quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cantares 03 - O Mashiach Ben Yosef







Aqui no capitulo 3 é um capitulo aonde se responde a oração de Yisrael do capitulo 2, aonde Yisrael diz volta meu amado, seja propicio, porém tu tomes a iniciativa Senhor "volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter" e veja o que acontece. Capitulo 3 versículo 1, aonde quem está falando é Yisrael









Cânticos 3:1  De noite, em minha cama (E cama é um símbolo da Arca do Pacto, e Noite é uma alusão aos tempos de dispersão, tempo em que Yisrael foi disperso entre as nações) então, nesses momentos de dispersão, neste momentos em que estamos longe, disse:


Cânticos 3:1  De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.


Ou seja, houve um momento na dispersão, porque no Tabernáculo e no Templo estava a Gloria de Deus, manifesta através de uma nuvem, porém houve um momento por causa dos muitos pecados de Yisrael, a Presença Divina foi retirada, e neste circunstancia disse que Yisrael o busca e não o acha.


Cânticos 3:2  Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.


E quando fala aqui, pela cidades, pelas ruas e pelas praças, é aonde está todo mundo, ou seja, aonde estar todos os gentios, e disse aqui Yisrael, eu vou busca-lo entre as multidões, entre os gentios, buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.


E você acredita que se pode encontrar o Eterno seguindo a corrente? Entre o popular? Jamais você vai encontra-lo ai.


Cânticos 3:3  Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?


Ou seja, neste tempo da diáspora de noite, neste tempo da dispersão, e uma das dispersão mais triste do povo de Yisrael, foi quando foram levados ao exílio da Babilônia e se destruiu ao Templo. E aqui os guardas representam aos que cuidam de alguma maneira a Yisrael, e quem são os que de alguma maneira cuidam de Yisrael? Pois são os que de alguma maneira estão tratando de ensinar as Escrituras, e aqui poderíamos simbolizar com Esdras e Neemias. Disse:


Cânticos 3:3  Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?


Cânticos 3:4  Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; ( O que passou quando se reconstruiu o segundo Templo? Uma vez que se reconstruiu o segundo Templo, então começam alguns a regressar dos exilados da babilônia, e a penas que passou os tempos de Esdras e de Neemias, e ai se reconstruiu o segundo Templo, ai vem a época de Roma, e o que acontece neste momento? O que se passa depois que se construiu o segundo Templo? Quem é que vem ao segundo Templo para ensinar a Toráh? Yahshua o Messias, então o verso 4 disse:


Cânticos 3:4  Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.

Ou seja, chegou um momento em que Yeshua foi recebido por todos, disseram: Bendito é o que vem em Nome do Senhor, e agora sim este é o Messias, e já queria publicar que ele era o Messias que iria reinar. Então queriam leva-lo a força ao Templo, já que a multidão estava proclamando que ele era o Messias, e quantas vezes proclamarão e quiseram leva-lo ao Templo, e o Messias dizia: Não, não é o tempo ainda, e o povo não, entra já na câmara. E disse No verso 5


Cânticos 3:5  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.


Uma vez mais. Nações neste momento não venham me dizer que o Eterno me deixou, não vão dizer que Ele já não tem compaixão de mim, não desperte o amor, não agitem o amor, não me façam crer que Ele me substituiu por vocês, que Ele já não me ama. E as nações respondem no verso 6 dizendo:


Cânticos 3:6  Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?
A pergunta das nações é esta: quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça


Quando Yisrael também surge como nação, Yisrael vem saindo do Egito, sobe do deserto e quem os acompanhavam era uma coluna de Nuvem sobre eles no momento do sol, para protegê-los do calor, e as nações estão perguntando: Quem é este povo e começaram a se preocupar, olha este povo venceu ao exercito mais poderoso, aos egípcios, o Deus deste povo é poderosíssimo, é melhor não nos meter com eles. E ai em Jerico estavam todos tremendo de medo. E a pergunta é: "Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso? Quem é que perfuma a Yisrael? A Mirra, que é um símbolo de morte, um símbolo de sacrifício. O que faz com que seu povo seja belo? A Mirra do sacrifício de Yeshua,  e o Messias é quem nos perfumados, e nós faz que nosso cheio seja agradável diante do Eterno.


Cânticos 3:6  Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os __pós__ dos mercadores?


Ou seja, quem perfumou a este povo, que vem acompanhado de uma coluna de fumaça? Quem fez isto? E aqui vem a resposta de Yisrael.


Cânticos 3:7  Eis que é a liteira de Salomão;


Devemos lembrar que Salomão significa: Rei que tem a paz, ou rei de paz, isto significa Salomão. E este palavra Liteira é o lugar aonde repousa o rei de paz. Então aqui no versículo 7 está dizendo:   Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel;


E a pergunta é: Quem é este povo, porque neste povo é aonde repousa o Príncipe da Paz. "sessenta valentes estão ao redor dela" Porque é que a pesar do seu pecado, que a pesar de tudo que fez Yisrael, porque é que Yisrael segue de pé? Aqui disse algo muito lindo. "sessenta valentes estão ao redor dela" Os interpretes traduzem esta frase ao dizer que, uma das razões, uma das bênçãos que protegeu ao povo de Yisrael, ao longo de todas suas gerações, é a benção dos sacerdotes, no livro de Números capítulo 6 aonde o Eterno disse aos sacerdotes que abençoem Yisrael dizendo:


Números 6:23  Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
Números 6:24  Adonai te abençoe e te guarde;
Números 6:25  Adonai faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
Números 6:26  Adonai sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.



Esta oração e esta benção que vem expressada direta do coração do Eterno, vai ser como um resguardo a Yisrael, por todas as gerações. E curiosamente neste oração estão 60 letras, porque se você se colocar a contar as letras hebreias desta oração sacerdotal, tem 60 letras. Então, aqui está dizendo: "Aqui estar o lugar de repouso do Príncipe de Paz, "sessenta valentes estão ao redor dela" sessenta letras, por isto que Yahshua disse que nem um Yod e nem um til se passará da lei, até que tudo seja comprido. Cada letra, cada palavra que sai da Boca do Eterno, tem um poder impressionante. "sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel " E quem são os valentes de Yisrael? Os sacerdotes, os valentes na fé. E uma vez mais, aqui vemos quem são os fortes, não disse os fracos na fé, quem era os mais cheios de Toráh nas Escrituras? Os sacerdotes, estas 60 palavras dos valentes, sustentam a Yisrael. E quais são as características dos valentes? 


Cânticos 3:8  "Todos armados de espadas" E o que representa espadas nas Escrituras? A Palavra de Elohim

Cânticos 3:8  Todos armados de espadas, destros na guerra (Guerra espiritual, são destros, são sábios na guerra); cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.


E se nos recordamos o que foi ordenado aos Yisraelitas, que tivessem em suas coxas para recordar a Palavra de Deus? Era para terem em suas coxas algo que recordassem a Palavra de YHWH. "cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos." Ou seja, aqui é um símbolo da Palavra de Deus, e tudo isto porque? "causa dos temores noturnos", e a noite é uma representação como já dissemos, é um representativo do exílio. E para o que era importante que eles tivessem esta lembrança, no momento em que eles vão estarem entre nações pagãs? Para que quando Yisrael veja as nações, se deem conta que eles são diferentes, para que eles não se mistures, para recordar que o Eterno os tinham salvados e os santificados, e os tinha guardado como seu tesouro especial.


Cânticos 3:9  O rei Salomão fez para si uma carruagem de madeira do Líbano.

 E esta carruagem é uma alusão do Templo, ou seja, que o Rei de Paz fez uma carruagem, ou seja um lugar de repouso de madeira de Líbano. Ou seja, isto também é uma alusão mais tarde ao Templo, porque? Porque grande parte do Templo foi feito de madeira de Líbano, e disse o verso 10


Cânticos 3:10  Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o assento de púrpura, o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém.


E o que tinha no interior do Tabernáculo? Qual é o símbolo mais forte do interior do Tabernáculo? O sacrifício, ou seja, seu interior estar adornado, esta decorado de amor. E ao entrar ao Tabernáculo, ao lugar Santíssimo, o mais impactante que vamos encontrar ai, o sangue do Cordeiro sendo derramando por nós. o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém. Em I Reis capitulo 5 disse que, houve gentios que ajudaram a construção deste Templo, e disse que tudo isto foi revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém.


Cânticos 3:11  Saí, ó filhas de Sião, (E aqui é uma referencia especifica aos filhos de Yisrael).

Cânticos 3:11  Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão (Veja ao Príncipe de Paz)com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.


 A coroa é um símbolo externo da gloria de um rei. As coroas eram feitas de joias, de algo caríssimo. E aqui no verso 11 disse: Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão (Veja ao Príncipe de Paz) com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.


 E a palavra mãe aqui é uma alusão a sua nação. E qual foi o dia de júbilo do coração do Rei de Yisrael? Alguém se lembra, quando o Rei de Yisrael veio para se casar, para Renovar o Pacto ele disse: Quanto eu tenho desejado ter este momento com vocês. E em qual momento sucedeu isto? Na Ceia de Pessach, e o que estavam se celebrando neste Páscoa? Estava se renovando o Pacto que tinha sido feito no Monte Sinai. E ai neste momento do seu gozo, disse que acontece algo neste momento de gozo do Messias, porque no momento em que ele vem a renovar o Pacto ele disse: Quanto eu tenho anelado por isto, por este momento, quando eu tenho anelado beber do fruto da vide com vocês, e não voltarei a beber, até que se cumpra o Reino dos Céus.


E neste momento de gozo, e aqui disse que depois deste momento de gozo, Ele foi coroado, e esta coroa representa a máxima Gloria de Deus. E como Ele foi coroado, depois do maior momento do seu gozo? Com uma coroa de espinhos. Assim que esta coroa de espinhos, é a manifestação mais grande da Gloria de Deus, e porque? Porque esses espinhos representam o pecado, a maldição desde mundo, e o Messias ao levar esta coroa de espinhos em sua cabeça, o que ele esta manifestando é; a manifestação da Minha Gloria é a misericórdia, o amor que tenho por ti. E isto é o que disse aqui em Cantares 3:11


(Veja ao Príncipe de Paz) com a coroa com que o coroou sua mãe no dia no dia que ele veio a renovar o pacto, a se casar, o dia do gozo do seu coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário