1º - Quando Elohim criou os luzeiros o sol e a lua e as estrelas sua intenção era que estes astros servissem para indicar a marcha do tempo, porem o que me chama atenção aqui é que o homem ainda não existia quando foram criados o sol e lua e as estrelas. Assim não há nenhuma indicação explicita na Toráh de que o Shabbat deva ser calculado pela base do siclo lunar
2º - Vemos a primeira vez que falamos uma ordem divina que requer a observância de um período de sete dias é quando YHWH da as instruções para celebrar Pessach e a semana de Matzot. E aqui para mim é onde começou o meu não crer no Shabbat baseado pela Lua, porque? Porque começa a contar o primeiro dia da semana lunar com o dia 7 do mes seria o primeiro Shabbat, o dia 14 seria o segundo Shabbat, o dia 21 seria o terceiro Shabbat, e o dia 28 seria o quarto Shabbat. Agora a Toráh estabelece que o dia 15 de Aviv é um Shabbaton ( Um Shabbat anual) e que o dia 14 do mês de Aviv é um dia de preparaçao para a festa do dia 15. A Toráh não nos diz nada que o dia 14 seja um Shabbat e isso seria uma contradição as instruções de Pessach. Os dias 15 e 21 de Aviv são os dias de descanço ( quer dizer Shabbatot) do mês de Aviv, porem não diz nada sobre o dia 14 como um Shabbat. E o dia 21 se menciona como Shabbat somente no mês de Aviv e em nenhum outro mês.
3º) Se o Shabbat deve cair em cada sétimo dia do ciclo lunar desde de Rosh Chodesh, como agente pode conjulgar o ato de que o Shabbat foi separado por YHWH em Genesis 2:2-3 antes que houvesse um conceito de Rosh Chodesh?...... Outra coisa se o Shabbat for em cada sétimo dia do ciclo lunar e não no sétimo ciclo da semana então certamente o Sol e a Lua teriam sido criados no primeiro dia dos sete ciclos da criação no lugar do quarto dia.
Todos nos aqui sabemos pela Toráh que o Shabbat tem sido observado como um dia particular da semana a través da historia de Yisrael… Por 40 anos os filhos de Yisrael vagavam pelo deserto e cada dia caia o maná do Céu, porem no sexto ciclo (dia) caia uma porção dupla para preparação para o Shabbat, ja que não ia cair nenhum maná no Shabbat
Assim nos mostra que cada semana em que ciclo (dia) da semana caia o Shabbat….E Moshe disse: comamos hoje, porque hoje é um Shabbat para YHWH, hoje vocês não encontraram nada no campo. Seis dias recolheram, e no setimo dia (Shabbat) não haverá nada no campo
Êxodo 16:25-26
Aquí para mim esta bem claro de que o Shabbat se celebra em base de um modelo semanal e não lunar…Porque depois do dia 15 do segundo mês Iyar da saida do Egito o Criador começou a prover o maná, e deu pela primeira vez as instruções a respeito de que se observe regularmente o Shabbat cada sete dia ( Exodo 16;1-4-5; 22-30) então a observância do Shabbat resultou em uma divisão semanal de dias consecutivos, sem relação alguma com os meses lunares, mas tarde YHWH formulou um decreto incluindo o pacto da Toráh ao povo de Yisrael com Moshe Exodo 20:8-11…
4º) Em Levitico 23:15 diz que as semanas de Shavuot devem ser semanas "completas" ( quer dizer terminot) mostrando que não se debe contar do modo baseado no ciclo lunar… Então se agente observar a instrução de contar os dias para a festa de Shavuot e segundo a Toráh tem duas formas de contar ( a forma caraíta e a tradicional) que contam que os dias eram 50.. Os caraítas contam sete Shabbat + 1 dia da um total de 50 dias… Então isto da Shabbatot (sabados) separados por 7 dias….. Os tradicionais contam sete semanas de 7 dias + 1= 50 dias… Então a Toráh menciona que o espaço de tempo é de 7 shabbatot (sábados) e não importa se a tradução é semanas ou Sábado, o que importa é que estão separados por um espaço de 7 dias.
5º) Outra prova fundamental para mim esta no quarto mandamento que relaciona o Shabbat com a semana da criação, e não com a lua.. (Lembra-te doYom HaShabbat , para o separar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo ciclo é o Shabbat de YHWH teu Elohim Êxodo 20:8-10).... Aonde esta o mandamento que nos diz pra observar o Shabbat pela lua?
Porque em seis dias fez YHWH os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou YHWH o Yom Hashabbat, e o separou. Êxodo 20:11
Por esta passagem esta mostrando a base fundamental que apresenta o Próprio Criador para observar o Shabbat no modelo da semana original da Criação.....Porque neste verso não esta mostrando o Shabbat lunar....Os Shabbatot sim é que podem cair em qualquer dia da semana, porem isso são Shabbat anuais não semanal
6º) E havendo Elohim acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Elohimo dia sétimo, e separou; porque nele descansou de toda a sua obra que Elohim criara e fizera. Gênesis 2:2-3
Segundo esta passagem qual é o paramento que se contabilisa na bíblia o Dia Sétimo?... Não do dia primeiro da criação?... Vamos dizer que comece junto do ciclo lunar Não seria impossível? Pois a lua e o sol foram criados no quarto dia da criação
E disse Elohim: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Elohim os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Elohim os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Elohim que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Gênesis 1:14-19)
A própria Toráh esta mostrando impossível que o Shabbat deva ser celebrado de acordo com a lua...Porem o verso diz NO SÉTIMO DIA DESCANSO ELOHIM..quer dizer este sétimo é contado do primeiro dia da Criação, antes que fosse estabelecido o calendário lunar no universo
7º- A Torah declara que o Shabbat cai no sétimo dia da semana que agente conhece como o Sábado
Isto se deve fazer!!
Lembra-te do dia do repouso, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o descanso para Yahweh teu Elohim; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Êxodo 20:9-10
E de onde saiu isto?
Porque em seis dias fez o YHWH os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou YHWH sétimo dia, e o santificou. Êxodo 20:11
O verso 11 esta mas claro que água, que o Shabbat deriva da semana da criação e não da lua...Porque senão o Criador teria escançado no dia 11 no lugar do sétimo, já que se for contato sete dias da criação a parti da criação da lua no quarto dia, isto seria 11 dias e não sete... A Toráh esta dizendo que YHWH descansou no sétimo dia da criação e não no oitavo dia..
A Toráh mostra os dias por ordem ou seja o primeiro (Rishon), segundo (sení), terceiro (shelishi) quarto(revií), quinto (Chamishi), sexto ( shishi) e sétimo ( shevií). E este sétimo se chama SHABBAT. Sendo o único dia da semana que tem nome próprio dado pelo Criador mesmo
E abençoou Elohim dia sétimo, e separou; porque nele descansou de toda a sua obra que Elohim criara e fizera. Gênesis 2:2-3
Então antes que surgisse a ideia de Um Rosh Chodesh , ja estava o Shabbat..Assim que o Shabbat não depende da lua nem de Rosh Chodesh
8.) Qual é o significado da palavra MOED com relação ao Shabbat?
Moed ---> מוֹעֵד ou o feminino מוֹעָדָה moadah (2 Cronicas 8.13); segundo o instrong siginifica designação, tempo ou temporada, festival.ano,sinal, congregar, Conselho..Determinar, estações..Festas.Solene e etc...
A palavra lua é Yareach se escreve Yod-Resh-Chet...Já a palavra Moed se escreve Men-vav-Ayin-Dalet
COMENTÁRIO
Então o termo Moed significa mas de uma coisa, é um termo hebraico como tantos outros...Então tem passagem na Toráh que este termino pode significar “convocação-festa- celebração- estações.” Então ai alguém pode dizer que o calendário Judeu atual não marca os dias de SHABBAT pela lua, mas pelos dias que o calendário Gregoriano marca os Sábados. Porem esta claro que quando Elohim disse na Toráh: E disse Elohim haja meorot (fonte de luzes) na expansão dos Céus e seja para MOADIM ( convocações, Estações) como esta em Genesis 1:14...
Também disse o Salmos 104:19 Fez a yareach (lua) para as Moadim (convocações).... Então pode dizer ah o Shabbat é uma Moed como esta escrito :
E falou YHWH a Moshe dizendo; Fala aos filhos de Yisrael e dize-lhes: As Moadim (convocações) do Eterno...Seis dias se fará todo trabalho no sétimo dia é Shabbat de repousoLevítico 23:1-3
Bom aqui alguem pode dize: olha aqui dizendo que o Shabbat é uma Moed e por tanto deve ser regido pela lua como as demais festas, porem como já vimos através da Toráh o Shabbat é a única Moed que não se baseia pelo ciclo lunar e sim pela semana da criação. Então quando a Toráh fala sobre o luzeiro meno ( a lua) e o luzeiro maior ( o sol) se faz com a utilização do termino Moed "ESTAÇÃO, ÉPOCA OU PERÍODO” e não vemos uma festividade...
Então qualquer que seja o dia o dia de Rosh Chodesh é parte da semana..Ou acaso os meses lunares são de 28 dias exatos? ( 4 semanas de 7 dias)... são de 29 ou de 30 dias
9- Como alguém vai saber o mês que tem 30 dias, se considerar a esse ultimo dia, ou seja esse dia 30, como "Rosh Chodesh 1 " e o dia seguinte ou seja já o primeiro dia do mês, se chama "Rosh Chodesh 2"...Porem os dois dias são dias da semanas..E não importa se são 1 ou dois dias de Rosh Chodesh, em ambos os casos são parte da semana
O que acontece é que alguém esta ensinando que os dias de Rosh Chodesh não são parte da semana, e por isso começam a contar o o dia 1 de cada mês logo depois de Rosh Chodesh, o que mudaria a construção da semana, quando na realidade este dia de Rosh Chodesh é também parte da semana. Por isso a semana não é de origem lunar. Porque? Porque a semana é anterior a lua. A semana esta dita pela Toráh que é contada desde a Criação, e como esta escrito, a lua foi criada no quarto dia, e a semana começou a contar desde o primeiro dia da criação, não desde o quarto quando foi criada a lua. Por isso a semana é independente da Lua, e por isso o Shabbat é independente da lua porque é contado desde o primeiro dia da criação ao sétimo. Se o Shabbat fosse lunar o Primeiro Shabbat mencionado em Bereshit teria sido no dia 11, ou seja 7 dias depois da criação da lua. Mas a Toráh diz que o Shabbat foi o sétimo dia contado desde a criação e não o dia quatro da criação da lua
Segundo a Toráh o Shabbat é de acordo com o que esta escrito!!!
E abençoou Elohim o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:3
Mas o sétimo dia é repouso a YHWH teu Elohim; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Êxodo 20:10
Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; repouso a Yahweh é em todas as vossas habitações Levítico 23:3
Mas o sétimo dia é o repouso a YHWH teu Elohim; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; Deuteronômio 5:14
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Elohim de todas as suas obras no sétimo dia. Hebreus 4:4
Então, o que eu estou vendo pelas Escrituras é que o Shabbat é o sétimo dia..
Existe uma advertência aos que não celebram Shabbat no setimo dia da semana?
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? Hebreus 3:18
A Toráh diz sobre o começo do mês para Rosh Chodesh fazendo parte da semana:
Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Elohim: Eu sou o YHWH vosso Elohim.
Números 10:10
E nos princípios dos vossos meses oferecereis, em holocausto a YHWH, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito; Números 28:11
Além do holocausto do mês, e a sua oferta de alimentos, e o holocausto contínuo, e a sua oferta de alimentos, com as suas libações, segundo o seu estatuto, em cheiro suave, oferta queimada a YHWH. Números 29:6
Disse Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, em que costumo assentar-me com o rei para comer; porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo, até à tarde do terceiro dia. 1 Samuel 20:5
E disse-lhe Jônatas: Amanhã é a lua nova, e não te acharão no teu lugar, pois o teu assento se achará vazio. 1 Samuel 20:18
Escondeu-se, pois, Davi no campo; e, sendo a lua nova, assentou-se o rei para comer pão. 1 Samuel 20:24
Sucedeu também no outro dia, o segundo da lua nova, que o lugar de Davi apareceu vazio; disse, pois, Saul a Jônatas, seu filho: Por que não veio o filho de Jessé nem ontem nem hoje a comer pão? 1 Samuel 20:27
para oferecerem os holocaustos de YHWH, aos Shabbatot, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante Yahweh; 1 Crônicas 23:31
Eis que estou para edificar uma casa ao nome de Yahweh meu Elohim, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades de YHWH nosso Elohim; o que é obrigação perpétua de Israel. 2 Crônicas 2:4
E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos dias de descanço e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas 2 Crônicas 8:13
Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na Toráh de YHWH. 2 Crônicas 31:3
E depois disto o holocausto contínuo, e os das luas novas e de todas as solenidades consagradas a YHWH; como também de qualquer que oferecia oferta voluntária a YHWH; Esdras 3:5
Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Elohim. Neemias 10:33
Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade. Salmos 81:3
E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz YHWH. Isaías 66:23
E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos dias de Descanço, em todas as solenidades da casa de Israel. Ele preparará a oferta pelo pecado, e a oferta de alimentos, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel. Ezequiel 45:17
Assim diz o Soberano YHWH: A porta do átrio interior que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.
Ezequiel 46:1
E o povo da terra adorará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante de YHWH. Ezequiel 46:3
Mas no dia da lua nova será um bezerro sem mancha, e seis cordeiros e um carneiro; eles serão sem mancha. Ezequiel 46:6
Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas, Amós 8:5
Então estas passagens as atividades do Rosh Chodesh, e em nenhum momento essas passagens se estabelece que o começo do mês Rosh Chodesh não seja uma dia, parte integral da semana do mês
Assim diz o Soberano YHWH: A porta do átrio interior que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.
Ezequiel 46:1
Então aqui esta dizendo que os dias que se trabalham são seis dias, e no caso do Shabbat ou Rosh Chodesh não trabalharam, somente isso...Não esta dizendo que o começo do mês não seja parte da semana, nem do mês!! Então aqui esta dizendo que os dias que se trabalham são seis dias, e no caso do Shabbat ou Rosh Chodesh não trabalharam, somente isso. Não esta dizendo que o começo do mês não seja parte da semana nem do mês!! Então se agente crer que Rosh Chodes Não faz parte da semana, e vamos começar a contar um dia depois , então o Shabbat cairá no OITAVO dia desde Rosh Chodesh, e não no sétimo dia, Porem o verso de Ezequiel 46;1 somente fala que as portas para realizar as cerimônias estaria abertas sempre, menos em Shabbat e em Rosh Chodesh, porem nunca estabelece que o começo do mês não é parte da semana. Aqui esta mencionando os dias que se trabalharam..
10.) Disse Elohim : Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Elohim os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Elohim os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; Gênesis 1:14-18
Então agente vai a idéia de que a lua não foi criada no quarto dia, mas no primeiro: O problema é que a Toráh não diz nada disso.
Em Bereshit 1:5 diz o seguinte: E chamou Elohim a luz Dia, e as trevas chamou Noite. E foi a tarde a manhã o dia primeiro.
Então para ele este dia se toma como o primeiro do mês, ou seja um Rosh Chodesh. Quando a lua foi criada em Yom Revií (dia quarto) e não em Yom Rishon (o primeiro dia), mostra que desde o hebraico, a palavra echad significa primeiro, isso elee parecem estão ignorando o que diz as Escrituras sobre a palavra Yom Echad (Dia Um). É justamente isso,e não significa o primeiro dia do mês, nem da lua nova, porque não existia...
11.) יום אחד Echad Yom
Yom (יוֹם) vem da raiz que não se usa, que significa "quente"; "dia" (como as horas abrigadas) literalmente ( da saída do sol ate o ocaso, ou de um amanhecer ), ou figuralmente ( um espaço de tempo definido por um termino associado) [freqüentemente usando adverbo] acostumar, idoso, andar, antigo, anual, ano, amanhecer, avançado, constante, continuo, crônica, aniversário, declinar, dia, diariamente, idade, inteiro, eternamente, dim, hoje, jovem, musica, permanecer, perpetualmente, prazo, querer, sempre, século, tempo, vez, vida, viver.
Ok. Aqui esta mostrando que é um dia, como se mede um dia e as diferentes formas de medir esse dia, porem no nosso caso temos que usar a forma bíblica para medir um dia, assim que vemos como se mede um dia segundo a Tanach:
O dia no calendário hebreu começa com a saída de 3 estrelas, e termina com o pôr do sol. Nisto se diferencia do dia seguinte segundo o calendário gregoriano, que corre exatamente de meia noite a meia noite
Echad (אֶחַד) significa unificar, ordenar) Unido, Um-Primeiro-Único
Em ambos os casos esta claro que os términos podem significar mas de uma coisa...E é daqui onde vemos que Yom não só pode ser dia como também pode ser Espaço de tempo, ano, século e etc. E onde Ehad não so é Um, Mas também pode ser PRIMEIRO, TODO, ÚNICO. Então assegurar um único significado em Hebraico é errado
Assim diz o Soberando YHWH: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás um bezerro sem mancha e purificarás o santuário.
Ezequiel 45:18
Também se menciona que "Rishón", significa somente "primero" e que assim se utiliza em hebraico unicamente a uma festa. Ou seja, segundo os defensores do "Shabbat Lunar" a frase (Yom Echad) significa somente primeiro ciclo, ou primeiro dia, se referindo ao més, e Yom Rishion "Dia Primeiro" referindo-se ao primeiro dia de uma festa
Ezequiel 45:18 Assim diz o Soberano יהוה ; No primeiro mês, no
primeiro dia do mês, tomareis vós um novilho sem defeito, e purificarás o Lugar-Kadosh:
Então aqui diz: Mês primeiro dia um
Porque o dia primeiro do primeiro mês foi o principio da partida de babilônia, e ao primeiro do mês quinto chegou a Yerushalayim, entrando com ele a boa mão de Elohim. Esdras 7:9
Em hebraico disse בְּאֶחָד֙ baechad, referindo-se ao mês, já que esse é o começo do mês lunar. Então esta dizendo Echad relacionado ao mês, porem não por razão de ser o começo do mês lunar, mas somente por questão da gramática do Hebraico como esta escrito; BaEchad leChodesh haRishon, e HubeEchad leChodesh haChamishi. Quer dize que Um do mês primeiro, e dia um do mês quinto. Echad e Rishon se encaixam para primeiro, como uma frase determinada
12.) Os verbos Bará que significa criar e de Asah Então o uso de asáh em Gênesis 1:16, isso significaria que a lua já estava criada desde o primeiro dia.
Porem quando a Escritura utiliza a frase Bará em Genesis 1:5, se refere a "criar" e quando usa Asáh em Gênesis 1:16, esta se referindo a 'fazer" pra mim isto é uma meia verdade. Porque se por um lado a palavra Bará não significa criar, mas outras coisas, como alimentar,formar, produzir e etc. E a palavra ASÁH tem muitos significados, e não somente significa "foi feito" senão simplesmente 'fazer" e também significa construir e também "criar" edificar, fabricar e etc.
Então pelo que vemos a palavra Asah pode significar também "criar" e pode se referida segundo o contexto, a um ato de criação. Isto é simples de entender, por exemplo, quando alguem pega um alimento que já existe, e "fazer" algo, que ate neste momento não existia, também se diz que "criou". Agora se alguem quer tomar "criar" como a partir de faze-lo com os alimentos "inexistentes" se usa Bará e se faz de elementos preexistente, porque muito simples se usa Asáh. Porem de todas formas se for por Bará ou se foi por Asáh em ambos os casos se esta dando lugar a algo novo, que não existia antes. Ou seja que simplesmente, qualquer que seja o caso, a lua não existia antes do quarto dia.
E Elohim fez dois grandes luzeiros; o luzeiro maior para governor o dia, e o luzeiro menor para governor a noite: Ele fez as estrelas também. E Elohim pôs no firmamento dos shamayim para dar luz sobre a terra. E para governar sobre o dia e sobre a noite, e para que separassem a luz das trevas. Bereshit 1:16-17-18
Olha a claridade do próprio verso 16 que diz que Elohim fez os luzeiros neste momento ( não antes) o verso 17 também diz de forma bem clara que também não estavam antes, mas aqui Ele estabeleceu, no firmamento para clarear. No verso 18 disse que aqui começa a reger o dia e a noite, quer dizer que tampouco estavam antes
Então agente dizer que existiam desde o primeiro dia, porem não estavam "ativas" os luzeiros, mas que no máximo como agente esta vendo aqui, so tem sido a sua matéria constituínte físico, nada mas
E agente esta vendo que nestes versos não se menciona somente a lua, mas também o sol, como regendo aos dias, estações e anos então agente tem um calendário Luni-solar
Então o que eu entendo aqui segundo o hebraico e segundo a Tanach, é que se fez a lua de elementos preexistente, as Escrituras utilizou "asah", e mesmo assim segue sendo "criar", e implica que a lua não existia antes, Então dizer que a lua já estava desde o primeiro dia da criação, não esta na Toráh
13.) A frase Yom Echad não se relaciona somente com o mês lunar, ou a lua.
A palavra Yom Echad, tem mas de um significado possível. Segundo seja o contexto, dizer mas que ir de contra a Toráh. Para dizer que a lua já estava como luzeiro desde o primeiro dia da criação, é contradizer a Toráh e ir contra o que Elohim disse.....
Existe vários versos como exemplo da frase Yom Echad, nas Escrituras sem nenhum relação com o começo do mês, e nem da lua:
Até que a raiva de teu irmão vire para longe de ti, e ele esquecer o que tu lhe fizeste: então eu que te enviei, hei de trazer-te de lá: por que eu deveria ser privada de ambos a vós mesmos em um dia? (Yom Echad). Bereshit 27:45
E ele disse-lhe, Meu amo sabe que os filhos são tenros, e os rebanhos de ovelhas e rebanhos com cria estão comigo: e se os homens guiá-los mais um dia ( Yom Echad), todo o rebanho morrerá. Bereshit - Gênesis 33:15
E se for vaca, ou ovelha, vós não a matareis e a cria de ambas em um dia (Yom Echad)..Levítico 22:28
Vós não comereis um dia (Yom Echad), não dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dia..Números 11:19
E isto será por um sinal para ti, aquele que surgir sobre teus dois filhos, em Hofni e Pinchus; em um dia ( Yom Echad) eles morrerão, eles ambos..I Samuel 2:34
Ora, YHWH tinha falado a Shmuel aos seus ouvidos um dia antes que Shaul chegasse, dizendo.. I Samuel 9:15
E em I Reis 20:29- II Crônicas 28:6 – Esdras 10;13—Isaias 9:14- 10:17; 47:9; 66:8- Jonas 3:4- Zacarias 3:9
Então é evidente que existe a frase YOM ECHAD,nestes versos, como Um dia ou um mesmo dia.
Mas tem dois versos que esta Yom Echad e Chodesh, sem relacionar estas palavras com o mês lunar e nem com a lua em absoluto
E as cartas foram enviadas por mensageiros a todas as
províncias do melech, para que destuissem, matassem, e fizessem perecer a todo o povo Yahudim, ambos, moços, e velhos, crianças e mulheres, num só dia (beYom Echad), no décimo terceiro dia do décimo segundo mês, que é o mês de Adar, e tomarem seus despojos como espólio. Ester 3:13
Em um só dia (beYom Echad), em todas as províncias do Rei Achashverosh( Assuero), a saber, no décimo terceiro dia do décimo segundo mês, que é o mês de Adar.Ester 8:12
Então mas claro que isso so água. Porque neste caso não somente se menciona a frase "Yom Echad", mas que no mesmo verso se menciona a termino "Chodesh". Tudo isso sem fazer nenhuma menção, união ou relação com o mês lunar ou a lua
As leis da lua se refere a um Shabbat lunar?
Tem um verso que parece dizer que sim, porem não é o que diz a Tanach
Assim diz YHWH, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; YHWH dos Exércitos é o seu nome. Jeremias 31:35
Em que base deste verso de Jeremias 31 pode estar se referindo ou deduzindo que Elohim ensina ou estabelece o Shabbat Lunar?
Aquio não esta mostrando, aqui pelo contrario, esta mostrando o real sentido do contexto, esta dizendo também a Lua e as Estrelas, e não somente as leis somente da lua, pelo que eu estou vendo neste verso esta falando as leis da LUA E DAS ESTRELAS e não somente da lua correto?
E porque esta diferencia?
Olha pelo que o verso esta dizendo aqui, que estas "leis", são regras estabelecidas pelo próprio Criador, para determinar neste astros seu movimento e influencia sobre marés, as culturas de saída e de entrada, aqui na terra, e navegação
E qual é a relação desde verso de Jeremias 31:35 com outro contexto?
E fez Elohim os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Gênesis 1:14
Inclusive aqui mostra que quem influem, não somente a lua, mas também o Sol
Procurai o que faz o Plêiades (Sete-estrelo) e o Orion e torna a sombra da noite em manhã, e faz escurecer o dia como a noite, que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; Yahweh é o seu nome. Amós 5:8
Então eu não vejo em nenhuma parte se mencionar ou estabelecer o Shabbat pela Lua, mas bem se fala das costelaçoes, ou grupo de estrelas no espaço exterior, e sua influencia
A Toráh mostra um perigo em mudar estas leis
Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz YHWH, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim disse YHWH: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz YHWH. Jeremias 31:36-37
Então Elohim aqui nos adverte, que se estas leis assim estabelecidas desde o começo, foram mudadas, manipuladas, ou falsificadas pelo homem, Elohim mesmo rejeitará como parte de Yisrael
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