E até agora tudo
que temos estado estudando neste livro, tem a ver com os detalhes da beleza que
o Eterno aprecia em seu povo Yisrael. Porém, a partir co capitulo 4 é aonde vai
especificar muito mais o Eterno. E quais são os aspectos que o Eterno aprecia
tanto em Yisrael? Vamos começar pelo verso 1 aonde quem está falando é o
Eterno, disse:
Cânticos 4:1
Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como
os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras
que pastam no monte de Gileade.
"Eis que és
formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas
entre as tuas tranças" e olhos neste contexto de forma alegórica, tem a ver
com aqueles que são guias espirituais de Yisrael. Ou seja, isto são os
profetas, os patriarcas, os seus mestres de Bíblia. E disse: Teu olhos (teus guias, teus mestres das Escrituras, aqueles que
ensinam aos simples,) são como pombas. E quais são as
características de uma pomba? A principal característica de uma pomba é a
simplicidade, é a fragilidade, a gentileza. E tudo isto são aspectos básicos
para podermos ser bons olhos, para sermos bons guias, para podermos ser eficaz
na hora de ensinar a Toráh, e é muito importante ter a simplicidade, a
humildade, a mansidão de uma pomba. E no livro de Provérbios disse que o sábio
adoça suas palavras. Ou seja, não trata de ensinar de uma maneira impaciente,
de uma maneira brusca, e a sabedoria da Toráh deve ser levada de uma maneira
sensível.
O Messias disse a
seus discípulos que eles seriam enviados entre os lobos, e lhe deu uma
instrução que tem a ver com este mesmo principio. Ele disse aos discípulos:
Vocês sejam simples como as pombas, porém também sejam prudentes como a
serpente. Ou seja, sejam hábil, sejam sagazes, sejam cuidadosos como uma
serpente. E isto é um atributo que o Eterno está exaltando por parte do seu
povo acerca dos guias de Yisrael, que são como olhos de pombas, ou seja, que
são ternos, são nobres na hora de ensinar
"o teu cabelo é
como o rebanho de cabras" Os cabelos alegoricamente neste cântico de Salomão, é
uma alegoria aos habitantes mais insignificante aparentemente do povo de
Yisrael, porque ninguém está nem ai para se um cabelo da cabeça cair. Porém,
para o Eterno cada cabelo da nossa cabeça está contado. Para o Eterno nada,
absolutamente nem um detalhe do nosso corpo, esta ai de sobra. E neste sentido
os cabelos que se utiliza de forma alegórica, se refere as pessoas que
aparentemente se parecem mais indignas do povo de Deus. Porém o Eterno disse: Teus cabelos (ou seja, teus habitantes
que aparentemente parecem indignos) é como rebanho de cabras. Ou seja, as
características das cabras é que são rebeldes, a cabra era um animal que se utilizava
na oferta pelo pecado, pela culpa, era uma oferta que tinha a ver com pecado de
rebelião.
Então, aqui neste
verso está falando desses habitantes com uma característica de rebelião, e é
muito lindo o que expressa aqui o Eterno, disse que estes habitantes "pastam no monte
de Gileade". Ou seja,
Gileade é o lugar aonde Jacó estava fugindo do seu sogro Labão. Em outras
palavras e em forma alegórica o que isto está dizendo é: Que para mim os teus
piores habitantes, aqueles que são rebeldes, para o Eterno são tão preciosos
como o próprio Jacó, quando ele fugia de Labão, e a advertência que o Eterno dá
a Labão quando ele estar perseguindo Jacó, foi que ele tivesse cuidado com seu
servo Jacó, que não lhe falasse de uma maneira áspera e porque? Porque os olhos
do Eterno estava sobre Jacó cuidando-o. E isto nos fala da
ternura do Eterno, da sua misericórdia com o mais baixo, o Eterno sempre vai
ter compaixão, sempre vai ter misericórdia dos que estão enfermos, dos
rebeldes, assim como ele teve compaixão de uma pessoa justa como Jacó, da mesma
maneira o Eterno tem um sumo aprecio, uma grande compaixão por aqueles que são
rebeldes, como as cabras que pastam nos montes de Gileade.
Cânticos 4:2 Os teus dentes são como o rebanho das
ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas
produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.
E aqui quando
expressa "Os teus dentes são como o rebanho das
ovelhas tosquiadas" estes dentes que aqui se apresenta de forma alegórica
como muito limpos, e muito ordenados, está nos falando de uma dentadura limpa,
em ordem, está nos falando de três coisas especificas.
Nos fala da
brancura, nos fala de ordem, e nos fala de plenitude. E isto quer dizer que
Deus a cada um dos habitantes de Yisrael, os vê brancos, ordenados e completos,
e como é possível que Deus pode ver a seu povo que nem sempre mantiveram a fé,
que muitas vezes caíram uma e outras vezes em pecado. Então, porque Deus pode
se referir-se a seu povo desta maneira tão linda? A única razão pela qual
podemos justificar este ato é, ao considerar a misericórdia e a compaixão de
Deus, e sobre tudo o olhar de amor. É o típico ditado do olhar do pai ou o amor
da mãe, que sempre as mães vão ver seus filhos como o máximo, mesmo que eles
sejam feios, mesmo que sejam desordenados, sempre uma mãe, sempre um pai vai
tratar de justificar a seus filhos. Então da mesma maneira, Deus sempre vai ver
a seu povo como brancos, sem mancha, ordenados e completos, e isto somente é
possível por meio daquele que se fez inocente, e com sua justiça vestiu a seu
povo desta mesma justiça.
Por isto que o
Eterno nos vê não como somos, e sim como chegaremos a ser, ou seja, Deus no
âmbito da eternidade já nos vê como vamos a chegar a ser, ou seja, completos
nele, irrepreensíveis, sem manchas, plenos, totalmente maduros no Senhor. Estes
são os aspectos que o Eterno contempla em seu povo. E disse precisamente com
respeito a isto de ordem, com respeito esta brancura, disse aqui mesmo no verso
2
"das quais todas
produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas". E isto quer dizer
que, o povo para o Eterno é frutífero, e o que quer dizer isto? Que o povo
escolhido vai produzir frutos para qual Deus os destinou, e independentemente
das suas transgressões, em meio a seus pecados, Deus é capaz de endireitar suas
veredas, e o Eterno é capaz de utilizar os erros do seu povo para trazer
bênçãos as nações. Estes são uns dos aspectos mais profundos e mais maravilhoso
acerca do plano Divino para o mundo inteiro, que Ele utilizaria o pecado, a
rebelião do seu povo para trazer a redenção as nações. E no capitulo 11 da
carta aos Romanos, o apostolo Paulo disse que Deus endureceu em parte ao povo
de Yisrael, ou seja, aos governantes de Yisrael para trazer a salvação a todas
as nações. Quando os governantes de Yisrael rejeitaram ao Messias Sofredor, a
partir desde momento se abriu uma porta de salvação para as nações gentias. E o
Eterno sujeita a desobediência dos governantes de Yisrael, com a finalidade de
salvar as nações.
Ou seja, a
desobediência dos lideres de Yisrael frutificou, produziu um fruto de salvação
para todas as nações, e uma vez que o Eterno tenha tido misericórdia de
todas as nações, então Ele terá misericórdia também dos lideres de Yisrael,
para que ao final o Eterno tenha tido misericórdia de todos. Ou seja, os planos
do Eterno são grandioso, são maravilhoso, são mais alem do nosso intelecto, e
precisamente aqui em Cantares 4:2 fala disto, desses atributos deste povo que
vai produzir fruto, e porque o povo de Yisrael produz fruto mesmo que não
querem? Porque a raiz do povo de Yisrael é o próprio Eterno, quem sustenta a
Yisrael, a rocha que sustenta ao povo do Eterno, pois é o próprio Criador e o
Criador não pode mentir, Ele permanece fiel mesmo que nós sejamos infiéis,
porque Ele não pode negar-se a si mesmo.
Cânticos 4:3 Os teus lábios
são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um
pedaço de romã entre os teus cabelos.
E aqui é a maneira em
que o Eterno vai frutificar a seu povo, porque aqui no verso 3 disse: "Os teus lábios são como um fio de
escarlate" o que é o
fio de escarlate? Quando vemos a historia dos espias na cidade de Jericó, aonde
eles vão espiar este lugar quando Josué esta a ponto de entrar para conquistar
a cidade, devemos recordar de uma mulher estrangeira chamada Raabe que era uma
prostituta, e isto tem muito a ver simbolicamente com as Tribos de Yisrael que
apostatariam da fé, do qual o profeta Oseias fala acerca das Tribos de Yisrael
que se transformou em uma prostituta, e esta mulher Raabe é um símbolo dessas
Tribos de Yisrael que se converteu em uma estrangeira, e que ao estar ai neste
cidade, Raabe pede a estes espias para ser redimida, para ser resgatada junto
com sua família, e os espias lhe dizem que ela deve colocar um sinal na janela
da sua casa, para que quando a cidade seja conquistada, eles ao verem o fio de
escarlate possa resgatar a ela e a sua família. Este fio de escarlate de cor
vermelho, é também um símbolo do sangue derramado do Messias, do sangue
derramado do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo qual todos
aqueles que vivem uma vida como de uma prostituta, que tenha se separado do
Deus verdadeiro atrás dos seus ídolos, dos seus próprios interesses, através da
pregação dos lábios do povo de Yisrael, e o Messias uma vez disse:
A salvação vem dos
judeus, e através deste Messias que por meio da carne surge do povo de Yisrael,
para que nós possamos ser salvos da ira vindoura, para que nós possamos ser
enxertados no povo de Deus. E estes são uns dos aspectos que o Eterno esta
louvando, esta exaltando acerca do seu povo dizendo "Os teus lábios" e porque "teus lábios"? porque destes lábios
vem a pregação da mensagem de salvação. Toda a Escritura é uma mensagem que foi
inspirada ao povo de Deus, ao povo de Yisrael. Ou seja, as palavras escritas na
Bíblia foram inspiradas, os judeus foram os que preservaram as Escrituras, e
esta salvação vem do povo de Yisrael, e deles também vem esta esperança, esta
promessa desde sangue simbolizado no foi de escarlate, na janela de Raabe. E tem uma passagem
muito interessante no Salmo 22, quando o rei David fala profeticamente de um
fato, que nem sequer era inventado na época de David, que era a morte por
crucificação, e ai quando David começa a relatar todas essas questões
proféticas que tem a ver com a crucificação de Yeshua, tem um texto
que relata tudo que esta vivendo profeticamente o Messias nesta cruz, tem um
ponto no qual disse:
Salmos 22:6 Mas eu sou
verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
Salmos 22:7 Todos os que me
vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça.
E curiosamente
esta palavra "verme" que se utiliza, é uma
palavra que no original tem a ver com uma substancia de escarlate que se
utilizava de cor vermelha, e esta substancia que se extrai deste verme chamado
escarlate é muito interessante, já que este verme é um verme que quando já esta
a ponto de dar a luz a seus filhos, ele sobe em uma arvore e começa a se encher
e explode, e ao explodir sai deste verme todo este liquido de cor vermelha que
é precisamente o escarlate, e deste liquido de cor vermelho surge as crias,
surge os pequenos vermes que depois terão também de dar a luz desta mesma
maneira. E isto é muito interessante, porque este verme tem que morrer para
poder dar vida a outras criaturas.
E da mesma
maneira, o Messias teve que morrer nesta cruz, seu coração literalmente teve
que encher, para poder trazer redenção, para poder trazer vida a muitos outros
semelhante a ele. E esta palavra que se utiliza aqui em Cantares capitulo 4
versículo 3 que é a palavra "Escarlate" também um uma
substancia que se extrai de um verme similar a Cochonilha. E tudo isto tem a ver com
um inseto, uma criatura insignificante, assim como em um sentido chegou a ser o
Messias ao estar na cruz, pois disse as Escrituras que o Mashiach não tinha beleza para que o desejássemos, ele foi
rejeitado por todos, homem de dores, experimentado nos trabalhos. Ou seja, ele ao estar na
cruz foi feito incluso muito menor que um homem, ele foi obediente, ele se fez
servo, ele se fez praticamente um verme, ele se fez o pior para poder pagar o
pecado de todos nós, e assim adotar a todas as nações, ao mundo inteiro, e o
sumo sacerdote Caifás disse profetizando, porque a unção como sacerdote estava
nele, disse que o Messias tinha que morrer por seu povo, pelo povo de Yisrael e
também por todos os filhos de Deus que estavam dispersos, e isto é uma
referencia as 10 Tribos de Yisrael, e também é uma referencia a todas as
nações, a todos aqueles famintos e sedentos anelando o perdão dos seus pecados,
anelando vir a salvação e estão sinceramente arrependidos e querem vir a
salvação.
