Gênesis 1:20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
"Vayomer Elohim yishretsu hamayim sherets nefesh chayah
ve'of yeofef al-ha'arets al-peney hakia hashamayim."
Esta palavra
" Produzam"
é a palavra yishretsu
que significa literalmente abundar, que seja uma coisa exagerada as águas da
vida e que daí surja toda classe de seres viventes. E aqui se menciona as águas
e não se menciona especificamente o mar, porque aqui disse que "Produzam as águas abundantemente
répteis de alma vivente; e voem as aves". Então se pensarmos que
aqui está falando dos mares, isto implicaria que do mar saíram as aves, porém
aqui não se menciona a palavra mares (yamim) se não que se usa a palavra mayim.
Ou seja que das águas serão a fonte de vida para muitos seres.
E as águas
já em forma liquida e gasosa é a fonte de vida para os peixes e para as aves,
porque a maioria dos seres vivos tem sua dependência da água. Então aqui em
Gênesis 1:20 está fazendo tanto referencia ao mundo aquático como ao mundo das
aves. O interessante é que cada texto tem uma grande relação com o plano geral
de redenção para a humanidade, em cada texto tem implicações com respeito a
Yeshua. A nível mais profundo desta passagem que as águas produzam seres
viventes e falando dos peixes, devemos lembramos que as águas em
outro contexto simbolicamente falando, as águas representam principalmente no
livro de Apocalipse as nações.
E se vemos
as águas de maneira simbólica aqui em Gênesis que disse que as águas produzam,
abundem, a palavra yishretsu que tem haver com esta abundancia, em
uma tradução ao grego do hebraico esta palavra sherets que também aparece no texto de Gênesis 1:20, se
traduz ao grego na Septuaginta εξαγει – exago. Assim se traduz a palavra sherets ou abundancia. E esta palavra εξαγει – exago se utiliza na passagem de João 10:4
João 10:4 E, quando tira para
fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem
a sua voz.
Quando
Yeshua fala acerca do bom pastor, e esta palavra Tira para fora é a palavra εξαγει – exago que é a palavra que se traduziu de Shetetz em Gênesis 1:20. Então quando Yeshua
fala que ele tem outras ovelhas e que é necessário que ele as tire, a quem se
refere esta ovelhas pela qual ele foi enviado? As ovelhas perdidas da casa de
Israel que estão entre as nações, e de onde Yeshua as vai tirar? Das nações
para leva-las a terra qual foi jurada a Abraão. Então este palavra aqui em João
é a mesma que se utiliza em Gênesis na tradução da Septuaginta, para vermos que
mesmo nesses textos em Gênesis não está somente falando especificamente da
questão de peixes, senão que está nos falando a nível profundo de interpretação
simbólica das Escrituras, de algo muito mais grande que Deus vai fazer.
Os peixes
eram os símbolos que se utilizavam os crentes na comunidade primitiva. Os
peixes era o símbolo que utilizavam os discípulos para se refere a eles mesmos.
O símbolo da cruz foi usado somente a partir do 4° século. Não há indícios da
comunidade primitiva que eles usavam a cruz como símbolo. O que eles usavam era
o peixe em referencia a Yisrael, que ao ir-se as nações si multiplicaria como
os peixes, e nos últimos tempos Deus os vai tirar das nações para re-adota-los
e torna-lo novamente parte do seu povo.
De modo que
nesta passagem de Gênesis 1:20 temos uma pista do que o Eterno vai fazer no
futuro ao tirar suas ovelhas perdidas da Casa de Yisrael dentre as nações, que
é justamente o que estamos fazendo.
Gênesis 1:20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente
répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
Então aqui
em Gênesis 1:20 disse que as águas abundem de uma palavra que foi dita pela
primeira vez nas Escrituras que é a palavra (חַיָּה
נֶפֶשׁ) nefesh chayah. Esta é a primeira menção
desta palavra e cada vez que temos uma menção que é importante, tem que ser
definida muito bem para que fique bem claro, porque o que é (חַיָּה נֶפֶשׁ) nefesh
chayah ? Que se traduz aqui em Gênesis 1:20 como seres viventes?
Em seu conceito mais primitivo o que significa nefesh?
Alguém pode dizer que é a alma, porém o que significa a palavra alma? Porque
atualmente se vê uma grande quantidade de estudos sobre a alma do ser humano.
Porque esta alma (nefesh) aqui na criação dos animais é a mesma Nefesh chayah
que se utiliza para o ser humano.
Em Gênesis
1:20 está falando de seres aquáticos, de peixes e de aves e se fala de nefesh.
Então a nefesh não tem haver conexão com o corpo em si, senão que é outra coisa
totalmente diferente, e a raiz da palavra nefesh é a palavra (נפשׁ) nafash
que literalmente significa respirar ou ter refrigério. Isto significa Nafash em
seu sentido mais primitivo. Então aqui nos fala como algo que não é físico,
porque se houvesse sido esta palavra Nefesh quando foi traduzida a Septuaginta,
e foi a primeira vez que o texto hebreu do Antigo Testamento foi traduzido a
outro idioma, e muitos rabinos não estavam de acordo que a Toráh fosse
traduzida, e de acordo a historia foi um dia de luto em Yisrael quando se
traduziu a Tanach a outro idioma, porque para muitos judeus este dia começou o
deterioro do entendimento da Toráh e porque? Porque a na hora de traduzir-se um
idioma já se perde muitíssimo da sua essência, porque pode ser que em outro
idioma não exista as equivalências exatas das palavras, e então já se muda um
pouco o sentido.
Agora
imagine a nós que usamos as traduções de traduções, então já estamos em
problemas. Então temos que ir o mais possível ao original. Então a palavra (נפשׁ)
Nafash na Septuaginta que de alguma maneira é importante e porque? Porque se
chama Septuaginta porque se juntaram seis eruditos escribas que conheciam
perfeitamente o hebraico e perfeitamente o grego, e foram seis de cada tribo de
Yisrael. Ou seja, foram 72 escribas eruditos em hebraico e em grego, e
traduziram do hebraico ao grego.
E a historia
também conta que incluso eles se separaram para que cada um fizesse sua
tradução e depois se juntaram para comparar as traduções e foi exata, ou seja,
que foi uma coisa milagrosa a maneira que se fez. Então a Septuaginta é
muito importante, pois na hora de
entender certos conceitos. E esta palavra (נפשׁ) Nefesh em hebraico quando se
traduziu a Septuaginta foi traduzida como a palavra psiquê (ψυχή) (e
daí vem a palavra psicologia), e se traduziu como mente. Então o que é que faz
com que este corpo funcione? Ou seja, se eu decido caminhar quem da a ordem ao
meu pé que dê um passo? O cérebro, a mente. Então basicamente tudo está na
mente, no cérebro, porque medicamente em qual momento ocorre a morte do corpo? Quando
o cérebro deixa de funcionar e ai o corpo já não tem vida.
Então temos
que entender נֶפֶשׁ nefesh como
o que faz com que o corpo funcione, e isto é comum tanto a seres humanos como a
animais, porque o que é que faz com que um peixe se mova, ou que um pássaro
voe, que tenha instinto e etc.? não é o corpo em si senão é algo que está
dentro do corpo, e é isto que dirige o corpo. Então esta Nefesh Chayah é o que o Eterno cria neste momento
que é tanto comum aos animais como ao homem, e a diferença quando o homem foi
criado se introduz outra palavra que é a palavra (נִשְׁמַת)
Neshemá. Então aqui Deus cria a Nefesh Chayah que é a parte de respiração
interna, esta parte que da alento ao corpo, que oxigena o corpo e faz com que o
corpo se mova.
E no Paleo
Hebraico a palavra נֶפֶשׁ nefesh, os
símbolos que se utilizam é a letra Nun (נ)
que é uma espécie de espermatozóide A letra
Pêi (פ)
é uma bocae incluso em hebraico a palavra
boca é pê. E a ultima letra é a letra Shin (שׁ)
que é uma espécie de uns dentinhos de frente
como algo que se mostra Então No conceito mais primitivo a palavra נֶפֶשׁ Nefesh tem haver com a semente que da alento, com
a semente mais primitiva que faz com que o corpo se mova. E esta Nefesh se
menciona aqui no mundo animal, quer dizer que no mundo vegetal não se menciona
porque os vegetais não tem nefesh, não tem esta mente, esta maneira de viver e
de onde o mundo vegetal obtêm sua energia? Principalmente do sol e logo
transmite aos animais e logo se inicia toda cadeia alimentar.
Então o
mundo animal e o mundo vegetal já tem dois conceitos diferente. Então a palavra
Nefesh se traduz como Psiquê no grego e segundo o site Wikipédia disse o
seguinte:
A psique do grego ψυχή, psyché, «alma» é um conceito procedente da cosmo visão da antiguidade
Grécia, e que designava a força vital de um individuo, unida a seu corpo em
vida e desligada deste trás sua morte. O término se mantêm em varias escolas de
psicologia, perdendo em geral seu valor metafísico:
se converte assim na designação de todos os processos e fenômenos que fazem a mente humana como uma unidade.
(Wikipédia)
Ou seja que
na psicologia todos os conceitos de processos mentais que se realiza na mente,
por isto dentro do Judaísmo existe diferentes explicações da alma ou nefesh,
existe livros inteiros sobre o que é a alma, porém essas explicações da alma e
essas pessoas que escreveram sobre a alma de onde eles tiraram esses conceitos?
Porque na Toráh não define o que é a alma. Então de onde eles tiraram esses
conceitos. Na Enciclopédia Judaica se encontra certas ideias do judaísmo do que
é a nefesh tem sido influídas pelo Neoplatonismo, por Platão que se colocou a
explicar, a filosofar do que era a alma e todos os filósofos gregos filosofavam
da essência da vida, da alma. Então o judaísmo foi influído por todos esses
conceitos, e por isto atualmente dentro do judaísmo existe toda uma doutrina do
que é a alma.
Porém as
vezes um dos problemas que nos ocorre quando estamos aprendendo raízes
hebreias, é que começamos a estudar fontes judaicas pensando que eles devem ter
a definição correta, porém nos damos conta de que eles também tem sido
influídos por civilizações anteriores, civilizações grega, egípcia e do oriente
médio. Então estamos em um problema, então o que temos que fazer é procurar
saber o que significa a palavra em si, saber as ocasiões em que aparecem nas
Escrituras, como se traduz, saber como os profetas utilizam esta palavra
nefesh, e desta maneira se torna mais simples.
Porque todas
as vezes que se traduz nas Escrituras a palavra Nefesh, pois tem haver
basicamente com esta parte interna que da vida ao ser humano. Então demos que
mostrar o que disse as Escrituras especificamente o que é esta Nefesh ou aonde
estar esta Nefesh, porque será que podemos ver a alma ou aonde se encontra esta
alma. E o interessante que a explicação está na própria Toráh, e existe um
texto muitíssimo importante para poder começar a entender o que é a alma, como
funciona a alma e aonde estar a alma.
Levítico 17:11
"Porque a vida (nefesh) da carne
está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação
pelas vossas almas; porquanto
é o sangue que fará expiação pela alma".
Aqui está
dizendo que a vida da carne está no sangue, porém em hebraico não disse a vida,
disse a Nefesh
Ki-nefesh habasar badam hi va'ani netativ
lachem al-hamizbe'ach lechaper al-nafshoteychem ki-hadam hu banefesh yechaper
כי נפשׁ הבשׂר בדם הוא ואני נתתיו לכם על־המזבח
לכפר על־נפשׁתיכם
כי־הדם הוא בנפשׁ יכ
Aqui está
dizendo que a vida da carne está no sangue, porém em hebraico não disse a vida,
disse a Nefesh do corpo humano estar no sangue. Então pela primeira vez eu
entendi o conceito da alma como nunca antes tinha visto com este verso, porque
você e eu sem duvidas em cada vez que pensamos na alma, nós imaginamos como um
fantasma, como uma visão de alguém de branco, porém esta nefesh também está nos
animais. Então os animais também tem isto e isto tem que ser algo comum a
peixes e a animais e incluso a homens.
Levítico 17:11
"Porque a vida (nefesh) da carne
está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação
pelas vossas almas; porquanto
é o sangue que fará expiação pela alma".
Então a alma
é o sangue de acordo ao texto hebreu, porque quando de alguém o sangue começa a
sair estar saindo a alma. Então podemos ver a alma? Nós podemos ver o liquido
vermelho, porém o interessante é o que tem neste liquido vermelho? Porque este
liquido vermelho é tão importante? Porque sem este liquido vermelho não podemos
viver.
Levítico
17:14 Porquanto a vida (nefesh) de toda a carne é o seu sangue; por
isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne,
porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será
extirpado.
Ki-nefesh kol-basar
damo venafsho hu va'omar livney Yisra'el dam kol-basar lo tochelu ki nefesh
kol-basar damo hi kol-ochlav yikaret.
Então quando
alguém está comendo sangue na verdade está comendo a alma, está comendo a
essência dessa criatura, parte dos seus instintos de toda natureza desde
animal, e é interessante que no sangue está muitas questão de toxinas que não é
bom comer.
Outra
passagem que implica que ao derramar o sangue está sendo derramado a alma
(nefesh), e por isto que o Eterno colocou o sangue para fazer expiação, para
pagar um resgate de cubrir. Quer dizer que eu e você no momento em que
transgredimos, que pecamos contra os mandamentos divino somos culpáveis e
merecemos um juízo, e tem que ser oferecido algo por aquilo que contaminamos,
que é a nossa alma, o nosso sangue que contaminamos, e tem que ser oferecido
algo e o que é que o Eterno colocou como expiação ou pago de um resgate por
nossas almas? O sangue e por isto tem que se derramar sangue de animais
inocentes, e em Isaías 53:10 uma vez mais se menciona a palavra nefesh:
Isaías
53:10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o
enfermar; quando a sua alma
(nefesh) se puser por expiação
do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom
prazer do Senhor prosperará na sua mão.
E esta
palavra “posteridade” é a palavra (זֶ֖רַע)
Zera (semente). Então aqui está dizendo que quando o Servo Sofredor colocar seu
sangue, sua nefesh, isto é o que produzirá sementes que ressuscitem. Então o
que estava fazendo Yeshua ao derramar seu sangue? O que na verdade Ele estava
derramando? Sua nefesh por todos nós, sua essência estava sendo derramado e sua
essência o que era? Inocente, o Justo pelos injustos para levar-nos ao Eterno.
Assim que em
resume temos que entender a nefesh como um conceito Bíblico e não como um
conceito filosófico. Devemos entender o conceito de alma de uma maneira mais
simples. Então o que foi criado no quinto dia que seria usado para todo reino
animal e incluso o ser humano, foi a alma que se encontra no sangue e que leva
a vida para todo o corpo. E para entender melhor o conceito do sangue e como
está ligada sua função a mente ou cérebro, porque nefesh também se traduz como
psique, portanto também tem haver com o cérebro, então o sangue e o cérebro tem
uma função muito especial para o corpo.
E os médicos
explicam como funciona as propriedades das funções e as propriedades do sangue,
porque o que nós vemos é o liquido vermelho. Então este liquido vermelho visto
em um microscópio tem algo que ai dentro está a alma. Então a alma, a nefesh se
encontra neste liquido vermelho que serve para controlar todo o corpo. E o
interessante que a palavra Nafash halito, respiração, o que faz com que todo o
corpo respire e funcione todo corpo.
E a palavra (נפשׁ) nafash também se traduz como
psique, que tem haver com a mente e o cérebro. Então quando a morte cerebral
neste momento se acaba a função da alma, que estar dentro do cérebro e dentro
do sangue.
Desta
maneira podemos dizer que o Eterno criou a maravilha do sistema circulatório
dirigido pelo cérebro, e que a lhe da a vida a todos os seres viventes, o qual
é o equivalente da nefesh que se traduz coimo seres viventes, a peixes, aves. E
a Neshema é o que si coloca na nefesh para que seja um ser humano e nos faça
diferentes dos animais, porque Deus cria o ser humano não disse: produzam as
águas o ser humano, pelo contrario o Eterno disse: Façamos. E neste momento
Deus criou diretamente o ser humano diferente dos animais, porque a ordem foi
que a terra, o mar produzissem seres vivos.
E o
interessante que esta população de vida que cria as ilhas, e ao homem se
ocorreu esta teoria tão absurda da evolução que transgredi leis. Por isto é
teoria, é uma ideia e é impossível porque atualmente está totalmente
demonstrado que a teoria da evolução é impossível. Então a
nefesh é algo se foi colocado dentro do sangue, que faz com que o corpo possa
viver desde de um inseto até um ser humano, isto é como aos seres vivos porque
quando abrimos um peixe ou qualquer outro animal, nós veremos neles o sangue.
Porém Gênesis 1:20 disse (חַיָּה נֶפֶשׁ) Nefesh chayah, e esta palavra
chayah (חַיָּה) que se traduz como vida, em sua
forma mais primitiva também podia traduzir-se como apetite e incluso estomago
cheio, porque em Jó podemos encontra esta tradução
Jó 38:39
Porventura caçarás tu presa para a leoa, ou saciarás a fome dos filhos
dos leões,
E a palavra
fome aqui em hebraico é a palavra chayah (חַיָּה). Então nefesh chayah é esta parte
interna que estar no sangue que faz com que o corpo viva, que faz com que o
corpo se nutra, e que sem isto nenhum ser vivo, nenhum organismo vivo poderá
seguir vivo, isto é a nefesh.
Gênesis 1:21 E Deus criou as grandes baleias,
e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme
as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que
era bom.
Vayivra Elohim et-hataninim hagedolim
ve'et kol nefesh hachayah
haromeset asher shartsu hamayim le-minehem ve'et kol-of kanaf leminehu vayar
Elohim ki-tov.
E aqui se
menciona a palavra baleias que em hebraico é a palavra Taninim (תַּנִּינִם)
que em outras ocasiões se traduz como dragão, como besta e aqui como baleia. E
aqui já entra o ponto de todos os seres vivos que o Eterno cria no quinto dia
de maneira simultânea, aves, peixes, grandes criaturas marinhas e tudo isto
ocorre em um dia, que de acordo a teoria da evolução toda questão desses
animais gigantes, vamos saber que todo este conceito dos dinossauros dos quais
se falam hoje é um conceito que esta escrito em Gênesis, esta escrito no livro
de Jó aonde existe referencias sobre esses monstros, esses gigantes.
E de acordo
a teoria da evolução que existia 65 milhões antes do ser humano, porém o que
disse a Bíblia acerca dos dinossauros? Isto veremos no seguinte estudo e veremos
se será verdade ou não se esses monstros existiram 65 milhões de anos antes do
ser humano, será que esses dinossauros é como se apresentam na tela dos
cinemas? Ou o que disse a Bíblia acerca desses monstros gigantes, tanto animais
marinhos como animais gigantes terrestres que também aparece na Bíblia essa
classe de monstro. E no seguinte estudo sobre a criação dos monstro, veremos a
impossibilidade da evolução de que os seres vivos com toda sua maravilha da
criação, seja um produto de um acidente, de explosões....
Interessante. Por este motivo não concordo que temos que primariamente estudarmos a língua original e bla bla bla. Pois se cremos que Deus falou a Palavra D'le temos-a por completo! E uma única referência em outro livro desapercebido poderá nos ajudar. Sem contar que temos o Santo Espírito D'le para nós ajudar. Ademais não devemos menosprezar os estudos das línguas nativas bíblica, porém PRIMARIAMENTE estudamos e verificamos na própria Palavra.
ResponderExcluirQuanto ao tema. Além de sermos um Ser Vivente que nos proporciona termos a Alma vivente como os outros animais, temos o espírito que fora dado a nós pelo Eterno. Tal sopro é o que se intitula nossa 2ª alma ou nosso espírito. Este que se encontra "morto" para com o Eterno tendo a ligação por Cristo.
Paz. = ]
Grato Abraão por interagir em nosso blog. Porém, na realidade não entendi seu comentário, pois não tem uma finalidade e nem um objetivo, peço que seja mais claro em suas palavras...
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