sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cantares 1 Capitulo - O clamor por resgate













O clamor de Yisrael por resgate do seu Amado










Cânticos 1:1  Cântico dos cânticos, que é de Salomão. 

O nome Salomão em hebraico significa "Rei a quem pertence a Paz" Shlomon, e dai vem a palavra Shalom  porque todo este Cântico fala de redenção, fala de Paz com Elohim, fala de restauração. Se distribui em vários textos, porque? Porque como eu já falei,  de repente está falando Yisrael, de repente está falando YHWH, de repente está as nações, e temos que ir vendo quem esta falando em Cantares, por exemplo; no verso 2 quem está falando é Yisrael e começa dizendo:


Cânticos 1:2  Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho


Todo o livro de Cantares é uma Escritura alegórica profética do que vai acontecer, depois que o povo de Yisrael é exilado entre as nações, e não somente a Casa de Yisrael, mais também a Casa de Judá que também foram dispersados entre as nações, e este Cantares, este cântico é como uma reconquista, uma canção de clamor por reconciliação. Então o versículo 2 até o verso 7 quem está falando é Yisrael


Cânticos 1:1  Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. 


Quer dizer, Yisrael esta falando isto como que recordando a intimidade que tinha com YHWH, e aqui começa toda melancolia, já pecamos, já estou aqui no deserto, e ele já começa dizendo: "Ah se YHWH me beija-se com os beijos de sua boca alegoricamente". Este é um cântico alegórico , a tradução literal de Cantares é a alegoria, tudo são símbolos, então Yisrael diz "Beije-me ele com os beijos da sua boca" Qual é a expressão de maior intimidade de um casal? É um beijo quente, é um beijo cheio de amor. E qual é a máxima expressão de intimidade e de amor da boca de YHWH para nós? A Toráh, a Sua palavra, porque? Porque para nós, para o povo de Yisrael, se deleitar com Sua palavra com Sua Toráh é como receber beijos de YHWH. Cada vez na qual lemos algo na palavra, e descobrimos algo que antes não conhecíamos e ficamos impressionados, então o que esta acontecendo nesta hora? Estamos recebendo um beijo de YHWH. Então, em um período de desterro não existe palavras, não existe profecias e disse que neste tempo de exílio não existia a palavra, então Yisrael aqui começa dizendo: "Ah se eu tivesse outra vez a oportunidade de escutar a palavra de YHWH", aqui no verso 2 é aonde começa a melancolia diz "Ah se Ele me Beije-se com os beijos da sua boca" em outras palavras, o povo aqui está dizendo está querendo dizer. Ah YHWH se comunicasse com sua mais profunda e intima sabedoria, fosse possível ser compreendido o meu coração e minha mente para entender sua bendita Toráh, isso são beijos de sua boca


Cânticos 1:2....porque melhor é o teu amor do que o vinho. 


Yisrael está dizendo que é melhor receber a expressão do amor de YHWH que é a Toráh, do que receber todas as coisas, ou seja de todos prazeres terreno, e supostamente o maior prazer terreno é o vinho, de todas essas coisas passageiras não há nada como teu amor. Não há nada melhor do que receber o prazer e entender algo nas Escrituras na qual não havíamos entendido antes, e quando agente entende algo que não sabíamos antes agente começa a ficar admirado, uau YHWH está me dando um beijo.


Cânticos 1:3  Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam. 


Este aroma e os ungüentos aqui são uma alegoria da fama de YHWH, porque logo em seguida Yisrael diz que o Nome de Elohim é como o ungüentos derramado. Ou seja, a fama de YHWH se estendeu até as nações, entre todas as nações, e é reconhecido que o Elohim da Bíblia é o Elohim Verdadeiro. Então há uma fama da parte de YHWH, e deste a época em que atravessaram o Mar Vermelho Vermelho, as nações começaram a ter medo, ah Yisrael é o povo do Elohim que abriu o Mar Vermelho, então todos já temiam quando se ouvia falar do Elohim de Yisrael. Por isso o verso diz:


"....como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam"


E aqui quando se refere as virgens, quando se refere as filhas de Jerusalém são as nações que acompanham a Yisrael, ou seja, com nações que não é a esposa, não são virgens, são as que acompanham, são as nações que estão destinadas um dia subir a Jerusalém, que estão destinadas a um dia participar das Bodas como damas, como acompanhantes, e quando o Mashiach fala em Mateus 25 acerca das virgens prudentes e as virgens néscias, e Ele fala do juízo as nações, tem a ver com isto, então harmoniza com que aqui neste sentido as nações, e por isso disse aqui em Cantares 1:3 "por isso as donzelas te amam", ou seja, se derramou tanto a fama do Elohim Yisrael que já não somente Yisrael ama a YHWH, senão as nações estão buscando o Elohim de Yisrael. Recordem quando uma mulher derramou na cabeça e nos pés de Yahshua perfume, e que muitos se enojaram achando aquilo um desperdício, e o Mashiach disse que eles não impedisse aquela mulher porque? Porque ela estava preparando Ele para sepultura, e Ele disse que aonde esta mensagem fosse anunciada em todas as nações, isto será um memorial do que esta mulher fez. Ou seja, isto vai ser um ato que vai fazer me conhecer, vai ser um ato famozissímo.


Cânticos 1:4  Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.


Aqui é o mesmo lamento do verso 2 pedindo para ir a trás de YHWH. "O rei me introduziu nas suas câmaras" estas câmaras tem a ver com as câmaras do Templo, e esta frase "me introduziu" em hebraico é a palavra "Narusah" que está em outro tempo, ou seja é uma esperança de que um dia vai estar. Em outras palavras, YHWH se tu me atrai eu vou, se Tu me digas que eu ti siga e eu vou e um dia Tu me fará entrar em tuas câmaras. " ...em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam."


 Cânticos 1:5  Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.


Esta frase "Eu sou morena" "shechorah ani" que significa negra, negra, porém tem a ver com uma negrura com a causa da maldade e do pecado. Então, eu sou morena (negra por causa do pecado) ó filhas de Jerusalém... Ou aqueles que estejam destinados a subir a Jerusalém, ou seja, as nações, então esta dizendo Yisrael, ok eu sou pecadora, sou negra, porém formosa. Ou seja, mesmo estando negra por causa do pecado, não sou tão perfeita, porém Ele YHWH me escolheu, e isto é uma maneira de pensar o povo Judeu, sim sabemos que não somos perfeitos porém Elohim nos escolheu, somos desejável para Ele, somos formosa


Cânticos 1:5  Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar


Quedar são descendente de Ismael, e era um tribo de beduínos que tinha suas tendas ai no deserto que faziam de pele, e por isto estavam negras, negras. Então, isto é uma comparação com este tipo de tendas e por isso Yisrael diz: Sim estamos negras como as tendas dos beduínos Ismaelitas, porém no final do verso diz "como as cortinas de Salomão." Ou seja, ao mesmo tempo em que Yisrael é negra como estas tendas dos beduínos,  também é como as cortinas de Salomão. Como se imagina que sejam as cortinas de Salomão? São gloriosas, limpas, então Yisrael está dizendo, mesmo que eu seja negra por causa do meu pecado, porém eu sou tão desejável, tão formosa que YHWH por seu infinito amor me tem como as cortinas de Salomão. E o profeta Isaías disse:


Isaías 1:18...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã."


Então, vemos a intenção deste cântico considerando que esta sendo dirigido a um povo rebelde, que se separou de Elohim, um povo que está totalmente em pecado, porém que aqui YHWH começa a mostra a sua infinita Misericórdia, começa a demonstrar Seu Favor Imerecido, e tudo que nós sabemos, o que somos, Ele quer nos transformar por Seu amor, por Sua misericórdia. São poemas de amor


Cânticos 1:6  Não olheis para o eu ser morena; porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guardei


Olha o que está dizendo aqui: "Não olheis para o eu ser morena" em outras palavras, ok nações não me critiquem porque eu estou negra por causa do pecado "porque o sol resplandeceu sobre mim" O sol tem a ver com a idolatria com Baal, quando se prostraram diante do sol, diante das estrelas e diante dos ídolos, então Yisrael está dizendo que está negra porque se entregou a idolatria.

"....os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim" Esta frase "os filhos de minha mãe" é uma alegoria a multidão dos egípcios, quando Yisrael saiu Egito disse a Toráh que foram juntos uma grande multidão de todas as classes de línguas e tribos, e estas pessoas são as que incitaram a Yisrael a adoração ao bezerro de ouro, são os que começaram, a dizer ah aonde está o Elohim de vocês que não fala, vamos fazer um bezerro de ouro como fazem os egípcios e o povo de Yisrael caíram na tentação e decidiram fazer o bezerro de ouro. Então esta frase que diz "os filhos de minha mãe" está se referindo a estes adotados que foram enxertados e que no decorrer do caminho incitaram ao povo a cair na idolatria.

..." puseram-me por guarda das vinhas.." Aqui as vinhas tem a ver com frutos, tem a ver também com a adoração, Yahshua falou da vinha e mandou aos discípulos a tomarem do fruto da vinha, então vinha tem a ver com serviço também a Elohim, porém aqui quando se refere "puseram-me por guarda das vinhas" não esta se referindo as vinhas encomendadas por YHWH, ou seja, a verdadeira adoração, senão que se refere as vinhas dos deuses pagãos. Então esta multidão de egípcios começaram a guardar vinhas dos deuses, porém Yisrael diz "a minha vinha, porém, não guardei."

Ou seja, o serviço a Elohim que era meu, e eu não fiz. Então começaram a servir a deuses falsos, e aqui do verso 5 ao verso 6 Yisrael está se dirigindo as nações, porém no verso 7  Yisrael vai se dirigir a YHWH.


Cânticos 1:7  Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros? 


"Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia" Em outras palavras, Yisrael esta perguntando a YHWH, aonde estas Soberano, eu estou aqui servindo a ídolos, sei que fui tentando, sei que não resistir e cair, e já estou toda influenciada, porém me faz saber aonde Tu estais "ó Tu, a quem ama minha alma" ou seja Yisrael esta dizendo Tu sabes que te amo. Qual foi a resposta de Pedro (Kefa) ao Mashiach ? Tu sabes que te amo Mestre. E aqui Yisrael esta querendo saber aonde YHWH apascenta, aonde YHWH alimenta, onde o fazes descansar ao meio dia. Quando diz "ao meio dia" é equivalente ao momento de maior calor, ao momento aonde o sol está escaldante, e alegoricamente tem a ver com o pior momento da história, o momento do desterro. Isto nos faz lembra da mulher samaritana que saiu ao meio dia no mais duro do calor, e quem é a mulher samaritana, de onde vem os samaritanos? Os samaritanos são descendentes das 10 Tribos que se fizeram gentios, e que eram rejeitados pelos judeus, e justamente ao meio dia vem o Mashiach ao poço e diz a esta mulher


João 4:14  Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.


Em outras palavras, o Messias estava dizendo que veio para as ovelhas perdidas da Casa de Yisrael, e tu mulher eis uma ovelha perdida da Casa de Yisrael e Eu estou aqui para te dar água, e esta mulher samaritana pergunta ao Messias a onde é o lugar de adoração Mestre, eu estou sedenta, os judeus dizem que é em Jerusalém, nós os samaritanos dizemos que é no monte, e eu quero saber qual é o lugar de adoração. Em outras palavras, ela esta dizendo estas mesma expressão aqui em Cantares 1:7 "Onde apascentas o teu rebanho Mestre, a onde posso ter intimidade contigo" e o Mashiach lhe respondeu


João 4:23  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; 


Ou seja, já não depende de um lugar geográfico, agora depende em adorar em espírito, que significa nascer de novo e em verdade, é um sinônimo da Toráh, duas coisas andando juntas, primeiro cumprindo a palavra e no espírito do Mashiach. Então voltando a Cantares Yisrael pergunta:


Cânticos 1:7..."pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?"  


Ou seja, porque eu tenho que seguir sendo rejeitando, sendo outro povo, porque seguirei sendo assim? Aonde estas? Porque eu deveria estar como errantes junto aos rebanhos de teus companheiros? Alegoricamente aqui os companheiros representa aos reis, aos que estão dirigindo, aos que Elohim colocou para governar as demais nações. Então Yisrael está dizendo: Porque eu tenho que andar errante entre teus príncipes entre as nações? Olha a resposta de YHWH.


