É correto adorar a Yeshua? É correto dirigir nossas orações a Ele? Podemos ser instrumento de reconciliação entre Judá e Efraim? Porque se
existe um tema que divida a Judá (Judaísmo) e a Efraim (Cristianismo) é o tema da
divindade do Mashiach
O PRINCIPIO DA AGÊNCIA DIVINA
Como podemos entender a Divindade do Messias Yeshua? Será que ele é Divino? É o Messias "Deus" ou não é "Deus"? porque
existem versículos que parecem que sim, porém tem outros versículos que mostram
que não. Será que o Mashiach é 100% homem e 100% Deus? Então vamos estudar esta
parte do tema com um principio que se conhece dentro do judaísmo como O
PRINCIPIO DA AGÊNCIA DIVINA. Então vamos ao livro de Zacarias aonde estar
expressado este principio
Zacarias 3:1 E ele mostrou-me o sumo
sacerdote Josué, o qual
estava diante do malach de YHWH, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe
opor.
Malach literalmente significa Mensageiro, Enviado
Zacarias 3:2 Mas YHWH disse a
Satanás: YHWH te repreenda, ó Satanás,
sim, YHWH, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do
fogo?
Então, aqui nós vemos o Eterno dizendo a satanás: YHWH te reprenda. Então
porque não disse Eu te reprendo satanás? Então quem seria o que disse a satanás
isto? O próprio anjo de YHWH, ou seja, Elohim não aparece aqui fisicamente
porque a Ele não podemos ver, então o Eterno se manifesta através de uma
aparição que é um mensageiro quem foi o que disse a satanás que YHWH te
reprenda.
Zacarias 3:3 Josué, vestido
de vestes sujas, estava diante do anjo.
Porque YHWH não disse Eu te repreendo? Quem é o YHWH que esta falando? O
anjo (Malach-Mensageiro) de YHWH. Elohim é Espírito e não pode entra ao espaço da matéria e tempo,
porém Elohim se manifesta através de uma aparição por este mensageiro, e este
mensageiro. Porque o que aconteceria se Elohim penetrasse na matéria e tempo
porque Ele deixaria de ser Eterno. Então se Elohim não pode entrar porque não
tem uma forma, não tem uma matéria e porque o tempo é limitado e Elohim é
ilimitado, então se o Criador entrasse na matéria e tempo que é limitado Ele se
limitaria. Então ele entra através de um Malach, de um mensageiro, através de
uma manifestação de si mesmo
João 4:24 Elohim é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em
verdade.
Então se Malach e esta palavra tem a ver com mensageiro, com alguém que o
Criador envia, então vamos saber o que disse I Timóteo 6:15-16 que confirma que
Elohim não tem matéria, Elohim não tem imagem, não tem corpo e não existe
maneira para que Ele entre na matéria e tempo e nos espaço físico
1 Timóteo 6:15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e Único Poderoso
Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
Então qui Paulo esta escrevendo depois do Mashiach
1 Timóteo 6:16 Aquele
que tem, ele só, a imortalidade, e habita na
luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
Quem é o Único que tem imortalidade? Será que Paulo aqui estava se
referindo ao Messias Não, ele esta se referindo ao Criador. Então para um ser
humano poder ver ao Criador tinha que acontecer sabe o que? O Criador teria que
deixar de ser Eterno, deixar de ser imortal, teria que deixar de ser Espirito e
se materializar-se. Então isto é impossível. O Eterno nunca se materializou e
entrou na dimensão do ser humano, porque se alguém ver o Criador, esta pessoa é exterminada, e por isto
os pais de Sansão tiveram medo, porém quem eles estavam vendo foi o Malach, uma
manifestação.
Então, se ninguém tem visto a Elohim, então as visões dos profetas quando
si diz que eles viram a YHWH na realidade quem era que eles estavam vendo? Era
uma espécie de uma realidade virtual, ou sua voz, sua aparência que se percebia
através do Anjo de YHWH que é Yeshua. Então era o Mashiach quem se manifestava
antes de entrar á um corpo físico. Então o Criador utiliza um Mediador para
entrar na nossa dimensão, a qual lhe tem dado seu Nome ou seja, sua Autoridade.
Então Yeshua é este Mensageiro, é este Malach que também se pode traduzir como
Emissário
Êxodo 23:20 confirma um pouco isto
Êxodo 23:20 Eis que eu envio um
anjo (mensageiro)
diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho
preparado.
Quem foi que guiou a Yisrael no deserto? Quem foi
que tirou a Yisrael do Egito? O Malach. Então assim como este anjo tirou
Yisrael do Egito e os levou a Terra Prometida, o mesmo fará no segundo êxodo,
porém agora será de todas as nações
Êxodo 23:21 Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o
provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o Meu Nome está nele.
Tudo isto é conhecido no Judaísmo como a Agencia Divina ou Shlichut. Ou seja, isto é a lei do Shlichut e Shlichut tem a ver com algo que é Enviado
Vamos ver o que disse a Enciclopédia Judaica (http://www.jewishencyclopedia.com/) o que esta escrito:
A lei da agência se trata com o etatus de uma
pessoa (conhecida como o agente) atuando pela direção de outra (O principal) e
por tanto, legalmente comprometido ao principal em sua conexão com uma terceira
pessoa. (Ou seja, aqui
esta dizendo que o Eterno entrega a este agente toda sua representação, toda
sua maneira de se manifestar vai ser através deste agente, porque Elohim não
pode se manifestar diretamente a humanidade porque Ele é Espírito, porém o que
Ele faz? Se manifesta através de um Mediador, de um Malach, de um Mensageiro.
Então quem escutar a este Mensageiro esta escutando ao Eterno, porém quem não
escuta este Malach não esta escutando ao Eterno) Continuando: A pessoa
que compromete nesta maneira ao principal é Seu agente, conhecido na lei
judaica como Shaliach (um
que é enviado, o apostolo como se chama assim o meso Paulo que disse que ele
era o apostolo do Messias em Hebreus 3:1) A relação do principal com seu
agente é conhecida como Agencia
que em hebraico é Shlicht. O principio geral se anuncia desta maneira: O AGENTE DE UM HOMEM
É COMO O MESMO. (Seder Kodashim, Mas Menachot. 93b, 9).
Então com isto podemos entender o porque disse o Mashiach Yahshua em João
14:9 Quem me vê a mim, vê
o Pai.... E isto não significa que o Pai se materializou, simplesmente
esta dizendo este principio. Vejamos esta declaração na Carta ao Hebreus 3
Hebreus 3:1 Por isso, irmãos santos, participantes da vocação
celestial, considerai a
Yeshua o Ungido, Apóstolo
(Shaliach) e Sumo Sacerdote
da nossa confissão,
Então, o que vem da palavra Malach? Vem a palavra Shaliach que tem a mesma
raiz. Então Yeshua é o Malach, o Enviado e Sumo Sacerdote. O mesmo que vimos em Zacarias
3:1 que fala de Yehoshua o sumo sacerdote. Então Yeshua é o Mediador entre
Elohim e os homens, o qual já vimos através do principio de Agência Divina.
Então somente entendendo isto poderemos entender todas as passagens aonde Yeshua
se faz Um com o Pai, senão nós vamos entender de maneira equivocada.
João 1:18 Elohim nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que
está no seio do
Pai, esse o revelou.
Esta palavra Seio em hebraico é a palavra Colo que se chama בְּחֵיק becheik. Ou seja Yahshua desde antes da Criação ele já estava
em uma manifestação do Pai
Isaías 43:10 Vós sois as minhas testemunhas, diz
YHWH, e meu servo,
a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o
mesmo, e que antes de mim
deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Aqui é tanto uma referencia a Yisrael como ao
Mashiach. Então aqui é como se o Criador estivesse dizendo: Eu vou me
manifestar através deste servo como se Eu mesmo fosse.
Isaías 43:11 Eu, Eu Sou YHWH, e fora de Mim não há
Salvador.
Então quem é que está nos salvado quando Yahshua
esta morrendo na cruz? O Pai YHWH porque? Porque YHWH esta se manifestando em
Yahshua e manifestando sua salvação.
Isaías 45:21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai
conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde
então o anunciou? Porventura não sou Eu, YHWH? Pois não há outro Elohim senão
Eu; Elohim justo e Salvador não há além de mim.
Isaías 45:22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós,
todos os termos da terra; porque Eu Sou Elohim, e não há outro. Isaías
Isaías 45:23 Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da
minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o
joelho, e por mim jurará toda a língua.
Filipenses 2:5 De sorte que haja em vós o mesmo
sentimento que houve também no Messias Yeshua,
Filipenses 2:6 Que, sendo em forma de Elohim, não teve por usurpação ser igual a Elohim,
Isto de ser ""em forma de"" esta falando quando disse em Gênesis
1:16 Façamos o homem
conforme a nossa imagem O que significa quando aqui Paulo diz: ..Em forma de ?
Filipenses 2:7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a
forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Então o que significa este em forma de ? significa
que o Mashiach é uma representação, é uma sombra do Eterno, e mesmo sendo assim
o Mashiach não usurpou ter esta autoridade total sobre toda a terra, senão que
ele se fez como o mais baixo de todos os homens, se fez como servo.
Filipenses 2:7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a
forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:8 E, achado na forma de homem,
humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:9 Por
isso, também Elohim o exaltou
soberanamente, e lhe deu
Um Nome que é sobre todo o nome
Qual nome foi que o Criador lhe deu? Quais
letras levam o nome original do sumo sacerdote Josué? יה Yah (Yod He + ושע Vav Shin Ayin (Hoshia), então qual é
o nome? Yah+hoshua ou seja, Yah – Salva. Então ao Mashiach o Eterno lhe deu Seu
Nome ou seja, Sua Autoridade, sua representação e para o que?
Filipenses 2:10 Para que ao Nome de Yahshua se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e
debaixo da terra,
Filipenses 2:11 E toda a língua confesse que Yahshua o Messias é o Senhor, para
glória de Elohim Pai.
Então para o que nós dobramos o joelho diante de
Yeshua? È para glória de quem? A quem estamos dando glória se entendemos isto?
Não é ao Mashiach e sim a YHWH, porém temos que entender que em Yahshua esta
toda autoridade, toda potestade do Pai.
1 Timóteo 2:5 Porque
há um só Elohim, e um só Mediador entre Elohim e os homens, Yahshua o
Mashiach homem.
Então, há um só Elohim e um só Malach, um só
Enviado para representar ao Criador em toda sua Plenitude que é Yahshua HOMEM
Mateus 19:16 E eis que, aproximando-se dele um
jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Mateus 19:16
Mateus 19:17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há
bom senão um só, que é Elohim. Se queres, porém, entrar na vida, guarda
os mandamentos.
Olha o que esta respondendo o Mashiach a esta
pessoa, ele esta primeiro dizendo que Ele não é Deus e logo em seguida esta
dizendo que a salvação consiste em guardar os mandamentos.
João 20:17 Disse-lhe Yeshua: Não me detenhas,
porque ainda não Subi para
meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai
e vosso Pai, meu
Elohim e vosso Elohim.
J
Ou seja Yahshua tinha a Seu Poderoso
1 Coríntios 15:28 E, quando todas as coisas lhe
estiverem sujeitas, então também
o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que
YHWH seja tudo em todos.
Ou seja, o Criador deu a Yeshua uma autoridade,
lhe deu Seu Nome, lhe deu uma potestade para cumprir um propósito. Por qual
razão Faraó deu seu anel, seu selo a José? Porque com este anel se firmava os
documentos. Então se José no Egito firmava documentos, na realidade quem é que
estava firmando? Faraó, então a pergunta é: Faraó deu o Egito a José para sempre, ou era
temporal? Quando se cumpriu o objetivo então o anel voltou para Faraó? Quando
ele ganhou toda a riqueza e ganhou tudo e todos para Faraó, então chegou o
momento em que Jose entregou para Faraó e se sujeitou a Faraó. Então é
exatamente acontece com o Mashiach, ele vai cumprir com um objetivo de
recuperar, de salvar o que se havia perdido, e uma vez que ele salve e os
apresente ao Pai este propósito cumprido, o que vai fazer o Mashiach? Vai
entregar tudo ao Pai porque tudo é dele, e o Mashiach mesmo vai se sujeitar e
vai se colocar como nosso irmão maior e primogênito, e então seremos irmãos.
João 17:1 Yahshua falou assim e, levantando seus
olhos ao céu, disse: Pai,
é chegada a hora; glorifica
a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
João 17:2 Assim como lhe deste poder (Seu Nome) sobre toda a carne, para que dê a vida
eterna a todos quantos lhe deste.
João 17:3 E a vida eterna é esta: que te
conheçam, a ti só, por único
Elohim verdadeiro, e a Yahshua o Mashiach , a quem enviaste.
O que esta dizendo aqui o Mashiach que é a vida
eterna? Que somente conheçamos a YHWH como Único Elohim Verdadeiro, isto é a
vida eterna. Porém como vão conhecer ao Eterno? Através de que manifestação
vamos conhecer ao Eterno? a Yahshua o Mashiach ,
a quem enviaste. Outra vez, Malach
João 17:4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo
consumado a obra que me deste a fazer.
João 17:5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto
de ti mesmo, com aquela
glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
O que disse João 1:18 que o Mashiach estava aonde
antes? No seio que já vimos que é a palavra בְּחֵיק becheik que significa Colo
Gálatas 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, YHWH enviou seu Filho,
nascido de mulher, nascido sob a lei,
Qual foi o propósito de Yahshua?
Gálatas 4:4 Para remir os que estavam debaixo da
lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Este foi o propósito de Yahshua trazer de volta
dos os ramos que se perderam a enxerta-las na boa Oliveira
João 14:7 Se
vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o
conheceis, e o tendes
visto.
João 14:8 Disse-lhe
Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
João 14:9 Disse-lhe
Yahshua: Estou há tanto
tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e
como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
João 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que
o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo
de mim mesmo, mas o Pai,
que está em mim, é quem faz as obras.
Aqui esta
a explicação, porque o Mashiach não esta dizendo eu sou o Pai. Porém ele esta dizendo: Não crês tu que eu estou no Pai,
e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que
está em mim, é quem faz as obras
Então, o
anterior significa que o Espírito (Presença) do Pai esta nele como já vimos em
Êxodo 23
Êxodo 23:20 Eis
que eu envio um anjo
(mensageiro) diante de ti, para que te guarde
pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Êxodo 23:20
Êxodo 23:21 Guarda-te
diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a
vossa rebeldia; porque o
Meu Nome está nele.
Isaías 9:6 Porque
um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus
ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz.
Como é que
este menino vai ser Pai da Eternidade, Principe de Paz, Deus forte, como é que
este menino vai ser isto? Porque o Espírito do Eterno vai estar nele. Então
isto são títulos do Eterno.
Isaías 42:21 Eis aqui o Meu Servo, a quem
sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o Meu Espírito sobre
ele; ele trará justiça as nações.
E isto esta
expressando em Lucas 4
Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde
fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e
levantou-se para ler.
Lucas 4:17 E foi-lhe dado o livro do
profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
Lucas 4:18 O Espírito de YHWH é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres.
Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
Lucas 4:19 A pregar liberdade aos
cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A
anunciar o ano aceitável do Senhor.
Nisto consiste esta o Espírito de YHWH sobre o
Mashiach, por isto ele disse que quem via a ele também via ao Pai, porque ele
esta representando YHWH
João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Elohim, e o Verbo era Elohim.
Ou seja, o Mashiach é a expressão, é a vontade, ele é a Palavra de Elohim
João 1:2 Ele estava no princípio com Deus.
João 1:3 Todas as coisas foram
feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Ou seja, através de quem Elohim fez a criação se Ele não pode entrar em
contato coma criação? Através da Sua Palavra que é outro termino para se referir
a Seu Malach (Enviado). Então foi através dele que se fez todas as coisas
João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a
glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Então, para concluir Yeshua ensinou que somente há um Só Elohim que
somente Ele é digno de adoração. Então será que podemos adorar ao Mashiach?
Marcos 12:29 E Yeshua respondeu-lhe: O
primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o YHWH nosso Elohim é o Único YHWH. Marcos
12:29
Qual é o mais grande mandamento? Reconhecer que
há somente um Elohim. Será que o Mashiach cumpriria o mais grande mandamento?
Sim, então o próprio Mashiach esta dizendo que o Maior mandamento é adorar
somente ao Único Elohim que é seu Pai. Também tem uma passagem aonde satanás
tenta ao Mashiach para que ele o adore, e qual foi a resposta do Mashiach?
Mateus 4:10
Mateus 4:10 Então disse-lhe Yahhsua:
Vai-te, Satanás, porque está escrito: A YHWH teu Elohim adorarás, e só a Ele servirás.
A quem Yeshua disse que devemos adorar? Somente
a Seu Pai, somente o Eterno é digno de Adoração, isto quem disse foi o
Mashiach, então porque o próprio Mashiach também disse: Quem honra a mim honra ao Pai? A quem
estamos honrando quando honramos ao Mashiach? Não estamos honrando a Yahshua,
senão seu Pai que é aquele quem lhe enviou.
Por
isto que as palavras do Mashiach são tão mal interpretadas ao longo da
história, aonde ele se faz igual ao Pai. Estas passagens deve ser entendidas
debaixo do principio judeu da Agência Divina (Shlichut), porque esta é a
maneira mais simples de compreender a relação entre Pai e o Filho. Por isto podemos entender
textos como I João 5:20
1 João 5:20 E sabemos que já o Filho de Elohim é vindo, e nos
deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro
estamos, isto é, em seu Filho Yeshua o Mashiach. Este é o verdadeiro Elohim e a vida eterna.
Como podemos interpretar isto? Como será que entendeu o apostolo João
isto que ele mesmo escreveu? Como vamos interpretar? Pois como Yeshua disse
que interpretemos. João 10:33-36 Yeshua ensina como interpretar isto de que
ele é Deus (Elohim)
João 10:33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te
apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus
(Elohim) a ti mesmo.
Aqui os fariseus querem apedrejar ao Mashiach porque o que eles
entendem é que o Mashiach é Deus (Elohim), e qual é a resposta do Mashiach?
João 10:34 Respondeu-lhes Yeshua: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois
deuses?
João 10:35 Pois, se a
lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus (Elohim) foi dirigida (e
a Escritura não pode ser anulada)
João 10:36 Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo,
vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus (Elohim)?
A quem o Mashiach esta se referindo aqui? Quem eram os que tinham a
palavra, ou o mandamento de interpretar a palavra? Aos juízes da época de
Moisés. Então, se a eles a Toráh disse que se chamavam Elohim, a mim que não
estou dizendo ser Elohim senão Ben Elohim, vocês me dizem que estou blasfemando?
Se aos juízes se chamou Elohim, e aonde disse isto?
Êxodo 21:6 Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à
porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela;
e ele o servirá para sempre.
Vehigisho adonav
el-ha'Elohim
vehigisho el-hadelet o el-hamezuzah veratsa adonav et-ozno bamartsea va'avado
le'olam
Esta palavra juízes em hebraico é a palavra Elohim. Então aqui esta
dizendo que os juízes de Yisrael eram chamado de Elohim.
Êxodo 22:28 Aos juízes
não amaldiçoarás, e o príncipe dentre o teu
povo não maldirás .
(Elohim lo tekalel venasi ve'amecha lo ta'or.)
Isto é um mandamento da Toráh que não podemos levantar falso, falar
mal, criticar a ninguém, porém em especifico aos juízes de Yisrael porque são
uma autoridade. Então o que significa Elohim? Elohim é simplesmente um titulo
que significa Poderoso, poderes. Então não amaldiçoarás ao poderoso, porque quem foi que deu o
poder aos juízes? YHWH, então se estamos falando mal deles, então estamos
falando mal do Eterno, estamos agindo como se o Eterno não tenha controle de
todas as coisas
Deus está na congregação dos poderosos (Elohim); julga no meio dos deuses. Salmos 82:1
Mizmor le'Asaf Elohim nitsav
baadat -el beqerev elohim yispot
Ou seja, Elohim estar na reunião dos elohim, e agora?
Salmos 82:2 Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as
pessoas dos ímpios?
E aqui o Eterno estar repreendendo os juízes que estavam fazendo mal seus
trabalhos, eles estavam julgando injustamente, e porque é tão grave que os
Juízes julguem injustamente? Porque a quem o povo esta vendo nas pessoas dos
juízes é YHWH. Por isto esta escrito que o Nome de YHWH é blasfemado entre as
nações e porque? Porque muitas pessoas se afastam por causa do mal exemplo das
autoridades que o Eterno coloca entre seu povo. Então para que entendamos que o nome Elohim simplesmente é um titulo, é uma
maneira de se referir ao poder que o Eterno concede a alguém.
Êxodo 7:1 Então disse YHWH a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
Vayomer YHWH el-Moshe re'eh netaticha
Elohim le-Far'oh ve'Aharon achicha yihyeh nevi'echa.
O interessante é que nas traduções se colocam com a letra minúscula a
palavra Deus quando se refere a alguém comum, porém nos caracteres hebraico não
tem minúscula nem maiúscula
וַיֹּאמֶר יְהוָה אֶל־מֹשֶׁה רְאֵה נְתַתִּיךָ אֱלֹהִים לְפַרְעֹה וְאַהֲרֹן אָחִיךָ יִהְיֶה נְבִיאֶךָ
Ou seja, que Moisés será Deus e quem falará em nome de Moisés será Arão. E
naquela época os judeus não entendiam que Moisés era Deus em carne. Então desta maneira podemos entender Colossenses 1:15 que disse que o Mashiach é a imagem do Elohim
invisível, porém isto deve ser entendido da perspectiva hebreia do que
isto significa, e não dentro do pensamento
grego-romano que deu origem a doutrina pagã da trindade, que estar muito
longe da revelação Divina através das Escrituras. Existe dois exemplos nas Escrituras aonde se ilustra a diferencia de
compreensão acerca deste conceito da Agência Divina. Se trata de dois milagres
sobrenaturais, e vejamos que as testemunhas atuaram baseados em sua compreensão
acerca da divindade.
Mateus 9:2 E Yeshua, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho,
tem bom ânimo, perdoados
te são os teus pecados.
Mateus 9:3 E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
Mateus 9:4 Mas Yeshua, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por
que pensais mal em vossos corações?
Mateus 9:5 Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus
pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
Mateus 9:6 Ora, para que saibais
que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
Então aqui, o Mashiach mostrou que ele tem autoridade para perdoar pecados,
porém que o deu esta autoridade? Seu Pai e porque? Porque seu Nome é Salvação e
salvação do que? Dos seus pecados
Mateus 9:7 E, levantando-se, foi para sua casa.
Mateus 9:2 E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Elohim, que dera
tal poder aos homens.
Aqui esta dizendo que a multidão se prostrou diante de Yahshua e o adorou?
Não, as pessoas glorificaram ao Eterno que havia dado tal poder ao homens. Notemos que esta audiência era judia, por tanto estavam instruídos nas
Escrituras e por tanto souberam a quem dirigir seus louvores. Agora vamos ver o que acontece em outro milagre, porém já não era uma
audiência judia e sim em meio aos gentios que já não não tinham este
entendimento, porque eram uma audiência estrangeira que tinha sido instruídos
debaixo da mitologia grega dos deus tomando forma humana.
Atos 14:8 E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés,
coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
Atos 14:9 Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e
vendo que tinha fé para ser curado,
Atos 14:10 Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E
ele saltou e andou.
Atos 14:11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a
sua voz, dizendo em língua licaónica: Fizeram-se os deuses (elohim) semelhantes
aos homens, e desceram até nós.
Atos 14:12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque
este era o que falava.
Ou seja, mitologia grega, os deuses descem em forma humana
Atos 14:13 E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da
cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria
com a multidão sacrificar-lhes.
Atos 14:14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo,
rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
Atos 14:15 E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós
também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que
vos convertais dessas vaidades ao Elohim vivo, que fez o céu, e a terra, o mar,
e tudo quanto há neles;
Ou seja, estas pessoas aqui tinham o
conceitos aonde os deuses se faziam homem, porém o conceito primitivo do Elohim
dos hebreus é um conceito mais alem do que possamos imaginar, então não há
maneira de conceber a Elohim, Elohim nunca se fez carne. Então tudo era Deus
para os gregos, porém o conceito de Elohim de maneira Bíblia é que Ele não é a
criação, Elohim não é matéria, Ele é mais que isto. De modo que este é o
problema dos gentios, que se prostram diante de tudo
De modo que a
doutrina da trindade, a bi-unidade, ou qualquer outra semelhança, são resultado
da falta de conhecimento da revelação e entendimento hebreu das Escrituras, e a
mistura com o paganismo que se introduziu no cristianismo a partir do 2º
século. O Nome Elohim para sustentar que "Deus" é plural, não tem base, já que existe também outras palavras em hebraico que
tem uma terminação plural a pesar de serem singulares, como Mayim (água), Panim
(rosto) e incluso até Yerushalayim e no caso de Yerushalayim a terminação é
dual dando a entender que houvesse duas Yerushalayim, em certo sentindo sim,
porém isto é outro assunto. Então não necessariamente que uma palavra termine em
plural na realidade seja plural. A regra para saber se uma palavra é plural ou
se é simplesmente um titulo, uma expressão, e é na realidade um singular, é a
conjunção do verbo que se segue (Bereshit bará Elohim) bará é a palavra criou
em singular, porque se fosse plural seria (Bereshit barim Elohim), porém não disse isto,
disse Bará (criou) no singular. Também o término Espírito Santo que é aonde
também se fez outra grande doutrina de que é a terceira pessoa da trindade e um
monte de coisas sem sentido. Espírito Santo (Ruach HaKodesh) simplesmente
significa O Vento da Santidade, ou seja, é uma maneira de imaginar que YHWH
estar em todas as partes. Isto é outro titulo de Elohim.
A Elohim também se
chama de Shadday, e o que significa Shadday? Significa Seios, porém será que Elohim são
Seios? Não, é simplesmente uma maneira de se referir que o Eterno é como uma
mãe que nos sustenta. Então é uma maneira poética de descrever ao Eterno com
terminología que possamos entender. Então, quando estar falando de Espírito
Santo, esta falando simplesmente de que Ele se manifesta como um vento porque
Ele estar em todas as partes. Por isto não tem nada a ver com a doutrina da
terceira pessoa da trindade
A resposta a pergunta de se
adorar, honrar, exaltar a Yashua é idolatria? A resposta é NÃO e porque? Não é
idolatria sempre quando entendamos que o que adoramos no Mahiach é a unção do Nome ou a Autoridade
que ele tem. Se nós entendemos que adorar a Yahshua estamos adorando ao
Pai, porque o Mashiach é a manifestação dos atributos Divino de amor, de
perdão, de salvação, de compaixão. Então se são estes atributos que estamos exaltando
no Mashiach, então nós estamos adorando ao pai
Apocalipse 5:11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao
redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de
milhões, e milhares de milhares,
Apocalipse 5:12 Que com grande voz diziam: Digno é o
Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e
honra, e
glória, e ações de graças.
Aqui estamos vendo que o Mashiach no céu estar
recebendo louvores de milhares de milhares, e porque estes milhares de milhares
não são corrigidos? Porque aqui é aonde nós vamos ter um entendimento muito
claro da Divindade. Porém aqui n aterra, pessoas que não entendem tudo isto e
literalmente estão adorando a Yahshua e isto é uma confusão. Também pode ter
outra confusão de alguém que estar tão escamado que na oração não se dirige ao
Mashiach. Isto se resolve quando se entende este conceito, então se dirige a
Yahshua e entende que ele é simplesmente a manifestação.
João 20:27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo,
e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas
incrédulo, mas crente.
João 20:28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu,
e Deus meu!
Pode ser que Tomé disse isto dizendo: (Deus meu que coisa impressionante).
Ou que simplesmente ele vê em Yahshua uma manifestação Divina como viu os país de Sansão, ou como
disse Abraão que se prostrou e disse: Meu Deus (Elohim). Então o Eterno olha o
coração, Elohim vê nosso grado de compreensão
e isto simplesmente é o importante. Assim que, se temos compreendido que somente existe
Um só Elohim Verdadeiro, que debemos entendê-lo conforme as Escrituras hebreias
e não conforme a religião da Babilônia, ou os conceitos egípcios, ou a
mitologia grega, ou ao cristianismo católico ou protestante. É tempo de
renunciar a idolatria e voltar a fé dos apóstolos e de Yeshua
João 17:3 E a vida eterna é esta: que te
conheçam, a ti só, por Único Elohim verdadeiro, e a Yeshua o Messias, a quem
enviaste.
Se voce deixa o conceito da trindade, uma vez que você
renuncia este dogma, automaticamente estas fora do sistema cristão
Apocalipse 18:4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
Uma vez que você abandona este conceito, Roma automaticamente
de corta do cristianismo, já te considera um apostata e que já perdeu a
salvação. Renuncia de uma vez por todas estes conceitos idolatras e obedece a
Teu Mestre que disse:
Marcos 12:29 E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é:
Ouve, Israel, YHWH nosso Elohim é Um.
Deuteronômio 6:4 שְׁמַ֖ע יִשְׂרָאֵ֑ל יְהוָ֥ה אֱלֹהֵ֖ינוּ יְהוָ֥ה׀ אֶחָֽד׃
Shma Israel YHWH eloheinu YHWH echad.
Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra,
e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
וַיֹּ֣אמֶר אֱלֹהִ֔ים נַֽעֲשֶׂ֥ה אָדָ֛ם בְּצַלְמֵ֖נוּ
כִּדְמוּתֵ֑נוּ וְיִרְדּוּ֩
בִדְגַ֨ת הַיָּ֜ם וּבְעֹ֣וף הַשָּׁמַ֗יִם וּבַבְּהֵמָה֙ וּבְכָל־הָאָ֔רֶץ וּבְכָל־הָרֶ֖מֶשׂ
הָֽרֹמֵ֥שׂ עַל־הָאָֽרֶץ׃
vayomer Elohim na'aseh adam betsalmenu kidemutenu veyirdu bidegat Hayam
uve'of Hashamayim uvabehemah uvechol-ha'arets uvechol-haremes haromes
al-ha'arets
É por tudo que já vimos e estudamos através das
Escrituras quando o Criador disse Façamos, Ele esta falando com seu Filho que
estavam juntos levando a cabo a obra da criação, o Pai é quem cria através de
Sua Palavra e esta Palavra é Seu Filho, ou seja, o executor da Sua Palavra é
Seu Filho. Por isto esta em plural Façamos o homem. Aqui é aonde se introduz o individuo a quem
Elohim cria diretamente, que Ele não criou de uma maneira indireta como
aconteceu no caso dos animais que Ele não usou Façamos, e sim que produzam as
águas, seres viventes e etc. Então isto era como se Ele estivesse deixando que
se produzisse por si mesmo, porém no caso do homem especificamente vemos que
foi uma criação direta do Eterno.
Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Então
vamos começar a definir a palavra homem, que em hebraico é a palavra Adam que
literalmente significa Terrenal. Então quando disse Façamos, na realidade
estava dizendo: Façamos ao
terrenal a nossa imagem conforme, a nossa semelhança. Qual
é a diferencia entre a palavra Adam que tem a ver com terra com a palavra terra
em Gênesis 1:1 aonde disse que Elohim criou os céus e a terra, e a palavra
terra que já é outra palavra chamada Eretz, e em Gênesis 1:6 se utiliza a
palavra Adam que também significa terra. A
palavra Eretz é a palavra que forma o conjunto do planeta terra, ou seja, Aretz
é o planeta em si. Já Adam representa exclusivamente as propriedades minerais
que se conforma o barro, o pó da terra e que incluso lhe dar uma tonalidade, é
se estrai o barro da terra e lhe coloca um pouco de água e dai se forma uma
vasilha? Uma cor como vermelho, e vermelho me hebraico se escreve Adom, e
também tem a ver com a palavra Dam que é sangue. Então,
esta tudo relacionado, Terra (Adamah) Adam (Terrenal) e Dam (Sangue). Assim que
a raiz elemental da palavra Adam são as letras דם Dalet e Mem que em suas
formas primitivas do Paleo Hebreu são: MemDalet
A letra Mem representa Água e dai vem a palavra
Mayim (água) que também representa a onda causada pela água. A letra Dalet no
Paleo Hebreu representa uma Porta, uma Porta de uma Cabana de campanha, que
implica entra e saída, ou seja, movimento. O interessante é que a letra Mem (ם) no
Paleo Hebreu é igual ao M no português. De modo que ambas as letras juntas implicam Água
entrando e Saindo, água se movendo que é justo o que faz o sangue. O sangue
entra, sai, vai de um lugar a outro, o mesmo que acontece em uma porta. E a palavra Dam que é o nome para Sangue, e ao
colocar a letra Alef (א) que no
Paleo Hebraico representa a Cabeça de um Touro, porém o que representa o Touro?
A fortaleza e também a quem? Ao Eterno também a letra Alef. Então ao colocar a
letra א implica
que o sangue vem do Pai, quer dizer que o líquido que corre por nossas veias
vem do Criador e isto nos faz viver. E em um sentido meramente humano o que
transmite o sangue de alguma maneira para que venha um filho é o pai, então
Adam tem a ver com isto.
De uma maneira interessante que a palavra parecido em hebraico
é a palavraדמות Damut que
tem as mesmas letras que implicam que o Filho é parecido a seu Pai, já que vem
dele porque vem do mesmo sangue, e o mais impressionante é sua interpretação pictográfica
no Paleo Hebreu. E quando eu descobri como se escreve Damut em Paleo Hebreu
foi uma coisa impressionante que são as letras:
A letra (ד)Dalet que representa Porta. A letra (מ)Mem que representa água.
A letra (ו)Vav que
representa uma estaca para colocar as tendas de campanha, ou seja, que sustenta
a tenda, que engancha. Então pensamos no sentido que é, o sangue enganchado á
Letra (ת)Tav
que representa uma marca, porém em sentido esta marca é uma cruz. Então , a palavra Parecido
(Damut) o que implica? O que se parece? O que foi que o Mashiach disse: O que vê a mim, também vê ao Pai.
De modo, que o Filho Primogênito se parece com Seu Pai, e o restante da
humanidade que viria dele, quer dizer, através de sua cruz, seriam também
conforme a sua imagem. Por tanto, a imagem do Pai. Ou seja, se nós somos a
imagem do Filho, automaticamente com quem vamos parecer? Com o Pai, porque o
Filho se parece com o Pai. E com isto se confirma as palavras que disse o
apóstolo Paulo em Romanos 8, aonde esta falando de um povo em especial qual
Elohim iria predestinar desde antes da criação do mundo Elohim pensou em um
povo específico
Romanos 8:29 Porque os que dantes
conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim
de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Então Yeshua é o Primogênito,
Yeshua é igual ao Pai, Ele é parecido ao Pai, Ele é a imagem do Pai. E se nós
somos adotados, se somos predestinados e fomos escolhidos, porém para o que? Para
sermos conforme a imagem do Filho, e se parecemos com o Filho, com quem vamos
parecer? Ao Pai, e na Primeira Carta aos Corintios 15:47, é muito importante
para agente saber o porque o Eterno disse: Façamos a nossa imagem e semelhança
I Coríntios 15:47 O primeiro homem, da
terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do
céu.
Ou seja, quando Yeshua nasce,
na realidade, Ele não nasce da terra porque? Porque Ele vem do céu, Ele é o
Homem primário qual vimos originalmente, o Jovem, o Príncipe do Rosto, o
Metraton, Sar Panim, ou seja, tudo que estudamos anteriormente, o celestial
depois tomou uma forma humana e para o que?
I Coríntios 15:48 Qual o terreno, tais são
também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os
celestiais.
Ou seja, nós nascemos a imagem de Adão
I Coríntios 15:49 E, assim como trouxemos a
imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
Então, começamos sendo a
imagem de Adão, porém o propósito final, o clímax é que cheguemos ser a imagem do celestial. Neste caso, Adão não somente representa ao primeiro homem, porque
quando o Eterno disse "façamos o
homem a nossa imagem e semelhança", não está
exclusivamente se referindo a Adão neste momento, senão a humanidade inteira
que viria de Adão, quer dizer, quando o Eterno disse: "façamos Adam"
isto se refere a toda humanidade que descenderia de Adão. Depois disse: Façamos Adam
conforme a nossa "imagem" e quem é nossa? Isto tem a ver
com o homem celestial, com aquele que reflete ao Pai. Então, vamos compreender
o que significa a palavra "imagem" o que ela implica, e também o que
implica a palavra "semelhança", porque, a imagem e
semelhança de quem especificamente o homem foi criado?
Colossenses 1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a
criação.
וְהוּא צֶלֶם הָאֱלֹהִים הַנֶּעְלָם וּבְכוֹר כָּל־נִבְרָא
וְהוּא צֶלֶם הָאֱלֹהִים הַנֶּעְלָם וּבְכוֹר כָּל־נִבְרָא
Vehu tselem haElohim haneelam uvechor kal nevirá
Ou seja, o Eterno é invisível, não podemos vê-lo
nem palpa-lo. Portanto, o
Eterno se manifesta através de uma imagem
E acima está o texto de Colossenses em hebraico que
disse: Vehu Tzelem,
esta é a palavra "imagem". E a raiz da
palavra imagem צֶלֶם significa
literalmente
cobrir, ou sombra, ou seja, o Messias é a sombra, e a palavra צל
tzel em
sua raiz mais primitiva, já que em hebraico toda
palavra
tem uma raiz, e geralmente as raízes de três letras, porém no Paleo Hebreu,
a raiz se compõe duas principais letras. E no caso da palavra imagem, é a
palavra tzel
E assas
duas letras são as letras, Tzadi e a letra Lamed. E estas
letras em individual, a letra Tzadik significa literalmente lado, tzad em
hebraico é lado. E segundo os Rabinos, também é uma letra cujo significado
representa a alguém justo (tzadik), e incluso explicam que sua forma צ no
hebraico moderno, dizem que representa a uma pessoa inclinada ou de
joelhos como se estivesse orando, e se consideramos que ao lado está o
Lamed ל que representa um bastão de pastor. Então estas duas letras juntas
צל representam a alguém do lado do pastor. Então, obviamente, representa
ao Eterno como o Supremo Governante. Então, podemos compreender o
significado mais básico desta palavra, como um Justo ou uma Sombra ao lado
do Líder.Então, quando disse que o Messias é a imagem do "Deus" invisível,
está nos querendo dizer que, se o líder é invisível, é Espírito e não o
podemos ver, então Ele coloca ao lado sua Representação através da sua
Sombra, que é Seu Filho. E a raiz da palavra Invisível é a palavra olam (עלם)
que significa literalmente esconder.
tem uma raiz, e geralmente as raízes de três letras, porém no Paleo Hebreu,
a raiz se compõe duas principais letras. E no caso da palavra imagem, é a
palavra tzel
letras em individual, a letra Tzadik significa literalmente lado, tzad em
hebraico é lado. E segundo os Rabinos, também é uma letra cujo significado
representa a alguém justo (tzadik), e incluso explicam que sua forma צ no
hebraico moderno, dizem que representa a uma pessoa inclinada ou de
joelhos como se estivesse orando, e se consideramos que ao lado está o
Lamed ל que representa um bastão de pastor. Então estas duas letras juntas
צל representam a alguém do lado do pastor. Então, obviamente, representa
ao Eterno como o Supremo Governante. Então, podemos compreender o
significado mais básico desta palavra, como um Justo ou uma Sombra ao lado
do Líder.Então, quando disse que o Messias é a imagem do "Deus" invisível,
está nos querendo dizer que, se o líder é invisível, é Espírito e não o
podemos ver, então Ele coloca ao lado sua Representação através da sua
Sombra, que é Seu Filho. E a raiz da palavra Invisível é a palavra olam (עלם)
que significa literalmente esconder.
