Objeção: Yahshua não pode fazer expiação pelos pecados por YHWH não aceita sacrificios humanos: E correto esse argumento?
A resposta das Escrituras Hebreias lhe surprienderá!
Nosso rimãos Judeus Ortodoxos defendem dois argumentos principais contra a fé Messianica
Primeiro: Que o chamado “ Novo Testamento” não pode ser um livro inspirado porque contem contradições:
Segundo: Que a morte de Yahshua Há Mashiach não pode ter valor expiatorio por YHWH não aceita sacrificio humano como expiação.
Vemos essas duas objeção a luz da propria Escritura Judaica a Tanach:
O argumento N°1: Que o chamado “ Novo Testamento’ não pode seu um livro inspirado porque contem contradiçoes.
Nossos irmãos judeus tradicionais não aceitam os Escritos Nazareno ( mal traduzido como Novo Testamento) entre outras coisas, porque isto contem contadiçoes. Porem então perguntamos: Porque não não rejeitam tambem as Escrituras Hebraicas a luz das seguintes "contradições" que ha nelas?
( Se estas não são contradiçoes que se podem exolicar, então, porque que não explicar da mesma maneira a suposta contradição dos Escritos Apostolicos?)
Genesis 2:2. Não disse que Elohim criou o setimo dia? Porem logo diz que Ele descançou.
Genesis. 9:3 versus Exodo . 8:32; 16:29
Exodo. 34:28 versus Deuteronomio. 10:1-4
Exodo. 19:21 versus Deuteronomio. 5:3, 4
Exodo. 20:8 versus Deuteronomio. 5:14, 15 ( Se ordena observar o Shabbat pela criação e pela libertação de Yisrael?)
Eclesiastes . 9:5 versus 1Samuel. 28:14 (Tem os mortos conhecimentos ou não?)
Cantares. 5:10 versus Cantares. 5:11 (Era o amado louro ou de cor negra?)
2 Samuel. 17:14 versus 2 Samuel. 21:19 (Quem matou Goliat: David o El-Chanán?)
2 Samuel. 24:1 versus 1Cronicas. 21:1 (Quem incitou o incenso YHWH ou Satán?)
Estou seguro que nosso irmãos Judeus tadicionais tem bons argumentos para explicar estas contradiçoes na Tanach. Porem, porque não considerar o mesmo direito aos Yisraelitas Nazarenos de explicar as contradiçoes nos Escritos Apostolicos?
Argumento N°2: Que YHWH nunca aceitou sacrificios humanos com expiação.
Estão seguros? Preparem-se para uma surpresa! Pois os seguintes textos na Tanach contradiz totalmente essa presunção. Leiam as seguinties passagens com cuidao em suas proprias biblias.
Juizes 11:30-40
Aquí nos diz que YHWH ordenou o holocausto da filha Jafté, ou explicidamente que ele aceite. Sim está muito claro que ele concordou com o resultado: porque concedeu a Jafté a vitoria que este tinha pedido uma mudança de sacrifício que podia incluir a um humano pela ambigüidade da sua enuciação.
Alem disse YHWH não impediu a Jefté de sacrificar sua filha, como não impedia a Avraham. Estou seguro de que existe uma explicação para isto, verdade?
Numeros 25:1-13
Note como essa passagem diz claramente que YHWH mandou matar aos chefes do povo como "expiação" pelo pecado de idolatría que tinha cometido o povo de Yisrael com as mulheres moabitas. Depois de matar a todas aquelas pessoas responssaveis da idolatría cessou a Praga destruidora, indicando que a justiça divina havia sido sastifeita.
O seguinte exemplo é o mais dramático de todos, porque estes os homens sacrificaram em "expiação" era Yisraelitas inocentes.
1 Samuel 21:1-9
Nesta passagem mostra um feito singular e muito pouco conecida: Os Yisraelitas pegaram sete pessoas como sacrifico expiatorio pela culpa do povo de Yisrael, por Shaul (Saul) ter matado os gaboanitas
A frase "diante de YHWH" significa que aquele sacrificio humano foi oferecido a YHWH. Não ha registro de que o Criador desaprovou esse sacrificio humano em particular; porque realmente se tratava de uma morte expiatoria.
Que dizer, com a norte daquelas sete pessoas se pagava pela culpa dos que mataram aos gaboanitas. E é obvio que isto foi aceito pelo Criador, porque assim indica a frase "Diante de YHWH".
Surpreso com Ele ou não? Issso está nas Sagradas Escrituras de Yisrael. E então não ha sentido expiatorio da mesma forma que foi concedida pela norte do Nazareno? Claro que sim. Este mesmo é o sentido que tem a norte de Yahshua ha Mashiach pelos culpados do seu povo. Sua norte foi uma norte expiatoria, infligida pelos lideres de seu povo ( por mão dos romanos), em favor dos pecados do seu povo, para que eles sejam libres da culpa diante de YHWH.
Assim que o argumento rabínico de que o sacrificio de Yahshua não podía ser aceitado pelo Criador é sem fundamento ante a evidencia da propia Escrituras Judaicas do Tanach.
Alem do mais os comentarios dos Judeus Ortodoxos sobre a Toráh e no Talmud, varias vezes afirmarçoes no sentido de que " a morte de um Tzadik" ( um justo) tem meritos que um pode invocar em oração para o perdão de seus pecados. E si isto é assim então a norte de um justo, quanto mais não será a morte dEle o Justo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário