Antes de começar o estudo temos que esclarecer que muitos cristãos tem mal entendido alguns aspectos desta profecia, e um desses aspectos que eles tem mal entendido é, que eles pensam que o capitulo 9 de Daniel tem a ver com o capitulo 7 e 8 de Daniel, que trata da profecia dos 2.300 dias, e como aqui no capitulo 9 fala que 70 semanas foram cortadas para o povo Judeu, e eles dizem que o significado de ser "Cortada" quer dizer que foram descontada de um período maior dos 2.300 dias e que segundo eles são 2.300 anos que combinam com 1844 depois do Messias.
Porém a de Daniel 9 das 70 semanas não tem nada a ver com os 2.300 sacrifícios das tardes e da manhãs como disse corretamente a profecia de Daniel 8. A profecia de Daniel 8 disse o seguinte:
Daniel 8:1 No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.
Porem a profecia de Daniel 9 disse o seguinte: "No ano primeiro de Dario, filho de Assuero" Daniel 9:1
Daniel 9:1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus.
Daniel 9:2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara YHWH ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Isto quer dizer que Daniel vários anos depois da caída de Babilônia, no primeiro ano do reinado de Dario, ele estava estudando o livro do profeta Jeremias que disse o seguinte:
Jeremias 25:10 E farei desaparecer dentre eles a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo, e a voz da esposa, como também o som das mós, e a luz do candeeiro.
Jeremias 25:11 E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.
Jeremias 25:11 E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.
Ou seja, que o Todo Poderoso aqui nestes versos estava predizendo que a Casa de Judá iria para um cativeiro e que este cativeiro duraria 70 anos. Então quer dizer que ao estudar esta passagem no primeiro ano do reinado de Dario, Daniel se deu conta que os 70 anos estavam chegando ao seu fim, e ele disse o seguinte:
Daniel 9:2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara YHWH ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Daniel 9:2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara YHWH ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Ou seja, Jerusalém estava desolada, as pessoas tinham sido levadas ao cativeiro em Babilônia, ou seja, que Daniel aqui esta falando em Babilonia. Então a raiz disso que ele se deu conta que já estava a ponto de terminar os 70 anos que tinha sido profetizado para assolação de Jerusalém, e Daniel faz uma oração muito especial, que começa no versículo 3 e vai até o versículo 19. Nesta oração, Daniel está pedindo perdão ao Eterno pelos pecados do seu povo, que foi a causa da apostasia de Judá e daí foi que veio o exílio que levou este povo a ser desterrado a Babilônia, então Daniel pede perdão ao Eterno por esta apostasia do povo, e no verso 19 ele conclui a sua oração dizendo:
Daniel 9:19 Ó YHWH, ouve; ó Soberano, perdoa; ó Soberano, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Poderoso meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
Aqui termina a oração
Daniel 9:20 Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face de YHWH, meu Poderoso, pelo monte santo do meu Poderoso,
Daniel 9:21 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.
Daniel 9:21 Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.
Isto quer dizer que esta oração e esta revelação foi dada as três da tarde que era a hora do sacrifício segundo alguns, e segundo outros, a hora do sacrifício era ao por do sol, porém eu penso que o correto seja as três da tarde.
Daniel 9:22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
Daniel 9:23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.
Daniel 9:23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.
Qual visão Daniel entendia? Aqui esta falando da visão que foi dada a Jeremias que foi profetizado que a desolação de Jerusalém duraria 70 anos. Porém a explicação que traz o mensageiro tem a ver com a restauração de Jerusalém, e o que se passa é que esta visão se acrescenta outros elementos a esta revelação de Jeremias, e isto forma o centro da revelação simbólica e profética do versículo 24 em diante
Daniel 9:25 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade.
Aqui em hebraico disse "cortadas", então muitos dizem que "cortadas" quer dizer que estão deduzidas 70 semanas de um período a outro período maior, então eles juntas esta profecia com a de Daniel 8 sobre as 2.330 tardes e manhãs, porém eles estão totalmente equivocados, porque este erro acontece sobre um desconhecimento da cultura hebreia, porque a palavra "cortadas" se utiliza nas Escrituras hebraica e nos escritos hebreus extra-Bíblicos para implicar uma "aliança".
Em Português quando se fala de um "pacto" se fala em concerta uma aliança, porém em hebreu não se diz assim, se diz "cortar uma aliança, um pacto", ou seja, que em hebreu um pacto ou uma aliança se "corta". Por tanto o que se esta dizendo quando diz "semanas" da qual esta falando o anjo, se estabelece como se fosse um pacto, se fixa, se estabelece, se determinam sobre a santa cidade como disse a tradução. Ou seja, estas 70 semanas tem a ver com coisas que vão acontecer a Jerusalém e inclui a Vinda do Mashiach e porque? Porque esta é a única profecia clara e direta que nos indica quando teria que vir o Mashiach, porque se Yeshua não é o Mashiach, não temos que esperar um Mashiach, porque agora não se tem uma maneira de provar que tal pessoa se levante dizendo ser o Mashiach, porque teria que cumprir algo que se disse nesta profecia, e isto teria que se cumprir antes de passar o século primeiro da E.C. Por isso é muito importante saber o que diziam os rabinos antigos, que diziam que ao cumprir os quatro mil anos da criação nesta época viria o Mashiach.
Então quando disse: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade... ", quer dizer que esta fixado, que foi estabelecido como se fosse um é a reedificação desta cidade
Daniel 9:24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Este Santissímo se refere ao Mashiach
Daniel 9:25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Daniel 9:26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
Daniel 9:26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
Quando diz aqui " será cortado o Messias, mas não para si mesmo" quer dizer que o Mashiach não terá uma morte natural, senão que será matado. Também disse que "um príncipe virá e destruirá a cidade" isto é, depois da vinda do Mashiach.
Daniel 9:27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
O verso 27 diferente dos dispensacionalista pensam que isto se refere a um perido posterior, ou seja, que está no futuro e que estranhamente tem durado mais que toda a profecia das 70 semanas, porém o verso 27 se fala do mesmo Mashiach que se fala no verso 26. Então, tomando as semanas como anos são 490 anos, porque na realidade as Ecsrituras não disse "setenta semanas", porque semanas em hebraico se diz "shavuot", porque aqui não esta falando de "70 shavuot" disse שָׁבֻעִ֨ים (Shavu'im), então esta falando de setenta 7 e literalmente esta é a tradução, porém se refere a 70 períodos de 7, e tomando isto como dias por anos que é o que algumas profecias tomam e esta é uma delas que toma neste sentido, porque de outra maneira não não se cumpriu
Então são período 70 períodos de 7 anos que são 490 anos, e isto de desglosa em três período pequenos, porque primeiro disse "7 semanas e 62 semanas" e mesmo que não esta mostrando aqui em Daniel 9 é acrescentada uma semana ao final do período. Porque depois de se cumprir as 7 semanas e as 62 semanas, fala que na metade da semana (e na metade da semana confirmará um pacto com muitos) que é uma semana adicional.
As 7 semanas são 49 anos. As 62 semanas são 434 anos e isto dá somente 483 anos, porém as 70 semanas incluem 490 anos e por tanto falta uma semana para cumprir-se o período das 70 semanas, e depois de somarmos estes períodos de 7 semanas e 62 semanas fica faltando uma semana que são 7 anos e quando se cumpri isto?
Esdras 6:1 Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em babilônia.
Esdras 6:2 E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim: No ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto:
Esdras 6:3 A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados;
Esdras 6:2 E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim: No ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto:
Esdras 6:3 A casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados;
"No ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto" E porque? Porque a profecia das 70 semanas disse que a saída do decreto para restaurar a Jerusalém
Esdras 6:14 E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Poderoso de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
Então aqui esta falando de três reis, porque muitas pessoas dizem que no principio das 70 semanas é o decreto de Ciro e que foi dado antes dos 457, porém neste verso se mencionam três reis e nos da a entender que o ponto de partida para as 70 semanas é o decreto de Artaxerxes, e não o decreto de Ciro e nem de Dario, porque Ciro deu um decreto para restaurar a Jerusalém e o rei Dario o que fez foi confirmar este decreto, porém não se cumpriu este decreto, porém vem mais tarde o rei Artaxerxes que era da Pérsia, e este rei Artaxerxes ele renova o decreto e é então quando se cumpre pelo menos o regresso dos judeus da Babilônia a terra de Yisrael outra vez. Por tanto, o ponto de partida das 70 semanas tem que ser no ano 457, porque neste ano 457 foi quando Artaxerxes deu o decreto da restauração de Jerusalém e se cumpriu. A diferencia estar que antes Ciro deu o decreto e não se cumpriu, Dario em itiu o decreto e também não se cumpriu, porém quando Artaxerxes da o decreto de restaurar a Jerusalém os judeus regressam a Jerusalém e restaura o Templo, então aqui neste ano de 457 é aonde se cumpre o decreto e emigram os judeus de Babilônia até a terra de Yisrael pela direção de Esdras e Neemias, porque Esdras era um sacerdote e Neemias foi um governador que governou o povo judeu nesta época. Então o decreto que se fez ativo, que se cumpriu foi o decreto de Artaxerxes, então por tanto esta tem que ser a data do começo das 70 semanas
Daniel 9:25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém.
