quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Introdução do Livro de Cantares de Salomão


   
                                   

               VERSO X VERSO
                                                Por: Yashar Ben

ÍNDICE:

Capitulo 1 - Clamor por Resgate.
Capitulo 2 - Promessa de Resgate.
Capitulo 3 - O Massias Ben Yosef.
Capitulo 4 - Detalhes belos de Yisrael.
Capitulo 5 - O Messias Ben Yosef (O tormento da separação)
Capitulo 6 – O chamado a Teshuvá
Capitulo 7 – O arrependimento de Yisrael.
Capitulo 8 – A redenção final.

Lema dos nossos estudos sistemáticos:

Estudo Bíblico verso por verso desde a perspectiva Hebreia das Sagradas Escrituras.

O lema desta serie de estudos encontramos na segunda parte do versículo 2 do Salmos 138

Salmos 138:2  Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.

Introdução do nosso Blog:

O Blog Fazendo Teshuvá (http://fazendoteshuva.blogspot.com.br/) é um ministério cujo propósito é difundir o estudo sistemático e expositivo da Bíblia desde seu contexto histórico, considerando principalmente o transfundo com que cada livro foi escrito.

Este manual é o fruto do trabalho de um grupo de estudantes apaixonados pela Bíblia, cujo interesse é descobrir a essência da mensagem Divina expressada através das Escrituras, eliminando qualquer tendência ou dogma religioso que se tenha elaborado ao longo dos séculos, e que tenha modificado a mensagem original que o autor Bíblico na verdade qual quis expressar.

Nosso propósito através dessas explicações Bíblicas não é promover ou fazer proselitismo á alguma religião existente, senão simplesmente aprofundar a sabedoria eterna que tem resistido barreira do tempo, a geografia e o que nos tem chegado como a eterna palavra de Deus. Esperamos que o presente estudo transforme tua vida como tem feito a milhões de pessoas ao longo dos séculos.

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. (Isaías 40:8)


Prefacio:

A canção mais linfa e jamais cantada, a declaração de amor mais sublime que leva a intimidade com o Amado. E em minha qualidade de homem, em momento da minha vida, nem meus olhos, nem minha mente e nem meu coração perceberam a essência deste poema que descreve algo tão sublime.

A Bíblia desde Gênesis até Apocalipse fala de Yisrael como povo de Deus elegido dentre as nações do mundo. A redenção de Deus com Yisrael é essencialmente de amor. Este poema reflete em muitas linhas de amor de Deus a Yisrael, um amor que não muda, que se mantêm igual a característica do Eterno. Este poema nos ensina que a fidelidade do Eterno vai mais alem do entendimento de Yisrael disperso.
O Eterno tem dado um presente de amor a Yisrael, e este presente é Yeshua, um presente no deserto da dispersão aonde nós nos encontramos. Yeshua tem nos sido um Oasis no deserto, entender e compreender que Ele é quem nos leva de regresso ao Eterno, porém eu sou somente uma pétala da rosa que se encontra no deserto (exílio), somos uma nação que anelamos nosso Soberano.

As expressões de amor entre o homem e uma mulher tem identidade e tem fidelidade, porque Yisrael não é qualquer nação. Eu não falo como expressão de amor a outra que não seja minha esposa, somente faço a minha esposa com quem tenho intimidade, com quem em um só beijo terno posso dizer-lhe tudo o que meu amor é capaz de fazer por ela. Eu aprendi que o amor que o Eterno tem a Yisrael como sua amada é um exemplo a ser seguidos por nós homens, porque é um amor que vai muito mais além do conceito de amor desgastado pelo mundo, é um amor de qualidade que pule com o tempo a fim de ver nossas esposas cada vez mais bonitas. Namora-las e mantê-las como namoradas em nossa responsabilidade e sem duvida ao fazer isto obtemos a melhor retribuição, pois é quando descobrimos que servi-las é um prazer. Também descobrir que o Eterno nos entregou nossas esposas para cumprir nelas o mesmo que Ele cumpre em Yisrael, ama-las, protegê-las, prover a elas, cuida-las como a menina dos nossos olhos, porque quando nós tomamos o papel que nos corresponde, então quando elas ao final declaram: "Eu sou do meu amado e Ele é meu."


Cantares de Salomão é considerado o Livro dos livros, é como o Lugar Santíssimo, o clímax das Escrituras. E disse Cântico dos cânticos, e cada vez que as Escrituras usa este paralelismo como: Senhor dos senhores, Rei dos reis, ou seja, o Máximo Senhor, o Máximo Rei, e Cânticos dos cânticos é o máximo cântico, que jamais existiu outro igual escrito, o maior, o mais sublimes. É porque alguns o chamam de o livro mais sagrado, mais santo é o máximo dos cânticos, ou seja, este livro é o mais sagrado dos sagrados de toda a Bíblia? Porque, se toda a Bíblia é sagrada, então porque será que uma canção é o mais sagrado de tudo? Primeiro temos que definir o que é uma canção, o que é a musica, porque uma das coisas que nos fazem diferentes do reino animal é, o que tem a ver com nosso cântico, com nossa canção. E tudo que encontramos na criação que é o mais sagrado, o mais sublime, também aonde está o mais sagrado, o mais sublime, aonde se pode manifestar a máxima espiritualidade, também neste mesmo objeto se pode manifestar a maior degradação, a maior perversão. E aonde está a maior perversão, aonde se manifesta o mais baixo das expressões da natureza humana, é ai também aonde está o mais sagrado, aonde está o mais divino.

E por exemplo a musica, porque qual é uma das ferramentas e dos meios que mais se utilizam para corromper aos jovens, a humanidade? Qual é uma das coisas mais poderosa para destruir, que tem destruído gerações? É a musica, observem o que fazem as musicas mundanas, cujo o objeto não é o Eterno. E a musica foi criada com um propósito, a musica o Eterno criou com um único objetivo e exclusivo propósito de que? De louvar-lhe, de exaltar a Ele, de manifestar as grandezas do Criador. Então, se a musica não tem como objetivo de louvar ao Eterno, então tem outro propósito, em outras palavras, não tem coisas neutras para que me entendam, ah esta musica é neutra, nem é de Deus e nem é do diabo, não, isto não existe, porque o Messias disse: quem comigo não junta, espalha. Então, não podemos dizer que uma musica seja neutra, porque a musica, é um dos instrumentos mais poderosos, que mais pode nos influenciar, muitas pessoas não imaginam o que é capaz de fazer a musica.Então, aonde mais está sagrado, também ai está o mais profano, o mais degradante, do mais sutil, o mais perverso está ai. E os maiores momentos de perversões, está associado com a musica. Então, tudo aquilo que não seja para algo sagrado, rejeitemo-nos e porque? Porque nossa vida é santa, porque o Eterno disse a seu povo: vocês me serão um reino de pessoas santas, um reino de sacerdotes. Então, devemos ser separados, devemos ser diferentes.

É a canção mais sublime de toda história do universo, e existe um principio que sempre se dá que diz: Onde está o Mais sagrado também está o mais profano. Aqui em Cantares de Salomão, aonde está o mais sagrado, o mais sublime, as letras das canções de Cantares, se utilizam nas discotecas de Yisrael, e porque? Porque este livro de Cantares nos original hebraico, estão muito forte, as letras, as frases estão tão fortes, que os judeus ortodoxos proíbem os solteiros menores de 30 anos, lerem o livro de Cantares. E nós não temos muitos problemas, porém se você ler este livro em hebraico, faça de conta que você está lendo algo pornor, assim a este nível, está muito forte. E você pode dizer ai: como é possível, que no mais sublime, no mais sagrado, pode estar uma super perversão, se possa manifestar os sentimentos mais baixos do ser humano


E isto é um mistério, e cada vez em que você veja algo sumamente corrompido, ai também existe algo Divino. Outro aspecto também dos mais baixos da humanidade qual será? Um dos aspectos que mais perturbam os jovens, o que será? Qual outro aspecto que está como um dos mais degradantes? A sexualidade, e ai aonde está os mais baixo das trevas, é aonde estar o mais sublime, e mais sublime não somente a nível humano, senão o mais sublime a nível espiritual. E o que é mais sagrado, o clímax que YHWH tem criado para humanidade? Que o ser humano tenha intimidade com o Eterno, para isto o ser humano foi criado, para ter prazer, intimidade com o Eterno, para ter uma relação intima com o Eterno, e para isto fomos criados você e eu. De que maneira uma pessoa pode manifesta a santidade, a maior espiritualidade possível? Quando nós estamos em meio a uma diversidade, a uma tragédia, e o que pensariam as pessoas na pior tragédia, assim morreram teus filhos, perdeste tudo, ou seja na pior tragédia, as pessoas veem você ai louvando ao Eterno, você começa a dançar para o Eterno e diz: Bendito seja o Eterno, o que será que pensariam as pessoas? Este ai já ficou louquíssimo, este ai, é um extraterrestre, porém se a pessoa faz com consciência, este é o maior grado de santidade. Ou seja, o maior grado de espiritualidade, é quando uma pessoa é capaz de se controlar, é capaz de aguentar, de suportar o sofrimento, as tragédias, é a pessoa se colocar a cantar para o Eterno, bendizer ao Eterno.

De maneira que neste estudo do livro de Cantares descobriremos a necessidade de modificar de maneira radical nossos gostos musicais de tal maneira que tudo aquilo que não seja sagrado, definitivamente descartemo-nos. A razão é porque estamos destinado a ser uma nação santa.

Levítico 11:45  Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.



Por isto, um cântico em uma situação de adversidade, é o mais santo que há, é o mais sublime que pode acontecer. E foi necessariamente nessas circunstancias, que Salomão escreveu este cântico, ele escreveu quando o Templo foi concluído em Jerusalém, e neste dia ele compôs este livro de Cantares. E esta canção, é um cântico profético de circunstancias adversas, nas quais o Templo seria destruído, nas quais o povo de Yisrael seria dispersados entre todas as nações, e no meio dessas circunstancias de adversidade, de desterro, de pecado, de maldade, em meio a todas essas circunstancias, um Cântico espiritual. Por isto é o Lugar Santíssimo, é um cântico de romance, um cântico de conquista, um cântico de atração, porque, de repente fala o Eterno, de repente fala o povo de Yisrael, porém, em circunstancias totalmente adversas. Agora, como uma pessoas em meio a uma circunstancia terrível, poderia cantar? Quando a pessoa está passando por adversidades, o melhor que ela faz é, cantar para o Eterno, é dar graças ao Criador, ou seja, alegra-te quando esteja passando por adversidades, se lembram como saiam os apóstolos depois que os açoitavam? Prendiam, açoitavam, e diz as Escrituras que eles saiam cantando louvores. Paulo e Silas presos, começam a cantar louvores. Como podemos explicar isto? Porque uma pessoa em meio a uma circunstancia terrível, é capaz de estar cantando louvores? Isto é um dos maiores segredos da existência. Quando uma pessoa entende o propósito do sofrimento, a pessoa vai estar orando para que o Eterno lhe de mais sofrimento. Por isto se chama Cânticos dos cânticos, porque é algo mais sublime e grandioso de amor e relação de YHWH com seu povo O primeiro capitulo de Cantares é um clamor por resgate de Yisrael, um clamor por redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário