sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Panorama da Carta aos Gálatas





Neste estudo da Carta de Paulo aos Gálatas vamos usar términos hebreus, porque cremos que esta Carta foi escrita em Hebraico e sabemos que Yeshua e os apóstolos foram judeus, e por suposto que eles tinha uma visão hebreia para fundamentar seus escritos. E sobre tudo esta carta de Gálatas tem muito haver com os judeus, com as questões dos judeus, com términos como "Judaizar".

Esta carta tem como propósito de responder muitas perguntas do porque o mover das questões judaica em algumas denominações que estão estudando as raízes Hebreia da fé cristã.

Dentro das diferentes denominações evangélicas protestantes o conceito que se tem da Carta aos Gálatas é que “não estamos debaixo da lei senão debaixo da graça” e este é o conceito mais importante na cristandade, que diz que somos justificado pela fé, que somosjustificados pela graça, que não é por obra, que não temos que fazer absolutamente nada porque toda obra já foi completada por "Cristo". Então segundo o cristianismo já não precisamos guardar os mandamentos da Lei de Moisés porque estamos debaixo da graça. Este é o fundamento da teologia cristã.

Porém através deste estudo da Carta ao Gálatas verso por verso vamos descobrir se este fundamento do cristianismo é um fundamento solido, se é um fundamento que está sobre a rocha ou se é um fundamento que se está sobre a areia. Então nosso objetivo é fazer com que você tenha a capacidade de compreender esta carta como nunca antes havia entendido.

E qual é a importância disto? O que é que tem produzido este entendimento por parte da teologia cristã acerca da Lei de Moisés, acerca da graça e a cerca da fé? Qual é o resultado desta compreensão e deste entendimento? O resultado é que tem sido séculos de separação, séculos de rejeito e incluso séculos de morte por parte da cristandade ao povo judeu. Então séculos de rejeito, séculos de objeções contra tudo que tem haver com a Lei de Moisés, com o povo judeu. Então neste estudo vamos saber se esta teologia que se formou por parte do cristianismo, é o entendimento do apostolo Paulo, se é isto que o apostolo Paulo quis transmitir, porque se o apostolo Paulo hoje estivesse em uma reunião de domingo e escutasse a famosa frase cristã: "Não estamos debaixo da lei, senão debaixo da graça, que a salvação é por fé, não tem mais necessidade de cumprir os mandamento da lei, porque quem trata de cumprir a lei de Moisés está debaixo da maldição" o que será que o apostolo Paulo faria se estivesse sentado ao ouvir isto de um pregador? Neste estudo vamos descobrir.

Uma das razões de ler a Carta aos Gálatas é para entender o que a teologia católica protestante diz, porque muitas coisas que citaremos neste estudo coisas que os cristãos acreditam. O ênfase da teologia cristã sobre a Carta aos Gálatas é que qualquer doutrina que trata de enfatizar do esforço humano é uma negação da graça de “Cristo”. E por isto existe frases na Carta de Gálatas que parece que a fé e obras é algo meio contraditório. E vamos ver alguns texto neste carta como por exemplo quando Paulo disse: "se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará." (Gálatas 5:2) Ou seja, como que dando a entender que se assim fizermos estamos caído da graça.

Também um dos temas que se menciona nesta Carta é a relação dos gentios com os judeus. Ou seja, como os gentios podem ser salvos, e o termino gentio já que Paulo foi enviado aos gentios, e os gentios é um termino que se utiliza para se referir aos estrangeiros, aos que não são descendentes biológicos de Abraão Isaque e Jacó. Então qualquer pessoa que não seja descendente de Abraão Isaque e Jacó é considerada um gentio, uma pessoa dentre as nações. Então dois tipos de pessoas, e como se chama a descendência de Abraão Isaque e Jacó? Se chama o Povo de Yisrael, e aos que não são descendentes de Abraão Isaque e Jacó são chamadas de gentios. E este é um tema fundamental porque disto é do que se trata a Carta aos Gálatas e todo ministério de Paulo, porque Paulo foi enviado a quem? As nações.

Quem escreveu a Carta ao Gálatas? Foi o apostolo Paulo e seu nome original é Shaul que era o mesmo nome do primeiro rei de Yisrael Saul que também se chamava Shaul que significa: Desejado. E Paulo ele mesmo se intitula apostolo e este titulo atualmente está na moda aonde pessoas se levanta por ai dizendo-se ser apostolo. E a palavra apostolo em hebraico é a palavra Shaliach e no decorrer do estudo explicaremos o que significa. O tema central da Carta aos Gálatas é a Tradição Oral Judaica. Ou seja, a Toráh Oral, e a palavraToráh é a palavra hebreia que se utiliza para a palavra Lei. E a palavra Toráh em hebraico significa literalmente Instrução, ensinamento, doutrina. E a palavra Lei que está nas traduções das Bíblias não é uma tradução muito correta, porque a tradução da palavra Toráh ao grego é a palavra Nomos, e Nomos em grego significa Lei. Porém geralmente quando se escuta a palavra lei é com uma conotação negativa, como algo que escraviza. Porém na realidade no pensamento hebreu a palavra Toráh tem uma conotação contraria a tradicional que é algo negativo, no pensamento hebreu a palavra Toráh tem uma conotação positiva, já que a palavra Toráh é Instrução.

No Paleo Hebreu a palavra Toráh (תורה) tem haver com a conotação de Caminho, de Instrução, Doutrina. Então o caminho é como devemos caminhar, por aonde devemos ir. A palavra mandamento em hebraico é a palavra Mitzvah (מצווה) que no Paleo Hebreu significaSinal, Direção. Assim como se caminha em um caminho e se ver os letreiros aonde ir, então os mandamentos são a direção. Então todo o tema da carta ao Gálatas é as Instruções, os ensinamentos Oral. Dentro da fé judaica não está somente a Toráh Escrita, a Lei que foi dada a Moisés, senão também existe uma Toráh Oral.

A Carta aos Gálatas se situa na Galáxia conhecida como Ásia Menor o atual país da Turquia, e esta Carta foi escrita segundo muitos como um dos primeiros escritos do Novo Testamento entre o ano 50 e 55 aproximadamente DM. E porque esta Carta foi escrita? Esta carta foi escrita para restaurar a Toráh, a Instrução Escrita como a máxima autoridade do crente tanto judeu como gentio, e no final deste estudo no capitulo 6 veremos que a razão de Paulo ter escrito esta carta, foi para restaurar a Lei Escrita como a máxima autoridade. Ou seja, existe somente um caminho tanto para judeus, para gregos, para todas as nações que queiram fazer parte da herança.

Neste estudo verso por verso vamos dividir a Carta aos Gálatas em três partes, e lembremo-nos que as Cartas do Novo Testamento em seu original, e quando Paulo escreveu suas cartas obviamente não havia números de capítulos e nem números de versículos. Então quando Paulo estava escrevendo ele escrevia como realmente se escreve uma carta. Os números foram colocados depois para fazer as concordâncias aonde se pudesse encontrar facilmente as passagem. Porém as vezes esses números são um pouco enganoso, porque se a pessoa não aprende a estudar os escritos do principio ao fim são perigosos e porque? Porque se a pessoas somente aprende a estudar a Bíblia por números, por versículos a fé desta pessoa será uma fé de pedaços e na realidade a pessoa não vai aprender muito do que ela tem memorizado na cabeça, porque a pessoa terá um versículo de vários lugares qual cada contexto foi escrito em circunstancia diferentes.

Então uma das tragédias mais graves e uma das razões principais pelas quais há uma falta de conhecimento das Escrituras é o sistema de ensinamento, porque se o sistema de ensinamento é equivocado, então obviamente o ensinamento também será equivocado, se o sistema de ensinar está mal o aprendizado das pessoas será equivocado, e qual é o sistema de ensinamento que se segue praticamente na maioria dos movimentos que dizem que a Bíblia é a palavra de Deus? É por meio de pedaços, que dizer, por meio de versículos.

Um pregador vai dar um tema, dar seu testemunho e saca um versículo daqui, um versículo dali e assim passa uma hora e as pessoas vão embora com a mensagem do pregador, porém se foi com três quatro versículos que muitos deles nem sequer se harmonizam no tema que foi dado, porém como ele buscou em uma concordância a palavrinha que tinha haver com o tema, e esta palavra pode muitas vezes aparecer no versículo porém não tem nada haver com o tema que esta se falando a pessoa.

Então as pessoas levam anos estudando versículos e na realidade nem sequer sabem do que se trata a Bíblia. Então este é um sistema equivocado que produz muita ignorância do contexto real das Escrituras. Porém como deve ser estudada as Escrituras? Como estudavam as Escrituras os apóstolos? Será que eles abriam a Bíblia em 1 Tessalonicenses 4:5? Não, eles chegavam liam toda a carta e entendiam perfeito e porque? Porque no dia de hoje não poderíamos somente ler a carta de Gálatas do principio ao fim, e porque agora necessitamos de um seminários de 08:00 horas para entender um escrito que poderíamos entender em 20 minutos? Porque tem se passado quase 2.000 anos de que se escreveu e o contexto em que vivemos é totalmente diferente, viemos de uma formação ocidental cristã muito diferente ao contexto em que viveu o apostolo Paulo e os gálatas.

Então agora necessitamos redefinir um monte de conceitos e de palavras técnica, porque tem muitas palavras que Paulo utiliza que são difíceis de entender, que pelo contexto que temos entendemos de maneira diferente, conceitos tão básicos como a palavra Salvação,porque pode ser que alguém escute a palavra salvação e para ela possa ser que esta palavra significa uma coisa, porque quem define o que a pessoa crer por salvação? Pois a teologia cristã em que esta pessoa foi educada. E será que o conceito de salvação é o mesmo para um hebreu educado aos pés de Gamaliel do 1° século e é o mesmo para nós? Será que o conceito de fé é o mesmo para Paulo e para nós a 21 séculos de distancia? Dificilmente é o mesmo. Então temos que fazer um trabalho de arqueologia, um trabalho de escavar as Escrituras para conhecer o contexto histórico e entender conceitos difíceis. Então tudo isto foi porque tocamos no termino do que significa Toráh.

Então o livro de Gálatas se divide em três partes para facilitar este estudo.
A primeira parte é o capitulo 1° Aonde o tema é que somente existe um Evangelho Verdadeiro. Porém será que o que nós em toda nossa vida escutamos da palavra Evangelho desde uma perspectiva cristã, é o mesmo que a palavra Evangelho para o apostolo Paulo? Então no capitulo 1° vamos definir o que significa a palavra Evangelho. E uma vez que entendamos o que significa Evangelho vamos estar de acordo com Paulo que somente existe um Evangelho verdadeiro.

A segunda parte os capítulos 2 - 3 e 4 é a parte mais tensa, mais complexa de toda Carta ao Gálatas que é a Tradição Oral, e ai nesses capítulos vamos definir términos técnicos e difíceis como as Obras da Lei, e o que significa este termino. O que é o Julgo da Lei, o que significa a escravidão da lei, e o que significa o conceito “não estamos debaixo da lei senão debaixo da graça” será que está se referindo a Lei de Moisés, que não temos que obedecer a Lei de Moisés? Será que estas Obras da Lei está se referindo a fazer obras da Lei de Moisés? Isto veremos nesses capítulos 2-3-4.

E a conclusão da Carta como todos escritos de Paulo, porque Paulo na primeira sessão das suas cartas ele fala de questões doutrinais muito complexas. E na segunda parte das suas cartas Paulo já nos da aplicações praticas a doutrina. Quer dizer que a mensagem de Paulo não é somente doutrinal, intelectual, tudo isto se traduz em uma vida totalmente mudada, em uma nova criatura. Então a conclusão da sua carta se da como a Verdadeira liberdade no Messias. O que significa ser livre no Messias? Porque qual é a diferencia ente escravidão e liberdade? Isto veremos na conclusão.


Então vamos saber somente nesta introdução 2 versículos que é a identidade do gálatas, quem são os destinatários da carta de Paulo aos Gálatas.





Raízes Hebreia da Fé                                                               Gálatas

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