quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cantares 02 - A Promessa de Resgate


Nível Intermédio


Notas de Cantares de Salomão capitulo 2 A Promessa de Resgate

(Bíblia Almeida e Corrigida)



Introdução: Como já vimos Como na introdução e no capitulo primeiro  Que Cântico dos cântico é o Livro dos livros, é como o Lugar Santíssimo, o clímax das Escrituras.. Então o capitulo 1 de Cantares é um clamor por resgate de Yisrael, um clamor por redenção. E também vimos que está canção do livro de Cantares, deve ser interpretada de maneira alegórica, já que a maioria das palavra que surgem das figuras de linguagem que utiliza o livro, são comparações, são poesias, são aspectos da natureza, aspectos da criação, cujo único propósito é expressar o Amor que o Eterno tem para com Seu povo Yisrael. O tema desta canção é que houve um rompimento, um problema entre Elohim e seu povo, então este livro é uma canção de reconciliação. Então este tema é saber de qual maneira YHWH busca a reconciliação conosco, e neste capitulo podemos tomar vários conselhos e referências para buscarmos a reconciliação com YHWH. O tema desta canção não é matrimônio, porém daqui, podemos tomar vários conselhos para podermos buscar a reconciliação no matrimônio. Então, o capitulo é uma promessa de resgate, porque aqui Elohim começa prometendo a seu povo que os vai resgata-los de seus pecados, que vai resgata-los deste tempo de distância que tem tido Yisrael como povo com YHWH, e no verso primeiro quem começa falar é Yisrael dizendo:


Cânticos 2:1  Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.

Sharon (Sarom) aqui é uma referência a um território no deserto, e aqui está falando de uma rosa que está semeada em um território de areia. O que implica aqui uma rosa esta semeada na areia? Aqui é um símbolo de que Yisrael é como uma rosa em uma terra frágil que em qualquer situação pode ser arrancada. Também disse "o lírio dos vales" o lírio é a mesma coisa que uma rosa, porém neste caso aqui tem seis folhas. Os vales é a onde os pastores cuidam de suas ovelhas, também é um lugar aonde tem ovelhas e ao mesmo tempo é um lugar perigoso porque esta rosa pode ser a qualquer momento pisoteada. 


Cânticos 2:2  Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas. 

Aqui esta mostrando o porque da fragilidade da rosa, da fragilidade de Yisrael como a Rosa de Saron e o lírio entre os vales. Neste verso 2 YHWH está falando que como é a rosa entre os espinhos, assim é meu amor entre filhas, e estas filhas é uma referência as nações, e uma vez YHWH disse a Yisrael se eles se portassem bem, se guardassem seus mandamentos sempre estariam e sua terra, nada iria passar com eles, porém que se Yisrael desobedecesse seriam dispersos entres as nações, e que no seu território viria estrangeiros e seriam como espinhos em suas costas, ou seja, que estes estrangeiros estariam todo o tempo oprimindo a Yisrael devido a sua desobediência. Os espinhos é uma referência as nações, a perseguição que vão estar tendo eles. E se nos damos conta isto segue se cumprindo na atualidade, se olhar todos os dias as noticias há uma bomba em Yisrael, e o que esta acontecendo com Yisrael? Existe dentro de Yisrael outras nações, os palestinos, e o que estão causando a Yisrael ultimamente é opressão, dor e porque? Porque YHWH os advertiu, se vocês não estão fieis aos meus mandamentos vão estar com problemas, com dificuldades, e qual é a solução tanto para Yisrael como para nós entre os espinhos, e recorda o que disse Yahshua, que disse que se agente escutar a suas palavras e não as pratica, seremos como alguém que edifica sua casa sobre a areia. Então é a mesma referência para nós, se estamos nestas mesmas condições de desobediência, não são pessoas que não buscam observar as Escrituras, e isto é um bom exemplo para que aprendamos a nos guardarmos de estar sobre a area e tratar de obedecer com o objetivo de que não tenhamos toda esta classe de opressão em nossas vidas.

Cânticos 2:3  Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. 

YHWH compara a Yisrael e os vê entre as demais nações como uma rosa. E agora Yisrael vai comparar YHWH com os governantes de outras nações. E aqui existe uma diferença entre uma maçã e uma árvore silvestre, porque uma árvore do bosque não obtêm nada, porém de uma macieira se obtêm um delicioso fruto. Então, Yisrael está comparando o Criador do Universo com os deuses das nações."tal é o meu amado entre os filhos" Aqui a palavra "filhos" é uma alusão aos príncipes, aos deuses, aos governantes, porque tanto pode se referir aos governos das nações como pode se referir aos deuses falsos das nações "...desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar."

David disse quando fugia de Saul: ...."ó Elohim, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Salmos 57:1

É aqui em Cânticos 2:3  Yisrael falando a YHWH, quando estou na sombra desta macieira meus olhos não se desvia para os deuses, então posso me assentar em sua sombra, e o seu fruto é doce  ao meu paladar. Qual é o fruto de Elohim, o que vem da parte de YHWH? Sua Toráh, Sua Palavra que é doce ao nosso paladar, diferente as filosofias e as palavra dos diversos deuses das nações, pois quando estávamos provando das religiões e uma vez que viemos a Palavra de YHWH nos deliciamos com a doçura que há na Toráh.

Cânticos 2:4  Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor. 

"Levou-me à casa do banquete" A casa do banquete é uma referência ao Tabernáculo que é uma casa a onde se tem muitos banquetes da Palavra de YHWH. "...e o seu estandarte sobre mim era o amor." Qual é o centro ou o mais importante de todo o Tabernáculo? Aonde estava o lugar mais especial do Tabernáculo? O Lugar Santíssimo , e o que tinha no Lugar Santíssimo? A Arca do Pacto que dentro tinha as Tábuas da Lei, e em cima tinha o propiciatório aonde se derramava o sangue de um animal inocente, que era colocado ai pelos pecados do povo. Então, o que simbolizava a Arca do Pacto? Simboliza alguém que esta oferecendo sua vida em resgates por nossos pecados, e o que nós mostra este estandarte, esta bandeira? Esta mostrando o amor, por isto disse "Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor." Cada detalhe do Tabernáculo mostrava alguém e este Alguém é Yahshua o Messias, cada aspecto, a madeira, as cores, tudo, tudo anunciava seu amor

Cânticos 2:5  Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.


A primeira lição aqui é "porque desfaleço de amor" E a que nos parece a uma pessoa estar enferma de amor? Alguém pode achar que é uma pessoa que está apaixonada, porém vamos ver que não é assim, não tem nada a ver com um amor extraordinário da parte do povo de Yisrael, porque a frase aqui em hebraico indica outra coisa

"Amechuni ba'ashishot rapeduni batapuchim ki-cholat ahavah ani"

Por isto disse "Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs" Nesta cultura, as passas e as maçãs eram usadas como alimentos médicos. Quando alguém estava enfermo e ainda hoje se faz isto, quando alguém esta enfermo sempre vem umas maçãs, umas uvas, passas, então nesta cultura era a mesma coisa se dava estas frutas para reanimar. Então, se aqui o povo está pedindo maçãs, passas, com um símbolo de medicina, o que quer dizer "enferma de amor"? Significa "meu amor está enfermo", é isto o que quer dizer aqui, e mais na frente podemos ver isso mais detalhado, porque chegam um momento em que YHWH trata de visitar a seu povo e diz "abre-me a porta" e diz o verso que Yisrael não abriu, e depois quando abre o seu amado já não está e usa esta mesma frase "estou enferma de amor" que quer dizer "meu amor está enfermo". Quantas vezes YHWH buscou a seu povo e em nossas vidas também, porque quantas vezes temos caídos, e uma vez que nos arrependemos e viemos a Ele nós pensamos, "como é possível que tudo que Ele tem feito por mim e eu lhe respondo desta maneira". A única conclusão que podemos chegar é esta: Estou enfermo de amor, meu amor está enfermo, preciso de ajuda, de conforto, me conforta-me com passas e com maçãs, e se este é o fruto da macieira o que cremos a que se refere ao fruto dos seus lábios? De qual maneira podemos ser curado porque o nosso amor está enfermo? Qual é o fruto dos lábios de YHWH? Sua Toráh, Sua Palavra, e como podemos ficar curados desta enfermidade maligna? Somente a través da Sua Bendita Toráh podemos ficar curados.

Cânticos 2:6 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace. 

A mão esquerda simboliza nas Escrituras, ou representa a Justiça de YHWH, a mão direita representa Sua misericórdia, por isto em muitas passagens aonde diz que nós estamos a sua destra, que sua destra nos sustenta, que na sua destra está intercedendo Seu Filho, e tudo isto representa misericórdia, a mão esquerda representa juízo. Então, aqui o que Yisrael está pedindo que a mão esquerda de YHWH que representa juízo que esteja abaixo de sua cabeça, ou seja, ele esta pedindo a YHWH que não lhe destrua. Também este texto expressando que ele pede que seja julgado porque merece, porém que não lhe destrua. Esta oração se cumpriu, porque existe uma profecia em Isaías 42 aonde diz que quando Yahshua se manifestar, que, A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.

E a cana trilhada, é uma cana que já esta pisada, esmagada, porém que tem um pingo ainda de algo, porém disse que ele viria como um Pastor amoroso que ao invés de jogar esta cana Ele vai sanar, vai nutri, vai dar vida a esta cana novamente.

O pavio fumega precisamente representa uma pequena chama de fogo que já está a ponto de se apagar, porém o Mashiach não veio para apagar este pavio que está quase no fim, Ele vai assoprar, vai atiçar este fogo, vai avivar a vida de pessoas que parecia se acabar. Então, esta é a oração que Yisrael está fazendo aqui no verso 6, julga-me YHWH, porém não me destrua, tem misericórdia de mim, e em Oséias disse:

Oséias 6:1  Vinde, e tornemos a YHWH, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. 

Agora Yisrael responde e vai dizer algo as nações

Cânticos 2:7  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. 

O que significa Conjuro-vos? Implica jurar alguma coisa, Yisrael está pedindo que por favor me jurem ó filhas de Jerusalém e quem são as filhas de Jerusalém? As nações, e Yisraelç está pedindo por favor as nações uma coisa.

(... ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo..) Esta frase “pelas gazelas e cervas do campo” implica no original que Yisrael está dizendo as nações que não seja tão fracas como as gazelas e as cervas do campo, ou seja, Yisrael está pedindo isto para que não voltem tão frágil, a que YHWH não castiguem vocês e não se tornem como estas criaturas,  este é o pedido.

(..não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.) O que Yisrael está dizendo é, que não acordeis e nem desperteis o meu amor, e estas frases "despertar e velar o amor" é como dizer: Não me tente a pecar para debilitar o amor do meu amado, não me faça tropeçar para que o amor do meu amado não fique debilitado até que ele queira, porém ele queira o que? Até que Ele queira nos redimir dentre as nações.

Então, o pedido que Yisrael está fazendo as nações é: nações, eu mereço estar aqui disperso, porém, para que vocês não se tornem criaturas tão frágeis como as gazelas, como as cervas do campo, não me induza a pecar, não me diga que já não me ama, não me diga que Ele me rejeitou, não me diga que o amor de YHWH por mim já não existe, porém permite a mim seguindo tendo esperança de que um dia quando Ele YHWH queira me livrará deste castigo, me vai trazer de volta ao meu território. O sentido desta frase é: nações não invalidem o amor que YHWH tem para comigo, não digas que YHWH me rejeitou, me substituiu por outro povo, não diga que para mim já não há esperança até o que? Até que Ele queira nos resgatar novamente.

Cânticos 2:8  Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. 

Cânticos 2:9  O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado...  parte a

Isto está mostrando a fragilidade do amado de Yisrael, que voluntariamente tomou esta personalidade, que se faz como o ganso e com o filho de veado.

(....eis que está detrás da nossa parede..) Esta parede pode significar duas coisas.

1°) Pode representar mais que uma parede senão as nossas limitações físicas. Ou seja, Ele vem e vai fazer passar essas nossas limitações físicas.

2°) Também pode representar que YHWH está por detrás da parede, e lembrando que em Jerusalém tem o Muro das Lamentações, então fala que neste muro que vai permanecer Elohim sempre estaria velando por seu povo. Também pode significar que YHWH está velando por toda esta parede que se tem convertido em mandamentos em cima de mandamentos qual não era o objetivo das Escrituras Sagradas, porque chegou um momento que se criaram tantos mandamentos que fez impossível ao povo poder conhecer a Elohim. Então aqui Ele estar por detrás porque Ele vem para derrubar toda parede de separação e o verso continua dizendo:

"...olhando pelas janelas, espreitando pelas portas.." Cânticos 2:9

E isto é uma referência as janelas céus. Também diz que estão respirando pelas portas, e quais são as portas? De qual maneira YHWH está nos vendo? De qual maneira YHWH nos introduz a Ele? Através de uma porta, e quem disse ser a porta? Yahshua disse Eu sou a porta

Cânticos 2:10  O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. 

Isto é um chamado depois da dispersão, depois da diáspora da Babilônia, depois da Assíria e depois de todos estes momentos de escravidão pela causa do pecado YHWH disse a Yisrael: "Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. " porque é chegado o momento da tua redenção.


Cânticos 2:11  Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; 

O inverno é uma referência ao tempos de distância com YHWH, porque houve um tempo que por causa do pecado YHWH se apartou do Seu povo, porém aqui vem a redenção e diz que já passou o tempo de frieza entre tu Yisrael e Eu. Também podemos aplicar isto a nossas própria vidas, quando é o dia da salvação, quando é o dia de vir a Ele? Hoje é o dia de vir a YHWH. Outras coisas que acontece no inverno era neve e com isto era muito difícil de viajar. Então YHWH disse que chegou o tempo que passou o inverno já não é difícil viajar nem fisicamente e nem espiritualmente falando, porém se tratarmos isto fisicamente também esta falando da reunificação e do regresso de Yisrael a seu território porque neste território é aonde vai vir o Mashiach. Então Ele já tirou o tempo difícil para viajar e já podemos regressar a nossa terra, e por cause 2000 anos o povo de Yisrael não podia voltar para sua terra, porque não lhes pertencia por todas as guerras que aconteceu ai e foram perseguidos em todas as nações. Porém se nós olharmos de uma maneira profética então este verso poderíamos aplica-lo a 14 de Maio de 1948, quando acabou o inverno e o Criador disse levanta-te e vem de volta a teu território. E o que passou curiosamente a partir de 1948? As comunicações, a transportação, se facilitou como nunca antes, a avanço mais drástico da tecnologia foi a partir desta dada, então agora podemos entender que toda história e todos os avanços absolutamente tem a ver com a redenção, e a partir deste momento, começa um êxodo maior que o êxodo quando saíram do Egito. Disse a profecia que segundo êxodo será muito superior ao êxodo do Egito, porque no êxodo Yisrael somente saiu do Egito, porém o êxodo dos últimos tempos implica o regresso de todas as nações da terra a seu território. Também disse que muitos não vão querer fazer e YHWH vai fazer certas coisas em seus lugares de origem para fazer com que regressem.

O lugar aonde está concentrado a maior quantidade de dispersos de Judá, é a America do Sul que estão em sua maioria bem tranquilinho, e vemos o que aconteceu na Argentina uma crise econômica e qual foi o resultado? Um êxodo extraordinário de judeus que estão regressando a Yisrael. Então este texto tem a ver com a restauração física da nação de Yisrael, porém tem a ver também com a restauração das nossas vidas, de todas nossas vidas de dispersão, de distancia, de estarmos longe de YHWH, e que aqui em Cantares 2:10-11 está nos convidando a levantarmos e ir a Ele porque passou o inverno, e a chuva cessou, e a chuva é uma alegoria aos tempos difíceis para viajar, e é um sinal dos tempos que tudo isto esteja acontecendo, porque o fato de podermos viajar hoje em dia é que está se cumprindo a profecia de Daniel capitulo 12. Daniel profetizou que o sinal dos fim dos tempos, que  a ciência se multiplicaria e que andaríamos de um lado para o outro. Isto segundo Daniel 12 vai ser o sinal dos últimos tempos, porque Daniel disse que muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará. Também foi dito a Daniel que selasse as palavras deste livro para que não entendam isto, e aproximadamente a quase 1500 anos, alguém leria isto andarão de um lado para o outro? Não, disse sela estas palavras e não vais compreender até que chegue os tempos do fim. Então nós estamos nos tempos do fim e por isso disse em Cantares  2:10 "Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. "


Cânticos 2:12  Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. 

"Aparecem as flores na terra.." Isto é, esta surgindo todo este renascimento por parte de Yisrael...

"..o tempo de cantar chega.." Em Apocalipse 15, fala acerca de uma canção, e assim quando saíram do Egito o povo de Yisrael cantou uma canção quando atravessavam o Mar Vermelho, e quando o Mar se fecha e sepulta todo o exercito do Egito, ai e Moshé começou a cantar e todo o povo de Yisrael cantou. Este mesmo cântico vai se repetir em Apocalipse 15 quando regressar o Mashiach. Então o tempo de cantar chegou e qual vai ser este cântico? Bendito És Tu que nos redimiste de todas as nações tribos e línguas e nos fizeste para nosso Elohim um reino de reis e sacerdotes. Então o cântico de Moshe é esta dizendo YHWH Grande são tuas maravilhas por ter nos redimidos de todas as nações.

"...e a voz da rola ouve-se em nossa terra." A rolinha são passarinhos que andam pelas ruas bem lentamente e cantam assim: cu, cu, cu, cu, e isto somente se escuta nos campos, porém nas simbologias das profecias, as rolinhas são um símbolo do Mashiach e segundo os sábios eruditos de Yisrael, porém aqui agente ver algo bem interessante quando diz: "e a voz da rola ouve-se em nossa terra". Ou seja, isto quer dizer que por todo o mundo a voz do Mashiach tem saído que diz: "Levanta-te estou as portas" e uma vez o Mashiach falou dizendo que, quando surge a figueira e quando vejam tudo isto saibam que o verão está próximo

Mateus 24:32  Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 

Quando Jerusalém deixar de ser odiada pelos gentios, porque disse que Jerusalém vai ser pisoteada e dominada por nações até que se cumpra os tempos dos gentios, e isto acontecem em 1967, então já se cumpriu e outra vez Jerusalém está nas mãos do povo judeu, e a partir deste momento o que é que se escuta? A voz da rolinha, a voz do Mashiach dizendo: Regressa, levanta-te, crer em mim, confia em mim. Também é curioso que deste de 1948 até hoje, mais judeus tem crido que Yahshua é Mashiach, que deste de 1948 á época do Mashiach. Então a voz está as portas porque Yahshua disse em Mateus 24:32 que,quando verdes todas estas coisa, sabeis que está próximo o verão, e disse também que quando o verão está próximo olhai para os céus e veja que a vossa redenção está próxima.


Cânticos 2:13 A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. 


" A figueira já deu os seus figos verdes..."  O Mashiach acerca disto dizendo estas mesmas palavras. Quer dizer, que o tempo está próximo.
"...e as vides em flor exalam o seu aroma..."  É justamente o sinal que o Mashia ch falou, e Ele falou sobre isto de uma maneira mais profunda.

Mateus 24:34  Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.


E qual geração é esta? A geração que está vendo tudo isto acontecer, o ressurgimento de Yisrael, a voz da rolinha que simboliza o Mashiach, a restauração, o fruto, o renascimento da nação está muito próxima. Então, esta geração alguns dizem que dura 40 anos, outros dizem que dura 80, outros dizem que dura 100, porém não sabemos, porém eu quero crer e não duvido que a mim vai tocar e já está tocando ver este momento.

"...levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. "  Cânticos 2:13 parte b

O que mais estamos esperando, estamos vendo os sinais, estamos vendo tudo acontecer frente a nossos olhos e vai ficar ai prostado? Não, escuta a voz do Mestre dizendo: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem, venham a mim, regressa a mim.

 Cânticos 2:14  Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.  


" Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras,.. ". Aqui se faz uma alusão, um símbolo ao primeiro êxodo que foi no Egito, e também disse a Toráh que quando Yisrael chegou no ao Mar Vermelho e já não sabiam para onde ir, porque na frente esta o Mar e atrás vem Faraoh e seu exército, então aqui neste contexto que está falando do retorno e do regresso disse: "Pompa minha " (como uma pomba frágil) que está pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras " E porque vão estar escondidos ai? Porque vem o exército egípcio. Então é tanto uma alusão ao êxodo do Egito e também é uma alusão do tempo da Tzará Gadol (Grande Tribulação).

" Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras,..."  Isto é porque vem uma Tribulação tão qual grande qual nunca houve antes. Então no momento desta grande Tribulação olha o que diz:
"...mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa. "  Isto é, já no momento da Tribulação já quando estiver acabando disse aqui "mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz". As mesmas palavras que Jeremias disse:

Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. 

Se há um momento aonde podemos ter intimidades com YHWH é nos momentos de grandes tribulações. Por isso é uma tristeza a teologia do arrebatamento, porque se existe um momento para ter comunhão e intimidade com YHWH, aonde vamos poder experimentar os milagres mais extraordinários das nossas vidas, vai ser durante a Grande Tribulação. Neste período vamos saber como YHWH faz sinais e prodígios para proteger seus filhos e nada nos fará dano.

Cânticos 2:15  Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. 

 E aqui é uma alusão ao êxodo, e as vinhas se refere a Yisrael, aos pequenos frutos de Yisrael. E em qual momento surge Yisrael como nação? Quando saem do Egito, então quando saem do Egito, quando estão apenas nascendo. E quando diz " Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas " é uma referencia aos que estão tratando d aniquilar a Yisrael em seu próprio nascimento. E em Apocalipse capitulo 12 também faz uma alusão a isto:

.....Uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E diz que o dragão queria mata-la

E da mesma maneira, quando Yisrael está nascendo como nação, disse: "Cuidado com as raposas, que fazem mal as vinhas" ou seja, está falando das nações que vão tratar de aniquilar a Yisrael desde seu próprio nascimento, e isto se cumpriu. E se nós estudarmos esta passagem aonde diz que Yisrael adorou ao Bezerro de Ouro, sabem quem foram os principais que guiaram Yisrael a idolatria? Os que tentaram Yisrael, para que caíssem em idolatria? As multidões que saíram do Egito com Yisrael, e estas multidões que saíram do Egito com Yisrael, quando chegaram ao Mar Vermelho, e viram Moisés sentando, já começaram a induzir o povo a fazer idolatria. Então, estas raposas e raposinhas, é uma alusão as pessoas que trazem seus fermentos, seus paganismos a uma nação que apenas está nascendo, e está raposa causa qualquer coisa que possa corromper a uma nação santa, de reis e sacerdotes e porque? "Porque as nossas vinhas estão em flor" ou seja, estão começando a surgir. E este é o momento mais critico e perigoso para qualquer coisa, na infância, um bebe quando é mais frágil, em uma relação matrimonial, os primeiros anos são importantíssimos porque? Porque ai é aonde se semeiam muitas coisas quem vão perdurar mais adiante, e ai quando isto perdure, qualquer coisa pode desviar a pessoa do caminho. No verso 16 Yisrael disse:

Cânticos 2:16  O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios. 

Ou seja, apascentar é alimentar. Porém, o que mostra quando disse aqui "O meu amado é meu, e eu sou dele" ? O que significa isto? Significa uma condição, ou seja, se você de a iniciativa, então eu sou sua, se você me amas primeiro, então eu respondo. E isto é uma das atitudes que nós temos, porque em algum momento da nossa vida, chegamos a condicionar ao Eterno, e o Eterno em suas muitas Misericórdias, faz grandes coisas, porém de entrada, isto é equivocado porque? Porque quando esperamos que o Eterno de o primeiro passo, e depois sejamos nós, nós já o estamos condicionando ao Eterno, então para nós Ele já não está sendo o Criador, já não estamos dando a Ele o devido lugar que Ele merece. Então cada vez em que nós dissermos: Ah Senhor, me faz te buscar, me faz te obedecer, e se Tu fizer isto, ai sim eu te obedeço. Então, aqui nessas alturas, apesar de todo amor que o Eterno está manifestando a seu povo, aqui Yisrael diz: Que lindo tudo isto, porém, porém aqui "O meu amado é meu, e eu sou dele" e por isto o amor de Yisrael está enfermo. Verso 17

Cânticos 2:17  Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter. 

"Até que refresque o dia, e fujam as sombras" Ou seja, o Amado está ai apascenta o seu rebanho entre os lírios até quando? Até que refresque o dia, e fujam as sombras" ou seja, está tratando de alimentar a seu povo até, que fuja toda a sombra, até que resplandeça o sol da justiça. Ou seja, até que Ele venha, estabeleça seu Reino, Ele agora está simplesmente pastorando, esta entre os lírios, até que fujam as sombras.E aqui, mais uma vez, a petição do povo de Yisrael:

"volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter " ou seja, Yisrael está pedindo para ser salvo, Senhor volta-te a mim, como se o Eterno quem estivesse se distanciado, como se fosse Ele quem foi embora. Originalmente, quem se foi, apesar de todo amor? Seu povo, nós, então, como aqui Yisrael diz: "Volta, amado meu"? ou seja, nós é quem temos que voltar, que tomar a iniciativa. E e os Montes de Beter, é uma referencia a uma profecia que aconteceu algo neste monte, e ai em Beter foi aonde se levou a cabo a ultima guerra, de Yisrael contra Roma, isto foi entre o ano 132- 135 depois do Messias, aconteceu uma guerra neste lugar, aonde um militar chamado Bar Kochba, aonde se rebelam contra Roma, e tem uma guerra durante todos esses anos, e depois deste momento Yisrael é levado a dispersão entre todas as nações, mudam o Nome de Yisrael para Palestina, a cidade de Jerusalém, eles mudam também colocando o nome de, Aelia Capitolina. E a partir deste momento, se apaga temporariamente Yisrael neste região. Roma trata dispersa-lo Roma os odeiam. Então, é ai neste monte de Beter aonde se leva a cabo esta ultima batalha, aonde Bar Kochba é derrotado, e aonde começa o exílio a todas as nações.

Então, é ai nesse sentido, que Yisrael disse ao Eterno aqui em Cantares 2:17

"volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter" ou seja, Yisrael está pedindo restauração, e mesmo estando errada esta oração de Yisrael, aonde está pedindo ao Eterno para que Ele tome a iniciativa, mesmo assim, o Eterno ama de mais este povo, e faz o desejo do coração do seu povo, de regressar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário