segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ENTENDENDO AS PALAVRAS DE SHAUL (PAULO)



E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 1 Coríntios 9:20

Interpretação Tradicional: Dizem os cristão- Paulo ja não se encontrava mas obedecendo a Lei ja que agora a graça de " Je-sus o livrou dela.


Alem do texto esta mau traduzido e mesmo por esses texto podemos ver que Shaul não abandonou a Toráh como  comumente pensam muitos,depois do seu encontro pesoal com o Mashiach  ele esta simplismente'' contextualizando" sua vida para ganhar mas pessoas para o Mashiach

Este versos temos varias interpretações, porem que uma forma ou outra nos levam a conclusão de que Shaul não havia apostado da Toráh. A primeira interpretação disse que agora os discipulos ( sendo Shaul o exemplo) efetivamente ja não se encontra debaixo da lei do pecado como esta em Romanos 7:25; 8:2.

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus os que estão  "sujeitos" a lei ( aos que ja não estão "sujeito" a lei) como "sujeito" a lei, para ganhar os que estão ( "sujeitos" a lei )..21 Aos que estão sem lei, como se eu estivesse sem lei ( não estando eu "sem lei" de Elohim, mas "sob a lei" de Mashiach) para ganhar os que estão "sem lei".

Coloquei 7 palavras grifadas para trata de explicar o papel da lei em um discípulo, as quatro vezes que se traduz sujeito se utiliza uma preposição do grego chamada hupo, a qual literalmente é estar debaixo de algo, com isto Shaul deixa claro que não estar debaixo da lei. Devemos destacar que a posição de todo filho de Elohim é baixo a graça

Voltando a I de Coríntios 9;21, nós encontramos entre aspa a palavra sem lei, no grego é uma palavra composta de “ A’ que é a proporsição negativa e “ NOMOS” que se traduz colo lei, isto é: “ aos que estão ANOMOS ( sem lei) como se estivesse ANOMOS (sem lei)”, desta maneira o apostolo Shaul disse: “ Como se eu estivesse”: Q que quer dizer isto? Que se tem uma lei. Estar debaixo da lei ou estar na lei?

Continuando a leitura: “ Não estando eu sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei de Mashiach”, com esta ultima parte cabe fazer outra declaração, que o vacabulo ultilizado para traduzir a palavra debaixo, não é hupo, senão outra proposição que é “ EM”, Que significa “ EM’?  literalmente significa “ Em” ou “ dentro de” então agente lendo o significado correto do grego; “ Aos que estão sem lei como se eu estivesse sem lei ( não estando eu sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach”.

Desta maneira que NÃO estamos DEBAIXO da lei, senão NA LEI. Como é que Shaul faz esta declaração? Simplismente porque não há lei que lhe persiga, mas que tem sido justificado da lei por meio da fé em Yahshua, e agora é chamado justo, sendo co-herdeiro luntamente com Yahshua de toda herança do Pai, já o peso da lei não persigue, não esta debaixo da lei, mas estar na lei é estar debaixo da graça

Muitas vezes pensamos que Shaul esta fazendo uma submissão pessoal unicamente a lei de Mashiach, porem Yahshua e o Criador são um ( Jaó 10:30) na mesma comunhão, no mesmo propósito, Yahshua não falou nada por sua própria conta ( João 12:49). Shaul disse que não está sem a Toráh de Elohim e conclui dizendi que esta na Lei de Mashiach. São diferentes? Não ! é a mesma Toráh a mesma Lei e a mesma Instrução. Porque então faz uma direfença?  Porque ele chama a “ Lei de Mashiach” a interpretação ( halachá) que Yahshua da a Toráh de YHWH e que agora segue. E muitos poderia estar pensando agora que isto resulta numa lógica, porem as vezes demaziado, porque é claro a herança doutrinal que nos tem chegado, porem digo com uma evidencia que devemos resultar contudentimente, e qual é? Ir as traduções em Português das Escrituras, não tem que saber Hebraico ou Grego, somente consultar diversas traduções da palavra:

1CORÍNTIOS – EDIÇÃO NOVA VIDA
9.21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach), para ganhar os que estão sem lei.


Almeida Revista e Atualizada

1 Coríntios

9.21   Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach , para ganhar os que vivem fora do regime da lei.



Bíblia de Estudo

Aos sem lei, como se eu fosse, mas não estando sem a lei de Elohim, mas debaixo da lei do Mashiach, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. I Coríntios 9:21


Bíblia Sagrada - Tradução da CNBB
Com os sem-lei, me fiz um sem-lei — eu que não era sem a lei de Elohim, já que estava na lei de Mashiach—, para ganhar os sem-lei. I Coríntios 9:21


Bíblia de Jerusalém

Para aqueles que vivem sem a Lei, fiz-me como se vivesse sem a Lei — ainda que não viva sem a lei de Elohim, pois estou sob a lei de Mashiach—, para ganhar aqueles que vivem sem a Lei. I Coríntios 9:21

O Filho de Elohim não esta debaixo da lei senão dentro da lei. E os não convertidos estão fora da lei. Se para todos os que são discípulos do Mashiach é claro e evidente que Yahshua vei pagar o que mandava a lei, e por tanto todos os homens que não foram justificados diante do Abba, estão fora da Lei de Elohim ou as margem da lei ou debaixo da lei ( segundo o testemunho que nos ajude a compriender esta verdade), a interogação que fica é, que se pagou, isso nós da o direito de justificarmos e dizer que agora vivemos pela graça e omitir a Toráh? Nós temos o poder de tomar uns mandamentos aquele que nos convem e outros não?


Um bom exemplo disto são os 10 mandamentos, se uma pessoa tem por tradição adorar imagens, e os cristão imediatamente o repudiam quem fazem isso, e utilizam os 10 mandamentos para reprovar as ações dos que fazem isso, e dizem: “ Acaso não esta escrito na Bíblia em Êxodo 20- Não vês que esta nos 10 mandamentos que não adoraras imagens!


Então os cristão se preocupam por vêem tão claro que se proíbe a adoração a imagem, e ficam nervosos quando ouvem de alguém que diz: Nós não adoramos imagens, somente veneramos” e isso o deixam os evangélicos ainda mas irritado porque para eles é tão absurda essa interpretação e dizem para os seus ouvintes: Quanto eles interpretam mal a bíblia, como eles não podem ver isso?

Porem o que sucede com os cristão evangélicos? Eles respeitam o quarto mandamento? O quarto mandamento é guardar o Shabba, a medida é que faz exatamente o mesmo que os católicos asquerosamente interpretam cometendo o mesmo erro, justificando-se que a ordenaça é “ guardar um dia” mudando o dia que Elhim abençoou e separou, este dia é o Shabbat.

Então eles mudam para o domingo, porem pensem por um momento, se uns mudam o termino venerar por adora, o outro faz exatamente o mesmo! Muda o Shabbat pelo domingo, que é o mesmo dia do senhor deus sol ( Sunday). A maneira de concluir esta interpretação a resaltar é que a Lei de Elohim e a Lei do Mashiach são a mesma, senão estaríamos falando de uma contradição.

Shaul não era um rebelde, um libertino anarquista, ele sabia que onde não há lei não pode ter ordem e onde não há ordem, não pode estar o Criador, já que Ele é um Elohim de ordem.



Em outra possível interpretação devemos destacar algumas expressões do shiliach ( emissário) Shaul : fiz-me como os judeus aos judeus, para ganhar aos judeus, apartir deste ponto muitos pensam que Shaul tinha se convertido ao cristianismo e que simplismente quando estava com os judeus aparentava ser como eles e quando estava com os gentios como se fosse um gentil, se cremos que Shaul simplismente se “ camuflava” segundo fora o lugar ou a acasião não teria credibilidade em suas palavras, porem então como podemos entender o que o mesmo disse em Gálatas 1:10 É porventura o favor dos homens que agora eu busco, ou o favor de Elohim? Ou procuro agradar aos homens? Se eu quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo do Mashiach.... ou mas adiante no capitulo 11 que ele diz: Se meus imitadores assim como eu sou do Mashiach.



Não devemos esquecer o propósito de compartilahr a nossa fé: a salvação de uma pessoa, isto é o mas importante, é a meta do que façamos. De maneira que o que Shaul esta querendo mostrar é que ele se colocava no lugar das pessoas e as que lhe ensinava, simpatizando com eles, tamaca enconta o contexto do que vinha, tentava o Maximo conhecer a situação na qual a pessoa se encontrava e o contexto sócio-cultural para poder compartilahr melhor, isto é, contextualizar sua pregação.



Por exemplo: se tivesse que compartilhar com crianças que vivem nas ruas, não significa que devemos nos drogar ou viver nas ruas para ser como eles, não vamos nos converter em outras pessoas, simplismente vamos adecuar nossas palavras ( não conteudo da mensagem) a “ seu nível”, tratar de compriender suas vidas, sua situação, não lhes daríamos um trado de Hebraico com palavras dificies senão uma mensagem simples para que eles entendam a mesma verdade que lhes compartiriam a um estudante universitário ou a um profissional porem de outra maneira.



O que Shaul quer expressar é que ele falava aos judeus em “ suas linguagem” e de acordo ao que conheciam, e aos fracos ( v. 22 ( de outra forma, o que mudava nele em Shaul era a forma de levar sua mensagem e não sua pessoa e muito menos sua crença, suas convicções e sua fé.



Há duas declarações que não devem ser interpretadas corretamente e devem ser tomadas como contradicioes : Por um lado Shaul diz que não esta debaixo da lei ( embora eu não estou sujeito a lei) e depois diz que sim que esta sujeito a lei de Elohim ( Não estando eu sem a lei de Elohim), esta aparente contradição fica clara compriendendo que Shaul não se refere a primeira lei como sendo a Toráh dada por Elohim, mas a que os judeus, que é precisamente a quem se refere, tinha feito de suas praticas, normas e tradiões extrabiblicas, digamos que havia feito “ leis dentro da mesma Lei” ( a legislação subordinada: guezerot ( que são mandamentos expressados em ordenanças) , takanot ( são medidas imposta por uma corte judicial para proteger ao povo nos assuntos que toca a fé)   e minchagim 9 são custumes e tradições).



Por exemplo, o mandamento de Êxodo 34:26 expressa não cozerás o cabrito no leite de sua mãe. Eles querendo respeitar e não transgredir o mandamento estabeleceram cercas de proteção ( takanot) a este mandamentos dizendo que não se deve misturar leite com carne, talvez a invenção seja boa, porem se converte em uma parede de separação quando se  esquece o amor e o propósito de alcançar a outros.



Outro exemplo disto, seria o mandamentos de comer somente alimentos permitidos ou kosher, eles para evitar transgredir o mandamento, estabeleceram não entrar na casa de um gentil, ( por eles o assombro da ordem dada a Kefa em Atos 10:11 em seu encontro com Cornélio) isto era com o fim de evitar a possibilidade de que essa pessoa lhes oferecesse algo não permitidos e ter que rejeitar, não devemos esquecer que o despreso a uma comida era uma falta gravíssima ( aos alimentos permitidos)


Assim que por amor a eles, Shaul estava guardando todas as ordenanças sempre e quando não transgrediram ou violaram o Ruach c da Toráh de Elohim, a qual já vimos que Shaul estava sujeito. O compromisso de Shaul continuava sendo a Lei de Elohim e Yahshua como Mashiach.


A tradução correta deste texto de I Corintios 9:27  é :

Aos que vivem fora do padrão da Toráh, me coloco na posição de alguem fora da Toráh, para ganhar aos que estão fora da Toráh; se bem que eu não estou fora do padrão da Toráh de YHWH, mas dentro do padrão da Toráh para o Mashiach, para que eu possa ganhar os que estão sem a Toráh



Duvidas? Escreve-nos: torat.emet@hotmail.com

Visita nossa Kelilah Hanav Shalom: http://www.gozoypaz.mx/

Nenhum comentário:

Postar um comentário