Neste estudo vamos analisar algumas passagem aparentemente demonstram que Yeshua é o próprio Eterno....
Isaías 9:5 Pois, toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo.
Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho nos
foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso
Conselheiro, Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Isaías 9:7 Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim
sobre o trono de David e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça
e retidão, desde agora e para sempre. O zelo de YHWH dos Exércitos fará isso.
Primeiramente
o texto fala do reino eterno de paz em Yisrael que se estenderá sobre todo o
mundo. A pessoa chave para este reino de Paz é o Filho prometido a Yisrael.
Porque primeiro esta escrito que um "menino nos nasceu" Quer dizer que ao
povo de Yisrael. Isto foi o que passou quando Yeshua nasceu por meio de uma
mulher dentro do povo judeu. Também esta escrito que "um filho nos foi dado". Depois que o
Eterno escolheu e proclamou a Yeshua como Seu Filho (Lucas 1:35, Mat. 3:17;
17:5 e II Pe 1:17) E especialmente por meio da ressurreição (Romanos 1:4),
então foi tirado de nós durante um período para logo ser nos entregado como um Príncipe de Paz para sempre.
É
bom lembrar que o fato de ser Filho não tem nada a ver com a essência, senão
com a função. O que muita gente não consegue entender é que o fato de ser
Filho não tem nada a ver com a essência, senão com a função. Compare com I Coríntios 7:14 aonde Paulo chama a Timóteo "meu filho amado" Um nome na
mentalidade hebreia implica uma função, o qual significa que o Mashiach teria
uma tarefa com 8 funções que correspondem a este nome composto por 8 nomes que
o Eterno lhe deu. Como é que este menino vai ser Pai
da Eternidade, Príncipe de Paz, Deus forte, como é que este
menino vai ser isto? Porque o Espírito do Eterno vai estar nele. Então isto são
títulos do Eterno.
Isaías 42:21 Eis aqui o Meu Servo,
a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o Meu
Espírito sobre ele; ele trará justiça as nações.
E
isto está expressando em Lucas 4
Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré,
onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga,
e levantou-se para ler.
Lucas 4:17 E foi-lhe dado o
livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava
escrito.
Lucas 4:18 O Espírito de Deus é
sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os
quebrantados do coração,
Lucas 4:19 A pregar liberdade
aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos,
A anunciar o ano aceitável do Senhor.
Nisto
consiste esta o Espírito do Eterno está sobre o Mashiach, por isto ele disse
que quem via a ele também via ao Pai, porque ele esta representando o próprio
Eterno. Isto se conhece Paulo entre os judeus como Shlichut que é um conceito de agencia divina, aonde se faz o enviado
igual não o mesmo que o enviou. Estes versos de Isaías 9 em términos práticos
esta dizendo que um menino nasceu para o povo de Yisrael, porém ao mesmo tempo
diz que "um filho se nos deu"
e quem deu? O Eterno, ou seja, o Criador nos dá ser Filho e ao mesmo tempo
nasce um menino. Ou seja, o Eterno vai manifestar seus atributos paternais
através deste menino que haveria de nascer qual cremos e sabemos por tudo que
Isaías vem profetizando desde o capitulo 6 até o capitulo 12 também se aplica
ao Messias. Toda confusão se faz para dizer que o Messias é o próprio Eterno
encarnado é a herança que muitos que estão vindo as Raízes Hebreia da Fé trazem
consigo e não querem se libertar desses conceito. E por outro lado está o
judaísmo rabínico negando que isto se aplique ao Messias para não está na mesma
crença que estes cristãos.
o
contexto que está falando ai no capitulo 9 está falando da destruição da
Assíria, então no contexto da destruição da assíria ao atacar a Judá a qual
menino estará se referindo? Esta falando de um rei que neste tempo destruiu
toda a região da assíria, então neste contexto está se referindo ao rei
Ezequias. Porém vem uma razão de porque não somente está se referindo a
Ezequias? Porque esta profecia tem duplo sentido ou duplo cumprimento? Porque
se você for falar disto para um judeu ele vai dizer que ai está falando de
Ezequias, porém temos que ter uma ferramenta para podermos dizer que não
somente esta se referindo a Ezequias porque? Porque veja o que disse logo em
seguida no verso 7.
Isaías 9:7 Do aumento deste principado
e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e
o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do
SENHOR dos Exércitos fará isto.
Ou
seja, que magnitude do seu império. Então aqui não pode está falando nada mais
a Ezequias, aqui tem que está falando de alguém mais, um alguém que a extensão
do seu governo não terá limites, e que também, a paz não terá fim. Ou seja, que
a paz neste governo será estabelecido. Então, os mesmo argumentos que as vezes
se tem para dizer que Yeshua não foi o Messias, é o mesmo argumento que temos
para dizer que Ezequias não pode ser esta pessoa, este menino, porque em um
principio sim está falando de Ezequias, porém a logo prazo está falando de
alguém mais. Porque por um lado diz que um menino nos nasceu, ou seja, que por
um lado está em um aspecto humano. (Para mais detalhe deste tema - A Profecia de Isaías
7:14 se aplica ao Messias?
"..um menino nos nasceu" e depois diz:
"....um filho se nos deu" E qual será a diferencia entre "..um menino nos nasceu" e "....um filho se nos deu"? A nível
humano o que aconteceu? Nasceu um menino ok, porém passou algo muito mais que
um nascimento de um menino e qual foi? Um filho nos foi dado, e quem foi que
deu um Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mais tenha
a vida eterna? O menino que nos nasceu somente nos fala do aspecto do
nascimento deste menino, porém isto é muito mais profundo. "...um filho se nos deu", e o principado está sobre os seus ombros, e
se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz. Isaías 9:6
Ou
seja, em Yeshua se manifestaria o coração do Eterno. Por isto ele pode dizer
"Quem
me vê a mim, vê o Pai" Ou seja, Ele seria a gloria do Pai, ele seria a
manifestação da Gloria do Eterno, por isto diz que ele será Pai da
Eternidade. Então comparando com I
Coríntios 7:14 aonde o
apostolo Paulo chama a Timóteo "meu filho amado". O próprio texto aramaico da
Peshita se utiliza a mesma palavra em I
Coríntios 7:14 que nas Boas
Novas aonde o Eterno disse que Yahshua é Seu Filho amado "Berí Chabibá". Então isto não
significa que Timóteo fosse descendente físico de Paulo, senão seu filho
enquanto ao seguimento e representação. Este menino que nos foi nascido, este filho que nos foi
dado, terá um nome composto por 8 nomes, será chamado "Pele Yoetz El Guibor, Avi-ad, Sar Shalom" Maravilhoso,
Conselheiro, Poderoso (El) Heroi, Pai da Eternidade e Principe da Paz.
E como já citamos
anteriormente que um nome implica uma função, o qual significa que o Mashiach
teria uma tarefa com 8 funções que correspondem a este nome composto por 8
nomes que o Eterno lhe deu. Um dos nomes é a palavra (El), e aquí vemos que a palavra
(El) na maioria das vezes é utilizada nas Escrituras para designar uma "divindade" e em outras ocasiões para denotar (poder)
Gênesis 31:29 "Poder" (El) havia em minha mão para vos fazer mal.
Provérbios 3:27 Não negues um benefício a quem o solicita, quando está em teu
poder (El) conceder-lho. Provérbios 3:27
Miquéias 2:1 Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e
maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder (El) da sua mão.
Estes três textos constituem três testemunhos
acerca de que a palavra (El) que não se utiliza somente para falar do
Eterno ou de um ser celestial, senão que também no sentido de (poder)
Jó 41:25 Levantando-se ele, tremem os valentes (Elim); em razão dos seus abalos se purificam.
Veja que a palavra (Elim) foi traduzida como "valentes, poderosos", e o contexto mostra que não se trata de seres angelicais senão de homens.
Salmos 29:1 Tributai a YHWH, ó filhos dos poderosos (benei Elim), tributai a
YHWH glória e força.
Aqui se usa as palavras ( Benei Elim) que podem ser traduzidas como "seres
poderosos" e falam dos seres celestiais que rodeiam
o Trono do Criador (Sl.82) Estes textos dão evidências de que a palavra
(El), tanto em singular como em plural pode significar algo que não seja o
Eterno mesmo. Consequentemente, quando a palavra (El) é utilizada
em Isaías 9:6 como dos nomes do Mashiach, não constitui uma evidência de que
ele seja o próprio Eterno mesmo, porque a palavra pode ser perfeitamente
entendida referindo-se a um homem poderoso sem que seja o Criador.
Outra coisa, o texto esta falando de que o
Mashiach teria que nascer. Então, é impossível entender a palavra (El) como uma alusão a que o Mashiach era ou seja YHWH no
sentido absoluto, porque o Eterno nem pode nascer e nem pode morrer.
Uma tradução da Peshita de João 1:1 diz: O Verbo era
no princípio. O Verbo era com Elahcha, Alahcha era o Verbo.
A palavra que foi traduzida como (Verbo) é a palavra aramaica (Melto) que significa palavra, fala, dito, falou, causa, assunto,
coisa. Isto pode ser comprovado no Compreensível Aramaic
Lexicon e Peshita New Testament.
A palavra hebreia correspondente a (Melto) todo mundo sabe que é a palavra (Davah) que
significa, palavra, falar, dito, vocábulo, linguagem, términos, oráculo,
promessa, ordem, mandamento, acontecimento, sucesso, ato, ocasião, porção,
objeto, assunto, questão, negocio e uma infinidade de coisas. Então, o termino
aramaico (Memra) que significa (Dito) que aparece em muitas ocasiões nos textos do Targum, as
traduções aramaicas parafraseadas da Tanach e a literatura rabínica, é um
termino que se usa para explicar como o Eterno se revela a través da Sua (Palavra)
O Dr. David Stern no Jawish New Testament pagina 135 diz
que (Logos) corresponde a palavra aramaica (Memra) que é um termino técnico e teológico que foi usado pelos
rabinos nos séculos anteriores e depois do Mashiach, que fala da expressão de
Elohim mesmo. Então, isto quer dizer que existe muita similidades no texto
entre o termino (Verbo) e a expressão aramaica (Memra) que não
foi usada na ultima no texto da Peshita senão (Melta).
O Criador usa a Palavra para criar e se
comunicar-se com a criação. O Eterno utiliza a Palavra para expressão dos
pensamentos e vontade mais intimas do Dele mesmo. Desta maneira a mesma Palavra
se converte na expressão do Criador. Então consequentemente a Palavra é algo
inseparável do Eterno, porque o Criador é um com Sua Palavra e desta maneira a
mesma Palavra se converte no Eterno mesmo, ou seja como o Eterno se expressa.
Então, como o Eterno se comunica por meio da Palavra, então somente a Palavra
em todas as suas formas se constitui na expressão de YHWH, e apesar de que o
Eterno esta separado e muito longe do criado, pode se relacionar com com a
criação e isto Ele faz a través da Palavra e unicamente a través da palavra.
Então, somente o que o Eterno expressa de si mesmo pode ser captado pela
criação. Por tanto, a Palavra se converte no único que a criação pode ver o
Eterno. A palavra é o Delegado de YHWH e a única expressão do que habita em luz
que ninguém poderá penetrar ou perceber em sua totalidade. Desta maneira a
Palavra recebe a função de ser Elohim em relação com a Criação.
Então é importante entender
que João 1:1 não fala da Palavra como Elohim no sentido
de essência, senão como uma função. Por isto está escrito que o Verbo, a
Palavra, estava com Elohim e que Elohim era a Palavra. A diferencia entre o
texto grego e o texto aramaico, é que o texto grego está escrito que a Palavra
era (theos) sem o artigo definido, o qual quer dizer que a Palavra
recebeu a função de servir como Elohim. Porem no texto da Peshita esta escrito
o contrario, diz que Elohim era a Palavra. O texto grego enfoca o fato de que a Palavra exercitava a
função de (Elohim), porém o texto aramaico não disse que a Palavra
era Elohim, senão que Elohim era a Palavra. Isto descreve também Franz Delitzch na sua tradução
hebraica dos escritos do Novo Testamento, e ele enfoca que porque é a expressão
do Invisível.
Assim, que quando o Eterno quer expressar-se com este mundo poderá fazer por meio de um homem, e por isso fez com que a Palavra que era a expressão Dele mesmo se fizesse carne, quer dizer, um homem, porém sem pecado. Consequentemente a Palavra feita em carne é a expressão do Eterno em forma humana. Tudo o que YHWH pode expressar de si mesmo por meio de um ser humano Ele o faz por meio da Sua Palavra Vivente. Isto não significa que este homem seja tudo o que é YHWH, porque YHWH não é um homem e nem um filho do homem. Isto significa que tudo que YHWH pode expressar-se de si mesmo mediante um homem, o faz a través deste Homem Perfeito, Yahshua. Desta maneira Yeshua não é somente a expressão do Poder de YHWH como seu Delegado, senão que todo seu ser reflete o caráter de YHWH que decidiu se expressar mediante a um homem. Por isso esta escrito:
João 14:9 Quem me viu a mim, viu o Pai
João 20:27 Depois
disse a Tomás: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e
mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
João 20:28 Respondeu-lhe
Tomé: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe
João 20:29 Yeshua: Porque me viste, creste?
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Tomé não havia podido crer nas palavras das
Escrituras e os ensinamentos que Yeshua tinha dado a certeza de que o Eterno
iria ressuscitar o Filho do Homem dentre os mortos (João 20:24-25).
Porém, quando agora pode ver com seus próprios olhos aquele que YHWH havia
ressuscitado e diz sobre seus ombros; Senhor
meu e Deus meu! Agora se falava em hebraico, o qual é o
mais provável ele diria "Adoni
vê-Eloahi". No caso de que se falasse em aramaico ele
teria dito "Mari Valohi". Se fosse o caso
dele ter falado em grego com seu Rabi, assim poderemos descartar as duas
palavras gregas "Kurios" e "Theos"
Então, tanto a palavra aramaica "Mar"
e a palavra grega "Kurios" são utilizadas da
e mesma maneira que no hebraico, referindo-se tanto a YHWH e aos anjos como aos
homens. Por tanto a expressão (Senhor meu) não
pode ser utilizada como uma prova de que Tomé aqui estava se referindo ao
Eterno. Ele chamou a Yahshua "Adoni"
meu Senhor. Também o rei David chamou ao Messias de "Adoni",
segundo o Salmos 110:1 aonde esta escritos
Salmos 110:1 Salmo de David Eis o oráculo de YHWH que se dirige a
meu senhor (Adoni):
Assenta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos o escabelo de teus
pés.
leDawid mizmor ne'um YHWH la'doni shev
limini ad-ashit oyevékha
hadom leraglecha
Yahshua
comentou este texto em Mateus 22:41-46.
Mateus 22:41 Ora, enquanto os fariseus estavam reunidos, interrogou-os
Jesus,
Mateus 22:42 dizendo: Que pensais vós do
Mashiach? De quem é filho?
Responderam-lhe: De David.
Mateus 22:43 Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no
Espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
Mateus 22:44 Disse o
Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus
inimigos de baixo dos teus pés? Se David,
pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? E ninguém podia responder-lhe palavra; nem desde
aquele dia jamais ousou alguém interrogá-lo.
Então,
normalmente um filho estar numa posição superior a de seu pai. Por isso Jacó
questionou o sonho de José no qual o sol e a lua se inclinava diante dele (Gen.
37:9-10). Isto significaria que seus pais se inclinariam diante dele
reconhecendo-o como superior a eles, o qual seria incrível. Esta parte do sonho
de Yosef não se cumpriu quando a família de José desceu ao Egito. Porém se
cumprirá depois da ressurreição quando os patriarcas e matriarcas se inclinem
diante o Ben Yosef, o Mashiach Yeshua. De fato aprendemos que o Mashiach é
superior a Jacó. Da
mesma maneira agora Yeshua mostra a través do Salmo 110 que o Mashiach estará
por cima de David, porque o rei David o chama Adoni (meu Senhor), e apesar que iria
ser seu descendente físico, seu filho. A
expressão meu Senhor de nenhuma maneira constitui uma evidencia de que Yeshua
seja o Criador, só que teria que receber uma posição de autoridade que estivesse por
cima do que recebeu David em sua época. O rei David reconheceu essa posição
chamando-o (Adoni) meu Senhor.
A
expressão meu Eloahi é muito mais difícil de interpretar.
Então o que queria dizer Tomé com esta expressão? Posso mencionar três
possíveis interpretações deste texto
1) Tomé utilizou uma expressão de
susto.
2) Tomé pensou que Yeshua era seu
Senhor (Adoni) e que o Eterno era seu Elohim.
A
primeira relata como Tomé não poderia crer que o Etreno tinha ressuscitado a
Yeshua dentre os mortos. Tomé tinha dito que se não visse o sinal dos cravos e
pudesse colocar o dedo no lugar dos cravos em sua mão, não o creria que Yeshua
houvesse sido ressuscitado, porém teve a oportunidade de ver e de palpar o
corpo ressuscitado de Yeshua e
ficou espantado e utilizou uma expressão que bem poderia utilizar entre os
judeus que fala hebraico em Yisrael hoje em dia (Meu Senhor e meu Elohim)
na nossa língua seria Meu
Senhor, meu “Deus”
A
segunda possível interpretação que considera é que Tomé disse (Adoni) a
Yeshua e (Eloahi) ao Eterno podendo se baseado nesta expressão: O contexto
mostra que a duvida de Tomé não era ver se o Mashiach era o Eterno ou não como esta
doutrina ensina erradamente. João não escreveu seu relato para que as pessoas
acreditassem que Yeshua fosse YHWH, senão para que as pessoas cresse que ele
foi o Mashiach, que é o mesmo que ser Filho de Elohim (João 20:31). Quando
Yeshua se manifesta como vivo e ver como Tomé confessa (Adoni vê-Eloahi)
da a sua aprovação a fé de Tomé
João 20:29 Bem-aventurado
os que não viram e creram.
Aqui
não esta escrito que Yeshua estava feliz porque Tomé creu que ele era YHWH,
senão porque ele cria que Yeshua vivia, quer dizer que o Eterno o tinha
ressuscitado dentre os mortos. O contexto mostra que Tomé não tinha crido na
ressurreição de Yahshua, não que não tinha crido que Yahshua era o Eterno. Essa
não era a questão aqui. A questão foi se Tomé criam que Yahshua vivia ou não.
Quem
ressuscitou Yahshua dentre os mortos? Se ressuscitou a se mesmo? Não, ele não o
podia fazer isto. As Escrituras dão testemunho unanime de que foi YHWH quem
ressuscitou a Yahshua, não que ele tenha se ressuscitado dentre os mortos. Ele
foi totalmente exposto e tinha nenhuma possibilidade de sair do reino da morte.
YHWH foi quem o desceu para tira-lo e levantando-o dali. Desta maneira o
protagonista na ressurreição não foi Yahshua, senão YHWH, Foi Seu Pai quem o
levantou dentre os mortos, Ele é o Grande Redentor. El é o Grande Salvador que incluso pode
ressuscitar aos homens da morte para nunca mais morrer. Quando
Tomé se dá por conta de que YHWH em seu poder realmente tinha ressuscitado a
Yahshua da morte, ele exclama com grande alegria Meu Senhor a Yahshua, e logo
em seguida Meu Elohim ao Pai, quem realmente tinha ressuscitado ao Senhor da
morte
É
correto adorar a Yeshua? É correto dirigir nossas orações a Ele?
Existe
um principio hebreu que se chama O PRINCIPIO DA AGÊNCIA DIVINA
Como
podemos entender a Divindade do Mashiach Yahshua? Será que ele é Divino? É o Mashiach
Deus ou não é Deus? porque
existem versículos que parecem que sim, porém tem outros versículos que mostram
que não. Será que o Mashiach é 100% homem e 100% Deus? Então vamos estudar
esta parte do tema com um principio que se conhece dentro do judaísmo como O PRINCIPIO DA AGÊNCIA DIVINA.
1 Timóteo 6:15 A
qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e Único Poderoso Soberano, Rei dos
reis e Senhor dos senhores;
Então
qui Paulo esta escrevendo depois do Mashiach
1 Timóteo 6:16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz
inacessível; a quem nenhum dos homens
viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16
Quem
é o Único que tem imortalidade? Será que Paulo aqui estava se referindo ao
Mashiach? Não, ele esta se referindo ao Criador. Então para um ser humano poder
ver ao Criador tinha que acontecer sabe o que? O Criador teria que deixar de ser
Eterno, deixar de ser imortal, teria que deixar de ser Espírito e se
materializar-se. Então isto é impossível. O Eterno nunca se materializou e
entrou na dimensão do ser humano, porque se alguém o ver é exterminado, e por isto
os pais de Sansão tiveram medo, porém quem eles estavam vendo foi o anjo, uma
manifestação. Então se ninguém tem visto a ao Criador, então as visões dos profetas quando si diz que
eles viram o Eterno na realidade quem era que eles estavam vendo? Era uma espécie
de uma realidade virtual, ou sua voz, sua aparência que se percebia através do
Anjo de YHWH que é Yeshua. Então era o Mashiach quem se manifestava antes de
entrar á um corpo físico. Então o Criador utiliza um Mediador para entrar na
nossa dimensão, a qual lhe tem dado seu Nome ou seja, sua Autoridade.
Filipenses 2:5 De sorte
que haja em vós o mesmo sentimento que houve também no Messias Yeshua
Filipenses 2:6 Que, sendo
em forma de Deus, não teve por usurpação ser
igual a Deus
Ou
seja, o Messias era a Palavra de Deus, e a palavra de YHWH é aonde estão todos
os atributos e caráter da Santidade do Eterno e quem é a Palavra Vivente?
Yeshua, então Ele tendo todo status, sendo todo perfeito em todos os sentidos,
o Messias não tinha nenhuma necessidade de viver com pessoas que não cumpria
nenhum mandamento, porém o Messias teve o mesmo sentimento que eles, e qual foi
este sentimento? Porque ele se esvaziou-se, se rebaixou a estar convivendo com
essas pessoas e para o que? Para depois subir isto, é a chave baixar-se para
depois subir
Filipenses 2:7 Mas
esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens;
Então o
que significa este “em forma de”?
significa que o Mashiach é uma representação, é uma sombra do Eterno, e mesmo
sendo assim o Mashiach não usurpou ter esta autoridade total sobre toda a
terra, senão que ele se fez como o mais baixo de todos os homens, se fez como
servo. E quando
diz que o Messias se esvaziou-se significa que Ele perdeu todos os direitos,
ele deu todos seus direitos, ele abandonou tudo, ele deixou todos seus poderes
como Filho de Deus que estava na gloria desde antes a fundação do mundo, então
o Messias quando estava aqui na terra era uma pessoa como você e eu, ele tinha
a oportunidade de usar seus poderes, esta era a máxima tentação do Messias, faz
isto se Tu eis o Filho de Deus, você tem este poder, e o Messias tendo este
poder não fazia, ai estava a Grandeza do Messias, quando foram crucifica-lo ele
tendo este poder de fuminar a todos, de mandar os anjos exterminar todos, porém
ele antes de vir a terra ele preferiu vir sem nada se esvaziou-se deste poder
para se fazer igual a todos, isto significa se esvaziar
Filipenses 2:8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Aqui
significa entre tantas coisas que o Messias não exigiu seus direitos, naquela
hora do sanhedrin, diante de Pilatos ele não revogou seus direitos, nem sequer
buscou seus direitos na Toráh diante do sumo sacerdote, que estava julgado sem
nenhum testemunha, no meio da noite aonde estava proibido, houve muitíssimas
coisas ilegais naquele juízo com o Messias. O Messias poderia ter falado usando
a Toráh e mostrar todos os erros naquele julgamento, porém Ele não exigiu nada,
ele estava pronto para padecer, para se humilhar-se a si mesmo.
Então
ele estando na condição de homem não exigiu seus direitos, Ele se calou, e isto
incomodou até Pilatos que perguntou ao Messias porque Ele não se defendia,
porque não dizia nada, já que Pilatos disse que tinha nas mãos o poder de
salvar o Messias, porém o Messias disse: Pilatos você não tem nenhum poder
sobre mim. Em outras palavras o Messias estava dizendo: Eu estou pronto para
fazer a vontade do Meu Pai e qual é a vontade que o Pai quer de mim? De ser
servo, de padecer dar minha vida até a morte e morte de cruz por estas pessoas
que amo, por estas pessoas que amo eu vou ficar calado, eu me esvaziou de todo
poder que tinha na Gloria com meu Pai.