Cânticos 1:8  Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores


"Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres" Isto significa entre todas as nações, entre toda humanidade. "Se tu não o sabes, ó mais formosa entre todas as tribos, sai-te pelas pisadas do rebanho" Ou seja, YHWH está dizendo: Se tu Yisrael que andas errantes e não sabes a onde me encontrar, segue as ovelhas do rebanho, segue as ovelhas do rebanho dos que nasceram antes de ti, e quem são as ovelhas? Os profetas, os apóstolos, e tu não sabes a onde encontra-los, começa seguindo as pisadas das ovelhas deles, se tu não saber á amada minha entre as mulheres a onde me encontra, começa a seguir os que estão me seguindo, aos que me seguiram no passado. Seguir as ovelhas deste rebanho, é o que podemos ver em Hebreus 11 como exemplo, porque em Hebreus 11 esta toda uma lista de ovelhas que seguiram as pisadas do rebanho de YHWH, porque essas pessoas de Hebreus 11 foi pela fé, padeceram, sofreram, enfrentaram exércitos, dificuldades, porém todas essas ovelhas terão galardão.


Cânticos 1:8.... sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores." 


Cabras é uma referência aos filhos de Yisrael. Em outras palavras, YHWH esta dizendo a Yisrael, ensina a teus filhos as palavras dos pastores anteriores a ti. E qual foi uma das principais causas do pecado de Yisrael? Foi porque deixaram de transmitir os mandamentos aos filhos. Então se não estas me encontrando, segue as pisadas do rebanho e começa a ensinar a tua família as minhas palavras, e na tua família vai me encontrar.


Cânticos 1:9  Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor. 


Isto era algo que eles tinham muito fixo em suas mentes, eram os cavalos de Faraó, e porque? Porque nos tempos do império Egípcio os reis vinham ao Egito para tomarem cavalos, porque os cavalos egípcios eram os mais prestigiados, os mais finos, e as joias mais grandiosas e mais apreciadas para Faraó era seus cavalos. Então YHWH faz esta comparação a Yisrael lhe dizendo "Às éguas dos carros de Faraó te comparo" Ou seja, como uma joia, como um tesouro, como uma pérola de grande valor, Eu te comparo ó meu amor. O Mashiach contou uma parábola em Mateus 13:44 a onde diz havia um tesouro escondido num campo, e que um homem achou e escondeu, e vendeu tudo quanto tinha para comprar o campo e ficar com o tesouro. E a quem representa? Ao Filho de Elohim que vai se esvazia de todas suas riquezas para comprar o campo e ficar com o tesouro.


Cânticos 1:9    Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor. 
Cânticos 1:10  Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares. 
Cânticos 1:11  Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata. 


Uma das coisas que sucedeu a Yisrael quando saíram do Egito, foi que lhe deram joias, riquezas a Yisrael, e aqui YHWH lembra a Yisrael que suas mulheres saíram bem cheias de colares, de enfeites de ouro, e o Criador está aqui elogiando a Yisrael dizendo que formosas são as faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com colares. E no livro de Provérbios está escrito:


Provérbios 13:22  O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo. 


Elohim permite que os ímpios acumulem riquezas para dar a seus amados. Então YHWH em Cantares esta dizendo que Yisrael é formosa entre todas as joias.


Cânticos 1:12  Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume 


"Enquanto o rei está assentado à sua mesa" Ou seja, isto é um momento em que o Rei dos reis esta pensando, e qual é sua mesa? Porque aqui está falando no momento em que saíram do Egito, e qual será o lugar aonde se assenta, aonde repousa depois que sai do Egito? O Monte Sinai é a mesa, o reclinatorio se interpreta como o Monte Sinaí.


  Cânticos 1:12 "...o meu nardo exala o seu perfume.  Parte B


Isto significa que, quando eles no Monte Sinaí saíram deles a natureza, porque depois do acontecimento no Monte Sinaí Yisrael foi adorar o bezerro de ouro, ou seja saíram de Yisrael o que eles eram, saíram o mal cheiro do que eles eram


 Cânticos 1:13  O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios. 


O que é a mirra? Mirra era o que se utilizava para embalsamar aos mortos, ou seja YHWH expiou os pecados de Yisrael. Depois do bezerro de ouro Ele começo a inspirar Moisés a escrever todas as questão do Tabernáculo, porque todo o Tabernáculo tem como propósito expiar os pecados do bezerros de ouro, e todos os pecados adiante. E qual é a máxima expressão do Tabernáculo? O corpo de Yahshua que é embalsamado precisamente com mirra. Então da nossa natureza sai o nosso mal cheiro, nossa natureza mal, e então Yisrael começa a dizer

 Cânticos 1:13  "O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios." 

YHWH levou em seu coração o sacrifício, YHWH com todo nosso mal cheiro, expiou nossos pecados

 Cânticos 1:14  Como um ramalhete de flores nas vinhas de Engedi é para mim o meu amado.

Este Engedi ainda existe em Yisrael, é um lugar turístico, é um lugar aonde esteve David escrevendo alguns de seus salmos, e este lugar é comparado com o Oásis no meio do deserto coberto de flores. Então o que Yisrael está dizendo, que apesar de todos seus pecados, de toda sua maldade YHWH lhe tem coberto de flores de Engedi. E no verso 15 YHWH dá uma resposta a Yisrael.


 Cânticos 1:15  Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.


Porque YHWH compara os olhos de Yisrael como as das pombas? Porque uma das características da natureza das pombas, é que sempre estão querendo voltar a seus ninhos, as pombas buscam regressar a seus ninhos, são muitos temerosas, frágeis, porém sempre buscam regressar a seus ninhos. Então, uma das razões aqui pelo qual YHWH exalta a beleza de Yisrael, é dizendo que os olhos, a visão de Yisrael é sempre está buscando regressar. E mesmo que saiba que está perdita entre as nações, sempre está buscando regressar a Casa, e por isto YHWH ama tanto a este povo, por isto que Yisrael é formosa para YHWH,  porque sempre está buscando regressar a Casa. E isto está impressionante. Também, umas das ofertas que se utilizava no Templo quando um leproso era curado. Pegava-se duas pombas, uma era sacrificada e a outra era solta, porém antes de soltar uma pomba livre, os sacerdotes pegavam a pomba que foi sacrificada, colocava ela numa bacia de barro, e em água corrente era lavado todo o sangue, e depois nesta bacia de água misturava-se água com sangue, sangue da pomba sacrificada, e pegava a pomba viva banhava ela com este sangue misturado com água, e depois soltava esta pomba livre. Uma morria e a outra se soltava livre, era uma oferta pela lepra e a lepra é um símbolo de pecado. E isto é um super símbolo acerca de Yahshua, que desceu em forma de um Tabernáculo terreno, em um vaso de barro, e Ele tomou este corpo de barro, se sacrificou, e por meio do seu sangue, e por meio da água da palavra, e uma pessoa (uma ave) representa o leproso e se banha nesta água com sangue e depois deixa ir livre, uma expiação total. Então aqui ao mencionar em Cantares " os teus olhos são como os das pombas" tem a ver sempre com estas duas coisas, sempre está buscando regressar, sempre está buscando a expiação, e também faz lembrar de que YHWH está sempre buscando expiar o pecado de Yisrael.


 Cânticos 1:16  Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é de flores. 


Aqui Yisrael está dizendo que YHWH é quem é formoso, é desejável e diz "o nosso leito é flores" E leito representa intimidade, representa o lugar mais sagrado, ou seja, representa o Templo, o Tabernáculo, o lugar de comunhão. Porém qual é o maior Templo que se manifestou diante de nós? Uma vez disse Yahshua que em três dias o Templo seria erguido. "o nosso leito é de flores" O que veio nos dá Ele? Flores, nosso leito é flores.


 Cânticos 1:17  As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas de cipreste.  


Outra referencia ao Templo, o Templo é o lugar de intimidade, Yisrael está dizendo que o Templo é firme, é forte, é belo.

Yahshar Ben



Nenhum comentário:

Postar um comentário