E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 1 Coríntios 9:20
Interpretação Tradicional: Dizem os cristão- Paulo ja não se encontrava mas obedecendo a Lei já que agora a graça de "Je-sus o livrou dela."
Alem do texto esta mau traduzido e mesmo por esses texto podemos ver que Shaul não abandonou a Toráh como comumente pensam muitos, depois do seu encontro pesoal com o Mashiach ele esta simplesmente'' contextualizando" sua vida para ganhar mas pessoas para o Mashiach
Este versos temos varias interpretações, porem que uma forma ou outra nos levam a conclusão de que Paulo não havia apostado da Toráh. A primeira interpretação disse que agora os discípulos ( sendo Paulo o exemplo) efetivamente já não se encontra debaixo da lei do pecado como esta em Romanos 7:25; 8:2.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus os que estão "sujeitos" a lei ( aos que ja não estão "sujeito" a lei) como "sujeito" a lei, para ganhar os que estão ( "sujeitos" a lei ) 21 Aos que estão sem lei, como se eu estivesse sem lei ( não estando eu "sem lei" de Elohim, mas "sob a lei" de Mashiach) para ganhar os que estão "sem lei".
Coloquei 7 palavras grifadas para trata de explicar o papel da Lei em um discípulo, as quatro vezes que se traduz sujeito se utiliza uma preposição do grego chamada hupo, a qual literalmente é estar debaixo de algo, com isto Shaul deixa claro que não estar debaixo da lei. Devemos destacar que a posição de todo filho de Elohim é baixo a graça
Voltando a I de Coríntios 9;21, nós encontramos entre aspa a palavra sem lei, no grego é uma palavra composta de "A" que é a proposição negativa e anomos que se traduz colo lei, isto é: aos que estão anomos ( sem lei) como se estivesse ANOMOS (sem lei), desta maneira o apóstolo Paulo disse: Como se eu estivesse: O que quer dizer isto? Que se tem uma lei. Estar debaixo da lei ou estar na lei?
Continuando a leitura: Não estando eu sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei de Mashiach, com esta ultima parte cabe fazer outra declaração, que o vocábulo utilizado para traduzir a palavra debaixo, não é a proposição que é EM, e o que significa EM? literalmente significa Em ou dentro de então agente lendo o significado correto do grego; Aos que estão sem lei como se eu estivesse sem lei ( não estando eu sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach”.
Desta maneira que NÃO estamos DEBAIXO da lei, senão NA LEI. Como é que Shaul faz esta declaração? Simplesmente porque não há lei que lhe persiga, mas que tem sido justificado da lei por meio da fé em Yahshua, e agora é chamado justo, sendo co-herdeiro juntamente com Yahshua de toda herança do Pai, já o peso da lei não persegue, não esta debaixo da lei, mas estar na lei é estar debaixo da graça
Muitas vezes pensamos que Shaul (Paulo) esta fazendo uma submissão pessoal unicamente a lei de Mashiach, porem Yahshua e o Criador são um ( João 10:30) na mesma comunhão, no mesmo propósito, Yahshua não falou nada por sua própria conta ( João 12:49). Então Paulo disse que não está sem a Toráh de Elohim e conclui dizendo que esta na Lei de Mashiach. São diferentes? Não ! é a mesma Toráh a mesma Lei e a mesma Instrução. Porque então faz uma diferencia? Porque ele chama a Lei de Mashiach a interpretação ( halachá) que Yahshua da a Toráh de YHWH e que agora segue. E muitos poderia estar pensando agora que isto resulta numa lógica, porem as vezes demasiado, porque é claro a herança doutrinal que nos tem chegado, porem digo com uma evidencia que devemos resultar contundentemente, e qual é? Ir as traduções em Português das Escrituras, não tem que saber Hebraico ou Grego, somente consultar diversas traduções da palavra:
I Aos CORÍNTIOS – EDIÇÃO NOVA VIDA
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach), para ganhar os que estão sem lei. I Coríntios 9:21
Almeida Revista e AtualizadaI
Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach , para ganhar os que vivem fora do regime da lei. I Coríntios 9:21
Bíblia de EstudoAos sem lei, como se eu fosse, mas não estando sem a lei de Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. I Coríntios 9:21
Bíblia Sagrada - Tradução da CNB
Com os sem-lei, me fiz um sem-lei — eu que não era sem a lei de Elohim, já que estava na lei de Mashiach—, para ganhar os sem-lei. I Coríntios 9:21
Bíblia de Jerusalém
Para aqueles que vivem sem a Lei, fiz-me como se vivesse sem a Lei — ainda que não viva sem a lei de Elohim, pois estou sob a lei de Mashiach—, para ganhar aqueles que vivem sem a Lei. I Coríntios 9:21
O Filho de Elohim não esta debaixo da lei senão dentro da lei. E os não convertidos estão fora da lei. Se para todos os que são discípulos do Mashiach é claro e evidente que Yahshua vei pagar o que mandava a lei, e por tanto todos os homens que não foram justificados diante do Abba, estão fora da Lei de Elohim ou as margem da lei ou debaixo da lei ( segundo o testemunho que nos ajude a compreender esta verdade), a interrogação que fica é, que se pagou, isso nós da o direito de justificarmos e dizer que agora vivemos pela graça e omitir a Toráh? Nós temos o poder de tomar uns mandamentos aquele que nos convém e outros não?
Um bom exemplo disto são os 10 mandamentos, se uma pessoa tem por tradição adorar imagens, e os cristão imediatamente o repudiam quem fazem isso, e utilizam os 10 mandamentos para reprovar as ações dos que fazem isso, e dizem: “ Acaso não esta escrito na Bíblia em Êxodo 20- Não vês que esta nos 10 mandamentos que não adoraras imagens!
Então os cristão se preocupam por vêem tão claro que se proíbe a adoração a imagem, e ficam nervosos quando ouvem de alguém que diz: Nós não adoramos imagens, somente veneramos” e isso o deixam os evangélicos ainda mas irritado porque para eles é tão absurda essa interpretação e dizem para os seus ouvintes: Quanto eles interpretam mal a bíblia, como eles não podem ver isso?
Porem o que sucede com os cristão evangélicos? Eles respeitam o quarto mandamento? O quarto mandamento é guardar o Shabbat, a medida é que faz exatamente o mesmo que os católicos asquerosamente interpretam cometendo o mesmo erro, justificando-se que a ordenança é "guardar um dia" mudando o dia que Elohim abençoou e separou, este dia é o Shabbat.
Então eles mudam para o domingo, porem pensem por um momento, se uns mudam o termino venerar por adora, o outro faz exatamente o mesmo! Muda o Shabbat pelo domingo, que é o mesmo dia do senhor deus sol ( Sunday). A maneira de concluir esta interpretação a resaltar é que a Lei de Elohim e a Lei do Mashiach são a mesma, senão estaríamos falando de uma contradição.
Paulo não era um rebelde, um libertino anarquista, ele sabia que onde não há lei não pode ter ordem e onde não há ordem, não pode estar o Criador, já que Ele é um Elohim de ordem.
Em outra possível interpretação devemos destacar algumas expressões do apóstolo Paulo : fiz-me como os judeus aos judeus, para ganhar aos judeus. A partir deste ponto muitos pensam que Paulo tinha se convertido ao cristianismo e que simplesmente quando estava com os judeus aparentava ser como eles e quando estava com os gentios como se fosse um gentil, se cremos que Paulo simplesmente se "camuflava" segundo fora o lugar ou a ocasião não teria credibilidade em suas palavras, porem então como podemos entender o que o mesmo disse :
É porventura o favor dos homens que agora eu busco, ou o favor de Elohim? Ou procuro agradar aos homens? Se eu quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo do Mashiach. Gálatas 1:10
Ou mas adiante quando Paulo diz: Se meus imitadores assim como eu sou do Mashiach.
Não devemos esquecer o propósito de compartilhar a nossa fé: A salvação de uma pessoa, isto é o mas importante, é a meta do que façamos. De maneira que o que Paulol esta querendo mostrar é que ele se colocava no lugar das pessoas e as que lhe ensinava, simpatizando com eles, tomando em conta o contexto do que vinha, tentava o Maximo conhecer a situação na qual a pessoa se encontrava e o contexto sócio-cultural para poder compartilhar melhor, ou seja, contextualizar sua pregação.
Por exemplo: Se tivesse que compartilhar com as pessoas que vivem nas ruas, não significa que devemos nos drogar ou viver nas ruas para ser como eles, não vamos nos converter em outras pessoas, simplesmente vamos adequar nossas palavras ( no conteúdo da mensagem) a "seu nível", tratar de compreender suas vidas, sua situação, não lhes daríamos um trado de Hebraico com palavras dificies senão uma mensagem simples para que eles entendam a mesma verdade que lhes compartiriam a um estudante universitário ou a um profissional porem de outra maneira.
O que Paulo quer expressar é que ele falava aos judeus em suas linguagem e de acordo ao que conheciam, e aos fracos ( v. 22 ( de outra forma, o que mudava nele em Paulo era a forma de levar sua mensagem e não sua pessoa e muito menos sua crença, suas convicções e sua fé.
Há duas declarações que não devem ser interpretadas corretamente e devem ser tomadas como contradiçôes : Por um lado Paulo diz que não esta debaixo da lei ( embora eu não estou sujeito a lei) e depois diz que sim que esta sujeito a lei de Elohim ( Não estando eu sem a lei de Elohim), esta aparente contradição fica clara compreendendo que Shaul não se refere a primeira lei como sendo a Toráh dada por Elohim, mas a que os judeus, que é precisamente a quem se refere, tinha feito de suas praticas, normas e tradições extra-Bíblicas, digamos que havia feito "leis dentro da mesma Lei" ( a legislação subordinada: Guezerot que são mandamentos expressados em ordenanças) , Takanot ( são medidas imposta por uma corte judicial para proteger ao povo nos assuntos que toca a fé e Minchagim são costumes e tradições).
Por exemplo, o mandamento de Êxodo 34:26 expressa não cozerás o cabrito no leite de sua mãe. Eles querendo respeitar e não transgredir o mandamentos, estabeleceram cercas de proteção ( Takanot) a este mandamentos dizendo que não se deve misturar leite com carne, talvez a invenção seja boa, porem se converte em uma parede de separação quando se esquece o amor e o propósito de alcançar a outros.
Outro exemplo disto, seria os mandamentos de comer somente alimentos permitidos ou kosher, eles para evitar transgredir o mandamento, estabeleceram não entrar na casa de um gentil, ( por eles o assombro da ordem dada a Pedro em Atos 10:11 em seu encontro com Cornélio) isto era com o fim de evitar a possibilidade de que essa pessoa lhes oferecesse algo não permitidos e ter que rejeitar, não devemos esquecer que o desprezo a uma comida era uma falta gravíssima ( aos alimentos permitidos)
Assim que por amor a eles, Paulo estava guardando todas as ordenanças sempre e quando não transgrediam ou violavam o Espírito da Toráh de Elohim, a qual já vimos que Paulo estava sujeito. O compromisso de Paulo continuava sendo a Lei de Elohim e Yahshua como Mashiach.
Então, qual seria a tradução mais literal do texto de I Aos Coríntios 9:27?
Estudo elaborado por Yahshar Ben!
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