Filipenses 2:5 De sorte
que haja em vós o mesmo sentimento que houve também no Messias Yeshua,
Filipenses 2:6 E, achado
na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte
de cruz.
Qual
era a condenação por morte de cruz? Era ser maldito, porque disse as Escrituras
que todo aquele que tenha blasfemado do Eterno, ou que tenha ido de contra a
Toráh de maneira muito grave tinha que ser colocado num madeiro completamente
nu, e ser exibido diante de todos e que todo mundo zombasse dele, e que o povo
visse o que passava com aquele que ia de contra a Toráh, e o Messias assumiu
todas as condições que deram a Ele, todas as blasfêmias, todas as mentiras que
você me dão eu vou receber, foi a morte mais humilhante que pode haver
existido, e porque Ele aguentou este tipo de morte? Porque era a única maneira
de trazer unidade, de trazer paz, de voltar a recuperar as pessoas.
Isto
quer dizer que estamos disposto a sermos envergonhados com o propósito de
trazer a salvação das pessoas, com o propósito de trazer a salvação a uma alma,
devemos estar disposto e sermos exibidos. Esta morte de cruz é a morte mais
humilhante porque o Messias poderia nascer em qualquer época, poderia nascer
nesta época que existe os direitos humanos, Ele poderia nascer em qualquer
época assim aonde tem um pouco de justiça, que a morte são mais humanas, algo
rápido. Porém ele nasceu na época de maior crueldade, de maior injustiça, sem
piedade, e nesta época ele decide nascer e ser sacrificado da maneira mais
injusta, com todas as testemunhas falsas, ele não reclamou, ele não usurpou
usar os atributos de Elohim que estava sobre ele, e por isto ele ganhou um
premio por esta humilhação
Filipenses 2:9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu Um Nome que é sobre todo o nome
Ou seja que o Eterno deu ao Mashiach Seu Nome ou seja, Sua Autoridade, sua representação e para o que?
Filipenses 2:10 Para que
ao Nome de Yeshua se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e
debaixo da terra, Filipenses 2:10
Filipenses 2:11 E toda a
língua confesse que Yeshua o Messias é o Senhor, para
glória de Elohim Pai.
Então
para o que nós dobramos o joelho diante de Yahshua? È para glória de quem? A
quem estamos dando glória se entendemos isto? Não é ao Mashiach e sim a YHWH,
porém temos que entender que em Yahshua esta toda autoridade, toda potestade do
Pai.
A resposta a pergunta de se adorar, honrar, exaltar a Yashua é
idolatría? A resposta é NÃO e porque? Não é idolatría sempre quando entendamos
que o que adoramos no Mahiach é a unção do Nome ou a Autoridade que ele tem.
Se nós entendemos que adorar a Yahshua estamos adorando ao Pai, porque o
Mashiach é a manifestação dos atributos Divino de amor, de perdão, de salvação,
de compaixão. Então se são estes atributos que estamos exaltando no Mashiach,
então nós estamos adorando ao pai
Apocalipse 5:11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares
Apocalipse 5:11 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder,
e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
Aqui estamos vendo que o Mashiach no céu estar recebendo louvores de milhares de milhares, e porque estes milhares de milhares não são corrigidos? Porque aqui é aonde nós vamos ter um entendimento muito claro da Divindade. Porém aqui na terra, pessoas que não entendem tudo isto e literalmente estão adorando a Yeshua e isto é uma confusão. Também pode ter outra confusão de alguém que estar tão escamado que na oração não se dirige ao Mashiach. Isto se resolve quando se entende este conceito, então se dirige a Yeshua e entende que ele é simplesmente a manifestação.
Marcos 12:29 E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, YHWH nosso Elohim é Um
Deuteronômio 6:4 שְׁמַ֖ע יִשְׂרָאֵ֑ל יְהוָ֥ה אֱלֹהֵ֖ינוּ
יְהוָ֥ה׀ אֶחָֽד׃
Shma Israel YHWH eloheinu YHWH echad.
Yashar Ben
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