terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Apocalipse 01 - a revelação de Yeshua Parte 03



A REVELAÇÃO DE YESHUA PARTE 3

No estudo passado nós paramos em Apocalipse 1:4 que disse:

Apocalipse 1:4  João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

No estudo anterior analisamos esta frase “Graça e PazChessed VeShalom, e a palavra Chessed é um dom gratuito de Deus que representa seu atributo de bondade e de ternura. Sem conhecer este atributo Divino o ser humano não pode ter Shalom que é muito mais que paz. Porque geralmente a palavra Shalom é traduzida como Paz, porém esta palavra tem um significado muito mais amplo, porque a palavra Shalom vem do verbo Completar, Saciar, satisfazer e pagar.

Quando vamos pagar algo, o verbo pagar em hebraico é o verbo Meshalem, e Meshalem é completar algo, satisfazer. Então quando João aqui está dizendo Shalom a Vocês, o desejo é que se completem, que se satisfaça totalmente o plano que Deus tem para vocês.

Apocalipse 1:5  E da parte de Yeshua o Messias, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

E aqui vamos analisar estas palavras “a fiel testemunha” e a palavra “testemunha” que aparece aqui é a palavra hebreia (עד) Ed que são as letras Ayin (ע) e a letra Dalet (עד) - (ד) e aqui nós vamos entender esta palavra e incluso a origem mais antiga, desde o Paleo Hebraico que foi com o que Moisés escreveu a Toráh, e este hebraico atual com seus caracteres é derivado dos caracteres do aramaico, porém as letras originais da época de Moisés é o Paleo Hebreu. Ou seja era caracteres pictográficos aonde cada letra eram uma espécie de desenho aonde cada letra representa algo.

De maneira que a linguagem hebreia na época de Moisés era uma linguagem que conhecer a palavra e ver os desenhos a pessoa já sabia qual era a ideia que havia por traz disto. Ou seja, era conceitos concretos ao invés de conceitos abstratos, e qual é a diferença entre um conceito concreto e um conceito abstrato? Por exemplo a palavra pai em hebraico é a palavra Av e na mente e na imaginação hebreu daquela época quando via as duas letras que formavam a palavra (אב) av (pai) implicava uma ideia concreta, algo que podia ser palpável. Então algo concreto é algo que nós podemos palpar com os 5 sentidos.

Abstrato é algo que não podemos palpar, é algo como imaginário. Então quando você escuta a palavra pai em Português não temos definição senão como um pai da de uma casa. Ou seja, que a palavra Pai em si não significa NADA é somente um sonido. E uma linguagem é um acordo. Ok a palavra pai vai estar de acordo que é aquele que nos engendrou, então cada vez que eu diga pai você já sabe ao que estou me referindo. Porém em si a palavra pai não significou nada.

Porém a maneira de se colocar de acordo naquela época já que a origem do hebraico é o fenício, e a maneira que eles se colocavam de acordo para colocar por escrito ou representar aquilo que eles queriam falar era através de desenhos. Então eles diziam: Bom como vamos representar o pai ou o patriarca da tribo e da família? Qual é a ideia que você tem do pai da casa?  O que você imaginaria ao pensar no pai, no homem da casa? Então outro dizia: Bom eu imagino a fortaleza, a força da casa, o que dirige o lugar. E como um agricultor daquele época com o que podemos comparar se vamos tratar de refletir com coisas que estamos dizendo que podemos apalpar da natureza? Com o que eles tinham contato com a natureza para dizer: isto é bem forte? Pois um touro, eles viam um touro e viam que o touro é muito forte.

Então o touro representa força, fortaleza. Então quando quisermos falar força e fortaleza vamos desenhar a cabeça de um touro  e cada vez que quisessem mencionar a palavra força ai estar o touroE ao expressar algo imaginário do que você queira expressar como Deus, a força, o grande, o Pai dos pais. E o conceito de Deus no Paleo Hebraico é representado com a cabeça de um touro. A letra Alef (א)é representada pela cabeça de um touro que representa a Deus no Paleo Hebraico.

Então desta maneira ai estar a fortaleza. E a seguinte letra para formar a palavra Av (Pai) é a letra Bet (ב) que no Paleo Hebraico é o desenho de uma tenda de campanha. Então se você combina estas duas letrasforça e casa, então o que está implicando? A força da casa, a fortaleza do lugar. Então se você quer saber o que significa a palavra Pai, o conceito mais básico e mais primitivo e ai você entende a função do pai que é ser a força da casa.

Da mesma maneira a Mãe que em hebraico é a palavra Ima, que são as letras Alef (א) que como já vimos representa força, fortaleza. E a letra Mem (מ) que no Paleo Hebraico é o símbolo para a águaEntão juntando as letras Alef e Mem temos água forte. Então curiosamente eles ao apegamento eles chamavam assim água forte porque? Porque pegavam. De maneira que conhecer Ima (Mãe) que é água forte , então qual é a função da mãe? Que a mãe é o apegamento do lugar, a mãe é o que uni a família. E assim nós poderíamos ir com todas palavras hebreias para entender que todas tem uma função e uma razão de ser.

Então aqui em Apocalipse 1:5 no caso da “testemunha” e se analisamos esta palavra no conceito concreto que se forma pela letra Ayin (ע) que no hebraico antigo representa o OlhoE incluso a palavra olho em hebraico se diz Ayin. E o que faz uma testemunha? Uma testemunha é aquele que vê. 

E depois vem a letra Dalet (ד) que no Paleo Hebraico literalmente significa Porta Ou seja, é o que está exposta da tenda de campanha já que nesta época os hebreus viviam em tendas. Então isto é como o que se dar a conhecer que está exposto.

Então o que uma testemunha faz é expor algo que viu. Este é o conceito de testemunha. Então as implicações desta palavra Ed é imagem, porta, manifestação, testemunho. Então Yeshua é a testemunha e qual é sua função? Sua função é ser a porta, ser a imagem, ser aquele que dar a conhecer algo, ser o que dar testemunho de algo. Então depois desta palavra “testemunha” em Apocalipse 1:5 vem a palavra (Fiel) que em hebraico é a palavra (נֶּאֱמָן) Neeman. E recorde que em hebraico toda palavra tem uma raiz de três letras, e no Paleo Hebreu a raiz era de duas letras. E a raiz da palavra Fiel (Neeman) é a letra Alef (א) Men (מ) e a letra Nun (ן). E se colocarmos estas três letras juntas  אָמֵן e tratamos de pronunciar o que diríamos? A palavra Amén.

Agora você vai entender porque quando se termina uma oração dizemos Amén. E o que estamos dizendo quando falamos Amén? Estamos dizendo Deus é Fiel, porque o que Ele disse vai se cumprir. É uma asseveração de confiança de que Ele vai cumprir o que Ele disse. E é sumamente importante entender estar raiz, porque em seu sentido mais simples desta raiz vem as palavras Amén, Fé, Crer e o verbo Crer é o verbo Le'amim e incluso tem uma canção que diz:

 Ani ma'amin, Be'emuna shelema Beviat hamashiach ani ma'amin

Eu acredito com plena fé Na vinda do Messias, eu acredito.

E esta frase “Ani ma'amin” significa Eu creio, eu confio, eu estou seguro, eu tenho plena confiança, ‘Be'emuna shelema” Emuna é Fé e “shelema” vimos logo no começo que é de onde vem a palavra Shalom “emuna shelema” é Fé Completa, uma fé perfeita, fé que já chegou a absoluta certeza de que vai se cumprir que o Mashiach vai vir. E a musica termina dizendo:

v'af al pi sh'yitmameah, im kol zeh achakeh lo b'chol yom sheyavo.
e embora ele possa demorar, apesar de isso eu vou esperar por ele todos os dias para que ele possa virPorque eu sei que o que Deus disse é Fiel.

E tem outras palavras que é muito importante que saibamos que tem a mesma raiz, e se tem a mesma raiz então tem a mesma ideia. Por exemplo: A palavra Confiança, em Yisrael um treinador se chama Meamen e esta palavra tem a mesma raiz da palavra Fé, e qual é a função de um treinador? Transmitir seu conhecimento para treinar e capacitar ao aluno para que ele possa desempenhar-se. Então podemos dizer que quando um treinador estar treinando ele estar transmitindo fé a seu aluno.

Quando nós estamos criando a nossos filhos, nós estamos transmitindo nosso conhecimento, estamos transmitindo confiança e eles estão aprendendo a ser fiel aquilo que eu estou lhe ensinando. Então todas essas palavras estão relacionadas com a raiz Alef (א) Men (מ) e a letra Nun (ן). Então isto nos livrará de uma vez por todas do mal entendido e a confusão ao pensar que a fé e a observância da Lei seja duas coisas contraditórias, porque em que temos que treinar uma criança em seu caminho?

Provérbios 22:6  Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

O que foi mandando ao povo de Yisrael que fizesse com os filhos desde de criança?

Deuteronômio 6:6  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

Deuteronômio 6:7  e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

E quais são essas palavras que nos manda ensinar aos filhos desde pequenos? A Toráh, a Lei. Então quando os pais estão instruindo a seu filho no caminho, estão instruindo, ensinando a palavra de Deus desde pequenos, estão ensinando as letras hebreias, as palavras e o filho vai entendendo todo esses conceitos de maneira bem simples. E ao estar fazendo isto você estar transmitindo a teu filho a Instrução de Deus, e se eles se mantêm fiel a essas instruções então ele tem fé.

Então por isto é uma contradição dizer que não necessitamos mais da Lei porque eu sou salvo pela fé. Isto é uma contradição absoluta, porque ter fé implica isto seguir a Lei de Moisés. Então conhecendo esses conceitos vai nos livrar desta contradição que a teologia cristã tem promovido. E em seu sentido mais primitivo vamos saber esta raiz Alef (א) Men (מ) e a letra Nun (ן).

Nós já vimos que a letra Alef (א) é a cabeça de um touro  Depois vem a letra Men (מ) que representa água  E depois vem a letra Nun (ן) que era representada por uma semente

E o curioso é que faz 3.500 (três mil e quinhentos anos ou mais) já representavam como se fosse um espermatozoide sem sequer terem microscópio. Então daí já começamos a entende o conceito de vida, de onde vem a vida. De modo que o conceito hebreu primitivo e concreto oposto ao conceito grego abstrato, a filosofia grega é abstrata por isto o conceito da cristandade é somente crer, é somente ter fé e na realidade a pessoa não sabe do que está falando. Por isto muitas pessoas dizem: ah eu tenho fé no Brasil, eu tenho fé que Neymar vai fazer gol esta semana.

Então podemos aplicar a fé a isto já que a fé esta como um conceito totalmente subjetivo, abstrato e por isto muitos dizem: Sabe que mais, cada um com sua fé. Ok está bem, porém se vamos saber a fé hebreia então não é cada um com sua fé, temos que nos colocar de acordo sobre o que é a fé da qual falaram os profetas, os apóstolos. Por isto Judas disse que tínhamos que combater ardentemente pela fé dada uma vez aos santos (Judas 1:3) Ou seja, não pode ser que cada um tenha sua fé e isto é o que faz os conceitos abstratos e existencialistas que promovem no ser humano a divisão.

Por exemplo a arte abstrato e todos conceitos existenciais faz com que cada ser humano se separe porque? Porque não é o mesmo eu ter um quadro de uma paisagem de arvores e de montanhas e eu diga o que é isto é lógico que todos vamos estar de acordo, seria absurdo você dizer não irmão ai nesta paisagem eu vejo o mar. Então não há maneira de estar em desacordo. Porém quando tudo se torna abstrato e ao invés de você vê uma paisagem de um quadro que é evidente o que está ai, e se você vê um quadro de arte moderno e você ver um circulo e um pontinho dentro e isto vale milhões de dólares e muitas pessoas dizem: Uau isto está incrível e ninguém entende nada, porém as pessoas acham este quadro moderno elevadíssimo.

 E qualquer pessoa vendo esta quadro moderno pode imaginar o que ele quiser e esta é a ideia dos artistas, que as pessoas ai imagine o que eles querem imaginar. Ah aqui eu vejo o horizonte, o infinito da vida e etc. e a pessoa fica com a cara de bobo dizendo: Uau que pessoa inteligente e se você não ver isto que a pessoa está vendo, você é tida como um ignorante. Isto é filosofia grega por isto disse que os filósofos gregos ai no europago filosofando, e isto para a mentalidade hebreia são palavras vã.

Então esses conceitos de que somente alguns elevados, iluminados, preparados podem entender os conceitos de Deus, isto é pura filosofia grega. Porém se realmente queremos voltar a simplicidade de Revelação temos que ser como crianças. Por isto está tudo tão dividido, por isto cada denominação tem uma fé, olha respeite minha fé que eu respeito a tua fé e cada um na sua própria fé. Porém o que se passa com os crentes em um só livro? Pois cada um está interpretando de maneira dividida, e qual seria a única maneira de unir-se? Pois que cada um de nós definamos as palavras e os conceitos como originalmente foram expressados, e já não haverá maneira te der divisão.

Então agora que entendemos este conceito concreto da palavra Emunah (Fé), Amén, treinador, crianças ensinamentos, Alef (א) Men (מ) e a letra Nun (ן) então podemos entender que a palavra fé em si implica uma semente que fluía da parte de Deus para dar vida. E desta maneira podemos entender Isaías 55 aonde está este conceito de Alef (א) Men (מ) e a letra Nun (ן). Que é um conceito de flui vida. Então o conceito de fé é o Eterno nos dando tudo que Ele é, tudo que é sua sabedoria fluindo a você produzindo vida.

Então dizer que ter fé é rejeitar parte da sua Palavra é um disparate. Então com isto como falei podemos entender quando Isaías no capitulo 55:10-11 disse:

Isaías 55:10  Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come,

Isaías 55:11  assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

O Eterno prometeu que Ele faria o que ele disse, que Ele faz o que Ele quer, que sua palavra não voltará vazia e vai produzir frutos para o qual Ele enviou.

Mateus 13:37  E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
Mateus 13:38  o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno;

Lucas 8:11  É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.

Em Mateus disse que a semente são os filhos do reino, e em Lucas disse que a semente é a Palavra de Deus. Porém como pode ser ao mesmo tempo a semente a palavra de Deus e os filhos do reino? Porque os filhos do reino também são a semente, e porque? Porque eles retêm a semente e compartilha. Então em Apocalipse 1:5 disse que Yeshua é a testemunha fiel já que nele podemos observar como podemos colocar em pratica a palavra de Deus. De modo que ter fé implica ser fiel a Moisés e o próprio Yeshua disse:

João 5:46  Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.
João 5:47  Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?

Se dão conta do que Yeshua está dizendo? Se você não acreditam no que Moisés disse vocês não podem crer nas minhas palavras. E o que dissemos que significa crer? Le’amim. Se dês-traduzimos o português e logo o grego, Yeshua está dizendo que não se pode ser fiel a Ele se não fomos fieis a Moisés. Isto é a raiz da palavra Crer Le’amim. Voltando a Apocalipse 1:5

Apocalipse 1:5  E da parte de Yeshua o Messias, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

E aqui a palavra Príncipe em Apocalipse é a palavra (עֶלְיוֹן) Eliyon. E Eliyon significa Supremo ou o mais Elevado.

Assim que está dizendo: “que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra.” E já, já vamos saber o que significa ser “o primogênito dentre os mortos” Então Yeshua é o Supremo, o que manda sobre todos os reis da terra. Então ninguém neste mundo pode dizer que é soberano porque? Porque todos governantes desde mundo estão sujeitos a outros governos. Ninguém pode atuar de maneira independente, porque o que passaria se um governante aqui no Brasil decidisse atuar independente e não prestar contas a ninguém? Lógico que este governo receberá consequências.

E neste caso aqui Yeshua é Soberano, este sim não presta contas a ninguém porque Ele é Supremo sobre todos os reis da terra. E aqui também menciona a frase “primogênito dentre os mortos” e originalmente a quem Deus chamou de Seu Primogênito? E a palavra primogênito em hebraico é a palavra (בְכוֹר) Bechor que tem haver com a palavra Escolher, Escolhido. E primogênito vem desta palavra Bechor que tem haver com Escolhido.

E é interessante porque em hebraico há uma diferença entre uma criança e entre um Bechor, entre alguém que já passa aos 13 anos em diante, este se chama um Bechor. E antes dos 13 anos se considera um Yeled, uma criança, porque Yeled é um conceito de nascimento e quando uma criança nasce ela não escolhe muito, e a partir de uma certa idade já começa a escolher, a decidir e por isto se chama Bechor que tem haver com escolher. Então neste caso de Yeshua aqui se chama Ele de Primogênito porque ele é escolhido, porém a quem o Eterno chamou de Meu Primogênito?

Jeremias 31:8  Eis que os trarei da terra do norte e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente; em grande companhia voltarão para cá.
Jeremias 31:9  Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

E nós já vimos que Efraim representa as 10 Tribos do Norte e Yisrael era 12 Tribos que se dividiu em duas, as Tribos do Norte e as Tribos do Sul, e de todos eles a quem o Eterno de seu primogênito entre estes dois irmãos que estão divididos, e ao que foi dado a primogenitura foi aos das 10 Tribos do Norte a Efraim. Então se chama a Efraim de Primogênito e se Yeshua também é chamado de Primogênito, isto quer dizer que Yeshua e Efraim são paralelos como se Yeshua tivesse que representar a Efraim, que Yeshua tem que cumprir a função de Efraim, tem que tomar o lugar de Efraim.
Efraim é descendente de José o Sonhador a quem Jacó elegeu como seu primogênito e isto vemos em Gênesis 48:17 em diante e vamos ler esta passagem.

Gênesis 48:17  Vendo José que seu pai colocava a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isso desagradável; levantou, pois, a mão de seu pai, para a transpor da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés.
Gênesis 48:18  E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a mão direita sobre a sua cabeça.
Gênesis 48:19  Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência se tornará uma multidão de nações

E a palavra "Multidão" em hebraico aqui é a palavra Me'lo que vem do verbo le'male que significa encher. Se eu em hebraico peço a alguém para me encher um vaso de água T’male. Então a profecia aqui é que a descendência de Efraim encherá as nações. O esperma, a descendência biológica de Efraim vai encher as nações, vão ser o Melo HaGoyim a Plenitude das nações, e isto foi o que Paulo falou aos Romanos que teria que entrar a plenitude dos gentios e então Yisrael vai ser salvo, porém quando? Quando entre a plenitude dos gentios.

E como já vimos Efraim é o nome que se dá as 10 Tribos do Norte conhecidas como a Casa de Yisrael, que em I° Reis se divide da Casa de Judá aproximadamente no ano 931 antes do Messias, devido a que Jeroboão quem governou essas 10 Tribos era da Tribo de Efraim. Por isto se chama Efraim porque o governante dessas 10 Tribos descende de Efraim e portanto são Efraim em geral. Em 722 antes do Messias o império assírio leva Efraim cativo a todas as nações, e Ezequiel no capitulo 37 profetizou posteriormente sua restauração e ressurreição dentre os mortos. Ezequiel tem uma visão de um vale de ossos secos e diz o verso 11 em diante

Ezequiel 37:11  Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados.
Ezequiel 37:12  Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
Ezequiel 37:13  E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor.
Ezequiel 37:14  E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.
Ezequiel 37:15  A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
Ezequiel 37:16  Tu, pois, ó filho do homem, toma um pau, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. Depois toma outro pau, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros;
Ezequiel 37:17  e ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem um só na tua mão.

E com isto podemos entender o que Paulo disse ao Efésios capitulo 2 versículos 14 ao 16 que é um paralelo.

Efésios 2:14  Porque ele é a nossa paz.

Paulo Está dizendo que Yeshua é nossa Shalom e o que vimos que é Shalom? Ou seja que Yeshua é a nossa satisfação, aquele que completa, o que faz o pago.

Efésios 2:14  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade.

E quem são esses ambos povos? Pois Ezequiel nos disse quem é, a Casa de Yisrael que está entre os gentios e a Casa de Judá.

Efésios 2:15  isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz.

E esta palavra ordenanças significa os dogmas humanos que criaram para se manterem separados.

Efésios 2:16  e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;

Então Yeshua está unindo a Casa de Yisrael e a Casa de Judá através da cruz. E curioso é que está foi sua função e na pratica as Duas Casas seguem divididos, porém este era o plano perfeito de Deus. As duas Casas tem estado divididas até que se encha o vaso, até que se encha as nações, porque não havia se juntado antes? Porque as nações ainda não estavam cheias e uma vez que se encham, agora sim se juntam  e todo mundo pe praticamente para o Senhor.

Efésios 2:17  E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;

Isto Paulo está escrevendo aos efésios, e quem é os que estavam longe? Efraim e os que estavam perto? Os judeus. E os efésios os gregos estavam longe Yeshua vem anunciar as Boas Novas de paz, de Shalom. E quando escutamos que o Messias anunciou aos que estavam longe, quer dizer que Ele anunciou a reconciliação. Então que passagem vem a nossa mente? 

Lucas 15:20  E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

Se dão conta que o Pai não esperou que o filho chegasse em casa, o Pai correu o abraçou e ai chorou. Então nos colocamos a pensar em qual momento nosso Pai nos abraçou no céu? Quando entendemos todos esse mistério das Duas Casas de Yisrael. Porém a historia do Filho Prodigo não termina quando estão longe, porque o desenlace da historia do Filho Prodigo em que termina? A quem Yeshua está contando esta parábola? Aos lideres religiosos da Casa de Judá. O ênfase da parábola do Filho Prodigo nem sequer é o próprio filho prodigo, o ênfase da historia é o irmão que ficou em casa e que se põe Zeloso.

E em qual contexto Yeshua contou esta parábola aonde prostitutas, publicanos e a liderança de Yisrael estava criticando o Messias e então Ele conta esta historia. Porque os fariseus indagavam os discípulos de Yeshua porque seu Mestre fazia isto, porque ele andava com prostitutas e publicanos, porque ele não anda com os lideres, com os escribas. E Yeshua se foi com as prostitutas e publicanos, ele disse: Ide as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael e porque? Então Yeshua lhes conta esta historia do Filho Prodigo e ao final disse que este irmão mais velho ficou com ciúmes.

De maneira que os abraços que recebemos do nosso Pai mesmo estando longe, qual é a etapa que segue em nossa vida? Entrar na casa para o banquete, receber toda herança, voltamos a colocar o anel. E quando você recuperar toda herança e quando você recupere outra vez tudo, e você volte a ser como era antes de ter ido embora, quando esteja totalmente restaurada e quando o irmão que ficou em casa te veja vir com o manto de oração, com musicas hebreias, com a Toráh, com a tua identidade original, ai você vai provocar ciúmes.

Porém enquanto o irmão de veja de longe, te veja só com palavras e não com ação, isto não vai provocar ciúmes. Então este é um plano extraordinário que o mesmo Paulo falou aos romanos ao dizer que, os gentios foram alcançados por Deus para provocar ciúmes aos judeus. Então Paulo continua ainda dizendo em Efésios 2:18-19

Efésios 2:18  Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Efésios 2:19  Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.

Ezequiel 37:18  E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
Ezequiel 37:19  Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
Ezequiel 37:20  E as varas, sobre que houve- res escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.
Ezequiel 37:21  Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
Ezequiel 37:22  E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
Ezequiel 37:23  E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Ezequiel 37:24  E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.
Ezequiel 37:25  E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
Ezequiel 37:26  E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
Ezequiel 37:27  E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Ezequiel 37:28  E os gentios saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

E continuando com este tema do primogênito vamos a Romanos 8:28-29

Romanos 8:28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

O capitulo 8 de Romanos é a preparação para qual capitulo? Para o capitulo 9 e do que fala o capitulo 9- 10 – 11 de Romanos? Fala do tema da salvação de Yisrael e das nações. E aqui no capitulo 8:28 está dizendo que todas as coisas contribuem para o bem.

Assim que o capitulo 8 de Romanos está intimamente ligado ao tema de Yisrael. E quem são os que todas as coisas contribuíram para o bem? Ou seja, toda desobediência do povo de Yisrael ao final Deus usou para o bem.

Romanos 8:29  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Ou seja que Yeshua é o primogênito entre muitos irmãos e quem são os irmãos de Yeshua? 

Colossenses 1:18  E ele é a cabeça do corpo, da igreja....

"E já definimos quem é a igreja? Os chamados foras dentre as nações para fazer parte do seu povo"

Colossenses 1:18  E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Quem são os mortos nas passagens que acabamos de ler anteriormente que falam de muitos mortos? Os ossos secos e quem são os ossos secos? As Tribos de Yisrael que estão mortos em delitos e pecados entre as nações. E Yeshua é o primogênito dentre os mortos e o que isto quer dizer? Quer dizer que Yeshua será o primeiro a ressuscitar de todos esses ossos secos. Ou seja que a ressurreição de Yeshua é que nos dar a confiança de que o Espírito que habitou nele, e se este Espírito o ressuscitou dos mortos e se esse Espírito mora em nós, então o que vivificou a Yeshua a levanta-lo dentre os mortos vivificará nossos corpos mortais também. Então Yeshua é a primícia dos que dormiram.

Hebreus 1:6  E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.

Assim que Yeshua se identifica com Yisrael (Efraim) como o primogênito. Ou seja que Yeshua tem que seguir com um processo muito parecido com o que seguiu Yisrael. E se nos damos contas Yeshua quando nasce é justamente perseguido, e do mesmo modo a Yisrael quando nasce como uma nação no Egito e imediatamente é perseguido. Yeshua nasce e querem mata-lo e imediatamente para onde foge? Para o Egito e estando ai no Egito aparece um anjo a José mandando ele outra vez regressar a terra de Yisrael e ai se cumpriu a profecia que disse:

"do Egito chamei a meu filho."

Porém se vocês lerem esta profecia no livro de Oseias (capitulo 11) está se referindo a Yisrael. Porém porque esta profecia que se refere a Yisrael se aplica a Yeshua? Porque Yeshua é a cabeça de Yisrael. Ou seja, que Yeshua e Yisrael representa a mesma coisa.

João 12:12  No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,
João 12:13  Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.

Esta palavra Hosana é o nome hebraico Hoshiana. E Hoshia vem do verbo salvar, e Na é agora. Então Hoshiana significa Salva-nos agora.

João 12:14  E achou Yeshua um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:
João 12:15  Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta.

Isto está escrito no profeta Zacarias. Porém a quem representa este jumento? Porque Yeshua entrou montado sobre um jumentinho? E nós escutamos muito nas igrejas cristã sobre este ato de Yeshua aonde eles dizem: Olha que humildade, que lindo que Jesus entrou sentando no jumento

Sim efetivamente é um ato de humildade, porém existe algo muito mais alem e muito mais profundo que isto, então o que representa este burrinho?


Lucas 19:29  E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,

Betânia em hebraico é Beit Anyah que significa Casa de Pobreza. E no Monte das Oliveiras se extraia azeite, e ainda ai neste monte existe oliveiras muito antigas desde a época de Yeshua. E daí se tirava o azeite fazer o azeite de Oliva e para que se usava o azeite de oliva? Se usava para ungir um rei. Então Yeshua estava ai no Monte das Oliveiras e o que representa a unção da dinastia de um rei. E disse aqui que Yeshua enviou dois dos seus discípulos. Ou seja, duas testemunhas, duas Casas. 

Lucas 19:30  Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o.

Quando Yeshua vai se proclamar como o Messias Ele primeiro tem que desatar um burrinho o qual não havia sido usado. E o Messias no final do verso disse: “soltai-o e trazei-o.” Antes que Ele se proclame como Messias ele tem que soltar um jumento, e quem será este jumento? Êxodo 34:19-20 e vamos ver esta passagem misteriosa e raríssima, porque se nós não entender que o espírito da profecia é o Messias então tem um monte de passagem nas Escrituras que não tem sentido, como esta que vamos ler agora

Êxodo 34:19  Tudo o que abre a madre meu é, até todo o teu gado, que seja macho, e que abre a madre de vacas e de ovelhas;
Êxodo 34:20  O burro, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo o primogênito de teus filhos resgatarás. E ninguém aparecerá vazio diante de mim.

Ou seja, não era permitido sacrificar um burro no altar do Templo porque é um animal imundo. Então como não se pode sacrificar um jumento então tinha que ser mudado por um cordeiro porque? Porque o burro é imundo e se a pessoa não tivesse um cordeiro para redimir um burro, tinha que cortar a cabeça deste jumento, ou seja, este burro tinha que ser morto porque o burro não é útil a menos que seja redimido por um cordeiro. Um burro sem um cordeiro não podia ser usado, porém se era redimido com um cordeiro era apito para ser usado no trabalho.

Então este jumentinho em Betânia que o Rei de Yisrael entrar montado nele não havia sido usado, não era apito para trabalhar, ele tinha que ser desatado e tinha que levar um cordeiro por cima dele. Então quando Yeshua está entrando montado no jumentinho a multidão estava dizendo: Salva-nos agora Hoshiana. Então em essência o que estamos vendo ai? A um jumento com um cordeiro em cima dele proclamando-se como O Messias, como O Rei. Agora vamos ver a identidade deste jumentinho. 

Oséias 8:8  Israel foi devorado; agora está entre os gentios como um vaso em que ninguém tem prazer.

Aqui está falando de Yisrael como nação, como povo, e as 10 Tribos do Norte especificamente. E Oseias é um profeta enviado as 10 Tribos do Norte. E aqui Oseias está profetizando que Yisrael será devorado e será como "um vaso em que ninguém tem prazer." E esta mesma profecia foi dada a Jeremias quando ele profetiza sobre o vaso de oleiro. E o que se vazia com os vasos rachados que não servia mais? Era jogando ai em um campo do Oleiro, e o que foi comprado com o sangue de Yeshua? campo do Oleiro, para sepultura dos estrangeiros. (Mateus 27:7). Vasos rachados que não serve mais. 

Oséias 8:9  Porque subiram à Assíria (falando de Yisrael), como um jumento montês, por si só; Efraim mercou amores.

Porque de maneira poética Oseias apresenta Yisrael como um jumento? Qual é a característica de um burro, de um jumento? As 10 Tribos são como um jumento luxurioso espiritualmente falando, ou seja, que a Efraim lhe fascina a idolatria e rejeita as Leis Divinas, lhes encanta os ídolos, porque no capitulo 4 de Oseias verso 17 disse que Efraim é entregue as ídolos, deixa-o. até que eles sintam enojem dos seus amantes, até que eles tenham fástil.
Então vejam a cena aonde Yeshua está entrando montado em um jumentinho na festa da Páscoa e o que tem haver a festa da Páscoa? O êxodo e as multidões estão pedindo para serem salvos nesta hora, e imediatamente depois que Yeshua entra em um burrinho, vamos ver em João quem é que vão se aproximar dele. 

João 12:16  Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram.
João 12:17  A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos.
João 12:18  Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal.
João 12:19  Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele.
João 12:20  Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.

Que curioso que Yeshua acaba de entrar montado num jumento e aparece estes gregos aqui, e qual conexão terá esses gregos com o jumentinho, já que o jumento representa a Yisrael?

João 12:21  Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Yeshua.

Betsaida significa Casa de Pesca. Então aparece esses gregos na Casa de pesca. (Jeremias 16 disse que o Eterno enviaria pescadores) e aqui esta Casa de pesca está na Galileia e já vimos o que significa Galileia – Galil significa Rodear. Então essas pessoas andavam dispersas

João 12:22  Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Yeshua.
João 12:23  E Yeshua lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.

Ou seja, é chegada a hora em que o cordeiro tome o lugar do jumentinho porque? Porque o povo é um povo néscio e de dura servis. E tem duas opções, ou ser néscio, sua luxuria espiritual lhe destrói ou é redimido por um Cordeiro.

João 12:24  Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

Ou seja que o que Yeshua vai fazer vai produzir muitos frutos. Então quem são esses gregos que estão chegando? Muito fruto – Efraim justamente significa Frutífero. Muito Fruto é o que significa Efraim. De maneira que podemos concluir por tantos sinais e testemunhos das Escrituras, que os gregos do Novo Testamento que depois já não eram gregos porque depois veio diferentes impérios, e a essas alturas já estão em diferentes partes. Então todos eles para poder ter comunhão, para poderem ser purificados tem que morrer um cordeiro.

Assim que Yeshua antecipa e anuncia que eles estão voltando, estão buscando, o filho prodigo está regressando. Porém o que também se fez quando o filho prodigo regressou? O que disse o pai da família quando o filho prodigo chegou? Matem o boi mais grande porque tem que fazer festa.

Gênesis 37:3  E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Gênesis 37:4  Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
Gênesis 37:5  Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
Gênesis 37:6  E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Gênesis 37:7  Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

O molho dos irmãos de Jose estava em um campo, e o  molho de José em outro campo e todos os molhos se inclinavam a José. Se dão conta do simbolismo que há aqui? O mesmo dos gregos, o mesmo dos grãos de trigo que cai em terra e para o que? Para que o final todos os reconheçam como o primogênito.

Gênesis 37:8  Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.

Assim que Yeshua disse que o grão de trigo tem que cair em terra para depois produzir muito fruto e trazer de volta a todos que se perderam. E com isto no versículo 6 de Apocalipse 1 nos disse qual vai ser o resultado deste sacrifício.

Apocalipse 1:6  E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

Bom geralmente o livro de Apocalipse sempre se interpretam os reis e os sacerdotes, todas as promessas, todo o bom do livro de Apocalipse é sempre para a igreja crista. Porém vamos identificar cada termino e neste caso o verso 6, que está dizendo que o Messias nos fez reis e sacerdotes para Deus. Porém conhecendo o testemunho das Escrituras que havia previamente de João, quem são esses reis e sacerdotes? Uma de duas, ou é a igreja cristã como diz a teologia, ou quem realmente são esses reis e sacerdotes? 

1 Pedro 2:9  Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

E sempre falam que a igreja é que são esses reis, a nação santa, a linhagem escolhida, e curioso que eles dizem que são a linhagem escolhida. Porém para saber de quem Pedro está falando, devemos nos lembrar a quem Pedro foi enviado aos da circuncisão, ou seja, aos judeus. (Gálatas 2:8)

1 Pedro 1:1  Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
1 Pedro 1:2  Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Yeshua o Messias: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

E aqui está a palavra Eleitos vem da palavra grega Renos que daí vem a palavra Genética, DNA.

Gênesis 15:5  Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
Gênesis 15:4  Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
Gênesis 17:5  E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
Gênesis 17:6  E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
Gênesis 17:7  E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

Esta mesma promessa dada a Abraão é passada a Jacó em Gênesis 35:10 e 11, e aqui vai estar claríssimo o tema de quem é a igreja.

Gênesis 35:10  E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.

E o que significa o nome Israel? O que vence com Deus. E qual é a frase que se repete varias vezes em Apocalipse e incluso na mensagem as Igrejas? Quando chegarmos ao capitulo 2 e 3 veremos que na mensagem as Igrejas sempre é dita ao final: Ao que vencer. E o que é esta frase “Ao que vencer.”? Israel. De todas essas igrejas que umas vão estar corrompidas, umas distantes e de todos esses desastre sempre diz ao final: Ao que vencer. Ou seja, o que for Israel este será meu povo.

Gênesis 35:11  Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;

Esta frase “multidão de nações” é a frase hebreia Kahal haGoyim. Kahal é a raiz da palavra Kehilah, e a palavra Kehilah em hebraico é a palavra que se traduziu a Eklesia. De modo que esta profecia está dizendo que de Jacó sairá a igreja das nações. E em Deuteronômio 29:14 e 15 vamos ver com quem é o Pacto de Deus.

Deuteronômio 29:14  E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;
Deuteronômio 29:15  Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.

Quem será esses que não estavam ai com o povo de Israel? Os que vão vir nas futuras gerações, os que vão estar longe em futuras gerações Deus também fez o pacto. Ou seja que de antemão Deus já está fazendo o pacto, por isto Paulo disse que somos predestinados desde de antes de nascermos Deus já tinha visto a quantidade de descendente de Abraão, Deus já havia contado as estrelas e a todas Ele chama por seu nome e não se esquece de nenhuma dela. Quando nós partimos uma maçã podemos contar as sementes, porém Deus pode contar as maças que tem dentro dessas sementes.

De maneira desde que viu Abraão, nos lombos de Abraão viu uma multidão de nações que ao final dirão: Subamos a Cada do Deus de Jacó. Vamos analisar essa questão de quem é o real sacerdócio e nação santa para vermos a quem se refere:

Êxodo 19:5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Deus aqui chama Israel de seu real tesouro, e recordam de uma parábola de fala de um tesouro? A parábola do tesouro escondido e o que é que se interpreta tradicionalmente desta parábola? "Do que o reino dos céus é semelhante a um homem que encontra um tesouro em um campo, e vai vende tudo que tem para comprar este campo e ficar com o tesouro". Muitos comentários cristãos dizem: Ah então o reino dos céus a pessoa tem que desfazer tudo que tem para ir comprar o tesouro que é a salvação.
Porém se vemos isto na luz do que está se referindo, como você  e eu podemos comprar o reino dos céus? Quanto poderíamos pagar pelo reino? É um absurdo pensar isto porque nós não podemos comprar. Porém quem é quem comprou? Quem é que deu tudo para comprar o campo e o que é o campo? O campo é o mundo, e o tesouro quem é se interpretamos de acordo a Êxodo 19:5? O tesouro é Israel. De maneira quem foi que se esvaziou-se de tudo para comprar o campo e do campo tirar o tesouro? O Filho do Homem Yeshua. Yeshua sendo rico se fez pobre, comprou o campo e obtem o tesouro.

Êxodo 19:5  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
Êxodo 19:6  E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

1 Pedro 2:10  Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

Aos mesmos que Pedro está dizendo que são uma nação santa, linhagem escolhida e real sacerdócio, aqui está dizendo que: "Vós, que em outro tempo não éreis povo" Ou seja, vocês em outro tempo não eram compadecidos. Então a qual profeta Pedro está citando aqui? Ao profeta Oseias que nos fala do seu matrimonio com uma mulher chamada Gomer, que era uma mulher adultera e tem um filho que se chama Lo-Ami e depois tem outro que se chama Lo-Ruama. Então Pedro está fazendo referencia as Tribos de Yisrael que estão no exílio. 

Oséias 1:6  E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.

Este é o verso que utiliza o apostolo Pedro. E continuando em Oseias 1:8

Oséias 1:8  E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho.
Oséias 1:9  E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.
Oséias 1:10  Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.
Oséias 1:11  E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.

A semente de Elohim. Ou seja, Deus vai semear a semente de Israel em todas as nações e vai ser grande, e um dia subirão da terra. E qual foi a razão te haver sido tirado o sacerdócio de Israel, se era uma nação santa e um reino de sacerdotes, então porque foi tirado o sacerdócio de Yisrael? 

Oséias 4:6  O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Oseias 9:16-17 disse o resultado disto tudo:

Oséias 9:16  Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; não darão fruto; sim, ainda que gerem, matarei os frutos desejáveis do seu ventre.
Oséias 9:17  O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram, e errantes andarão entre as nações.
Aqui termina, porém Deus que é rico em Misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou, mesmo nós estando mortos em nossos pecados, nos deu vida juntamente com Yeshua. Porque pela graça somos salvos por meio da fé, isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.

Assim que o enojo de Deus não é para sempre. Por um pouco de tempo nos deixou porém Ele nos recolhera com grande misericórdia. Deus de antemão prometeu o perdão e a restauração do seu povo.

Isaías 53:6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Isaías 53:7  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:8  Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

Assim que tudo que temos visto nos primeiros versículos de Apocalipse é o juízo, o exílio, tudo que passou Yisrael por haver desobedecido. Porém a partir dos últimos versículos, a partir do versículo 7 começa a historia da redenção, da qual você está fazendo parte fundamentalmente. A Restauração vai começar a vir pelo deserto de Neguev como está na profecia de Obadia. O deserto de Neguev começará a florescer. E quem sabe até agora nós só vimos muitos juízos forte que se acorreram, porém prepara-te para a ultima parte do capitulo 1, que vai nos falar de promessas tão lindas que se algum de nós hoje amanheceu um pouco deprimido, meio triste, ao terminar hoje este estudo não poderá ficar da mesma maneira como amanheceste. Olha o que disse Zacarias 12:7 porque aqui começa a historia da redenção e da restauração, porque como o Eterno vai começar a restaurar tudo isto? Em pensar em Efraim, nas 10 Tribos e é algo que eu quero esclarecer inclusive com vocês, porque a historia do Filho Prodigo e das 10 Tribos de Efraim é algo que abarca todas as nações, todas as tribos e todas as línguas, e isto é algo tão grande que somente o Messias o fará fisicamente quando volte, porém antes de que venha toda esta redenção, o profeta Zacarias no capitulo 12 verso 7 quando ele vai falar sobre a redenção, veja o que ele disse:

Zacarias 12:7  "E o Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá"

Ou seja, que a partir do ano 70 os judeus também foram expulsos desta terra, e a esta terra passou a ser chamada de palestina e o exílio foi total, ai as 12 Tribos estão todas no exílio ou estiveram até antes da dada que vou dizer. Então ai já exílio. E Zacarias anuncia a restauração e o retorno do exílio e disse quem é que retornaria primeiro

Zacarias 12:7  E o Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Judá.

Isto você e eu já começamos a saber, nós já fomos testemunhas, já começamos saber a restauração de Judá e quando? 14 de Maio de 1948. Toda pessoa que demonstre ser judia de acordo a lei do retorno, pode regressar a viver na terra de Israel, pode recuperar a herança, pode recuperar a terra que Deus prometeu a Abrão Isaque e Jacó. Isto já pode acontecer desde de 14 de Maio de 1948 aonde um remanescente de Judá recuperará sua identidade antes da Casa de Yisrael, ou seja, Efraim as 10 Tribos do Norte. Então este remanescente já regressou ao redor de 7 a 8 milhões de judeus que vivem em Israel, um pouco mais da metade dos que estão em Israel, e a outra metade estão entre as nações.

Os que estão entre as nações poderiam regressar em qualquer momento quando desejem, e dificilmente vão fazer, porque creem os judeus que estão aqui no Brasil e em outros países não querem regressar? Porque não está tão fácil viver ai, porque nas nações eles já tem suas vidas feitas. E aqui está uma situação de conflito e perigosa porque? Porque de acordo a demografia Israel 60% é deserto e os que estão começando a habitar neste deserto muitos deles são beduínos, são árabes, e demograficamente a maioria dos judeus não são muito observantes da fé são judeus seculares, não tem muitos filhos.

Então não se sabe como manter demograficamente ao país de Israel como um estado Judeu. Ou seja, tudo se estima em que em alguns anos e está difícil a situação para que se mantenha como um Estado Judeu. Porém a menos que Deus tenha uma carta debaixo da manga como sempre tem, e então se cumpra uma profecia que nos esqueceremos de qualquer papel demográficos. Porque curiosamente nos últimos tempos Israel tem sido o povo que mais tem se multiplicado de maneira impressionante. E atualmente aonde muitos economistas dizem que aonde está o futuro econômico? Na China obviamente, porém a nível da America Latina? A Espanha, e isto tem haver com a profecia de Obadias versículo 20 e 21 que disse:

Obadias 1:20  E os cativos deste exército, dos filhos de Israel, possuirão os cananeus, até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do sul.

Aonde está Sefarad? Espanha, e aqui disse “e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade” o que isto quer dizer? Que estão cativos, que se encontram cativos ainda. E quem levou cativos esses de Jerusalém? A ultima vez que foi levados cativos de Jerusalém qual foi o império que os levou? Roma, então aonde estarão estes cativos de Jerusalém? Em Roma, então qual profecia tem que se cumprir?

Obadias 1:20  E os cativos deste exército, dos filhos de Israel, possuirão os cananeus, até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do sul.
Obadias 1:21  E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

Esaú representa Roma. Então de acordo a esta profecia de Zacarias primeiro tem que acontecer isto, e depois as nações vão regressar e ai então o reino será de YHWH. 

Zacarias 12:8  Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.
Zacarias 12:9  E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;
Zacarias 12:10  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Zacarias 12:11  Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
Zacarias 12:12  E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;
Zacarias 12:13  A família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte.
Zacarias 12:14  Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à parte.

Haverá um pranto na Casa de David, e curioso que no muro das lamentações estão separados os homens das mulheres, e isto pode ser uma imagem profética do dia em que ambos os lados tanto homens como mulheres descendentes das diferentes Tribos vão estar chorando por aquele a quem transpassaram.

Zacarias 13:1  Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia.


Este é o dia em que Deus vai purificar o pecado e imundícia. E agora sim, isto é a visão de João do cumprimento desta profecia.

Apocalipse 1:7  Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Ou seja, muitos interpretam que aqui quando disse: “e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele” está se referindo a toda humanidade fará lamentação por ele, porém de acordo a Zacarias especificamente quais são as Tribos da terra que se lamentarão por ele? As Tribos de Yisrael que vai reconhecer Yeshua.

Apocalipse 1:8  Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

E mais uma vez vamos dês-traduzir o grego e regressemos ao hebraico


צְבָאוֹת אֱלֹהֵי וְיָבוֹא וְהָיָה הַהוֶֹה אֱלֹהִים נְאֻם נְאֻם וָסוֹף רֹאשׁ וְהַתָּו הָאָלֶף אֲנִי

Ani haAlef vehaTav rosh vasof neum YHWH Elohim hahoveh vehaYah veyavo Elohei Tzavaot.

Então no lugar de Alfa e Ômega temos a letra Alef (א) e a letra Tav (ת) e quantas letras tem o alfabeto hebraico? 22 letras e o livro de Apocalipse tem 22 capítulos. De modo e eu creio que esses 22 capítulos e até quem numerou os capítulos acho que não sabia o que estava fazendo, porém nesses 22 capítulos está representado o Alef e o Tav o principio e o fim, a identidade da palavra de Deus que se fez carne.

Também Yeshua se identificou a si mesmo como a verdade quando disse:
"Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim".

Então ele se identifica assim como a verdade que se escreve com as letras Alef (א) a letra Mem (ם) e a letra Tav (ת) que é a palavra Emet. E essas três letras Alef (א)   Mem (ם) e Tav (ת) são a primeira letra do hebraico, a do meio e a ultima nos dão a entender que a verdade implica a תםא representação de todas as letras do qual se escreveu a Toráh, a Instrução Divina: Gênesis – Êxodo – Levítico – Números – Deuteronômio que se conhece como a lei de Moisés. Ou seja, Yeshua é a manifestação palpável da Instrução dada a Moisés.

Por isto que se tiramos uma só letra alteramos a verdade. Por isto disse em Deuteronômio 12

Deuteronômio 12:32  Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Salmos 119:160  A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Yeshua disse em Mateus 5:17-18-19

Mateus 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Mateus 5:18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

E aqui a palavra menor alguém podia se consolar dizendo: Que bom mesmo que não cumpra de todo jeito vou entrar no reino dos céus mesmo pequeno mais entro. Porém isto me colocou a pensar em um manuscrito que tem por ai, uma tradução do Evangelho de Mateus em hebraico, é uma tradução que se chama Mateus de Shem Tov, que neste versículo 19 em particular não disse “Menor” em hebraico disse que será Nulo no reino dos céus, será sem valor. Em outras palavras não entra.

Então um detalhe a mais com respeito ao Alef e o Tav no Paleo Hebraico, e se lembram o que dissemos o que era a letra Alef no Paleo hebraico? Uma representação da cabeça de um touro  que representa a Deus. E a letra Tav pictograficamente era uma estaca que era colocada para sustentar as tendas de campanha ou como uma marca, um sinal . Então o interessante que o Alef e o Tav no conceito antigo primitivo representa ao Eterno e uma marca, e esta marca é nada menos que uma cruz. Ou seja, que já desde os antigos hebreus primitivos já havia sido anunciado o rolo do Alef e o Tav que juntas implica um Líder pendurado em uma cruz.

 E a palavra Emet (תםא) pictograficamente é algo incrível, porque antes nós vimos a palavra Amém ( אָמֵן)  letra Alef (א) Men (מ) e a letra Nun (ן). Porém a palavra Emet é Alef (א) Mem (ם) e Tav (ת). E de maneira que pictograficamente a verdade é o que flui do Pai e se revela em uma cruz. Com isto concordo com Romanos 10:4 que disse

"Porque o fim da lei é o Messias para justiça de todo aquele que nele crer"

E a palavra fim aqui não quer dizer que com Yeshua a lei termina, acaba, senão que a palavra Fim aqui é a palavra grega Telos que tem o mesmo significado que o hebraico que quer dizer a finalidade, a meta, o propósito da lei é o Messias, é a mesma palavra que se utiliza em Tiago 5:11 que disse:

Tiago 5:11 - Eis que chamamos felizes aos que sofreram. Tendes ouvido da paciência de Jó, e tendes visto o fim do Senhor, que o Senhor é cheio de ternura e de compaixão.

Então se dissemos que a palavra fim em Romanos 10:4 é como que ai termina a lei, então teríamos que dizer também que Deus tem um fim, porque aqui Tiago está dizendo tendes visto o fim do Senhor, e isto é um absurdo pensar que Deus tem um fim. Então o propósito, a meta do Senhor.
Assim que Yeshua é a manifestação palpável e pratica de como colocar por obra a Lei de Deus, e nós como seus discípulos devemos andar como ele andou.

1 João 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Apocalipse 1:9  Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Yeshua o Messias, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Yeshua o Messias.

E foi um imperador chamado Domiciano quem mandou João a Ilha de Patmos que era chamado de Dominus Dei, porque ele se proclamou como Deus. Porém em qual lugar tem uma estatua de Domiciano? Na Igreja Romana representada como o imperador Augusto no museu do vaticano em Roma. E a ilha de Patmos era uma ilha pequena e quase sem arvores, e ai era enviado os exilados para trabalharem nas minas de granito, e ai exilado nesta ilha João recebe a revelação de Yeshua. Então a revelação de Yeshua somente chegará a nós em nosso próprio exílio. A revelação de Yeshua vai produzir em ti um exílio pessoal em tua vida, porém neste exílio pessoal é aonde vai receber as mais preciosas revelações da tua vida, porém você tem que ser exilado e porque? Porque o sistema em que estamos não suporta a revelação de Yeshua.

De modo que quando estejas passando por momentos difíceis, por uma enfermidade, por uma crise econômica, matrimonial, por um tempo de esquecimento social, você tem a opção de se encher de amargura e rebelião e jogar a toalha, ou esperar por uma maravilhosa revelação da parte de Deus. Você tem essas duas opções. Assim passou a esses personagens. A Jô, quando Jô realmente teve uma revelação da parte do Eterno aonde ele terminou dizendo: agora meus olhos de veem? O que teve que passar na vida de Jô? Vocês conhecem a historia de Jô.

Também tem a historia de Abraão, quando é que Abraão recebe a revelação das estrelas em multidão? Quando ele esteve disposto a sacrificar a seu único filho.

Jacó quando ele recebe a revelação da escada que subia e descia anjos em Betel? Quando estava fugindo, quando ele luta com um anjo e tem esta revelação de que seu nome é Yisrael? Quando ele está a ponto de se enfrentar com seu irmão que queria lhe matar.

Moisés quanto estava a pondo de lincha-los em Mara porque o povo tinha sede, e chegam ai a umas águas que estão amargas e começam a reclamar a ponto de matar Moisés, e ai o que é que Deus revela a Moisés? Coloca este tronco nas água e a água vai ficar doce. Ai Moisés recebe uma revelação de uma arvore que vai tirar a amargura da água e deixa-la doce. Quando que é revelado a Yisrael a potencia e a maravilha de Deus e ai são purificados totalmente como o povo do pacto? Quando tinham a frente o Mar Vermelho e trás vinha Faraó com seu exercito, e é ai que recebe a revelação da grandeza do Deus Todo Poderoso e o mar se abre.

E a Yeshua estando na cruz no máximo da sua agonia, qual revelação tão profunda que ele pode gritar. Yeshua no mais forte da sua dor o que é que ele grita? Consumado estar. É o que são essas palavras “Consumado estar”? se nós regressarmos a um contexto hebreu poderia representar a raiz da palavra Gomer que é a mulher adultera de Oseias pela qual neste momento de mais dor e angustia ele recebe a revelação de que ele estava morrendo por Gomer.
E também pode representar a palavra Kalah que é noiva em hebraico também tem haver com esta mesma palavra Consumado estar. Assim que é nesses momentos de sofrimentos, de aflição, de desprezo, de solidão, alegra-te nesses momentos porque? Porque é ai aonde você vai receber o mais grande da revelação que Deus tem para ti. Aonde Paulo escreveu cartas extraordinárias? Em qual circunstancia Paulo escreveu suas cartas? Na prisão
Assim que não te aflinjas porém se alegre quando estiver passando por adversidades, por tribulações e provas, porque é nesses momentos aonde podes receber muitas revelações. E ao contrario porque pode ser que ao momento de comodidade, que tudo está bem, todo mundo chega e te procura, e ai você pode não entender nada das mensagem das Escrituras. Assim que, se você está vivendo tua própria experiência de Patmos, é neste momento que Deus vai trazer as mais grandes revelações em tua vida.
Vamos terminar os últimos versículos do capitulo 1. 

Apocalipse 1:10  Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

E o que significa ser arrebatado no Espírito no dia do Senhor?
Elai Ruach baYom haAdon? Os evangélicos dizem que este dia é o dia de domingo e ai recebeu a revelação, porém uma vez mais ao não considerar as Escrituras previas dos profetas. E no Livro de João 6:63 disse que o Espírito é quem da vida. E o que significa ser arrebatado no Espírito no dia do Senhor? Primeira coisa é que o Espírito é quem da vida e a carne de nada aproveita disse Yeshua, as palavras que eu vos digo são Espírito e são vida.

Então o que significa estar no Espírito? Não significa necessariamente uma experiência mística, como estar em transe não. Estar no Espírito para entender de maneira mais pratica, já que Yeshua disse que “as palavras que eu vos digo são Espírito e são vida

Lucas 24:44  E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Lucas 24:45  Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Vamos saber um exemplo pratico do que significa estar no Espírito já que João disse que estava no Espírito. Em Daniel 9 verso 1 ao 3 disse:

Daniel 9:1  No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,
Daniel 9:2  No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Se dá conta do que fez Daniel? Daniel queria saber o que iria passar no futuro, e o que foi que ele disse?

Daniel 9:2  No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Daniel 9:3  E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

Assim que estar no Espírito e se ouvimos João dizer que estava no Espírito, simplesmente representa que João estava meditando nas Escrituras, estava fazendo uma reflexão, estava tratando de pensar quando iria acabar esta aflição. E João estava tratando de extrair das Escrituras, e uma vez que se começa a dar toda a revelação, todos os dados de Apocalipse, nos vamos dar conta que o livro de Apocalipse é como um livro de memória para recordar todos os textos dos profetas que vai se cumprir com Yeshua. E João menciona o dia do Senhor e isto é muito importante, porque o dia do Senhor representa o dia em que Deus vai julgar as nações que oprimiram a Israel, e neste caso aqui era Roma quem estava oprimindo a Israel. Então o dia do Senhor é o dia do Juízo, e em Joel 2 a partir do verso 1 disse:

Joel 2:1  Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
Joel 2:2   Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.
Joel 2:3   Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Éden, mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapará.
Joel 2:4   A sua aparência é como a de cavalos; e como cavaleiros assim correm.
Joel 2:5   Como o estrondo de carros, irão saltando sobre os cumes dos montes, como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, posto em ordem para o combate.
Joel 2:6   Diante dele temerão os povos; todos os rostos se tornarão enegrecidos.
Joel 2:7  Como valentes correrão, como homens de guerra subirão os muros; e marchará cada um no seu caminho e não se desviará da sua fileira.
Joel 2:8   Ninguém apertará a seu irmão; marchará cada um pelo seu caminho; sobre a mesma espada se arremessarão, e não serão feridos.
Joel 2:9   Irão pela cidade, correrão pelos muros, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão.
Joel 2:10  Diante dele tremerá a terra, abalar-se-ão os céus; o sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.
Joel 2:11  E o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?
Joel 2:12  Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
Joel 2:13  E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel 2:14  Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?
Joel 2:15  Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

Então o que estar por começar em Apocalipse é o juízo das nações, porém por aonde deve começar o juízo? Pela própria casa. Assim que Deus tenha misericórdia de nós.

Joel 2:16  Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
Joel 2:17  Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

O que o Irã e a Assíria estão dizendo que vão fazer se forem atacados? Este será o fim de Israel. Se eles nos atacar até aqui chegou Israel, vai se soltar o inferno para Israel assim disseram. O que nos resta fazer? Nossa luta não é contra carne e sangue, senão poderosa em Deus para destruição de fortaleza. Qual é a melhor maneira de nos proteger-nos? A humilhação, o arrependimento é a melhor arma que temos, o clamor dizendo:

Joel 2:17  .... Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
Joel 2:18  Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
Joel 2:19  E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
Joel 2:20  Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
Joel 2:21  Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
Joel 2:22  Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
Joel 2:23  E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.

Já começamos a receber a chuva serôdia

Joel 2:24  E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
Joel 2:25  E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.

E depois em com mais tempo explico quem são esses quatros bichos aqui, quem representam cronologicamente falando.

Joel 2:26  E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
Joel 2:27  E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
Joel 2:28  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Joel 2:29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
Joel 2:30  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
Joel 2:31  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
Joel 2:32  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

O apostolo Pedro aplicou esta profecia ao que estava acontecendo em Pentecostes, e isto nos mostra que isto foi parte parcial do cumprimento, isto foram as chuvas serôdias, porém nos últimos tempos isto será as chuvas temporã. 

Apocalipse 1:11  Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Quando cheguemos aos capitulo 2 e 3 veremos o significado de cada uma dessas comunidades que é impressionante, e é profético de todas as épocas do que é o povo de Deus. Então quando chegue o Dia do Senhor, aonde se encontraram os descendentes das 12 Tribos de Yisrael? Praticamente em todo o mundo. Tem uma profecia de Yeshua que muitas vezes passamos por alto e é um dos versículos em que as pessoas que não crer que Yeshua é o Messias, utilizam para mostrar que uma das profecias não se cumpriu. Mateus 10:22=23

Mateus 10:22  E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 10:23  Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.

Israel é um país pequeno e se vemos esta profecia friamente e literalmente muitos se agarram em dizer: Estão vendo que Yeshua está dizendo a seus discípulos “não acabareis de percorrer as cidades de Israel e então ele viria” e por suposto que os discípulos percorrerão todas cidades de Israel e Yeshua não veio, então o que aconteceu?

--  Uma possibilidade é que Yeshua falhou aqui, esta é uma possibilidade impossível obviamente.

--  E a outra possibilidade é “não acabareis de percorrer todas as cidades aonde está meu povo Israel e então ele viria” Ou seja, vão ir a todas as nações, não vão alcançar de recorrer todas as nações aonde Israel foi dispersado até que venha o Filho do Homem.

Ou Yeshua falhou ou Ele está falando que seus discípulos irão a todas as nações, a todas cidades do mundo. E curiosamente a Bíblia tem sido traduzida a muitos idiomas, a muitos dialetos, porém há muitos que ainda não foram alcançados. Porém Yeshua disse: Não acabarão ainda quando venha o Filho do Homem porque? Porque Ele vai completar o que nós não completamos. 

Apocalipse 1:12  E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
Apocalipse 1:13  E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

E esta frase “Sete menorah” Sete castiçais pois imediatamente imaginamos sete castiçais assim literalmente. Porém na realidade a palavra Menorah pode ser traduzido também como vela, pode se dizer que Yeshua estava no meio de sete velas. Então conhecendo o contexto hebreu das Escrituras o que tem sete velas? Pois a Menorah. Então não é que tenha ai sete Menorot, é que Yeshua estava no meio de sete velas que são a Menorah, ou seja, que Yeshua esta ai na Menorah.

E a Menorah o que representava no Templo?  Por suposto que representava a Yeshua, porém também representava a nação de Yisrael e curiosamente o símbolo do país de Israel atualmente é a Menorah não é a Estrela de David como se pensam. O símbolo do país de Israel é a Menoráh.

No parlamento Israeli em Jerusalém está a Menorah que é uma escultura com vários elementos de toda a historia do povo de Yisrael. Está ai esculpida com fragmentos da historia do povo de Yisrael. E João disse que Yeshua está ai como que no meio dessas sete velas. Agora a Menorah tem uma vela no meio que está um pouco mais alta que os restantes das velas, e esta vela incluso se chama Shamash como o servidor, como a vela que serve, que acende as demais e porque? Porque se diz que quem acende as demais é a vela servidora, é quem recebe mais luz e tem muito simbolismo muito lindo nisto.
Então João está vendo uma Menorah símbolo da nação de Israel, e foi tido que Israel será uma luz entre as nações, e ai no meio está Yeshua. E isto estar a par do que disse Isaías capitulo 60 verso 1 ao 4

Isaías 60:1  Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
Isaías 60:2  Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
Isto está sendo dito a Jerusalém
Isaías 60:3  E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Isaías 60:4  Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.

E em Mateus 5:14 disse Yeshua:

Mateus 5:14  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Em virtudes em que somos a luz do mundo? Será que nós temos luz própria ou porque Yeshua nos chama a luz do mundo? Porque nós portamos a luz e qual é a luz?

Salmos 119:105  Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Apocalipse 1:13  E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

Uma vez mais a profecia de Daniel 7

Daniel 7:13 - Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.


Apocalipse 1:14  E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;

E aqui outra vez simbologia. Lembrem-se que cada símbolo, cada aspecto poético que está dando João, ele está assumindo que os leitores saiba que ele está mandando pistas, está mandando palavras chaves que eles os leitores vão relacionar com o Antigo Testamento. E se estamos familiarizados com os escritos dos profetas e vemos aqui João falando de Yeshua disse que de sua cabeça sai cabelos, e se Yeshua é a cabeça e o que sai da sua cabeça? Cabelos

Apocalipse 1:14  E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;

O que representará os cabelos, não vou dizer o que comenta os rabinos no livro de Cantares de Salomão, existe muitas poesias no livro de Cantares e dentro das descrições que aparecem que fala da Sulamita e tal, que fala dos cabelos dela e os rabinos interpretam os cabelos como algo muito particular, porém se recorrer aos comentários rabínicos e somente pensando no que o mesmo Novo Testamento disse o que é Yeshua que Ele é a cabeça da igreja, dos chamados fora, e em sua cabeça que tem cabelos e qual é a característica dos cabelos? E sobre tudo sobre as mulheres? Os cabelos são Incontáveis e se são incontáveis, isto é um tipo de quem é incontável? De Israel e Yeshua quem é? A Cabeça de Yisrael e se houvesse duvidas uma pista a mais que nos da acerca dos cabelos, é que são brancos como a neve e como a lã.
E existe alguma passagem que nos lembre essas palavras? Isaias nos fala a respeito. Então cabelos brancos como a neve e como a lã.

Mateus 10:28  E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10:29  Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
Mateus 10:30  E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Mateus 10:31  Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

De maneira quando está dizendo “E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” não é que está falando do pelo em si, o que está dizendo é: Não temam porque todos vocês estão contados. O que é que faz um pastor com suas ovelhas ao final da tarde quando está ajuntando suas ovelhas? Ah está me faltando 20 ah eu que me importa, se perderam!! Não, então o que faz o pasto? Vai em busca das ovelhas porque ele as tem contadas.

Então quando em Apocalipse 1:14 diz que os cabelos eram brancos como a lã e a neve, vejam o que disse Isaías capitulo 1 a partir do verso 2

Isaías 1:2  Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
Isaías 1:3  O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Isaías 1:4  Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
Isaías 1:5  Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Isaías 1:6  Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
Isaías 1:7  A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.
Isaías 1:8  E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.
Isaías 1:9  Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.
Isaías 1:10  Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
Isaías 1:11  De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Isaías 1:12  Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Isaías 1:13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
Isaías 1:14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Isaías 1:15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Não é que o Eterno abomine o dia de Shabbat, as festas, os sacrifícios, o que aqui está dizendo é o porque. Porque o povo de Israel aqui estavam com uma atitude de hipocrisia, estavam vindo celebrar o Shabbat, as festas e oferecer os sacrifícios porém como disse o verso 15 que as mãos deles estavam manchadas de sangue, estavam cheias de violência. Então o Eterno está dizendo aqui: do que me serve que vocês venham aqui a celebrar, a serem muito justos se estão pelejando uns contra os outros. 

Isaías 1:16  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Isaías 1:17  Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Isaías 1:18  Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Agora sim podemos entender quando em Apocalipse 1:14 disse:

Apocalipse 1:14  E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;

Então nesta visão seus cabelos purificados e incontáveis, está representando aqui neste verso que Yeshua está levando o juízo pelo perdão do povo de Yisrael. Yeshua está purificando o pecado da nação. 

Apocalipse 1:15  E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

Seus pés semelhantes a latão reluzente: (Gênesis 3:15)

Gênesis 3:15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Esta profecia está dizendo que a serpente vai ferir da semente da mulher ao Messias lógico, o que vai ferir no Messias a serpente é o calcanhar. E a palavra Calcanhar em hebraico é a palavra (בעָקֵ) Akev são as letras Ayin (ע) a letra Kof (ק) e a letra Bet (ב) que daí se forma a palavra Yaakov (Jacó). Ou seja que a parte que a serpente vai atacar do Messias é a parte na carne, quer dizer aos seus descendentes, a todos que formam parte do seu povo. A serpente vai atacar aos povo do Messias. Por isto em Apocalipse 12 diz que o Dragão a antiga serpente vai fazer guerra a semente da mulher, contra os descendentes. Este é o calcanhar. Isto é um pouco como a máfia que quando vai sobre uma pessoa, quando quer se vingar de alguém, não somente vai contra a pessoa senão contra toda a família.

E continuando com esta frase dos pés como de bronze, no Salmos 22:16 disse

Salmos 22:16  Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.

Lucas 24:39 disse também:

Lucas 24:39  Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

Então Yeshua uma vez que Ele ressuscita ensina a seus discípulos a seus pés, e como estavam os pés de Yeshua depois de ressuscitado? Estavam transpassados e o que isto representa? Representa que Yeshua em sua carne é transpassado. E o bronze representa o juízo, porque quais elementos do Tabernáculo eram de bronze? O Altar dos sacrifícios e o lavabo, esses dois elementos eram de bronze. O altar dos sacrifícios eram aonde se colocavam as ofertas, queimavam aos animais ai, e o lavabo era aonde se lavavam depois do sacrifício.

Assim que seus pés representam o juízo, o castigo da nossa paz e representam a limpeza

Apocalipse 1:15  E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

Ou seja, que quando Yeshua falavam se ouvia como um som de muitas águas. Ou seja, que a voz de Yeshua representa a Yisrael entre todas as nações.

Cânticos 5:1  Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.

E se coloque a pensar quem está falando, obviamente que é o rei Salomão, porém Salomão é um ancestral de Yeshua. Ou seja que profeticamente quem está falando isto aqui é Yeshua. Então disse: “Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria” obviamente que o jardim representa seu povo, a nação de Yisrael e veio recolher frutos e o que disse que achou? Mirra e para o que se utilizava a mirra? Era utilizada para embalsamar aos mortos

Cânticos 5:1  Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.
Cânticos 5:2  Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.

A Efraim em Oseias se chama de Pomba ingênua, por isto que quando Ele é purificado no Rio Jordão o Espírito Santo descem em forma de uma pomba porque? Porque Yeshua é quem vai atrair a pomba que representa a Efraim entre as nações. Ou seja, que quando Efraim seja cheio do Espírito então virá a ele.

Cânticos 5:3  Já despi a minha roupa; como a tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?

Então o Esposo está batendo na porta para a esposa abrir e ela está dizendo que não pode porque ela já lavou seus pés. Isto é porque nesta época o piso eram de terra, e se a pessoa lavasse os pés e se deitava e se levantasse tinha que lavar os pés outra vez. 

Cânticos 5:4  O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele.
Cânticos 5:5  Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos gotejavam mirra, e os meus dedos mirra com doce aroma, sobre as aldravas da fechadura.

Uau existe tantos simbolismos aqui que se nos detemos aqui seria outro estudo, porém deixou uma tarefa a vocês, leiam os comentários de Cantares de Salomão na nossa pagina da internet fazendoteshvablogspost.com. está é a historia mais espetacular de romance que vocês já escutaram em toda vida, não existe uma obra literária de romance mais extraordinária que o livro de Cantares de Salomão. E disse o verso 6 aonde finalmente ela abre a porta.

Cânticos 5:6  Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
Cânticos 5:7  Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros.

O Filho Prodigo que lhe tiram tudo. E no versículo 8 Israel clama as nações estrangeiras, porque os rabinos dizem que aqui Israel está pedindo as nações. Eles dizem que Israel em seu exílio vai pedir as nações estrangeiras e isto não são rabinos messiânicos, são rabinos ortodoxos que dizem que Israel no exílio vai dizer as nações.

Cânticos 5:8  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.

Ou seja, como é que Israel está dizendo as nações estrangeiras que se elas acharem seu amado, e quem é o amado de Yisrael? O messias. E por suposto que as nações diriam: Pois como que estais enferma de amor se não recebeste a teu amado quando ele veio te visitar? Ele veio e você não abriu a porta. E a tradução do hebraico desta frase “estou enferma de amor” mais bem seria: Meu amor estar enfermo e por isto não lhe abrir a porta. Em mim estar o querer, porém não estar o fazer.

Paulo disse: No meu interior eu me deleito na lei de Deus, quero fazer sua vontade, porém tenho uma lei que esta no meu corpo, na qual me leva cativo a lei do pecado e da morte e me faz dizer: Miserável homem que sou, como é possível que fiz isto. Então é um clamor as nações: “se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.” Tenha misericórdia de mim. voltando Apocalipse 1:16 disse:

Apocalipse 1:16  E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

A destra representa a misericórdia, a bondade. Essas sete estrelas já veremos o que significa. Porém o que é esta espada de dois fios? No livro aos Hebreus nos disse o que é esta espada que é a Palavra de Deus, e quando o escritor aos Hebreus escreveu isto

Hebreus 4:12  Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Para o escritor desta carta neste época o que era a palavra de Deus? Era a Lei, os Profetas e os Salmos. Ou seja, era o Antigo Testamento.
E quando disse em Apocalipse “E ele tinha na sua destra sete estrelas” disse em Gênesis 15

Gênesis 15:5  Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

Assim que as sete estrelas representam a plenitude da descendência de Abraão

Apocalipse 1:16E o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

Gênesis 37:9  E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.

 E no versículo seguinte temos a interpretação de Jacó do sonho de José.

Gênesis 37:10  E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

Assim que com quem Jacó se identificou? Com o sol, a esposa com a lua e os outros filhos com as estrelas. Assim que já temos o simbolismo aqui de Apocalipse que disse:

Apocalipse 1:16  E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

Ou seja, que Yeshua representa a plenitude de Jacó. 

 Apocalipse 1:17  E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
Apocalipse 1:18  E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

E aqui se menciona as chaves da morte e do inferno, e dês -traduzindo o grego e regressando ao hebraico, o inferno aqui é a palavra Sheol que significa sepultura literalmente. E ao que isto está fazendo referencia quando disse: “E tenho as chaves da morte e do inferno.”? Se você conhecer os profetas e especialmente a profecia de Oseias você vai entender ao que se refere, e incluso o apostolo Paulo cita esta profecia no capitulo 15 de 1 Aos Coríntios ao falar da vitoria sobre a morte. E é muito interessante que Paulo aos Coríntios lhe cita uma profecia de Oseias. Então porque Paulo aos de Coríntios que se supõe que são gentios, lhes cita uma profecia de Oseias que tem haver especificamente com Israel? Então em 1 Coríntios 15:54-55 Paulo está falando da ressurreição dos mortos e disse:

1 Coríntios 15:54  E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
1 Coríntios 15:55  Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

Então isto é uma paráfrases que Paulo está fazendo do profeta Oseias capitulo 13 versículo 14 aonde o Eterno está dizendo que depois que seu povo pereça entre as nações e morra entre as nações, e fiquem totalmente sem esperança entre as nações, veja o que disse Oseias 13

Oseias 13:14  Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.

O Eterno está dizendo aqui a morte que Ele será a morte da morte, estar dizendo que Ele mesmo vai pagar, que Ele vai morrer por meus amados, e será a destruição do inferno, ou seja, da sepultura. 

Apocalipse 1:19  Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;

Ou seja, que o mesmo capitulo 1 de Apocalipse nos dá todo o relato do livro de Apocalipse.

__ A primeira parte é o capitulo 1 que é toda esta visão que hoje explicamos, “as coisas que tens visto” a visão de Yeshua.

__ A segunda parte do livro de Apocalipse são do capitulo 2 ao capitulo 20 “e as coisas que são” Isto é, a situação que João estava vivendo neste momento, e desde este momento de João até o desenlace da historia, o período do que se conhece como igreja que agora já podemos saber a quem se refere quando falamos da igreja. Então do capitulo 2 ao 20 é um panorama de Yisrael e das nações.

__ A terceira parte são os capítulos 21 e 22 que são “as que depois destas hão de acontecer” Ou seja, novo céus e nova terra, ou seja a eternidade. E concluindo o capitulo 1 disse no versículo 20

Apocalipse 1:20  O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

E já dissemos que a destra representa a misericórdia. Os setes castiçais ou as sete velas já vimos que são as sete velas da Menorah de ouro que alumiava no Templo e que é símbolo de Yisrael. E os anjos em hebraico é a palavra Malachim que necessariamente não está se referindo a figuras celestiais, a seres celestiais, porque a palavra Malach também pode significa um Enviado, um Emissário, um Embaixador.

Então esta palavra Malachim do verbo enviar pode ser uma referencia a plenitude dos que foram enviados a ser luz as nações com a palavra de Deus.
Os sete castiçais são as sete igrejas, ou seja, são a plenitude de Yisrael entre as nações que é a plenitude dos gentios.

Efésios 3:1  Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;
Efésios 3:2  Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
Efésios 3:3  Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;

E acabamos de ver em Apocalipse a palavra mistério, porque tudo isto das sete estrelas, dos sete castiçais e etc. é um mistério e Paulo falou deste mistério e em que consiste este mistério?

Efésios 3:4 - Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
Efésios 3:5 - O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
Efésios 3:6 - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa no Messias pelo evangelho;

Este é todo o mistério, e em Romanos 11:25 em diante também Paulo fala do mesmo mistério. E interessante que Paulo está falando aos Romanos e está dizendo:

Romanos 11:25  Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

E o que é que Paulo não quer quando ele diz: “(para que não presumais de vós mesmos):” porque o que vai acontecer se os romanos não entendem este mistério, qual será a consequência? Que vão ser arrogantes, vão se sentirem melhores. E o que o cristianismo pensa sobre Israel? Que eles são melhores que o povo judeu. Se dá conta que tudo já está escrito

Romanos 11:25  Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Melo HaGoyim que é a profecia de Jacó quando coloca a mão direita sobre Efraim filho de José.

Romanos 11:26  E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
Romanos 11:27  E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Romanos 11:28  Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Romanos 11:29  Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Romanos 11:30  Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,
Romanos 11:31   Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.
Romanos 11:32  Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

Então aqui esta falando de dois povos, os  romanos e os judeus. E até agora a nação está endurecida, porém Deus tem tido misericórdia de vocês romanos e coríntios, e efésios, e filipenses e  brasileiros, mexicanos, argentinos, gregos e etc. e ao final vai terminar tendo misericórdia de todos.
Ao principio Deus sujeitou a desobediência as 10 Tribos do Norte e Judá teve misericórdia um tempo dessas 10 Tribos. Agora Judá é sujeitado a desobediência e Efraim a plenitude dos gentios recebem misericórdia para que ao final todos recebam misericórdia. E Paulo termina o capitulo 11 aos Romanos dizendo:

Romanos 11:33  Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Romanos 11:34  Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Romanos 11:35  Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Romanos 11:36  Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário