Aqui no capitulo 3 é um capitulo aonde
se responde a oração de Yisrael do capitulo 2, aonde Yisrael diz volta meu
amado, seja propicio, porém tu tomes a iniciativa Senhor "volta,
amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de
Beter" e veja o que acontece. Capitulo
3 versículo 1, aonde quem está falando é Yisrael
Cânticos 3:1 De noite, em minha cama (E cama é um símbolo da Arca do Pacto, e Noite é uma alusão aos tempos de
dispersão, tempo em que Yisrael foi disperso entre as nações) então, nesses momentos de dispersão, neste
momentos em que estamos longe, disse:
Cânticos 3:1 De
noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não
o achei.
Ou seja, houve um momento na dispersão,
porque no Tabernáculo e no Templo estava a Gloria de Deus, manifesta através de
uma nuvem, porém houve um momento por causa dos muitos pecados de Yisrael, a
Presença Divina foi retirada, e neste circunstancia disse que Yisrael o busca e
não o acha.
Cânticos 3:2 Levantar-me-ei, pois, e rodearei
a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei
aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
E quando fala aqui,
pela cidades, pelas ruas e pelas praças, é aonde está todo mundo, ou seja,
aonde estar todos os gentios, e disse aqui Yisrael, eu vou busca-lo entre as
multidões, entre os gentios, buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
E você acredita que se
pode encontrar o Eterno seguindo a corrente? Entre o popular? Jamais você vai
encontra-lo ai.
Cânticos 3:3 Acharam-me os guardas, que rondavam pela
cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?
Ou seja, neste tempo
da diáspora de noite, neste tempo da dispersão, e uma das dispersão mais triste
do povo de Yisrael, foi quando foram levados ao exílio da Babilônia e se
destruiu ao Templo. E aqui os guardas representam aos que cuidam de alguma maneira
a Yisrael, e quem são os que de alguma maneira cuidam de Yisrael? Pois são os
que de alguma maneira estão tratando de ensinar as Escrituras, e aqui
poderíamos simbolizar com Esdras e Neemias. Disse:
Cânticos 3:3 Acharam-me os guardas, que rondavam pela
cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?
Cânticos 3:4 Apartando-me eu um pouco deles, logo achei
aquele a quem ama a minha alma; ( O que passou quando se reconstruiu o segundo Templo? Uma vez que se
reconstruiu o segundo Templo, então começam alguns a regressar dos exilados da
babilônia, e a penas que passou os tempos de Esdras e de Neemias, e ai se
reconstruiu o segundo Templo, ai vem a época de Roma, e o que acontece neste
momento? O que se passa depois que se construiu o segundo Templo? Quem é que
vem ao segundo Templo para ensinar a Toráh? Yahshua o Messias, então o verso 4
disse:
Cânticos 3:4 Apartando-me eu um pouco deles, logo achei
aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o
introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.
Ou seja, chegou um
momento em que Yeshua foi recebido por todos, disseram: Bendito é o que vem em Nome do Senhor, e agora sim este é o Messias, e
já queria publicar que ele era o Messias que iria reinar. Então queriam leva-lo
a força ao Templo, já que a multidão estava proclamando que ele era o Messias,
e quantas vezes proclamarão e quiseram leva-lo ao Templo, e o Messias dizia:
Não, não é o tempo ainda, e o povo não, entra já na câmara. E disse No verso 5
Cânticos 3:5 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas
gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que
queira.
Uma vez mais. Nações
neste momento não venham me dizer que o Eterno me deixou, não vão dizer que Ele
já não tem compaixão de mim, não desperte o amor, não agitem o amor, não me
façam crer que Ele me substituiu por vocês, que Ele já não me ama. E as nações
respondem no verso 6 dizendo:
Cânticos 3:6 Quem é esta que sobe do deserto, como colunas
de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?
A pergunta das nações
é esta: quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça.
Quando Yisrael também
surge como nação, Yisrael vem saindo do Egito, sobe do deserto e quem os
acompanhavam era uma coluna de Nuvem sobre eles no momento do sol, para
protegê-los do calor, e as nações estão perguntando: Quem é este povo e
começaram a se preocupar, olha este povo venceu ao exercito mais poderoso, aos
egípcios, o Deus deste povo é poderosíssimo, é melhor não nos meter com eles. E
ai em Jerico estavam todos tremendo de medo. E a pergunta é: "Quem é esta que sobe do deserto, como
colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso" ? Quem é que perfuma a Yisrael? A
Mirra, que é um símbolo de morte, um símbolo de sacrifício. O que faz com que
seu povo seja belo? A Mirra do sacrifício de Yeshua, e o Messias é quem nos
perfumados, e nós faz que nosso cheio seja agradável diante do Eterno.
Cânticos 3:6 Quem é esta que sobe do deserto, como colunas
de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?
Ou seja, quem perfumou
a este povo, que vem acompanhado de uma coluna de fumaça? Quem fez isto? E aqui
vem a resposta de Yisrael.
Cânticos 3:7 Eis que é a liteira de Salomão;
Devemos lembrar que
Salomão significa: Rei que tem a paz, ou rei de paz, isto significa Salomão. E
este palavra Liteira é o lugar aonde repousa o rei de paz. Então aqui
no versículo 7 está dizendo: Eis que é a liteira de
Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel;
E a pergunta é: Quem é
este povo, porque neste povo é aonde repousa o Príncipe da Paz. "sessenta valentes estão ao redor dela" Porque é que a pesar do seu
pecado, que a pesar de tudo que fez Yisrael, porque é que Yisrael segue de pé?
Aqui disse algo muito lindo. "sessenta valentes estão ao redor dela" Os interpretes traduzem
esta frase ao dizer que, uma das razões, uma das bênçãos que protegeu ao povo
de Yisrael, ao longo de todas suas gerações, é a benção dos sacerdotes, no
livro de Números capítulo 6 aonde o Eterno disse aos sacerdotes que abençoem
Yisrael dizendo:
Números 6:23 Fala a Arão, e a seus filhos dizendo:
Assim abençoareis os filhos de Israel,
dizendo-lhes:
Números 6:24 Adonai te abençoe e te guarde;
Números 6:25 Adonai faça resplandecer o seu rosto
sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
Números 6:26 Adonai sobre ti levante o seu rosto e
te dê a paz.
Esta oração e esta
benção que vem expressada direta do coração do Eterno, vai ser como um
resguardo a Yisrael, por todas as gerações. E curiosamente neste oração estão
60 letras, porque se você se colocar a contar as letras hebreias desta oração
sacerdotal, tem 60 letras. Então, aqui está dizendo: "Aqui estar o lugar de repouso do Príncipe de
Paz, "sessenta valentes estão ao redor dela" sessenta letras, por isto
que Yahshua disse que nem um Yod e nem um til se passará da lei, até que tudo
seja comprido. Cada letra, cada palavra que sai da Boca do Eterno, tem um poder
impressionante. "sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel " E quem são os valentes de
Yisrael? Os sacerdotes, os valentes na fé. E uma vez mais, aqui vemos quem são
os fortes, não disse os fracos na fé, quem era os mais cheios de Toráh nas
Escrituras? Os sacerdotes, estas 60 palavras dos valentes, sustentam a Yisrael.
E quais são as características dos valentes?
Cânticos 3:8 "Todos armados de espadas" E o que representa espadas
nas Escrituras? A Palavra de Elohim
Cânticos 3:8 Todos armados de espadas, destros na
guerra (Guerra espiritual, são destros,
são sábios na guerra); cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.
