segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A Circuncisão e o Novo Testamento



É possível que o Eterno tenha estabelecido a circuncisão por algumas questões medicas, de higiene, porém isto não necessariamente a razão exclusiva pelo qual se institui o Pacto da Circuncisão. E hoje vamos falar do significado da circuncisão, e se o tempo nos permitir vamos tocar em alguns versos principalmente falado pelo apostolo Paulo que aparentemente fala contra a circuncisão.

Antes de entrarmos no porque da circuncisão, qual é o significado, porque o Eterno instituiu este Pacto, vamos analisar os aspectos controvérsias sobre a Circuncisão que tem causado muita discordância acerca deste tema, porque é um tema tão controverso entre os cristãos e alguns grupos messiânicos. Este é um tema dirigido principalmente aos homens, porém as mulheres que são mães devem estar inteiradas neste assunto porque o bebe aos 8 dias de nascido devem ser circuncidados segundo manda a Toráh. Moisés não foi circuncidado quando nasceu e depois teve que fazer a circuncisão as pressas e colocar o prepúcio a um anjo que lhe apareceu e queria matá-lo e isto vamos saber  ao longo do estudo.

Então a circuncisão é um tema controverso, porque o que nós temos escutado desde uma doutrina cristã e muitos grupos que se dizem messiânicos que a circuncisão não são para os gentios, porque segundo eles nós já estamos circuncidados no Messias, que o importante hoje é a circuncisão do coração que vale. E este tema esta sendo muito importante ser tratado hoje porque estamos próximos da festa de Páscoa, e de acordo com as Escrituras como veremos, está proibido que um homem participe desta festa sem estar circuncidado na carne, ou seja, é um requisito para celebrar a festa da libertação que é tanto física como espiritual. Então a pergunta é: Se pessoa que foi enxertado na fé de Avraham Isaque e Jacó pelos méritos do Messias deve ou não circuncidar-se?

Uma das praticas dos tempos Bíblicos que mais sinalam a identidade do povo Hebreu como a nação do Pacto com o Poderoso criador do universo, o que diferencia este povo com as demais nações é a circuncisão que em hebraico se chama Brit Milah. A palavra (Brit) significa (Pacto) e literalmente (Pacto) significa (cortar) e porque cortar? Porque na antiguidade quando se fazia um pacto entre duas pessoas, se partia um animal e colocava as duas partes do animal no chão e derramava o sangue e os que participavam do pacto pisavam no sangue, ou seja, passava pelo animal partido e desta maneira estabelecia um pacto. Porém o que isto implicava que ao passar entre as partes do animal e pisar no sangue as duas partes declaravam o seguinte: que se as duas partes rompessem o pacto acontecia a eles o que se passou com este animal. Isto é, quando as pessoas passavam pelo meio do animal cortado pisando no sangue eles passavam falando e dizendo que se um de nós quebrarmos este pacto que nos passe o mesmo que este animal passou. Este era um pacto solene com testemunhas diante do Eterno. Então a palavra "Brit Milah" e Brit é (Pacto) e pacto é cortar. E "Milah" significa (Palavra), então Brit Miláh literalmente significa A Palavra do Pacto, então neste momento a pessoa esta dando sua palavra que vai estar em Pacto com o Eterno.

Esta Palavra do Pacto é cortar então em que consiste? Consiste em cortar a carne que sobravade pele do membro do homem, ou seja, o prepúcio e isto é o que significa o Pacto. Isto é tão importante para um sinal para o povo de Yisrael que ao longo da história tem tido impérios que proibido esta pratica da Brit Miláh e incluso com a pena de morte, e porque faziam isto as nações que conquistavam ao povo de Yisrael? A motivação dos impérios que conquistavam a Yisrael era para roubar a identidade do povo hebreu. Então é importante ter consciência da importância da Brit Miláh e porque? Porque Brit Milha é igual a identidade hebréia, porque a ausência da Brit Miláh é a perda de identidade, a pessoa se torna igual as demais nações porque a Brit Milah foi dada ao povo de Yisrael, a Avraham e sua descendência, então este pacto é um distintivo, é um selo, é uma marca distintiva, e isto era o que queria fazer as nações, porque proibindo a circuncisão a semente de Avraham desapareceria para sempre.

Então o que nós temos vendo como sutilmente a proibição da circuncisão tem introduzido até o dia de hoje dentro do cristianismo e até dentro de alguns movimentos messiânicos, e ai estar porém com qual propósito? Para fazer com que todos sejam igual, e incluso na época do domínio Grego foi decretado pena de morte aos que praticavam a circuncisão, e alguns judeus para evitar a execução e simplesmente assimilar-se entre a cultura fazia outras cirurgia para dissimular e isto esta no I livro de Macabeus que não é um livro inspirado porém é histórico, e no capitulo primeiro livro de Macabeus narra o governo do imperado Alexandre Magno. 

I Livro de Macabeu capitulo 1:1 até o verso 15

Alexandre, o Macedônio, filho de Filipo, já reinava na Grécia, quando saiu da terra dos  ceteus e derrotou a Dario, rei dos persas e  dos medos. Travou numerosas batalhas, conquistou muitas fortalezas e matou os reis da terra.  Chegou até os confins do mundo e apoderou-se dos despojos de uma multidão de nações. A terra emudeceu diante dele. Seu coração se exaltou e ele se ensoberbeceu. Mobilizou um exército poderosíssimo e subjugou os territórios e os soberanos das nações, obrigando-os a lhe pagarem tributo. Certo dia, ficou doente e percebeu que ia morrer. Chamou  seus altos oficiais, que tinham sido seus companheiros desde a juventude, e, ainda em vida, repartiu entre eles o reino. Alexandre reinou durante doze anos, e morreu. Seus oficiais assumiram o poder, cada um no seu lugar. Após a morte dele, todos cingiram o diadema, e depois deles os seus filhos, por muitos anos. E os males se multiplicaram na terra. Deles saiu aquela raiz de pecado, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco, que estivera em Roma como refém e que tornou-se rei no ano cento e trinta e sete do reino dos gregos. Por aqueles dias, saíram de Israel ( II Macabeus 4:7-17) homens iníquos, que persuadiam a muitos, dizendo: "Vamos fazer aliança com as nações que estão ao nosso redor, porque, desde que nos isolamos, muitos males nos aconteceram". Essa proposta parecia boa. Alguns do povo resolveram ir ter com o rei, e este deu-lhes permissão para adotarem os costumes das nações pagãs. Construíram em Jerusalém um ginásio ao modo dos pagãos. Disfarçaram a circuncisão e renegaram o pacto sagrado, ajuntando-se às nações e vendendo-se para praticarem o mal. 1º Livro dos Macabeus 1:1-15

Isto aconteceu 200 anos antes do Messias, e observem que disse o texto que eles fizeram um ginásio ao estilo do pagão e os exercícios se faziam todos nus, porque os gregos gostavam de exaltar a beleza física e para eles era um absurdo verem os judeus com o prepúcio cortado, porque esta era a parte que os gregos mais exaltavamEntão no verso 15 disse que os judeus disfarçaram a marca da circuncisão como eu não sei, porém alguma coisa eles fizeram, também muitos dizem que durante o nazismo foi exatamente o que muitos judeus fizeram para evitar a perseguição, porque o que os soltados faziam para identificar quem era judeu era através da circuncisão. Então nesta época muitos trataram de disfarçar e segundo os historiadores daquela época tinha médicos alemães que faziam cirurgia de estética para reconstruir o prepúcio. E em Macabeus disse que eles também renegaram o pacto sagrado e se uniram aos pagãos e se venderam a pratica do mal.

E também pode ser que os rabinos daquela época instituíram um procedimento conhecido nas traduções da Bíblia como o Rito de Moisés que fosse impossível no futuro dissimularem a circuncisão e porque? Porque se os judeus puderam dissimular a circuncisão quer dizer que a maneira que se fazia a circuncisão dos tempos de Avraham, nos tempos de Moisés era uma maneira simples, porém a Toráh não disse como fazê-la somente disse que corte o prepúcio, e não era uma coisa difícil porque Avraham mesmo fez a dele, também houve um dia que os filhos de Jacó circuncidaram a todos os filhos de Siquém, então não era algo tão complicado. Também tem o relato de quando Moisés estava com sua esposa e vem ao encontro dele um ano e queria matar a Moisés e disse que Moisés pegou uma pedra acuda e cortou o prepúcio do bebe, e imaginem uma mãe fazendo isto assim tão rápido, então quer dizer que provavelmente era algo muito simples, algo como cortar um pedaço.

Porém a raiz disto no império Grego que já estavam dissimulando os rabinos instituiram uma prática que prevalece até o dia de hoje, que é uma praticam em que se corta bastante a pele do prepúcio e não tem como esconder, como reverter. E porque é importante saber disto? Porque isto vai nos ajudar a entender o que aconteceu em Atos 15 e todos os demais que disse no Novo Testamento do porque não era necessário fazer a circuncisão, vamos entender o contexto da carta aos Gálatas.

Teve um momento que Roma também proibiu a circuncisão através do Imperador Adriano, e isto obviamente estes decretos romanos alcançaram a teologia romana, porque quando o catolicismo foi instituído como a religião do estado de uma maneira mais sutil e esta é a característica da besta que menciona Daniel que fará grandes coisas de uma maneira mais sútil, porém houve momentos na história que a igreja católica perseguiu os que praticavam a circuncisão. E as igrejas chamadas "protestantes" aderiram esta doutrina, as práticas, os dogmas, porque uma vez Tertuliano que era um dos pais da igreja escreveu uma de suas cartas contra os judeus, contra a Toráh e etc. dizendo em um livro chamado "Contra os Judeus"

Disse: A ocasião que deu origem a esta obra, foi uma disputa entre um cristão e um judeu que discutiram desde a manhã até a pôr do sol, e disse que a verdade ficou escura por uma espécie de nuvem. Julguei pós (Disse Tertuliano) examinar com mais atenção o que a causa da confusão não se pode esclarecer-se. Disse Tértuliano que por Yisrael ter se separado do Criador e ter rejeitado sua graça (Quando você escutar um cristão dizendo que Yisrael rejeitou o Messiase já caiu da graça, e quando você escutar isto você não estar escutando a esta pessoa, estais escutando a Tertuliano, e esta pessoa, este cristão de quem aprendeu isto? Do seu pastor, e este pastor aonde aprendeu isto? No seminário, e quem disse isto? Os livros de teologia sistemáticas que vem de Tertuliano) Continuando o que disse Tertuliano no livro titulado "Contra os Judeus" disse: Porque Yisrael se desviou do Eterno e tendo caído da graça o Antigo Testamento tem perdido toda sua força e deve ser interpretado espiritualmente. (Isto quer dizer que quando você leia o Antigo Testamento as promessas que são para Yisrael se atribui a você, porque? Porque segundo a teologia católica Yisrael perdeu seu lugar e tudo agora é alegórico, e assim deste mesmo jeito as igrejas interpretam o Antigo Testamento, tudo para eles é espiritual, porém as promessa para eles continuam reais, pois se você pega um livrinho evangélico qualquer falando sobre promessas e aonde estar todas as promessas para Yisrael eles colocam para os cristãos, Eu estarei contigo, nunca de abandonarei, és a menina dos meus olhos. Ou seja, todas essas promessas estão nos livrinhos cristãos, porém as maldições essas sim são para Yisrael, são para nós que estamos guardando a Toráh, porque para eles quem guarda a Toráh está debaixo da maldição) Então quem disse isto? Tertuliano que disse que o Antigo Testamento deve ser interpretado espiritualmente e por isto foram chamado os gentios, em outras palavras, como Yisrael rejeitou ao Messias então o Eterno disse, "ah vocês falharam comigo, então agora é a vez dos gentios, entrem gentios" Isto foi o que deduziu Tertuliano como que o Eterno se decepcionou com a semente de Avraham e agora escolheu os gentios. Continuando, Tertuliano disse que a lei existiu antes de Moisés, porque esta lei primitiva foi prolongada para Adão e Eva no paraíso que foi o seio materno de todos os preceitos divinos positivos, porém os códigos judeus escritos em tábuas de pedra veio mais tarde que a lei natural, por tanto a lei Mosaica não é necessária para a salvação, a circuncisão, a observância do Sábado, os antigos sacrifícios foram abolidos.

Então, Tertuliano decreta que a pratica da circuncisão se acabou, o dia de Shabbat já não vale mais, as festas são insignificantes porque foram abolidos. Cristãos, vocês não tem que circuncidar-se, não precisam guardar dia de repouso, nem as festas e etc. Pergunta: Quando os pastores estão pregando sobre isto de onde eles tiraram este conceito? Então, nos dias de hoje a circuncisão segue proibida pelo cristianismo tradicional, que utilizam textos do novo testamento para argumentar que os mesmos apóstolos falaram contra e isso veremos se é verdade ou não, porque Tertuliano e os outros pais da igreja tinha que sustentar suas doutrinas com o Novo Testamento, porque com quem eles iriam se meter em confusão na hora de dizer estas coisas? Com os várias pessoas que acreditavam em Yeshua, então como Tertuliano era um gentios e não conhecia a Toráh, então haveria conflitos com quem conhecia, então como se resolve estes conflitos? Com as mesmas passagens do Novo Testamento que agora vamos saber, e vamos saber todas essas passagens aonde Paulo e os outros apóstolos aparentemente falam contra a circuncisão da carne.
                                                              
E o texto por excelência no Novo Testamento aonde aparentemente fala contra a circuncisão, que já não é necessário a circuncisão para os que crêem no Messias, aonde os cristãos olham este texto e dizem; olha aqui disse que já não precisa circuncidar-se é em Atos 15, Atos 15 é a passagem por excelência para negar a circuncisão porque neste capitulo é um decreto que se conhece como Concílio de Jerusalém, aonde se reúne os apóstolos para tratar exclusivamente da circuncisão, e vamos voltar a dois mil anos atrás nos tempos das sinagogas, na época em que muitos gentios estavam crendo no Eterno de Avraham Isaque e Jacó, estavam crendo no Mashiach e deixando a idolatria e estão vindo a fé hebréia, estão começando a ir aprender as Escrituras nas sinagogas, porque se um gentios, um não judeu quisesse aprender as Escrituras, quisesse aprender sobre o Poderoso de Yisrael, conhecer a Toráh, eles não iam a igreja assembléia de Deus, não iam na Cristo para o Mundo, na Metodista, eles iriam na sinagoga porque não havia outro lugar aonde se ensinasse a Toráh. Então quando estes gentios se chegavam para saber sobre o Poderoso de Yisrael, sobre a Toráh, os que estavam ali os judeus quando viam que quem estava chegando era um gentio vocês acham que eles diziam "Bem vido amados, tome aqui um c'd de pregação de fulano de tal, não, eles perguntavam quem tinha convidado, o porque deste gentios estar ali, porque nós como pais de família e temos nossos filhos e cremos na fé hebréia esperamos que nossos filhos se casem na comunidade da nossa fé, e de repente chega pessoa que não é da comunidade agente começa a indagar, o que estas pessoas estão fazendo aqui, e de repente começamos a pensar que estas pessoas podem gostar dos nossos filhos ou filhas, e a maneira dessas pessoas se vestir era diferente da maneira tradicional dos judeus daquela época se vestirem, porque naquela época se notava muito a diferencia de uma pessoa judia para um gentio.

Chegava por exemplo uma mulher de Corintos, uma mulher grega ou um homem, o que passava na cabeça daqueles judeus daquela época quando viam um grego que engrandecia a beleza física, os órgãos genitais, que vivia nas orgias gregas entrando na sinagoga lhe vinha a mente logo seus filhos, vinham em mente a história de Sansão com Dalila, então se estas pessoas quisessem realmente se converter tinha que colocar algumas regras, por isto é tão importante a circuncisão tem a ver com matrimônios, e se tem a ver com matrimônios tem a ver com filhos, e já tinha antecedentes em Yisrael de que por terem se casado com mulheres estrangeiras principalmente na época de Esdras e Neemias, porque os que regressaram da Babilônia com suas mulheres natural da Babilônia, Esdras e Neemias repreendeu aos judeus por causa destas mulheres, ou elas se convertem a nossa fé ou manda elas irem embora com todos seus filhos, e em toda uma tarde relata que todos os homens se puseram a chorar quais tinham se comprometidos a mandarem embora suas famílias, suas mulheres com seus filhos, ao menos as mulheres que quiseram se converter. Então é o mesmo que acontece atualmente.

Então, o miolo do assunto é que os apóstolos vêem em todos esses gentios que estão tendo fome da fé hebréia o potencial do cumprimento das profecias de que as tribos exiladas entre os grego deveriam de regressar. Então ao verem todos estes gentios regressando eles interpretam que estes gentios sejam os dispersos entre as nações, estes devem ser os Yisraelitas que se fizeram gregos, que se misturaram e que estão regressando, então o que vamos fazer? Vamos recebê-los de volta, porém tinha outros que diziam que só aceitavam se eles cumprissem todo processo de conversão para tirar qualquer duvida. Então se um judeu se casa com uma mulher não judia de acordo com Esdras e Neemias os filhos automaticamente já não eram judeus e já não seriam aceitos na comunidade. Então por isto era muito complexo este tema e porque? Porque vai chegar um momento que os filhos que vão nascer não vai ser parte do povo e depois já não poderá se casar com alguém da comunidade, já não era um tema religioso e sim um tema de herança, de família. Então, os rabinos tomaram uma decisão para evitar assimilações, ou seja, os rabinos trataram de manter a identidade da nação, tratar de guardá-los. Então em Atos 15 aparece esta situação

Atos 15:1 Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o rito de Moisés, não podeis salvar-vos

E o que é ser salvo na mentalidade hebréia e não na mentalidade cristã de ser salvo e subir ao céu ficar flutuando nas nuvens, vendo anjos pra lá e para cá, não, isto não é salvação na mentalidade hebreia. Na mentalidade hebreia ser salvo é fazer parte do povo de Yisrael e estar pronto para estar no reino quando vier o Messias Esta palavra "rito de Moisés" é o que nos dá a chave de todo miolo de todo este assunto da circuncisão. A Peshita disse:  Mas os homens da Judeia desceram e ensinavam aos irmãos dizendo: Se você não se circuncidardes segundo o costume da lei,  não podereis ser salvos.

Uma dessas duas línguas escreveram os apostolo, ou o hebraico ou o aramaico, menos o grego, e veja que aqui disse (segundo o costume da lei) Vaídah (no costume) é a palavra chave para entender atos 15 e todas as demais passagens do Novo Testamento. Pergunta: Qual era o costume de Moisés? Ou o que é costume? Costume é uma tradição oral, porém se em nenhuma parte das Escrituras disse como levar a cabo a circuncisão, então ao que estar se referindo isto? Esta se referindo a um costume de evitar reverter a circuncisão, então foi estabelecido um costume de uma cirurgia aonde a circuncisão somente era valida conforme ao costume. Se naquela época algum gentio quisesse circuncidar-se não podia fazer com um medico de outro lugar, então o que ele tinha que fazer era ir ante aos rabinos, teriam que ir a uma sinagoga e se este gentios depois de interrogado pelos rabinos o motivo da sua conversão fosse perguntado com quem ele estava aprendendo, ou aonde ele estava frequentando e ele disse eu sigo a Pedro, sigo ao apostolo Paulo, então de imediato os rabinos já refutavam e dizia que circuncidava porém este gentio tinha que negar o Messias, negar os apostolo. Então qual seria o futuro do movimento dos nazarenos? Eles iriam desaparecer e nunca chegaria até nós hoje a mensagem de Yeshua. Então praticamente os apóstolos formaram uma nova seita por dizer assim, porém hoje em dia não pode ser assim, uma pessoa abre um lugar e diz que é uma sinagoga e agora eu sou rabino e eu mesmo faço a circuncisão e digo as pessoas vocês já são judeus agora

Todos os rabinos tem que estar ordenado por instituições conhecidas em Yisrael, então é praticamente igual naquela época, os apostolo formaram seu próprio grupo. Então quem vai levar a cabo a circuncisão, como faziam a circuncisão, faziam entre eles, passaram um tempo ainda frequentando a sinagoga, porém houve um momento que já não era possível conviver nas sinagogas, porque desde a época de Yeshua se alguém confessasse que Yeshua era o Messias era expulso da sinagoga.

Pergunta: Porque nos evangelhos não se menciona o Messias falando sobre a circuncisão nem com seus discípulo nem com qualquer outra pessoa? Porque Yeshua não tocava no tema da circuncisão? Porque todos eram judeus, todos eram circuncidados ao oitavo dia de nascido, eles não pregavam a gentios, incluso Pedro não queria ir até a casa de Cornélio, teve que aparecer para ele uma visão para ele por três vezes para ele não chamar mais de impuros as pessoas quais o Eterno estava purificando, porque eram uma humilhação um judeu entrar numa casa de um gentio, porque a fé naquela época no Messias era exclusivamente para judeus, e de onde tiraram isto? Das Escrituras, dos profetas, e para quem é a Toráh, os pactos, as promessas? Para Yisrael. Porém em qual momento as portas se abrem para os gentios? Quando os apóstolos entendem que os gentio eram gentios porque se perderam, se misturaram entre as nações, porém originalmente não eram gentios e sim Yisraelitas

Atos 15:2  Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. 
Atos 15:3  E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos

Cada vez que se menciona a palavra "Igreja" aqui simplesmente significa congregação. Também diz aqui que eles passavam pelas cidades contando a conversão dos gentios, porém uma conversão ao que? A fé hebréia, porém muitos setores da fé hebraica não queria a conversão dos gentios, porém este setor sim queria

Atos 15:4  E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. 
Atos 15:5  Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.  

Então aqui um grupo de fariseus que tinham crido no Messias diziam que eram necessário os gentios se circuncidarem e guardar toda a Toráh. Porém na mente de um fariseu o que é guardar a Toráh? Era alem de guardar a Toráh escrita também guardar a lei dos rabinos, porque se uma pessoa era circuncidado diante de uma autoridade rabínica automaticamente os rabinos já estava no pé do ouvido da pessoa dizendo o que tinha que observar

Atos 15:6  Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
Atos 15:7  E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem

Porque aqui se levanta justamente Pedro nesta discurção? Porque ele era um dos principais que não queria receber aos gentios e ele continua dizendo:

Atos 15:8  E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;

Ou seja, Pedro ficou surpreendido quando viu os gentios recebendo o Espírito Santo, porque para quem é o Espírito Santo segundo os profetas? Com quem foi o Novo Pacto? Com a Casa de Yisrael e com a Casa de Judá, então o Espírito Santo era para Yisrael, porém depois em consequência viria aos gentios que neste caso são Efraim.

E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.

Atos 15:11  Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 
Atos 15:12  Mas cremos que seremos salvos pela graça do Soberano Yeshua, como eles também.

A qual julgo Pedro está se referindo aqui que estavam tratando de colocar sobre os discípulos? Será que era Lei de Moisés ou ao julgo dos escribas e fariseus? A leis dos rabinos, porque olha o que disse Mateus 23

Mateus 23:4  Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;  

Ou seja, aqui o Messias esta falando de todas as tradições rabínicas, e é bom lembrar que não eram todos os fariseus que faziam isto, eram um grupo que estava no controle da situação daquela época. Então a questão aqui em Atos 15 era que se circuncidar-se á um gentio e colocasse ele em uma sinagoga ele automaticamente vai os comprometer a obedecer tudo que os rabinos dizem. Este era todo o miolo do assunto.

Atos 15:12  Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. 

Em outras palavras eles estão dizendo: Sabe de uma coisa, em Jerusalém eles vão colocar travas para receber a este gentios, porém o Eterno já está os aceitando, porque estas pessoas estão profetizando, estão dizendo coisas maravilhosas.

Atos 15:13  E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: 

 Pelo que vemos aqui Tiago  era o líder da comunidade, ele era quem determinava o que seria feito na comunidade dos discípulos e olha o que ele disse: 

Atos 15:14  Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.

Então, vejam como interpretou Tiago sobre estes gentios.

Atos 15:15  E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 

Ou seja, o que se passou com Pedro naquela visão que ele teve em atos 10 concordam as palavras dos profetas como está escrito:

Atos 15:16  Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de David, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. 
Atos 15:17  Para que o restante dos homens busque ao Soberano, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Soberano, que faz todas estas coisas

De onde tirou Tiago esta profecia? De Amos capitulo 9, e o que diz Amos 9?  Amós 9 fala da restauração das tribos Yisrael que se misturaram entre as nações e que nos últimos tempos o Eterno vai trazer de volta. Então Tiago interpreta que estes gentios que estão se convertendo são o cumprimento do que disse Amós 9, então não são gentios estes de Atos 15 são das tribos de Yisrael que se fizeram gentios e que estão regressando e devem ser aceitos

Atos 15:19  Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus

Esta palavra (perturbar) nos originais esta implicando não colocar obstáculos, que não coloque uma trava para entrar na fé hebréia. Atualmente os rabinos rejeitam três vezes a um gentio que queira se converter, eles alegam que é muito difícil viver como um judeu, porém quando eles vêem que a pessoa é persistente ai sim eles aceitam, porque se a pessoa é uma pessoa que ah que palhaço este rabino tal, então eles vêem que se a pessoa desiste assim tal fácil na hora de uma tribulação esta pessoa é a primeira a correr, vai ser a primeira a negar que é um judeu.

Atos 15:20  E diz mais Tiago: Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

Aqui se dá estes mandamento, e se os argumentos cristãos e inclusive dos B'nei Noach forem estes, que somente devem obedecer o que disse aqui das contaminações do ídolos, que deixem a prostituição ou seja, que deixa de ter relações com todo mundo, que seja integro, que se guardem para o casamento. Outro requisito é em questão ao sufocado, ou seja, que olhem o que estão comendo,  por exemplo; se vai a uma festa aonde torceram o pescoço da galinha não podem comer, tem que se abster disto, tem que ter cuidado como matam os animais. Então se pensam que estes são os únicos mandamentos, então aonde está o mandamentos de honrar o pai e a mãe? Então podem não honrar mais o pai e a mãe porque as leis nessa lei só me mandam fazer estas aqui? Não e qual é a resposta?

Atos 15:21  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Ou seja, em cada cidade tem quem ensine, quem instrua a lei de Moisés, e aonde é que se ensina a lei de Moisés naquela época? Nas sinagogas em cada dia de Shabbat. Então, por implicação qual é o outro mandamento que estes aqui de Atos 15 vão guardar? O Shabbat, senão como eles vão aprender a Toráh? Então aqui não disse olha vocês gentios cada domingo procurem uma igreja evangélica que lhes vão ensinar a desobedecer a Moisés. Porém Tiago disse que era para eles começarem com estes quatros mandamentos depois eles vão indo a sinagoga e vão aprender, então nos forcem a eles, não tratem de acelerar o processo mais pelo contrário, o processo é termos que não forçá-los, ou seja, deixa que eles façam de coração.

Atos 15:22  Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
Atos 15:23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. 
Atos 15:24  Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Atos 15:25  Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, 
Atos 15:26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Yashua o Messias. 
Atos 15:27  Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. 
Atos 15:28  Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: 
Atos 15:29  Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. 
Atos 15:30  Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

E aqui termina o concilio,  e baseado neste decreto podemos entender todos os demais textos que aparentemente falam contra a circuncisão ok!

1 Coríntios 7:18  É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado
1 Coríntios 7:19  É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide. 
1 Coríntios 7:20  A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus Cada um fique na vocação em que foi chamado. 1 Coríntios 7:18-20

"É alguém chamado estando circunciso?"

Foi chamado a onde? Ao arrependimento, a fé, a fidelidade e a seguir ao Mashiach como Rabino. Em outras palavras, foi alguém chamado sendo judeu não é para se converter a outra religião, porém que continue sendo judeu e que simplesmente siga crendo em Yeshua como o único Rabino

"É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide."

Porque Paulo disse isto não se circuncide, porque a circuncisão nada é, e a incircuncisão nada é, senão a observância dos mandamentos do Eterno, e quais são os mandamentos? A Toráh, o que Paulo esta dizendo aos gentios das 10 Tribos perdidas de Yisrael é que o importante é que guarde a Toráh, porque temos que entender a mentalidade de um gentio em circuncidar-se era ter que ir a uma sinagoga e pedir a circuncisão, então os rabinos iriam fazer muitas perguntas e esses gentios poderiam acabar negando que Yeshua fosse o Messias. Então para evitar tudo isto Paulo disse se estais ansioso pela circuncisão e se isto for uma causa para que negues o Messias fique incircunciso, porque não importa que não te aceite em uma comunidade, não importa que teus filhos se casem em uma comunidade, não importa isto, o que importa é que guardes os mandamentos, se querem o reconhecimento de que eis um israelita, guardas a Toráh.

"Cada um fique na vocação em que foi chamado."

 O que Paulo era? Paulo era um rabino e o que tem que fazer um rabino a um gentio? Promove-lo que se converta? Não somente guardas os mandamentos do Eterno, e somente em dizer isto "guardas os mandamentos" o que vai acontecer cedo ou mais tarde? Cedo ou tarde esta pessoa vai se circuncidar. Então desta maneira Shaul se livra da bronca com as autoridades.

Romanos 2:25  Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão

Aqui Paulo ensina a essência da circuncisão, porque de nada serve uma pessoa ser circuncidada e depois de algum tempo esta pessoa esta cultuando a idolatria, esta nas suas praticas antigas pagãs, se circuncidada e esta adorando ao sol, a lua ou qualquer outra coisa que não seja o Eterno de nada serve esta circuncisão. É muito bom ter a circuncisão porém vem a responsabilidade dos pais em instruir seus filhos nos pactos, e até mesmo as pessoas já adultas devem fazer o mesmo, porque isto é justamente o que esta dizendo Paulo aqui em Romanos 2:25

Romanos 2:2  Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão

Então se uma pessoa é circuncidada e transgride a Toráh é como se esta pessoa fosse um idolatra e Paulo segue dizendo:

Romanos 2:26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 
Romanos 2:27  E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? 
Romanos 2:28  Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 
Romanos 2:29  Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. 

Aqui Paulo expressa verdadeiramente o que é ser judeu, porque a palavra judeu (Yehud) significa anunciador de YHWH, isto é o que significa ser judeu

Romanos 2:28  Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 

Existem muitíssimo judeus celebres como um judeu que é muito famoso porém em uma áraa muito escura que é Atom Labei que é um sacerdote satanista que é judeu, que foi circuncidado ao oitavo dia de nascido, e quantos judeus que existiu que fizeram coisas terríveis, também tem judeus que fizeram coisas extraordinárias, porém ser judeu, ter a circuncisão ao oitavo dia isto não garante nada, então Paulo nos ensina o que é verdadeiramente ser um judeu

Romanos 2:29  Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Então, não se glorie de ser judeu, que as pessoas digam "Uau você é judeu e que apelido incrível você tem, porém não guardas a Toráh" e quando judeus que existe desta maneira que se gloriam em ser judeus, porém não guardam nada, não estão no pacto, é o mesmo que ser casado ter uma aliança bem grossa e viver na pratica do adultério, então é melhor tirar a aliança. Então a circuncisão é como uma aliança de casamento, porém a aliança de casado nada é se o marido não guardou o pacto que fez com sua mulher na hora de lhe entregar a aliança.

Colossenses 2:8   Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo o Messias; 
Colossenses 2:9    Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 
Colossenses 2:10  E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
Colossenses 2:11  No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão do Messias; 

Então aqui mostra dois requisito para os homens e um requesto para as mulheres se converter a fé hebréia. Para as mulheres somente a Tevilah (Imersão) confessando o Elohim de Avraham, Isaque e Jacó como Único D-us verdadeiro, submeter-se aos preceitos da Toráh que toca as mulheres, passar por um banho ritual. Isto é tudo que uma mulher tem que fazer. Porém para um homem vem a circuncisão, a tevilah (imersão), dois requisito. Então o que Paulo esta dizendo aqui para os Colossenses que são Efraimtas gentilizados que regressaram que eles já estão convertidos, porque já foram circuncidados no coração pelo Messias, e no verso 12 Paulo disse que esses de Colossenses ja foram Sepultados com ele no batismo, (Colossenses 2:12) e ser sepultado no batismo é a tevilah, significa que eles se submergiram em água

Colossenses 2:12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 

Gálatas 2:1  Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
Gálatas 2:2  E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
Gálatas 2:3  Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; 

A fé hebreia o Eterno não obriga nada, se Tito em algum momento queria a circuncisão ele tinha que decidir.

Gálatas 2:4  E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos no Messias Yeshua, para nos porem em servidão; 

Aqui fala da "Nossa liberdade no Messias" Porém liberdade em que sentido? Era que já não estavam submetidos as regras do rabinos. E alguns entravam para observar como eles faziam para guardar a Toráh se não se submetia as regras dos rabinos..

Gálatas 2:5  Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade das Boas Novas permanecesse entre vós

Ou seja, eles decidiram viver aparte dos mandamentos rabinos e não da Toráh.

Gálatas 5:1  Estai, pois, firmes na liberdade com que Messias nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. 

Qual  julgo Paulo está se referindo aqui? Ao julgo dos escribas e fariseus, ou seja, as interpretações que eles tinham da Toráh.

Gálatas 5:2  Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, o Messias de nada vos aproveitará. 

Porque Paulo disse isto? A resposta vem no verso 2

Gálatas 5:3  E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 

Se uma pessoa se circuncidava naquela época iria publicamente com os rabinos, e isto automaticamente implica que esta pessoa era parte da comunidade e não podia se ajuntar com os que estavam aprendendo com os ensinamentos dos apóstolos, esta pessoa já fica restrita pelas ordens dos rabinos, então automaticamente esta pessoa estava obrigada a guardar toda a lei segundo as interpretações dos rabinos.

Gálatas 5:4  Separados estais do Messias, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído


Vejam que interessante aqui no verso 4, porque Paulo está dizendo: "Separados estais do Messias" Isto quer dizer; ou o Messias é teu Rabinos, teu Mestre que vai te ensinar como fazer as coisas, ou os fariseus. Então estes são os textos que normalmente se mencionam falando contra a circuncisão porque não se entende o contexto, porém o que se refere é a possibilidade de serem instituídos pelo Messias e separaste e agora a pessoa vai ter que obedecer todos os mandamentos rabínicos, todas as obras da lei, julgo da lei, debaixo da lei que se mencionam nas cartas de Paulo, porém que são términos que se refere não a Toráh Escritas mais a Tradição Oral dos rabinos

Gálatas 5:5  Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. 
Gálatas 5:6
 Porque em Yeshua o Messias nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. 

Então o importante não é o que trazemos na carne mais sim o que se está vivendo no coração.

Gálatas 5:7  Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
Gálatas 5:8  Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. 
Gálatas 5:9  Um pouco de fermento leveda toda a massa.

Certa vez o disse "Guardai-vos do fermento dos fariseus que é a hipocrisia" que faziam muitas coisas para serem visto pelos homens, então cuidem-se  disto.

Gálatas 5:10  Confio de vós, no Soberano, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação. 
Gálatas 5:11
 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo do madeiro está aniquilado. 

E este verso de Gálatas 5:11 é muito importante porque vejam como diz uma versão das Escrituras chamada (Nova Versão internacional)

Gálatas 5:11  Irmãos, se ainda estou pregando a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz foi removido.

Qual era a ofensa, o escândalo da cruz? Qual era a razão por que muitos rabinos daquela época se opuseram a Paulo e todos os demais apóstolos? Porque viram que eles tinham começado um movimento paralelo a eles e que se estavam dividindo,  ou seja esta questão que vocês estão fazendo então façam outro grupo, então os ofendiam dizem, e em outros casos diziam tragam para cá porém eles vão ter que se submeter a autoridade que nós rabinos já temos estabelecido e não aos que dizem os apóstolos. E por isto termina dizendo no verso 15 o seguinte:

Gálatas 5:12  Quanto a esses que os perturbam, quem dera que se castrassem! 

Quem eram os perturbadores? Quem eram os que agitavam a circuncisão? A resposta está em Filipenses 3

Filipenses 3:1  Irmãos meus, que vos regozijeis no Soberano. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. 
Filipenses 3:2  Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;

"Guardai-vos dos cãescães é uma expressão um pouco forte, porém é uma expressão hebreia para se referir ao gentios daquela época, e uma vez o Messias disse a uma mulher que não era licito tirar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos. Então isto é uma referência para os gentios. Também em Apocalipse quando fala da Nova Jerusalém diz que desta cidade vai ficar de fora os "cães" ou seja, os gentios

Então disse:

Filipenses 3:2  Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; 

Quem eram os que fomentavam a circuncisão? Quem eram os perturbadores? Os gentios, e porque eles fomentavam a circuncisão já que os judeus não vivem pregando tanto a circuncisão e porque? Porque uma circuncisão para um judeu é ao oitavo dia de nascido. Então, os que estavam afomentando a circuncisão era porque eles mesmo não tinham nascido assim e depois de uma certa idade fizeram a circuncisão e agora estavam agitando a circuncisão, incitando. Então Paulo diz:

Filipenses 3:4  Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos no Messias Yeshua e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. 
Filipenses 3:5  Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: Circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu; 

Aqui é como que Paulo contra estes perturbadores, contra estes cães, porque ele esta dizendo que ele Paulo se for tratar se presumir-se sobre quem estar mais circuncidado eu tenho do que me presumir, porque "eu sou circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu" e no verso 6-7 ele continua dizendo;

Filipenses 3:6  Segundo o zelo, perseguidor da comunidade, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 
Filipenses 3:7  Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Mashiach.  

Ele esta se referindo que ele teve como perda estar com seu povo, com compartir com eles, isto ele tinha por perda porque ele foi em busca de Efraim gentilizado, e não que ele refutou a Toráh. Com tudo isto que acabamos de ler, porém depois com todos os textos do novo testamento podemos estar de acordo que os apostolo tem autoridade para ir de contra a um estatuto perpétuo que o Eterno deu a Moisés? Até mesmo o Messias  Yeshua poderia dizer isto que o que Moisés disse já não serve para nós, porque agora eu digo que a circuncisão que tem valor é somente a do coração? Será que ele podia dizer isto? Então, de acordo com a Toráh o que ele tinha que dizer á estas pessoas? O dia em que as pessoas entendam que o Pacto da Circuncisão e o faça se não fez ainda, e neste momento vai entender a transfundo da Toráh e a diferencia que o Criador tinha a Yisrael com as demais nações. Então vamos ver a essência da circuncisão e porque o Eterno ordenou a circuncisão.



Com qual autoridade os apostolo poderiam abolir a circuncisão?


Vamos ver aonde se originou a circuncisão

Gênesis 17:1  Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu YHWH a Abrão, e disse-lhe: 
Gênesis 17:2  Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. 
Gênesis 17:3  E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: 
Gênesis 17:4  Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
Gênesis 17:5  E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;  

E não se chamará mais o teu nome Avram (Pai de Aram, dos Arameus) mais teu nome será Avraham, e a pergunta é: Porque os pais colocam o nome do bebe ao oitavo dia de nascido? Porque no memento que se entra no pacto se coloca o nome, não devemos estar preocupados como vai se chamar meu filho, não, na Brit Milah se decide e porque? Porque os pais deviam orar e YHWH lhes mostraria qual era o futuro para este bebe, o que este bebe tem que fazer, é uma palavra profética porque na hora em que se coloca o nome estamos profetizando o que será este bebe. Isto é a essência da Brit Milah.

Gênesis 17:5  Então YHWH disse: Já não se chamará mais o teu nome Avram (Pai de Aram, dos Arameus) mais teu nome será Avraham, porque por pai de muitas nações te tenho posto. 

Ou seja, o Eterno estava dizendo a Abrão, Abrão de ti vai sair todas as nações

Gênesis 17:6  E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; 

Quer dizer, que de Avram que tinha 99 anos, já um velhinho viria nasceu os que encheriam ao mundo, nações e reis sairão de ti. E por isto quando Ananias vai até Paulo e diz que ele vai as nações dos gentios.

Gênesis 17:7  E estabelecerei meu pacto entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

Vejam o que esta dizendo aqui o próprio Eterno: "E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por pacto perpétuo", ou seja, é um pacto perpétuo até que venha os cristãos? NÃO, aqui disse por pacto perpétuo, e o que é perpétuo? Para sempre

Gênesis 17:8  E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.

Ou seja, que uma pessoa que se circuncida tem um pedaço desta terra que hoje se chama Yisrael quando o Messias  voltar pela segunda e ultima vez.

Gênesis 17:9  Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

Por quanto tempo? Para sempre

Gênesis 17:10  Esta é meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
Gênesis 17:11  E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. 
Gênesis 17:12  O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Gênesis 17:13  Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por pacto perpétua.  

Então não é somente para Yisrael, mais também para os estrangeiros que foram comprados e que agora são parte da família de Abraão. Então o mandamento clímax da Toráh é a Brit Milah. E olha o que o verso 13 está dizendo o próprio Criador:

Gênesis 17:13  Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu pacto na vossa carne por pacto perpétua

Por isso que os rabinos inventaram uma maneira bem complicada de fazer a circuncisão de maneira que a pessoa não possa fazer uma plástica e tire a circuncisão do prepúcio, porque muitos nos tempos de Antíoco Epifânio deram um jeito de não ser reconhecia a circuncisão

Gênesis 17:14  E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou meu pacto

É possível agora entender o desprezo  quando David viu á Golias desafiando os israelitas, xingando-os e David disse "Quem é este incircunciso que se atreve a desafiar o Exercito do Elohim Vivo" Ou seja, David estava dizendo como se atreve este pagão a desafiar aos filhos de Deus. Então, pode os apóstolos determinar que já não é mais valido este pacto perpétuo que foi estabelecido com Abraão? Pode Paulo ensinar contra este pacto? Pode o Messias tirar este pacto perpétuo de vigência? Não, ninguém pode fazer isto

Êxodo 12:43  Disse mais o Soberano a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa: nenhum filho do estrangeiro comerá dela.

Quem é que celebra a famosa "santa céia" dizendo que é a páscoa? Os cristãos, e cada vez que eles fazem isto estão blasfemando.

Êxodo 12:44  Porém todo o servo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado (quando houveres o que? circuncidado), então comerá dela.
Êxodo 12:45  O estrangeiro e o assalariado não comerão dela. 
Êxodo 12:46  Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso. 
Êxodo 12:47  Toda a congregação de Israel o fará. 
Êxodo 12:48  Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ( O que era que o Messias estava celebrando com seus discípulo? A festa de Pesach que a igreja chama de santa ceia) ao Soberano, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.  

De acordo com a lei de Moisés porque isto é lei, é uma lei que YHWH deu a Moisés é possível acabar ou aumentar? É possível fazer um concilio apostólico e acabar com este pacto? Moisés disse em Deuteronômio 28 que se alguém tira ao aumenta um mandamento vem sobre ele maldições. Também o que aconteceu com Moisés por ter demorado com a circuncisão do seu filho?

Êxodo 12:24  E aconteceu no caminho, numa estalagem, que YHWH o encontrou, e o quis matar
Êxodo 12:25  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário



E o pior, o que acontecerá com os homens que não tenha a circuncisão na carne quando se estabeleça a era Messiânica e se reconstruir o Templo em Jerusalém? 

 Ezequiel 44:6  E dize ao rebelde, à casa de Israel: Assim diz o Soberano Deus: Bastem-vos todas as vossas abominações, ó casa de Israel! 
 Ezequiel 44:7 Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e eles invalidaram meu pacto, por causa de todas as vossas abominações. 
 Ezequiel 44:8  E não guardastes a ordenança a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constituístes, a vós mesmos, guardas da minha ordenança no meu santuário. Assim diz o Soberano Deus: 
 Ezequiel 44:9 Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel. 

Ou seja, quando for construído o terceiro Templo e seja estabelecido o reino Messiânico disse aqui que nenhum estrangeiro incircunciso de coração ou incircunciso de carne entrará no santuário. Então como poder entender todas essas contradições nos escritos apostólicos que incluso contradiz o seu próprio Mestre e Salvador disse em Mateus 5 ?

Mateus 5:17  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 
Mateus 5:18  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus
Mateus 5:19  Aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 
Mateus 5:20  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.  

Lucas 2:21 E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Yeshua, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 

Qual foi o exemplo que Yeshua deixou para os pais? Circuncidado ao oitavo dia. Então, aparentemente toda contradição sobre a circuncisão, o miolo deste assunto é dado em Atos 15 que fala dos costumes, dos ritos, porém nós vimos a perpetuidade deste mandamento, porém porque Elohim ordenou a circuncisão? Se o Eterno ordenou que todo homem seja circuncidado, então porque nós já não nascemos circuncidados? Se o Eterno sabe mais que todos a importância da circuncisão, se não nos é bom esta parte da pele, então porque Ele quando criou o homem já não o fez sem o prepúcio da carne? Sabem porque? Para que a decisão fosse nossa, e não somente que fosse nossa a decisão, porque a circuncisão de um bebe com oito dias de nascido não é escolha do bebe, o bebe não decide se quer ou não quem decide é o pai da criança, então o que nos ensina isto? Isto nos ensina um principio espiritual, porque quem é o responsável por nossa circuncisão? Nosso Pai celestial, e através disto nós aprendemos uma ilustração, porque o pai é o responsável de transmitir a fé a seu filho e aonde encontramos isto? 

Deuteronômio 6:6  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 
Deuteronômio 6:7  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 

Ou seja, nós que somos pais somos responsáveis pela fé dos nossos filhos. Agora outra pergunta: O que é prepúcio, o que significa a palavra prepúcio?


Gênesis 17:10  Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. 
Gênesis 17:11  E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós


Em hebraico disse: "Unemaltem et besar orlatchemBesar significa carne e prepúcio é a palavra (orla). Então quando entendemos a palavra (prepúcio) em hebraico então entendemos a essência do que o Eterno quer nos ensinar, porque o Eterno é o mais Grande Mestre que existe, e Ele utiliza aspecto da natureza, aspectos da criação, aspectos do corpo humano para nos ensinar aspectos espirituais muitíssimo profundo.

Porque a palavra prepúcio em hebraico como já vimos é a palavra (orláh), e a raíz da palavra (orláh) é a letra (ע) Ayin, a letra (ר) Resh e a letra (ל) Lamed. (ערל) "Orlá" Ok. Então o interessante é que o prepúcio em sua raiz significa "restringir, perder o controle, limitar, causar obstáculo" Então prepúcio é uma barreira. E para entender mais este conceito lembramos de quando o povo de Yisrael entrou na Terra Prometida foi dito a eles que não comessem das as árvores frutíferas por três anos, ou seja, por três anos estavam restringidos os frutos das árvores porém depois que passasse os três anos eles podiam comer. Porém esta restrição de não comer dos frutos das árvores se chama (Orlá), então eles estavam impossibilitados de desfrutar, de terem o prazer dos frutos por três anos. Então se usa exatamente a mesma palavra (Orlá). 

Então, O Eterno  estabelece este principio como o mais Grande Mestre, e a nós como homens, como cabeças da nossas casas, somos os responsáveis de ensinar aos nossos filhos como os professores, porque o pacto da circuncisão foi nós dado como um ensinamento mais profundo, ou seja, na carne do membro varonil que é o centro dos instintos humanos mais baixos, e ai foi colocado um conceito que é o seguinte:  

"O Eterno nos criou  como um diamante, então o porque de não nascermos já circuncidados é porque o ser humano é como um diamante porém em bruto, tem que poli-lo, tem que trabalhá-lo. Da mesma maneira o homem tem que avançar de um estado animal e instintivo para um estado humano, racional e superior, e é por isto que a circuncisão se encontra na parte de maior intensidade instintiva, e é por isto que nascemos com o prepúcio com a finalidade de quem seja nós quem tomamos a decisão de entrarmos ao pacto a nossos filhos."

O Eterno através deste pacto quer que nós tiremos o que nos limita, quer dizer, nossos instintos básicos e que nos submetamos a vontade de servir a nosso Criador. A circuncisão na carne é simplesmente um simbolo da circuncisão no coração, e existe dois mandamentos específicos que tem a ver com o coração e a circuncisão da carne é somente o sinal de um símbolo de algo mais profundo que acontece no coração. O que será em nosso coração que nos limita, nos que nos restringe de servir, de amar ao Criador com todo nosso coração? Cada pessoa pode ter uma limitação, porque todos nós estamos desqualificados em nosso coração para amar ao Criador. Para alguns poderá ser o dinheiro, para outros poderá ser as drogas, para uns poderá ser o egoísmo, cada pessoa tem uma limitação, cada pessoa tem uma (Orlá) uma impossibilidade no coração que nos evita, que nos limita servi ao Criador.

O Eterno é o mais Grande Criador de prazer, então existe algo que nos limita e vejam o que diz Deuteronômio 10

Deuteronômio 10:16  Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. 

Como é possível? Como que se circuncida o prepúcio do coração? Se nós entendermos a palavra como (Orlá) que significa barreira, parede, limites, o que nos esta dizendo aqui é para nós tirarmos estas barreiras, estes limites do nosso coração, e não mais endureçais a nossa cerviz. Ou seja, que deixemos que o Eterno nos dirija. O mandamento que o Eterno nos esta dando aqui em Deuteronômio 10:16 é para agente tirar a barreira do coração para servir-lo. 


Deuteronômio 30:6  E o Soberano teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Soberano teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.  


Então segundo estes dois mandamentos quem deve fazer a circuncisão? Cada um dos homens ou o próprio Eterno? Porque em Deuteronômio disse que é o homem quem tem que circuncidar o prepúcio do coração, porém em Deuteronômio 30:6 está dizendo que é o Eterno é quem circuncidará o coração. Então quem deve fazer esta circuncisão? Façamos nós ou o Criador faz? Esta aparente contradição pode ser resolvida precisamente como tendo o Criador como Mestre do ensinamento que deu os ensinamentos do prepúcio na carne, porque a circuncisão na carne consiste em dois procedimentos cirúrgicos.


1°) O corte da carne sobrante.

2°) É preciso retroceder um membro pequeno para evitar que a pele volte a crescer.


Então fazer a circuncisão leva ao cabo dois passos. Cortar a carne que esta sobrando e um membro para evitar que esta carne volte e crescer. E isto é muito importante saber porque com isto vamos entender o conceito que o Eterno  quis nos ensinar neste lugar e que tem que ver com o nosso coração. Da mesma maneira á circuncisão do coração tem duas etapas. E nestas duas etapas uma é mais difícil que a outra porque? Porque o primeiro passo da circuncisão do coração é equivalente a tomar a decisão de irmos em contra aos nossos instintos básicos, nosso egoísmo, nosso orgulho e tudo aquilo que nos limita para amar a Elohim de todo coração e nos converter em seres espirituais. Porém, apesar que tomemos esta decisão e incluso cheguemos a ser grande em avanço a este respeito, sempre teremos estas lutas internas ou este membro que faz com que a carne volte a crescer ai outra vez. Quantas vezes já tomamos a decisão de dizer: Sabe meu Pai Celestial eu sou um egoísta, sou um orgulhoso, sou um iracundo, porém por amor a ti outra vez me arrependo. Quantas vezes já fizemos isto.

A pergunta é: Temos avançado desde que temos tomados certas decisões perante o Eterno? Será que temos avançado em nossas vidas com o Eterno? Na verdade nós estamos fazendo um esforço e o Criador toma em conta bastante isto. Então, o mandamento de circuncidar o coração é o mandamento na qual nós nos esforçamos fazer, porém nos custa trabalho para chegar a fazer grandes avanços. Porém o que esta fora do nosso alcance, o que nós não podemos fazer é tirar este membro do coração que faz com que outra vez a carne volte, e volte, e volte a crescer. (Ah eu cria que já tinha superado isto, porém outra vez voltei a minha carnalidade. Quantas vezes prometi em muitas áreas da minha vida romper com certas coisas, com certos hábitos, com certas atitudes e outra vez voltei a minha carnalidade)

Porém HaShem  tem visto nossos corações, tem visto que estamos nos esforçando, porém como recompensa pelo esforço que estamos fazendo, que estamos lutando e lutando e estamos melhorando e nos purificando qual será a recompensa do Eterno para nós?  

Deuteronômio 30:6  E o Soberano teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Soberano teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas

Então o Criador tirará este membro do nosso coração, um dia Ele tirará esta luta interna que nós temos, e quando será este dia? Quando este corpo fraco, corruptível, temporário, esta carne corrompida seja incorruptível quando fomos ressuscitados e transformados e tenhamos um corpo em sua semelhança, neste momento Ele circuncidará nossos corações para sempre, tirará este membro que nos faz voltar a carnalidade para sempre. Então, isto é todo o miolo do assunto sobre a circuncisão. 

Cada vez que um pai esta vendo a circuncisão do seu filho ele esta pensando UAU eu estou fazendo minha parte em ensinar meu filho a melhorar, a se esforçar, á ser cada dia melhor, ensinar os mandamentos, porem Eterno a parte que eu não posso fazer te peço Eterno que um dia tu o faças, eu vou fazer este corte aqui Pai simbolicamente no que Tu vai fazer no coração. Então o Eterno completará o que nós um dia começamos.

Então nisto consiste em fazer a circuncisão, e em cada vez em que vemos uma dificuldade em guardar o pacto vejam o sinal e se lembrem do compromisso.

Que o Eterno através dos méritos do nosso  Salvador  Yeshua abençoe a todos..


Nenhum comentário:

Postar um comentário