É possível que o Eterno
tenha estabelecido a circuncisão por algumas questões medicas, de higiene,
porém isto não necessariamente a razão exclusiva pelo qual se institui o Pacto
da Circuncisão. E hoje vamos falar do significado da circuncisão, e se o tempo
nos permitir vamos tocar em alguns versos principalmente falado pelo apostolo Paulo
que aparentemente fala contra a circuncisão.
Antes de entrarmos no porque da circuncisão, qual é o significado, porque
o Eterno instituiu este Pacto, vamos analisar os aspectos controvérsias sobre a
Circuncisão que tem causado muita discordância acerca deste tema, porque é um
tema tão controverso entre os cristãos e alguns grupos messiânicos. Este é um
tema dirigido principalmente aos homens, porém as mulheres que são mães devem
estar inteiradas neste assunto porque o bebe aos 8 dias de nascido devem ser
circuncidados segundo manda a Toráh. Moisés não foi circuncidado quando nasceu
e depois teve que fazer a circuncisão as pressas e colocar o prepúcio a um anjo
que lhe apareceu e queria matá-lo e isto vamos saber ao longo do estudo.
Então a circuncisão é um
tema controverso, porque o que nós temos escutado desde uma doutrina cristã e
muitos grupos que se dizem messiânicos que a circuncisão não são para os
gentios, porque segundo eles nós já estamos circuncidados no Messias, que o
importante hoje é a circuncisão do coração que vale. E este tema esta sendo
muito importante ser tratado hoje porque estamos próximos da festa de Páscoa, e
de acordo com as Escrituras como veremos, está proibido que um homem participe
desta festa sem estar circuncidado na carne, ou seja, é um requisito para
celebrar a festa da libertação que é tanto física como espiritual. Então a
pergunta é: Se pessoa que foi enxertado na
fé de Avraham Isaque e Jacó pelos méritos do Messias deve ou não circuncidar-se?
Uma das praticas dos
tempos Bíblicos que mais sinalam a identidade do povo Hebreu como a nação do
Pacto com o Poderoso criador do universo, o que diferencia este povo com as
demais nações é a circuncisão que em hebraico se chama Brit Milah. A palavra (Brit) significa (Pacto) e literalmente
(Pacto) significa (cortar) e porque cortar? Porque na antiguidade quando
se fazia um pacto entre duas pessoas, se partia um animal e colocava as duas
partes do animal no chão e derramava o sangue e os que participavam do pacto
pisavam no sangue, ou seja, passava pelo animal partido e desta maneira
estabelecia um pacto. Porém o que isto implicava que ao passar entre as partes
do animal e pisar no sangue as duas partes declaravam o seguinte: que se as
duas partes rompessem o pacto acontecia a eles o que se passou com este animal.
Isto é, quando as pessoas passavam pelo meio do animal cortado pisando no sangue
eles passavam falando e dizendo que se um de nós quebrarmos este pacto que nos
passe o mesmo que este animal passou. Este era um pacto solene com testemunhas
diante do Eterno. Então a palavra "Brit
Milah" e Brit é (Pacto) e pacto é cortar. E "Milah"
significa (Palavra), então Brit
Miláh literalmente significa A Palavra do Pacto, então neste momento a pessoa esta dando sua palavra que vai estar em
Pacto com o Eterno.
Esta Palavra do Pacto é
cortar então em que consiste? Consiste em cortar a carne que sobravade pele do
membro do homem, ou seja, o prepúcio e isto é o que significa o Pacto. Isto é
tão importante para um sinal para o povo de Yisrael que ao longo da história
tem tido impérios que proibido esta pratica da Brit Miláh e incluso com a pena
de morte, e porque faziam isto as nações que conquistavam ao povo de Yisrael? A
motivação dos impérios que conquistavam a Yisrael era para roubar a identidade
do povo hebreu. Então é importante ter consciência da importância da Brit Miláh
e porque? Porque Brit Milha é igual a identidade hebréia, porque a ausência da
Brit Miláh é a perda de identidade, a pessoa se torna igual as demais nações
porque a Brit Milah foi dada ao povo de Yisrael, a Avraham e sua descendência,
então este pacto é um distintivo, é um selo, é uma marca distintiva, e isto era
o que queria fazer as nações, porque proibindo a circuncisão a semente de
Avraham desapareceria para sempre.
Então o que nós temos
vendo como sutilmente a proibição da circuncisão tem introduzido até o dia de
hoje dentro do cristianismo e até dentro de alguns movimentos messiânicos, e ai
estar porém com qual propósito? Para fazer com que todos sejam igual, e incluso
na época do domínio Grego foi decretado pena de morte aos que praticavam a
circuncisão, e alguns judeus para evitar a execução e simplesmente assimilar-se
entre a cultura fazia outras cirurgia para dissimular e isto esta no I livro de
Macabeus que não é um livro inspirado porém é histórico, e no capitulo primeiro
livro de Macabeus narra o governo do imperado Alexandre Magno.
I Livro de Macabeu
capitulo 1:1 até o verso 15
Alexandre, o Macedônio, filho de Filipo, já
reinava na Grécia, quando saiu da terra dos ceteus e derrotou a Dario,
rei dos persas e dos medos. Travou numerosas batalhas, conquistou muitas
fortalezas e matou os reis da terra. Chegou até os confins do mundo e
apoderou-se dos despojos de uma multidão de nações. A terra emudeceu diante dele.
Seu coração se exaltou e ele se ensoberbeceu. Mobilizou um exército
poderosíssimo e subjugou os territórios e os soberanos das nações, obrigando-os
a lhe pagarem tributo. Certo dia, ficou doente e percebeu que ia morrer.
Chamou seus altos oficiais, que tinham sido seus companheiros desde a
juventude, e, ainda em vida, repartiu entre eles o reino. Alexandre reinou
durante doze anos, e morreu. Seus oficiais assumiram o poder, cada um no seu
lugar. Após a morte dele, todos cingiram o diadema, e depois deles os seus filhos,
por muitos anos. E os males se multiplicaram na terra. Deles saiu aquela raiz
de pecado, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco, que estivera em Roma como
refém e que tornou-se rei no ano cento e trinta e sete do reino dos gregos. Por
aqueles dias, saíram de Israel ( II Macabeus 4:7-17) homens iníquos, que persuadiam a muitos, dizendo: "Vamos fazer aliança com as nações que estão ao nosso
redor, porque, desde que nos isolamos, muitos males nos aconteceram".
Essa proposta parecia boa. Alguns do povo resolveram ir ter com o rei, e este
deu-lhes permissão para adotarem os costumes das nações pagãs. Construíram em
Jerusalém um ginásio ao modo dos pagãos. Disfarçaram a circuncisão e renegaram
o pacto sagrado, ajuntando-se às nações e vendendo-se para praticarem o mal. 1º Livro dos Macabeus 1:1-15
Isto aconteceu 200 anos
antes do Messias, e observem que disse o texto que eles fizeram um ginásio ao
estilo do pagão e os exercícios se faziam todos nus, porque os gregos gostavam
de exaltar a beleza física e para eles era um absurdo verem os judeus com o
prepúcio cortado, porque esta era a parte que os gregos mais exaltavam. Então no verso 15 disse que os judeus disfarçaram a
marca da circuncisão como eu não sei, porém alguma coisa eles fizeram, também
muitos dizem que durante o nazismo foi exatamente o que muitos judeus fizeram
para evitar a perseguição, porque o que os soltados faziam para identificar
quem era judeu era através da circuncisão. Então nesta época muitos trataram de
disfarçar e segundo os historiadores daquela época tinha médicos alemães que
faziam cirurgia de estética para reconstruir o prepúcio. E em Macabeus disse
que eles também renegaram o pacto sagrado e se uniram aos pagãos e se venderam
a pratica do mal.
E também pode ser que os
rabinos daquela época instituíram um procedimento conhecido nas traduções da
Bíblia como o Rito de Moisés que fosse impossível no futuro
dissimularem a circuncisão e porque? Porque se os judeus puderam dissimular a
circuncisão quer dizer que a maneira que se fazia a circuncisão dos tempos de
Avraham, nos tempos de Moisés era uma maneira simples, porém a Toráh não disse
como fazê-la somente disse que corte o prepúcio, e não era uma coisa difícil
porque Avraham mesmo fez a dele, também houve um dia que os filhos de Jacó
circuncidaram a todos os filhos de Siquém, então não era algo tão complicado.
Também tem o relato de quando Moisés estava com sua esposa e vem ao encontro
dele um ano e queria matar a Moisés e disse que Moisés pegou uma pedra acuda e
cortou o prepúcio do bebe, e imaginem uma mãe fazendo isto assim tão rápido,
então quer dizer que provavelmente era algo muito simples, algo como cortar um
pedaço.
Porém a raiz disto no
império Grego que já estavam dissimulando os rabinos instituiram uma prática
que prevalece até o dia de hoje, que é uma praticam em que se corta bastante a
pele do prepúcio e não tem como esconder, como reverter. E porque é importante
saber disto? Porque isto vai nos ajudar a entender o que aconteceu em Atos 15 e
todos os demais que disse no Novo Testamento do porque não era necessário fazer
a circuncisão, vamos entender o contexto da carta aos Gálatas.
Teve um momento que Roma
também proibiu a circuncisão através do Imperador Adriano, e isto obviamente
estes decretos romanos alcançaram a teologia romana, porque quando o
catolicismo foi instituído como a religião do estado de uma maneira mais sutil
e esta é a característica da besta que menciona Daniel que fará grandes coisas
de uma maneira mais sútil, porém houve momentos na história que a igreja
católica perseguiu os que praticavam a circuncisão. E as igrejas chamadas
"protestantes" aderiram
esta doutrina, as práticas, os dogmas, porque uma vez Tertuliano que era um dos
pais da igreja escreveu uma de suas cartas contra os judeus, contra a Toráh e
etc. dizendo em um livro chamado "Contra
os Judeus"
Disse: A ocasião que deu
origem a esta obra, foi uma disputa entre um cristão e um judeu que discutiram
desde a manhã até a pôr do sol, e disse que a verdade ficou escura por uma
espécie de nuvem. Julguei pós (Disse Tertuliano) examinar com mais atenção o
que a causa da confusão não se pode esclarecer-se. Disse Tértuliano que por
Yisrael ter se separado do Criador e ter rejeitado sua graça (Quando você escutar
um cristão dizendo que Yisrael rejeitou o Messiase já caiu da graça, e quando
você escutar isto você não estar escutando a esta pessoa, estais escutando a
Tertuliano, e esta pessoa, este cristão de quem aprendeu isto? Do seu pastor, e
este pastor aonde aprendeu isto? No seminário, e quem disse isto? Os livros de
teologia sistemáticas que vem de Tertuliano) Continuando o que disse
Tertuliano no livro titulado "Contra os Judeus" disse: Porque Yisrael se desviou do Eterno e tendo caído da graça
o Antigo Testamento tem perdido toda sua força e deve ser interpretado
espiritualmente. (Isto quer dizer que quando você leia o Antigo Testamento as
promessas que são para Yisrael se atribui a você, porque? Porque segundo a
teologia católica Yisrael perdeu seu lugar e tudo agora é alegórico, e assim
deste mesmo jeito as igrejas interpretam o Antigo Testamento, tudo para eles é
espiritual, porém as promessa para eles continuam reais, pois se você pega um
livrinho evangélico qualquer falando sobre promessas e aonde estar todas as
promessas para Yisrael eles colocam para os cristãos, Eu estarei contigo, nunca de abandonarei, és a menina
dos meus olhos. Ou seja, todas essas promessas estão nos
livrinhos cristãos, porém as maldições essas sim são para Yisrael, são para nós
que estamos guardando a Toráh, porque para eles quem guarda a Toráh está
debaixo da maldição) Então quem disse isto? Tertuliano que disse que o Antigo
Testamento deve ser interpretado espiritualmente e por isto foram chamado os
gentios, em outras palavras, como Yisrael rejeitou ao Messias então o Eterno
disse, "ah vocês falharam comigo, então
agora é a vez dos gentios, entrem gentios" Isto foi o que deduziu
Tertuliano como que o Eterno se decepcionou com a semente de Avraham e agora
escolheu os gentios. Continuando, Tertuliano disse que a lei existiu antes de
Moisés, porque esta lei primitiva foi prolongada para Adão e Eva no paraíso que
foi o seio materno de todos os preceitos divinos positivos, porém os códigos
judeus escritos em tábuas de pedra veio mais tarde que a lei natural, por tanto
a lei Mosaica não é necessária para a salvação, a circuncisão, a observância do
Sábado, os antigos sacrifícios foram abolidos.
Então, Tertuliano decreta
que a pratica da circuncisão se acabou, o dia de Shabbat já não vale mais, as
festas são insignificantes porque foram abolidos. Cristãos, vocês não tem que
circuncidar-se, não precisam guardar dia de repouso, nem as festas e etc. Pergunta: Quando os pastores estão pregando sobre isto de onde
eles tiraram este conceito? Então, nos dias de hoje a circuncisão segue proibida
pelo cristianismo tradicional, que utilizam textos do novo testamento para
argumentar que os mesmos apóstolos falaram contra e isso veremos se é verdade
ou não, porque Tertuliano e os outros pais da igreja tinha que sustentar suas
doutrinas com o Novo Testamento, porque com quem eles iriam se meter em
confusão na hora de dizer estas coisas? Com os várias pessoas que acreditavam
em Yeshua, então como Tertuliano era um gentios e não conhecia a Toráh, então
haveria conflitos com quem conhecia, então como se resolve estes conflitos? Com
as mesmas passagens do Novo Testamento que agora vamos saber, e vamos saber
todas essas passagens aonde Paulo e os outros apóstolos aparentemente falam
contra a circuncisão da carne.
E o texto por excelência
no Novo Testamento aonde aparentemente fala contra a circuncisão, que já não é
necessário a circuncisão para os que crêem no Messias, aonde os cristãos olham
este texto e dizem; olha aqui disse que já não precisa circuncidar-se é em Atos
15, Atos 15 é a passagem por excelência para negar a circuncisão porque neste
capitulo é um decreto que se conhece como Concílio de Jerusalém, aonde se reúne os apóstolos para tratar
exclusivamente da circuncisão, e vamos voltar a dois mil anos atrás
nos tempos das sinagogas, na época em que muitos gentios estavam crendo no
Eterno de Avraham Isaque e Jacó, estavam crendo no Mashiach e deixando a idolatria
e estão vindo a fé hebréia, estão começando a ir aprender as Escrituras nas
sinagogas, porque se um gentios, um não judeu quisesse aprender as Escrituras,
quisesse aprender sobre o Poderoso de Yisrael, conhecer a Toráh, eles não iam a
igreja assembléia de Deus, não iam na Cristo para o Mundo, na Metodista, eles
iriam na sinagoga porque não havia outro lugar aonde se ensinasse a Toráh.
Então quando estes gentios se chegavam para saber sobre o Poderoso de Yisrael,
sobre a Toráh, os que estavam ali os judeus quando viam que quem estava
chegando era um gentio vocês acham que eles diziam "Bem vido amados, tome aqui um c'd de pregação de fulano
de tal, não, eles perguntavam quem tinha convidado, o porque deste
gentios estar ali, porque nós como pais de família e temos nossos filhos e
cremos na fé hebréia esperamos que nossos filhos se casem na comunidade da
nossa fé, e de repente chega pessoa que não é da comunidade agente começa a
indagar, o que estas pessoas estão fazendo aqui, e de repente começamos a
pensar que estas pessoas podem gostar dos nossos filhos ou filhas, e a maneira
dessas pessoas se vestir era diferente da maneira tradicional dos judeus
daquela época se vestirem, porque naquela época se notava muito a diferencia de
uma pessoa judia para um gentio.
Chegava por exemplo uma
mulher de Corintos, uma mulher grega ou um homem, o que passava na cabeça
daqueles judeus daquela época quando viam um grego que engrandecia a beleza física,
os órgãos genitais, que vivia nas orgias gregas entrando na sinagoga lhe vinha
a mente logo seus filhos, vinham em mente a história de Sansão com Dalila,
então se estas pessoas quisessem realmente se converter tinha que colocar
algumas regras, por isto é tão importante a circuncisão tem a ver com
matrimônios, e se tem a ver com matrimônios tem a ver com filhos, e já tinha
antecedentes em Yisrael de que por terem se casado com mulheres estrangeiras
principalmente na época de Esdras e Neemias, porque os que regressaram da
Babilônia com suas mulheres natural da Babilônia, Esdras e Neemias repreendeu
aos judeus por causa destas mulheres, ou elas se convertem a nossa fé ou manda
elas irem embora com todos seus filhos, e em toda uma tarde relata que todos os
homens se puseram a chorar quais tinham se comprometidos a mandarem embora suas
famílias, suas mulheres com seus filhos, ao menos as mulheres que quiseram se
converter. Então é o mesmo que acontece atualmente.
Então, o miolo do assunto
é que os apóstolos vêem em todos esses gentios que estão tendo fome da fé hebréia
o potencial do cumprimento das profecias de que as tribos exiladas entre os
grego deveriam de regressar. Então ao verem todos estes gentios regressando
eles interpretam que estes gentios sejam os dispersos entre as nações, estes
devem ser os Yisraelitas que se fizeram gregos, que se misturaram e que estão
regressando, então o que vamos fazer? Vamos recebê-los de volta, porém tinha
outros que diziam que só aceitavam se eles cumprissem todo processo de
conversão para tirar qualquer duvida. Então se um judeu se casa com uma mulher
não judia de acordo com Esdras e Neemias os filhos automaticamente já não eram
judeus e já não seriam aceitos na comunidade. Então por isto era muito
complexo este tema e porque? Porque vai chegar um momento que os filhos que vão
nascer não vai ser parte do povo e depois já não poderá se casar com alguém da
comunidade, já não era um tema religioso e sim um tema de herança, de família.
Então, os rabinos tomaram uma decisão para evitar assimilações, ou seja, os
rabinos trataram de manter a identidade da nação, tratar de guardá-los. Então
em Atos 15 aparece esta situação
Atos 15:1 Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os
irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o rito de Moisés, não podeis
salvar-vos.
E o que é ser salvo na
mentalidade hebréia e não na mentalidade cristã de ser salvo e subir ao céu ficar
flutuando nas nuvens, vendo anjos pra lá e para cá, não, isto não é salvação na
mentalidade hebreia. Na mentalidade hebreia ser salvo é fazer parte do povo de
Yisrael e estar pronto para estar no reino quando vier o Messias Esta
palavra "rito de Moisés"
é o que nos dá a chave de todo miolo de todo este assunto da circuncisão. A
Peshita disse: Mas os homens da
Judeia desceram e ensinavam aos irmãos dizendo: Se você não se circuncidardes
segundo o costume da lei, não podereis ser salvos.
Uma dessas duas línguas
escreveram os apostolo, ou o hebraico ou o aramaico, menos o grego, e veja que
aqui disse (segundo o costume da lei) Vaídah (no costume) é a palavra chave para entender
atos 15 e todas as demais passagens do Novo Testamento. Pergunta: Qual era o
costume de Moisés? Ou o que é costume? Costume é uma tradição oral, porém se em
nenhuma parte das Escrituras disse como levar a cabo a circuncisão, então ao
que estar se referindo isto? Esta se referindo a um costume de evitar reverter
a circuncisão, então foi estabelecido um costume de uma cirurgia aonde a
circuncisão somente era valida conforme ao costume. Se naquela época algum
gentio quisesse circuncidar-se não podia fazer com um medico de outro lugar,
então o que ele tinha que fazer era ir ante aos rabinos, teriam que ir a uma
sinagoga e se este gentios depois de interrogado pelos rabinos o motivo da sua
conversão fosse perguntado com quem ele estava aprendendo, ou aonde ele estava
frequentando e ele disse eu sigo a Pedro, sigo ao apostolo Paulo, então de
imediato os rabinos já refutavam e dizia que circuncidava porém este gentio
tinha que negar o Messias, negar os apostolo. Então qual seria o futuro do
movimento dos nazarenos? Eles iriam desaparecer e nunca chegaria até nós hoje a
mensagem de Yeshua. Então praticamente os apóstolos formaram uma nova
seita por dizer assim, porém hoje em dia não pode ser assim, uma pessoa abre um
lugar e diz que é uma sinagoga e agora eu sou rabino e eu mesmo faço a
circuncisão e digo as pessoas vocês já são judeus agora
Todos os rabinos tem que
estar ordenado por instituições conhecidas em Yisrael, então é praticamente
igual naquela época, os apostolo formaram seu próprio grupo. Então quem vai
levar a cabo a circuncisão, como faziam a circuncisão, faziam entre eles,
passaram um tempo ainda frequentando a sinagoga, porém houve um momento que já
não era possível conviver nas sinagogas, porque desde a época de Yeshua se
alguém confessasse que Yeshua era o Messias era expulso da sinagoga.
Pergunta: Porque nos
evangelhos não se menciona o Messias falando sobre a circuncisão nem com seus
discípulo nem com qualquer outra pessoa? Porque Yeshua não tocava no tema da
circuncisão? Porque todos eram judeus, todos eram circuncidados ao oitavo dia
de nascido, eles não pregavam a gentios, incluso Pedro não queria ir até a casa
de Cornélio, teve que aparecer para ele uma visão para ele por três vezes para
ele não chamar mais de impuros as pessoas quais o Eterno estava purificando,
porque eram uma humilhação um judeu entrar numa casa de um gentio, porque a fé
naquela época no Messias era exclusivamente para judeus, e de onde tiraram
isto? Das Escrituras, dos profetas, e para quem é a Toráh, os pactos, as
promessas? Para
Yisrael. Porém em qual momento as
portas se abrem para os gentios? Quando os apóstolos entendem que os gentio
eram gentios porque se perderam, se misturaram entre as nações, porém
originalmente não eram gentios e sim Yisraelitas
Atos 15:2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda
contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a
Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
Atos 15:3 E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a
conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
Cada vez que se menciona
a palavra "Igreja" aqui
simplesmente significa congregação. Também diz aqui que eles passavam pelas
cidades contando a conversão dos gentios, porém uma conversão ao que? A fé
hebréia, porém muitos setores da fé hebraica não queria a conversão dos
gentios, porém este setor sim queria
Atos 15:4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja
e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha
feito com eles.
Atos 15:5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se
levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem
a lei de Moisés.
Então aqui um grupo de
fariseus que tinham crido no Messias diziam que eram necessário os gentios se
circuncidarem e guardar toda a Toráh. Porém na mente de um fariseu o que é
guardar a Toráh? Era alem de guardar a Toráh escrita também guardar a lei dos
rabinos, porque se uma pessoa era circuncidado diante de uma autoridade
rabínica automaticamente os rabinos já estava no pé do ouvido da pessoa dizendo
o que tinha que observar
Atos 15:6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para
considerar este assunto.
Atos 15:7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes:
Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para
que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
Porque aqui se levanta
justamente Pedro nesta discurção? Porque ele era um dos principais que não
queria receber aos gentios e ele continua dizendo:
Atos 15:8 E Deus, que conhece os
corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a
nós;
Ou seja, Pedro ficou
surpreendido quando viu os gentios recebendo o Espírito Santo, porque para quem
é o Espírito Santo segundo os profetas? Com quem foi o Novo Pacto? Com a Casa
de Yisrael e com a Casa de Judá, então o Espírito Santo era para Yisrael, porém
depois em consequência viria aos gentios que neste caso são Efraim.
E não fez diferença
alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
Atos 15:11 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz
dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Atos 15:12 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Soberano Yeshua,
como eles também.
A qual julgo Pedro está
se referindo aqui que estavam tratando de colocar sobre os discípulos? Será que
era Lei de Moisés ou ao julgo dos escribas e fariseus? A leis dos rabinos,
porque olha o que disse Mateus 23
Mateus 23:4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem
aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
Ou seja, aqui o Messias
esta falando de todas as tradições rabínicas, e é bom lembrar que não eram
todos os fariseus que faziam isto, eram um grupo que estava no controle da
situação daquela época. Então a questão aqui em Atos 15 era que se
circuncidar-se á um gentio e colocasse ele em uma sinagoga ele automaticamente
vai os comprometer a obedecer tudo que os rabinos dizem. Este era todo o miolo
do assunto.
Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que
contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre
os gentios.
Em outras palavras eles
estão dizendo: Sabe de uma coisa, em Jerusalém eles vão colocar travas para
receber a este gentios, porém o Eterno já está os aceitando, porque estas
pessoas estão profetizando, estão dizendo coisas maravilhosas.
Atos 15:13 E, havendo-se eles
calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Pelo que vemos aqui
Tiago era o líder da comunidade, ele era quem determinava o que seria
feito na comunidade dos discípulos e olha o que ele disse:
Atos 15:14 Simão relatou como
primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu
nome.
Então, vejam como
interpretou Tiago sobre estes gentios.
Atos 15:15 E com isto concordam
as palavras dos profetas; como está escrito:
Ou seja, o que se passou
com Pedro naquela visão que ele teve em atos 10 concordam as palavras dos
profetas como está escrito:
Atos 15:16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de
David, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a
edificá-lo.
Atos 15:17 Para que o restante dos homens busque ao Soberano, E todos
os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Soberano, que faz todas
estas coisas,
De onde tirou Tiago esta
profecia? De Amos capitulo 9, e o que diz Amos 9? Amós 9 fala da restauração das tribos Yisrael que se
misturaram entre as nações e que nos últimos tempos o Eterno vai trazer de
volta. Então Tiago interpreta que estes gentios que estão se
convertendo são o cumprimento do que disse Amós 9, então não são gentios estes
de Atos 15 são das tribos de Yisrael que se fizeram gentios e que estão
regressando e devem ser aceitos
Atos 15:19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os
gentios, que se convertem a Deus.
Esta palavra (perturbar) nos
originais esta implicando não colocar obstáculos, que não coloque uma trava
para entrar na fé hebréia. Atualmente os rabinos rejeitam três vezes a um
gentio que queira se converter, eles alegam que é muito difícil viver como um
judeu, porém quando eles vêem que a pessoa é persistente ai sim eles aceitam,
porque se a pessoa é uma pessoa que ah que palhaço este rabino tal, então eles
vêem que se a pessoa desiste assim tal fácil na hora de uma tribulação esta
pessoa é a primeira a correr, vai ser a primeira a negar que é um judeu.
Atos 15:20 E diz mais Tiago: Mas escrever-lhes que se abstenham das
contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Aqui se dá estes
mandamento, e se os argumentos cristãos e inclusive dos B'nei Noach forem
estes, que somente devem obedecer o que disse aqui das contaminações do ídolos,
que deixem a prostituição ou seja, que deixa de ter relações com todo mundo,
que seja integro, que se guardem para o casamento. Outro requisito é em questão
ao sufocado, ou seja, que olhem o que estão comendo, por exemplo; se vai a uma festa aonde torceram
o pescoço da galinha não podem comer, tem que se abster disto, tem que ter
cuidado como matam os animais. Então se pensam que estes são os únicos
mandamentos, então aonde está o mandamentos de honrar o pai e a mãe? Então
podem não honrar mais o pai e a mãe porque as leis nessa lei só me mandam fazer
estas aqui? Não e qual é a resposta?
Atos 15:21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade
quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Ou seja, em cada cidade
tem quem ensine, quem instrua a lei de Moisés, e aonde é que se ensina a lei de
Moisés naquela época? Nas sinagogas em cada dia de Shabbat. Então, por
implicação qual é o outro mandamento que estes aqui de Atos 15 vão guardar? O
Shabbat, senão como eles vão aprender a Toráh? Então aqui não disse olha vocês
gentios cada domingo procurem uma igreja evangélica que lhes vão ensinar a
desobedecer a Moisés. Porém Tiago disse que era para eles começarem com estes
quatros mandamentos depois eles vão indo a sinagoga e vão aprender, então nos
forcem a eles, não tratem de acelerar o processo mais pelo contrário, o processo
é termos que não forçá-los, ou seja, deixa que eles façam de coração.
Atos 15:22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a
igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia,
a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
Atos 15:23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os
anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e
Síria e Cilícia, saúde.
Atos 15:24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos
perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis
circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Atos 15:25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns
homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Atos 15:26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor
Yashua o Messias.
Atos 15:27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos
anunciarão também as mesmas coisas.
Atos 15:28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos
impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Atos 15:29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se
vos guardardes. Bem vos vá.
Atos 15:30 Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e,
ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela
exortação.
E aqui termina o concilio,
e baseado neste decreto podemos entender
todos os demais textos que aparentemente falam contra a circuncisão ok!
1 Coríntios 7:18 É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado.
1 Coríntios 7:19 É alguém chamado estando incircuncidado? não se
circuncide.
1 Coríntios 7:20 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a
observância dos mandamentos de Deus Cada um fique na vocação em que foi chamado.
1 Coríntios 7:18-20
"É alguém chamado estando circunciso?"
Foi chamado a onde? Ao arrependimento, a fé, a fidelidade e a seguir ao Mashiach como
Rabino. Em outras palavras, foi alguém chamado sendo judeu não é para se
converter a outra religião, porém que continue sendo judeu e que simplesmente
siga crendo em Yeshua como o único Rabino
"É alguém chamado estando incircuncidado? não se
circuncide."
Porque Paulo disse isto
não se circuncide, porque a circuncisão nada é, e a incircuncisão nada é, senão
a observância dos mandamentos do Eterno, e quais são os mandamentos? A Toráh, o
que Paulo esta dizendo aos gentios das 10 Tribos perdidas de Yisrael é que o
importante é que guarde a Toráh, porque temos que entender a mentalidade de um
gentio em circuncidar-se era ter que ir a uma sinagoga e pedir a circuncisão,
então os rabinos iriam fazer muitas perguntas e esses gentios poderiam acabar
negando que Yeshua fosse o Messias. Então para evitar tudo isto Paulo disse se
estais ansioso pela circuncisão e se isto for uma causa para que negues o Messias
fique incircunciso, porque não importa que não te aceite em uma comunidade, não
importa que teus filhos se casem em uma comunidade, não importa isto, o que
importa é que guardes os mandamentos, se querem o reconhecimento de que eis um
israelita, guardas a Toráh.
"Cada um fique na vocação em que foi chamado."
O que Paulo era? Paulo era um rabino e o que tem
que fazer um rabino a um gentio? Promove-lo que se converta? Não somente
guardas os mandamentos do Eterno, e somente em dizer isto "guardas os mandamentos" o que vai
acontecer cedo ou mais tarde? Cedo ou tarde esta pessoa vai se circuncidar.
Então desta maneira Shaul se livra da bronca com as autoridades.
Romanos 2:25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu
guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna
em incircuncisão.
Aqui Paulo ensina a
essência da circuncisão, porque de nada serve uma pessoa ser circuncidada e
depois de algum tempo esta pessoa esta cultuando a idolatria, esta nas suas
praticas antigas pagãs, se circuncidada e esta adorando ao sol, a lua ou
qualquer outra coisa que não seja o Eterno de nada serve esta circuncisão. É
muito bom ter a circuncisão porém vem a responsabilidade dos pais em instruir
seus filhos nos pactos, e até mesmo as pessoas já adultas devem fazer o mesmo,
porque isto é justamente o que esta dizendo Paulo aqui em Romanos 2:25
Romanos 2:2 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu
guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna
em incircuncisão.
Então se uma pessoa é
circuncidada e transgride a Toráh é como se esta pessoa fosse um idolatra e
Paulo segue dizendo:
Romanos 2:26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura
a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
Romanos 2:27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não
te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da
lei?
Romanos 2:28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é
circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Romanos 2:29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração,
no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de
Deus.
Aqui Paulo expressa
verdadeiramente o que é ser judeu, porque a palavra judeu (Yehud) significa
anunciador de YHWH, isto é o que significa ser judeu
Romanos 2:28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é
circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Existem muitíssimo judeus
celebres como um judeu que é muito famoso porém em uma áraa muito escura que é
Atom Labei que é um sacerdote satanista que é judeu, que foi circuncidado ao
oitavo dia de nascido, e quantos judeus que existiu que fizeram coisas
terríveis, também tem judeus que fizeram coisas extraordinárias, porém ser
judeu, ter a circuncisão ao oitavo dia isto não garante nada, então Paulo nos
ensina o que é verdadeiramente ser um judeu
Romanos 2:29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do
coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de
Deus.
Então, não se glorie de
ser judeu, que as pessoas digam "Uau você
é judeu e que apelido incrível você tem, porém não guardas a Toráh"
e quando judeus que existe desta maneira que se gloriam em ser judeus, porém
não guardam nada, não estão no pacto, é o mesmo que ser casado ter uma aliança
bem grossa e viver na pratica do adultério, então é melhor tirar a aliança.
Então a circuncisão é como uma aliança de casamento, porém a aliança de casado
nada é se o marido não guardou o pacto que fez com sua mulher na hora de lhe
entregar a aliança.
Colossenses 2:8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por
meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os
rudimentos do mundo, e não segundo o Messias;
Colossenses 2:9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da
divindade;
Colossenses 2:10 E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado
e potestade;
Colossenses 2:11 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não
feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão do Messias;
Então aqui mostra dois
requisito para os homens e um requesto para as mulheres se converter a fé
hebréia. Para as mulheres somente a Tevilah (Imersão) confessando o Elohim de
Avraham, Isaque e Jacó como Único D-us verdadeiro, submeter-se aos preceitos da
Toráh que toca as mulheres, passar por um banho ritual. Isto é tudo que uma
mulher tem que fazer. Porém para um homem vem a circuncisão, a tevilah
(imersão), dois requisito. Então o que Paulo esta dizendo aqui para os
Colossenses que são Efraimtas gentilizados que regressaram que eles já estão
convertidos, porque já foram circuncidados no coração pelo Messias, e no verso
12 Paulo disse que esses de Colossenses ja foram Sepultados com ele no batismo,
(Colossenses 2:12) e ser sepultado
no batismo é a tevilah, significa que eles se submergiram em água
Colossenses 2:12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé
no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Gálatas 2:1 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém
com Barnabé, levando também comigo Tito.
Gálatas 2:2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que
prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que
de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
Gálatas 2:3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi
constrangido a circuncidar-se;
A fé hebreia o Eterno não
obriga nada, se Tito em algum momento queria a circuncisão ele tinha que
decidir.
Gálatas 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e
secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos no Messias Yeshua,
para nos porem em servidão;
Aqui fala da "Nossa liberdade no Messias" Porém
liberdade em que sentido? Era que já não estavam submetidos as regras do
rabinos. E alguns entravam para observar como eles faziam para guardar a Toráh
se não se submetia as regras dos rabinos..
Gálatas 2:5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para
que a verdade das Boas Novas permanecesse entre vós.
Ou seja, eles decidiram
viver aparte dos mandamentos rabinos e não da Toráh.
Gálatas 5:1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Messias nos
libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Qual julgo Paulo está se referindo aqui? Ao julgo
dos escribas e fariseus, ou seja, as interpretações que eles tinham da Toráh.
Gálatas 5:2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes
circuncidar, o Messias de nada vos aproveitará.
Porque Paulo disse isto? A
resposta vem no verso 2
Gálatas 5:3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar,
que está obrigado a guardar toda a lei.
Se uma pessoa se
circuncidava naquela época iria publicamente com os rabinos, e isto
automaticamente implica que esta pessoa era parte da comunidade e não podia se
ajuntar com os que estavam aprendendo com os ensinamentos dos apóstolos, esta
pessoa já fica restrita pelas ordens dos rabinos, então automaticamente esta
pessoa estava obrigada a guardar toda a lei segundo as interpretações dos
rabinos.
Gálatas 5:4 Separados estais do Messias, vós os que vos justificais pela
lei; da graça tendes caído.
Vejam que interessante
aqui no verso 4, porque Paulo está dizendo: "Separados
estais do Messias" Isto quer dizer; ou o Messias é teu Rabinos, teu
Mestre que vai te ensinar como fazer as coisas, ou os fariseus. Então
estes são os textos que normalmente se mencionam falando contra a circuncisão
porque não se entende o contexto, porém o que se refere é a possibilidade de serem
instituídos pelo Messias e separaste e agora a pessoa vai ter que obedecer
todos os mandamentos rabínicos, todas as obras da lei, julgo da lei, debaixo da
lei que se mencionam nas cartas de Paulo, porém que são términos que se refere
não a Toráh Escritas mais a Tradição Oral dos rabinos
Gálatas 5:5 Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da
justiça.
Gálatas 5:6 Porque em Yeshua o Messias nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
Gálatas 5:6 Porque em Yeshua o Messias nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
Então o importante não é
o que trazemos na carne mais sim o que se está vivendo no coração.
Gálatas 5:7 Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
Gálatas 5:8 Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
Gálatas 5:9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
Certa vez o disse "Guardai-vos do fermento dos fariseus que é a
hipocrisia" que faziam muitas coisas para serem visto
pelos homens, então cuidem-se disto.
Gálatas 5:10 Confio de vós, no Soberano, que nenhuma outra coisa
sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a
condenação.
Gálatas 5:11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo do madeiro está aniquilado.
Gálatas 5:11 Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo do madeiro está aniquilado.
E este verso de Gálatas
5:11 é muito importante porque vejam como diz uma versão das Escrituras chamada
(Nova Versão internacional)
Gálatas 5:11 Irmãos, se ainda estou pregando a circuncisão, por que
continuo sendo perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz foi removido.
Qual era a ofensa, o
escândalo da cruz? Qual era a razão por que muitos rabinos daquela época se
opuseram a Paulo e todos os demais apóstolos? Porque viram que eles tinham
começado um movimento paralelo a eles e que se estavam dividindo, ou seja esta questão que vocês estão fazendo
então façam outro grupo, então os ofendiam dizem, e em outros casos diziam
tragam para cá porém eles vão ter que se submeter a autoridade que nós rabinos
já temos estabelecido e não aos que dizem os apóstolos. E por isto termina
dizendo no verso 15 o seguinte:
Gálatas 5:12 Quanto a esses que os perturbam, quem dera que se
castrassem!
Quem eram os
perturbadores? Quem eram os que agitavam a circuncisão? A resposta está em
Filipenses 3
Filipenses 3:1 Irmãos meus, que vos regozijeis no Soberano. Não me aborreço
de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.
Filipenses 3:2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros,
guardai-vos da circuncisão;
"Guardai-vos dos cães" cães é
uma expressão um pouco forte, porém é uma expressão hebreia para se referir ao
gentios daquela época, e uma vez o Messias disse a uma mulher que não era
licito tirar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos. Então isto é uma
referência para os gentios. Também em Apocalipse quando fala da Nova Jerusalém
diz que desta cidade vai ficar de fora os "cães"
ou seja, os gentios
Então disse:
Filipenses 3:2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros,
guardai-vos da circuncisão;
Quem eram os que fomentavam
a circuncisão? Quem eram os perturbadores? Os gentios, e porque eles fomentavam
a circuncisão já que os judeus não vivem pregando tanto a circuncisão e porque?
Porque uma circuncisão para um judeu é ao oitavo dia de nascido. Então, os que
estavam afomentando a circuncisão era porque eles mesmo não tinham nascido
assim e depois de uma certa idade fizeram a circuncisão e agora estavam
agitando a circuncisão, incitando. Então Paulo diz:
Filipenses 3:4 Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de
Deus, que nos gloriamos no Messias Yeshua e não temos confiança alguma na
carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança.
Filipenses 3:5 Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
Circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de
Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu;
Aqui é como que Paulo contra
estes perturbadores, contra estes cães, porque ele esta dizendo que ele Paulo se
for tratar se presumir-se sobre quem estar mais circuncidado eu tenho do que me
presumir, porque "eu sou circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente
ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei,
fariseu" e no verso 6-7 ele continua dizendo;
Filipenses 3:6 Segundo o zelo, perseguidor da comunidade, segundo a justiça que há na
lei, irrepreensível.
Filipenses 3:7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Mashiach.
Ele esta se referindo que
ele teve como perda estar com seu povo, com compartir com eles, isto ele tinha
por perda porque ele foi em busca de Efraim gentilizado, e não que ele refutou
a Toráh. Com tudo isto que acabamos de ler, porém depois com todos os
textos do novo testamento podemos estar de acordo que os apostolo tem
autoridade para ir de contra a um estatuto perpétuo que o Eterno deu a Moisés?
Até mesmo o Messias Yeshua poderia dizer
isto que o que Moisés disse já não serve para nós, porque agora eu digo que a
circuncisão que tem valor é somente a do coração? Será que ele podia dizer isto?
Então, de acordo com a Toráh o que ele tinha que dizer á estas pessoas? O
dia em que as pessoas entendam que o Pacto da Circuncisão e o faça se não fez
ainda, e neste momento vai entender a transfundo da Toráh e a diferencia que o
Criador tinha a Yisrael com as demais nações. Então vamos ver a essência da
circuncisão e porque o Eterno ordenou a circuncisão.
Com qual autoridade os apostolo poderiam abolir a circuncisão?
Vamos ver aonde se
originou a circuncisão
Gênesis 17:1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu
YHWH a Abrão, e disse-lhe:
Gênesis 17:2 Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê
perfeito.
Gênesis 17:3 E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei
grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele,
dizendo:
Gênesis 17:4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas
nações;
Gênesis 17:5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o
teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
E não se chamará mais o
teu nome Avram (Pai de Aram, dos Arameus) mais teu nome será
Avraham, e a pergunta é: Porque os pais
colocam o nome do bebe ao oitavo dia de nascido? Porque no memento que
se entra no pacto se coloca o nome, não devemos estar preocupados como vai se
chamar meu filho, não, na Brit Milah se
decide e porque? Porque os pais deviam orar e YHWH lhes mostraria qual
era o futuro para este bebe, o que este bebe tem que fazer, é uma palavra
profética porque na hora em que se coloca o nome estamos profetizando o que
será este bebe. Isto é a essência da Brit Milah.
Gênesis 17:5 Então YHWH disse: Já não se chamará mais o teu nome Avram (Pai de Aram, dos Arameus) mais teu nome será Avraham, porque por pai de muitas nações te tenho
posto.
Ou seja, o Eterno estava
dizendo a Abrão, Abrão de ti vai sair todas as nações
Gênesis 17:6 E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e
reis sairão de ti;
Quer dizer, que de Avram
que tinha 99 anos, já um velhinho viria nasceu os que encheriam ao mundo,
nações e reis sairão de ti. E por isto quando Ananias vai até Paulo e diz que
ele vai as nações dos gentios.
Gênesis 17:7 E estabelecerei meu pacto entre mim e ti e a tua
descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a
ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
Vejam o que esta dizendo
aqui o próprio Eterno: "E estabelecerei a
minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas
gerações, por pacto perpétuo", ou seja, é um pacto perpétuo até que venha os cristãos? NÃO, aqui disse
por pacto perpétuo, e o que é perpétuo? Para sempre
Gênesis 17:8 E te darei a ti e à
tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de
Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
Ou seja, que uma pessoa
que se circuncida tem um pedaço desta terra que hoje se chama Yisrael quando o
Messias voltar pela segunda e ultima
vez.
Gênesis 17:9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha
aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Por quanto tempo? Para sempre
Gênesis 17:10 Esta é meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência
depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
Gênesis 17:11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal
da aliança entre mim e vós.
Gênesis 17:12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas
gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro,
que não for da tua descendência.
Gênesis 17:13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu
dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por pacto
perpétua.
Então não é somente para
Yisrael, mais também para os estrangeiros que foram comprados e que agora são
parte da família de Abraão. Então o mandamento clímax da Toráh é a Brit Milah.
E olha o que o verso 13 está dizendo o próprio Criador:
Gênesis 17:13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu
dinheiro; e estará o meu pacto na vossa carne por pacto perpétua.
Por isso que os rabinos
inventaram uma maneira bem complicada de fazer a circuncisão de maneira que a
pessoa não possa fazer uma plástica e tire a circuncisão do prepúcio, porque
muitos nos tempos de Antíoco Epifânio deram um jeito de não ser reconhecia a
circuncisão
Gênesis 17:14 E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada,
aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou meu pacto.
É possível agora entender
o desprezo quando David viu á Golias desafiando os israelitas, xingando-os
e David disse "Quem é este
incircunciso que se atreve a desafiar o Exercito do Elohim Vivo" Ou seja, David estava dizendo como se atreve este pagão a desafiar
aos filhos de Deus. Então, pode os apóstolos determinar que já não é mais
valido este pacto perpétuo que foi estabelecido com Abraão? Pode Paulo ensinar
contra este pacto? Pode o Messias tirar este pacto perpétuo de vigência? Não,
ninguém pode fazer isto
Êxodo 12:43 Disse mais o Soberano a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa:
nenhum filho do estrangeiro comerá dela.
Quem é que celebra a
famosa "santa céia" dizendo
que é a páscoa? Os cristãos, e cada vez que eles fazem isto estão blasfemando.
Êxodo 12:44 Porém todo o servo comprado por dinheiro, depois que o houveres
circuncidado (quando houveres o que?
circuncidado), então comerá dela.
Êxodo 12:45 O estrangeiro e o assalariado não comerão dela.
Êxodo 12:46 Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela
quebrareis osso.
Êxodo 12:47 Toda a congregação de Israel o fará.
Êxodo 12:48 Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a
páscoa ( O que era que o Messias
estava celebrando com seus discípulo? A festa de Pesach que a igreja chama de
santa ceia) ao Soberano,
seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o
natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.
De acordo com a lei de
Moisés porque isto é lei, é uma lei que YHWH deu a Moisés é possível acabar ou
aumentar? É possível fazer um concilio apostólico e acabar com este pacto? Moisés
disse em Deuteronômio 28 que se alguém tira ao aumenta um mandamento vem sobre
ele maldições. Também o que aconteceu com Moisés por ter demorado com a
circuncisão do seu filho?
Êxodo 12:24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que YHWH o encontrou, e o quis
matar.
Êxodo 12:25 Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu
filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
E o pior, o que
acontecerá com os homens que não tenha a circuncisão na carne quando se
estabeleça a era Messiânica e se reconstruir o Templo em Jerusalém?
Ezequiel 44:6 E dize ao rebelde, à casa de Israel: Assim diz o Soberano Deus:
Bastem-vos todas as vossas abominações, ó casa de Israel!
Ezequiel
44:7 Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos
de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a
gordura, e o sangue; e eles invalidaram meu pacto, por causa de todas as vossas
abominações.
Ezequiel 44:8
E não guardastes a
ordenança a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constituístes, a vós
mesmos, guardas da minha ordenança no meu santuário. Assim diz o Soberano
Deus:
Ezequiel
44:9 Nenhum estrangeiro, incircunciso de
coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os
estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel.
Ou seja, quando for
construído o terceiro Templo e seja estabelecido o reino Messiânico disse aqui
que nenhum estrangeiro incircunciso de coração ou incircunciso de carne entrará
no santuário. Então como poder entender todas essas contradições nos escritos
apostólicos que incluso contradiz o seu próprio Mestre e Salvador disse em
Mateus 5 ?
Mateus 5:17 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota
ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:18 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por
menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos
céus;
Mateus 5:19 Aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos
céus.
Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e
fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Lucas
2:21 E, quando os
oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Yeshua, que pelo anjo lhe fora posto antes de
ser concebido.
Qual foi o exemplo que
Yeshua deixou para os pais? Circuncidado ao oitavo dia. Então, aparentemente
toda contradição sobre a circuncisão, o miolo deste assunto é dado em Atos 15
que fala dos costumes, dos ritos, porém nós
vimos a perpetuidade deste mandamento, porém porque Elohim ordenou a
circuncisão? Se o Eterno ordenou que todo homem seja circuncidado, então porque
nós já não nascemos circuncidados? Se o Eterno sabe mais que todos a
importância da circuncisão, se não nos é bom esta parte da pele, então porque
Ele quando criou o homem já não o fez sem o prepúcio da carne? Sabem porque?
Para que a decisão fosse nossa, e não somente que fosse nossa a decisão, porque
a circuncisão de um bebe com oito dias de nascido não é escolha do bebe, o bebe
não decide se quer ou não quem decide é o pai da criança, então o que nos
ensina isto? Isto nos ensina um principio espiritual, porque quem é o
responsável por nossa circuncisão? Nosso Pai celestial, e através disto nós
aprendemos uma ilustração, porque o pai é o responsável de transmitir a fé a
seu filho e aonde encontramos isto?
Deuteronômio 6:6
E estas palavras, que
hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Deuteronômio 6:7
E as ensinarás a teus
filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e
deitando-te e levantando-te.
Ou seja, nós que somos
pais somos responsáveis pela fé dos nossos filhos. Agora outra pergunta: O que
é prepúcio, o que significa a palavra prepúcio?
Gênesis 17:10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua
descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
Gênesis 17:11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da
aliança entre mim e vós.
Em hebraico disse: "Unemaltem et besar orlatchem" Besar significa carne e prepúcio é a palavra
(orla). Então quando entendemos a palavra (prepúcio)
em hebraico então entendemos a essência do que o Eterno quer nos ensinar,
porque o Eterno é o mais Grande Mestre que existe, e Ele utiliza aspecto da
natureza, aspectos da criação, aspectos do corpo humano para nos ensinar
aspectos espirituais muitíssimo profundo.
Porque a palavra prepúcio
em hebraico como já vimos é a palavra (orláh), e a raíz da palavra (orláh) é a letra (ע)
Ayin, a letra (ר) Resh e a letra (ל) Lamed. (ערל) "Orlá" Ok. Então o interessante é que o prepúcio em sua raiz significa
"restringir, perder o controle, limitar, causar obstáculo" Então prepúcio é uma barreira. E para entender mais este
conceito lembramos de quando o povo de Yisrael entrou na Terra Prometida foi
dito a eles que não comessem das as árvores frutíferas por três anos, ou seja,
por três anos estavam restringidos os frutos das árvores porém depois que
passasse os três anos eles podiam comer. Porém esta restrição de não comer dos
frutos das árvores se chama (Orlá), então eles estavam impossibilitados de
desfrutar, de terem o prazer dos frutos por três anos. Então se usa exatamente
a mesma palavra (Orlá).
Então, O Eterno
estabelece este principio como o mais Grande Mestre, e a nós como homens,
como cabeças da nossas casas, somos os responsáveis de ensinar aos nossos
filhos como os professores, porque o pacto da circuncisão foi nós dado como um
ensinamento mais profundo, ou seja, na carne do membro varonil que é o centro
dos instintos humanos mais baixos, e ai foi colocado um conceito que é o
seguinte:
"O Eterno nos
criou como um diamante, então o porque de não nascermos já circuncidados
é porque o ser humano é como um diamante porém em bruto, tem que poli-lo, tem
que trabalhá-lo. Da mesma maneira o homem tem que avançar de um estado animal e
instintivo para um estado humano, racional e superior, e é por isto que a
circuncisão se encontra na parte de maior intensidade instintiva, e é por isto
que nascemos com o prepúcio com a finalidade de quem seja nós quem tomamos a
decisão de entrarmos ao pacto a nossos filhos."
O Eterno através deste
pacto quer que nós tiremos o que nos limita, quer dizer, nossos instintos
básicos e que nos submetamos a vontade de servir a nosso Criador. A circuncisão
na carne é simplesmente um simbolo da circuncisão no coração, e existe dois
mandamentos específicos que tem a ver com o coração e a circuncisão da carne é
somente o sinal de um símbolo de algo mais profundo que acontece no
coração. O que será em nosso coração que nos limita, nos que nos restringe
de servir, de amar ao Criador com todo nosso coração? Cada pessoa pode ter uma
limitação, porque todos nós estamos desqualificados em nosso coração para amar
ao Criador. Para alguns poderá ser o dinheiro, para outros poderá ser as
drogas, para uns poderá ser o egoísmo, cada pessoa tem uma limitação, cada
pessoa tem uma (Orlá) uma
impossibilidade no coração que nos evita, que nos limita servi ao Criador.
O Eterno é o mais Grande
Criador de prazer, então existe algo que nos limita e vejam o que diz
Deuteronômio 10
Deuteronômio 10:16
Circuncidai, pois, o
prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
Como é possível? Como que
se circuncida o prepúcio do coração? Se nós entendermos a palavra como (Orlá) que significa barreira, parede, limites,
o que nos esta dizendo aqui é para nós tirarmos estas barreiras, estes limites
do nosso coração, e não mais endureçais a nossa cerviz. Ou seja, que deixemos
que o Eterno nos dirija. O mandamento que o Eterno nos esta dando aqui em
Deuteronômio 10:16 é para agente tirar a barreira do coração para
servir-lo.
Deuteronômio 30:6
E o Soberano teu Deus
circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao
Soberano teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
Então segundo estes dois
mandamentos quem deve fazer a circuncisão? Cada um dos homens ou o próprio
Eterno? Porque em Deuteronômio disse que é o homem quem tem que circuncidar o
prepúcio do coração, porém em Deuteronômio 30:6 está dizendo que é o Eterno é
quem circuncidará o coração. Então quem deve fazer esta circuncisão? Façamos
nós ou o Criador faz? Esta aparente contradição pode ser resolvida
precisamente como tendo o Criador como Mestre do ensinamento que deu os
ensinamentos do prepúcio na carne, porque a circuncisão na carne consiste em
dois procedimentos cirúrgicos.
1°) O corte da carne sobrante.
2°) É preciso retroceder um membro pequeno para
evitar que a pele volte a crescer.
Então fazer a circuncisão
leva ao cabo dois passos. Cortar a carne que esta sobrando e um membro para
evitar que esta carne volte e crescer. E isto é muito importante saber porque
com isto vamos entender o conceito que o Eterno quis nos ensinar neste lugar e que tem que ver
com o nosso coração. Da mesma maneira á circuncisão do coração tem duas
etapas. E nestas duas etapas uma é mais difícil que a outra porque? Porque o
primeiro passo da circuncisão do coração é equivalente a tomar a decisão de
irmos em contra aos nossos instintos básicos, nosso egoísmo, nosso orgulho e
tudo aquilo que nos limita para amar a Elohim de todo coração e nos converter
em seres espirituais. Porém, apesar que tomemos esta decisão e incluso
cheguemos a ser grande em avanço a este respeito, sempre teremos estas lutas
internas ou este membro que faz com que a carne volte a crescer ai outra vez.
Quantas vezes já tomamos a decisão de dizer: Sabe meu Pai Celestial eu sou um
egoísta, sou um orgulhoso, sou um iracundo, porém por amor a ti outra vez me arrependo.
Quantas vezes já fizemos isto.
A pergunta é: Temos
avançado desde que temos tomados certas decisões perante o Eterno? Será que
temos avançado em nossas vidas com o Eterno? Na verdade nós estamos fazendo um
esforço e o Criador toma em conta bastante isto. Então, o mandamento de
circuncidar o coração é o mandamento na qual nós nos esforçamos fazer, porém
nos custa trabalho para chegar a fazer grandes avanços. Porém o que esta fora
do nosso alcance, o que nós não podemos fazer é tirar este membro do coração
que faz com que outra vez a carne volte, e volte, e volte a crescer. (Ah eu cria que já tinha superado isto, porém outra
vez voltei a minha carnalidade. Quantas vezes prometi em muitas áreas da minha
vida romper com certas coisas, com certos hábitos, com certas atitudes e outra
vez voltei a minha carnalidade)
Porém HaShem tem
visto nossos corações, tem visto que estamos nos esforçando, porém como
recompensa pelo esforço que estamos fazendo, que estamos lutando e lutando e
estamos melhorando e nos purificando qual será a recompensa do Eterno para nós?
Deuteronômio 30:6
E o Soberano teu Deus
circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao
Soberano teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
Então o Criador tirará
este membro do nosso coração, um dia Ele tirará esta luta interna que nós
temos, e quando será este dia? Quando este corpo fraco, corruptível,
temporário, esta carne corrompida seja incorruptível quando fomos ressuscitados
e transformados e tenhamos um corpo em sua semelhança, neste momento Ele
circuncidará nossos corações para sempre, tirará este membro que nos faz voltar
a carnalidade para sempre. Então, isto é todo o miolo do assunto sobre a
circuncisão.
Cada vez que um pai esta vendo a circuncisão do seu
filho ele esta pensando UAU eu estou fazendo minha parte em ensinar meu filho a
melhorar, a se esforçar, á ser cada dia melhor, ensinar os mandamentos, porem
Eterno a parte que eu não posso fazer te peço Eterno que um dia tu o faças, eu
vou fazer este corte aqui Pai simbolicamente no que Tu vai fazer no coração.
Então o Eterno completará o que nós um dia começamos.
Então nisto consiste em
fazer a circuncisão, e em cada vez em que vemos uma dificuldade em guardar o
pacto vejam o sinal e se lembrem do compromisso.
Que o Eterno através dos
méritos do nosso Salvador Yeshua abençoe a todos..
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