Eu creio que
este estudo pode fazer uma revolução na historia da redenção, e se não for
assim, pelo menos meu sonho, meu anelo e minha oração, é que seja uma revolução
em tua própria vida. E no dia de hoje, vamos analisar qual é o significado original
do batismo, o que é o batismo. E atualmente na maioria dos movimentos cristão,
se leva a cabo a pratica cerimonial do batismo, nos bebes por parte do
catolicismo, e em pessoas adultas dentro dos movimentos protestante. E sabemos que muitas pessoas que hoje estão no
movimento das Raízes Hebreia da Fé, que fizeram em algum momento da sua vida, o
batismo nas águas nas religiões aonde estavam. E hoje vamos saber se estes
batismo que se fazem no cristianismo e se faz em alguns grupos que estão
entrando na fé hebreia, se é o mesmo batismo que o Messias pregou, ou é outro
tipo de batismo.
2 Tessalonicenses 2:1
Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso
Senhor Yahshua o Messias , e pela nossa reunião com ele.
2 Tessalonicenses 2:2
Que não
vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por
espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia do
Messias estivesse já perto.
Paulo no
momento em que escreveu esta carta, desde o ano 70 depois do Messias ele disse:
Não se deixem enganar como se o dia do Messias
estivesse já perto. E o
que significa isto, de o dia do Senhor está perto? O dia do Juízo, ou seja, tem
que acontecer algo antes do dia do Juízo, e o que tem que acontecer?
2 Tessalonicenses 2:3
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque
não será
assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o
filho da perdição.
Que dizer,
Paulo escrevendo ao redor de dois mil anos no ano 70 depois do Messias, está
dizendo que o dia do Senhor não virá, sem que antes venha a apostasia, e o que
significa a apostasia? O que significa a palavra apostatar? Apostasia significa
a separação da fé verdadeira, apostatar é o momento da separação da divisão da
fé verdadeira. Quer dizer, havia uma fé verdadeira, e qual é a fé verdadeira?
Como vem a fé? Paulo mesmo disse que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus. E para época de Paulo qual era a
palavra de Deus? A Toráh, os Profetas e os Salmos, está era a fé verdadeira,
porque se alguém queria ter a fé verdadeira, tinha que estudar ao Antigo
Testamento. Então, apostatar da fé verdadeira o que implicava? Abandonar as
Escrituras, abandonar a Toráh, os profetas, os Escritos, ou seja, abandonar ao
Antigo Testamento e isto é a apostasia. Então, Paulo
disse que, antes que venha o dia do Senhor, primeiro virá uma grande apostasia,
ou seja, que o povo se apartara da fé original. E a estas alturas
aproximadamente a dois mil anos depois do apostolo Paulo, qual circunstancias
vivemos agora? Será que agora podemos dizer que o Messias já pode vir? Já veio
a apostasia? Sim, já veio a apostasia, incluso tem grupos que se separaram das
Sagradas Escrituras, que estão super distantes. Então, continuando com esta
mesma linha de pensamento, vamos saber também o que o apostolo Paulo, ele
escreve aos Efésios
Efésios
4:1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é
digno da vocação com que fostes chamados,
Efésios
4:2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade,
suportando-vos uns aos outros em amor,
Efésios
4:3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Ou seja,
busquem, anelem a unidade, em outras palavras o que Paulo está dizendo é;
evitem as divisões, evitem a apostasia, porque quantas divisões, denominações
tem o chamado cristianismo? Inúmeras, porém o que se passou com este versículo
aqui? Porque acaso nós que cremos no Messias formamos seu corpo, e a pergunta
é: Acaso o corpo do Messias está dividido? Acaso anda um pé por ali, a mão em
outro lugar? Acaso está dividido o corpo do Messias? Não, não esta dividido,
então, porque é um só corpo, porque está tão dividido? Porque cada um trás seu
próprio rolo, o católico diz uma coisa, os protestantes dizem outra coisa, e
dentro do protestantismo existe milhares de diferentes denominações, incluso
divididas por diferente causas, por diferentes doutrinas.
Efésios 4:4
Há um só
corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da
vossa vocação;
Efésios 4:5
Um só
Senhor, uma só fé, um só batismo;
E aqui disse
uma só fé, e outra vez, como vem a fé? Pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus,
pelo que naquela época era o Antigo Testamento, então, se estamos fieis ao
Antigo Testamento então não pode haver diferentes fé, não pode haver diferentes
doutrinas, diferentes crenças.
Efésios 4:5
Um só
Senhor, uma só fé, um só batismo;
Agora vocês
creem que Paulo escreveu em grego, ou escreveu em hebraico e traduziram suas
cartas ao grego. Porém, vocês creem que um rabino judeu tenha escrito em grego
ou hebraico? Pensar que Paulo escreveu em grego, ou os demais apóstolos, ou o
Messias falou e ensinou em grego, seria o equivalente a pensar que depois do
holocausto, os judeus desejassem falar em alemão, seria mais ou menos algo
assim, e porque digo mais ou menos similar? Porque o contexto da época das
Escrituras, do Novo Testamento era depois de um tempo em que, o império grego
tratou de assimilar ao povo judeu, e depois os romanos, e o idioma generalizado
era o império grego, e as pessoas observantes, as religiosas se manterem
aferradas na tradição, a Toráh as Escrituras hebreia. Porém se
o idioma que escreveu Paulo e os demais apóstolos, e o idioma em que o Messias
ensinou era o hebraico, então temos que destraduzir o português e porque?
Porque nós estamos lendo em português, porém o português de onde se toma? De
aonde se traduziu a Bíblia ao Português? Do grego, então a palavra batismo em
português o que significa? Não significa nada porque não é uma palavra
portuguesa, a palavra batismo é uma palavra grega "βαπτισμω" (baptismō), e o que significa a palavra grega "baptismō"? A terminação "ismō" aonde vem as palavras
capitalismo, socialismo, ou seja, tudo que termine em "ismō" significa um tratado, uma
doutrina de algo. E "bapto" significa submergir, ou seja, a palavra "baptismō" significa literalmente uma
doutrina, um ensinamento sobre o submergir-se. E se o grego
é uma tradução do hebraico, então teríamos que saber qual é a palavra hebreia
original, que se utilizou para batismo, e qual será a palavra hebreia original
que se utilizou para batismo? É a palavra "טבילה" (Tevilah) que vem da raiz Tet (ט) Bet (ב) Lamed (ל) e esta é a raiz da palavra Tevilah que significa literalmente submergir
em um liquido, isto significa Tevliah. Então, vamos traduzir as palavras do
apostolo Paulo.
Efésios 4:5
Um só
Senhor, uma só fé, um só batismo;
Ele está
dizendo: Um só Senhor, uma só fé, (uma só confiança em uma palavra) uma só tevilah.
Efésios 4:6
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre
todos, e por todos e em todos vós.
Agora, a
pergunta que temos que formular é, a qual tevilah Paulo estaria se referindo?
Ou para o apostolo Paulo, o que significava a palavra tevilah? Acaso a tevilah
ou o batismo foi uma pratica inventada pelos cristãos, ou o Messias a inovou,
ou era uma pratica que já vinha sendo levada acabo desde dos judeus antigos? Já
se realizava desde os tempos antigos. E agora vamos saber o que disse o mesmo
Yahshua, no capitulo 16 do livro de Marcos, e isto é para que vejamos a
transcendência da doutrina da tevilah, porque é tão importante a tevilah, e
veja que nível de importância tem a tevilah.
Marcos 16:15
E
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Já de
entrada aqui é algo revolucionário para a fé hebreia, e porque? Porque o mundo
judeu da época de Yahshua e alguns grupos eram prosélitista, porém outros não,
outros grupos não queriam aos gentios, não queriam pregar para os gentios.
Porém aqui o Messias disse a seus discípulos: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. E o evangelho é a esperança dos
patriarcas Abraão Isaque e Jacó, é a esperança da redenção do povo de Yisrael,
e por seguinte do mundo inteiro, isto é o evangelho.
Marcos 16:16
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E voltando
outra vez ao tema da tevilah o que diria? O que crer
neste mensagem de redenção de Yisrael e fizer a tevilah, será salvo; mas quem
não crer será condenado. Será
importante o tema da tevilah ou não? Vamos saber como disse em hebraico este
mesmo texto
יאשם יאמין-לא ואשר יושע הוא ונטבל
המאמין Marcos 16:16
Hamaamin ve'netaval E aqui está a palavra netval, que são as
mesmas raiz Tet (ט) Bet (ב)
Lamed (ל). Agora, se em Efésios 4:5 disse que
há só um batismo, e atualmente o cristianismo pratica e batizando aos bebes, ou
os protestantes quando já são adultos. E o judaísmo também pratica atualmente
uma cerimônia chamada tevilah. Então a pergunta que eu vou fazer, e coloque
para funcionar o teu sentido comum, e tua lógica. Qual
será então o batismo que instituiu o Messias? O batismo cristão, seja católico ou protestante, ou a
tevilah hebreia que se segue praticando desde antes de Yahshua?
Será que
Yahshua veio a instituir um novo batismo diferente, ou simplesmente é a
continuação de uma pratica que já vinha se fazendo? Será que Yahshua e os
apóstolos ensinaram o batismo aos bebes? Terá alguma evidencia nas Escrituras,
de que tenha se batizado bebes, ou aos adultos que se batizavam, será um
batismo que se leva a cabo nas igrejas cristãs, ou que classe de batismo, a
qual classe de tevilah se estaria se referindo o Messias?
Quando Paulo
ou qualquer dos apóstolos mencionavam a palavra batismo, tinham em mente o
batismo cristão, ao que nós temos sido ensinado e doutrinados, ou eles teriam
em mente a tevilah hebreia? E para isto teríamos que fazer outra pergunta,
existe diferença entre o batismo cristão e a tevilah hebreia? Existe diferença
quanto ao significado de ambos? Haverá diferença entre a teologia ou a doutrina
por trás de um batismo cristão, e uma tevilah hebreia a um gentio? Haverá
diferença enquanto ao que implica, enquanto as condições, enquanto aos direitos
e obrigações, haverá diferença? Bom, este
tema do batismo, é o tema que desconectou os vagões do trem, quer dizer, este
tema é com o tema que, a fé dos apóstolos e o cristianismo atual, se dividiram,
se separaram, como um trem que se descarrilhou e alguns vagões foram por uma
via, e outros vagões se foram por outra via. E resulta que, o batismo que fazem
os cristãos a seus bebes, ou mesmo os cristãos quando se batizam, resulta que é
um batismo que não tem nada a ver com a tevilah hebreia, que se faziam nos
gentios e que se segue praticando atualmente.
Então uma
vez que você entenda e compreendas isto, isto marcará o re-enxerto, isto
implicará que os vagões do trem voltem a se unir. Uma vez que você entenda
isto, então haverá uma reconexão com a fé dos apóstolos e com a fé de Yeshua,
porém se você não entenda, então você vai estar totalmente desconectada da fé
de Yeshua e dos apóstolos.
E a pergunta
é: Quem causou esta separação? Quem deu ao batismo cristão, a conotação tão
diferente do que é a tevilah hebreia, que se segue praticando atualmente. Quem
mudou, ou quem diminuiu ou acrescentou isto? Em qual momento o batismo cristão
perdeu toda sua essência hebreia, e porque nós que nascemos em uma cultura
cristã, porque já vimos afetados na hora de ler o Novo Testamento, e nós quando
vamos ler o Novo Testamento já por sermos doutrinados no catolicismo e no
protestantismos, já não vemos corretamente o significado dessas praticas em
nossa mente, até que reconheçamos que há um dano, que temos sido doutrinados
fora dos conceitos dos apóstolos e do Messias. E enquanto
não reconheçamos isto, enquanto pensarmos que a teologia cristã de 2013, é a
mesma teologia idêntica a do Messias e dos seus apóstolos, enquanto não
reconheçamos que houve um dano, e que os séculos acrescentaram uma quantidade
de tradição, que nos distanciaram da verdade, enquanto não reconhecermos isto,
não vamos ter a capacidade de voltar as veredas hebreias da fé, de voltarmos a
raiz. Em outras
palavras: Se você e eu não estamos dispostos a analisarmos o original da fé de
Yahshua e os apóstolos, que era uma fé hebreia, era uma fé judaica, não vamos
ter a capacidade de compreender o Novo Testamento. Ou seja, uma pessoa que não
conhece o judaísmo Bíblico, não tem a capacidade de compreender o Novo
Testamento, em toda sua plenitude, e Deus é capaz de falar a qualquer pessoa
coisas lindas, porém a verdadeira raiz, o azeite da oliveira, a única coisa que
poderás extrair do Novo Testamento, é quando conheças a fé dos apóstolos, a fé
de Yahshua, isto é o judaísmo, ou seja, a fé hebreia.
São Tomás de
Aquino entre outros, Orígenes, Santo Agostinho e vários outros conhecidos na
tradição católica e protestante, como os pais da igreja, fora os encarregados
de criarem uma nova teologia, uma nova doutrina que lhe deu outro significado
ao batismo, que deram outro significado a circuncisão, que utilizaram incluso
passagens especificamente das cartas do apostolo Paulo, que são difíceis de
entender, e incluso o apostolo Pedro que foi um contemporâneo de Paulo e era um
judeu, disse que lhe custava trabalho entender as cartas de Paulo. Imaginem se
a Pedro que foi um contemporâneo de Paulo, que nasceu Judeu, que viveu em um
território judeu, que viveu com o Messias, disse que lia as cartas de Paulo e
era a ele difícil de entender, então, o que se pode esperar de uma pessoa nascida
em um contexto cristão, que depois de séculos de prejuízos, de séculos de
perseguição, de antissemitismo, que ler o Novo Testamento de traduções e
traduções e muitas delas com um tempero de antissemita, o que será ao lerem ao
Novo Testamento. Se para Pedro era difícil de entender quando ele lia as cartas
de Paulo, e seguramente no original, o que será para os que tem um conceito
cristão? E é por isto
que estes homens vários séculos depois, já a partir do segundo século,
começaram a distorcer as palavra de Paulo para sua própria perdição, e
começaram a criar uma teologia, uma doutrina que se desgarrou-se da sua raiz
original. E um dos versículos que foram mais utilizados e que se segue sendo
mais utilizado, para argumentar que, tanto a circuncisão na carne, como o
batismo é uma questão espiritual, e o curioso é que nessas passagem, se fala do
batismo em um termino espiritual, igual a da circuncisão, e a única diferença é
que ao batismo sim, se segue aplicando materialmente, e a circuncisão não,
porque dizem que a circuncisão é espiritual, então veja que ilógico este
argumento. Então vamos saber o que disse Colossenses capitulo 2, e esta
passagem é a passagem mais usada dentro da teologia cristã, para inventar outro
tipo de batismo, e outro tipo de circuncisão, porém na realidade, de acordo com
a Toráh só existe um tipo de circuncisão, e alguém pode argumentar que Moisés
falou da circuncisão de coração, e por suposto que ele falou da circuncisão de
coração, porém a circuncisão do coração é o motor para se levar a cabo o
mandamento físico, da circuncisão na carne. E obviamente
que isto surge primeiro no coração, e depois se leva a cabo o ato físico. Quer
dizer, dentro do pensamento hebreu, a pratica e a fé, ou a pratica e o
pensamento não estão divorciados, senão que um leva ao outro. Ou seja, a pessoa
não pode chegar e dizer: bom eu tive a intenção e não o fiz, porque no
pensamento hebreu se você pensar, se você crer, você tem que fazer, a pessoa
não pode ficar na teoria, você tem que praticar. Então veja o que disse o
apostolo Paulo em sua carta aos Colossenses
Colossenses 2:11 No qual também estais
circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos
pecados da carne, a circuncisão do Messias;
Ou seja,
esta circuncisão do Messias, como está manifestando aqui o apostolo Paulo, é
uma circuncisão não feita por mão, e se não é feita por mão, então ao que
estará se referindo o apostolo Paulo? Que classe de circuncisão é esta? Lógico
que é uma circuncisão espiritual, então Paulo está dizendo que no Messias já
fomos circuncidados, ok! Agora o que á acerca do batismo?
Colossenses 2:12 Sepultados com ele no
batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou
dentre os mortos.
Aqui está
falando de maneira alegórica, de duas cerimônias judaica que se aplicam quando
um gentio quer se converter ao judaísmo, ou seja, a fé de Abraão de Isaque e de
Jácó. Ou seja, quando uma pessoa não judia, que não nasceu de pais judeus, que
ser converter a fé de Abraão Isaque e de Jacó, depois de ter estudado, depois
de estar convencida plenamente, ela tem que cumprir, tem que se levar a cabo no
caso dos homens, uma circuncisão física, e depois uma tevilah, ou seja, um
batismo, ou seja, tem que se submergir-se em um banho ritual, e ao sair deste
banho ritual, é entregado um certificado de conversão e já não é considerado
mais gentio, ou seja, passa a ser parte do povo de Yisrael. Então o que implica
é isto, circuncisão física e não espiritual, não se pode por exemplo chegar a
um rabino e dizer: Não é que eu já estou espiritualmente circuncidado, porque
ele vai responder: Que bom, fico feliz, porém você precisa levar a cabo a
circuncisão física, ah mais o apostolo Paulo disse que era assim, porém a Torah
disse que tem que se circuncidar.
Então, aqui
Paulo menciona estas duas praticas. Agora, a estas duas praticas Paulo lhe da
um sentido alegórico, porque a pratica da circuncisão, Paulo lhe da um sentido
alegórico de que, o Messias é nossa circuncisão, ou seja, é o que levou a cabo
nossa circuncisão. E depois Paulo nos fala que o Messias em sua morte, nós
fomos sepultados com uma referencia ao batismo. Então, aqui está falando de
ambas praticas que tem a ver com a conversão de um gentio a fé hebreia, e Paulo
está falando de maneira simbólica.
Porém, o
curioso é que depois o cristianismo unicamente deixou a parte simbólica da
circuncisão, e para o batismo eles não deixaram em simbólico, ai sim ele dizem
que tem que se fazer de maneira pratica. Então, a pergunta lógica e elementar
é: Não parece uma contradição, não parece suspeito? Porque não aboliram as duas praticas, ambas
cerimônias? Porque se seguem fazendo o batismo, e a circuncisão não? Porque o
que aconteceria se os cristãos seguissem a pratica da circuncisão, e quisessem
seguir guardando todas leis, o que aconteceria? Seguiria sendo cristianismo, ou
seria judaísmo? Pois já seria judaísmo. Agora você entende porque Roma não se
agraciava muito, que se seguissem se circuncidando. E o que foi que Antíoco
Epifânio e todos aqueles que, trataram de assimilar ao povo hebreu, qual era
uma das praticas que queriam proibir ao povo hebreu? Qual pratica física,
material, não intelectual? Qual pratica os impérios tem tratado de proibir ao
povo judeu? A circuncisão e porque? Porque é o sinal do pacto, é o sinal de
identidade. Então por vias da espiritualização, e usando como argumento textos
de Paulo, textos de Moisés aonde ele fala da circuncisão do coração,
automaticamente ao tema da circuncisão, tiraram totalmente sua importância. E
foi lhe dado um caráter meramente simbólico, meramente espiritual.
Agora, se a
circuncisão de coração implica deixar de desobedecer, e começar a obedecer aos
mandamentos, se isto implica a circuncisão a circuncisão do coração, e se um
dos mandamentos é que circuncidemos a carne, não implicará que se a pessoa está
circuncidado no coração, pois ela vai querer se circuncidar na carne?
Obviamente que sim. Então, o ponto aqui é, que aqui é aonde a teologia cristã
trocou as bolas, se confundiu, e para sempre entrou em uma apostasia que
permanece até os dias de hoje, aonde se fizeram dois povos, dois batismos,
porque batismo sem circuncisão, é uma natação, é um banho, ou seja, não é nada,
e já, já vamos falar de uma cerimônia que fazia João Batista, que tem a ver com
um arrependimento, que também se aplica aos gentios, porém, em tema de
conversão não pode haver um batismo, não pode haver uma tevilah, sem primeiro
ter havido uma circuncisão, e isto é no caso dos homens, no caso das mulheres
ela tem mais fácil as coisas, a mulher somente passa pela tevilah e com isto
estão em pacto com Deus.
E hoje,
vamos deixar muito claro o que significa estar em pacto com o eterno. Assim que
ao enfatizar que a circuncisão do coração, ou a circuncisão espiritual que se
cumpre no Messias, é a única que importa e a da carne não é importante, então,
automaticamente ficaram desligado da fé hebreia, que tem ambas as praticas como
requisito de conversão de um gentio, então automaticamente se formaram em outra
religião totalmente a parte. Então, o que representava naquela época, e o que
representa atualmente a tevilah dentro do judaísmo?. Primeiro já vimos que a
palavra tevilah, significa literalmente submergir-se em um liquido, e neste
caso água. A tevilah é um banho ritual, ou purificação em água por estar em
contato com a impureza, que representa o pecado que leva a morte, e todas as
coisas naturais é um reflexo do espiritual, e a água o que representa nas
Escrituras? A água é um símbolo do que? Da Palavra, da Toráh, dos mandamentos
de Deus. Então, uma pessoa que estar morta em delitos e pecados, é porque?
Porque se distanciou-se da palavra de Deus, ou seja, deixou a palavra e então
se fez impura, impuro cheia de pecado, e isto foi o que causou sua morte.
Então, se a pessoa quer ressuscitar para a vida, aonde ela tem que regressar? A
água da palavra, aos mandamentos, então a pessoa ao se submergir-se o que a
pessoa está manifestando é, que se compromete a viver dentro da palavra, a qual
nunca mais a pessoa vai se distanciar, a qual vai estar submergido na palavra,
nas águas da palavra.
Isto é o que
representa no momento em que a pessoa faz a tevilah. Também existe exemplos de um tipo de tevilah que se
realiza, por exemplo as mulheres depois do seu período menstrual, elas tem que
entrar em um banho ritual e porque? O que tem a ver ai o sangue? Bom, a perda
de sangue neste período menstrual, tem a ver também com a perda de vida e
porque? Porque a vida estar no sangue. Então, uma mulher ao perder um pouco de
sangue, é como entrar em contato com a possibilidade de morrer, e por isto ao
final da regra ela tem que se purificar-se, como um símbolo de que regressa e
se regenera, e volta a vida.
Há
diferentes tipos de purificações no judaísmo, sendo as duas mais praticadas.
Uma é a tevilah que é a de arrependimento, que é por exemplo a que pregou João
Batista, e que esta tevilah de arrependimento era anunciada tanto a judeus,
como a gentios, ou seja, a pessoas em geral que queriam começar a se aproximar
do Eterno, e era um batismo preparatório, ou seja, o batismo de João, a tevilah
de João era preparatória, não era já o ato mesmo de conversão, senão que era um
preparativo para a tevilah da conversão. E isto vamos saber mais adiante no
capitulo 19 de Atos, aonde os Efésios dizem que eles já haviam levado a cabo o
batismo de João, porém eles não tinham ainda sidos batizados no nome de
Yahshua. Então, isto mostra que eles entendiam uma coisa com o batismo de João,
e entendiam outra coisa ao ser revestidos pelo Nome de Yahshua. Já, já vamos
saber disto. E por outro
lado, estar este batismo no qual estamos nos focando, que é a tevilah de
conversão, que é destinado principalmente a gentios, e que se realiza depois da
circuncisão. E isto é importante saber, porque na época do livro de Atos, ao
principio os apóstolos praticamente anunciando aos judeus, ou seja, ao
principio os apóstolos somente pregavam a judeus, e diz que muitos judeus o
recebiam e se batizavam, porém, como é que os judeus se batizavam, se eles já
eram judeus, já eram convertidos? Bom, eles se batizavam por arrependimento,
decidiam fazer uma purificação dos seus pecados, e decidiam a partir deste
momento seguir ao Senhor, e se submeter-se a obedecer seus mandamentos. Então,
isto estava acontecendo no livro de Atos, porém chegou um momento em que muitos
gentios começaram a querer se unir a este movimento, começaram a querer ser
parte deste movimento dos apóstolos, que era chamado de Seita do Caminho, e
será que esta seita qual era chamada, era uma nova religião chamada
cristianismo, ou era uma seita, um movimento dentro do judaísmo ? era
simplesmente um movimento dentro do judaísmo, chamado de Seita do Caminho,
aonde os apóstolos eram os lideres deste movimento.
E este
movimento começou a ter muito êxitos e porque? Porque Yeshua lhes disse que
eles pregassem aos gentios, e ao principio eles não queriam muito, porque a
pesar do Messias ter dito a eles, que eles fossem pregar aos gentios, e quando
Pedro estar ai e ver uma visão, um lençol que desce três vezes, e apesar que
Yeshua tivesse lhe dado esta ordem, e Pedro ficou duvidando quando, se iria por
estes gentios ou não. Então, como podemos ver, os judeus não tinham muito o
conceito de irem alcançar aos gentios, porém Yeshua lhe deu este mandamento de
irem alcançar aos gentios, vão e façam discípulos de todas as nações, o que
crer e fizer tevilah, este será salvo, porém o que não crer, será condenado. Então,
finalmente é Pedro quem prega a um centurião romano, e daí começa a pregação
aos gentios. E depois vem o Espírito Santo sobre estes gentios, quando Pedro
está ai lhes pregando, e neste momento depois deste discurso, eles fazem a
tevilah. Agora, ai surge uma questão que é: Bom será que este centurião romano
e os que estavam ai com ele, será que eles já tinham a circuncisão? Será que
eles já tinham sidos circuncidados? Porque Pedro no momento em que viu a
descida do Espírito Santo sobre eles, disse que neste momento havia água, e que
não podia impedi-los de serem batizados. Então, no conceito de Pedro, o que ele
fez ao batizar ao centurião romano e os demais ali presente? Pedro levou a cabo
umas conversões, e neste momento esses homens se tornaram membros do povo de
Yisrae. A pergunta é: Será que eles estavam circuncidados? Somente há duas
possibilidades: que não e que sim. Se eles não estavam circuncidados, então
Pedro automaticamente estava passando a disposição de Êxodo 12 e a Toráh em si,
e o mesmo que Paulo especifica que antes do batismo vem a circuncisão. Ou seja,
primeiro crer, primeiro aceitar o pacto é crer. Por isto disse: o que crer e seja
batizado. Ou
seja, primeiro tem que crer, primeiro tem que aceitar o pacto, e qual é o pacto
que temos que aceitar primeiro, no caso dos homens? A circuncisão.
Então, aquele que aceite o
pacto e se batize, então será salvo. Então somente há duas possibilidades: Uma que não eram
circuncidados, e Pedro disse: Ok, vou fazer vista grossa, e falou em línguas e
os batizou. Ou se simplesmente seguimos a lógica da mesma narrativa, aonde
disse que este homem, este centurião fazia muitas esmolas ao povo, e ia as
sinagogas, e eram conhecido nas sinagogas. Então se ele era um homem que já
fazia tempo que assistia na sinagoga, e disse que ele contribuía com suas
tzedakah as sinagogas, o mais provável é que este homem já estava circuncidado,
porém não havia sido formalmente aceitado no judaísmo da época. E é possível
que nós em nosso processo de conversão, primeiro se leve a cabo a circuncisão,
e anos depois se leve a cabo a tevilah, isto é possível. Porém,
quanto a Tevilah já é o passo final, a tevilah é o passo que se emite um certificado,
e com este certificado a pessoa já pode imigrar a Yisrael caso ela queira, e a
vezes que não é de imediato que fazem a tevilah dentro do judaísmo, mesmo que a
pessoa já tenha a circuncisão, porque pode ser que eles deem tempo a pessoa por
eles não estarem muitos seguros, ainda tem duvidas. Então, o mais provável
conhecendo como funciona o judaísmo, que este centurião é familiar, eles já
frequentavam a sinagoga, eles já ofertavam, eles já queriam, porém a legislação
daquele momento os tinha impedidos, até que chega o momento e Deus conhecendo
seus corações, e viu que estavam impedindo a esses homens a entrada, então
envia a Pedro e manda recebê-los, abre a
as portas a eles, e porque quem foi a eles foi Pedro? O que deu a
confiança a Pedro em fazer isto? Porque os viu que começaram a falar e a
profetizar, e a falar palavras da Toráh. Então neste momento Pedro viu que,
igual a eles estava se passando com os gentios, então os recebeu.
E vamos
saber o contexto de Atos capitulo 15, a raiz do que acontece isto com um
centurião romano, e depois Paulo e Barnabé começam a fazer muitos conversos
entre as nações, e começa a ter todo um avivamento, começa a haver uma grande
multidão de gentios, e começam a se converterem, e isto chega aos ouvidos dos
principais em Jerusalém, e começa a ter toda uma revolta. Agora, porque o tema
da conversão naquela época eram tão relevante, e você que está agora escutando
este tema pode dizer: Bom qual é a importância disto nesses nossos dias? E
porque neste época havia tanta importância, e agora você pode dizer, e o que
isto importa? Porque
naquela época se você quisesse fazer parte da fé hebreia, a fazer parte do povo
e quisesse aprender as Escrituras, aonde é que teria que ir? Se quisesse que
teus filhos casassem na fé, com quem eles iriam se casarem? Por suposto que era
com alguém da fé hebreia, com membros do povo de Yisrael, e a pessoa não podia
se casar dentro da comunidade, se os filhos não fossem convertidos a fé
hebreia, e por isto era um tema tão importante. Então começa a vir muitos
gentios as sinagogas, as sinagogas começam a se encherem de gentios, e começa
as inquietações ai entre os judeus, e porque? Pelo que estamos dizendo, pelos
matrimônios mistos e pelos filhos que vão surgir desses matrimônios, e então os
apóstolos se reúnem em Atos capitulo 15, a raiz de que um grupo de homens que
dizem acerca de todos esses gentios, que era necessários circuncidar-se e fazer
com que guardassem toda a lei, e dizem que é preciso se circuncidarem conforme
ao rito de Moisés.
Então ai se
armam todo um dilema, todo um debate e ai surge o famoso concilio de Jerusalém,
que é uma das causas que também é mal interpretado, e tem causado uma grande
separação entre o cristianismo e o judaísmo. E vamos a examinar o que acontece
ai em Atos capitulo 15, com respeito ao famoso concilio de Jerusalém.
Atos 15:1 Então alguns que tinham descido da Judéia
ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés,
não podeis salvar-vos.
Atos 15:2 Tendo tido Paulo e
Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e
Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos
anciãos, sobre aquela questão.
Atos 15:3 E eles, sendo
acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a
conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
Então, qual
é o assunto que estão tratando aqui? Conversão dos gentios, e ao que estavam se
convertendo aos gentios aqui? A fé de Abraão de Isaque e de Jacó, ou seja, a fé
hebreia. Então o ponto é: se está havendo uma conversão massiva dos gentios,
então o que vamos fazer com estes homens?
Atos 15:4 E, quando chegaram a
Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes
anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Atos 15:5 Alguns, porém, da seita
dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister
circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
Ou seja,
será que eles estão fazendo raro, de guardar a lei de Moisés? Não, pois isto é
o que se supõe que se faz um converso
Atos 15:6 Congregaram-se, pois,
os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
Atos 15:7 E, havendo grande
contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há
muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha
boca a palavra do evangelho, e cressem.
Atos 15:8 E Deus, que conhece os
corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a
nós;
Atos 15:9 E não fez diferença
alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
Atos 15:10 Agora, pois, por que
tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais
nem nós pudemos suportar?
A qual julgo
estará se referindo? Este julgo é converte-los, ou se eles dissessem em todas as comunidades aos
gentios, olhem sabe que mais, vão por seu rabino fulano de tal e se circuncidem
todos, e se convertam, então, o que passaria com o movimento? O que se passou
na época de Yeshua, quando alguns na sinagoga começaram a dizer que Yeshua era
o Messias de Yisrael? O que aconteceu com um homem cego? Já havia sido
declarado, que se alguém dissesse que Yeshua era o Messias, eram expulsos da
sinagoga, e porque? Porque as pessoas que começavam a dizer que Yeshua era o
Messias, os sacerdotes tinham a preocupação de que houvesse revolta a nível
nacional contra o imperador, e que os romanos destruíssem a nação de Yisrael.
Então este era todo o tema, não era que importava aos principais daquela época,
se eles creiam ou não criam que Yeshua era o Messias, ou seja, isto não era o
relevante, o que lhes preocupavam era que de repente todo o povo começassem a
dizer explicitamente de que Yahshua era o Rei, e se criasse uma revolta
nacional, e que os romanos destruíssem a toda a nação. Esta era toda a
preocupação. Então, aqui
o tema é, que todos esses gentios que estão querendo vir a fé, porque em qual
fé se tem o conceito do Messias? Pois na fé hebreia, então eles estavam
pensando o que fariam com esses gentios, e a solução era que eles se
convertessem, porém se eles vão se converter, o que acontecia naquela época no
momento da conversão, e atualmente? No momento que uma pessoa se converte
diante de um rabino, a pessoa se compromete antes a este rabino e diante da
comunidade, que você vai ser parte da comunidade, e que vai viver de acordo as
leis desta comunidade. E o que aconteceriam com estes gentios, se os apóstolos
dissessem: Ok vão pelas comunidades e se convertam todos ao judaísmo? O que
aconteceria com o futuro do movimento da Seita do Caminho?
Atos 15:10 Agora, pois, por que
tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais
nem nós pudemos suportar?
A qual julgo
ele se referia? Ao julgo da interpretação rabínica dos mandamentos, ou seja,
iriam submeter esses gentios a uma comunidade, que nem nós e no caso Pedro que
era um homem observante. E será que Pedro era ativo nas sinagogas da sua época?
Claro que não, ele era um homem comum, e o mesmo Paulo disse a Pedro que ele
era judeu e não vivia como judeu, e seguramente Pedro nem ia a sinagoga até que
o Messias lhe chama, e ele começa a meditar na Toráh, sem duvidas, Pedro tinha
muitos prejuízos a respeito do Judaísmo da sua época, e também muitos judeus já
não iam as sinagogas, porque tinham muitos prejuízos contra os escribas e
fariseus daquela época, porque tinha se tornado muito corrupta a religião, e
como é atualmente, que a maioria dos judeus não assistem nas sinagogas, somente
nas festas em especial, e porque? Porque criaram uma serie de interpretações da
Toráh, que consideram um julgo pesado. Então Pedro
diz; Bom se nós judeus não temos sido capaz de levar as interpretações dos
rabinos, então porque querem colocar sobre estes gentios, um julgo que eles não
podem levar?
Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a
Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia
feito por meio deles entre os gentios.
Atos 15:13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a
palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Atos 15:14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou
os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
Atos 15:15 E com isto concordam as palavras dos
profetas; como está escrito:
Atos 15:16 Depois disto voltarei, E reedificarei o
tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei
a edificá-lo.
Atos 15:17 Para que o restante dos homens busque ao
Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor,
que faz todas estas coisas.
E aqui Tiago
acaba com a discussão citando a profecia do Profeta Amós, que fala da
restauração de Yisrael, que fala do momento em que Deus vai trazer dentre as
nações a seu povo Yisrael, e o vai restaurar, e vai levantar o tabernáculo
caído de David. Então Tiago cita esta profecia e a aplica a estes gentios, e o
que quer dizer isto? Isto quer dizer que Tiago entendeu, que estes gentios, que
esta multidão de gentios que estão vindo a fé, eram assimilados das 10 Tribos
de Yisrael, eram gentios, porém que originalmente eram membros do povo de
Yisrael que se assimilaram entre as nações, e que estavam regressando.
Atos 15:19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles,
dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Atos 15:20 Mas escrever-lhes que se abstenham das
contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Atos 15:21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem
em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Ou seja,
Tiago está dizendo: Se fizerem que estes gentios se circuncidem-se neste
momento diante dos rabinos, então eles vão ter que se submeterem a todas as
regras e leis das sinagogas, e isto além de causar a eles um tropeço maior,
pode causa-los a descrença no Messias. Pode ser que muitos desses homens ao
pensar em cumprir todas as interpretações rabínicas, eles desistissem e
voltassem a pratica mundana. Então Tiago diz: deixem que eles primeiro
aprendam, já que de todo modo Moisés é anunciado em cada Shabbat, e eles vão
estar seguindo nas sinagogas, porém para começar, digam a estes gentios essas
quatro coisas. Então essas
leis que se instituem aqui são o primeiro passo. E aqui é aonde vamos iniciar
algo que nunca fizeram como comunidades, porque nós temos cometido o erro de
maneira geral a qualquer pessoa que quer entrar na fé, por mais nova que seja e
quase, quase estar entrando na fé e nós lhe colocamos um letreiro que disse:
Proibido o
trabalho no Shabbat. Proibido vir com roupas assim, e assado. Ou seja, como se
automaticamente, muitas vezes a nossa principal pregação é: deixe de comer
camarão, porco, deixe de trabalhar no sábado, deixe de fazer isto, deixe de
fazer aquilo, isto é muitas vezes o primeiro que dizemos, e isto não foi o que
disseram os apóstolos, porque será que estes gentios não vieram de um contexto
de comer tudo? E aqui os discípulos não fizeram ênfases nessas coisas, eles
disseram o seguinte:
Olha vocês
se abstenham dessas quatro coisas, ou seja, deram muita importância a essas
quatro coisas, e quais são? Então, se os apóstolos determinaram essas leis para
os que começam seu caminhar, o que devemos fazer nós? Como comunidade, quais
decretos nós adotaremos para os gentios que nos procuram pra entrar na fé?
Porque o que soaria as pessoas novas na fé que elas deixem seus trabalhos que
vai até o sábado, deixem de comer porco, usem isto, orem assim, façam assim,
andem assim? Porque o que nos causou quando ouvimos isto pela primeira vez?
Olhe não trabalhe no Shabbat, vocês estão proibidos de trabalharem no shabbat,
vocês tem que usar barba, e usar isto e aquilo, como nos soa isto? Porque a nós
que temos uns anos no caminho, nos soa isto dificilíssimo, o que será com as
pessoas que estão chegando? Então, qual
decretos determinaremos como comunidade? Qual decreto tomaremos em conta? Obvio
que o mesmo dos apóstolos, porque será que os apóstolos sabiam a Toráh mais que
nós aqui? Será que Tiago, que Pedro e os demais tinham um pouco de conhecimento
das Escrituras mais do que nós? Eu acho que sim. Então, o que temos que dizer
aos gentios que se aproximam? Então, vamos fazer uma diferencia entre uma
pessoa gentio, e uma pessoa que não é mais gentio. E para nós
nos consideramos como uma pessoa que não é mais gentio, temos que ter feito um
pacto com Deus, e no caso dos homens tem que ter levado a cabo a Brit Milah e
uma tevilah, e no caso das mulheres somente uma tevilah. Então a partir deste
momento a pessoa já não é mais considerada gentio. E isto não digo eu, disse o
apostolo Paulo
Efésios 2:19
Assim
que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da
família de Deus;
Então, na
perspectiva Divina, você faz um pacto com o Deus de Abraão, de Isaque e de
Jacó, ou seja, faz com a moabita Rute que disse: Teu povo será meu povo, e teu
Deus será meu Deus. E os que não fizerem isto, é um gentio em processo, ou seja
está buscando, esta se aproximando-se. E o meu conselho e o conselho das
Escrituras é, segues aprendendo, tudo isto é para você, você é bem vindo, é
convidado, porém que faça por convicção, segue estudando, e não fique pensando
uau eu tenho que deixar todas essas coisas. E tem pessoas que nos procura, e
veem nossa maneira de viver, e veem agente todo o dia de Shabbat focado na
Toráh e dizem: irmão eu não posso fazer isto. E nós temos
que responde a uma pessoa quando diz isto, ao invés de fazê-lo culpado todo o
tempo, dizendo a ele que ele é um pagão, dizemos a ele o seguinte: não se
preocupe, e digo mais, isto não é para você, não se preocupe, você segue por
ai, faça o que você considera que deve ser feito.
Apocalipse 22:11
Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem
está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo,
seja santificado ainda.
E o que
significa isto? Isto é um principio da Toráh que disse, que um pecado chama a
outro pecado, e uma boa obra, ou seja o cumprir um mandamento implica e leva a
outro mandamento. Então uma pessoa que deliberadamente não quer vir a verdade,
então vai perseverar no pecado e não vai
querer mudar. Porém alguém que está se esforçando para agradar a seu Mestre,
vai se santificar cada vez mais. Porque uma vez que vem esta revelação e não
cai as escama dos olhos da pessoa, já não resta mais nada a fazer. As vezes no
entusiasmo da pessoa fazer discípulos, e muitas pessoas que vão crendo e se
aproximando da fé hebreia, quase sem saber de nada, e já vão fazer a imersão, o
batismo, e as pessoas não entendem nada o que implica um batismo. Então nós que
já estamos sabendo o que implica, então já sabemos exatamente quais são nossas
responsabilidades, porém se ainda tem duvidas, segues estudando, deixa que o
Espírito de siga guiando, faça por convicção, quando o Eterno te mostre que o
estilo de vida da Toráh tal qual, é o máximo nível de vida que pode existir, e
que você tenha a fé para fazer, e porque? Porque de acordo a tua fé será feito,
se você não tem a fé para fazer isto, então espera, deixa que tua fé se
alimente, se edifique, e como vai se alimentar e edificar a tua fé? Pela Toráh,
pelas Escrituras. Assim que
aquele que não quer tomar todo este banquete, existe quatro mandamentos para
ti, e segues estudando a Toráh, e ai você vai se inteirar dos demais
mandamentos, e isto não quer dizer que estes quatro mandamentos são os únicos,
não quer dizer que são exclusivos, são para começar, e depois você segue
aprendendo, e quais são esses quatro? Que se separe das contaminações dos
ídolos, ai sim, que deixe de idolatrias e creia em um só Deus Verdadeiro. Que
deixes a Trindade e etc. Este é o primeiro passo, porque se você ainda não
entendeu isto, então te falta muito, segues aprendendo. Então, que
se aparte das contaminações dos ídolos, da fornicação e a palavra fornicação
vem do grego Porneia, ou seja, tudo que gira ao redor da pornografia, tudo que
gira ao redor das relações sexuais ilícitas. Veja, o primeiro passo é deixar a
pornografia, deixa as relações sexuais ilícitas, deixa a idolatria, ou seja,
começa por ai.
Terceiro:
Que se separe do sangue, ou seja, comer carne com sangue, e muitos tem
interpretado isto como assassinato, porém o mais provável é que tenha a ver com
comer carne com sangue, ou seja, deixa a galinha cabidela, a buchada. E deixa a
carne sufocada. Ou seja, a crueldade com os animais, ou seja, enforcar um
animal para comer. Então, se
começa por estes quatro, e segues estudando, e estudando, e estudando até que
chegue o dia e você diga: não somente quero esses quatro, senão quero guardar
tudo, porque já me dei conta que obedecer a Deus é porque todos os seus
mandamentos são perfeitos, e quero ter este estilo de vida, quero o melhor para
minha vida. Então, vamos voltar ao contexto que estávamos, e este é o contexto
de Atos capitulo 15, e por ultimo, a pergunta que temos que fazer para
finalizar é:
Qual é o
batismo que instituiu Yahshua? Será que foi o batismo cristão, ou a tevilah
hebreia? Vejamos o
que disse em Mateus
Mateus 28:18 E, chegando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo:
É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho,
e do Espírito Santo
Esta palavra "Discípulos" em hebraico é a palavra "Talmidim"
que vem do verbo "Limod" que quer dizer Aprender. Então Talmidim são
aprendizes, são pessoas que estão aprendendo. Então o Messias disse: Ide fazei
talmidim, estudantes. Ok até aqui tudo bem, porém se este versículo o Messias
estivesse falado a seus discípulos, se Yahshua tivesse dito "batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo" se ele efetivamente tivesse dito
isto, então porque no livro de Atos em todas as ocasiões que se mencionam que
houve batismo, em nenhum momento se mencionam que foram feitos em nome do "Pai, e do Filho e do Espírito Santo"
sempre disse que foram batizados em nome de Yeshua. Então os discípulos não
entenderam este versículo ou o que aconteceu? Ou não entenderam, ou não
escutaram, ou não obedeceram. E este
versículo 19, este famoso versículo da formula trinitária, de batizar em nome
do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, e vamos saber se isto corresponde, se
isto é o que ensina as Escrituras. E sabemos que o evangelho de Mateus não foi
escrito em grego, porque temos um testemunho de um homem, de um historiador
chamado Eusébio, que no segundo século ele citou a um homem chamado Papias de
Hierápolis, e este Papias disse que os discípulos de Yahshua, tinham o evangelho
de Mateus em sua própria língua em hebreu, e que daí se traduziu aos diferentes
idioma (Evangelho dos Hebreus). Então, temos
uma cita de um historiador dos segundo século, que disse que o Evangelho de
Mateus originalmente estava em hebraico. E atualmente existe uma copia do
evangelho de Mateus, uma copia que se chama: Mateus de Shem Tov, e é uma copia
qual eu tenho, e vamos ver em hebraico como disse este verso de Mateus 28:19, e
não tem este versículo, igual em I de João 5:7 que disse:
1 João 5:7 Porque três são os que
testificam no céu: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo; e estes três são um.
Este
versículo também não estar nos manuscritos mais antigos, tampouco estar na
Peshita Arameia. Então a mesma Bíblia tem um código para que quando se agrega
algo, de imediato é possível saber e porque? Porque em outros textos podemos
saber se foi adicionado ou não. Então por sentido comum se este verso era
original, pois tinha que ser mencionado em outras partes da Bíblia. Se a
Trindade é um tema tão importante e se incluso fosse para a salvação como
inclusos alguns ensinam, então como é
que nem sequer a palavra "Trindade" aparece em nenhuma parte da
Bíblia. Então deliberadamente por isto este versículo não esta está nos
manuscritos mais antigos. E já vimos
que no grego este verso disse
Mateus 28:19 Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Porém vamos
saber como disse num manuscrito hebreu, e vamos saber como termina o evangelho
de Mateus
Mateus 28:19 "ViYeshua qarav alehém
ve'amár lahém: Li natán kol hayekhólet bashamáyim va'aretz."
Mateus 28:18 E, chegando-se Yeshua,
falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Lekhu atém (Vocês vão.) Mateus 28:19
Mateus 28:20 Veshamerú otám leqayem
kol hadevarím ashér tsivetí etkhém ad olam
Mateus 28:20 Ensinando-os a guardar
todas as coisas que eu vos tenho mandado; para sempre.
Assim
termina o evangelho de Mateus hebreu.
Vão a eles, e ensine-os
a guardar todas as coisas, que eu tenho ordenado a vocês para sempre.
Então, alguém para forçar o
conceito da Trindade, enxertou o pai, o filho e o Espírito santo. Porém, isto é
controverso porque alguém pode dizer: E como você sabe disto? Porém qual é o
argumento mais contundente para saber, que Yahshua não disse a seus discípulos,
que batizassem no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? Que os discípulos
nunca fizeram isto, nunca batizaram ninguém no Nome do Pai do Filho e do
Espírito Santo, em todo o livro de Atos, que é aonde vemos como os apóstolos
batizavam, nunca batizaram ninguém dizendo: em nome do Pai, do Filho, e do
Espírito Santo. Nunca disseram isto, e vamos saber o que disse em Atos 2:38,
porque se lermos todo o livro de Atos, não vamos encontrar uma só vez os
discípulos batizando desta forma. Então o que aconteceu? Será que eles não
entenderam, ou não obedeceram ao Messias? Então, o mais lógico, o mais obvio é
que este versículo foi adicionado
E disse-lhes Pedro:
Arrependei-vos (qual
é o requisito para se arrepender? Fazer Teshuvah. agora, o que é se arrepender?
É se arrepender dos pecados, e o que é pecado? Transgressão a Toráh. Então se
arrepender é entrar em pacto com o Eterno, e qual é o sinal do pacto? A
circuncisão)
Atos 2:38 E disse-lhes Pedro:
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado (ou seja, fazendo tevilah) em nome de Yeshua o Messias, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito
Santo;
E qual é a condição para receber o dom do
Espírito Santo? O arrependimento, que implica a Brit Milah, e a tevilah, a
imersão. E o que significa o batismo no Espírito Santo? Que a palavra deo
Eterno, que os mandamentos do Eterno vão estar em teu coração, em tua mente, e
você vai começar a fala-los e a pratica-los, e porque Pedro purificou e fez a
tevilah no centurião? Porque viu que ele começou a falar dos mandamentos da
Toráh, viu que ele começou a profetizar, então Pedro pensou, o que me impede,
se este homem já foi batizado no Espírito? Então vamos batiza-lo, vamos fazer a
tevilah nele. E em Atos
19:1 vamos saber a maneira pratica de se fazer a pratica da tevilah. E isto vai
ser nossa prova textual, para o tipo de purificação na tevilah.
Atos 19:1 E sucedeu que, enquanto
Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores,
chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
Atos 19:2 Disse-lhes: Recebestes
vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda
ouvimos que haja Espírito Santo.
Esta é a
pergunta que cada um de nós deveríamos fazer a nós mesmo. Recebemos o Espírito
Santo quando cremos? O que resulta que em Éfeso havia muito problema de
carnalidade, e é o Espírito Santo quem nos da a capacidade de sermos
testemunhas, que nos dar a capacidade de pregarmos o que vivemos. Qual vai ser
a manifestação de alguém que recebeu o Espírito Santo, segundo a profecia de
Joel, de Jeremias 31, de Ezequiel 36, 37, qual vai ser o sinal de que o
Espírito do Eterno, vai vir sobre alguém? Como podemos notar que o Espírito
Santo está sobre uma pessoa? Que os mandamentos vão estar escrito no seu
coração, ou seja, que a pessoa vai começar a memorizar, a pensar e a praticar
os mandamentos. Então Paulo pergunta aqui a eles:
Recebestes vós já o
Espírito Santo quando crestes?
E dentro do
pensamento de Paulo, o que significaria receber o Espírito Santo? Ou seja,
estais guardando a Toráh? Vives de acordo a Toráh? Vocês estão praticando os
mandamentos de Deus? Vives de acordo a eles? E eles responderam a Paulo:
Nós nem ainda ouvimos que
haja Espírito Santo.
Atos 19:3
Perguntou-lhes,
então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Atos 19:4 Mas Paulo
disse: Certamente João
batizou com o batismo do arrependimento,
dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Yahshua o
Messias.
Ou seja,
Paulo está dizendo que João somente preparou o caminho, João somente foi uma
voz que clamava no deserto dizendo: regressem, façam teshuvah. Então existe um
batismo preliminar ao batismo de conversão, e qual é? O de João, o batismo do
arrependimento, e este batismo é para todos, a gentios, a judeus, em fim, a
todos que queiram iniciar um processo, eu quero me arrepender, eu quero
retornar, eu quero começar a guardar os mandamentos, e pouco a pouco eu farei o batismo de João, que
é o batismo de arrependimento. E depois que
se faz este batismos de João.
Atos 19:4 Mas Paulo
disse: Certamente João
batizou com o batismo do arrependimento,
dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Yahshua o
Messias.
Ou seja,
João preparou o caminho para o Messias, ele preparou o coração das pessoas,
porém já em Yahshua, ou seja, batizar alguém em Nome de Yahshua, o que significa?
Bom, quando uma pessoa ao judaísmo faz
uma tevilah a conversão, quem te dar o certificado da tua conversão é o rabino
que fez a tevilah. Ele coloca teu nome, ele da fé que você realizou esta
conversão. E no caso daqueles gentios que decidem fazer um pacto com o Deus de
Abraão de Isaque e de Jacó, então, quem atualmente vai de dar o certificado da
tua conversão? Em Nome de quem, você poderá dizer: agora eu faço parte do povo
de Yisrael? Em Nome de quem? Pois do Rei de Yisrael, do mais famoso Rabino, e
ele terá autoridade ou não? Agora, se
você recebe um certificado que diga: você agora é parte do povo de Yisrael,
autorizado pelo Rabino Yahshua de Natzareth te converteu, e se você com este
certificado vai a embaixada de Yisrael e diz: Olha senhor embaixador, eu já
quero ir embora para Yisrael, porque o Rabino Yahshua de Natzreth fez minha
conversão. Você crer que eles vão te dar? Não e porque? Porque Yahshua disse: Meu reino não é deste mundo, porque
rejeitaram ao Rei de Yisrael. Então, de
acordo a Carta aos Hebreus, o que foi dito aos hebreus que tinham crido em
Yahshua como Messias?
Hebreus 13:13 Saiamos, pois, a ele
fora do arraial (ou seja, saiam de Judá), levando o seu vitupério
Hebreus 13:14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas
buscamos a futura.
Ou seja, assim
como a oferta pelo pecado era oferecida fora do acampamento, então a implicação
é: saiamos fora daqueles que rejeitaram ao Messias, já não seremos aceitos por
eles, e estou me referindo a nível nacional, porque a nossa cidadania não é
daqui, então, seremos como ele foi, e como foi ele, o Messias? Rejeitado, e
como serão seus discípulos? Rejeitados. Atualmente se uma pessoa quer se aliar
a Yisrael ela pode ser budistas, ateus, macumbeiros, seja lá o que for, se você
quer se identificar com o Judaísmo não há nenhum problema em seu ateu, budista
e etc. porém na hora dessa entrevista se você diz, olha eu creio que Yahshua é o
Messias de Yisrael, adeus cidadania Israeli. Então aqui assim como Yahshua foi
tirado da porta, foi sacrificado fora do muro de Jerusalém, nós temos que sair
também fora do acampamento momentaneamente, recordem somos estrangeiros aqui, o
Reino do Messias ainda não estar estabelecido, seu reino não é deste mundo, nos
vão rejeitar, no capitulo 11 de Hebreus estão todos os profetas, eles foram
rejeitados por sua mensagem. Porém, o que acontecerá quando ele vier e
estabeleça seu tribunal de justiça, e seja Ele quem vai determinar quem entra e
quem não entra na terra prometida, o que acontecerá? Diz o ditado, quem rir por
ultimo, rir melhor, agora sim eu não vou ter temor, que me deportem daí, agora
sim Ele vai me aceitar.
Hebreus 13:13 Saiamos, pois, a ele
fora do arraial (ou seja, saiam de Judá), levando o seu vitupério
Hebreus 13:14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas
buscamos a futura.
Ou seja, não
tratemos de nos identificar com nenhum grupo, senão que buscarmos o que estar
por vir.
Atos 19:5 E os que
ouviram foram batizados em nome do Senhor Yahshua.
Ou seja,
foram convertidos no Nome de Yahshua. Agora sim eles já se identificam com a
morte e a ressurreição do Messias
Atos 19:6
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o
Espírito Santo; (ou
seja, o Espírito da promessa, que viria sobre quem? Sobre a casa de Yisrael, e
sobre a Casa de Judá) e falavam línguas, e
profetizavam.
Atos 19:7 E estes eram, ao todo,
uns doze homens.
E justamente
o que se passou ali no Monte Sinai quando todos ali haviam se purificado, e
neste momento recebem as Tabuas da Lei, e qual foi o dia em que eles receberam
as Tabuas da Lei, ou seja a Toráh? Foi no mesmo que dia que se celebra a Festa
de Pentecostes. Então o dia em que recebem as Tabuas da lei é o mesmo dia em
Pentecostes que o Espírito Santo a Toráh porém não mais em Tabuas, senão como
profetizou Jeremias 33 que seria escrita nos corações, e isto implica que agora
as pessoas não querem obedecer não por imposição, por legalismo, mais porque
agora temos a Toráh, a lei em nossos corações, e isto aconteceu neste mesmo dia
de Pentecostes. Então aqui neste momento esses homens recebem o Espírito Santo e disse que eles falavam em
línguas e profetizavam.
Em Atos 8:36 ao 39
aonde narra o caso do eunuco, que também foi a Jerusalém, e sem duvida por ser
eunuco era menosprezado, porque havia certos prejuízos, havia certas leis que
excluíam aos eunucos, e a pesar de que Isaías tinha falado, que os estrangeiros
e os eunucos, o Eterno os receberia se eles abraçassem o pacto do Shabbat, e os
pactos da Toráh. E em Atos
8:36 narra a historia de um eunuco que vinham pelo caminho, talvez foi
rejeitado no Templo, e este Eunuco é o protótipo de você e eu, porque nós
queremos buscar ao Eterno porém a Lei nos impede, a lei diz que nós estamos em
pecados, e em pecados não podemos ter comunhão com Deus, então é necessário que
conheçamos aquele que veio nos salvar, que veio a pagar pelo nossos pecados. E este Eunuco vinha
lendo Isaías aonde diz que o Messias foi ferido, foi levado ao matadouro como
ovelha muda, e ele não sabia a quem se referia esta passagem, e Felipe lhe
explica que isto se trata de Yahshua, e ai Felipe lhe fala da mensagem de
redenção, e neste momento este eunuco entende e fica sabendo que ele é parte do
povo. Então Felipe lhe pergunta:
Atos 8:36 E, indo eles
caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis
aqui água; que impede que eu seja batizado?
Atos 8:37
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o
coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Yahshua o Messias é o Filho de
Deus.
Pela
primeira vez este eunuco tem a esperança de entrar em comunhão com Deus. Ou
seja, ele creu que Yahshua é o Juiz de toda a terra, creu que era Yahshua quem
lhe podia dar a sua conversão, creio que é ele quem pode mudar meu coração,
creio que Ele é o sumo pastor que pode me enxertar no rebanho das ovelhas.
Atos 8:38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à
água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
Atos 8:39 E, quando saíram da água, o Espírito do
Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o
seu caminho.
E como isto
este eunuco pode entender o que ele estava lendo a respeito do profeta Isaías,
e esta ação aqui vai nos identificar com Isaías 56 que disse:
Isaías 56:4 Porque assim diz o
Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo
em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Isaías 56:5 Também lhes darei na
minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de
filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
Isaías 56:6 E aos filhos dos
estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do
Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o
profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Isaías 56:7 Também os levarei
ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus
holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha
casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Ou seja, os
eunucos estavam estabelecidos a não entrarem no Templo, estavam confinados a um
lugar reservado no pátio. Porém aqui disse: " Também
os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração "
Isaías 56:8 Assim diz
o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos
que já se lhe ajuntaram.
Então, o que
nós vamos fazer? Porque as mulheres tem muito mais fácil. E o melhor lugar para
se realizar uma mikver é a praia. E a palavra Mikver significa união de águas,
e a primeira vez que aparece a palavra Mikver, é em Gênesis quando fala que o
Eterno juntou todas as águas em um lugar, e depois cobriu o seco, e a palavra
ai que se usa é a palavra Mikver. Então, quando vamos ao mar, literalmente
estamos fazendo tevilah em um Mikver, um mikver preparado pelo Eterno. Então, de
garanto que os batismo que fizemos antes, te garanto que não teve as
implicações totais que deveria ter tido depois que nós estudamos este estudo, e
mesmo que tenha tido por testemunho, a fim de que cumpramos toda a justiça,
como o mesmo Yahshua que mesmo sem necessitar ele disse: é necessário que
cumpramos toda justiça como testemunho ao povo. Então se alguém aqui quer
celebrar a festa de Pessach, deve tomar o julgo da Toráh sobre suas vidas, e
ter alguém como testemunhas de que nos comprometemos que nunca mais
transgrediremos um dos mandamentos eternos e perfeitos do Senhor.
Então, se
isto é o que você quer fazer
Atos 22:16
E agora por que te deténs? Levanta-te, e
batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o Nome de Yahshua.
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