo ponto é irrelevante porque? Porque de nada serve saber a pronuncia do Nome perfeitamente como se pronunciava em Paleo Hebreu, como se pronunciava na época de Moisés, de nada serve se na realidade a pessoa não sabe o que é o conceito do Nome. Tem muitas pessoas dizendo: ah eu sim pronuncio o Nome corretamente e esses ai se vão ao “inferno” porque não sabem pronunciar o Nome correto, então será que estas pessoas sabem o conceito do Nome?

Na realidade, de nada serve conhecer a pronuncia, se não sabe quais implicações do Nome é viver de acordo aos ensinamentos da Toráh, conforme aos mandamentos, ao caráter daquele a quem Seu Nome está sendo invocado. Quando Yeshua ensinavam ele dizia: em nome de quem vem? O que significava isto? Quem é teu mestre? Quem é que te ensina, que te instrui? Qual é a tua doutrina? A pergunta em que nome vem é a mesma pergunta que atualmente fazem e dizem as denominações: quem é tua cobertura? De qual denominação é você? É o mesmo significado e porque? Porque atualmente quando alguém está ensinando a se pergunta: quem é teu pastor para ver se eu vou te escutar. Na época de Yahshua era igual. Em nome de quem você vem? Quem é teu rabino? Quem te ensinou? E o que dizia o Messias? Em venho em Nome do Meu Pai, ou seja, eu venho na doutrina do Meu Pai, nos seus ensinamentos, na sua Instrução, as palavras que eu falo, não as falo de mim mesmo, senão o Pai que me enviou Ele é quem me da as palavras.


Então, se as pessoas entendesse isto, acabariam as pelejas das pronuncia do Nome Divino, porque é tão controversial este tema que o que importa é o Significado do Nome, porque se eu pronunciar o Nome de uma maneira, e esta maneira vai me colocar em peleja com outra pessoa, então qual é a edificação nisto? Então quer dizer que o Nome está trazendo tropeço e esta evitando que outras pessoas se aproximem. Em um tempo eu também foi muito enfático com o Nome, porém o que me tirou o selo foi ver que o profeta Daniel ele escreve algumas de suas sessões de profecias em aramaico porque ele foi levado a Babilônia, e quando eu vi o que Daniel escreveu eu fiquei em choque, porque Daniel utiliza para referir-se ao Eterno o nome aramaico de um deus falso dos arameus, e Daniel usa este nome de um deus falso para se referir ao Eterno Todo Poderoso de Yisrael em sua profecia. Então quando eu vi Daniel fazendo isto eu disse: Uau se Daniel estivesse hoje entre nós dizendo isto, os que afomentam o Nome por ai já nem consideraria a Daniel como um profeta. Então desde ai o meu olhos se abriram O importante é que as pessoas entenda o que eu estou dizendo, se dizer "Deus, Senhor" vai fazer com que as pessoas entendam o que eu estou falando, pois melhor assim. 


Gênesis 11:4  E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

Ou seja, eles queriam criar uma doutrina, um prestigio

Gênesis 11:5  Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; 
Gênesis 11:6  E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. 
Gênesis 11:7  Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. 
Gênesis 11:8  Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Gênesis 11:8
Gênesis 11:9  Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra

Ou seja, ter diferentes línguas está conectado com dispersão, diferentes línguas significa separação, exílio. Então vamos aplicar o mesmo principio de um versículo protótipo para todos os demais. Este é o primeiro protótipo que encontramos aqui em Gênesis capítulos 10 e 11 verso 1 ao 9, e o principio que vamos aprender é: As línguas, o falar diversas línguas foi um juízo Divino. O começar a falar em diversas línguas foi um juízo Divino e porque? Porque foram julgados? Qual foi a causa do juízo? Foi quando os homens disseram: Façamo-nos um nome, façamo-nos uma torre bem alta que chegue até o céu. E o que implica isto? Isto implica o orgulho do ser humano, o orgulho de independente do Eterno, o orgulho de dizer: Nós podemos, o humanismo, nós podemos e faremos um reino e tudo isto tem a ver com Ninrode, assim que, façamo-nos um reino e não queremos nada que tenha a ver com Deus.
Então o Eterno disse: Ah vocês querem orgulho, não querem nada de mim? Então vem juízo sobre vocês, vocês vão ser dispersados entre toda a terra. Então, uma vez que tenhamos claro desde aqui de Gênesis qual foi a origem das línguas, então já podemos aplicar este mesmo principio a todas as demais passagem que se fala de um tema similar.