Isto esta neste período de 457 que foi o decreto dado por Artaxerxes “até ao Messias, o Príncipe” isto é, no ano 27 quando aparece o Mashiach Príncipe de Yisrael. E o verso 25 continua dizendo: "haverá sete semanas", e isto se desglosa em dois períodos “7 semanas e 62 semanas” e continua dizendo: "..E sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos." Em outras palavras, desde o ano 457 até o ano 408 que é quando quando termina a restauração de Jerusalém e do Templo e etc, se passaram 49 anos, e não foram anos de paz, foram anos angustiosos aonde nos da mais detalhes no livro de Esdras e de Neemias para ter mais claro esta historia. O povo Judeu enfrentaram toda classe de oposição dos inimigos e incluindo aos Árabes que queriam impedir a reconstrução de Jerusalém, porém com toda esta dificuldade como disse a historia, os judeus com uma espada numa mão e a outra trabalhando, reedificaram os muros, reedificaram Jerusalém, o Templo e tudo que foi destruído. E isto se cumpriu neste 49 anos culminando no ano 408, e por isso se desglosa isto em dois períodos principais. Sete semanas para reedificação de Jerusalém, e depois disse "62 semanas", então se acrescenta "62 semanas" para o cumprimento de outras coisas.
Então o verso 26 nos leva ao miolo do estudo, porque disse o verso 26 que será cortada a vida do Mashiach "depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo", e se 7 semanas são 49 anos, então 62 semanas são 434 anos, então somando estes dois períodos de 49 anos mais 434 anos nos dá 483 anos, por tanto somando estes dois períodos 49 anos mais 434 nos dá 483 anos, então esta predito que a partir do ano 457 passaria 483 anos antes da vinda do Mashiach, e isto quer dizer que segundo esta profecia ao final do período de 483 anos seria tirado a vida do Mashiach e por tanto ele teria que ter vindo para que fosse lhe tirada a vida, e por tanto neste período de 483 anos teria que vir o Mashiach e assim foi. Se lermos qualquer dos quatros Evangelhos se dirá como foi o aparecimento e Yashua como Mashiach, porque uma coisa é seu nascimento e outra coisa é seu aparecimento como Mashiach, ou seja, Yashua não se declarou ou não foi declarado Mashiach até próximo aos 30 anos segundo a imersão dirigida por Yochanan o Imersor, e isto ocorreu nem Outono do ano 27 da Era Comum.
Por tanto o Mashiach teria que ter aparecido nesta data de 483 anos depois do ano 457, ou seja, depois do decreto para restauração de Jerusalém e do Templo. Se é verdade estes anos de 483 anos depois do decreto para a restauração de Jerusalém e do Templo e não veio o Mashiach, então o Mashiach nunca virá, não tem que esperar nenhum outro Mashiach que venha depois desta data, porque o único Mashiach que cumpre os requisistos da profecia, para que se cumprisse esta profecia o Mashiach teria que vir neste periodo e assim foi, e mesmo que nossos irmãos Ortodoxos não o vejam mais que um dia o verão, mesmo que os Ortodoxos não vejam assim, o Mashiach já veio no ano 27 da Era Comum cumprindo exatamente a profecia das 70 semanas de Daniel segundo qual o Mashiach teria que aparecer ao mundo 483 anos depois do decreto para a restauração de Jerusalém, e o decreto se cumpriu no ano 457. Então 483 + o ano da profecia, isto nos leva ao ano 27 de Era Comum, e isto não é casualidade que no ano 27 da Era Comum é quando aparece Yahshua, se manifesta ao povo de Yisrael, Yochanan o proclama como o Cordeiro de Elohim que tira o pecado do mundo, porque Yochanan o Imersor ele sabia por meio de revelação que este homem a quem ele esta imergindo é o Mashiach, e neste momento desceu o Ruach HaKodesh para ungir Yahshua como Mashiach de Yisrael.
Atos 10:38 Como D'us ungiu a Yeshua de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque D'us era com ele.
Uma coisa interessante aqui é que diz: " e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Elohim era com ele." Não porque ele fosse Deus como muitos dizem, Ele fazia milagres por o Poderoso YHWH estava com Ele. E quando disse no começo do verso "Como Deus ungiu a Yeshua de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude" isto foi quando o declarou Mashiach. Então ao vir sobre Yeshua o Espírito Santo no momento de sua imersão por parte de João, neste momento Yashua é declarado e apresentado como o Ungido de YHWH Rei de Yisrael. Quando Pilatos colocou sobre a cabeça de Yeshua que ele era o Rei dos Judeus, Pilatos estava cumprindo uma profecia, estava declarando que este homem era o Rei dos Judeus. Nos Salmos diz que ele foi ungido com o óleo da salvação, ou seja, o Espírito Santo e disse em outra parte que ele foi ungido com o poder de YHWH.
O hebraico é muito rico em poesia, e aqui quando diz que ele foi ungido com o Espírito Santo, quer dizer o Espírito (Ruach) é o poder que o Eterno ungiu a Seu Filho. Também isto mostra que o Espirito Santo não se trata de uma pessoa como muitos entendem, senão de um Poder, e no caso de Yeshua em sua imersão foi com este Poder especial que emana do Criador, porque o Espirito de Santo é uma emanação do Criador, e é com esta emanação, com este poder que Yeshua é ungido como Mashiach de uma maneira simbólica porque a pomba é simplesmente um simbolo e porque? Porque para agente entender a simbologia da pomba descendo sobre o Mashiach, nós precisamos da Tanach, do chamado Antigo Testamento. No livro do profeta Oseias vamos saber porque este simbolismo de uma pomba descendo sobre a cabeça do Mashiach, então vamos entender em Oseias 11 que a pomba simboliza Efraim.
Oséias 11:11 Tremendo virão como um passarinho, os do Egito, e como uma pomba, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz YHWH.
Ou seja, uma pomba incauta que não tem precauções, que não tem cuidado entre as nações, então quando aparece a pomba em símbolo do Espírito Santo é porque o trabalho do Espírito Santo é trazer de volta as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael, porque em Ezequiel disse que o Espírito Santo iria soprar sobre os quatros pontos da terra para dar vida aos ossos secos. Isto não quer dizer que a pomba seja o Espirito Satnto como também não quer dizer que o Espírito Santo seja um fogo como se derramou sobre os discípulos em Atos 2, e não podemos entender que este fogo seja o Espírito Santo senão um símbolo, porque o Espírito Santo e o Poder do Altíssimo são sinônimos e se mencionam assim justos em várias passagens.
Então partindo do ano 457 e somando o anos 483 anos o mashiach teria que vir neste momento. Outra razão porque o Mashiach teria que vir no século primeiro, porque no ano 70 foi destruído Jerusalém, o Templo e todos registros genealógicos dos judeus foram queimados nestas ocasião. Então do ano 70 de Era Comum para cá nenhum judeu pode provar que é descendente de David, e algum judeu poderia dizer hoje "eu sou descendente de David" ok até ai tudo bem, porem como ele pode provar? Não pode, porque os registros genealógicos do povo de Judá foram destruídos no ano 70. Por tanto, para demonstrar que o individuo seja ele quem for é o Mashiach descendente de David, teria que nascer antes do ano 70 durante o período em que o Templo ainda esta de pé, que os registros genealógicos estivessem vigentes no Templo, e destes registros genealógicos guardado no templo de Jerusalém foi que Mateus o discípulo de Yeshua sacou a genealogia de Yeshua para demostrar que Ele Yeshua descende de David. E quem falou isto foi o historiador Josefo que era judeu e que viveu no século primeiro e fala tudo isto das genealogias que qualquer um poderia ter acesso a estes documentos. Foi destes mesmos registro que Lucas sacou a genealogia de Miriam, e a genealogia do Mashiach que registra Lucas é através de Yosef que tomou Yeshua como filho, e a genealogia que registrou Mateus é a genealogia de Yosef que na verdade era como o pai de Miriam e assim a genealogia de Mateus pertence a Miriam.
E esses registros genealógicos é que uma pessoa pode tira a conclusão de sua ascendência até David, e o Mashiach tem que ser descendente de David, e por tanto o Mashiach verdadeiro teria que ter uma evidencia histórica e genealógica de que descende de David, e por tanto o Mashiach verdadeiro teria que nascer antes do ano 70 da Era Comum quando foram queimados todos registros genealógicos do povo judeu junto com o Templo.
E esses registros genealógicos é que uma pessoa pode tira a conclusão de sua ascendência até David, e o Mashiach tem que ser descendente de David, e por tanto o Mashiach verdadeiro teria que ter uma evidencia histórica e genealógica de que descende de David, e por tanto o Mashiach verdadeiro teria que nascer antes do ano 70 da Era Comum quando foram queimados todos registros genealógicos do povo judeu junto com o Templo.
Então esta profecia das 70 semanas nos leva a conclusão de todo estes registros, porque contando de 483 anos começando com 457 que foi o ano do decreto final de Artaxerxes para edificação de Jerusalém e do Templo, nos leva ao ano 27 e não foo casualidade que precisamente neste ano se imerge a Yeshua de acordo com os ritos dos sacerdotes, e é ai que ele é nomeado Sacerdote e não da ordem de Levi e sim da ordem de Melk Tzedek e é Ungido como Rei de Yisrael. O que acontece é que estas coisas se passaram de maneira inadivértida para o povo de Yisrael, somente perceberam aqueles discípulos de Yeshua que lhe seguiram como Mestre, estes discípulos perceberam todas essas coisas, perceberam todas essas coisas e nos deixaram escritos todos esses registros escritos. E neste ano 27 não é quando nasceu Yeshua, porque obviamente Ele nasceu quase 30 anos antes, então no ano 27 é que se cumpre os 483 anos dos 490 anos que é o que fala a profecia das 70 semanas.
Agora, os 490 anos chega até o ano 34, porque se agente partir do ano 457 pelo decreto de Artaxerxes e soma isto aos 490 anos que é o que representa a profecia das 70 semanas de Daniel, isto nos leva ao ano 34, e por tanto existe uma diferencia de 7 anos
Daniel 9:26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
Veja que disse o verso
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, tem a ler as Escrituras, porque aqui esta dizendo que depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias". Depois diz o verso "mas não para si mesmo" se abre um parenteses "E o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações".
Tudo isto abre um parenteses e o parenteses acaba quando surge a palavra "assolações". Porque ? Porque o verso 27 começa a falar do mesmo Messias que esta falando o verso 26, porém os dispensacionalistas dizem que o final do verso 26 e o verso 27 se cumprirá no futuro, ou seja, que ainda não se cumpriu, e quando eles dizem isto, eles destroem a sequência profética das 70 semanas. As 70 semanas se divide em dois período, e não disse que estre estes dois períodos acorre um tempo de muitos anos? Não, porque estes dois períodos são consecutivos. As 7 semanas e as 62 semanas são consecutivas e se cumprem uma atraz da outra, e por tanto a semana seguinte que é um período tem que ser consecutivo as 62 semanas. Porem os dispensacionalistas dizem que esta ultima semana se cumpre milhares de anos depois deslocando assim da profecia da 70 semanas, porem tudo tem que ser cumprido em um período consecutivo.
Primero período, 7 semanas. Segundo período, 62 semanas. Terceiro perido, uma semana
Daniel 9:26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo.
Daniel 9:27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação.
Ou seja, do ano 27 ao ano 34 vai uma semana simbólica que são 7 anos. Disse o verso 27 que o Mashiach do verso 26 "firmará aliança com muitos por uma semana, e que também seria tirado a vida do Mashiach também, e que na metade da semana ele faria cessar o sacrifício e a oblação". Os relatos históricos e as vezes proféticos dos hebreus não são sempre consecutivos, se abre parenteses, e depois de fechar o parenteses eles volta ao mesmo que se estava dizendo antes. Por exemplo, se uma pessoa estudar o livro de Apocalipse e não captar que todos esses seguimentos proféticos não são consecutivos, mais se cumprem na mesma vez muitos destes seguimentos proféticos, então não vai entender o livro de Apocalipse. Os seguimentos proféticos de Apocalipse das 7 Trombetas, as 7 Pragas e outras, não é que são consecutivos mais que se cumpre na mesma vez. Na profecia de Apocalipse 11 é interrompida por um parenteses de Apocalipse 12, então, Apocalipse 12 não é nada mais que um parenteses do seguimento profético de Apocalipse 11. Ou seja, quando não se entende este costume hebreu de introduzir parenteses histórico e proféticos dentro de uma profecia, nunca vai entender o livro de Daniel.
Na parte do verso 26 de Daniel 9 que diz: "o povo do príncipe" aqui se abre um parenteses até o final do verso. Também quando no verso 27 diz ''e sobre a asa das abominações" é outro parenteses que volta ao parenteses do verso 26. Por isso tem que ler a primeira parte do verso 26 e a primeira parte do verso 27 como um só
Daniel 9:26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo
Daniel 9:27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana;
Daniel 9:27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana;
Porém o hebraico não disse por uma semana como esta dizendo aqui e isto pode mudar o sentido, o hebraico disse "e por outra semana" a palavra "por" foi adicionada aqui, o hebraico disse " e outra semana confirmará um pacto com muitos, e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação."
Isto está dizendo que depois da aparição do Mashiach que foi no ano 27, passaria outra semana profética, ou seja, esta falando de outra sequência de 7, em outras palavras, se passaria outro perido de 7 anos, porem disse que ma metade desta semana Ya-haret Mashiach, ou seja, que o Mashiach seria matado ou sacrificado, então tem que ser depois do ano 27
O verso 27 disse: "e outra semana confirmará um pacto com muitos, e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação" Em outras palavras, partindo do ano 27, uma semanas de anos que são 7 anos, chegam ao ano 34, então na metade destes 7 anos é o ano 31 e neste ano 31 é quando morre Yeshua, e não é casualidade que Yahshua morresse nesta dada, porque disse a profecia "que na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação"e quando Yeshua morreu no madeiro no ano 31 da Era Comum que é a metade da semana simbólica ou profética de 7 anos do ano 27 e 34, e quando Yeshua morre nesta metade da semana do ano 31 o que aconteceu no Templo? O véu do Templo foi rasgado em duas partes, também ao morrer Yeshua no ano 31, termina a eficácia dos sacrifícios do Templo e não os sacrifícios, porque os sacrifícios seguiram acontecendo no Templo até o ano 70, e ao ser destruído o Templo fica eliminado fisicamente os sacrifícios, porém no ano 31 com a morte de Yeshua é que foram eliminados espiritualmente os sacrifícios, e mesmo que os sacrifícios continuaram se realizando já não tinha validade diante de YHWH, porque daí em diante o que tem validade em términos de expiação pelos pecados é o sacrifício de Yeshua que foi morto na metade da semana.
E esta frase que diz que seria tirado a vida do Mashiach em Daniel se cumpre de duas maneiras. Uma de uma maneira espiritual e simbólica, e outra de uma maneira física e literal. Porque de maneira profética se cumpre o sentido dele ter morrido no ano 31 que é a metade entre o ano 27 e o ano 34 morre o Mashiach, porém não somente isto, morre literalmente na metade da semana de 7 dias, e quem estudou a fundo, sabe muito bem que Yashua não morreu numa sexta feira como aparenta indicar os Evangelhos, senão que Ele morreu numa Quarta Feira numa semana de Pessach em 14 de Aviv que no ano 31 caiu em Revii (Quarta Feira), e também morreu na metade da semana profética.
Agora o que aconteceu no ano 34 que tem um significado importante com relação com esta profecia? Ele morre na metade da semana profética que a metade da semana entre o ano 27 e o ano 34. O ano 34 acontece o fim deste período das 70 semanas, porque as 70 semanas de Yisrael em Daniel 9 terminam no ano 34 (Atos 7:54), e neste ano 34 morreu também Estevão e houve a conversão de Paulo, porque no apedrejamento de Estevão o qual o apostolo Paulo esteve presente, culminam o fim das 70 semanas e porque? Porque desde ai começa ser anunciada as Boas Novas aos gentios (Efraim), porque depois disto Paulo tem um encontro com Messias que lhe da a encomenda de pregar as Boas Novas as nações, então no ano 34 começa o tempo dos gentios. E para culminar isto, no ano 70 YHWH permite que os romanos comandados por Tito destruísse m a cidade de Jerusalém e o Templo assim como foi predito em Daniel 9. Por isso que em Mateus 24 Yeshua prediz esta destruição do Templo dizendo que os judeus viriam a "abominação da desolação da qual falou Daniel" que não foi outra coisa que a profanação do Templo pelo general Tito parecida com o que fez Antíoco Epifânio, assim foi Tito que não somente profanou mais que também o destruiu.
Não ficou pedra sobre pedra deste Templo, cumprindo assim a profecia do nosso Profeta Maior Yahshua que profetizou que não ficaria pedra sobre pedra, então cumprindo assim literalmente foi. Então neste ano 34 termina a pregação aos judeu, porque a pregação das boas novas do Reino estava somente limita aos judeus, porém daqui para frente se abre as portas para os descendente de Efrayim para receber as Boas Novas de Salvação.
Yashar Ben
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