quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


A matemática e a Astronomia tem calculado que os Shabbatot (Sábados) que guardou Yeshua ocorrem no mesmo sétimo dia da semana atual conhecido no ocidente como "Sabado", quer dizer, que não ocorreu nenhuma interrupção na ordem semanal do Calendário Hebreu atual (que hoje segue reconhecendo esse dia e não outro, desde uma tradição ancestral, desde de Moshe, e muito provavelmente pode ser assim incluso desde a mesma criação), nem tampouco tem havido uma interrupção no calendário Juliano em 45 A.E.C. pelo Imperador Romano Julio Cesar, e reformado pelo papa Gregorio XIII no ano 1582 adicionado 10 dias para para ratificar o erro no cálculo do salto, porem sem alterar os dias da semana.

Vamos meditar um pouco: A lua (yareach), junto com as outras luminares foram criadas segundo Gênesis em Yom Revii (Quarto dia). É  muito logico pensar que esse dia foi um Rosh Chodesh, portanto o Shabbat ocorrendo três dias depois da criação da lua, foi a  interface desde a Lua Nova a quarto crescente, nem em quarto crescente, nem em quarto minguante, nem estava na primeira crescente. Aqui é uma prova a mais de que a lua não estava cheia quando chegou o primeiro Shabbat. Estas quatro fases são requisito para os Shabbatot ( Dias de Descanso anual)

Em Êxodo 34:21 disse que o Criador deu a Seu povo o mandamento de contar os dias para conhecer o sétimo, não de olhar as fases da lua. Não há nenhum mandamento especifico na Toráh que indique que o Shabbat deve ser estabelecido pela lua.  Devemos ver também que Yisrael tinha estado no Egito com uma conta semanal de 10 dias, e ao tira-los dali revelou Sua Toráh, o Criador os estava voltando ao modelo original de Sua maneira de contabilizar o tempo em cada sete dias, e neste nada lhes falou do "Shabbat Lunar", de cálculo de conjunções astronomicas nem outros sistemas astrais próprios de Bavel.

Grande parte do Judaísmo atualmente está errado na maneira de estimar o calendário, devido ao que é igual ao Romano, os Judeus também alteraram o calendário. Dos principais grupos de Toráh observantes, somente a verdadeira congregação Mundial de Yeshua, os Karaítas, e alguns outros grupos reconhecem, por exemplo, que Rosh Hashanah se estabelece Biblicamente  pelo estado da cevada em Jerusalém e pela Lua Nova na Primavera, e não pelas determinações equinocial Judaica tomada da Babilônia. Este sistema que hoje utiliza o Judaísmo foi inventado por Hillel II ao fim do século 4 E.C., quando os judeus estavam dispersos por grande parte do mundo e era necessário estabelecer um calendário único para que todos guardassem as Festas na mesmas datas. Este sistema também agrega 1 més adicional (Adar Sheeni) 7 Sete vezes de forma automática e pré-calculada cade 19 anos.

Pois bem, este sistema está equivocado (e portanto os dias em que a maior parte dos Judeus celebram as Moadim de YHWH), pórem a conta do Shabbat eles não estão equivocados. No Mishna se evidência a importância que se dava ao estabelecimento de Rosh Chodesh (deveria estabelecer-se quando a lua é visível?) pela observação de uma pequena linha da lua por testemunhos fieis. Em outras palavras, pela primeira crescente lunar. Ali se dão estipulações muito preciosas de como devia ser aquele testemunho. Se disse ali que incluso lhes era permitido neste caso aos testemunhos da lua ir por cima do Shabbat, se este era ao dia em que se fazia a observação. Portanto, se deduze claramente que nem todos os Rosh Chodesh (primeiro dia da lua crescente) eram Shabbat!

Existe implicações importantes quanto a determinar corretamente quando é o Shabbat. Existe dois grupos de opiniões diferentes: os que sutentam que o Shabbat é lunar, quer dizer, marcado pelas fases perfeitas da lua como em Rosh Chodesh; e os que não, que se estimam pela contagem dos dias da semana segundo a ordem da criação dada em Gênesis, não tendo nada a ver com um Shabbat com a fase da lua. Se um deste dois grupos estão corretos, então o outro estará equivocado e não estão guardando o Shabbat no dia que realmente corresponde, portanto estão profanado-o e assim quebrando a Toráh. Outra implicação importante em tudo isto, é que ao não reconhecer o Shabbat semanal ( ou seja, afirmando que este é lunar) se perde a evidência de um importante sinal cumprida por Yahshua demostrando que Ele é o Mashiach. 

Nosso Mestre Yeshua falou aos fariseus que sua identificação como o Ungido (Escolhido) do Eterno seria o sinal de Yonah (Jonas), quer dizer, que " O Filho do Homem estaria no sepulcro no seio da terra três dias e três noites: 

She ashe haiach b'me ei hadagon shelosh yomim veshelosh laiot ken yehi ben ha adam b'beten ha'aretz shelosh yomim veshelosh laiot b'kever" (Mateus Hebraico de Shem Tov Capitulo 57)

Agora bem, sendo ao por do sol do dia 14 de Aviv Pessach e o começo de Chag haMatzot do 15º  do dito mês, os que sustentam que o Shabbat é lunar, dizem que o Shabbat mencionado em João 19:31, isto é, o do dia 15 que seguia aquele dia 14 em que Yeshua morreu, era o Shabbat semanal, portanto era Lua Nova aquele dia. Ou seja, que coincidem neste ponto com a Igreja Catolica Romana- Babilônia enquanto a que a dada de sua ressurreição foi nada menos que Yom Shishi (Sexta Feita Santa). Isto é uma absoluta heresia! Argumentam caprichosamente que quando Yahshua falou aos fariseus de "3 dias e 3 noites", deve ser entendido segundo eles como um mera costume hebreu de computar parte de um dia como um dia completo, e citam alguns exemplos das  Escrituras para afirmar isto. Porém temos que ver que Yeshua foi bastante especifico enquanto a duração de sua sepultura. Vejamos também no conhecido livro de Marcos 8:31 o que falou Yeshua disse aos Seus discípulos textualemente que teria de ressuscitar "depois de três dias".

Agora bem, se agente seguir a maneira de contar os dias que nos propõe os do "Shabbat Lunar" que dizem que deveríamos ignorar qualquer raciocínio logico, e considerar o curto espaço que existe entre pouco antes do por do sol do 14º e o inicio do dia 15 como um dia completo, vamos contar assim e ver qual é o resultado.

Sigamos "contando" os "dias" ao estilo dos defensores do "Shabbat lunar". Logo a noite e a manhã/ tarde do 15º é outro dia (segundo) porém é a mesma noite antes contada ( a primeira). Vão "dois dias" (um sumamente fracionado) e uma noite. E fica logo a noite e os breves minutos do amanhecer do 16º (se é que os teve, porque vale a pena perguntar: terá amanhecido? Porque os escritos dizem que era "um muito escuro"). Contando como outro dia completo! (?) E assim somente temos um ou dois, ou com a melhor intenção 2 "dias" (fracionados) e somente 2 noites! Falta tempo verdade? A conta dos católicos e da doutrina do "Shabbat lunar" não RESULTA!


Uma coisa que as vezes não se considera é que o dia que seguia ao 14 de Aviv era considerado Shabbat, independentemente do dia da semana que fosse, por ser 15 um dia de Shabbat Anual ( Levítico 23:6-7 e Números 28:17-18). Ignoram o fato de que esse tenha sido o Shabbat Solene mencionado em João 19:31, quer dizer, o dia 15º que seguia ao 14º de Pessach. Com esta conta acertada temos exatamente os 3 dias e as 3 noites profetizados cumpridos com perfeição:

O Primeiro Dia: A noite e o dia do 15º  (Shabbat anual do começo de Chag haMatzot que esse ano foi em Yom Chamishi ---Quinta-feira O Segundo Dia: A noite e dia do 16º  ( que foi assim Yom Shishi -- sexta-feira ou "dia da preparação - dia útil que deu as mulheres a possibilidade de comparar abundante quantidade de especiarias que trouxeram para terminar de ungir o Corpo de Yeshua, portanto não lhes teria sido possível adquirindo o dia anterior nem o seguinte, pois ambos eram Shabbat)

O Terceiro Dia: A noite e o dia do Shabbat Semanal, dia 17 ao final do qual temos ao Messias Ressucitado!

Com este sistema de contar os dias, temos também o cumprimento profético desta Festa: O Mashiach como Primícia para YHWH e Primogênito dentre os mortos. Este sinal tampouco se cumpriria cumprindo o Shabbat Lunar.

Por ultimo, o argumento adicional para argumentar que Yeshua morreu morreu em Yom Revii ( conhecido como Quarta Feira no calendário Romano) e não em Yom Shishi ( na Sexta feira como pregam os que estão por um Shabbat lunar, e os católicos romanos). Quem fora o Mashiach deveria cumprir a profecia de Daniel das 70 Semanas ( Dn. 9:24-27) Vemos o cumprimento da profecia quando se declara que o Mashiach " a metade da semana fará cesar o sacrifício e a oferta" ( Dn. 9:27), quer dizer, foi precisamente neste ano (metade da ultima semana) e neste dia (14 de Aviv, um Yom Revii ( "Quarta"), ou quarto dia da semana) em que com seu sacrifício o Justo Yeshua deixou sem eficácia este aspecto cerimonial do sistema Levítico como sistema de expiação pelas iniquidades!

Vamos usar os nomes dos dias conhecido no ocidente para uma reflexão!

Contem quatro dias há entre o primeiro dia da semana ( Domingo) e a Quarta. Tem três: Domingo, Segunda e Terça. Agora contem quantos dias há entre a Quarta e ao final de semana: Quinta, Sexta e o Sétimo dia. São três dias também! A Quarta cae EXATAMENTE no meio dos sete dias da semana, tendo três dias ANTES, e três dias DEPOIS deste dia central. Efetivamente, Yeshua morreu "a metade da semana" segundo profetizado!


Os guardadores do "Shabbat Lunar" não entendem que a lua marca o inicio do més, e não o inicio dos dias, e nem tampouco o inicio da SEQUENCIA SEMANAL (como assumem e alegam eles), porque interrompem a sequencia da semana originalmente comandada por YHWH

A sequencia cronológica da ordem da semana é PALAVRA de YHWH, portanto é doutrina Kodesh. Desconhecem que a sequencia semanal não a institui Roma nem os gregos, nem os babilônicos (como falsamente e contra toda prova nesciamente assumem e alegam eles), como para que houvesse uma necessidade imperiosa de descarta-la (como nesciamente tem descartados eles). A sequencia semanal quem institui  foi YHWH, e logo como no momento da Criação  como esta consignado no livro de Gênesis " Seis dias trabalharás" não dois, nem três e nem quatro, "e no setimo dia descansarás".

 Então tem que ter portanto, seis dias de trabalho antes de chegar um Shabbat o dia de repouso. A sequencia semanal kodesh foi respeitada por Adam, por Enoque, e por todos os fiels e patriarcas antes e depois do Diluvio ate nossos dias. Certamente  foi respeitada pelo patriarca Noé, e sobretudo por ele, porem eles com uma descabível doutrina do Shabbat lunar, ao não poder demostrar, concluem que Noé observou um suposto "Shabbat lunar" estando na arca, demostram e afirmam o contrario, que ele seguiu  a sequencia semanal dada originalmente por YHWH. Como esta contradição que acabemos de ver aqui, existem muitas outras provas que os que guardam este tito de Shabbat lunar não podem harmonizar seus legados com a palavra, a principio entram em contradições com ela, porem preferem olhar para outro lado. Doutrina de tal nível e mentalidade, que não vai de acordo com toda Toráh e o Testemunho, NÃO É DOUTRINA KADOSH, porem eles chamam de kadosh a suas insustentável doutrina.

Se o Shabbat original de YHWH tivesse sido lunar e não semanal, como alegam os que defendem o suposto "Shabbat lunar", então o mandamento que YHWH nos teria dado na Toráh para guardar o Shabbat seria simplesmente: "Observem os dias 8 -15 -22 -29, ou para outros 7 - 14 - 21 - 28 de cada mes como dias de repouso." Porem Ele não fez assim, porque YHWH não proveu que o Shabbat fosse lunar SENÃO SEMANAL. Amigos tal coisa como "novas verdades". 

A verdade é uma, e a original verdade que uma vez foi dada aos santos, é a mesma NÃO TEM VARIAÇÃO, e a mesma esta estampada nas Escrituras Sagradas de principio a fim. É  só questão de busca-la com paciencia e humildade.

Shalom!

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