segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A QUESTÃO SOBRE O DIZIMO!




 

Q uem ensina dizimar dinheiro não ensina nenhum mandamento dado pelo Eterno YHWH nem Yahshua nem Moshe nem os Apostolos senão uma tradição pagã imposta pela igreja Catolica em tempos obscuros e superticiosos; toda compulsão para pegar dinheiro é contraria a mensagem das Boas Novas de Hatsalach ( Salvação) e ao Ruach HaKodesh, em Yahshua somos abençoados não pelo que podemos dar- a Elohim dono do ouro e da prata, mas por nossa obediencia a vontade do Abba

 

                                    INTRODUÇÃO

 

É possivel que este estudo choque e desafie crenças que estão muito firmes em seus corações e que contradiga a seus lideres espirituais e os ensinamentos que tem recebido em quase toda as vossas vidas. Não é minha intenção aborrecer a nenhuma fé ou crença, mas amar dizendo a verdade em amor para juntos examinarmos os ensinamentos do dizimar do dinheiro a luz das Sagradas Escrituras e não de tradições nem palavras dos homens.

 

        DIZIMAR DINHEIRO NÃO É MANDAMENTO DE ELOHIM

 

O mandamento de dizimar dinheiro não será encontrado nas Sagradas Escrituras, pois é um mandamento de homem que começou no seculo 5 d.M Agustino de Hipona ( conhecido como Santo Agostinho) na Africa comprometeu-se a persuadir os crentes para que lhe entregassem dizimos. É universalmente reconhecido que o dizimo não achou lugar durante os primeiros tres seculos da era Cristã. No seculo 5 d.C no concilio de Macon na diocesis de Lyon, foi estabelecido o dizimo como mandamento e todos aqueles que se recusaram foram maldizidos, excumugados  e suas propriedades confiscadas. Adriano I em 787 aplicou dizimar dinheiro como uma lei eclesiastica em toda Europa, eventualmente os dizimos foram repelidos na França em ( 1789), Irlanda ( 1871), Italia ( 1887) e na Inglaterra ( 1936). Lamentavelmente durante e depois da “ reforma protestante” não se desfizeram desta e outras tradiçoes pagã herdadas do catolicismo.

 

Dizimar dinheiro não é um mandamento de Elohim, ja que Ele so ordenou a Yisrael dizimar o produto da terra, fruto das arvores, animais, ovelhas e etc. (Levitico 27:30-34). O Mishna (Codigo da lei judaica), Tratado Maaseroth ( Dizimos) explica o processo do dizimo e como era levado ao cabo, excluindo Do mesmo o dinheiro e incluso os frutos menores que dava a terra de Yisral. O mandamentos de dizimar dinheiro esta fora das Escrituras Sagrada.

 

DURANTE 40 ANOS NO DESERTO YISRAEL NÃO DIZIMOU UMA SO VEZ!!

De seus quarentas anos no deserto Yisrael não dizimou uma so vez, ja que o dizimo somente aplicava dentro da terra de Yisrael ( Deut. 12:1 e 26:1-2). Com o exlio Babilonico e a posterior a reconstrução do Templo, os Fariseus aprovaram que podia dizimar dos produtos que se produzia na terra da babilonia dada a grande quantidade de Judeus que la viviam e a alta influencia da babilonia sobre os fariseus, por isso terras como Asia Menor, Grecia ou Italia jamais foram consideradas farisaicamente dizimaveis, ja que o povo destas terras eram considerados impuros

 

Biblicamente o dizimo é 20% anual e não 10%

 

Isto porque Yisrael devia dizimar não uma vez, senão duas vezes anualmente. O primeiro dizimo levitico devia ser dado pelos filhos de Yisrael aos levitas ( Num. 18:21) dos produtos da terra e animais que era produzidos dentro da terra de Yisrael ( Lev. 27:30-34) e funcionava como um imposto para alimentar aos levitas pelo seu trabalho no Beit HaMikdash. O segundo dizimo devia ser levado a Jerusalem ( Deut. 14:23) em uma das festas anuais de peregrinação como Pessach, Shavuot e Sukkot. Ambos os dizimos ( o primeiro como o segundo) devia ser dados anualmente ( Deuteronomio 14:22)

 

            É PECADO TOMAR DOS POBRES OS DIZIMOS!!

O pecado é a transgreção da Toráh ( I Yochanan – João 3:4). Por isto pegar dizimo dos pobres é um pecado, pois a Toráh ordena que se de O dizimo aos pobres no lugar de pegar deles.

 

     RECOLHER DIZIMOS EM TEMPLOS PAGÃO NÃO É BIBLICO

É tambem um pecado e com sua origem no paganismo, especificamente nos cultos a baal na babilonia e Sumeria, recolher os dizimos em templo. Biblicamente nenhum dos dizimos que deviam dar os filhos de Yisrael era recolhidos ou levados a tempo. O primeiro dizimo ( Num.18:21) devia ser recolhido nas cidades ( Neemias 10:37 b). O segundo dizimo ( Deut. 14:23) devia ser levado a Jerusalem, não ao templo ( Deuteronomio 14:23-26) e o terceiro dizimo devia deixar nas cidades ( Deut. 14:28-29)

 

Malaquias  3:10 tem sido mal interpretado, porque em algumas versões dizem trazei todos os dizimos a casa do tesouro e em outras dizem celeiros” em hebraico não disse tal coisa, porque no tempo nem siquer um celeiro ( em hebraico  celeiro é “asam”) senão uma camara de tesouros que Ezequias construio para guardar os tesouros do Templo ( 2 Cronicas 31:11-14), esta camara estava localizada fora do templo especificamente na corte das mulheres. Tampouco no templo se recolhia os dizimos que davam os filhos de Yisrael.

 

Malachi – Malaquias 3:10 em hebraico disse: “HaBio et kol Ha Maaser al Bet Ha Otzar” que traduzido é: Trazei o dizimo completo a casa do tesouro” a melhor tradução para nosso idioma deste verso é a biblia de Jerusalem de 1976 que disse: “Levai O dizimo integro a Casa do Tesouro”. Biblicamente podemos conhecer que o unico dizimo era levado a Casa do Tesouro era o dizimo dos dizimos que devia dar os levidas aos filhos de Aharon ( Arão) em Numeros 18:26   ” Fale com os Levitas e dize-lhes: Quando vós receberdes dos filhos de Yisrael o ma’aser ( dizimos) que Eu lhes dei por sua herança, então vós oferecereis uma oferta de temurah ( livre) dela para YHWH, destarte um ma’aser dos ma’aser”.

 

O dizimo dos dizimos era levado a casa do tesouro e é confirmado em Neemias 10:38   ( E o kohen, o filho de Aharon, estará com os Levitas, quando os Levitas receberem o ma’aser (dízimos); e os Levitas farão subir o ma’aser à Casa o nosso Elohim, às câmaras, para a casa do tesouro                        Nechemyah- Neemias 10:38

 

Portanto os homens que pedem “todos os dizimos” para o “templo” e não o “dizimo dos dizimos” que representa somente 1% do dizimo, esses tem abandonado toda direção das Sagradas Escrituras e estão exigindo algo que biblicamente não lhes corresponde. Porem eu não os julgos, pois muitos “ministros” neste tema estão sinceramente enganados, e somente estão seguindo ordens como bons soldados. A minha oração é que eles abram seus olhos a esta linda verdade. Infelizmente muitas pessoas hoje querem se passar por levitas levando os dízimos. os Levitas eram os únicos que podia levar o dizimo do dizimo  a casa do tesouro.

 

Quem exige dizimos baseados no mandamento da Toráh estão muito equivocados, se eles queiram fazer e não sabem e exigindo muito mas deles que deviam exigir, pois o dizmo dos dizimos não é um dizimo normaç senão o 10% do dizimo. Agora o que é o dizimo dos dizimos? Se sua ganancia aparta o 10% para O dizimo. O dizimo dos dizimos é o 10%  deste dizimo. Isto significa que uma igreja cristã ou Sinagoga Messianica que cobram  o dizimo a seus membros, se se queira apegar a doutrina biblica, so deveria exigir o dizimo deste dizimo, ou seja o 10% do dizimo que atualmente recebem. Em terminos matematicos isso se traduz da seguinte maneira: Se voce ganha 100 reais e deve dar 10 reias como dizimo. O dizimo dos dizimos que teveriam levar a igreja ou Sinagoga Messianica seria 1% e não 10%. Se a muitos não gostariam de conhecer esta verdade, por esta razão Malaquias 3:10 foi manipulado para ocultar essa verdade dos olhos dos crentes e tirar todo argumento que podesse defender-se. ( isto é assumindo que se dizimar dinheiro, o qual nã É assim)

 

Biblicamente os pobres não dizimavam, somente os ricos faziam isso, porque o dizimo so aplicava aos proprietarios de terras e animais dentro da terra de Yisrael, pois era recolhido somente os produtos da terra, frutos das arvores, vacas, ovelhas e tudo que passase debaixo da vara ( Levitico 27:30-34). Por esta razão Yahshua e seus discipulos nunca dizimaram, os mesmos trabalhadores das terras não deveriam pagar o dizimo, assim mesmo ja sabemos que os pobres estavam isentos de pagar dizimos ja que cada tres anos lhes correspondiam recebe-los para suas alimentações ( Deut. 14:28-29)

 

Os Judeus a quem foi dado a Toráh, deixaram de dizimar no ano 70 D.M, quando o Templo foi destruido por Tito. E se dizimarmos estariamos gravimente contra Elohim, ja que não ha o Sacerdocio Levitico nem o Aronico e existe outras dificuldades tecnicas como as cinzas da vaca vermelha ( Numeros 19) sem a qual não pode ter serviço ao Templo. Grande parte do judaismo espear a vinda do Mashiach para que aponte a indicação da ditas cinzas para purificar aos sacerdotes para seu serviço no Templo... A lei do dizimo são tão Sagradas, assim como toda Toráh que condena a morte a um levita se hoje tomasse o dizimo e não levasse o dizimo dos dizimos ao sacerdote filho de Aharon no Templo ( Numeros 18:32). Porem como mão ha Templo nem sacerdocio Aronico , por esta e outras razões os judeus não dizimam desde o ano 70 D.M, e isto é confirmado no Mishná ( Codigo da Lei Judaica) tratado Sotah 9:13.. Simeão ben Eleazar disse: quando os dizimos cessaram tomaram a gordura do milho.

 

No seculo 5 d.M  a igreja Catolica impos a tradição pagã de dizimar DINHEIRO. Na Babilonia se dizimava dinheiro a baal nos tempos de crise ou durante os ataques dos inimigos ( Olmo Lete 1999:304,305). Tristimente o mesmo custme vemos nas congregações Cristã e em muitas que se dizem “Messianicas” que sairam do Criastianismo, ja que no momento de ver uma crise economica se procurava dizimar dinheiro, quando na realidade o Elohim de Yisrael nos tem dado um so mandamento a respeito de dizimar dinheiro, senão produtos agriculas e animais produzidos na terra de Yisrael.

 

Avraham somente dizimou uma vez, e não de suas propria riquezas. Quando alguns “ministros” se veem confrontados com esta verdade recorrem ao exemplo do dizimo de Avraham para justificar que o dizimo é antes da “lei”.Ignorando  este processo desesperado de justificação do injustificavel que o dizimo que Avraham fez foi uma so vez em sua vida e nao de suas proprias riquezas, mas as do rei de Sodoma a quem lhe devolvel 90% resyante do dizimo ( Genesis 14:21-23). Isto são detalhes que são completamente ignorados por quem pede o dizimo baseado no exemplo de Avraham. O dizimo de Avraham Elohim não interveu estabelecendo o mesmo como um mandamento perpetuo e de fato Isaque não dizimou nenhum vez. Se o dizimo que fez Avraham devia ser perpetuado por todos, então foi ignorado por Isaque e por Elohim, ja que Elohim na hora de repartir o sague da guerra que ganhava os Yisraelitas ordenou por mandamento que fosse dado aos sacerdotes muito menos de 1%.

 

Ja que o saque era dividido 50/50 entre a comunidade e os guerreiros (Numeros 31:27). Isto representa muito menos de 1% dos saques para os sacerdotes. Então, se o que Avraham fez foi estabelecer “o principio do dizimo” como alguns erronaimente dizem. Este principio foi totalmente ignorado por Elohim e Yitzchak (Isaque) e Yisrael.

 

Na Brit Hadashah não se ensina a dizimar senão ofertar. Das 9 vezes que aparece a palavra dizimo, em nenhum momento é para impor aos dicipulos no Pacto Renovado, mas com um proposito de redarguir aos fariseus ( Matesu 23:23, Lucas 11:42) e ensinar historicamente aos discipulo ( Hebreus 7:2,4,5,6,8 e 9). No mesmo Novo Testamento se ensina a favor das ofertas voluntarias para os irmãos mas necessitados, e isto é comprovado em I aos Corintios 16:1-2, e II aos Corintios 9:7 e II aos Corintios 8:1-3. As evidencias de Tertuliano que viveu entre os anos 160 e 200 d.M, escreveu que não podia dizimar, senão que se desse ofertas voluntarias.”

“Embora exista entre nós uma caixa comum, não se exige uma suma obrigatoria aos escolhidos, como se a religião fosse posta a leilão. Cada um entregue uma pequena taxa fixa em um dia do mes, quando queiram e se puder, porque a ningume lhe obrigo a dar: cada um contribua espontaniamente. Isto são um fundo de ajuda, porque deles não se tira o dinheiro para banguetes ou festas, mas para alimentar e sepultar necessitados e crianças e jovens e orfãos, e aos criados e os velhos.... ( Tertuliano Apologetico)

 

                                DIZIMO PARTE II

 

Não somente Tertuliano registra que Não podia dizimar. Mas tambem que considerava que colocasse uma quantia obrigatoria como o 10% do salario era colocar a religião em leilão. Cada um conforme e como biblicamente foi ensinado no Novo Testamento, davam uma quantia quanto se podia dar, e isto eram fundos para ajudar, para alimentar e sepultar os mas pobres, não para pagar salario de ministros, ja que era parte da etica dos ministros durante os dois primeiros Seculos da era Cristã, trabalhar secularmente para sustentar suas familias, isto tambem é ensinamento dos Aposttolos de Yahshua no Novo Testamento

 

De ninguém cobicei prata, ouro, ou veste. Sim, vós mesmos sabeis que estas mãos supriram minhas necessidades, concernente a mim e aos que estavam comigo. Eu tenho vos mostrado todas as coisas, haja visto que,trabalhando co esforço, também deveis socorrer os necessitados, e lembrar das palavras do Soberano ,Yahshua  quando Ele disse, É mais bem-aventurado dar do que receber. Maaser ( Atos) 20:33-34-35

 

Na primeira carta aos Tessalonicenses Shaul ensina mas claramente e em maior detalhe como é que trabalhavam para não ser pesado aos discipulo.

 

Porquanto, lembrai, irmãos Yisraelitas, do nosso trabalho e afã; porque trabalhando noite e dia, quando estivemos convosco, foi para que não fôssemos pesados a qualquer um de vós, portanto, vos proclamamos a

Besorah ( Boas Novas) de Elohim

 

No capitulo 11 e 12 verso 6 e 5 um dos documentos cristãos chamado de “ Os ensinamentos dos Apóstolos” ensinam que os falsos profetas e Apostlos, e os traficantes do Evangelho, ou seja, os homens que ganham dinheiro pelo Evangelho, eram todos aqueles que pediam dinheiro para seus ministérios. Parecia ser vendido tudo isso, que estamos sumidos em um mar de apostasia, de falsos apóstolos, profetas e traficantes do Evangelhi que usam fora de seus contextos as Sagradas Escrituras para roubar aos pobres pedindo dizimo. Pedir dízimos dos pobres é um roubo, já que Elohim ordenou que o dizimo que o dizimo fosse dado aos pobres. Não é por esses que devemos entristecer nosso amor nem permitir que etse se esfrie, pois escrito esta que por aumentar a maldade, o amor de muitos se esfriara ( Mateus 24:12) mas o que perseverá até o fim este será salvo

 

 

O proposito deste estudo não é somente trazer dirscinimento, sabedoria, conhecimento ao povo de Elohim. Porem ao mesmo tempo levar amor, cura, restauração Yahshua a todos os homens e mulheres que tem estado praticando este pecado de dizimar e receber dizimos. Assim mesmo estão se perdendo ao perseverarem neste engano do dizimar dinheiro. E é que dizimar dinheiro no lugar de abençoar, é fonte de maldição e pecado, existe milhares de pobres que contrario ao que a biblia ensina dizimar, e como ja deveriamos saber que os pobres dizimam é contrario a biblia, ja que biblicamente se devia dar aos pobres os dizimos ( Deut. 14:28-29), este pecado faz com que milhoes de pobres que dizimam fielmente se mantenham em extrema pobreza, pois quando dão o dizimo, sem pagar alimentos, medicos, livros educativos, roupas e inumeras coisas.

 

O caso opsto esta em milhoes de sinceras pessoas que não dizimam, mas que como biblicamente foi ensinado so ofertam e vivem uma vida prospera em tudo  ou quase todas as areas de suas vidas. Os testemunhos dos irmãos pobres que dizimam e não são prosperados e dos irmãos que não dizimam e são prospero se mantem muito lonje dos pulpitos das congregações que pedem dizimo. Talvez é porque nestas congregações mão tenha ninguem que ganhe nada por estes testemunhos. Segundo a Tanach o pecado é a transgreção da Toráh, mal traduzida como lei  ‘’’’Todo aquele que comete pecado transgride a Lei, porque o pecado é a trangreção da Lei. I Yochanan – João 3:4’’’’’

 

Por isso a pratica do dizimo como hoje se fazem, caem em muitas infrações da Lei, uma lista mão completa destas transgreções da lei o pecado que se comete ao dizimar são as seguintes:

 

                  É pecado receber dizimo se não é levita:

 

O dizimo somente devia ser recebido pelos levitas ( Numeros 18:21), quem hoje recebem os dizimos não são os levitas. Os levitas  eram homens descendentes da tribo de Levi , e não existe uma so orden no Novo Testamento que explique que quem ministra debaixo do Novo Testamento são levitas. Passar-se por levitas foi um habito que costituio no clero depois do segundo Seculo d.M, porem quem a Uza lhe custou a vida. ( I Crronicas 13:9-11)

 

                É pecado cobrar dizimo dos pobres!!

 

O dizimo não era cobrado dos pobres, mas em cada tres anos eram dado aos pobres.

 

             É pecado dar o dizimo fora da terra de Yisrael!!

 

Os Yisraelitas so podiam dizimar enquantto estivessem dentro da terra de Yisrael. Deut. 21:28-29

 

                         É pecado dar dizimo dos dizimos!!!

 

O dizimo dos dizimos que Elohim pede é exclusivamente produtos da terra e animais ( Leviticoa 27:30-34)

 

                    É pacado dar 10% anualmente de dizimo!!!

 

O dizimo biblicamente era 20% anual. O primeiro era dado aos levitas ( Num. 18:21) e o segundo dizimo era levado a Jerusalem ( Deut. 14:23). O dizimo levitico e o que era levado a Jerusalem não é o mesmo, ja que o levitico era deixado nas cidades ( Neemias 10:37), porem o segundo dizimo era levado a Jerusalem ( Deut. 14:23-26).

                            

                                   Definição do dizimo

O que é o dizimo, seus conteudos e quantidade que se deve dizimar? A palavra dizimo é tão comum atravez de tantas denominações que aparentimente todos conheceram a definição e o conteudo. A verdade é que se todos conhecessem a definição biblica do dizimo se deixariam de pedir e dar o mesmo, e é que a definição que muitos tem como biblica é precisamente não é uns 10%, senão uns 20% e contudo o dizimo não é dinheiro, mas produtos da terra como, vacas, ovelhas que sejam criados na terra de Yisrael. Isto são detalhes biblicos que unumeros estudiosos passam por cima na hora de fazer um analizes serio do dizimo. Então façamos um repasso das definiçoes extra-biblicas do dizimo para logo profundizar mas a definição biblica.

 

O dizimo ( em latim é decimus) é um imposto de 10% ( a decima parte de todos os ganhos) que se devia pagar a um rei, imperador ou lider. Dentro dos 10% que se pagava ao rei sobre o valor das mercadorias que se traficava e chegavam aos portos, entravam e passava de um reino a outro. A palavra dizimo em Hebraico é MAASER que significa um decimo. Em Levitico 27:30-32 Elohim define o conteudo do mesmo..

 

Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são de YHWH; santas são a YHWH. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo a YHWH.  Levítico 27:30-32

 

Então biblicamente o dizimo é uma décima parte do fruto que produz a terra assim como do fruto das arvores ( verso 30) e a décima parte das vacas ou de ovelhas, de tudo que passa debaixo da vara ( verso 32). Uma das diferencias mas notável entre o dizimo bíblico e o imposto pela igreja católica que é praticado modernamente, é que biblicamente se devia dizimar anualmente 20% desses produtos da terra, vacas, ovelhas que se produziam dentro das terras de Yisrael e não 10% do dinheiro como os católicos impuseram no século 5 d.M

 

Biblicamente havia dois dízimos que deviam ser dado anualmente e um terceiro trianualmente. O primeiro dizimo devia ser dão aos levitas ( Num. 18:21). O segundo dizmo devia ser levado a Jerusalem ( Deut. 14:23). Ambos deviam ser datos anualmente ( Deut. 14:22). O terceiro dizimo devia ser dado em cada três anos aos pobres e substituia o segundo dizimo ( Deut. 14:28-29—26:12-13). Por esta razão dizimar biblicamente é 20%. A quem Elohim designou o dizimo? Elohim estabeleceu por mandamento que o primeiro DIZIMO fosse dado aos LEVITAS, o segundo dizimo era a mesma PESSOAS que dizimava e o terceiro era dos POBRES

 

                                      Primeiro Dizimo                       

E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. Numero 18:21

 

O primeiro dizimo foi dado claramente aos levitas

 

                                Segundo Dizimo

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante YHWH teu Elohim, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer a YHWH teu Elohim todos os dias  Deuteronômio 14:22-23

 

O segundo dizimo Elohim deu o mesmo que dizimava para que o dizimista comesse do seu dizimo

 

                                        Terceiro Dizimo

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que YHWH teu Elohim te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. Deuteronômio 14:28-29

 

Este terceiro dizimo era dado ao levita, ao extrangeiro, ao órfão e a viúva. Uma das características do dizimo bíblico e ao mesmo uma das maiores diferenças do dizimo que é praticado hoje em dia, é que nos tempos bíblicos, por mandamento de Elohim o pobre não devia dizimar, mas que em cada três anos era para eles receberem os dízimos ( como esta em Deut. 14:28-29). Em Yisrael somente aplicavam para dizimar os proprietários de terras e animais. Isto é confirmado no Mishna que se baseou em Levitico 27:30-34. Yahshua como carpinteiro não dizimou, e não por ser pobre ( II Coríntios 8:9), mas também pela sua profissão que estava isento de pagar dízimos. Os pobres como As viúvas em Lucas 21 não dizimavam mas eles ofertavam voluntariamente segundo suas condições e cada três anos deviam receber os dízimos.

 

Havia um quarto dizimo que devia dar os LEVITAS do dizimo que recebiam ( Números 18:21) aos sacerdotes filhos de Arão ( Num.18:26-28), somente o dizimo Dos dízimos era levado a casa do tesouro ( Neemias 10:38). Outra diferença do dizimo bíblico do praticado hoje é que no Templo em Jerusalem não se recolhia os dízimos, no Templo somente era recebido as ofertas voluntarias por votod de nazarenos, sacrifícios, pela cura de imundos leprosos. O dizimo em Yisrael era recolhido nas cidades dos Yisraelitas ( Neemias 10:37) e somente o dizimo dos dízimos era levado as camaras do tesouro ( Neemias 10:38) que construio Ezequias ( II Crônicas 31:11-14).

 

Dizimar dinheiro nunca foi praticado em Yisrael e é necessário mencionar que o dizimo somente aplicava dentro das terras de Yisrael ( Deut. 12:1 – 26:1-2). Logo com o exilio de Yisrael a Babilonia foi aprovado que se dizimassem dos frutos agriculas e animais produzidos na Babilônia. As terras Gregas e outros lugares remotos jamais foram consideradas aptas para dizimar.

 

Espero em Yahshua HaMashiach que este estudo tenha sido de muita bençao para cada um que ele estudar.

Qualquer duvidas :torat.emet@hotmail.com

Shalom ! Yahshar ben 

Nenhum comentário:

Postar um comentário