sábado, 1 de dezembro de 2012

A necessidade de Um Mashiach

E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três Shabbatot para dar um Sermões das Escrituras, Expondo e demonstrando que convinha que o Mashiach padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Yahshua, que vos anuncio, dizia ele, é o Mashiach.E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Shaul (Paulo) e Sila; e também uma grande multidão de Gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.  Atos 17:1-4

Todo Yisrael crer no Mashiach e o aguarda todos os dias, a questão aqui com Shaul não é se o Mashiach não existiu, mais é se o Mashiach deveria ou não sofrer e morrer e ser ressucitado, esta discusão na sinagoga indica que alguns criam que o Mashiach não podia morrer, e outros criam e neste caso Shaul que o Mashiach não somente podia morrer, mais que era uma exigência profetica que o Mashiach morresse, e ele provava pelas  Escrituras que o Mashiach deveria sofre morrer e ressucitar e que tinha uma pessoa em Yisrael que se qualificava para está posição e neste caso Yahshua como se chama no Judaismo Yahshua Ben Yosef.

Agora o interessante que naquela época não existia o documento que hoje conhecemos como "Novo Testamento", neste momento não existia, portanto  quando Shaul discute o tema do Mashiach, ele o faz apoiado no documento  que dentro da Igreja se conhece como "O Antigo Testamento" porem nos a conhecemos como Tanach, ou a Toráh, os Profetas e os Escritos. Então consequentimente na hora de falar do Mashiach temos que nos fundamentar nos Escritos de Moshé, nos Escritos dos Profetas e nos Salmos, e isso era exatamente o que Shaul estava fazendo aqui, ele declara pelas Escrituras que Yahshua cumpre os requisitos exigidos em Moshé, nos Profetas e nos Salmos em relação a seu sofrimento, sua morte e sua ressurreição.


Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Guevurot - Atos 17:11

Então vamos ver o resultado

De sorte que creram muitos deles, e também mulheres Gregas da classe nobre, e não poucos homens. Guevurot - Atos 17:12

Então aqui se mostra a mesma forma. Ao estudar as Escrituras, ou seja; ao estudar a Moshé (Toráh), ao estudar os Profetas ( Neviim) e ao estudar os Salmos (Ketuvim) se convence de que era necessario que o Mashiach sofresse,morresse e ressucitasse. Então não somente se convence de que o sofrimento do Mashiach ser uma exigencia profetica, senão que se convence que á uma pessoa em Yisrael quem Shaul está anunciando que se chama Yahshua  que cumpre com esses requisitos, então portanto eles creram que Yahshua era o Mashiach.

Então basicamente é o que está ocorrendo aqui em Atos 17 nestes textos, portanto aqui se discute um assunto muito importante: Quando chega o tema do Mashiach nós temos que ir busca-lo na Toráh, nos Profetas e nos Salmos, porque não podemos buscar o Mashiach fora de Moshé (Toráh), não podemos busca o Mashiach fora dos Profetas, e não podemos buscar o Mashiach fora dos Salmos, porque Ele está nas Escrituras, e quando nosso povo Judeu começar a ler as Escrituras, quando nosso povo Judeu começa a ler a Moshé, aos Profetas e aos Salmos se vai encontrar com o Mashiach, porque ele está nas Escrituras.

O significado do término Mashiach basicamente o nosso povo está relacionando a figura do Mashiach com a figura de um Rei, de um Mestre ou na figura de um Profeta, porem em seu sentido primário Mashiach significa Ungido, então portanto cada vez que existe uma unção profetica nas Escrituras o termino que se usa é Mashiach. Por exemplo: Quando Moshé ungi ao sumo sacerdote seu irmão Arão o termino que se usa aqui é > Mashiach <. Quando se um a um rei o termino que se usa é "Mashiach", quando David tem nas mãos a vida de Shaul (Saul) ele disse: "livre-me YHWH de levantar minha mão contra o ungido contra mashiach de YHWH"

O término Mashiach se usa também para Yisrael

Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; tu feriste a cabeça da casa do ímpio, descobrindo o alicerce até ao pescoço. Havakuk - Habacuque 3:13

Aqui está, pois o texto está dizendo: "Tu saíste para salvação do teu povo" neste caso aqui o povo é Yisrael, em outras palavras o profetas está dizendo: Tu saiste para socorrer a teu mashiach "ungido", porque a unção que vem sobre Yisrael para separa-los, para cumprir uma missão especifica, então lhe da a categoria de Mashiach. Basicamente nas Escrituras Yisrael é visto como Mashiach porque é ungido para cumprir uma missão única na historia, então o termino Mashiach não é necessariamente um Profeta, um Sacerdote ou um Rei, mais sim uma pessoa que foi ungida para uma missão em especial.

Mashiach não é um nome, é um titulo de um ofício que se encarga. Quando nas Escrituras se fala de um Mashiach em relação a um profeta, em relação com um sacerdote, em relação com um rei, com relação a um povo e neste caso o povo de Yisrael, os mesmos profetas e sábios de Yisrael nos fala do Mashiach como uma pessoa com um sentido único e especial. Quando tem muitos Mashichim ( Ungidos), existe um Mashiach em Especial, Único em sua classe, e a palavra em hebraico que se usa para este Mashiach é a palavra Nachid, ou o > Mashiach Naguid < ou seja o Mashiach Principe, porem quando as Escrituras usa o termino o Mashiach neste entorno não há outro como esse, porque Ele é Único em sua classe, e os profetas nos falam disto em Isaias


Naquele dia o Tzemach "renovo, planta, retorno" de YHWH será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. Yesha'Yahu -  Isaías 4:2

O mesmo se repete de uma forma extraordinaria no capitulo 11

Porque brotará um Choter 'rebento,vara" do tronco de Yishai, e um Netzer 'Ramo' que frutificará. E repousará sobre ele o Ruach de YHWH, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor de YHWH. Yesha'Yahu -  Isaías 11:1-2

Este Ramo, ou Vara em Hebraico é Netzer, porque a Oliveira retoma das raizes de sua mãe, ou seja, quando um agricultor ver esse broto ele observa cada ramo e seleciona a mais bonita, a mais frutiféra, a mais forte, a que mais possibilidade tem de se transformar numa árvore extraordinária, e as restantes ele corta e deixa somente este ramo mais forte, e este ramo mais forte de chama Netzer. Este Netzer é o que salva a árvore e se converte em uma árvore extraordinária, então logo coincide que surgi uma cidade em Yisrael chamada Netzareth, e nesta cidade de Netzareth se cria um jovem Judeu chamado Yahshua que depois o chama de Nazareno O de Netzer, quer dizer o que vai fazer com que Yisrael > perpetue sua função histórica que lhe foram encomendada <.

Então a missão do Mashiach Nazareno nas Escrituras e isso é algo sumamente importante que devemos ter em nossa mente. Qual é a função do Mashiach nas Escrituras? Segundo a perspectiva do Criador qual é a missão do Mashiach? Não estou perguntando de qual seja a opinião dos homens sobre a função do Mashiach, senão o que disse as Escrituras o que deve ser a função do Mashiach. O que disse Moshé, o que disse os Profetas, o que disse os Salmos? A resposta é multiple, porque o Mashiach tem uma serie de função que cumprir, tem uma serie de missões que lhe foi encomendadas, e quando alguém trata de sistematizar essa função com o qual é encarregada ao Mashiach, descobre que existe uma em particular que revisa a características sumamente importantes e que corre por toda a Escritura, tanto por Moshé, como pelos Profetas e os Salmos, e essa função especial que lhe encarga ao Mashiach é fazer que Yisrael como povo cumpra sua missão de levar a luz das Escrituras as nações, para que as nações saiam de seus maus caminhos, abandone a idolatria e sirvam somente ao Eterno de Yisrael, ao Poderoso de Yisrael, esta é uma missão que se encarga ao Mashiach.

Disto já podemos olhar nas Escrituras, por exemplo: 

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Bereshit - Gênesis 12:3

> serão benditas todas as famílias da terra, <  Isto significa que o propósito do chamado de Avraham é preparar a semente atravez da qual está promessa dada a Avraham se cumpriria, está é a função de Yisrael, é a grande tarefa encomendada a Yisrael ser luz para as nações, e isto vemos desde a mesma formação de Yisrael, porque quando Avraham é chamado ele recebe uma promessa de que seria --> bendita nel todas as nações <  isto é, todas as famílias da terra. O interessante aqui é que no texto hebraico agente ler > benibrechu <  e "benibrechu" vem da palavra "brachá' uma benção em especial, e isto significa "enxertados em" e isto quer dizer esta palavra > benibrechu quer dizer que está benção será enxertada em > kol mishpechot ha'adamah <. todas as familias da terra serão benibrechu enxertadas em Yisrael. 

Então isto já vai avançando a ideia de qual é a responsabilidade de Yisrael.Tem um texto nas Escrituras que esclarece muito isto e vamos ver. 

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o Meu pacto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. Shemot - Êxodo 19:5

E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. Shemot - Êxodo 19:6

A palavra chave aqui é: E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo kadosh "separado". O término Cohen "sacerdote" é alguém que não vive pára si mesmo, ele vive pelos de más, um sacerdote é alguem que pega pelas mãos a uma pessoa que está longe de YHWH e a traz junto a YHWH, então consequentemente se o Eterno disse a Yisrael "vocês me serão uma nação sacerdotal" Ele esta antecipando a função de Yisrael, a eleição de Yisrael. A eleição do nosso povo Yisrael não é a exclusão do mundo, porem é o meio pelo qual  YHWH utiliza para ganhar os povos do mundo, e Yisrael como nação tem a responsabilidade de ir ao mundo (as nações) e levar a luz da Toráh as nações para que as nações saiam dos seus maus caminhos, abandone suas idolatrias e sirvam ao Único e Verdadeiro Poderoso de Yisrael, e isto esta dentro do conceito do que o Criador falou a nação de Yisrael (vocês me serão uma nação de sacerdotes e de pessoas separada) e a palavra povo separado "santo como é conhecido" que aparece aqui neste texto de Êxodo 19:6 é sumamente importante, porque em hebraico temos ao menos dois términos para nação. Um é Ami Yisrael > Povo de Yisrael < e também temos > Goy < falando de povo que neste caso incluido gentios e daí vem Goyim (os gentios), porem Goyim se traduz ao grego como ethnos, e de ethno se traduz "naçõe" e se tratando de nações não Judaica, porem na Toráh neste texto de Shemot – Êxodo 19:6 no texto hebraico não disse Ami Yisrael disse vegoy > Vos me sereis goy kadosh < não disse ami kadosh disse > koy kadosh <, porque o Criador está incluindo as nações, o Criador está encomendando a Yisrael de ser sacerdote e como sacerdote a responsabilidade de Yisrael de ir as nações a traze-los a YHWH para que formem parte deste povo kadosh e por isso se usa aqui a palavra goy kadosh e não ami kadosh.

Isto esta dentro do que podemos chamar o DNA da profecia, da razão pela qual Yisrael existe. Na festa de Sukkot ( cabanas) conhecida como a festa dos Tabernaculos o Criador demanda nosso povo que sacrificassem 70 bois e porque 70 bois? Porque nesta época havia 70 nações separadas por Elohim após o Dilúvio ( Gen. 10). Então um boi por cada nação, tambem quando o sacerdote estava ministrando no lugar Sagrado no Templo, um dos sacrificios está reservado para as nações e porque? Porque Yisrael tem a responsabilidade de ser luz as nações

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem a YHWH, para o servirem, e para amarem o nome de YHWH, e para serem seus servos, todos os que guardarem o Shabbat não o profanando, e os que abraçarem meu pacto, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Yeshayahu -Isaías 56:6-7