E se nos recordamos o
que foi ordenado aos Yisraelitas, que tivessem em suas coxas para recordar a
Palavra de Deus? Era para terem em suas coxas algo que recordassem a Palavra de
YHWH. "cada um com a sua
espada à cinta por causa dos temores noturnos." Ou seja, aqui é um símbolo
da Palavra de Deus, e tudo isto porque? "causa dos temores noturnos", e a noite é uma
representação como já dissemos, é um representativo do exílio. E para o que era
importante que eles tivessem esta lembrança, no momento em que eles vão estarem
entre nações pagãs? Para que quando Yisrael veja as nações, se deem conta que
eles são diferentes, para que eles não se mistures, para recordar que o Eterno
os tinham salvados e os santificados, e os tinha guardado como seu tesouro
especial.
Cânticos 3:9 O rei Salomão fez para si uma
carruagem de madeira do Líbano.
E esta carruagem
é uma alusão do Templo, ou seja, que o Rei de Paz fez uma carruagem, ou seja um
lugar de repouso de madeira de Líbano. Ou seja, isto também é uma alusão mais tarde ao Templo, porque? Porque
grande parte do Templo foi feito de madeira de Líbano, e disse o verso 10
Cânticos 3:10 Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de
ouro, o assento de púrpura, o
interior revestido com amor, pelas
filhas de Jerusalém.
E o que tinha no
interior do Tabernáculo? Qual é o símbolo mais forte do interior do
Tabernáculo? O sacrifício, ou seja, seu interior estar adornado, esta decorado
de amor. E ao entrar ao Tabernáculo, ao lugar Santíssimo, o mais impactante que
vamos encontrar ai, o sangue do Cordeiro sendo derramando por nós. o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém. Em I Reis capitulo 5 disse
que, houve gentios que ajudaram a construção deste Templo, e disse que tudo
isto foi revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém.
Cânticos 3:11 Saí, ó filhas de Sião, (E aqui é uma referencia especifica aos filhos de Yisrael).
Cânticos 3:11 Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei
Salomão (Veja ao Príncipe de Paz)com a coroa com que o coroou sua mãe no dia
do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.
A coroa é um
símbolo externo da gloria de um rei. As coroas eram feitas de joias, de algo
caríssimo. E aqui no verso 11 disse: Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão (Veja ao Príncipe de Paz) com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.
E a palavra mãe aqui é uma alusão a sua nação. E
qual foi o dia de júbilo do coração do Rei de Yisrael? Alguém se lembra, quando
o Rei de Yisrael veio para se casar, para Renovar o Pacto ele disse: Quanto eu tenho desejado ter este
momento com vocês. E
em qual momento sucedeu isto? Na Ceia de Pessach, e o que estavam se celebrando
neste Páscoa? Estava se renovando o Pacto que tinha sido feito no Monte Sinai.
E ai neste momento do seu gozo, disse que acontece algo neste momento de gozo
do Messias, porque no momento em que ele vem a renovar o Pacto ele disse: Quanto eu tenho anelado por isto,
por este momento, quando eu tenho anelado beber do fruto da vide com vocês, e
não voltarei a beber, até que se cumpra o Reino dos Céus.
E neste momento de
gozo, e aqui disse que depois deste momento de gozo, Ele foi coroado, e esta
coroa representa a máxima Gloria de Deus. E como Ele foi coroado, depois do
maior momento do seu gozo? Com uma coroa de espinhos. Assim que esta coroa de
espinhos, é a manifestação mais grande da Gloria de Deus, e porque? Porque
esses espinhos representam o pecado, a maldição desde mundo, e o Messias ao
levar esta coroa de espinhos em sua cabeça, o que ele esta manifestando é; a
manifestação da Minha Gloria é a misericórdia, o amor que tenho por ti. E isto
é o que disse aqui em Cantares 3:11
(Veja ao Príncipe de
Paz) com a coroa com que o coroou sua mãe no dia no dia que ele veio a renovar o pacto, a se
casar, o dia do gozo do seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário