CANTARES DE SALOMÃO CAPITULO 3
Aqui no
capitulo 3 é um capitulo aonde se responde a oração de Yisrael do capitulo 2, aonde Yisrael diz
volta meu amado, seja propicio, porém tu tomes a iniciativa Senhor "volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos
veados sobre os montes de Beter " e veja o que
acontece. Capitulo 3 versículo 1, aonde quem está falando é Yisrael
Cânticos 3:1 De noite, em minha cama (E cama é um símbolo da Arca do
Pacto, e Noite é uma alusão aos tempos de dispersão, tempo em que Yisrael foi
disperso entre as nações) então, nesses momentos de dispersão, neste
momentos em que estamos longe, disse:
Cânticos 3:1
De noite, em minha cama, busquei aquele a
quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Ou seja,
houve um momento na dispersão, porque no Tabernáculo e no Templo estava a
Gloria de Deus, manifesta através de uma nuvem, porém houve um momento por
causa dos muitos pecados de Yisrael, a Presença Divina foi retirada, e neste
circunstancia disse que Yisrael o busca e não o acha.
Cânticos 3:2 Levantar-me-ei, pois, e rodearei
a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei
aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
E quando fala
aqui, pela cidades, pelas ruas e pelas praças, é aonde está todo mundo, ou
seja, aonde estar todos os gentios, e disse aqui Yisrael, eu vou busca-lo entre
as multidões, entre os gentios, buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o,
e não o achei.
E você acredita que se pode encontrar o Eterno
seguindo a corrente? Entre o popular? Jamais você vai encontra-lo ai.
Cânticos 3:3 Acharam-me os
guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama
a minha alma?
Ou seja, neste
tempo da diáspora de noite, neste tempo da dispersão, e uma das dispersão mais
triste do povo de Yisrael, foi quando foram levados ao exílio da Babilônia e se
destruiu ao Templo. E aqui os guardas representam aos que cuidam de alguma
maneira a Yisrael, e quem são os que de alguma maneira cuidam de Yisrael? Pois
são os que de alguma maneira estão tratando de ensinar as Escrituras, e aqui
poderíamos simbolizar com Esdras e Neemias. Disse:
Cânticos 3:3 Acharam-me os
guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama
a minha alma?
Cânticos 3:4 Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a
quem ama a minha alma; ( O que passou quando se reconstruiu o segundo Templo? Uma vez que se
reconstruiu o segundo Templo, então começam alguns a regressar dos exilados da
babilônia, e a penas que passou os tempos de Esdras e de Neemias, e ai se
reconstruiu o segundo Templo, ai vem a época de Roma, e o que acontece neste
momento? O que se passa depois que se construiu o segundo Templo? Quem é que
vem ao segundo Templo para ensinar a Toráh? Yahshua o Messias, então o verso 4
disse:
Cânticos 3:4 Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a
quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi
em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.
Ou seja, chegou um
momento em que Yeshua foi recebido por todos, disseram: Bendito é o que vem em
Nome do Senhor, e agora sim este é o Messias, e já queria publicar que ele era
o Messias que iria reinar. Então queriam leva-lo a força ao Templo, já que a
multidão estava proclamando que ele era o Messias, e quantas vezes proclamarão
e quiseram leva-lo ao Templo, e o Messias dizia: Não, não é o tempo ainda, e o
povo não, entra já na câmara. E disse No verso 5
Cânticos 3:5 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e
cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.
Uma vez mais. Nações
neste momento não venham me dizer que o Eterno me deixou, não vão dizer que Ele
já não tem compaixão de mim, não desperte o amor, não agitem o amor, não me
façam crer que Ele me substituiu por vocês, que Ele já não me ama. E as nações
respondem no verso 6 dizendo:
Cânticos 3:6 Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de
fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?
A pergunta das
nações é esta: quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça.
Quando Yisrael
também surge como nação, Yisrael vem saindo do Egito, sobe do deserto e quem os
acompanhavam era uma coluna de Nuvem sobre eles no momento do sol, para
protegê-los do calor, e as nações estão perguntando: Quem é este povo e
começaram a se preocupar, olha este povo venceu ao exercito mais poderoso, aos
egípcios, o Deus deste povo é poderosíssimo, é melhor não nos meter com eles. E
ai em Jerico estavam todos tremendo de medo. E a pergunta é: "Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de
fumaça, perfumada de mirra, de incenso" ? Quem é que
perfuma a Yisrael? A Mirra, que é um símbolo de morte, um símbolo de
sacrifício. O que faz com que seu povo seja belo? A Mirra do sacrifício de
Yahshua, Yahshua é quem nos perfumados, e nós faz que nosso cheio seja agradável
diante do Eterno.
Cânticos 3:6 Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de
fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?
Ou seja, quem
perfumou a este povo, que vem acompanhado de uma coluna de fumaça? Quem fez
isto? E aqui vem a resposta de Yisrael.
Cânticos 3:7 Eis que é a liteira de Salomão;
Devemos lembrar
que Salomão significa: Rei que tem a paz, ou rei de paz, isto significa
Salomão. E este palavra Liteira é o lugar aonde repousa o rei de paz. Então aqui no versículo 7 está dizendo: Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes
estão ao redor dela, dos valentes de Israel;
E a pergunta é:
Quem é este povo, porque neste povo é aonde repousa o Príncipe da Paz. "sessenta
valentes estão ao redor dela" Porque é que a pesar do seu pecado, que a pesar
de tudo que fez Yisrael, porque é que Yisrael segue de pé? Aqui disse algo
muito lindo. "sessenta valentes estão ao redor dela" Os interpretes
traduzem esta frase ao dizer que, uma das razões, uma das bênçãos que protegeu
ao povo de Yisrael, ao longo de todas suas gerações, é a benção dos sacerdotes,
no livro de Números capítulo 6 aonde o Eterno disse aos sacerdotes que abençoem
Yisrael dizendo:
Números 6:23 Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel,
dizendo-lhes:
Números 6:24 Adonai te abençoe e te guarde;
Números 6:25 Adonai faça resplandecer o seu rosto sobre
ti, e tenha misericórdia de ti;
Números 6:26 Adonai sobre ti levante o seu rosto e te dê a
paz.
Esta oração e esta
benção que vem expressada direta do coração do Eterno, vai ser como um
resguardo a Yisrael, por todas as gerações. E curiosamente neste oração estão
60 letras, porque se você se colocar a contar as letras hebreias desta oração
sacerdotal, tem 60 letras. Então, aqui está dizendo: "Aqui estar o
lugar de repouso do Príncipe de Paz, "sessenta valentes estão ao redor dela" sessenta letras, por
isto que Yahshua disse que nem um Yod e nem um til se passará da lei, até que
tudo seja comprido. Cada letra, cada palavra que sai da Boca do Eterno, tem um
poder impressionante. "sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes
de Israel " E quem são
os valentes de Yisrael? Os sacerdotes, os valentes na fé. E uma vez mais, aqui
vemos quem são os fortes, não disse os fracos na fé, quem era os mais cheios de
Toráh nas Escrituras? Os sacerdotes, estas 60 palavras dos valentes, sustentam
a Yisrael. E quais são as características dos valentes?
Cânticos 3:8 "Todos
armados de espadas" E o que representa espadas nas Escrituras? A Palavra
de Elohim
Cânticos 3:8 Todos armados de espadas, destros na guerra (Guerra espiritual, são destros,
são sábios na guerra); cada um com a sua espada à cinta por causa dos
temores noturnos.