A pergunta é: Quando Deus começou a tratar de restaurar o que acontecer aqui no capitulo 11 de Gênesis? Porque a grandeza deste Eterno que adoramos é que suas Misericórdias são para sempre, que cada manha sua Misericórdia é nova, a Grandeza do Deus de Yisrael é que Ele se compadece da sua criação como um pai se compadece dos seus filhos, e o Eterno nem sempre ficará enojado, não estará irado para sempre, Ele julga, porém Ele restaura, Ele faz a ferida, porém Ele mesmo a cura. Então a pergunta é:
Quando foi que depois disto começa um processo de restauração, de cura de toda esta separação, porém em qual passagem vamos buscar para que nos sirva de modelo de Restauração, aonde mostra que o Eterno outra vez vai ajuntar a separação que causaram as línguas e o Eterno trata de ajuntar em um só idioma? Vamos falar de certas historias que de acordo a tradição judaica tiveram este propósito, e vamos falar de outros textos Escriturais qual podemos ver que busca esta restauração. O primeiro deles é, que um dos propósitos segundo a tradição judia de José o Sonhador de ir ao Egito, e isto é muito interessante se considerarmos que José o Sonhador é um protótipo de quem? De quem será José o sonhador um protótipo, que foi vendido por seus irmãos, que foi levado ao Egito, e ai no Egito seus irmãos o viam e não lhe reconheciam, porém ai no Egito José era amplamente conhecido, foi feito governador do Egito, Faraoh disse que diante de José se dobrasse todo joelho que era o provedor de pão no Egito.

Então de quem José será um protótipo? Do Messias Yeshua, José no Egito foi o protótipo. E o interessante que os rabinos falam a cerca de Yosef o Sonhador. Os rabinos dizem que Yosef era um homem sumamente brilhante intelectualmente. Que era um homem que chegou a maneja 70 idiomas. A Tradição Judaica diz que Yosef o Sonhador falava 70 idiomas relacionado com as 70 nações. Em outras palavras, José Sonhador podia se comunicar com todo o mundo naquela época e porque? Porque segundo a Tradição Judaica, a missão de Yosef foi levar a revelação do Eterno aos gentios.

Isto é algo muito impactante que diz o Judaísmo rabínico acerca de Yosef, que ele tinha que levar a Toráh, a Instrução, a Revelação Divina, as Instruções Divina que vem desde o Eden, e que a responsabilidade de Yosef era de ser luz para as nações, e isto é muito interessante e porque? Porque Ele estava falando diante das nações, estava sendo reconhecido entre as nações, e quando vem seus irmãos não lhe reconheceram, os irmãos de José o viam disfarçado como um egípcio, eles se falavam por meio de interpretes para que não soubesse quem ele era. Então de quem mais protótipo você quer de Yahshua o Messias? É impressionante, em todas as nações como Yeshua é reconhecido? A qualquer lugar que vamos, tem algo, tem uma figura do Messias. E incluso em Yisrael no Rio Jordão aonde vem pessoas de todo o mundo se batizar, está nas paredes a famosa oração do Pai Nosso em todos os idiomas. Então é impressionante as similitudes entre José e o Messias que há de ser luz entre as nações. Então este é um protótipo de acordo a Tradição Rabínica sobre a Restauração, juízo Babilônia, juízo a Torre de Babel, e segundo a Tradição restauração por José Sonhador. Porém Biblicamente falando, em qual lugar o Eterno começa a restaurar e utilizar e a engendrar a um povo que serviria de luz para as nações? Qual é o momento em que o Eterno vai buscar a um povo que serviria de luz para as nações? No Egito, ai no Egito o Eterno toma a descendência de Abraão, e qual seria a função da descendência de Abraão? Sua função é de ser luz as nações, ser o sal da terra. Então o Eterno os toma do Egito, os tira daí e vai leva-los rumo ao Monte Sinai para ter um encontro com eles. Agora vamos saber o que disse o livro de Êxodo 12:37-38 para que vejamos o processo de restauração


Êxodo 12:37  Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.


Ou seja, estamos falando de uma quantidade impressionante de pessoas, e calculando entre esses seiscentos mil homens e com mulheres e crianças, e geralmente sempre há mais mulheres que homens. Então vamos supor que também tenha seiscentas mil mulheres também qual teremos um total de um milhão e duzentos, e com as crianças que naquela época não tinha problema de planificação familiar, era frutificar e multiplicar. Então vamos calcular duas crianças por casal, pois teremos outro um milhão e duzentos, então temos um total de dois milhões e quatrocentos mil Israelitas, no mínimo dois milhões e meio. Agora, quando Moisés vê a toda esta multidão que 400 anos antes tinha entrado no Egito apenas 70 pessoas, e agora são cerca de dois milhões e meio, e ai Moisés disse uma benção a toda esta multidão "Que o Eterno de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado." (Deuteronômio 1:11) Se esta benção de Moisés se cumpriu nestes tempos que fosse "mil vezes mais do que sois" o que quer dizer? Se no primeiro êxodo tinha dois milhões e quatrocentos mil, no segundo êxodo que está por vir quantos Israelitas  deveria de ter neste momento, se a benção de Moisés se cumpriu? Multiplique dois milhões e quatrocentos mil por mil = 2,5 milhões, e quantos habitantes há no planeta? Ao redor de 7 bilhões, e se 2,5 milhões são Israelitas descendentes das 12 Tribos de Yisrael, então assim de uma maneira muito conservadora, de cada três seres humano um é descendente das 12 Tribos de Yisrael. E isto sim, se cumpriria a promessa de que a descendência de Abraão seria como as estrelas do céu. Porque seria um absurdo pensar que os 14 milhões de judeus que há no mundo seja toda a descendência de Abraão Isaque e Jacó, será que biologicamente falando estes 14 milhões são toda a descendência de Abrão? Porque no hebreu não existe este conceito de "filhos espirituais", isto não existe, isto é teologia, é filosofia grega. Porque a filosofia grega é quem faz a separação entre a carne e o espírito, porém no contexto hebreu isto não existe. Quando o Eterno disse que a semente de Abraão, Ele estava falando do esperma de Abraão, estava falando da Zerah em hebreu, e quando Abrão disse ao Eterno: "eu não tenho herdeiro, somente esta comigo Eliezer" O Eterno disse a Abraão que o herdeiro seria um que sairia das suas entranhas, alguém que saia fisicamente de ti Abraão, este herdará. Então de Isaque vem a promessa, e quando Isaque estar por ser sacrificado no Monte Moryah, e quando o anjo disse que Abraão não matasse a seu filho porque ele tinha visto que ele temia ao Eterno. Então Isaque tipologicamente é o salvador das 12 Tribos de Yisrael, e não somente das 12 Tribos de Yisrael senão também de Esaú porque? Porque de Isaque também viria Esaú. Ou seja, que tipologicamente Isaque salva as Tribos de Yisrael, e de quem Isaque é um protótipo que está a ponto de ser sacrificado por seu pai? Ele é um tipo, uma figura do Messias Sofredor.


Êxodo 12:37 Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. 
Êxodo 12:38  E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. 

Quer dizer que alem desses 2 milhões que saíram do Egito, vieram com eles uma multidão de toda a classe de pessoas, se chama a multidão misturada, porque naquela época o Egito era império, era o lugar aonde tinha pão. Então sai uma quantidade de estrangeiros incontável que depois que viram as pragas no Egito foram com Yisrael. A pergunta é: que idioma falavam esta multidão de todas as nações desta época? Vários idiomas, porém quanto chegam ao Monte Sinai, e quando o Eterno começa a falar os 10 mandamentos, como esta multidão entendia o que o Eterno estava falando ai no Monte Sinai? Como eles entendiam o Eterno dizer: Não terás outros deuses diante de Mim. Eu sou o Eterno que vos tirou da terra do Egito e todos os mandamentos, como esta multidão entendia? Já vimos o protótipo de que as línguas originalmente foi um protótipo de juízo em Gênesis capitulo 11 aonde as línguas são um protótipo de juízo. E estamos vendo a Unidade que é o protótipo de restauração

Êxodo 19:1  Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,
Êxodo 19:2  Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte. 
Êxodo 19:3  E subiu Moisés  ao Eterno, e o Eterno chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: 
Êxodo 19:4  Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; 
Êxodo 19:5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. 
Êxodo 19:6  E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. 
Êxodo 19:7  E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que Eterno lhe tinha ordenado. 
Êxodo 19:8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Eterno tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo. 
Êxodo 19:9  E disse o Eterno a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Eterno. 
Êxodo 19:10  Disse também o Eterno a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas, 
Êxodo 19:11  E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Eterno descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai. 
Êxodo 19:12  E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá. 
Êxodo 19:13  Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte. 
Êxodo 19:14  Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas. 
Êxodo 19:15  E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher. 
Êxodo 19:16  E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. 


 E aqui vem a manifestação no verso 16, está ai ao pé do Monte Sinai, mais de 2 milhões de Israelitas mais estrangeiros, e disse aqui que começa a ter trovões e relâmpagos, creio que isto era uma cena espetacular, "trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte" um som de shofar muito forte "tuuuuuuuuuuuuuuuuu, tu tu tu tu tu Tu tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu"de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. O que seria que nós sentiríamos ao ver este cena espetacular? Na hora qualquer pessoa se confessa, neste momento todo mundo se arrepende

Êxodo 19:17  E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. 
Êxodo 19:18  E todo o monte Sinai fumegava, porque o Eterno descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. 

Ou seja, que o monte estava como um vulcão e tremendo.

Êxodo 19:19  E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. 

Ou seja, que estava tendo ai um dialogo entre Moisés e o Eterno, e para que o Eterno fez isto? Para que o povo visse que Moisés era Seu escolhido, para que todo povo se enquadrasse a Moisés, e diz aqui o texto que o Eterno respondia com voz alta, então se supõe que a multidão misturada, os estrangeiros também tinham que crer que esta voz vinha do Altíssimo, eles tinham que entender também a voz do Eterno. Se você perguntar a um rabino como esta multidão de estrangeiro entendia o que o Eterno falava, se eles não falavam hebreu? A resposta que da a Tradição Oral, o Talmud está impressionante. Por isto é importante conhecer cultura hebreia, porque conhecendo-a vamos entender muitas coisas que se passa no Novo Testamento.

Os rabinos dizem que a maneira que estes estrangeiros entendiam ai no Monte Sinai a voz do Eterno, eles dizem que esta voz alta que quando o Eterno falava, aparecia por cima da cabeça de cada estrangeiro umas chamas de fogo, e que estas chamas de fogo traduzia simultaneamente o que a voz do Eterno estava dizendo. Isto diz a Tradição Oral. Ou seja, que aos estrangeiros lhes apareceram línguas de fogo que simultaneamente traduzia a voz do Altíssimo, isto está extraordinário porque? Porque o que acontece em Atos capitulo 2 na festa de "Pentecostes"?


Atos 2:1  E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 
Atos 2:2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 
Atos 2:3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 


E se nós naquela época fossemos um judeu que conhecia a tradição oral e lêssemos isto, neste momento conectávamos com a Tradição Oral do que passou no Monte Sinai, porque o que se celebra em "Pentecostes"? Pentecostes significa 50, e neste sai de Pentecostes é a celebração da entrega da Toráh. Porque 50 dias depois que Yisrael sai da terra do Egito, eles são levados ao Monte Sinai e ai neste momento é entregado ao povo a Toráh. Então, o que se passou no Monte Sinai, está sendo repetido em Atos capítulos 2. O famoso mito de que as igreja cristã surge ai em Atos capitulo 2 é uma lenda, é um mito e porque? Porque se lermos quem é que estão ai reunidos em Atos capítulos 2, ai não estão gentios, estão puros judeus e convertidos de todas as nações abaixo do céu. Então, ai em Atos capítulos 2 não há gentios, se disser que a igreja gentia nasceu ai em Atos capítulos, pois então aonde estão os gentios ai neste evento? Em atos 2 disse que havia judeus e prosélitos de todas as nações. Então o que está acontecendo em Atos 2? Isto é a restauração. Então nós já temos o primeiro protótipo que é o juízo e a restauração. E o juízo veio da Torre de Babel. A Restauração vem do Monte Sinai. E a pergunta é: Se com este protótipo tivesse sido suficiente, se todos tivessem entendi ai a Toráh, as Instruções do Eterno o que teria passado? Esta historia teria se acabado, todos tinham entrado na Terra Prometida, se estabelece o Reino, YHWH reinando sobre eles e se acabou, já não tinha mais historia. Porém o povo obedeceu a Toráh, a Instrução de Elohim? Não, fizeram deuses, ah vamos fazer um bezerro de ouro, outra vez Babel, outra vez se da a mesma atitude da Torre de Babel. Ah vamos estar unidos com um deus falso, então teve que vir outro juízo, como não aprenderam com este, então tem que vir um segundo juízo.

Se vocês me obedecem, se vocês se mantêm fieis aos meus mandamentos, vocês serão uma nação de sacerdote, de pessoas santa, vão estarem na terra de descanso. Porém se vocês não me obedecem, se vocês não guardam meus mandamentos, maldito serás no campo, maldito serás na cidade, te tirarei da terra que jurei a vossos pais e lançarei vocês entre as nações. Porém eles não escutaram advertência, não se mantiveram no Pacto. Então vamos saber o segundo protótipo de juízo em I Reis capitulo 12, e vamos ver o segundo round entre o Eterno e seu povo, aonde o Eterno vai cumprir o que Ele tinha dito a Salomão que dividiria a nação não em seus dias, mais nos dias do seu filho Roboão.

1 Reis 12:1  E foi Roboão para Siquém; porque todo o Israel se reuniu em Siquém, para o fazerem rei. 
1 Reis 12:2  Sucedeu que, Jeroboão, filho de Nebate, achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei Salomão, voltou do Egito, 
1 Reis 12:3  Porque mandaram chamá-lo; veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo: 
1 Reis 12:4 Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos 

Salomão tinha colocado impostos muitos alto para construir seu palácio e um monte de coisas, então o povo estava pedindo para ser baixado os imposto

1 Reis 12:5  E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi. 
1 Reis 12:6  E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? 
1 Reis 12:7  E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. 
1 Reis 12:8  Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. 
1 Reis 12:9  E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? 
1 Reis 12:10  E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. 
1 Reis 12:11  Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

Então, os jovens amigo de Roboão lhe disseram para não fazer caso ao que os anciões lhe tinha dito, mostra a este povo quem é que manda, seja mais duro que teu pai Salomão


1 Reis 12:15  O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Eterno, para confirmar a palavra que o Eterno tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate. 
1 Reis 12:6  Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas. 

Neste momento o povo disseram: Não queremos ter nada com David.


1 Reis 12:17  No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão. 

Ou seja, neste momento Roboão vai reinar sobre as Tribos do Sul, e Jeroboão vai reinar sobre as Tribos do Norte.

1 Reis 12:19  Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje. 
1 Reis 12:20  E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá. 
1 Reis 12:21  Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão. 


Então veja o que tratou de fazer Roboão, ele tratar de ir para recupera-los, porém o Eterno manda um profeta lhe dizer:


1 Reis 12:22  Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo: 1 Reis 12:22
1 Reis 1:23  Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao restante do povo, dizendo: 1 Reis 12:23
1 Reis 12:24  Assim diz o Eterno: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do Eterno, e voltaram segundo a palavra do Eterno. 


Ou seja, o Eterno está dizendo que Ele mesmo foi quem causou a divisão do povo de Yisrael. Ou seja, o Eterno tem um plano, tem um propósito.


1 Reis 12:25  E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel. 
1 Reis 12:26  E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.

Qual foi o espírito de Nimrod? Foi o de fazer seu próprio reino em independência do Eterno.


1 Reis 12:27  Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá


Porque? Porque na Toráh se estabelecia que todo Israelita tinha que subir a Jerusalém três vezes ao ano, eles tinham que ir fazer uma peregrinação para celebrar a Festa da Páscoa, a Festa de Pentecostes e a Festa das Cabanas. Porém o que foi que disse Jeroboão? Não deixou, porque ele pensavam, se eu deixar o povo seguir indo a Jerusalém, acabaram indo Judá, e eu não quero isto, eu quero firmar meu trono, meu reino, eu quero governar sobre os filhos de Yisrael, não quero que a Toráh de Moisés governe sobre eles, eu quero governar sobre eles. Quem será que tem este espírito, que o Eterno não reine através das Suas Instruções dada a Moisés? Quem é que quer reinar? Quem é que tem o espírito de Jeroboão?

1 Reis 12:28  Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito

Ou seja, Novo Testamento, já não vão ao Antigo Testamento, já não vão a Judá, já deixem de judaizar, já foi suficiente, vamos começar de novo


1 Reis 12:29   E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. 

Ou seja, um ao Sul e o outro ao Norte. Ou seja, vocês não precisam ir a Jerusalém.

1 Reis 12:30  E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. 
1 Reis 12:31  Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. 


Ou seja, ele já não seguiu a Toráh de que os sacerdotes tinham que ser descendente de Arão e levitas. Agora qualquer um aqui é sacerdote, vocês estão debaixo da minha cobertura. Ou seja, ele começou a organizar sua religião

1 Reis 12:32  E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera. 


Ou seja, fez uma festa no mês oitavo ao invés do mês sétimo que é a Festa das Cabanas. Ou seja, ele mudou o calendário para que não batesse com a dada dos judeus.

1 Reis 12:33  E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso




Ou seja, ele inventou a festa. Então, este é o protótipo do orgulho, o mesmo que acontece na Torre de Babel, vamos fazer um império independente do Criador, obedeçam a mim e não ao Eterno, agora eu mando, eu digo o que é certo e o que é errado. Porém qual foi o juízo sobre isto? O que causou a religião de Jeroboão? A dispersão das 10 Tirbos do Norte. Ai vem o império Assírio profetizado pelo profeta Isaías, pelo profeta Oséias, vem um profeta que adverte a Jeroboão de que se ele não se arrependesse o Eterno iria cumprir o que Moisés já tinha dito, de que se o povo não se mantivesse no pacto, eles seriam expulsos da Terra. Então o povo não escutou e ao redor de 200 anos a casa de Yisrael esteve sendo alertada. Então como não escutaram no ano 722 antes do Messias as 10 Tribos de Yisrael são levadas ao exílio pelos assírios. Juízo, dispersos entre as nações. Então a dispersão começa no ano 722 antes do Messias

A pergunta é: Qual é agora o protótipo da Restauração? Assim como o pecado da Torre de Babel, e tudo isto se tratou de restaurar a partir de Yisrael e de revelar a Toráh e isto não funcionou, porque aqui outra vez eles voltam a se rebeliarem.

A pergunta é: Depois daqui, quando é o intento do Eterno de restaurar a Nação de Yisrael? Depois de 722 antes do Messias em que a Nação é julgada e levada ao exílio, e depois Judá também caiu no mesmo pecado das Tribos do Norte. Também Judá pecou e foram levados a Babilônia no ano 586 depois do Messias, e somente por amor do Eterno e o pacto que o Eterno fez com David, permitiu que um remanescente de Judá regressasse, porém as 10 Tribos nunca voltaram. Então, quando começou o processo de restauração de Yisrael? É quando acontece a reversão do que se passa aqui em I Reis capitulo 12, então quando podemos dizer que começa o processo de restauração?

Começa em Neemias capitulo 8, ai podemos dizer que também começa o processo de restauração, porém falando de algo sobrenatural que o Eterno faz para começar a restaurar a Seu povo, é em Atos capitulo 2, e aqui em Atos capitulo 2 é aonde começa o processo de restauração do que fez Jeroboão no ano 722 antes do Messias. Porque depois da divisão do Reino de Yisrael, depois que Yisrael é levado ao exílio, os profetas começam a anunciar que viria a restauração, e incluso o profeta Joel disse que depois das pragas, o Eterno redimiria a seu povo, que Ele restauraria a Seu povo. O profetas Isaías disse que o Eterno traria a seus escolhidos dos quatro cantos da terra (Isaías 11:12). O profeta Ezequiel no capitulo 37 fala dos ossos secos que hão de ressuscitar. Então, os profetas falaram que um dia o Eterno iria trazer de volta a seus escolhidos e porque? Porque Ele mesmo prometeu, Moisés disse em Deuteronômio 30 que se depois que viesse a benção e a maldição sobre o povo, se o povo estivesse no mais longe da terra e desde ai eles se arrependerem, se deste o lugar aonde estiverem exilados eles clamarem ao Eterno para que Ele os perdoe, então disse que o Eterno circuncidará seu coração, e o Eterno trará do mais longínquo que Ele te mandou e te regressará a tua própria terra.

Então, Moisés já tinha avisado, então os profetas o único que faz é reiterar o que Moisés já tinha dito. Então, estas palavras de Joel, de Isaías, de Ezequiel, todas essas palavras de restauração começa a ser comprida em no livro de Atos. Então, qual é a primeira pergunta que os discípulos fazem ao Messias quando Ele diz que vai embora para seu Pai? Porque se supõe que o Messias de Yisrael restauraria as 12 Tribos, esta é sua função. Então, que pergunta lhe fazem quando Ele esta preste a ir embora, como que você já vai embora? Restaurarás o reino a Yisrael neste tempo? O que os discípulos no caminho de Emaús diziam, quando estava andando todos tristes, e o Messias aparece entre eles e pergunta: Do que vocês estão falando? Pois do que aconteceu, acaso você é o único que não sabe o que aconteceu? Deste Yeshua, nós pensávamos que Ele era o que redimiria a Yisrael, porém o mataram é o próprio Messias está ai falando com eles e lhes disse:



Lucas 24:25  O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram 
Lucas 24:26  Porventura não convinha que o Messias padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
Lucas 24:27  E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras

Para o que? Para que depois disto trouxesse de volta a seu povo do exílio e porque? Porque o protótipo é que o sangue de um cordeiro trás libertação, e o Sangue de outro Cordeiro trará a Yisrael do exílio das nações. Porque o povo judeu a nível nacional, porque eles não creem que Yeshua é o Messias de Yisrael? Lógico e elementar, porque aparentemente o Messias Yeshua não tem cumprindo o que se fala dele. O Filho de David tem que reinar sobre Jerusalém, sobre as 12 Tribos de Yisrael e sobre o mundo. Então quando eles veem que este Yeshua o que fez foi criar outra religião que não tem nada a ver com as 12 Tribos de Yisrael, então eles dizem, pois este ai é um falso Messias, fizeram uma copia dele, este ai não tem nada a ver com o Filho de David. Porém, o que eles não sabem é que o Criador tem uma carta debaixo da manga, que essas igrejas multi denominacionais que batem no peito e dizem que são gentios, que dizem ser outra coisa, o único que precisam é um toque do Espírito para que dos seus olhos caiam as escamas e possam se dar conta de que não são gentios, e possam descobrir o mistério que descobriu o apostolo Paulo, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo, que os gentios são as Tribos Perdidas do povo de Yisrael. Então, o principio da restauração é em Atos capitulo 2 e ai se celebra a entrega da Toráh, é quando o Messias é perguntado se Ele restauraria o Reino a Yisrael neste tempo, e o Messias disse aos discípulos que não lhe tocavam saber os tempos e as estações que o Pai determinou, porém que eles receberia poder para serem testemunhas em Jerusalém, e em toda Judeia e em Samaria, e até os confins da terra.


Atos 2:1  E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 
Atos 2:2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Atos 2:3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 


Leiamos esta passagem como se fossemos um judeu que conhece toda a historia de Pentecostes, e o que disse a Tradição,e vê isto aqui imediatamente conectas com o que aconteceu no Monte Sinai, no momento em que os estrangeiros recebem a Palavra do Eterno.

Atos 2:4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

Agora, o que produziram as línguas da Torre de Babel? As línguas na Torre de Babel produziram confusão, ninguém entendia ninguém, porém aqui em Atos 2 o que produziu estas línguas?



Atos 2:5  E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu

Quem é que estavam ai? Judeus e porque? Porque é um mandamento celebrar as Festas Bíblias. E estes homens religiosos são gentios que estavam em processo de conversão


Atos 2:6  E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 
Atos 2:7  E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 
Atos 2:8  Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 
Atos 2:9  Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
Atos 2:10  E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 
Atos 2:11  retenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus


Qual é a diferença de Torre de Babel? Porque em Babel já não se entendia as línguas. Porém aqui o que aconteceu? Aconteceu ao contrario, o oposto de Bavel. Aqui todos começavam a falar diferentes, porém todos entendiam a mensagem

.....Atos 2:11  Todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

O que eles estavam falando em línguas? Vamos começar a definir qual classe de línguas estavam falando. Eles estavam falando idiomas, estavam falando dialetos, não estavam falando sons sem sentido, estavam falando uma linguagem, um idioma. Ou seja, que os apóstolos estavam falando aqui? Será que eles estavam falando: " O Senhor Deus disse que você vai se casar com fulano de tal? Ou o Senhor esta dizendo que você será um grande profetas"? eles estavam falando da Palavra do Eterno, estavam glorificando ao Eterno, estavam exaltando ao Criador, pode ser que eles estivessem cantando salmos, estavam dizendo palavras das Escrituras com referencia ao Eterno, ou seja, as maravilhas de Deus. E muitos achavam que os discípulos estavam bêbados e ai é aonde o apostolo Pedro se levanta e diz: Isto é o acontecimento do que profetizou o profeta Joel, que disse que nos últimos dias, o Eterno derramaria do Seu Espírito.

Assim que: O primeiro protótipo, o versículo protótipo para entendermos todo o tema das línguas que foi Torre de Babel, depois vem a Restauração da Torre de Babel no Monte Sinai, as línguas de fogo que aparecem, o som do Shofar, a voz do Eterno, e tratando de unificar ao povo e aos que se unem por meio da Sua Palavra. Então aparentemente não se cumpriu o objetivo do Eterno e porque? Por causa da dureza do coração do povo. Então depois que eles chegam a Terra Prometida e ai se estabelecem, então vem o juízo quando se levanta mais um que quer fazer seu próprio reino, e este é o segundo protótipo que foi Jeroboão que tratou de fazer seu próprio império, e o Eterno temque os julgar. Então, daí são dispersos a todas as nações, e Yisrael indo a todas as nações então eles vão falar outros idiomas, as línguas das nações.
E quando o Eterno começa a querer os restaurar do exílio das nações? Em pentecostes no capitulo 2 de Atos dos Apóstolos, que apesar de que falavam vários idiomas por sua desobediência, agora o Eterno está tratando de restaura-los, e está tratando de que entendam em uma só línguas.

Pergunta: será que a partir do capitulo 2 de Atos eles já entenderam? Todos já se uniram? Todos obedeceram e todos tiveram um final feliz, ou o que passou? O que aconteceu no ano 70 depois do Messias? A destruição do Templo em Jerusalém, e o que sobrou de Yisrael foi levado a todas as nações, e quem faz isto? O império Romano, o império romano leva ao exílio ao povo de Yisrael. E agora veremos o terceiro round, porque o primeiro round foi perdido, o segundo round também foi perdido, e você quer saber como foi o terceiro round? Veja a continuação: 

Segunda parte do Estudo


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