Aqui está, pois este é um texto extremamente poderoso aonde se ratifica "os filhos dos estrangeiros" ou seja os "gentios, nações" que sigam a YHWH para servi-lo, que honrem o Nome de Elohim para serem seus servos, que guardem o Shabbat não o profanando, que abracem meu pacto, Eu os os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração. E agora vem a fomosa e extraordinaria declaração >  Minha Casa será chamada Casa de oração para dos os goyim “povos gentios E porque para todos os povos? Porque Yisrael não existe para ela mesma, nós não existimos para nós mesmo, e todos essas implicações estão dentro do conceito de Yisrael como luz para as nações, por eu repito que nós como povo de Yisrael não fomos criados como povo para nós mesmos, mais para ser luz as nações, e é aqui aonde as palavras de Yahshua tomam uma força extraordinária, e porque? Porque Yahshua disse aos Judeus de seus dias: > Vóz são a luz do mundo < isto foi sua mensagem, no conceito Hebreu Luz representa a Toráh, representa a Palavra ( Salmos 119:105) Também disse as Escrituras que os mandamentos e lâmpada e a Toráh é Luz (Provérbios 6:23). Portanto YHWH espera que Yisrael seja uma luz, seja uma lâmpada, o Criador espera que desde o principio que Yisrael entenda que sua responsabilidade é ir as nações para levar a Luz da Toráh, para levar a Luz da Revelação, para levar a mensagem de arrependimento e o perdão de pecados, e fica a pergunta: Fez isto Yisrael? Não!

Então aqui é aonde nós encontramos uma das missões mais dificeis que foi encarregada ao Mashiach, porque o Mashiach tem entre suas funções causar que Yisrael cumpra seu oficio de levar a luz as nações porque o Mashiach disse: > Eu Sou a Luz < Quando olhamos a realidade historica não podemos dizer que Yisrael fez isto, pelo contrario temos cometido pecado e temos que reconhecer isto, pois temos cometido pecados de sermos exclusivista, de pensarmos somente em nós e esquecemos que nossa missão vai mais além de nós, de ir ao mundo

No caso de Yonah (Jonas) é um hebreu que é enviado a uma cidade gentia e ele não quis ir, e a razão porque ele não quer ir nós encontramos no final do livro, porque Jonas sabe YHWH é Misericordioso e que se as pessoas se arrependem YHWH lhe vai perdoar, porem Jonas não quer que os gentios sejam perdoados mais que se perdam em suas idolatrias, e fugindo da Presença Divina ele embarca para Tarshish (Társis) que é a parte sul da Espanha daquela época aonde já existia uma comunidade judaica ali, e finalmente Jonas vai Nínive prega a mensagem de arrependimento, então qual foi a reação dos gentios de Nínive? Positivo, se arrependeram dos seus maus caminhos, se arrependeram com jejum, vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor, e o resultado foi que YHWH os perdo-ou. Então o profeta não entende 

O que passa com a monarquia em Yisrael? Com qual razão o Eterno tem que romper a Casa de David com a morte de Salomão? E todos sabemos que com a morte de Salomão Yisrael se divide em dois reinos, reino do norte e reino do sul, pois se houve um momento histórico para que nosso povo Yisrael cumprisse sua tarefa de ir as nações, foi na época de Salomão, porque naquela época Yisrael não tinha rivais, David tinha entregado um reino que tinha paz em todas suas fronteiras, Yisrael era um pequeno império neste momento no Oriente Médio, todo mundo queria estar em paz com Salomão, não passava pela cabeça de ninguém fazer guerra a Salomão, e o que fez Salomão? Disse as Escrituras que o rei não podia acumular muitas riquezas e o que fez Salomão? Acumulou riquezas, disse a Toráh que o Rei não pode ter varias mulheres e o que fez Salomão? 300 mulheres, 700 concubinas mil sogras, e não somente tinha mil mulheres mais mil mães para atender. As pessoas vinha de todos os lados e naquela época era um comercio extraordinário e Yisrael não aproveitou este momento único para dar a conhecer as outras nações as riquezas da missão encomendada de Yisrael, levar a  Luz da Toráh, então YHWH divide a Yisrael. As 10 tribos do norte ao invez de ir as nações levar a luz da Toráh, traz os ídolos das nações para dentro de Yisrael e o Criador não suportou mais aquilo e daí vem o primeiro exilio de Yisrael, e o Criador esperando que com exílio de Yisrael com as 10 tribos nas nações que Yisrael cumprisse sua tarefa de serem luz as nações, porem isso não aconteceu.

O mesmo que aconteceu com as 10 tribos do norte, acontece com a Casa de Judá (O reino do sul) que é levado ao exilio babilônico e o exílio é uma maneira que o Criador permitiu a Yisrael para que eles levem a luz da Toráh as nações. Então no sentido geral Yisrael falha em cumprir esta tarefa de ser luz para as nações, e é aqui aonde o papel designado ao Mashiach cobra vida e força, porque o Mashiach é enviado para causar que Yisrael cumpra sua missão de ser luz para o mundo. O Mashiach tem a responsabilidade de fazer com que Yisrael cumpra sua missão historica, então um Mashiach que não cumpra com essa missão não é o Mashiach Autentico descrito na Tanach

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios (nações). 
Yeshayahu - Isaías 42:1

Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua Toráh. Yeshayahu - Isaías 42:4

Eu, YHWH te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por pacto do povo, e para luz dos gentios (nações).  Yeshayahu - Isaías  42:6

Então Yisrael no Mashiach e atravez do Mashiach de queme está falando nestes textos de Isaías é nitidamente o Mashiach Yahshua, pois não existe um só opositor Judeu que negue que estes textos são relacionado com o Mashiach, e este Mashiach tem que fazer que Yisrael seja luz para as nações.

Agora o que foi dito a esta criança Yahshua quando seus pais estavam apresentado a ele no Templo para fazer o resgate de sua vida porque ele foi o promogênito?


Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Elohim, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Lucas 2:25

E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Mashiach do Soberano. Lucas 2:26

E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Yahshua, para com ele procederem segundo o uso da lei, Lucas 2:27

Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Elohim, e disse: Lucas 2:28

Agora, Soberano, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Lucas 2:29

Pois já os meus olhos viram a tua salvação, Lucas 2:30

A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Lucas 2:31

Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel. Lucas 2:32

Quando este varão justo pega esta criança em seus braços dentro do Templo, disse que o Ruach HaKodeh a Presença Divina vem sobre ele e profetiza dizendo: Este menino vai ser Luz para as nações e gloria de todo povo de Yisrael. Agora porque Luz para as nações? Porque atravez deste menino chamado Yahshua quando chegar a ser um homem, a Toráh iria as nações. Segundo porque causaria que finalmente Yisrael cumprisse sua tarefa profética, portanto seria gloria para Yisrael, porem em que sentido seria gloria para Yisrael? No sentido de que vindicaria a Yisrael e finalmente causaria que Yisrael cumpra sua tarefa como nação sacerdotal.
Um Mashiach que não tenha em sua agenda fazer com que um judeu va as nações e apresente a revelação do monoteísmo, da necessidade do arrependimento, do abandono da idolatria e vir ao Elohim de Yisrael, não é o verdadeiro Mashiach. Se agente esperamos um Mashiach que não faça isso, estamos em sérios problemas, porque o Mashiach tem entre suas funções, em sua agenda a responssabilidade inevitável de fazer com que Yisrael cumpra este oficio sacerdotal, então vemos isso na vida de Yahshua. O que disse Yahshua: > Vóz são a luz do mundo <O que fez Yahshua quando Kefa vai receber um comitê de gentios? Lhe mostra uma visão, um lençou enorme que desce do alto e Kefa ouve uma voz que disse: “mata e come” e Kefa diz: Adon não, porque eu nunca comi nada imundo, e ele ouve uma voz que dizia: > O que eu purifiquei não chames imundo <. Preparando desta maneira a um Yisraelita Galileu para ir a uma casa de um gentio e lá falasse da mensagem de arrependimento. Então sabemos o que ocorreu aqui, que os gentios pela primeira vez ouviram a palavra, se arrependem, e através dos méritos do Mashiach são lavados e são perdoados e recebem a Presença Divina que é o Ruach HaKodesh sobre eles de tal maneira que, quando os judeus em Jerusalém ouvem que isso aconteceu aos gentios disseram: “Tambem aos gentios é dado essa Palavra”. Então quem causou que isto acontecesse? Existe somente uma pessoa em toda historia de Yisrael que tenha feito com que isso acontecesse, e todos sabemos do chamado especial que se fez a Shaul (Paulo) e quando Shaul reconhece que Yahshua é o Mashiach, qual é a missão especifica que Shaul recebe? Vai entre os Gentios (Efrayim) e atravez de Shaul e Bar Naba ( Barnabé) a mensagem de arrependimento e perdão de pecados é levado a todo mundo daquela época.

Se chegou a um acordo entre os lideres do movimento de Yahshua

E conhecendo Tiago, Pedro e João, que eram considerados como as colunas, o favor imerecido que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;  Galutyah -  Gálatas 2:9

Então esta > destras < aqui significa que eles receberam uma aprovação, foi declarado autentica a missão que foi encomendado a eles. Então os outros discípulos iram a Casa de Judá (os judeus) e Paulo e Barnabé a Casa de Efrayim goyim (Gentios, nações). Tiago), Pedro e João não eram egípcios, era judeus, e quem era  Paulo) Barnabé? Não eram gregos, eram judeus, portanto Yahshua se assegura de fazer com que Judeus vá as nações e levem as nações a Luz da Toráh, a Luz da Salvação e somente Yahshua fez isto. Agora porque aos gentios? Para anunciar o que Yisrael nunca fez, para que se cumprisse o que Yisrael nunca cumpriu, para que atravez destes homens que são judeus, Yisarel cumprisse finalmente a tarefa que lhe foi antecipado desde o chamado de Avraham  Porque em ti serão benditas todas as nações. Quer dizer Luz as nações. Ninguém antes do Mashiach fez isto, ninguém depois de Yahshua fez isto, somente há um so Judeu que tem feito isto e se chama Yahshua HaMashiach e portanto nós estamos absolutamente convencido de que Ele é aquele dos quais nos falaram Moshé, os Profetas e os Salmos, e não há nenhuma contradição em crer que Yahshua é o Mashiach prometido e viver como Yisraelitas, não existe nenhuma contradição, e eu como Yisraelita creio em Yahshua como Mashiach e isto acrescenta nossa fé, isto é uma inspiração para viver uma vida hebreia

Quando um judeu crer que Yahshua é o Mashiach, ele recebe inspiração para cumprir a tarefa que temos como nação do pacto e isto incrementa nossa responsabilidade, nosso zelo Toráh e nosso amor aos povos não judeus, e quem causa isto? Somente existe uma só pessoa que tenha causado isto e se chama Yahshua e ele é o único que se qualifica para esta posição, porque se não fosse por meio de Yahshua, Yisrael hoje em dia não existiria.

No livro do Profeta Yeshayahu (Isaias) capitulo 25:7  fala de um véu que está sobre as nações, porem sobre o nosso povo Yisrael também existe um véu, porque Yisrael foi endurecido em parte para fazer com que a promessa de redenção chegue também as nações, porque o mundo inteiro tem sangue Yisraelita. Então quando esta promessa de redenção alcance as nações, YHWH tirará este decreto que está sobre o nosso povo e reconhecerão que Yahshua é o Mashiach 

Shalom Ubracha!

Yahshar Ben!

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