E se nos
recordamos o que foi ordenado aos Yisraelitas, que tivessem em suas coxas para
recordar a Palavra de Deus? Era para terem em suas coxas algo que recordassem a
Palavra de YHWH. "cada um com a sua espada à cinta por causa dos
temores noturnos." Ou seja, aqui é um símbolo da Palavra de Deus, e tudo isto
porque? "causa dos temores noturnos", e a noite é uma
representação como já dissemos, é um representativo do exílio. E para o que era
importante que eles tivessem esta lembrança, no momento em que eles vão estarem
entre nações pagãs? Para que quando Yisrael veja as nações, se deem conta que eles
são diferentes, para que eles não se mistures, para recordar que o Eterno os
tinham salvados e os santificados, e os tinha guardado como seu tesouro
especial.
Cânticos 3:9 O rei Salomão fez para si uma carruagem de
madeira do Líbano.
E esta carruagem é uma alusão do Templo, ou
seja, que
o Rei de Paz fez uma carruagem, ou seja um lugar de repouso de madeira de
Líbano. Ou seja, isto
também é uma alusão mais tarde ao Templo, porque? Porque grande parte do Templo
foi feito de madeira de Líbano, e disse o verso 10
Cânticos 3:10 Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o
assento de púrpura, o interior revestido com amor,
pelas filhas de Jerusalém.
E o que tinha no
interior do Tabernáculo? Qual é o símbolo mais forte do interior do Tabernáculo?
O sacrifício, ou seja, seu interior estar adornado, esta decorado de amor. E ao
entrar ao Tabernáculo, ao lugar Santíssimo, o mais impactante que vamos
encontrar ai, o sangue do Cordeiro sendo derramando por nós. o interior revestido
com amor, pelas
filhas de Jerusalém. Em I Reis capitulo
5 disse que, houve gentios que ajudaram a construção deste Templo, e disse que
tudo isto foi revestido com amor, pelas filhas
de Jerusalém.
Cânticos 3:11 Saí, ó filhas
de Sião, (E aqui é uma referencia especifica aos filhos de
Yisrael).
Cânticos 3:11 Saí,
ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão (Veja ao Príncipe de Paz) com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu
desposório e no dia do júbilo do seu coração.
A coroa é um símbolo externo da gloria de um
rei. As coroas eram feitas de joias, de algo caríssimo. E aqui no verso 11
disse: Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao
rei Salomão (Veja ao Príncipe
de Paz) com a coroa com que
o coroou sua mãe no dia do
seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.
E a palavra mãe aqui é uma alusão a sua nação.
E qual foi o dia de júbilo do coração do Rei de Yisrael? Alguém se lembra,
quando o Rei de Yisrael veio para se casar, para Renovar o Pacto ele disse: Quanto eu tenho desejado ter este momento com
vocês. E em qual
momento sucedeu isto? Na Ceia de Pessach, e o que estavam se celebrando neste
Páscoa? Estava se renovando o Pacto que tinha sido feito no Monte Sinai. E ai
neste momento do seu gozo, disse que acontece algo neste momento de gozo do
Messias, porque no momento em que ele vem a renovar o Pacto ele disse: Quanto eu
tenho anelado por isto, por este momento, quando eu tenho anelado beber do
fruto da vide com vocês, e não voltarei a beber, até que se cumpra o Reino dos
Céus.
E neste momento de
gozo, e aqui disse que depois deste momento de gozo, Ele foi coroado, e esta
coroa representa a máxima Gloria de Deus. E como Ele foi coroado, depois do
maior momento do seu gozo? Com uma coroa de espinhos. Assim que esta coroa de
espinhos, é a manifestação mais grande da Gloria de Deus, e porque? Porque
esses espinhos representam o pecado, a maldição desde mundo, e o Messias ao
levar esta coroa de espinhos em sua cabeça, o que ele esta manifestando é; a
manifestação da Minha Gloria é a misericórdia, o amor que tenho por ti. E isto
é o que disse aqui em Cantares 3:11
(Veja ao Príncipe
de Paz) com a coroa com que
o coroou sua mãe no dia no
dia que ele veio a renovar o pacto, a se casar, o dia do gozo do seu coração.
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