Cânticos 1:1 Cântico dos cânticos, que é
de Salomão.
O nome
Salomão em hebraico significa "Rei a quem pertence a Paz" Shlomon, e dai vem a palavra
Shalom porque todo este Cântico fala de
redenção, fala de Paz com Elohim, fala de restauração. Se distribui em vários
textos, porque? Porque como eu já falei, de repente está falando Yisrael, de repente
está falando YHWH, de repente está as nações, e temos que ir vendo quem esta
falando em Cantares, por exemplo; no verso 2 quem está falando é Yisrael e
começa dizendo:
Cânticos 1:2 Beije-me ele com os beijos
da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.
Todo o livro
de Cantares é uma Escritura alegórica profética do que vai acontecer, depois
que o povo de Yisrael é exilado entre as nações, e não somente a Casa de
Yisrael, mais também a Casa de Judá que também foram dispersados entre as
nações, e este Cantares, este cântico é como uma reconquista, uma canção de
clamor por reconciliação. Então o versículo 2 até o verso 7 quem está falando é
Yisrael
Cânticos 1:1 Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.
Quer dizer, Yisrael
esta falando isto como que recordando a intimidade que tinha com YHWH, e aqui
começa toda melancolia, já pecamos, já estou aqui no deserto, e ele já começa
dizendo: "Ah se YHWH me beija-se com os beijos
de sua boca alegoricamente". Este é um cântico alegórico , a tradução literal de
Cantares é a alegoria, tudo são símbolos, então Yisrael diz "Beije-me ele com os beijos
da sua boca" Qual é a
expressão de maior intimidade de um casal? É um beijo quente, é um beijo cheio
de amor. E qual é a máxima expressão de intimidade e de amor da boca de YHWH
para nós? A Toráh, a Sua palavra, porque? Porque para nós, para o povo de
Yisrael, se deleitar com Sua palavra com Sua Toráh é como receber beijos de
YHWH. Cada vez na qual lemos algo na palavra, e descobrimos algo que antes não
conhecíamos e ficamos impressionados, então o que esta acontecendo nesta hora?
Estamos recebendo um beijo de YHWH. Então, em um período de desterro não existe
palavras, não existe profecias e disse que neste tempo de exílio não existia a
palavra, então Yisrael aqui começa dizendo: "Ah se eu tivesse outra vez a oportunidade de escutar a palavra de YHWH",
aqui no verso 2 é aonde começa a melancolia diz "Ah se Ele me Beije-se com
os beijos da sua boca" em outras palavras, o povo aqui está dizendo está
querendo dizer. Ah YHWH se comunicasse com sua mais
profunda e intima sabedoria, fosse possível ser compreendido o meu coração e minha
mente para entender sua bendita Toráh, isso são beijos de sua boca
Cânticos 1:2....porque melhor é o teu amor do que o
vinho.
Yisrael está
dizendo que é melhor receber a expressão do amor de YHWH que é a Toráh, do que
receber todas as coisas, ou seja de todos prazeres terreno, e supostamente o
maior prazer terreno é o vinho, de todas essas coisas passageiras não há nada
como teu amor. Não há nada melhor do que receber o prazer e entender algo nas
Escrituras na qual não havíamos entendido antes, e quando agente entende algo
que não sabíamos antes agente começa a ficar admirado, uau YHWH está me dando
um beijo.
Cânticos 1:3 Suave é o aroma dos teus
ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.
Este aroma e
os ungüentos aqui são uma alegoria da fama de YHWH, porque logo em seguida
Yisrael diz que o Nome de Elohim é como o ungüentos derramado. Ou seja, a fama
de YHWH se estendeu até as nações, entre todas as nações, e é reconhecido que o
Elohim da Bíblia é o Elohim Verdadeiro. Então há uma fama da parte de YHWH, e
deste a época em que atravessaram o Mar Vermelho Vermelho, as nações começaram
a ter medo, ah Yisrael é o povo do Elohim que abriu o Mar Vermelho, então todos
já temiam quando se ouvia falar do Elohim de Yisrael. Por isso o verso diz:
"....como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens
te amam"
E aqui
quando se refere as virgens, quando se refere as filhas de Jerusalém são as
nações que acompanham a Yisrael, ou seja, com nações que não é a esposa, não
são virgens, são as que acompanham, são as nações que estão destinadas um dia
subir a Jerusalém, que estão destinadas a um dia participar das Bodas como
damas, como acompanhantes, e quando o Mashiach fala em Mateus 25 acerca das
virgens prudentes e as virgens néscias, e Ele fala do juízo as nações, tem a
ver com isto, então harmoniza com que aqui neste sentido as nações, e por isso
disse aqui em Cantares 1:3 "por isso as donzelas te
amam", ou
seja, se derramou tanto a fama do Elohim Yisrael que já não somente Yisrael ama
a YHWH, senão as nações estão buscando o Elohim de Yisrael. Recordem
quando uma mulher derramou na cabeça e nos pés de Yahshua perfume, e que muitos
se enojaram achando aquilo um desperdício, e o Mashiach disse que eles não
impedisse aquela mulher porque? Porque ela estava preparando Ele para
sepultura, e Ele disse que aonde esta mensagem fosse anunciada em todas as
nações, isto será um memorial do que esta mulher fez. Ou seja, isto vai ser um
ato que vai fazer me conhecer, vai ser um ato famozissímo.
Cânticos 1:4 Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.
Aqui é o
mesmo lamento do verso 2 pedindo para ir a trás de YHWH. "O rei me introduziu nas suas câmaras" estas câmaras tem a ver com as
câmaras do Templo, e esta frase "me introduziu" em hebraico é a palavra "Narusah" que está em outro tempo, ou
seja é uma esperança de que um dia vai estar. Em outras palavras, YHWH se tu me
atrai eu vou, se Tu me digas que eu ti siga e eu vou e um dia Tu me fará entrar
em tuas câmaras. " ...em ti nos regozijaremos e
nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te
amam."
Cânticos 1:5 Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.
Esta frase
"Eu sou morena" "shechorah ani" que significa negra, negra,
porém tem a ver com uma negrura com a causa da maldade e do pecado. Então, eu sou morena (negra por causa do pecado) ó filhas de Jerusalém... Ou aqueles que estejam destinados a subir a
Jerusalém, ou seja, as nações, então esta dizendo Yisrael, ok
eu sou pecadora, sou negra, porém formosa. Ou seja, mesmo estando negra por causa do pecado, não sou tão perfeita, porém
Ele YHWH me escolheu, e isto é uma maneira de pensar o povo
Judeu, sim sabemos que não somos perfeitos porém Elohim nos escolheu, somos
desejável para Ele, somos formosa
Cânticos 1:5 Eu sou morena, porém
formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar.
Quedar são descendente de Ismael, e era um
tribo de beduínos que tinha suas tendas ai no deserto que faziam de pele, e por
isto estavam negras, negras. Então, isto é uma comparação com este tipo de
tendas e por isso Yisrael diz: Sim estamos negras como as tendas dos beduínos
Ismaelitas, porém no final do verso diz "como as cortinas de Salomão." Ou seja, ao mesmo tempo em
que Yisrael é negra como estas tendas dos beduínos, também é como as cortinas de Salomão. Como se
imagina que sejam as cortinas de Salomão? São gloriosas, limpas, então Yisrael
está dizendo, mesmo que eu seja negra por causa do meu pecado, porém eu sou tão
desejável, tão formosa que YHWH por seu infinito amor me tem como as cortinas
de Salomão. E o profeta Isaías disse:
Isaías 1:18...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se
tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se
tornarão como a branca lã."
Então, vemos
a intenção deste cântico considerando que esta sendo dirigido a um povo
rebelde, que se separou de Elohim, um povo que está totalmente em pecado, porém
que aqui YHWH começa a mostra a sua infinita Misericórdia, começa a demonstrar
Seu Favor Imerecido, e tudo que nós sabemos, o que somos, Ele quer nos transformar
por Seu amor, por Sua misericórdia. São poemas de amor
Cânticos 1:6 Não olheis para o eu ser
morena; porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe
indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha,
porém, não guardei.
Olha o que
está dizendo aqui: "Não olheis para o eu ser morena" em outras palavras, ok nações
não me critiquem porque eu estou negra por causa do pecado "porque o sol resplandeceu
sobre mim"
O sol tem a ver com a idolatria com Baal, quando se prostraram diante do sol,
diante das estrelas e diante dos ídolos, então Yisrael está dizendo que está
negra porque se entregou a idolatria.