E tudo isto é a
mensagem dos lábios como um fio de escarlate, e o teu falar é
agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos. Cânticos 4:3
Ou seja, o que é
que surge dos lábio do povo de Yisrael? Qual é a linguagem? A Toráh, os
mandamentos, as leis de Deus, as instruções de Deus. " a tua fronte é
qual um pedaço de romã entre os teus cabelos" Ou seja, essa romã é uma referencia a parte do rosto que se move quando
alguém rir, e estar expressando que tudo aquilo que te faz dar um sorriso ,
tudo aquilo que te faz produzir alegria, é tão numeroso como os cabelos da
cabeça. Verso 4
Cânticos 4:4 O teu pescoço é
como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela,
todos broquéis de poderosos.
Ou seja, na
fortaleza de Sião David construiu uma fortaleza,
chamada de A Fortaleza de Sião, e nesta fortaleza ele construiu uma torre.
Agora, para o que serve uma torre? Quando em uma cidade se construía uma torre,
era com o objetivo de ver o mais longe possível em comparação com as demais construções,
uma torre alta serve como uma referencia para os viajantes para saber a
distancia que estão, é uma alusão aos faróis que servem para alumiar e guiar as
embarcações. E da mesma maneira era usada as torres. E disse: "O teu pescoço é
como a torre de
Davi, edificada para pendurar armas" e o que quer dizer isto? Bom, um dos propósitos
que Deus teve ao chamar a seu povo como luz as nações, como o sal da terra, é
com o objetivo que eles fossem guias, como que eles fossem referencia, fosse o
ponto de referencia e para quem? Para os viajantes, para os estrangeiros, para
as nações, para que quando as nações tivessem uma inquietação de ter um ponto
de referencia de como se aproximar do Eterno, de como adorar ao Eterno, eles
pudessem ter ao povo de Deus como uma referencia, como um modelo a seguir.
O Messias disse a
mulher samaritana que era uma mulher considerada estrangeira, já que os
samaritanos havia surgidos da dispersão das 10 Tribos, era uma mescla de judeus
com estrangeiros. Então chegou um momento em que eles estavam cheios de
tradições e de costumes que não tinha nada a ver com as Escrituras, e Yahshua
disse a esta mulher samaritana:
João 4:22
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a
salvação vem dos judeus.
Ou seja, o que
estar se dizendo o Eterno a seu povo aqui em Cantares 4:4 é que O teu pescoço é
como a torre de
Davi" ou seja
isto é algo que tem que servir de referencia as demais nações. Então disse: "O teu pescoço é
como a torre de
Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de
poderosos."
E aqui fala de
torre e depois fala de escudos, e de acordo as Escrituras os escudos é a fé que
nos protege contra os dardos inflamados do inimigo. Ou seja, quando você tem
fé, a fé te serve como um escudo para te proteger de todas as duvidas, de todas
as situações difíceis em tua vida, o melhor escudo que uma pessoa pode ter é o
escudo da fé e porque? Porque muitas vezes nesta vida você vai ter desilusões,
vai passar injustiça, vai experimentar situações de dor, e se não for por ter
uma fé no que estar escrito na Toráh, na Palavra de Deus, é muito difícil
podermos seguir adiante. No capitulo 11 da
Carta aos Hebreus nos menciona uma grande lista neste capitulo aonde é titulado
como a lista dos heróis da fé, e é uma longa lista de todas as pessoas que ao
longo da historia viveram por fé, ou seja, que viveram anelando e esperando o
momento da restauração, anelando o momento de estarem na presença de Deus,
serão livrados de todas suas provas neste mundo, e ai nos menciona uma e outra
vez que a única maneira que estas pessoas puderam vencer em momentos difíceis
de aflição, de perseguição, de provas, das piores calamidades, que a razão pela
qual eles puderam resistir, foi por meio da sua fé, deste escudo de fé.
Assim que, o que
nós como viajantes, como estrangeiros, como peregrinos devemos guiar nossos
passos neste mundo? A torre de David, a torre do povo de Deus, a Torre de
David, e David é uma referencia ao Messias. Então o que temos que nós guiar? A
fé daqueles homens que colocaram sua esperança no David, no filho de David,
naquele que teria um reino eterno que não teria fim.
Cânticos 4:5 Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da
gazela, que se apascentam entre os lírios.
Ao que se refere
estes dois peitos? Para que serve os peitos de uma mãe? Pois para alimentar ao
seu bebe. E no caso do povo de Yisrael, o que poderia ser de maneira alegórica
a referencia aos dois peitos? Há duas possibilidades.
