terça-feira, 28 de outubro de 2014

Não vim abolir a Lei e os Profetas



Mateus 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Yeshua introduz esse tema para tudo o que ele vai dizer mais adiante, e para isto é importante entender o que significa Abrogar e o que é Cumprir, e se você não entende o que significa Abrogar ou o que é Cumprir não vai entender o que o Messias está dizendo.

Abrogar, cancelar ou deixar sem efeito na terminologia hebréia é (lehafer Torah להפר תורה ), é Interpretar mal a Toráh, é deixar sem efeito (Esdras 9:14) "lehafer mitzvotécha", ou seja, deixar sem efeito os mandamentos. Porque quando alguém interpreta mal a Toráh, quando a um mandamento você o aumenta ou diminui, ou diz algo que não foi necessariamente a intenção de Deus, o que estais fazendo é cancelando a Toráh, estais deixando sem efeito os mandamentos ou abrogando a Toráh, porque as pessoas que escute esse ensinamento já não vai ter a possibilidade de cumprir a Toráh como deveria, porque estais cancelando a Toráh, estais deixando os mandamentos sem efeito, estais  interpretando mal e deixando as pessoas sem a opção de cumprir os mandamentos.

Quando alguém ensinava corretamente a Toráh era dito que esta pessoa havia cumprido a Toráh, que havia transmitido a Toráh como se deve, porém se alguém não transmitia a Toráh como se devia, era dito a esta pessoa que ele havia cancelado a Toráh. A Toráh diz de alguém que aumenta ou diminui a lei;

Deuteronômio 27:26  Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

Em um certo sentido todos os rabinos e mestres abrogavam partes da Toráh porque não tinha a interpretação correta, e porque era muito difícil saber todo o contexto de dar as Escrituras, era muito difícil saber a intenção da Lei os mesmos rabinos sabem atualmente que quando o Messias vier Ele vai esclarecer todos os pontos da Toráh que estão meio ambíguo, e incluso na Tradição Oral (Talmud) diz que quando o Messias vier ele vai esclarecer tudo, porque muitas vezes o que vemos no Talmud são opiniões e discussões porém tudo é um desejo de tratar de interpretar a Toráh corretamente. Também é muito possível que nós ao ensinar alguém possamos estar abrogando a Toráh ou que estejamos interpretando mal a Toráh, por isto é importante que cada pessoa que esteja estudando a Toráh, seja dirigido  pelo Rabino de rabinos que é Yeshua. Então, de maneira que não demos a opinião de um Mestre como a autoridade final. O ministério de ensinar que vemos nas Escrituras tem a função de apoiar e de levar as pessoas a Yeshua, porque a autoridade e a palavra final só quem tem é Ele.

No povo judeu não existe a questão que se dá no cristianismo, que o que disse o pastor da igreja é a ultima palavra, senão que no judaísmo se discute tomando como guia as Escrituras e não as opiniões pessoais de alguém como pode ver no livro de Atos capitulo 15, quando não sabiam o que fazer com os gentios, onde todo mundo opina e ao final Tiago se levanta, dá um argumento que os demais não tiveram palavras para negar e não porque se tratasse que ele fosse irmão de Yeshua, senão que aceitaram porque o que disse a palavra foi tão contundente que ninguém pode negar. Quando Tiago citou a profecia de Amos no sentido de que muitos gentios iriam vir e disse que esses gentios era o cumprimento da profecia de Amos, então todos disseram é verdade. Assim é como funciona, se alguém está falando se pode abrir uma discussão, se ora com a finalidade de chegar a uma conclusão em que todos estejam convencidos da verdade. Então Yeshua disse que Ele não veio para abrogar a Toráh, ele estava estabelecendo uma diferença com os demais rabinos de Israel, Yeshua tinha conexão direta com o Eterno, de maneira que a interpretação que Ele deu a Toráh foi perfeita, e quando ele disse:

Mateus 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Al tadshevu shebati lehafe Toráh elá lehishlim

O que ele estava dizendo é que Ele veio para dar a interpretação correta da Toráh. E no texto grego a palavra Cumprir é πληρόω Pleroo que é Completar, e não cumprir. Porém completar o que? Completar nosso entendimento da Toráh.

Mateus 5:18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Imagine se a cristandade escutasse isto, Yeshua veio estabelecer a Lei de Moisés e disse que não se pode tirar um jota. Ou seja, no texto hebraico menciona obviamente que não se pode tirar nenhum Yod י que é a letra mais pequena do alfabeto hebraico, e também disse que nem um til. Este Til em hebraico se chama (Nequdáh נקודה) que é um ponto minúsculo que faz diferença de uma letra a outra. Então o que Yeshua está dizendo é que a Toráh permanecerá até que se passem os céus e a terra, e ainda hoje existe céus e terra. De maneira que a Toráh não se pode tirar nem um Yod י e nem um Til. Ninguém pode dizer que os mandamentos da Toráh já não se aplicam porque ainda temos céus e a terra. A profecia disse que quando venha a redenção final, ninguém ensinará a seu companheiro porque todos conheceram desde o maior até o menor e a lei no lugar de estar em pergaminhos vai estar nos corações, vamos saber  perfeitamente como atuar. Porém enquanto existirem os céus e terra temos que correr a Toráh.

Em hebraico é muito importante a ortografia, em português não existe problema com a ortografia já que somente se vê o erro se escrevemos sem acentos por exemplo, porém não muda, nós sabemos ao que está se referindo, e mesmo que esteja mau escrito entendemos. Porém, em hebraico não é assim, em hebraico se mudamos uma letra por outra, podemos mudar a raiz da palavra, porque cada letra em hebraico tem um significado, e no Paleo Hebraico originalmente as letras eram desenhos, então se uma pessoa muda um desenho por outro já muda o significado da palavra, por isto é importante quando uma pessoa ler em hebraico ela saiba até que letra está sendo usada, porque essa letra tem um significado e cada raiz de três letras e outras até de duas que se chamam raízes paternais, e tem um significado porém se mudamos uma letra mudamos a palavra. Por isto que Yeshua disse que não podemos tirar nem um Yod da Lei, porque se agregamos por exemplo a letra Yod a um verbo ao principio, já que em hebraico a gramática tem a ver com a letra Yod, então se colocamos um Yod como prefixo a uma palavra, já tornamos este verbo automaticamente em tempo futuro, de modo que é muito diferente dizer: Te salvou e dizer Te Salvarei. O que se entende é bastante diferente. Então o que Yeshua disse é que Ele veio para explicar literalmente letra por letra da Toráh.

Porque os massoretas que foram quem transcreveram todo o Antigo Testamento do Paleo Hebreu ao hebraico que se conhece hoje, eles colocaram as vogais que são pequenos pontos debaixo das letras e também separaram as palavras, porque no texto original como escreveu Moisés as palavras não estavam separadas, por exemplo se dizia: (b e r e c h i t b a r a e l o h i m)  e toda Toráh estava assim, puras consoantes pegadas. Então os massoretas separaram as palavras e colocaram os pontos para saber como pronunciar, porém os rabinos ensinam que quando o Messias vier Ele vai nos dar os espaços das palavras da Toráh corretamente, porque nós podemos mudar o sentido de uma frase mudando as virgulas e os pontos. De modo que nós temos o texto como o fizeram os massoretas e confiamos que fizeram por bem, e se nós acrescentamos as traduções com pontos e vírgulas que não existem em hebraico, é outro assunto, porém confiamos que o Espírito do Eterno está conosco e que Ele nos guia em toda verdade, porém quando o Messias vier  Ele esclarecerá tudo.

Mateus 5:19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

E este texto assim como se traduziu ao português, podemos entender Menor mesmo que viole os mandamentos e ainda ensine ele vai entrar no Reino de acordo a esta tradução. Porém o texto de Mateus em hebraico disse:
"E qualquer que transgrida uma palavra destes mandamentos e ensine a outro, será Vão no Reino dos Céus". (Mateus de Shem Tov 5:19)

Então a palavra Menos que a parece no texto de João Ferreira é a palavra "Abal" (אֲבָל) que tem duas letras de um nome de um homem perverso que aparece nas Escrituras e que se chamou Nabal o esposo de Abigail, e este homem Nabal foi um homem nécio, e Aval tem a ver com a palavra Nécio. Perverso, ruim, vilão. Também são as mesmas letras do Nome Abel (Havel - הבל) que tem a ver com Vão, Vapor, Vaidade. Então o que disse em hebraico é que quem não cumpra um desses mandamentos será NADA no reino dos Céus, será inútil, em outras palavras, estará fora da jogada e infelizmente quantas pessoas se encontram nesta situação penosa!
Também o verso 19 disse:

Mateus 5:19 – .....Aquele, porém, que os cumprir e ensinar....

A melhor maneira de ensinar os mandamentos é ensiná-los com exemplo, porque se nós queremos ensinar alguém a tocar um instrumento, nós mesmos é quem temos que tocar as notas, porque a melhor maneira de aprendermos é pelo que estamos vendo

Mateus 5:19 ....E este será chamado grande no reino dos céus.

Quando Lucas disse no livro de Atos acerca de Yeshua ele falou:

Atos 1:1  Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Yeshua começou, não só a fazer, mas a ensinar,

Ou seja, Yeshua fazia e depois ensinava, por isto as pessoas diziam que Ele não ensinava como os escribas e fariseus, senão que ensinava diferente, diziam: Este homem ensina com autoridade. Ou seja, as pessoas se admiravam de sua doutrina porque ensinava com autoridade e o que nos da autoridade para ensinar é algo que fazemos, porque em quem confiamos mais, em que ensina teoria ou quem nós vemos o que faz e ensina? O sábio geralmente não fala muito senão que ensina com exemplo, por isto as Escrituras disse:

Tiago 3:1 Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

Ou seja, é uma questão de muita responsabilidade se colocar a ensinar. Também quando o Messias disse m Mateus  5:19 “Aquele, porém, que os confirmar e ensinar” esta palavra confirmar é uma expressão hebréia do 1 séculos para indicar que o sustento da Toráh está quando se interpreta corretamente e se cumpre.


Marlon Ricardo

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