O Calendário Judeu versos o
Calendário Hebreu
O Calendário Judeu atual foi
elaborado pelo Rabino chamado Hillel II não ano 258. Muitos anos mais tarde foi
que o povo Judeu o oficializou que os meses são lunares, porém devido que as
Santas Convocações estão relacionadas com as estações em Yisrael, e as estações
são regidas pelo ciclo solar, e que este calendário lunar se faz contemplado
também o ciclo solar, fazendo do calendário um calendário Lunar – Solar.
O Calendário lunar tem 355 dias,
10 dias menos que o calendário solar, por tanto é necessário ver esta
diferencia para que com o decorrer dos anos não estejamos celebrando no inverno
as Festas de Chag Hamatzot (Pães sem Fermento) que deveria iniciar com a
primavera. É por isto que no calendário se estipula um ciclo de 19 anos, dentro
deste ciclo tem anos que se adiciona um mês extra chamado Adar II, para que um
ciclo de 19 anos o calendário lunar
esteja ajustado ao lunar - solar.
Os anos dentro do
ciclo de 19 anos que contam com este mês extra, são os anos décimo terceiro, décimo sexto, décimo nono, décimo primeiro, décimo quarto e o décimo noveno. Com isto o calendário Judeu se converte em um calendário lunar solar.
Na antiguidade os
judeus observavam a lua cujo ciclo é de 29,53 dias e meios solares, o que é o
mesmo que dizer 29 dias, 12 horas, 43 minutos e 12 segundos. Assim é como
contavam os meses ao observa a Lua Nova e o mês se iniciava. Esta Lua Nova não
é a mesma que a lua Nova astronômica de hoje em dia, já que a lua nova
astronômica não se pode ver no céu, esta é calculada ao meio ponto do tempo em
que a lua não se vê no céu. Porém a Lua Nova Hebreia é quando a Lua inicia ao
verse, é quando se ver uma a Lua bem pequena, e isto em hebraico se chama Molá, e quando ela se ver
ai se inicia o primeiro dia do mês lunar.
Então devido a
duração do ciclo lunar, é que os meses são de 29 e 30 dias, tudo dependia em
que neste dia se vesse a Molá, a Molá tinha que ser vista antes de escurecer,
então ao ser vista se avisava ao Sanhedrín e este decretava que ao escurecer
iniciava o mês, se a Molá era vista depois do escurecer, o mês se iniciava a
noite seguinte
PROBLEMAS DO CALENDÁRIO JUDEU
O
calendário Judeu atual é um calendário baseado no cálculos matemáticos que por
muito tempo foram rejeitado pelo povo, quem preferia seguir com a observação
tradicional que contemplava a autorização do Sanhedrin. Até que o ultimo dos
membros do Sanhedrin morreu assassinado em que sofreu o povo por seus inimigos ao
inicio do século IV
Então o
povo ao não ter já um Sanhedrin com autoridade para autorizar absolutamente
nada, recorreram ao calendário do Rabino Hillel Bem Yehuda, ou conhecido como
Hillel II, que é o que se últiliza até o dia de hoje, porém este calendário por
ser um calendário baseado em cálculos matemáticos tem suas deficiências.
Este
calendário estipula que os meses do ano tem 29 dias e que os meses terão sempre
30 dias, então é igual ao calendário Grego-Romano com seus meses de 30 e 31
dias, por tanto ao observar no ciclo as Luas Novas ou (Molá) que marcam o
inicio de cada mês não coincidem sempre com o calendário Judeu atual. Em alguns
meses existe uma diferencia de um ou dois dias provocando sérios problemas com
a Toráh.
Estas são as solenidades de YHWH, as santas
convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: Levítico 23:4
Se Yom Kippur cai no dia 10 mês sétimo, este dia estipulado pela Toráh será o dia décimo a partir do dia em que se viu a Molá no céu, porém se o calendário falhar por um dia ou dois, já seja para frente ou para atrás com respeito ao dia em que foi visto a Molá no céu, o povo não estará celebrando a Santa Convocação no dia prescrito pela Toráh, senão que um dia ou dois depois. E se considerarmos que cada Santa Convocação é um encontro com o Eterno e por isto Ele ordenou que se celebrasse nos tempos sinalados, estaríamos transgredindo este mandamento da Toráh em não celebrar a Santa Convocação no tempo prescrito e não em outro dia.
Se Yom Kippur cai no dia 10 mês sétimo, este dia estipulado pela Toráh será o dia décimo a partir do dia em que se viu a Molá no céu, porém se o calendário falhar por um dia ou dois, já seja para frente ou para atrás com respeito ao dia em que foi visto a Molá no céu, o povo não estará celebrando a Santa Convocação no dia prescrito pela Toráh, senão que um dia ou dois depois. E se considerarmos que cada Santa Convocação é um encontro com o Eterno e por isto Ele ordenou que se celebrasse nos tempos sinalados, estaríamos transgredindo este mandamento da Toráh em não celebrar a Santa Convocação no tempo prescrito e não em outro dia.
Por
outro lado, este calculo matemático com que foi elaborado o calendário Judaico,
esta elaborado para que Yom Teruah (Segundo o Judaísmo Ortodoxo é Rosh
Hashaná), nunca cairá nos dias , domingo, segunda ou quarta feira, se cai
nestes dias é mudado ao dia seguinte. O mesmo acontece com Yom Kippur, o calendário
esta sinalado para que esta Santa Convocação não caia nem na sexta feira e nem
no domingo. Por tanto, a mudança de dia para a celebração de uma Santa
Convocação ordenada pela Toráh em um dia especifico já não é questão de um erro
matemático, senão que esta é uma mudança premeditada que evitam que o povo
cumpra com o mandamento de celebrar a Festa no dia prescrito pela Toráh.
A
pergunta é:
Que
homem tem autoridade para mudar o dia de uma Santa Convocação estabelecida pela
Toráh? Não é o mesmo que fez a Igreja Católica Romana ao mudar o dia do Shabbat
para o domingo?
A
resposta mais exata que podemos chegar é: que não existe nenhum homem com a
autoridade para mudar nenhuma dada estabelecida pala Toráh como Santa
Convocação.
Quando
profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou
prodígio, Deuteronômio 13:1
Tudo
o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem
diminuirás. Deuteronômio 12:32
Acaso
não esta claro aqui na Toráh que não devemos fazer nenhuma mudança na Instrução
do Eterno?
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Josué 1:7
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Josué 1:7
Não
se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para
que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque
então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8
Por
outro lado o judaísmo sinala que desde que não tem o Sanhedrin, ninguém tem autoridade para mudar nada, porque ninguém
tem autoridade para faze-lo, e no Talmud aludem que o Mashiach será o que restituirá
essa autoridade de novo, e então nós perguntamos:
Precisamos
de alguma autorização para obedecer ao Eterno? Necessitamos ter alguma
autoridade para obedecer ao Eterno? Acaso não é responsabilidade de cada um de
nós e que uma vez entendamos a instrução do Eterno obedecer-lhe?
A resposta
que temos é: Ninguém precisa de aprovação e nem ter autoridade para obedecer a
Toráh do Eterno. É obrigação e necessidade de seus filhos ser obedientes ao Criador
para o bem das nossas vidas.
A
casa de Yisrael faz 2,600 anos que cometeu este erro, e por isto hoje estamos
no exílio , obedeceram ao rei Jeroboão em tudo, ele foi um rei que o próprio Eterno
colocou sobre as 10 Tribos, porem ele distanciou estas Tribos do Eterno e da
Toráh, mudou instruções dada na Toráh, porém o povo obedeceu seu rei e
desobedeceu a seu Elohim. Da mesma maneira hoje obedecemos ao Eterno ou aos
homens.
Estamos
vivendo precisamente o tempo determinado para que reine a Abominação
Dessoladora profetizada por Daniel, e uma de suas características é
precisamente a mudança da Toráh e dos tempos
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. Daniel 7:25
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. Daniel 7:25
Outro problema que representa o calendário Judaico
e que é mais trágico que os mencionados
anteriormente, é o fato que em alguns anos em que se agrega um mês ao ano, no
ciclo de 19 anos do calendário, o mês de Aviv se corre um mês completo do real
inicio da primavera em Yisrael, e isto devem coincidir, foi precisamente em um
desses anos que nós percebemos que algo não estava bem no calendário Judaico, e
foi precisamente neste momento que começamos a questionar sobre este tema.
CALENDÁRIO HEBREU BÍBLICO
E como chamamos ao calendário que iniciamos a
guardar depois de estudar o tema e ter a decisão de que era necessário uma
mudança, e que por amor a verdade e a necessidade da nossa alma de obedecer o faríamos,
já que estamos retornando ao Eterno e a Sua Toráh que tínhamos abandonado
precisamente por obedecer a homens.
A mudança radica principalmente na observação
da fase da Lua, que agora podemos fazer por meio dos satélites da NASA. Existem
software como Moon-Phases 3.2 que nos ensinam como se vê a lua em qualquer
lugar do planeta em qualquer dia e hora que necessitamos saber, assim podemos
determinar os meses lunares do ano como se fazia na antiguidade com a
observação da Molá,
será ela que vai determinar o inicio de cada mês, e essa Molá é a que determina se
o mês é de 29 ou de 30 dias. Com a pequena diferença que os satélites serão
nosso testemunho para tal efeito.
É por isto que algumas vesses nossos Rosh
Chodesh (Cabeça do mês- Lua nova) não coincidem com o calendário Judaico por um
ou dois dias de diferencia, e em algumas oportunidade se coincidem, a
diferencia radica no calculo matemático que se fez no século III segundo o calendário
Judaico, e a observação real da Molá em cada mês, então segundo o Calendário Hebreu Bíblico que
levamos nós.
Outro questionamento que tivemos na hora de
regressar a contar os meses como antigamente se fazia era: A Molá que determina o
inicio do novo mês, é a Molá
vista em Yisrael ou aqui no Brasil? Nossa resposta foi: A vista aqui no Brasil.
Porque quando o povo saiu do Egito eles levavam a conta dos meses deste ali, no
exílio eles viam a Molá
no Egito quando o Eterno lhes disse:
.
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Êxodo 12:2
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Êxodo 12:2
Eles
estavam em exílio, estavam no Egito, e a Molá que observavam era a vista no Egito, assim que nós que estamos no exílio, a vista em nosso
lugar de residência será a que determine o inicio do nosso mês, e as vezes também
á diferencia com a Molá vista em Yisrael se
diferenciam de um dia e horas, porque se a Molá é vista depois que se escurece,
Rosh Chodesh é o seguinte dia, então aqui no Brasil se olha a Molá antes de escurecer.
Então devido a toda essa tecnologia que temos agora a nosso alcance é que
podemos aproveitar que dia e hora se verá a Molá aqui no Brasil em cada mês, assim então
podemos projetar nosso calendário por um ano, porém nos encontramos com a
pergunta:
Como
saberemos quando termina o ano? Quando será 12 ou 13 meses para ajustarmos ao
ciclo solar que determina as estações?
O
MÊS DE AVIV
A resposta tenham os Judeus Caraitas quem também estão
em desacordo como o calendário Judaico e levam seu próprio calendário por meio
da observação da fase lunar como se fazia na antiguidade. A Toráh ordena que
durante a semana dos Pães Ázimos (Chag Hamatzot) se ofereça uma oferta que é a PRIMÍCIA
da colheita do cereal, esta oferta deve apresentar-se precisamente no dia
seguinte ao Shabbat da semana de Chag Hamatzot.
Fala
aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos
hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega
ao sacerdote;
Levítico 23:10
E
ele moverá o molho perante YHWH, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao
sábado o sacerdote o moverá. Levítico 23:11
Em
Yisrael um cereal que fica maduro antes
que o resto dos cereais, a cevada se colhia precisamente antes de Chag Hamatzot,
porém o resto dos cereais que não amadurece, por isto disse: “Primicias dos primeiros frtutos”
Então esse
cereal que amadurece antes é a cevada, as primícias desses cereal é o Omer que
se oferecia em Chag Hamatzot, as primícias deste restante dos cereais que
amadurecem depois são as primícias que se apresentam em Shavuot (Pentecostes).
Quando
a cevada amadurece, quer dizer que nas próximas duas ou três semanas estará
pronta para cortar, quando o grão da cevada chega a este ponto de
amadurecimento se chama (Aviv)
que também é o nome do mês, quer dizer Primavera, porém este grão da cevada
maduro que anuncia o inicio da primavera, Aviv em Hebraico
Assim que levamos a conta dos meses segundo a observação da Molá, e quando no mês 12, vemos que a cevada madura em Yisrael é o sinal de que o seguinte Rosh Chodesh é o Rosh Chodesh do mês de Aviv, se termina o mês 12 sem que amadureça a cevada em Yisrael. Este ano terá um mês extra ou uma fase lunar a mais. Assim nunca nos disfarçaremos as estações do ano que são regidas pelo ciclo solar, porém não por um calculo matemático, senão pela observação das estações do ano tal e como se fazia antigamente.
Assim que levamos a conta dos meses segundo a observação da Molá, e quando no mês 12, vemos que a cevada madura em Yisrael é o sinal de que o seguinte Rosh Chodesh é o Rosh Chodesh do mês de Aviv, se termina o mês 12 sem que amadureça a cevada em Yisrael. Este ano terá um mês extra ou uma fase lunar a mais. Assim nunca nos disfarçaremos as estações do ano que são regidas pelo ciclo solar, porém não por um calculo matemático, senão pela observação das estações do ano tal e como se fazia antigamente.
COMO SABEMOS QUE A CEVADA ESTAR MADURA EM YISRAEL?
Bom, os Caraítas que moram em Yisrael, observam cuidadosamente este processo do cultivo da cevada, quando eles olham a cevada que chega a sua madures (aviv) passam um aviso pela Web declarando os nomes das testemunhas que testificaram ter visto o amadurecimento da cevada, as vezes incluem fotos dos cultivos e os grãos maduros observados, indicando os lugares da região de Yisrael aonde fizeram suas investigações, e assim é como mundialmente se declara que o próximo mês será o mês de Aviv.
Lembrando que o calendário Hebreu
Bíblico tem a característica de iniciar a contra dos meses com o mês de Aviv,
porém a conta dos anos se inicia se inicia no mês sétimo (Tshirei) como diz o
calendário Judaico Ortodoxo devido a influencia Babilônica em seu exílio 400
anos antes da Vinda do Rei Yahshua nosso Mashiach, a quem YHWH lhe deu toda
autoridade debaixo dos céus, e em Nome do Mashiach e como seus discípulos temos feito
todo o necessário para regressar as Instruções da Toráh.
Yahshar ben
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