segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lot Naf – Não cometerás adultério




Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério


Vamos começar este estudo analisando rapidamente a expressão de Yeshua: "Ouviste o que foi dito, porém eu vos digo" que muitos círculos cristãos ensinam que Yeshua está mudando a Lei (Toráh), porém na realidade não é isto que o Messias está fazendo ao falar essas expressões, e podemos entender de maneira literal de acordo a cultura hebreia, a interpretação literal Pshat, a interpretação Remêz, que tem a ver com "pistas" ou "indicativos" de algo a mais. também temos a interpretação Drash que é uma alegoria e a interpretação Sod, que é mistério ou segredo, algo que temos que examinar muito.

E não é equivocado interpretar literalmente a Bíblia, porém existe ocasiões em que podemos ir mais além do que disse a letra especificamente. Então quando Yeshua disse: "Ouvirão o que foi dito, porém eu vos digo" o que Ele estava ensinando é o espírito que há por trás da letra do que estava escrito. Um dos problemas que temos na hora de interpretar a Bíblia sem entender o contexto cultural, histórico, o idioma original em que se escreveu, é que vamos interpretar de maneira universal, e a historia de Israel para ser compreendida, para entender a Bíblia, para entender muitos aspectos das Escrituras, temos que aprender historia, temos que aprender um pouco do hebraico e se possível pelo menos saber ler em hebraico. Também é importante aprender os caracteres  do Paleo Hebreu, temos que adquirir ferramentas que nos ajudem neste sentido.

O problema que em ocasiões temos com a interpretação ultra literal, é que se lemos como disse as Escrituras por exemplo: "se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o" então como se disse nas Escrituras, vamos arrancar literalmente os olhos? Claro que não é assim, este é o risco de interpretar a Bíblia ultra literal, temos que entender o sentido em que Yeshua disse certas coisas, por exemplo, o aspecto da pratica de lavar os pés, temos que saber o que significava culturalmente falando, já que esta era uma prática que faziam os escravos, eram uma prática de muita baixa estima e se culturalmente quiséssemos transportar esta prática ao dia de hoje, equivaleria em nossa cultura a lavar os banheiros culturalmente falando. Isto é o que estava fazendo aqui Yeshua, Ele está indo mais além do que está escrito de acordo ao sentido da Lei.


Mateus 5:27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério
A frase "Não cometerás adultério" é a palavra Lot Naf como está em Êxodo capitulo 20. E também vimos que o que significa a palavra adultério, já que esta palavra vem da raiz Nun Alef Pê (נאף).

E no Paleo Hebraico esta frase Naf que são as letras Alef (א) e a letra Pe (ף) e que no Hebraico antigo a letra (א)representa a fortaleza, a força de um boi, de um touro. E o desenho da letra Pey (ף)representa uma boca

Então as letras Alef (א) e Pê (ף) juntas representam a fortaleza e a boca. Ou seja, isto está implicando a força do hálito assim como um touro fica sussurrando pronto para atacar, ou seja, respirando profundamente para atacar. Então isto está implicando excitação.

Mateus 5:28  
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para acobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Cobiçar em hebraico é a palavra "Lechamud", de onde vem a palavra "Chamud" que em hebraico é alguém bonito ou precioso, desejável, algo muito agradável a vista, que causa prazer ver, e isto é "Lechamud". E a interpretação amplia de acordo ao espírito da Lei conforme a interpretação de Yeshua para não adulterar é: Aquele que ver uma mulher e sente prazer ao vê-la já adulterou com ela ela em seu coração, porque como já dissemos, adultério é "Naaf(נאף), excitação.


E porque o observar é algo que causa tanto interesse
?

As seguintes estatísticas em relação ao ato de observar pornografia por parte das pessoas mediante a internet, é esta estatística é de 2005 que cada segundo gira em torno de 3075 dólares em pornografia. Cada segundo 28250 pessoas estão vendo pornografia. A cada segundo 372 usuários estão teclando algo relacionado com este tipo de imagem, e cada 39 minutos estão sendo criado um novo vídeo de pornografia. E as estatísticas dos países que mais veem pornografia no mundo são:

1) China - 27.40  bilhões de dólares que são gasto em pornografia.

2) Coreia do Sul

3) Japão - Este país é um dos países mais corrompidos em matérias de pornografia infantil.

4) Estados Unidos.

5) Austrália.

6) Inglaterra.

7) Itália.

8) Canadá.

9) Filipinas.

10) Taiwan.

11) Alemanha.

12) Finlândia.

13) Checoslováquia.

14) Rússia.

15) Holanda.

16) Brasil.


Se gastam ao redor de 997,000 milhões de dólares. Aproximadamente cada pessoa gasta 27 dólares por mês em pornografia. A industria da pornografia gera utilidades mais grandes que as empresas de tecnologia como Microsoft, Google, Amazon, Yahoo, Apple, Netflix, todas juntas. Em televisão á cabo, 69% do conteúdo da televisão tem a ver com temas profanos (nudez, sexualidade ilícita, etc.). Estamos falando de comerciais e programas em geral.

O delicado deste assunto é que mesmo que os nossos filhos estejam vendo canais para crianças, nos comerciais é colocado imagens que contêm este tipo de conteúdo, assim que é para nos colocarmos a pensar, realmente o que estamos deixando nossos filhos assistirem, porque desde aí começa a semente. E outra estatística é que esta industria também excede as ganâncias das grandes empresas de televisão combinadas. As estatísticas anteriores se encontra em uma pagina de internet chamada "Family Safe Media", que é um site onde se dar recursos para prevenir que nossos possam ver este tipo de conteúdo, se vendem programas para bloquear todo este conteúdo.

Mateus 5:29  Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5:30  E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno
.

Podemos ver com que severidade Yeshua está tratando este assunto do adultério. Será que Yeshua está mandando que arranquemos nossos olhos? Claro que não, o que Ele está dizendo é que tratemos este assunto de uma maneira radical, porque isto pode nos levar a morte eterna. Yeshua está tocando o tema do adultério e esta envolvendo nossa salvação com isto. Assim que, mais vale que "cortemos" nosso braço, quer dizer, que sejamos tão exagerados ao grau de que estejamos dispostos a "arrancar" nossos olhos, a cortar nossa mão, e obviamente isto não é de uma forma literal, isto é como o câncer, porque quando o câncer vai aumentando a doença tem o potencial de nos levar a morte, então temos que cortar o membro porque pode nos levar a morte. A atitude das pessoas mudariam totalmente se entendessem que o olhar para obter prazer neste sentido já é um pecado capital para aniquilar nossa alma. Outra medida que podemos tomar é tirar o computador ou a televisão sabendo o potencial que tem de levar nossos filhos a morte.

Algo que é de nos admirarmos é que nas casas dos judeus observante ortodoxos não tem televisão, tem computadores com todas as restrições necessárias. E isto poderia ser considerado como algo muito extremo, contudo, Yeshua está tratando este assunto desta forma. O problema é que as restrições não nos custa porém é colocado de uma maneira que nos motive e então é diferente. Podemos ver Jó quando estava tratando de justificar-se dos males que haviam vindo, lembremos as expressões que o Eterno usou para referir-se a Jó "Varão perfeito, reto, temente a D'us e separado do mal". A quem o Eterno

 Jó 31:1 Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?


Jó fez um pacto com seus olhos dizendo: "Senhor meus olhos eu te entrego, pois tudo o que meus olhos veem eu a Ti consagro". E isto é o que disse Paulo quando disse que ofereçamos nosso culto racional como sacrifício vivo, santo e agradável a D'us. As Escrituras também disse que os membros que antes utilizávamos para a perdição, para a corrupção, para o pecado, agora os entreguemos para D'us como instrumento de justiça. Temos duas opções, entregar nosso corpo ao pecado ou entregá-lo a D'us, se o entregamos ao que este mundo nos oferece, os desejos dos olhos, os desejos da carne e a vangloria da vida, o final será corrupção, porque o que semeia do Espírito colherá vida eterna. Por isto Jó disse:


Jó 31:1 Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?
Jó 31:2 Que porção teria eu do Deus lá de cima, ou que herança do Todo Poderoso desde as alturas?


Jó teve duas opções e ele escolheu a vida eterna. Os rabinos ensinam que o homem que é capaz de limitar o que vê desde mundo, o Eterno vai lhe permitir ver coisas coisas que os que estão neste mundo não podem ver. Yeshua podia ver coisas que havia no coração das pessoas, e se alguém quer que o Eterno lhe conceda um dom assim, então tem que se abster de ver o que todos veem. Então o que você prefere, visão discernimento do Espírito ou as coisas ridículas que o mundo te oferece e que são vaidade?


Provérbios 31:30  Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.


A mesma Escritura disse "Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição" (Provérbios 11:22). Assim que a próxima vez que vejamos uma mulher indiscreta, toda pintada, sem discrição, sem modéstia, imaginemos a um porco com um anel no focinho. Em ocasiões o problema com a olhada, é que podemos olhar para alguém que passou em nossa frente, porém o problema não é a primeira olhada natural, senão, senão que o problema é a segunda olhada, e Yeshua segue neste tema que muitas vezes é o precursor para que o homem decida divorciar-se da sua esposa, porque o homem constantemente está cobiçando e este é o mal que causam as imagens, porque apresentam algo irreal, e obviamente que na televisão passam atrizes e modelos e o problema é que se nos ocorra comprar, e se cometermos o erro de comparar uma fantasia com a realidade.

Uma boa cerca para cuidarmos o que veem nossos olhos e reforçar nossa vista é o que disse a Toráh:


Números 15:32  Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
Números 15:33  E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
Números 15:34  E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
Números 15:35  Disse, pois, o Senhor a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
Números 15:36  Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés.
Números 15:37  E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Números 15:38  Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
Números 15:39  E as franjas (tzit tzit) vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.


De fato, a palavra adultério como vimos anteriormente tem a ver com  apostasia, e apostatar é separar-se do Eterno. De maneira que em um sentido quando estamos olhando neste intenção estamos apostatando. E os tzit tzit, fazem que recordemos todo o tempo dos mandamentos do Eterno, por isto o mandamento disse para meditarmos de dia e de noite, ao deitarmos e ao levantarmos e etc. Assim que, os homens que estão em pacto temos que estar olhando o tempo todo os tzit tzit, e mesmo estando em pacto e tendo os tzit tizit e seguirmos apostatando, isto significa que estamos totalmente fora do pacto.

E um aspecto muito importante em relação aos tzit tzit é que tem quem decida té-los dentro das suas roupas, e tem que decida usá-los por fora da roupa, e quem decide té-los por dentro da roupa é por uma causa muito importante, e as Escrituras fala de não sermos pedra de tropeço nem a Judeus e nem a Gentios e nem a comunidades de crentes no Messias. Então pode ser o caso de que a pessoa os usam por fora e entra em um restaurante que não é kosher, porém nossa fé tem que provocar ciúmes ao povo judeu e fazer algo como isto é ofender-lhes, porque poderíamos fazer coisas por desconhecimento e que somente sirva de tropeço para quem vem de um contexto judeu. Então, devemos ter muito cuidado com esses aspectos, assim que o mais prudente é que vivamos nossa fé cumprindo os mandamentos do Eterno sem sermos pedra de tropeço aos demais.

Dentro do Judaísmo se ensina que em um ambiente hostil de antissemitismo, é preciso ter cuidado com esses aspectos, e quando se permite usar os tzit tzit para si mesmo, para evitar qualquer problema. No Judaísmo também se ensina que a parte superior do corpo tem a ver com a parte espiritual do homem, e que da cintura para baixo tem a ver com a parte animal do homem, e por isto foi mandado que os homens usassem os tzit tzit presos na parte superior, por isto se coloca o manto de oração, um talit catan (pequeno) por dentro, que é como uma camiseta, e este aspecto já tem a ver com a tradição dentro do Judaísmo.

Toda fé hebreia tem a ver com sinais, com símbolos e por isto o Mezuzá n porta, por isto se colocar textos, porque tudo tem que ser tangível, porque vivemos em um mundo material que continuamente está nos bombardeando e não podemos combater um mundo material somente com questão intelectual, senão que também temos que usar coisas materiais, físicas, visíveis que nos ajudem a contra atacar todo o bombardeio espiritual que estamos recebendo.

Mateus 19:3  Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

Aqui está a pergunta como se fosse uma pegadinha para ver se o Messias dizia algo contra a Lei, e no versículo 4 o Messias responde justamente o que eles estavam esperando que o Messias respondesse:

Mateus 19:4  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
Mateus 19:5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Então os fariseus queria causar uma contenda, uma controvérsia com respeito a Toráh, porém o Messias foi mais atrás que a Toráh, Ele foi mais alem da Lei, Ele foi a origem de todas as coisas, Ele foi ao Jardim do Eden que é a perfeição absoluta, porque antes da caída ai tudo era perfeito, tudo era pleno, ai era a essência do plano Divino. Então o Messias se limita a dizer a eles:

Mateus 19:5  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Esta palavra " e se unirá " em hebraico é a palavra "davak" que quer dizer que ohomem se apegará a sua mulher, assim como uma cola e os dois serão uma só carne.

Mateus 19:6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Ou seja, a ideia original do Eterno em criar um homem e uma mulher, Ele não criou um homem e duas mulheres ou duas mulheres e um homem, não criou um homem e outro homem, não criou uma mulher e outra mulher, Ele criou um homem e uma mulher, ou seja, isto é a origem do matrimônio e juntou esse casal e disse: Vocês serão uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

E aqui era justamente aonde essas pessoas queriam pegar o Messias para ver se Ele iria contra a Toráh.

Mateus 19:7  Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

E aonde esta escrito isto? Está em Deuteronômio 24, porque os que estavam tratando de fazer o Messias cair em contradição , eles estavam tratando de buscar algo no Messias que fosse contra a Lei, porque se Yeshua dissesse algo contra a Toráh, automaticamente Yeshua ficava desqualificado como Mashiach, porque qual é o propósito do Messias descendente de David? É trazer a Toráh as nações. E porque será que o povo judeu não reconhece Yeshua como Messias?

Porque o que é que o cristianismo tem difundido acerca de Jesus? Como se comportam os seguidores de Jesus? Os seguidores de Jesus guardam a Lei? Não e incluso até dizem que não é necessário guardar a lei, porque em Jesus todos estão debaixo da graça, e por isto não precisa mais guardar a Lei. Então se tomam como pretexto a graça para transgredir a Lei. Então é lógico e elementar que se os profetas falam que o Messias vai trazer a Toráh as nações e se este Jesus cristão que tem milhões de discípulos pelo mundo, e que esses milhões de discípulos estão dizendo que não há que guardar mais a Lei, então é lógico e elementar que para o povo judeu que esta não é o Messias.

Então aqui e em muitas ocasiões trataram de colocar em prova o Messias para ver se Ele dizia algo contra a Lei de Moisés e nunca conseguiram então levaram Ele a cruz, e o que tiveram que fazer condenar a Yeshua? Tiveram que conseguir falsas testemunhas, pessoas que dissessem mentiras acerca do Messias, porém não houve nada que puderam afirmar que o Messias houvesse transgredido a Lei, Ele cumpriu a Lei ao pé da letra, Ele disse:


Mateus 5:17  Não penseis que eu vim para abrogar a Lei, eu vim para cumprir
Mateus 5:18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yod ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

E este Til é uma Nekudar que é um pontinho que as vezes faz uma diferença entre uma letra da outra.

Mateus 5:19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

E esta palavra Menor em hebraico significa que esta pessoas será sem valor no reino dos céus. Em outras palavras, não fará parte no reino dos céus, isto é qualquer pessoa que diga que não deve guardar nenhum dos mandamentos.
Então em Deuteronômio tem uma lei com respeito ao divorcio

Deuteronômio 24:1  Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.

Então aqui está a lei do divorcio, e aqui tem algumas palavras chave que foram motivos de controvérsia, por isto que na época de Yeshua era muito controvérsial a causa do divorcio, e a palavra controversial é quando aqui disse:

Deuteronômio 24:1  Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.

Esta frase " encontrar coisa indecente" é a palavra controversa
" encontrar coisa indecente", far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.

Deuteronômio 24:2  Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,

E aqui é aonde os escribas, os juízes de Yisrael começaram a determinar se a Toráh permitia ou não permitia que um homem se divorciasse da sua mulher, e qual era a controvérsia? Era a frase " encontrar coisa indecente" e os maridos naquela época chegavam as suas esposas e diziam: "sabe que mais eu achei algo indecente em você" porém o que é indecente? Porque é aqui aonde começou toda controvérsia, porque a palavra " indecente" em hebraico é a palavra עֶרְוַ֣ת  ervatque é a mesma palavra que se utiliza em Levítico 18 que se traduz como nudez. Por exemplo quando em Levítico 18 disse:

Levítico 18:6  Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez.

E todas as vezes que aparece a frase nudez em Levítico 18, é a mesma palavra que aparece em Deuteronômio 24:1, e se você analisar o contexto de Levítico 18 está falando de relações sexuais ilícitas, relações sexuais entre familiares e nos estabelece com qual tipo de familiares não podemos ter relações sexuais.

Também em Levítico 18 estão determinados aspectos como a homossexualidade, o bestialismo, o incesto e neste contexto fala da nudez como um aspecto de imoralidade, sempre relacionada com a sexualidade. Então se somente usarmos a Toráh como um meio para interpretar essas palavras e isto é uma regra de interpretação, porque quando existe uma palavra na qual não entendemos bem o que significa, nós temos que ver esta mesma palavra em outra parte das Escrituras que use a mesma palavra, e ai poderemos saber ao que esta se falando.

Então naquela época de Yeshua se considerou um ponto aonde não somente o que dizia a Toráh como indecente, senão que esta palavra começou a ser usada de uma maneira ambígua a tal nível que na época de Yeshua havia duas escolas principais dentro dos fariseus, que era a escola de Hillel que era o avo de Gamaliel que foi o mestre de Paulo.

E este Hillel era de uma escola flexível com respeito ao divorcio, era uma escola que dizia que indecente podia abarca muitas coisas, que achar algo indecente na esposa poderia ser se o esposo já não achasse sua esposa mais atraente, que ele visse uma outra mulher mais nova, então ele já viu algo indecente na sua esposa e isto já era causa de divorcio. Outra coisa indecente segundo Hillel era se a esposa por exemplo salgasse a comida que isto era uma causa de divorcio, que se sua esposa olhasse com uma cara feia a sogra, isto era causa de divorcio. Então a palavra Indecente se ampliou tanto nos tempos do Messias que o divorcio era como trocar de roupas todos os dias, todo mundo se divorciava por qualquer coisa, e havia outra escola de interpretação que era a escola de Shamay, e esta escola de Shamay era mais rigorosa com respeito ao tema do divorcio, e eles interpretavam esta palavra Indecente literalmente como algo de imoralidade sexual, de infidelidade e somente neste caso se permitia o divorcio.

Então como havia esta controvérsia entre essas duas escolas rabínicas, chegam a Yeshua que dizem ser o Messias para saber qual era a opinião dele

Mateus 19:3  Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

E qual seria a escola naquela época a escola mais popular no tema do divorcio? Obviamente que era a escola de Hillel que dava mais chance para o divorcio, então essas pessoas perguntam ao Messias:

Mateus 19:3  Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

E a resposta de Yeshua remite ao principio lá no Jardim e é ai aonde eles dizem:

Mateus 19:7  Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Ou seja, eles dizem aqui como se isto fosse um mandamento de Moisés dar carta de divorcio, e o Messias lhes responde:

Mateus 19:8  Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

Agora, porque se acrescentou a lei do divorcio se este não era o plano de Deus? Porque se legislou em Yisrael que o homem tinha que dar carta por escrito a sua esposa caso ele quisesse se divorciar dela? Porque houve um momento em Yisrael de tanta perversão que começaram simplesmente a abandonarem suas mulheres, os homens viam outras mulheres mais jovens, mais atraente que suas esposas que simplesmente eles deixavam, abandonavam , e ao deixa-las e tomar outras mulheres o que acontecia?
Acontecia que a mulher qual o esposa havia deixado, se ela quisesse forma uma outra família, e se ela fosse vista com outro homem ela era considerada perante a Lei como uma adultera, e o que dizia a Lei se uma mulher fosse considerada adultera? Tinha que apedrejar a esta mulher. Então pobres mulheres abandonadas, sozinhas que nem podiam se casar novamente, não podiam refazer suas vidas, estavam sujeitas a esperança de um dia seus maridos voltassem a considera-las como mulher.

Então para legislar o abandono das mulheres, então se regulam e dizem aos esposos, ok está bem, se você quer deixar sua esposa pelo menos dê a ela um documento que certifique que ela já é livre, que ela já pode se casar com quem ela quiser. Ou seja, a carta de divorcio era um documento que permitia as mulheres repudiadas pudesse se casar outra vez e não ser exposta a lapidação, ao apedrejamento. Também era uma maneira de prevenir de que os homens não somente deixassem suas mulheres e porque? Porque em Deuteronômio 24 disse que se o marido desse este escrito a ela, e se depois ela se casasse com outro homem, e se o primeiro marido que deu a carta de divorcio quisesse reatar o casamento já não podia mais.

Então este foi um documento de prevenção para que o homem não somente em um momento de ira, de raiva deixasse sua esposa, foi uma maneira para fazer os homens refletirem que se ele deixasse sua esposa, que no momento que ele desse este documento ele estava perdendo sua esposa para sempre. Então a carta de divorcio foi para que o homem não atuasse na emoção. Para isto foi legislado o divorcio.

Então por causa da dureza do coração do homem, teve que se legislar o divorcio por causa da sua dureza, porque os homens eram muito cruéis e estavam abandonando suas esposas e as deixando-as sem chance de viver suas vidas. Então o Messias disse:

"No principio não era assim" – Ou seja, que esta não era a intenção de Deus porque o profeta Malaquias disse que Deus aborrece o divorcio

Malaquias 2:16 "Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio"

Ou seja que isto não é o plano de Deus porque esta palavra Odeia em hebraico é a palavra"sane" que implica que o Eterno tem nojo do divorcio , porque ele criou o homem e a mulher para sempre, por isto o Messias disse:

Mateus 19:6  "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."

Ou seja, isto é o ideal de Deus. E no versículo 9 vem o espírito da Lei, vem o ideal de Deus

Mateus 19:9  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.


E como uma vez eu já te comentei que esta frase "Não cometerás adultério" é a palavra Lot Naf como está em Êxodo capitulo 20. E também vimos que o que significa a palavra adultério, já que esta palavra vem da raiz Nun Alef Pê  (נאף). Aqui o Messias interpreta a palavra Indecente como sendo fornicação, e a palavra fornicação em grego neste caso é a palavra Porneia, porém se definimos corretamente como está em Levítico 11 tem haver com toda classe de perversão sexual, infidelidade e etc.

Então a exceção, a causa do Rei dos reis, do Juiz de toda a terra para o divorcio é a infidelidade sexual. Então o Messias disse:

Mateus 19:9  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Ou seja, se uma pessoa se divorcia ilegitimamente, ou seja que não se divorciou por esta causa e já está casado com outra, está em adultério ; e o que se casa com a repudiada também comete adultério. E porque? Porque diante de Deus isto segue sendo um matrimônio. E existe uma das questão que causa muita culpabilidade , muitas pessoas que fizeram isto uma duas, três quatros vezes, e de repente vem para a fé hebreia e se deparam com isto e dizem: "Ai e agora estou em adultério? " uma coisa que se deve levar em conta é que estas leis somente se aplicam para aqueles que estão em pacto com Deus, uma pessoa que não está em pacto com Deus não se pode fazer nada porque assim vivem os gentios. Então quando Paulo escreve aos Coríntios para com os gentios que estavam começando a vir ao Messias e abraçando o pacto Paulo lhes disse:

Fosse chamado estando ligado a uma mulher, pois não busque o divorcio, porém cada um fique no estado em que foi chamado, vocês não sabiam agora vocês já sabem.

Então o Messias vai ao extremo pela causa que se pode se divorciar da mulher é se a mulher for adultera, então no verso 10

Mateus 19:10  Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

Ou seja, os discípulo acharam a resposta do Messias tão radical que acharam que o melhor era não se casar, porque se for somente pelo adultério que posso me divorcia eu vou ter que morrer com esta mulher.

Mateus 19:11  Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Mateus 19:12  Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

E quem eram os eunucos? Os eunucos eram homens que habitavam nas cortes, que estavam encarregados de cuidar das damas, da rainha e tudo mais, e que por um labor preventivo e para evitar gravidez indesejáveis, para evitar filhos bastardos, filhos ilegítimos, então os reis a estes guardas das rainhas e sua corte de mulheres, castravam a estes homens para que não pudessem ter descendência, para poder estar aos cuidados da corte das mulheres e do harém do rei.

Então os discípulos disseram que era melhor ficar assim como os eunucos, e o Messias disse que nem todos são capaz de receber isto, porque há eunucos que já nasceram assim, ou seja, já nasceram com a capacidade de não se reproduzir-seE há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

Ou seja, existe pessoas que decidem não por que lhe mandaram e sim porque eles decidiram, porque de acordo com a Toráh, o mandamento principal que se da a Adão e a Eva foi : "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;" porque será que Deus criou a mulher para o homem? 

Gênesis 2:18  Porque Deus viu que não era bom que o homem estivesse só; far-lhe-ei uma ajudadora  idônea para ele.

E a palavra  idônea  "kenegdo" que tem haver com uma ajuda oposta a ele, uma ajuda contraria a ele, uma ajuda que equilibre  ao homem, uma ajuda que rompa seu orgulho. Então não é bom que o homem esteja só e porque? Porque a tendência do homem é ser um orgulhoso, o homem necessita de alguém que lhe seja um contra peso. Então a palavra idônea  em hebraico tem haver com uma ajuda oposta. Por isto os rabinos aconselham que o plano de Deus é que nossa pareia seja um equilíbrio do que nós somos, que seja uma ajuda contraria. Quer dizer que se você tem uma tendência de ser muito extrovertido, cuide que a mulher com que você vai se casar seja muito introvertida ou vice e versa, se a mulher é uma pessoa muito extrovertida, que gosta de gastar e etc. trate de se casar com alguém seguro.

Ou seja que seja oposta a você, porque o oposto é quem equilibra. Então o plano de Deus era este, porém podia ser que alguém decidia se dedicar por completo ao Senhor e não porque isto fosse necessariamente  o correto, porque o mesmo apostolo Paulo disse que ele havia tomado a decisão de ficar assim, porque ele pensava que era eminente a vinda do Messias e ele decidiu ficar sem se casar, e existe controvérsia, existe diferentes tradições referente ao apostolo Paulo, alguns dizem que ele tinha esposa, porém quando ele decidiu seguir o Messias ela lhe abandonou e etc.

Porém o pinto é que ele ficou sem se casar e porque? Porque ele vivia viajando o mundo e ele mesmo aconselhou que quem tivesse o dom de abster-se ou seja, quem tivesse o dom de se controlar ficasse sem se casar, porém ele também disse que se a pessoa não tivesse este dom, se a pessoa sente que necessita ter alguém, era melhor se casar que estar se abrasando-se.
E é exatamente o que o Messias está dizendo

Mateus 19:12  Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

Também há outra causa que o apostolo Paulo acrescenta ao tema do divorcio que está relacionado com a infidelidade sexual, e em um sentido é algo parecido. O apostolo Paulo em I Coríntios fala do incrédulo que se separa, que sua pareia se separe. Quer dizer, se você vive com uma pessoa incrédula, uma pessoa que não quer saber nada de Deus, da Toráh e ainda quer atrapalhar a fé da sua esposa ou esposo é melhor se separar, porque o tal irmão (a) não esta sujeito a escravidão, senão que a paz nos chamou o Senhor. Quer dizer, que a outra causa do divorcio é que se a pessoa com a qual vive o crente, simplesmente não lhe interessa, não quer e ainda não permite que na sua casa se viva a Toráh, então esta é uma causa de divorcio. Porém tem que analisar cada caso (28:34)


E veja que interessante quando o Messias disse em Mateus 19:9

Mateus 19:9  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.


Isto disse Mateus Hebreu, isto está muito forte, e porque o marido é o adultero neste caso? Porque nesta época se alguém se separava da sua mulher porque ela estava ficando gorda, ou queimava o feijão então ele caia fora, e também a motivação era que outra pessoa estava em sua mente, ou seja, já estava de olho em outras mulheres, então já está adulterando que previamente havíamos visto, que estar olhando uma mulher para cobiça-la, então não estar lhe agradando mais a sua mulher, outra mulher é quem estar lhe agradando, então ele já é um adultero e não somente isto, porque o final do versículo disse:

e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.”

Então não somente o marido estar se fazendo adultero, mais que ele vai fazer também que outro cometa adultério. Então ele vai ser acusado de um duplo pecado, não somente o que esta se cometendo mais também o que outro vai cometer. Então desta maneira encerra o tema, em que todo tema sobre o adultério começa quando o homem começa a olhar, e isto também implica a mulher, porque também a mulher pode cair nisto. Ou seja, na Toráh se aplica tanto ao homem quanto a mulher


E aqui, vamos responder algo, que pode surgir a pergunta a respeito, porque se Yeshua disse que a fornicação ou o pecado sexual, é a causa do divorcio, então a pergunta é: Porque então Yeshua está dizendo isto? Se conforme a Toráh, a fornicação, o pecado de tipo sexual, então de qual maneira se castiga, de acordo com a Toráh? Lógico que com a morte, então, porque Yeshua está dizendo que, não é morte, e sim a carta de divorcio? Porque se o Eterno disse ao adultero, a adultera morrerá  irreversivelmente, quer dizer, tem que morrer, e o Messias em Mateus 19, disse que o divorcio é suficiente?

Qual é o algo, que triunfa sobre o juízo? A misericórdia triunfa sobre o juízo. E, o que passaria se o Eterno, já de plano aplicasse a Lei assim a todos, e agora sim, todos tem que fazer o que disse a lei, então, o que passaria? Pois todo seríamos exterminados. Então, Yeshua disse que , a causa do divorcio, foi por causa da dureza do coração do homem, e porque foi implementada a carta de divorcio para começar? Ou seja, não teria nem porque haver divórcio, ou seja, se Deus criou o homem e a mulher, deixará seu pai e sua mãe, e serão uma só carne, e etc. ou seja, não teria porque haver divórcios. Então, porque foi implementado a carta de divorcio? A causa do que Yeshua disse? Por causa da dureza do coração.

Ou seja, Deus teve que regular, o que estava se voltando facilmente, e também teve que regular outra coisa. Ou seja, Ele teve que regular que, se Ele coloca uma lei que disse, pena capital ao que comete um pecado deste nível, então, qual era o potencial, o que poderia passar com os juízes? Porque, as vezes poderia acontecer que, algum esposo por querer se divorciar da sua esposa, poderia chegar aos juízes de Yisrael e suborná-lo, e inventar que sua esposa estava sendo infiel, já que era o único meio de divorcio, ou uma maneira de se livrar da mulher. Então, o que passaria, se começassem a subornar aos juízes, inventado e acusando a pessoas inocentes, o que aconteceria?

Porque, quais são o problema de implementar a pena capital? Pois, porque pode haver corrupção, pode haver subornos, e podem matar a um monte de pessoas, que são inocentes. Então, devido a dureza de coração, teve que ser implementado a carta de divorcio, porque senão, vai matar a todo mundo. E alguém pode perguntar: Bom, se o Messias veio cumprir toda a lei, então aqui ele estaria transgredindo a Toráh? Bom, existe leis que não é que contradiga a outra lei, senão que, a superam, ou seja, a fim de contas, qual é o propósito final da Toráh? O propósito final da Toráh é, preservar a vida, é que as pessoas tem vida. Então, ai é aonde é importante entender, o Espírito da Toráh, porque o Espírito da Toráh, é preservar a vida. Então, se eu aplico a letra da lei e digo, esta pessoa tem que morrer, então, já não se pode mais preservar a vida, já não tem possibilidade de que tenha mais vidas, depois disto se acabou tudo.

E temos exemplos nas Escrituras, aonde o próprio Eterno fez algo, para superar a morte que produziu a transgressão da lei, e será que temos exemplos que, no caso especifico do divorcio por adultério, aonde o Eterno tinha a opção de matar, porém Ele foi mais alem, quem foi? Gomer, agora, porque o Eterno fez isto? Porque o Eterno não pagou como manda a lei? Isto também não implica que, Ele deixou de cumprir a Lei e porque? Porque a Lei disse que há pecado produz a morte, ou seja, que o transgressor tem que morrer, que tem que se pagar um preço, e qual é o salário do pecado? A morte. Então o Eterno disse: Ok, não vou deixar de cumprir a lei, não vou deixar de ser justo, não vou deixar de castigar o pecado, porém o que eu vou fazer é, ao invés de castigar o pecado nela, e mata-la e se acabou, já não há esperança, já não há possibilidade de vida, então, o Eterno tomou o assunto do pecado em suas mãos. Ele envia Seu Filho, e Seu Filho morre no lugar da esposa adultera (Yisrael), e uma vez que ele morre por ela, uma vez que ele paga o delito de adultério, então qual será a resposta da mulher, uma vez que se inteira que ela merecia morrer, e que no lugar de morrer, foi lhe dada outra oportunidade, e não é considerada adultera, é considerada uma virgem diante dos olhos do Eterno.

Então, qual será a reação da mulher? Será que ela vai dizer: ai que bom, outra vez vou voltar a seguir o que eu estava fazendo? Não, é tal sua gratidão, ou seja, com quem vai dar mais vontade a Gomer de estar, com seus amantes que, somente lhe usaram e que se deu conta que, eles só queriam a usa-la, ou estar com Oséias, que vai e lhe redime, que lhe compra e lhe diz: Já não voltes a se separar de mim, minha esposa, fica aqui comigo. Com quem vai lhe dar vontade a mulher de estar, com seus amantes, ou com seu esposo, que foi lhe resgatar, e que poderia ter lhe matado, poderia ter denunciado ela, e ela ser apedrejada, porém ele disse a ela, eu te amo tanto, que te quero do meu lado pelo resto da minha vida.

Então, o Eterno nos da um exemplo, de que a misericórdia triunfa sobre o juízo, e se a finalidade da lei é preservar a vida, pois a que era adultera depois que se lhe da outra oportunidade, então ela vai começar a cumprir a lei, que é o propósito da lei, que se siga cumprindo a lei. Ou seja, isto é algo que se permite nas leis, você vai uma concessão com um fim de, não destruir a lei, senão de preservar a lei, então, por causa da dureza do coração, porque esses podem estar se matando, porque outros vão estar inventando pecados para estar matando, então foi feita uma concessão legal, que Moisés faz que é a carta de divorcio. Então, a carta de divorcio foi uma implementação legal, para que não se matassem uns aos outros, e para manter a possibilidade.

Agora, o dar a carta de divorcio pode gerar outro problema, porque alguém se pensava em denunciar a sua esposa, porque eles pensavam que suas esposas poderiam ser mortas, agora, com uma carta de divorcio, então é muito fácil que a mulher possa voltar. Porém, de qual maneira se soluciona para evitar qualquer maneira de voltar facilmente através da carta de divorcio, então, qual é o freio que o Eterno coloca através de Moisés, para não dar carta de divorcio por dar-se, então, qual é o frio que o Eterno coloca? Vamos saber o que disse Deuteronômio, porque é ai que se estipula

Deuteronômio 24:1  Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:2  Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,
Deuteronômio 24:3  E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
Deuteronômio 24:4  Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança

Então, este é o freio colocado pelo Eterno através de Moisés, o freio é para o homem numa hora de raiva, de magoa, uma hora de cabeça quente, ah vai embora daqui, então, o frio é o saber que se ele está dando a carta de divorcio, automaticamente porque, uma carta de divorcio implica que a pessoa se pode voltar a casar, ou seja, não há nenhum problema e porque? Porque as vezes tem este nível de culpabilidade, ai e agora, eu me divorciei, será que eu posso casar novamente? Claro que sim, porque é para isto a carta de divorcio, para isto é o divorcio, ou seja, o divorcio é como a carta de libertação, agora sim eu posso me casar com quem eu quiser.

Porém, qual era o problema de emitir uma carta de divorcio? Que uma vez que a carta é imitida, se a outra pessoa vai se casar com outro, adeus porque não se pode mais voltar, o homem a toma-la por mulher outra vez, ou vice versa. Então, se tem que pensar muito, porque mesmo que a mulher se vá com outro, ou fique viúva da sua segunda relação, mesmo assim não pode voltar para o primeiro marido, só podem voltar novamente, se  no caso a mulher se separar e neste período em que ela ficou sem ninguém, ai sim ainda pode voltar e reconstruir o matrimonio. Então, o marido tem que pensar muito, porque no momento em que se dá a carta de divorcio, praticamente ele estar perdendo para sempre a sua esposa. Então, esta é a clausula que o Eterno colocou, para que não começassem a soltar cartas de divorcio sem mais nem menos. Então, esta lei é implementada para que também, não haja mortes a torta e a direita.

A carta de divorcio ou o divorcio em si, é para prevenir um mal maior, porque o que se fazem atualmente, que está totalmente mal? E estamos falando de pessoas incrédulas, então, nas pessoas incrédulas eles dizem: sabe que mais, vamos dar um tempo, eu já não estamos nos suportando mais, então vamos nos separar por um tempo, e vamos ver no que vai dar. Então, ao estarem separados, e comumente isto acontece, então vão ter relações com outra pessoa, e depois outra vez, se voltam a se juntarem, e muitas vezes tem consequências deste tempo em que estiveram separados.

Porém, Biblicamente falando, a união de uma pessoa com outra, isto já constitui um matrimônio. Ou seja, a questão da cerimônia, das testemunhas e etc., tudo isto é simplesmente para formalizar algo que antes naquela época, estava nas Escrituras. Então, nos tempos Bíblicos quando dos jovens tinham relações, então tinham que se casar, tinha que se pagar uma indenização, porque não fez as coisas de maneira correta, porém tinham que se casarem, porém já tinham se constituído em uma só carne. Porém, se há uma separação atualmente, se dão um tempo, e normalmente o esposo sai com outras mulheres, e ter relações com alguém mais, é como se estivesse se consumando outro matrimônio, pois é já como um adultério.

Então, precisamente por isto que as Escrituras não contemplam, não existe a possibilidade nas Escrituras de separação, ou seja, o pior que se pode fazer um casal é se separar, ai sim a pessoa está em sérios problemas, neste caso, estão se expondo a que aconteça um mal maior. Então, o que se tem que fazer? Não se separar, ou a pessoa se divorcia legalmente para que as coisas saiam bem, ou decidem-se se reconciliar-se e regular a situação, porém estar, nem se divorciam e nem regulam sua situação. Então, estão vivendo uma vida miserável, uma vida infernal, porque existe pessoas que vivem, anos e anos assim de uma miséria, e nem se regulam e nem se divorciam, e isto é uma tragédia, a pessoa tem que tomar uma decisão, ou se divorcia ou se regula, não pode estar em cima do muro, porque os anos estão indo embora e ai a pessoa, vai perder muita paz, vai perder muitas oportunidades de servir ao Eterno por esta condição que está se vivendo.

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