"....os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim" Esta frase "os filhos de minha mãe" é uma alegoria a multidão dos egípcios, quando
Yisrael saiu Egito disse a Toráh que foram juntos uma grande multidão de todas
as classes de línguas e tribos, e estas pessoas são as que incitaram a Yisrael
a adoração ao bezerro de ouro, são os que começaram, a dizer ah aonde está o
Elohim de vocês que não fala, vamos fazer um bezerro de ouro como fazem os egípcios
e o povo de Yisrael caíram na tentação e decidiram fazer o bezerro de ouro.
Então esta frase que diz "os filhos de minha mãe" está se referindo a estes
adotados que foram enxertados e que no decorrer do caminho incitaram ao povo a
cair na idolatria.
..." puseram-me por guarda das vinhas.." Aqui as vinhas tem a ver com
frutos, tem a ver também com a adoração, Yahshua falou da vinha e mandou aos
discípulos a tomarem do fruto da vinha, então vinha tem a ver com serviço também
a Elohim, porém aqui quando se refere "puseram-me por
guarda das vinhas"
não esta se referindo as vinhas encomendadas por YHWH, ou seja, a verdadeira
adoração, senão que se refere as vinhas dos deuses pagãos. Então esta multidão
de egípcios começaram a guardar vinhas dos deuses, porém Yisrael diz "a minha vinha, porém, não guardei."
Ou seja, o
serviço a Elohim que era meu, e eu não fiz. Então começaram a servir a deuses
falsos, e aqui do verso 5 ao verso 6 Yisrael está se dirigindo as nações, porém
no verso 7 Yisrael vai se dirigir a
YHWH.
Cânticos 1:7 Dize-me, ó tu,
a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar
ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos
rebanhos de teus companheiros?
"Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu
rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia" Em outras palavras, Yisrael
esta perguntando a YHWH, aonde estas Soberano, eu estou aqui servindo a ídolos,
sei que fui tentando, sei que não resistir e cair, e já estou toda influenciada,
porém me faz saber aonde Tu estais "ó Tu, a quem
ama minha alma"
ou seja Yisrael esta dizendo Tu sabes que te amo. Qual foi a resposta de Pedro
(Kefa) ao Mashiach ? Tu sabes que te amo Mestre. E aqui Yisrael esta querendo saber
aonde YHWH apascenta, aonde YHWH alimenta, onde o fazes descansar ao meio dia.
Quando diz "ao meio dia" é equivalente ao momento de
maior calor, ao momento aonde o sol está escaldante, e alegoricamente tem a ver
com o pior momento da história, o momento do desterro. Isto nos faz
lembra da mulher samaritana que saiu ao meio dia no mais duro do calor, e quem
é a mulher samaritana, de onde vem os samaritanos? Os samaritanos são descendentes
das 10 Tribos que se fizeram gentios, e que eram rejeitados pelos judeus, e
justamente ao meio dia vem o Mashiach ao poço e diz a esta mulher
João 4:14 Mas aquele que beber da
água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele
uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Em outras
palavras, o Messias estava dizendo que veio para as ovelhas perdidas da Casa de
Yisrael, e tu mulher eis uma ovelha perdida da Casa de Yisrael e Eu estou aqui
para te dar água, e esta mulher samaritana pergunta ao Messias a onde é o lugar
de adoração Mestre, eu estou sedenta, os judeus dizem que é em Jerusalém, nós
os samaritanos dizemos que é no monte, e eu quero saber qual é o lugar de
adoração. Em outras palavras, ela esta dizendo estas mesma expressão aqui em
Cantares 1:7 "Onde
apascentas o teu rebanho Mestre, a onde posso ter intimidade contigo" e o Mashiach lhe respondeu
João 4:23 Mas a hora vem, e agora é,
em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;
Ou seja, já
não depende de um lugar geográfico, agora depende em adorar em espírito, que
significa nascer de novo e em verdade, é um sinônimo da Toráh, duas coisas
andando juntas, primeiro cumprindo a palavra e no espírito do Mashiach. Então
voltando a Cantares Yisrael pergunta:
Cânticos 1:7..."pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos
rebanhos de teus companheiros?"
Ou seja,
porque eu tenho que seguir sendo rejeitando, sendo outro povo, porque seguirei
sendo assim? Aonde estas? Porque eu deveria estar como errantes junto aos
rebanhos de teus companheiros? Alegoricamente aqui os companheiros representa
aos reis, aos que estão dirigindo, aos que Elohim colocou para governar as
demais nações. Então Yisrael está dizendo: Porque eu tenho que andar errante
entre teus príncipes entre as nações? Olha a resposta de YHWH.
Cânticos 1:8 Se tu não o sabes, ó mais
formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas
cabras junto às moradas dos pastores.
"Se tu não o sabes, ó mais
formosa entre as mulheres" Isto significa entre todas as nações, entre toda humanidade.
"Se tu não o
sabes, ó mais formosa entre todas as tribos, sai-te pelas pisadas do rebanho" Ou seja, YHWH está dizendo: Se
tu Yisrael que andas errantes e não sabes a onde me encontrar, segue as ovelhas
do rebanho, segue as ovelhas do rebanho dos que nasceram antes de ti, e quem
são as ovelhas? Os profetas, os apóstolos, e tu não sabes a onde encontra-los,
começa seguindo as pisadas das ovelhas deles, se tu não saber á amada minha
entre as mulheres a onde me encontra, começa a seguir os que estão me seguindo,
aos que me seguiram no passado. Seguir as ovelhas deste rebanho, é o que
podemos ver em Hebreus 11 como exemplo, porque em Hebreus 11 esta toda uma
lista de ovelhas que seguiram as pisadas do rebanho de YHWH, porque essas
pessoas de Hebreus 11 foi pela fé, padeceram, sofreram, enfrentaram exércitos,
dificuldades, porém todas essas ovelhas terão galardão.
Cânticos 1:8.... sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às
moradas dos pastores."
Cabras é uma referência aos filhos de
Yisrael. Em outras palavras, YHWH esta dizendo a Yisrael, ensina a teus filhos
as palavras dos pastores anteriores a ti. E qual foi uma das principais causas
do pecado de Yisrael? Foi porque deixaram de transmitir os mandamentos aos
filhos. Então se não estas me encontrando, segue as pisadas do rebanho e começa
a ensinar a tua família as minhas palavras, e na tua família vai me encontrar.
Cânticos 1:9 Às éguas dos carros de
Faraó te comparo, ó meu amor.
Isto era
algo que eles tinham muito fixo em suas mentes, eram os cavalos de Faraó, e
porque? Porque nos tempos do império Egípcio os reis vinham ao Egito para
tomarem cavalos, porque os cavalos egípcios eram os mais prestigiados, os mais
finos, e as joias mais grandiosas e mais apreciadas para Faraó era seus
cavalos. Então YHWH faz esta comparação a Yisrael lhe dizendo "Às éguas dos carros de Faraó te comparo" Ou seja, como uma joia, como
um tesouro, como uma pérola de grande valor, Eu te comparo ó meu amor. O Mashiach
contou uma parábola em Mateus 13:44 a onde diz havia um tesouro escondido num
campo, e que um homem achou e escondeu, e vendeu tudo quanto tinha para comprar
o campo e ficar com o tesouro. E a quem representa? Ao Filho de Elohim que vai se
esvazia de todas suas riquezas para comprar o campo e ficar com o tesouro.
Cânticos 1:9 Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor.
Cânticos 1:10 Formosas são as tuas faces
entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.
Cânticos 1:11 Enfeites de ouro te
faremos, com incrustações de prata.
Uma das
coisas que sucedeu a Yisrael quando saíram do Egito, foi que lhe deram joias,
riquezas a Yisrael, e aqui YHWH lembra a Yisrael que suas mulheres saíram bem
cheias de colares, de enfeites de ouro, e o Criador está aqui elogiando a
Yisrael dizendo que formosas são
as faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com colares. E no livro de Provérbios está
escrito:
Provérbios 13:22 O
homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do
pecador é depositada para o justo.
Elohim
permite que os ímpios acumulem riquezas para dar a seus amados. Então YHWH em
Cantares esta dizendo que Yisrael é formosa entre todas as joias.
Cânticos 1:12 Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume
"Enquanto o rei está assentado à sua mesa" Ou seja, isto é um momento em
que o Rei dos reis esta pensando, e qual é sua mesa? Porque aqui está falando
no momento em que saíram do Egito, e qual será o lugar aonde se assenta, aonde
repousa depois que sai do Egito? O Monte Sinai é a mesa, o reclinatorio se
interpreta como o Monte Sinaí.
Cânticos 1:12 "...o meu nardo exala o seu perfume. Parte B
Isto
significa que, quando eles no Monte Sinaí saíram deles a natureza, porque
depois do acontecimento no Monte Sinaí Yisrael foi adorar o bezerro de ouro, ou
seja saíram de Yisrael o que eles eram, saíram o mal cheiro do que eles eram
Cânticos 1:13 O meu amado é para mim como
um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios.
O que é a
mirra? Mirra era o que se utilizava para embalsamar aos mortos, ou seja YHWH
expiou os pecados de Yisrael. Depois do bezerro de ouro Ele começo a inspirar
Moisés a escrever todas as questão do Tabernáculo, porque todo o Tabernáculo
tem como propósito expiar os pecados do bezerros de ouro, e todos os pecados
adiante. E qual é a máxima expressão do Tabernáculo? O corpo de Yahshua que é
embalsamado precisamente com mirra. Então da nossa natureza sai o nosso mal
cheiro, nossa natureza mal, e então Yisrael começa a dizer
Cânticos 1:13 "O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre
os meus seios."
YHWH levou
em seu coração o sacrifício, YHWH com todo nosso mal cheiro, expiou nossos
pecados
Cânticos 1:14 Como um ramalhete de flores nas vinhas de Engedi é
para mim o meu amado.
Este Engedi ainda existe em Yisrael, é um lugar
turístico, é um lugar aonde esteve David escrevendo alguns de seus salmos, e
este lugar é comparado com o Oásis no meio do deserto coberto de flores. Então
o que Yisrael está dizendo, que apesar de todos seus pecados, de toda sua
maldade YHWH lhe tem coberto de flores de Engedi. E no verso 15 YHWH dá uma resposta a Yisrael.
Cânticos 1:15 Eis que és formosa, ó meu
amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.
Porque YHWH
compara os olhos de Yisrael como as das pombas? Porque uma das características
da natureza das pombas, é que sempre estão querendo voltar a seus ninhos, as
pombas buscam regressar a seus ninhos, são muitos temerosas, frágeis, porém
sempre buscam regressar a seus ninhos. Então, uma das razões aqui pelo qual
YHWH exalta a beleza de Yisrael, é dizendo que os olhos, a visão de Yisrael é
sempre está buscando regressar. E mesmo que saiba que está perdita entre as
nações, sempre está buscando regressar a Casa, e por isto YHWH ama tanto a este
povo, por isto que Yisrael é formosa para YHWH, porque sempre está buscando regressar a Casa.
E isto está impressionante. Também, umas
das ofertas que se utilizava no Templo quando um leproso era curado. Pegava-se
duas pombas, uma era sacrificada e a outra era solta, porém antes de soltar uma
pomba livre, os sacerdotes pegavam a pomba que foi sacrificada, colocava ela
numa bacia de barro, e em água corrente era lavado todo o sangue, e depois
nesta bacia de água misturava-se água com sangue, sangue da pomba sacrificada,
e pegava a pomba viva banhava ela com este sangue misturado com água, e depois
soltava esta pomba livre. Uma morria e a outra se soltava livre, era uma oferta
pela lepra e a lepra é um símbolo de pecado. E isto é um
super símbolo acerca de Yahshua, que desceu em forma de um Tabernáculo terreno,
em um vaso de barro, e Ele tomou este corpo de barro, se sacrificou, e por meio
do seu sangue, e por meio da água da palavra, e uma pessoa (uma ave) representa o leproso e se banha
nesta água com sangue e depois deixa ir livre, uma expiação total. Então aqui
ao mencionar em Cantares " os teus olhos são como os
das pombas"
tem a ver sempre com estas duas coisas, sempre está buscando regressar, sempre
está buscando a expiação, e também faz lembrar de que YHWH está sempre buscando
expiar o pecado de Yisrael.
Cânticos 1:16 Eis que és formoso, ó amado
meu, e também amável; o nosso leito é de flores.
Aqui Yisrael
está dizendo que YHWH é quem é formoso, é desejável e diz "o nosso leito é flores" E leito representa intimidade, representa o
lugar mais sagrado, ou seja, representa o Templo, o Tabernáculo, o lugar de
comunhão. Porém qual é o maior Templo que se manifestou diante de nós? Uma vez
disse Yahshua que em três dias o Templo seria erguido. "o nosso leito é de flores" O que veio nos dá Ele? Flores, nosso leito é
flores.
Cânticos 1:17 As traves da nossa casa são
de cedro, as nossas varandas de cipreste.
Outra
referencia ao Templo, o Templo é o lugar de intimidade, Yisrael está dizendo
que o Templo é firme, é forte, é belo.
Yahshar Ben
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