sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Yashua em Gênesis 1:1


           Gênesis 1:1 desde uma perspectiva Hebreia



Gênesis 1:1  No princípio criou D'us o céu e a terra.

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים; אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ


Muitas das traduções da Bíblia são traduções baseadas no hebraico moderno, então aprender os significados das letras hebraicas deste hebraico moderno é difícil, porque as letras hebraicas que foram escrita a Tanach foram o Paleo Hebreu e este hebraico do Paleo Hebreu é que existe todo o significado original de cada letra e não este atual que já parte mais para o Aramaico. A diferencia do Paleo Hebreu para o Hebraico moderno ou seja com as letras, porque as características do Paleo Hebreu antigo são símbolos são chamados de caracteres em que cada letra representa algo. Porque quando foi escrito a Toráh o desenrolar para se escrever em Paleo Hebreu foi com a intenção de mostrar algo com respeito a natureza, ou seja, coisas que as pessoas via em suas vidas diárias. Então em base a isto eles divulgavam conceitos, então a linguagem eram através de figuras. Então é complexo traduzir as Escrituras de um idioma de símbolos pictográficos para um idioma a traduzir a um idioma que depois se converteu em um idioma abstrato, Então, uma vez em que tomam os caracteres em aramaico os conceitos mudaram e na hora de traduzir por exemplo a palavra mãe ou pai já tem um sentido um pouco abstrato de como tinha originalmente. Por exemplo os símbolos da palavra Pai (אבem Paleo Hebraico são uma letra que representa a um touroE outra letra que representa ou tem um formado de uma cabana, uma casinhaporque? Porque segundo a Toráh, os conceitos hebreus isto implica a liderança da família, a força porque o touro representa força.

Então traduzir um idioma de símbolos a um idioma de letras que em si estas letras atuais do hebraico não tem grande significado e incluso de conceitos que não tem grande significado é algo que faz perder a essência da tradução.  E é por isso que quando vemos as traduções da Bíblia em diferentes idiomas muitas vezes já estamos lendo algo que já perdeu sua essência original primitiva, e por isso entre as traduções existe diferencia.  Porque as traduções depende do entendimento da pessoa que está traduzindo. Então é muito complexo e as vezes dizemos pois o que vamos fazer com as traduções, porém o que melhor podemos fazer com as traduções, é ter todas as traduções possíveis no idioma em que entendemos para que em base a isto compararmos as passagens e isto sem duvida vai enriquecer nossos entendimento, porém sempre devemos ter em mente que isto é apenas uma tradução, porque muitas vezes na hora de fazerem as traduções muitas vezes se perdeu a essência.

Agora não devemos sentir temor ou receio ou rejeitar a todas as traduções, porque com essa "confusão" muitas pessoas podem chegar a não crer em tradução nenhuma, porém se cremos que Elohim é Soberano, se cremos que YHWH tem controle de todas as coisas, de entrada quem causou o fato de houver diferentes idiomas? O próprio Criador foi quem permitiu que houvesse diferentes idiomas, que houvesse todas essas mudanças de traduções e etc, e o próprio Criador permitiu que sua palavra chegasse em todas as línguas.

O único que Ele esta fazendo que se profetiza é que aconteceria nos últimos dias é que como originalmente Elohim lá em Babel confundiu a língua de todos e todas as nações se dividiram em base a confusão de línguas, também esta profetizado que nos últimos dias Ele devolverá a seu povo pureza de lábios e invocaram seu Nome em uma só voz. Ou seja, que chegará um momento em que o Criador reverterá a confusão, Ele fará com que todos entendam em essência o que Ele tratou de dizer através da Sua palavra. E eu me a trevo a sonhar porque sonhar não custa nada, e porque não sonhar que o Criador pode nos utilizar para iniciar um movimento de Retorno a crer, a  Adorar e a entender ao Criador como Ele quis ser entendido no idioma original. É  um sonho um pouco difícil porém é possível, seria viável que nós pouco a pouco como uma bola de neve vai crescendo e que em outros países façam com que as pessoas comecem a voltar a língua original, na língua em que originalmente foi expressada a palavra, será que Elohim é capaz de fazer isto?

Claro que sim, por isso estamos fazendo estes estudos para chegar até você, por isto tem a internet e para o que? Para que esta palavra chegue a ilha mais pequena e mais longínqua da terra. O Messias Yashua disse que  seria anunciada esta mensagem do reino a todo mundo, a todas as nações para testemunho de todos e então virá o fim. Quem sabe se nós somos um instrumento para que sua palavra chegue em toda a terra, quem sabe, nos gostaria fazer parte deste derramamento da sua palavra nos últimos dias? Então foi  Eterno quem causou a separação das línguas, da confusão de Bavel, porém é o mesmo Eterno quem manterá esta confusão até aonde Ele queira, e também há um propósito especifico. Então não devemos ter uma rejeição pelas traduções pelo contrário, consigam todas as traduções possíveis, porque muitos dos homens que fizeram as traduções incluso alguns tiveram que dar suas vidas, porque muitos que fizeram as traduções em suas épocas as fizeram em um momento que era proibido fazer, porque houve uma época na história que não era permitido fazer tradução da Bíblia. Então, as traduções não são necessariamente más ou perversas, porque devemos lembrar que YHWH é Soberano.

A mensagem central das Escrituras pode ser entendida por alguém a pesar das traduções, porque uma pessoa que se dedica a estudar a Bíblia do princípio ao fim, ela vai entender a essência  do plano de YHWH. Seja qual for a Bíblia, se católica, se a tradução é protestante, dos testemunhas de Jeová e etc. A parti do momento em que uma pessoa começa a examinar e estudar cada livro da Bíblia ela pode entender o mistério da revelação de YHWH.  Por suposto que cada tradutor vai dizer que a sua tradução é a melhor, que é a mais verdadeira, que é a mais próxima do original, todos vão dizer isto porque tem que vender. Então, cada pessoa com sua tradução da Bíblia e o Criador com sua Soberania permitiu todas as traduções, cada pessoa que examina, que estuda os livros das Escrituras podem chegar a essência da mensagem de YHWH. Então, porque fazermos um comentário ou um estudo indo ao idioma original? Qual é o propósito de cada pessoa com sua tradução que tem, qual será o propósito?  O propósito dos estudos indo buscar no original é derrubar séculos dos maus entendidos, que o único que fazem é evitar o cumprimento da oração do Messias antes de ir ao madeiro e qual foi a famosa oração que fez o Messias antes de ir ao madeiro no livro de João capitulo 17 para todos que chegassem a crer nele?

O que foi que ele pediu ao Pai que houvesse nos seus discípulos? Ele orou especificamente pedindo ao Pai que seus discípulos fossem um como Ele e o Pai são um. Ou seja, que sejam perfeitos em unidade. Então, como podemos ser perfeitos em unidade se cada pessoa tem uma tradução diferente da Bíblia e cada uma diz uma coisa diferente da outra? Somos qualquer coisa menos perfeitos em unidade. Como uma pessoa pode estar no mesmo sentimento com outra se não estão de acordo nas palavras? Eu digo que é branco e outra pessoa diz que é negro, então como podemos estar de acordo se eu digo uma coisa e para outra pessoa o que eu estou dizendo implica outra coisa diferente? Então, o propósito de irmos buscar na fonte original é que quando existe problemas entre as traduções da Bíblia, porque existe traduções que em uma passagem diz totalmente diferente de outra tradução.

Então chega um momento em que pensamos o que realmente disse o apostolo Paulo, porque nesta tradução diz uma coisa e em outra tradução diz outra coisa totalmente diferente, então para isto temos que pedir ajuda a linguajem original da qual foi escrita as Escrituras tanto no hebraico como no grego, para vermos e entendermos as passagens que aparentemente parecem contraditórias, quando vemos alguns verso que não entra na nossa mente por acharmos que tal palavra não deveria ser ditas, e quando vamos ao idioma original entendemos que simplesmente o verso que não entendíamos foi uma tradução que não buscou a essência do original, que passou por alto e assim se resolve facilmente. Então, com cada tradução podemos alcançar a essência, porém se queremos buscar a unidade e estes pontos doutrinais que tem dividido as pessoa que creem ao longo dos séculos, temos que voltar a linguajem original.


בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת
Bereshit bará Elohim Et

Normalmente o que se deduz é isto mesmo que no principio o Eterno criou os céu e a terra. Porém será que esta é a ideia central que apresenta o texto em Paleo Hebreu, porque se começarmos a falar a cerca do princípio como uma questão cronológica, se traduzimos assim literalmente então teríamos que começar a pensar a qual céu se refere, a qual terra esta se referindo em Gênesis 1:1, se esta se referindo ao céu que vemos toda expansão do universo, se refere especificamente ao planeta terra.? Então se lemos esta passagem acaso não implicaria que ao principio de tudo criou o Eterno o céu e o planeta terra. Porém isto deixaria um pouco de controvérsia com respeito a questão científicas como a famosa pergunta de quem nasceu primeiro a galinha ou o ovo, e muitas pessoas pode dizer, como é possível segundo Gênesis quem foi criado primeiro foi o planeta terra e porque não criou primeiro as constelações, então começaria a ter uma série de controvérsia em base a cronologia do tempo, e esta cronologia de tempo se pode ser entendida quando se estuda a palavra "princípio" de acordo ao idioma original que é o Paleo-Hebreu e antes de chegar ao "princípio" a palavra "Bereshit" temos que analisar a primeira palavra que é "No" que neste caso é a letra Bet (ב) porque quando se define a letra Bet (בjá temos o propósito da criação.

Existe uma série de estudos dos rabinos sobre porque YHWH começou a Toráh com a letra Bet (בe não com a letra Alef (א) que é a primeira letra. Devemos lembrar que as letras em Paleo-Hebreu as letras são símbolos e cada símbolos representa algo. Também devemos lembrar que o Eterno ditou a Moisés letra por letra da Toráh, e temos prova disto quando vemos os aspectos da Guemátria, dos números, dos Códigos Bíblicos, e se contarmos existe números sequenciais nas Escrituras que formam frases e palavras, e isto é como uma especie de selo, de garantia da Inspiração Divina. Então o Eterno ditou letra por letra e cada letra que na época Moisés escreveu representava algo, e o que significa a letra Bet (ב)?

No Hebraico moderno a letra Bet (ב tomou um caráter do Aramaico quando os judeus foram levados a Babilônia e tomaram os caracteres aramaico e mudaram dos caracteres originais do Hebraico. E como viviam os Hebreus no deserto naquela época? Viviam em tendas, em cabanas, e por isto a letra Bet בem Paleo Hebreu tem um formato de cabana de uma tenta, e tinha uma divisão que separava as mulheres dos homens. Então a letra Bet (ב no original representava uma casa. Então, uma vez que entendemos que a primeira letra com a qual se inicia a Bíblia que é a letra Bet (בque foi a primeira letra que iniciou toda história da humanidade é o Bet (ב), uma Casa, uma habitação, então tomando isto em conta tratamos de ter em nossa mente os pensamentos do Criador quando Ele decidiu criar os céus e a terra, o universo inteiro e tudo que vemos neste planeta, o que teria em mente do Eterno quando criou? O que tinha em mente quando o Criador tinha o plano da criação? Ele tinha em mente construir uma habitação, e o ser humano tem um pesamento de ter uma comunhão com o Criador, de ter uma habitação. Então antes que o homem tivesse este pensamento do Criador teve primeiro, Ele teve em mente criar uma habitação para formar uma família que vivesse em harmonia. Então quando vemos o mar, a lua, o sol, as estrelas, todo o universo é como se tivéssemos vendo um quarto que um pai faz para receber a um bebe, o desejo de uma mulher grávida é ter uma habitação aonde se coloca um monte de detalhes no quarto para receber o seu filho. Desta mesma maneira o Eterno teve em mente uma família, Ele teve em mente uma habitação de seu amor, e Ele tinha porque criar algo? Não, Ele não tinha porque criar algo, porém a essência do Eterno é dar, a essência de Elohim é amar, Ele é nosso Pai e nós somos feituras suas. Então no momento em que Ele tem em mente uma família, no momento em que Ele tem em mente criar um ser que tenha uma habitação com Ele, então neste momento começa o processo da criação e assim Ele utiliza a letra Bet (ב) que implica uma habitação. Então, uma vez que se entende qual é o propósito de toda a criação nós passamos a valorizar e muito a vida, é tão valiosa para o Criador as nossas vidas que todo este universo, todo este planeta e tudo que nela há, Ele fez por amor a sua criatura.


A segunda palavra que vamos analisarmos é a palavra "reshit" que na maioria das traduções se traduzem como "princípio" porém no Paleo Hebraico "reshit" não significa necessariamente "principio" e em algumas ocasiões esta palavra se traduz na Tanach como "principio" são poucas as vezes que se traduz como "principio" porque na maioria das vezes se traduz na  na Bíblia esta palavra que se traduz como "principio" desde uma perspectiva cronológica, senão mais bem significa do "principal" e esta palavra significa de frente, o mais ,alto, o principal, o mais visível, o "melhor, primícia, o mais importante. Então o conceito "reshit" poderia ser traduzido como, em cima, o clímax, o principal, o mais importante, o melhor.

Em Números 18:12 está traduzido corretamente de acordo a palavra

Números 18:12  Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem a YHWH, as tenho dado a ti. 

Kol chelev yitshar vechol-chelev tirosh vedagan "reshitam" asher-yitnu l'Adonay lecha netatim.



Então YHWH está decretando para os sacerdotes que as primícias, que os melhores das colheitas seriam para eles, e aqui se traduz a palavra "reshit" como o melhor. Então, esta é a mesma palavra que aparece em Gênesis 1:1 e aqui em Números 18:12 esta usando a mesma palavra que significa o Melhor. Então é somente usar cabeça, coloquem a mente para trabalhar gente para entender o significado de conceito de uma habitação cheia do melhor, do mais importante, do mais valioso. 

Todas as palavras em parte no original primitivo mostrando que todas as palavras hebreia vem de uma raiz e atualmente esta raiz se compõe de três letras porém na antiguidade se formava de duas letras, e essas duas letras que são a raiz da palavra "reshit" que são as letras Resh (ר) e a letra Shin (ש) que no Paleo Hebreu antigo estão desenhadas o Resh (ר)como uma cabeça e o Shin (ש)como dois dentes. Então o que significa o conceito dos dois dentes grandes? Simboliza o mais visível, o mais que se nota numa pessoa, e o conceito de cabeça é algo que implica importância enquanto a lugar. Então estas duas letras unidas implicam algo que é o que mais se nota, algo que é o principal, algo que é o melhor, algo que é o mais alto, e incluso quando o Eterno fala que levamos as ofertas, as primícias se utiliza exatamente a mesma palavra "Omer Reshit" tem a ver com trazer para o Eterno o melhor e porque dar a YHWH o melhor? Porque fomos chamados a fazer o que Ele fez por nós, e o que Ele fez por nós? Nos deu o melhor, porque se alguém pensar que o planeta terra, que o corpo humano foi feito de veneta? Pensem como por exemplo funciona os olhos, o que necessita para que nossos olhos possam ver, e vamos ver que nada se compara, nada que possa existir de mais moderno ao funcionamento do olho humano, da visão, então o olhos, o corpo humano não pode ser feito por acidente, ou por um acaso e de repente se formou o olho.

Reshit implica o melhor, o principal, o mais alto, o mais visível, a primícia, o mais importante e etc. etc. etc. Ou seja, seria mais literal esta traduzido Bereshit ao invés de principio por (No clímax, no mais importante, no melhor Elohim criou)


E a palavra Bará (בָּרָא) na qual existe inúmeros comentários sobre a palavra "criou" E muitos dizem que a palavra Bará significa criar do nada e etc. etc. Porém se nós vamos ao significado mais básico da palavra Bará e a palavra Bará se compõe de uma raiz que são principalmente estas duas letras que é um Bet (ב) que é a casa e a letra Resh (ר) que originalmente era uma cabeça e esta raíz da palavra Bará significa literalmente (engordar) e porque se chama (engordar), ou seja, qual era a ideia destes dois caracteres? Estas duas letras o Bet e o Resh  já sabemos que é uma casa.

E muitos dizem que a palavra Bará significa criar do nada e etc. etc. Porém se nós vamos ao significado mais básico da palavra Bará e a palavra Bará se compõe de uma raiz que são principalmente estas duas letras que é um Bet (ב)que é a Casa e a letra Resh (ר)que originalmente era uma cabeça e esta raiz da palavra Bará significa literalmente (engordar) e porque se chama (engordar), ou seja, qual era a ideia destes dois caracteres? Estas duas letras o Bet (בe o Resh (ר)  já sabemos que é uma casa ou uma tenda e a cabeça, e também o ב implica uma família e uma família vive dentro de uma casa. Então este termino de casa e cabeça também implica família de cabeças, e assim era a maneira que se chamava as espigas de trigo que aonde te o grão dos alimentos das espigas do trigo? Justamente ai na cabeça, então as espigas de trigos então com estes dois términos, porque estas cabeças do trigo são as que alimentam e quando vemos um boi comendo bastante trigo ele vai engordar.

Então nos damos conta da palavra Bará que é o conceito de alimentar, de engordar e curiosamente em I Samuel 2

1 Samuel 2:29  Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? 

Se lembram da história do sacerdote Eli que tinha uns filhos rebeldes, que davam mau testemunho e que Eli não os repreendeu pelo mau testemunho que davam seus filhos, e o Eterno os repreende dizendo que eles estavam engordando, se aproveitando das ofertas que trazia seu povo Yisrael, que eles estavam abusando delas e estão usando-as para engordar a vocês mesmos. Esta palavra que se utiliza para engordardes é a mesma palavra Bará, então se juntarmos as peças deste quebra cabeça podemos chegar a qual conclusão quando diz: "Bereshit Bará"? Implica estar em cima, no principal, no clímax, porém em cima do que, no clímax do que? Num momento de clímax do Criador e é um momento de importância de Eterno que engordou, que encheu, saciou, e saciou-se o que? Vamos saber mais adiante do estudo o que foi que saciou-se.


Vamos a uma palavra sumamente controversa que a palavra Elohim (אֱלֹהִים) que é normalmente traduzida ao português como "Deus", porém vamos saber o que significa em Paleo Hebraico o conceito Elohim, e o que significa a palavra "Deus" dependendo a quem perguntamos, a qual cultura perguntamos, porque para cada cultura o conceito de "Deus" é muito diferente e que muitos destes conceitos é que Elohim mal traduzido como "Deus" é um panteísta, quer dizer, que Elohim e a criação são os mesmos. 

Existe o conceito politeísta que creem que Elohim é muitos deuses que existe um deus para tudo, e incluso os antigos gregos tinha um deus para cada dia da semana, tinha um deus para absolutamente tudo, e por isto quando o apostolo Paulo chegou em Atenas e andou pela cidade viu que tinha deuses para tudo, deus da chuva, deus do folgo, deus dos peixes e etc. e derrepente ele viu um altar que tinha nesta cidade que tinha um letreiro que dizia "altar ao deus não conhecido" (Atos 17:23). Porém porque colocaram um "altar ao deus desconhecido?" Porque os gregos tinham a ideia de que como existia muitos deuses então deveriam dar honra a todos os deus, porém o que passa se agente dizia os gregos não conhecemos a um não se vai enojar os deuses e podem nos castigar. Então, este conceitos que os deuses estão irados é um conceito do politeísmo, então diziam: Para este deus que não conhecemos e para que os deuses não nos castigue, vamos levantar um altar ao deus desconhecido, ou seja ao que não conhecemos. Então Paulo se agarra deste altar, desta figura para dizer: Deste deus que vocês não conhecem é o que eu venho vós anunciar, o Poderoso que fez os céus e a terra, este "Deus" que vocês louvam, exaltam como uma figura este "Deus" não se adora com figuras porque este Poderoso estar por cima da matéria, e a parti do momento em que uma pessoa faz uma figura ao Eterno estão limitando o Criador, estão fazendo Ele de finito quando o Eterno é Infinito, YHWH é ilimitado.

Assim que o conceito de Elohim é tão amplo que tem causado durante séculos a mente do ser humano. Porém se vamos a simplicidade do que expressa o Hebraico antigo, e como o Criador quer que sejamos para entende-lo? Como disse o Messias que teríamos que voltar para entrar no reino dos céus e entender? Que temos que ser como crianças, temos que entender o Eterno como crianças e não com todo este conceito abstrato, porque trate de explicar a uma criança que o Criador é uma trindade e vê se ela vai entender, claro que não. Então, deste conceito de Elohim é aonde se há justificado por exemplo o conceito da Trindade que é uma doutrina como a do Panteísmo (O panteísmo (do grego pan = tudo + théos = Deus) é uma doutrina filosófica que defende que tudo é Deus, considerando a Natureza e o Universo divinos.) como o politeísmo são doutrinas pagãs, são doutrinas de pessoas que não tem a revelação do Poderoso de Avraham Isaque e Jacó .

Então vamos saber qual significado da palavra Elohim no Hebraico antigo. A raiz da palavra Elohim vem de duas letras Alef (א) e a letra Lamed (ל) que se pronuncia como El e El no Paleo Hebraico a letra Alef (א)que representa a cabeça de um Touro e significa principal, força. A letra Lamed (ל)era um desenho ou uma especie de um cajado de um pastor, e para que serve o cajado que trazem os pastores? Para guiar as ovelhas, para puxar a alguma ovelha que caia em um buraco e etc. Então o cajado representa a direção de um pastor. E a cabeça de Touro representa a força, a fortaleza.

Então na realidade a palavra El (אֱלֹ) significa (Força de direção), isto é o que significa a palavra El em seu conceito e em sua essência. Cajado de pastor e cabeça de touro que juntas essas palavras significa força, poder, autoridade. Esta é a implicação da palavra El. Então se El implica isto como Líder como Autoridade, então porque colocar essas três letras (הִים) "him" que implica pluralidade? Porque em Hebraico se alguém quer colocar uma palavra singular em plural se coloca a letra Yod (י) e a letra (מ) já se torna um plural. Se a pessoa por exemplo quer dizer a palavra  (בן) Ben "filho" e querer dizer filhos (בני) Benei ou (בנים) Banim. Então assim como no português colocamos o (S) no Hebraico se coloca a letra (י) Yod e a letra (מ). Então baseado nisto muitas pessoas dizem implica pluralidade, quer dizer, que não implica que só há um "Deus" mais que é um "Deus" em três pessoas, e todos esses conceitos surgem em deduzir que a palavra Elohim é um plural, porém é um pouco forçado, porque se alguém vai dizer que isto é plural então porque três necessariamente? Porque não dois? Porque não quatro? Porque não cinco? Porque não se pode ser Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Deus Irmão, Deus Primo, Deus Tio? Porque três necessariamente? Então esta doutrina da Trindade é muito forçada.

Porém se vamos a simplicidade que implica estas três letras que se colocam juntas da palavra El que é a palavra (הִים) him, porque elas estão representadas em símbolos o Titulo Elohim no Hebraico antigo, porque a doutrina da Trindade é desacreditada já que conjunção do verbo que antecede o titulo Elohim que é a palavra (bará) é singular. Então, a regra no hebraico quanto á palavra que são plurais, e não somente Elohim que em hebraico é uma palavra plural, por exemplo, em hebraico para dizer rosto se diz (panim) em plural e mesmo implicando a uma só pessoa, então como pode alguém ter vários rostos? Em essência sim nós temos varias caras, as vezes temos cara de enojado, as vezes temos cara de triste, então em base a toda pluralidade que há em nossas expressões e por isto tem a ver com (Panim). Água em hebraico é (Mayim) e não se diz águas. Porém (Mayim) é para implicar a algo muito vasto, algo que não se pode medir.  A regra gramatical em hebraico para determinar se uma palavra é plural é quando se conjuga um verbo, porque na hora que se conjuga a um verbo então já sabe  se a palavra é plural ou singular, e a palavra (ברא) Bará está em singular, então si diz: Bará Elohim, porém se Elohim fosse plural se diria (barim Elohim) ou seja, criaram como se nesta palavra Elohim existisse várias pessoas que é um conceito que é contrário ao principio de fé que se deu ao povo de Yisrael, porque no que se diferenciou o povo de Yisrael das demais nações? Era que as demais nações tinham vários deuses, porém quando foi dito a Yisrael era seu princípio de fé Shema Yisrael (Escuta Yisrael) e esta é a declaração que faz todo hebreu todos os dias ao acordar e ao dormir. Shemá Yisrael YHWH Eloheinu YHWH Echad. E a palavra Echad implica Um, não são três nem quatro nem cinco e nem 10 é Um só. Quando perguntaram ao  Mashiach qual era o maior mandamento e Ele fez esta declaração, Escuta Yisrael YHWH é nosso Poderoso YHWH é Um, e amarás a teu próximo como a ti mesmo. Assim que o próprio Mashiach disse que seu Pai é Um.

Então, a conjugação é muito importante para saber se uma palavra é singular ou plural, e se fizemos um analise pictográficos do Paleo Hebraico vamos descobrir três letras que se colocam juntas da palavra El e que são as letras (הִים) He, Yod e o Mem, e o que significa? A letra (ה) He em Paleo Hebreu é um simbolo de um boneco com as mãos levantadascomo alguém que tem uma surpresa, fica admirado, então o interessante é que nos admira e nos surpreende a algo específico, e é muito dificil de entender porque se coloca a letra (ה) He em algumas palavras e as vezes não, por exemplo, as vezes temos que dizer Yeshua Ha Mashiach, ou as vezes dizer Yeshua Mashiach. Então surge a confusão, porque as vezes se coloca o a letra He (ה) e as vezes não coloca e por mais que nos explique é difícil de entender, porém a expressão de exaltação implica algo específico que nos está nos surpreendendo. Assim que a letra (ה) He implica o significado de admiração diante de uma grande visão, também implica folégo que é o que se perde diante de algo que acontece muito importante ou grandioso e apessoa fica sem fôlego. Então a letra (ה) He no conceito de (אל) El é alguém que fica sem fôlego e o que implica isto? A outra letra é a letra (י) Yod que em seu original o Yod antigo se chamava Yadque representa uma mão, e implica a mão e o antebraço da mão, e isto tem a ver com uma obra ou com fazer ou com lançar algo.
                                                                                                        
E por ultimo vem a letra (ם) Memque é como uma gota de água, e este é a letra que se escreve o conceito de água (Mayim). O Mem (ם) para os hebreus antigos representava o misterioso das águas do mar Mediterrâneo, e este mar está na parte Oeste de Yisrael e ao Leste estava todos os demais territórios, porém quando um hebreu antigo via o mar Mediterrâneo ao horizonte e representava o mar para eles algo misterioso, algo grandioso, algo desconhecido. Então, implicava abundância, algo de profundidade, algo mais além do entendimento e incluso se uma pessoa pergunta em hebraico "o que" se utiliza a palavra (םה) "Ma" como uma surpresa. Então Elohim significa literalmente Líder forte, Admirável por isto, Fazedor profundo, Inescrutável assim como o mar, aonde o homem não consegue examinar a profundidade do mar. Inescrutável que significa mais além do nosso entendimento. Então vemos tudo que implica a palavra Elohim, podemos nos dar conta de todas as controversas que tem surgido disto, e quando vamos ao significado mais básico nos damos conta de que é tão simples das complicações que o ser humano tem criado.


Também existe outra expressão que é muito complexa em hebraico porque é uma expressão que não tem tradução.

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים; אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ

Bereshit bara Elohim Et hashamayim ve'et ha'aretz

Esta palavra (את) Et que começa com a primeira letra do hebraico e termina com a ultima letra do hebraico, e este é um termino misterioso que em hebraico não se traduz porque não existe uma maneira de traduzir a palavra (את) Et, porém somente serve para indicar que um objeto que se faz referência e seja específico e não geral. Por exemplo se eu digo Et shulchan e isto é uma mesa e é como eu esteja me referindo a uma mesa (Et shulchan). Se eu digo (Shulchan) é uma mesa do mesmo jeito, porém se eu digo (et shulchan) eu estou me referindo a este mesa. Então aqui a implicação traduzindo de acordo com as regras do hebraico quando diz (et hashamayim) "como este céu" fazendo alusão especificamente aos céus. 

Também poderia ter outra implicação porque se diz: "Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'aretz" e quando se menciona (Bereshit bara Elohim et) temos que nos lembrar de algo, porque originalmente isto é outra coisa muito interessante que o hebraico antigo não tinha espaço. Ou seja, que as letras estavam pegadas, e depois quando mudam os caracteres ao Aramaico e começam a fazer a separação das palavras, porém antigamente era juntas as letras (BereshitbaraElohimethashamayimveethaaretz) e seguia lendo todos os versos juntos sem espaço entre as palavras, e de acordo com os rabinos quando vier o Mashiach ele fará a separação correta da Toráh e porque? Porque se agente separa aonde as palavras aonde não é para separar podemos dar totalmente outra mensagem.

O término (את) Et tem outra implicação Elohim Et Alef Tav, ou seja, O Poderoso Primeiro e Último, ou seja o Poderoso et a letra (א) Alef e a letra (ת) Tav e no Paleo Hebraico a letra Alef (אé uma figura de um touroE a cabeça de um touro implica Força, implica Liderança, e a letra Tav (ת)  no Paleo Hebraico tinha um simbolo de uma cruze incluso este simbolo foi tirado dos caracteres (hieroglifo)  antigos que era duas varas cruzadas literalmente, e isto é interessante porque em Ezequiel 37 disse algo interessante:

Ezequiel 37:16  Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros. 
Ezequiel 37:17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão. 

Então, o Criador da esta ordem a Ezequiel para juntar estas duas varas uma pela casa de Judá e a outra pelas 10 tribos que se perderam e já não sabem que são Israelitas, porém que no fim dos tempos vão ser unidas em um só povo ou uma só vara.

Colossenses 1:15  O qual é imagem do Elohim invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele

Então, aqui está se mencionando que Yeshua é o principio da criação, ou seja que por meio dele todas as coisas foram criadas.



Apocalipse 1:11  Que dizia: Eu sou o Alef e o Tav, o primeiro e o derradeiro... 

אֲנִי הָאָלֶף וַאֲנִי הַתָּו Ani ha'Alef ve'ani hatav

O que quer dizer isto? O Eterno criou todas as coisas por meio de qum?

João 1:1  No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 
João 1:2  Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez

Ou seja, o Messias Yashua foi o instrumento da criação, e como habitava no principio esta Palavra que depois veio ser chamado de Yashua? Isto é algo que vai mais além do nosso entendimento, por isto a letra Mem (מ) de mayim "água" não podemos entender, vai mais além. O conceito de relação entre o Criador e Sua Palavra antes da criação isto vai mais além do nosso entendimento. Então, para encerrar esta ideia tem um texto muito interessante.


Zacarias 12:10  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito

Isto é uma profecia que tem haver com os últimos tempos porque aqui diz que nestes últimos dias YHWH vai derramar o Espirito de graça e de oração sobre a Casa de David (os judeus) e sobre os moradores de Jerusalém e disse o texto: "e olharão para mim, a quem traspassaram"

Ueshafachti Beit Dawid yovshev Yerushalayim Ruach chen vetachanunim vehibitu elai et asheh asher daqaru

"Mas sobre a casa de David, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim (את), a quem traspassaram."



E se nós voltarmos a Gênesis 1:1 Bereshit bará Elohim et hashamayim

Elohim et.. O Primeiro, o que criou todas as coisas, a Palavra que criou todas as coisas, ou seja, esta Palavra foi o instrumento pelo qual Elohim criou todas as coisas, e nos últimos tempos se darão conta que foi Aquele mesmo a quem transpassaram, e por meio de quem Elohim fez o Universo? Por meio de quem este universo é sustentado? Por meio da Sua Palavra, e a quem representa sua Palavra? O Mashiach, porém disse Zacarias que nos últimos dias vai acontecer algo com quem fizeram isto, com quem transpassaram, eles lamentarão, chorarão amargamente pelo primogênito, ou seja, chorarão amargamente dando-se conta de que Ele é o primogênito, de que Ele era o que traria a Toráh a todos os irmãos, e qual é o propósito dos primogênitos? Se o exemplo entre os irmãos, e o que representa esta cena quando alguém chora se dando conta de que era o primogênito? Isto lembra Yosef o Sonhador que quando se da a conhecer a seus irmãos, quando ele disse: eu sou Yosef a quem vocês venderam, e os seus irmãos ficaram em choque porém entenderam que houve um propósito em tudo isto. E inclusive o Tamud Babilônico comenta este texto dizendo que quando aqui diz "e É olharão para mim, a quem traspassaram" É um lamento ao Messsia Ben Yosef.

Então o conceito (את) Et, porque cada vez que eu perguntava a meu professor de Torah sobre a letra Et ele me dizia que não se pode traduzir, e me tomou 4 meses para entender porque se usava este (את) Et.


Vamos agora com a palavra (השמים) "Hashamayim" e como vimos anteriormente a letra (ה)He no Hebraico antigo simboliza a admiração. Porque está dizendo algo especifico e por isto nos surpreendemos. A letra (ה) He é o artigo O, A, AS, e que no hebraico implica admiração diante de algo específico.

A letra (ש) Shinimplica visibilidade ou importâncias que no Paleo Hebraico é um simbolo de dentes como dos coelhos.

A letra (מים) Mem duas vezes com um (י) Yod no meio implica conexão entre duas águas "Shamayim", porque a palavra águas é a palavra (mayim), porém céu é Shamayim (מ-ם) dois Mem. A palavra mar em hebraico é a palavra (ים) Yam, e a palavra água é (מים) com dois Mem como se fizesse referência que houvesse dois tipos de água:

Gênesis 1:6  E disse Elohim: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas
Gênesis 1:7 E fez Elohim a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão

Então, quando Elohim começou a criar tinha águas por cima e águas por baixo, e Elohim separou as águas de cima das águas de baixo, e chamou Elohim as águas chamou Mares, e o que existe nas águas de cima e entre as águas de baixo que se chama Mar que é a expansão chamou céu "Shamayim". E isto é interessante por Mar é (ים) Yam, e água é (מים) mayim, e o conceito de água em si é um conceito de que a água que nós bebemos é a combinação das águas de baixo que é o mar e as águas de cima que é a chuva, ou seja, para que haja chuva tem que ter mares e haja vapor e formem todos os círculos entre as águas de cima e entre as águas de baixo. Este é o conceito de céus toda uma expansão de águas, de vapores.


E vamos ver agora a última parte do versículo de Gênesis 1:1

"ve'et ha'aretz." E aqui mais uma vez se utiliza a expressão (את) Et qual já vimos o que significa,  e a frase ha'aretz e aqui tem os símbolos que se utilizam para ha'aretz e uma vez mais o artigo (ה) He que é um artigo que expressa algo especifico e o término que se introduz pela primeira vez nas Escrituras que é o término aretz ou eretz e que está formada por estas três palavras ou três letras. A letra (א) qual já vimos que é representada como uma cabeça de touro. Então a letra (את) et e a letra (ה) He juntas representam admiração de algo especifico, (אֵ֥ת הָ) algo especifico, e a raiz da palavra eretz ou aretz são as letras (ר) Resh e a letra (ץ) Tzadik, e a letra (ר) Resh simboliza(cabeça) como já vimos, e o simbolo da letra (ץ) Tzadik em paleo hebraicoimplicava a ideia de partir parte peças de barro ou cerâmicas as quais se usavam para escrever e porque? De onde tiraram tudo isto? Este símbolo da letra Tzadik  (ץrepresenta a uma pessoa encostado ao lado e poderia ser Adam, porque de onde tiraram o conceito da letra Tzadik como alguém encostado.

E de onde tirou Elohim o material para fazer Adam? Do pó da terra. Então o término aretz ou eretz poderia implicar a superfície do planeta terra que se partiria, e a pergunta é porque ou o que significa (vazia)? Como se escrevia antes, qual tipo de material se usava para escrever antigamente? Eles escreviam em barro, em pedaços de cerâmicas, e quando os artesão fazia suas vasilhas eles quebravam os vasos que já não iria usar e utilizavam os pedaços para escrever mensagens, quando alguém queria mandar uma carta escrevia em um pedaço de vaso.

Então o conceito de Eretz que é letra (ר) Resh e a letra (ץ) Tzadik implicava estes pedaços, e também a ideia de juntar pedaços implicam uma ideia de romper, de partir todos estes pedaços que vão ser usados para escrever, e isto tem a ver com a terra, porque o que aconteceu com a terra, com os continentes, o que foi que o Eterno fez com os Continentes? Originalmente e incluso a ciência os Continentes estavam pegados e houve um momento em que começaram a se separar e dai surge o Continente Europeu, o Continente Americano. Então ai está todo este conceito de (Eretz) "Terra".Então, Eretz poderia implicar as superfície do planeta terra que se partiriam e se tornariam em Continentes e depois em países.

Em hebraico a expressão Eretz sempre implica o país de Yisrael, e em Yisrael quando os judeus falam Eretz está falando da terra de Yisrael especificamente e não do planeta terra, então em hebraico Eretz implica o país de Yisrael já que quando Elohim criou as fronteiras do mundo Ele sempre fez conforme aos números dos filhos de Yisrael.

Deuteronômio 32:8  Quando o Altíssimo distribuía as heranças ás nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, pôs os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Yisrael


Quem foi que estabeleceu os limites dos povos? Quem foi que estabeleceu os limites das nações? As fronteiras dos países mudam em base as guerras, porque em cada guerra se divide e vem novas fronteiras. Porém esta passagem de Deuteronômio disse que quando o "Altíssimo distribuía as heranças ás nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, pôs os limites dos povos, conforme o número dos filhos de Yisrael". Ou seja, quando o Eterno começou a dizer, ao Brasil implica isto, ao Japão implica isto e começou a fazer toda a separação desde o principio o Criador já tinha em mente quantos filhos de Yisrael existiria, e Ele estabeleceu as fronteiras em base aos filhos de Yisrael e também sabia aonde os filhos de Adam seriam dispersados, e de acordo a dispersão dos filhos de Yisrael vai ser as magnitudes dos países aonde eles iriam, em outras palavras, a tal pais um dia vai chegar mais filhos de Yisrael, mais filhos de Avraham então lhe toca mais território. Este outro pais não vai chegar muitos filhos de Yisrael.

Então, a terra o Criador dividiu se baseando no número de Israelitas e a terra aonde estar Yisrael atualmente, as fronteiras que foi dada a Avraham e estão escritas na Toráh são baseadas no remanescente que vai regressar das nações, quer dizer, o pais pequeno de Yisrael atualmente 60% é deserto e 60% de Yisrael de acordo com a profecia de Obadias para quem está destinado? Para quem está destinado 60% do território de Yisrael atualmente? Quem vai edificar as cidades de Neguev? 

Esta escrito que um dia o deserto de Neguev vai encher-se de água e não somente de água física mais também de pessoas que vai a chegar e reconstruir a cidades de Neguev, então para quem está destinado o deserto de Neguev de acordo a profecia de Obadias? Especificamente Neguev está destinado para os Cativos de Jerusalém que foram levados na época do Império Romano na destruição do Templo, e eles foram levados cativos para onde? A Sefard, e aonde é Sefard? Na Espanha, e depois da Espanha aonde foram levados esses judeus que estavam na Espanha em 1492? Para America expulsados pela rainha católica Isabel e o rei Fernando, e de acordo com a profecia de Obadias nos últimos tempos esses que foram perseguidos e que perderam a identidade, que foram forçados a se converter ao Cristianismo pela inquisição, ao final voltaram e construirão a cidades de Neguev. Assim YHWH tem um plano, Ele tem um propósito as fronteiras de Yisrael estão determinadas porque o Eterno sabe que a descendência de Yisrael como Ele mesmo disse será como a areia da praia e que somente um remanescente voltará, e o que é um remanescente? Um pequeno grupo e este pequeno grupo é o que voltará, porque muitos serão chamados porém pouco serão os escolhidos.

Então a conclusão de Gênesis 1:1 depois de tudo que falamos, poderíamos voltar a ler como "No principio criou Elohim os céus e a terra", e depois de toda esta explicação em essência ao vermos todo o contexto da Escrituras e do que mais conheçamos das Escrituras, mais vamos nos da conta que na realidade esta é a essência, porque nos vamos dar conta que somente ao capitulo 11 é que nos dá detalhes gerais da criação, e a partir do capitulo 12 de Gênesis até Apocalipse 22 que é o final da Bíblia, o tema central de toda a Escritura é um povo chamado Yisrael. Então em essência este versículo de Gênesis 1:1 poderíamo traduzi-lo da seguinte maneira:

No clímax da ternura dos céus e da terra foi feito para criar um lugar conforme os filhos de Yisrael.


Pergunta: Somos parte de Yisrael? O que significa Yisrael? Quando estudamos as letras do nome Yisrael descobrimos que vai muito mais além que uma raça específica, porque de começo o titulo Yisrael tem a ver com (aquele que vence) tem a ver com aquele que não se acostuma, que não se conforma com este mundo, mais que se conforma com os mandamentos do Criador do Universo. Yisrael é o que vence, o que governa, o que reina com YHWH. E será que somos parte teste povo? A criação cumprirá seu propósito de ter sido feita para cada um de nós.



Yashar ben

Nenhum comentário:

Postar um comentário