Porque nele foram
criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,
sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi
criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Colossenses 1:16-17
Ou seja, o
Eterno se dá a conhecer através desde lado, desta sombra Dele mesmo que é seu próprio
Filho. E tudo isto é para que compreendamos o conceito e o significado mais básico
do que implica sermos criados a sua imagem e semelhança.
E disse Deus: Façamos o homem à
nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e
sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o
réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Vayomer Elohim na'aseh Adam betsalmenu
kidemutenu veyirdu bidegat hayam uve'of hashamayim uvabehemah uvechol-ha'arets
uvechol-haremes haromes al-ha'aretz
E esta palavra semelhança é parecida a nós, porque a palavra que se usa
aqui para semelhança demut. E o interessante, que o primeiro que tem que
dominar o homem, é sobre os peixes do mar, e os peixes nas
Escrituras tem
um significado muito profundo, qual vamos
saber mais na frente, que tem a
ver com toda a descendência de
Yisrael ao longo da terra
Conforme
a nossa semelhança: = כִּדְמוּתֵ֑נוּ kidemutenu que significa
parecido a nós. Então,
o ser humano tem que ser uma sombra do seu
Criador,
tem que ser um justo como Ele, sede santos
porque Ele é santo.
Então, se já estudamos que o Messias é a imagem ou a sombra
de Elohim, ou o reflexo dos seus atributos, então, a
imagem de quem o ser humano foi criado, ou a quem foi feito
parecido, tanto o varão como a mulher, segundo Gênesis 1:27 ?
E criou Elohim o homem à sua imagem: à imagem de Elohim o criou; homem e mulher os
criou. Gênesis 1:27
Então, o ser humano foi feito especificamente a
imagem do Filho
Porque os que dantes conheceu também os
predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29
Se você quer ser
parecido com o Eterno, você tem que ser parecido (a) com
Seu
Filho, ai você vai parecer com o Eterno porque? Porque o Filho
parece com
o Pai.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim
traremos também a
imagem do celestial. 1 Coríntios 15:49
Nós nascemos trazendo a imagem do terrenal, porém nossa meta, nosso
propósito através da superação, através de estar todos os dias estar
buscando anelando isto, nosso clímax, a meta do ser humano, é sermos
parecido com o celestial. Ou seja, para parecer ao terrenal, não precisa fazer
nada, é somente nascer, porém, o que nasce da carne e do sangue, ou seja,
o que nasce de Adão terrenal, é carne, é terrenal também, e disse as
Escrituras que nem carne e nem sangue podem herdar o Reinado do Eterno,
todos nós somos terrenais, e para isto, temos que receber um milagre em
nossas vidas, para que deixemos de ser terrenal, e nos convertamos em
celestiais, ou seja;
E, assim como trouxemos a imagem do terreno,
assim traremos também a
imagem do celestial. 1 Coríntios 15:49
Se você deixar-se tomar
esta decisão, de ter para sempre a atitude, o desejo
de
parecer ao terrenal, e o que acontece se você decidi pelos resto
dos teus
anos de vida, parecer ao terrenal? O que vai
passar com teu corpo, que foi
extraído de elementos minerais desta
terra? Eres pó, e ao pó voltarás. Ou
seja, a pessoa decide
levar sua a vida, até aonde ela quer, se a pessoa quer
que sua vida
termine no pó, e isto ser tudo, pois não deve fazer nada.
Porém se o ser humano toma uma decisão de começar a querer parecer ao Celestial. Porém se o ser humano toma uma decisão de começar a querer parecer ao celestial, de imitar ao celestial, o que vai suceder quando este corpo terrenal? O que disse Daniel 12?
Porém se o ser humano toma uma decisão de começar a querer parecer ao Celestial. Porém se o ser humano toma uma decisão de começar a querer parecer ao celestial, de imitar ao celestial, o que vai suceder quando este corpo terrenal? O que disse Daniel 12?
E muitos dos que dormem no pó
da terra ressuscitarão, uns para vida
eterna, e outros para vergonha e desprezo
eterno. Daniel 12:2
E quem serão, os que
despertam, que se fizeram a imagem do celestial? São
os que a muitos
ensinam a justiça, como as estrelas sempre e
eternamente. Daniel 12:3
Ao que se dedicou
Yeshua no tempo do seu ministério?
A ensinar a justiça a multidão, a ensinar acerca do seu Pai. Então, o que
aconteceu quando Yeshua morreu,quando seu corpo foi a
tumba? Disse as Escrituras que a terra não o pede detê-lo
porque? Porque Ele estava dando imagem do celestial, então seu
corpo foi ressuscitado. Será que ficou claro
esta questão de ser imagem e semelhança? Creio que sim, pois isto
implica ser uma sombra, um lado do que especificamente Yeshua
é, e você e eu estamos chamados a ser Sombra do Messias, a
seguir seus passos, não podemos fugir da nossa própria sombra, a
sombra nós segue, então, assim devemos ser com Yeshua o Messias. Então, a
palavra Damut (semelhança) implica ser
do mesmo sangue, isto é, recebemos o mesmo sangue que foi
derramado no madeiro, então seremos iguais ao Pai, se o
recebemos este sangue
O que significa Adão em si? De qual maneira Adão
foi criado?
Assim,
que o Filho de Elohim (Yeshua) é uma sombra ou manifestação dos Atributos do
Pai, e o ser humano é a sombra da Sombra, ou a Sombra de Yahshua….
Porque disse: homem e mulher os criou? Vamos entender o
que significa a palavra homem e mulher neste contexto
E criou Elohim o homem à sua imagem: à imagem de Elohim o criou; homem
e mulher os criou. Gênesis 1:27
ויברא אלהים
את־האדם בצלמו בצלם אלהים ברא אתו זכר ונקבה ברא אתם׃
Vayivra
Elohim et-ha'adam betsalmo betselem Elohim
bara oto zachar unekevah bara otam.
Neste momento estamos
vendo o momento em que o Eterno criou a alma do
ser
humano, aqui não estão separados, aqui é uma só alma, e esta alma
tem
aspectos de homem, e aspecto de mulher, ou seja, a alma
do ser humano
está apegada, e quando o Eterno cria o homem, não
existia mulher, porém
dentro de Adão estava as características
da mulher, e no momento em que
são separados, neste momento
as características feminina já vai a outro corpo
que se cria,
e as características masculinas ficam no corpo do homem. Porém,
juntas é como se reflete as qualidades e a imagem do Criador, e
separados, o
homem representa a metade das qualidades
Divina, e a mulher representa a
outra metade das qualidades
Divina, por isto se necessitam. Quer dize,
somente o
homem e a mulher JUNTOS são o reflexo ou a imagem completa de
YHWH. Um homem
sozinho, lhe falta atributos Divinos, e também a uma
mulher sozinha, lhe falta
atributos Divinos. Quais características
tem o
homem, que representam ao Eterno? A fortaleza, a força, nossas
características de masculinidade, de liderança e etc.
E quais qualidades tem a
mulher? A sensibilidade, a ternura, a compaixão, então, a mulher tem um lado,
umas certas características diferentes as do homem, que tem a ver com características
Divina, porque tem ocasiões em que o Eterno tem atributos e qualidades, que tem
a ver mais com a mulher do que com o homem, e as vezes Ele tem atributos que
tem mais a ver com o homem do que com a mulher. Quando falamos do Eterno em
seus atributos de justiça, de liderança e etc, pois isto são atributos
masculino. Também, vemos nas Escrituras através de muitas passagens, aonde o
Eterno expressa a ternura, a compaixão, a sensibilidade, a um coração de uma
mãe
Isaías 49:15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu
filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda
que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Isaías 66:13 Como alguém a quem consola sua
mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.
E
interessante que um dos títulos do Eterno é Shadai, e Shadai significa peito
que alimenta uma criança, assim o Eterno alimentará a seu povo. Então, esses
também são atributos que são de sensibilidade feminina. Então, somente o homem
e a mulher juntos, são o reflexo ou a imagem completa do Eterno, e isto tem
muitas implicações, e a primeira é a palavra Varão.
Varão (Zachar)
e dai vem a palavra zicharon ou lembrança, e significa literalmente armazenar
na memória, memorial, historiador, atuar em base a eventos passados. A tarefa
de transmitir as experiências passadas ao resto da família para preservar seu
nome. O homem tem que ser um memorial do Eterno, sua essência é dar ou
transmitir. É uma vergonha que no matrimonio seja a mulher quem ensine ao
esposo, porque o propósito do homem é transmitir a o Nome do Eterno, apalavra
do Eterno e porque a humanidade está hoje como está? Porque as famílias já não
recordam a memória do Eterno, e por culpa de quem? Por culpa dos varões.
Mulher (Nekevah):
Perfurada, penetrada. A essência é receber, é escutar, e a palavra Nekevahem
hebraico é a letra נקבהNun que no Peleo Hebreu é
que
significa uma semente, e curiosamente esta letras Nun
parece
um espermatozoide, e se coloque a pensar se a Toráh é inspirada pelo Eterno ou
não? Porque, quando Moisés utilizou este desenho, como ele sabia que o
espermatozoide era assim? Não existia microscópio e Moisés já sabia, e quem
disse a Moisés? Pois quem criou o espermatozoide, o que criou o ser humano. A
segunda letra é oKuf
que
em sua forma representa um horizonte, como o se o sol estivesse se escutando. A
outra letra é aBet
que
representa uma casa. E a ultima é a letraHe
que
representa a um homem com as mãos levantadas como se estivesse surpreendido,
como se estivesse em adoração. Então, quais implicações nos fazem pensar tudo
isto junto? A semente, o Horizonte, a Casa e alguém como se estivesse com as
mãos levantadas? Então, a mulher representa aquela que recebe a semente do
lugar ao horizonte, causando admiração, isto é o que tem que fazer a mulher
receber
a semente e transmitir ao lugar, para que esta semente permaneça e continue.
Este é o trabalho da mulher, e o que representa a semente em outros textos das
Escrituras? Espiritualmente, a semente representa a Palavra do Eterno
Isaías 55:10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus,
e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar
semente ao semeador, e pão ao que come.
Isaías 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Isaías 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
As letras raiz da
palavra keiba também formam a palavra estomago, o qual também implica receber
nutrientes para s sobrevivência, e estomago em hebraico si diz קיבה
Keiba, e se o estomago não funcionar bem, não recebe,
não armazena, não extrai dos os nutrientes, e isto acontecendo o que vai
suceder? A pessoa vai morrer, não vai poder permanecer.
Assim que quando o ser humano não cumpre sua função
revelada através do do Nome dado pelo Eterno, então será impossível a realização plena de ambos
Quando o homem não consegue cumprir sua função de
transmitir este memorial, nada vai sacia-lo em nada. De igual modo a mulher, se não cumpre a sua
função, tampouco vai encontrar a satisfação, a realização pela qual o Eterno os
criou. Então, o homem que não se recorda
e não transmite a Mensagem, que é a semente da divindade e principalmente a sua
esposa, ele não está cumprindo sua função, e a mulher que não recebe, que não
escuta, e rejeita ao esposo, também estava alterando sua função, por isto que é
que o homem e não a mulher, o encarregado de transmitir o memorial do Pai
Celestial.
PARA O HOMEM:
Efésios 5:22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos,
como ao Senhor.
Efésios 5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também
o Messias é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Efésios 5:24 De sorte que, assim como a igreja (os chamados fora) está
sujeita o Messias , assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus
maridos.
Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Messias amou a igreja,
e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
(semente)
Efésios 5:27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem
mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Efésios 5:28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus
próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Efésios 5:29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta,
como também o Messias à igreja;
Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento,
Então, assim como nós
homens só pensamos normalmente em nosso estomago, assim devemos estar pensando
em nossa esposa, porque nós fomos chamados para estar transmitindo a mensagem a
nossa esposa
1 Pedro 3:7 Igualmente vós, maridos,
coabitai com elas com sabedoria, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus
co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Como podemos viver com
nossa esposa sabiamente? O que é a sabedoria? É a Toráh, a mensagem, então, se
não sabemos a Toráh, se não sabemos nada deste semente, desta palavra, então
como vamos viver com sabedoria com nossa esposa? Se isto for assim, então não
vamos estar cumprindo a vontade do Eterno, e obviamente as nossas oração não
serão recebidas..
PARA AS MULHERES: Nekevah = Capitar, receber a
informação, a mensagem, nutrir-se com esta informação
1 Timóteo 2:11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
O estomago não faz
ruído, ao menos que o que recebe não for adequado, se o que o estomago recebe
não é adequado, ai a pessoa vai começar a escutar ao estomago, porém, se o que
o estomago recebe é adequado, é nutritivo, então, o estomago em silêncio,
caladinho
1 Timóteo 2:12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use
de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Quem é o encarregado de
transmitir a mensagem do memorial do Eterno? Zachar, o homem, a esposa é quem
receber. Por isto também é um absurdo as mulheres estarem ensinando aos homens,
também devemos ter compaixão das mulheres e porque? Porque as mulheres tem que
levantar e ensinar aos filhos, não há que culpa-las e porque? Por causa da
negligência dos homens, e normalmente os nomes se deparam com a TV e lá ficam,
então, obviamente quem vai ter que parar e ensinar aos filhos é a mãe..
1 Pedro 3:1 Semelhantemente vós,
mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não
obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres
1 Pedro 3:2 Considerando a vossa vida casta, em temor.
1 Pedro 3:3 O enfeite delas não
seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura
dos vestidos;
Vejam que interessante aqui, porque o estomago
não tem maneira de impedir o que vai entrar, ou seja, o estomago depende da
boca em grande sentido
1 Pedro 3:4 Mas o homem encoberto no coração; no
incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de
Deus.
1 Pedro 3:5 Porque assim se
adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e
estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
1 Pedro 3:6 Como Sara obedecia a Abraão,
chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não
temendo nenhum espanto.
Que reverência de Sara a
seu esposo Abraão, "sim meu senhor o que você diz"
Provérbios 21:19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a
mulher rixosa e iracunda.
E o que é uma mulher
rixosa? É uma mulher que faz queixa de tudo, está sempre buscando uma discussão.
Provérbios 14:1 Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata,
porém, derruba-a com as suas mãos.
O que é uma mulher
sábia? É uma mulher que tem a Palavra do Eterno que é a Toráh. Então, quando
uma mulher entende qual é a sua função como Nekevah,
como a que recebe, como o estomago, ela vai edificar a sua casa. Porém, a
insensata, a que não cumpre com esta função, derruba com as mãos. Ou seja, o
estomago toma os nutrientes e rejeita o que não lhe serve, o estomago é algo
impressionante de aguentador, porque, quantas coisas ao logo da vida, o
estomago tem que processar, e todo o trabalho do estomago é saber o que ele vai
extrair dos alimentos, e isto é exatamente a função de uma mulher
ויברך אתם אלהים ויאמר להם אלהים פרו ורבו ומלאו את־הארץ וכבשׁה ורדו בדגת הים ובעוף השׁמים
ובכל־חיה הרמשׂת על־הארץ׃
Gênesis 1:28 Então
Elohim os abençoou
e lhes disse: Frutificai
e multiplicai-vos; enchei
a terra e sujeitai-a;
dominai sobre os
peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam
sobre a terra.
Então,
somente quando o homem e a mulher estão unidos, é ai aonde eles podem ter o
domínio sobre a criação. E esta palavra Abençoou tem como
raiz as letras que compõe a palavra joelho, que é a palavra berech ברך , ou
seja, abençoar em essência significa ajoelhar-se, e o fato do Eterno ter
abençoado ao ser humano, isto implica ao ato de reverência em certo sentido,
implica que o Eterno está dando uma autoridade. Ou seja, o Eterno coloca o
homem e lhe abençoa, ou seja, o Eterno está disposto a ajudar, a honrar o ser
humano sempre que, o ser humano cumpra o propósito Divino.
Também o Eterno disse ao
homem: Frutificai e o que significa dar frutos? Se uma árvore é de maçã, então qual
é sua função? Dar maçãs. Então, qual é a função do homem qual temos visto
anteriormente? O Eterno criou o homem para recordar, então, o que quer dizer
dar frutos? Transmitir a mensagem, porque no caso da mulher, é frutificar e
cumprir a função pela qual foi criada, então os dois juntos devem frutificar. E
uma vez que eles frutifiquem, uma que ambos estão cumprindo esta função pela
qual foram criadas, uma vez que o homem esteja armazenando e transmitindo a
informação que o Eterno lhe deu, e a mulher esteja recebendo e transmitindo as
gerações vindouras, então devem multiplicar-se, porque
eles não vão multiplicar antes que estejam frutificando. E o que está fazendo a
humanidade? Estão primeiro multiplicando e multiplicando, porém está escrito,
que assim como foi na época do diluvio que havia muita povoação n aterra,
explosão demográfica, porém os pensamentos dos homens eram de contínuo ao mal,
e como está hoje a situação? Igual, explosão demográfica, porém não há lembrança
do Eterno, ninguém se lembra do Eterno, a grande maioria não se recordam do
Criador e porque? Porque outra vez, o ser humano, o homem e a mulher não estão
cumprindo sua função.
Também foi dito a
palavra sujeitai-a כבשׁה que
significa subjulgai-a, transformem-a com força, com trabalho. Ou seja, vocês tem
que transformar o planeta, e este planeta tem que se transforma num paraíso.
Assim teria que ser a terra.
Também foi dito a palavra dominai רד = que significa controlar, dominar,
ou seja, controlem o planeta, controlem a terra.
E é importante considerar a
sujeição da terra e o controle ou domínio de suas criaturas, foi entregado ao
ser humano como homem e mulher, quer
dizem, não se pode alcançar de maneira independente, o Eterno não é nem
machista e nem feminista, Ele entregou o controle de tudo ao homem e a mulher JUNTOS. Por isto, o matrimonio implica
a perfeição da capacidade humana para ter êxito, trabalhando como uma equipe de
dois, como um jogo de tênis, e debemos recordar que ambos representam os
atributos do Eterno, e o homem toma as decisões sozinho, vai lhe faltar a
simplicidade da mulher, e no mesmo caso a mulher, se ela tomar as decisões
sozinha, vai lhe faltar as vezes a objetividade, a frieza do homem. Então,
tomar decisões sem buscar a opinião do sexo oposto, é ter uma só perspectiva
parcial das coisas, já que os atributos Divinos se manifestam em sua plenitude
em ambos sexos UNIDOS,
atuando em base a função que já vimos.
Por isto, tando erros são
cometidos nos matrimônios, porque tomam decisões sem consultar ao outro e
porque? Porque a pessoa está tomando decisões somente com uma parte dos
atributos Divino, está faltando a outra parte, e assim a pessoa vai tomar
decisões equivocadas, se necessitam do complemente, precisam que ambos tomam
decisões juntos.
Gênesis 1:29 Disse-lhes
mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face
de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
ויאמר אלהים
הנה נתתי לכם את־כל־עשׂב זרע
זרע אשׁר על־פני כל־הארץ ואת־כל־העץ אשׁר־בו פרי־עץ זרע זרע לכם יהיה לאכלה׃
O desenho original, era que o
homem comece semente, frutas e verduras, o cardápio era vegetariano, já que não
tinha a necessidade de matar para comer, porque? Porque a norte entra por causa
do pecado, e a partir deste momento entra a cadeia alimentar, a necessidade de
norte. Depois do dilúvio mudaram as condições atmosféricas, e por isto que Noé
já se permite matar para comer, não está proibido comer carne, e o próprio
Messias comeu porque? Porque celebrar a Páscoa implica comer cordeiro. Porém,
quando se restaure o Reino, quando estivermos na terra restaurada, todos
seremos vegetarianos, não vai haver norte, nem dor.
ולכל־חית
הארץ ולכל־עוף השׁמים ולכל רומשׂ על־הארץ אשׁר־בו נפשׁ חיה את־כל־ירק עשׂב לאכלה ויהי־כן׃
Gênesis 1:30 E
a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se
arrasta sobre a terra, tenho
dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
וירא אלהים את־כל־אשׁר עשׂה והנה־טוב מאד ויהי־ערב ויהי־בקר יום השׁשׁי׃
Gênesis 1:31 E viu Deus tudo quanto
fizera, e eis que era muito
bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Quando o Eterno termina a
criação, Ele termina dizendo que era muito bom. Esta frase em hebraico muito bom é
s a palavra טוב Tov Meod מאד, e meod
significa literalmente, abundancia de
recursos, completo, grandioso, cheio de fortalezas. Então,
quando o Eterno viu tudo que Ele tinha feito, Ele disse: Isto é abundante de
recursos, isto é completo, isto é grandioso, isto é cheio de fortalezas. Ou
seja, isto não tem debilidades. Porém, o que o ser humano fez com isto, com
toda abundancia, com toda as fortalezas, com todas as qualidades? E o
interessante que esta palavra Meod, é a mesma palavra que aparece em
Deuteronômio
Deuteronômio 6:5 Amarás, pois, a YHWH
teu Elohim de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
וְאָ֣הַבְתָּ֔ אֵ֖ת יְהוָ֣ה אֱלֹהֶ֑יךָ בְּכָל־לְבָבְךָ֥ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ֖ וּבְכָל־מְאֹדֶֽךָ׃
Ve'ahavta et-YHWH Eloheicha
bechol-levavcha
uvechol- nafshecha uvechol-
me'odecha. Ou seja, todos teus recursos
me'odecha. Ou
seja, todos teus recursos, com tudo que tenhamos em mãos,
recursos econômicos, recursos de tempo, tudo que temos, vamos
amar ao
Eterno, isto significa me'odecha.
Porque somos chamados a ama-lo com
todos nossos recursos? Porque em
Gênesis 1:1 disse que Ele nos deu todos os
recursos. Então, o único que fazemos quando
lhe damos todos os recursos, é
está
devolvendo aquilo que Ele nos deu.
1 João 4:19 Nós o amamos a ele porque
ele nos amou primeiro. 1 João 4:19
Shalom Ubrachá (Paz e Benção)
SHALOM! GOSTEI MUITO DE SUAS CONSIDERAÇÕES! ESTOU EM PROCESSO DE TESHUVÁ, PORÉM UM DOS ASSUNTOS QUE TEM MAIS CONSUMIDO MINHAS ENERGIAS É A QUESTÃO DA PRÉ EXISTÊNCIA OU SE O MASHIAH NASCEU DE UMA RELAÇÃO NATURAL ENTRE YOSEF E MIRIAM - VAMOS AOS FATOS! Princípio básico
ResponderExcluirA genealogia biblica e herança tribal de Israel é contada pelas gerações provenientes de pai, e não de mãe.
Para que Yeshua seja o verdadeiro messias conforme a predição profética é necessário que ele seja filho carnal (descendente) de David, descendente carnal da tribo de Yudah e consequentemente filho de Yosef (esposo de Miriam), caso contrário não se cumpre nele o plano messiânico relatado nas profecias, nos salmos e na Torah. Yeshua é o filho biológico de Yossef através da ação do Espirito Santo que de forma milagrosa fecundou a semente de "David" em Miriam sem que houvesse um relacionamento a dois, como revela o anjo a Yosef - Mateus 1:18-25.
Vamos conferir os fatos.
Leia mais em: http://www.torahweb.net/t971-yeshua-o-filho-biologico-de-yosef#ixzz2weTh74d3
Fonte: TORAH WEB - site judaico messiânico
GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE ESTE ASSUNTO
EMAIL PARA CONTATO marquespsm@hotmail.com