Uma possibilidade
é que poderia ser uma referencia a Moisés e Arão, já que estes dois foram os
encarregados de nutrir ao povo de Yisrael dos mandamentos, da Palavra de Deus. " Os teus
dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela " e a gazela tem a ver
com um animal manso, e isto também pode ser uma referencia a Moisés e a Arão, "que se
apascentam entre os lírios. " (ou entre rosas) " E já vimos anteriormente que
Deus vê ao seu povo também como "Rosa", e uma das
características da rosa é que estão cheias de espinhos. E assim como uma rosa
estar cheia de espinhos, assim Yisrael vai ser dispersados entre as nações,
porém Deus vai estar cultivando esta rosa mesmo em meio as nações que vão ser
como "espinhos" nas costas de Yisrael
devido a sua desobediência. E aqui nos fala desta referencia, e mesmo nesta
dispersão, mesmo entre as nações estrangeiras, o que tem mantido a identidade,
a unidade do povo de Yisrael são esses dois "peitos" Moisés e Arão, que
foram os que transmitiram a Palavra de Deus, e eles estarão apascentando, eles
estarão alimentando a seu povo até quando?
Cânticos 4:6 Até que
refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do
incenso.
"Até que refresque o dia, e fujam
as sombras " Ou seja, enquanto siga predominando as sombras, ou seja, ainda
quando não seja tirada totalmente as sombras, existe um verso muitíssimo
interessante, porque aqui na segunda linha do versiculo 6 disse: Cânticos 4:6 Até que
refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do
incenso.
E o que quer dizer
isto? Até que aponte
o dia e se acabe as sombras esta dizendo Deus, que Ele irá ao monte da mirra. E o que será este monte da
mirra? Mirra era o ingrediente que se utilizava para embalsamar os corpos dos
mortos, e a mirra tem a ver com uma espécie, tem a ver com morte, e aqui o
Eterno esta dizendo: "Irei ao monte da morte " E como podemos de maneira alegórica identificar
de imediato com o monte na qual se levou a cabo uma morte? E que esta morte vai
estar sendo recordada, vai estar sendo predominante até que fujam totalmente as
sombras? De qual morte estará se referindo aqui o Eterno, e sobre tudo esta
falando na primeira pessoa do monte da mirra? Sem sombra de duvidas isto tem a
ver com o Filho de Deus, sem duvidas isto tem a ver com a manifestação visível
da parte de Deus, isto é, por meio da agencia Divina que já temos explicado em
outras ocasiões.
Ou seja, isto tem
a ver com o que Deus enviou a seu Filho, e Deus estava nele reconciliando a nós
todos, e disse que enquanto ainda não se manifeste totalmente o dia, isto é o
Reino Messiânico, pois ele vai ser levado a morte. E houve um momento em que o Messias
disse a seus discípulos quando eles esperavam o estabelecimento do Reino do
Messias, eles esperavam que em qualquer momento o Messias proclamasse ser o
Messias Filho de David, o Messias Reinante, os discípulos estavam esperando
este grande momento.
Porém Yeshua lhe
deu uma noticia bastante inesperada para eles, já que de cada 10 profecias no
Antigo Testamento que falam acerca do Messias, 7 tem a ver com o Messias Filho
de David, ou seja, com o Messias que vai reinar, o Messias que vai trazer a paz
ao mundo, o Messias que vai estabelecer a Palavra de Deus a todas as nações, e
somente três profecias tem a ver com um Messias Sofredor, o Servo Sofredor, o
Messias Filho de José o Sonhador o filho de Jacó, este tem a ver com um Messias
que vai ser rejeitado, que vai ser desconhecido por seus irmãos porém que
depois reinaria.
Assim que eles
tinham suas mentes postas num Messias reinante, e chega um momento que Yeshua
lhes disse:
Mateus 20:18 Filho do homem será entregue aos príncipes
dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte.
Mateus 20:19 E o entregarão aos gentios para que dele
escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.
É exatamente o que
expressa Yeshua:
Cânticos 4:6 irei ao monte
da mirra, e ao outeiro do incenso.
Em outras
palavras: Irei ao Calvário até que o dia amanheça. E a palavra "incenso." Tem haver com oração, com intercessão, e o que isto
quer dizer é que Yeshua vai
morrer e vai ser levado a um lugar de intercessão. E é justamente o que se
passou uma vez que Yeshua ressuscitou ao Terceiro dia, disse as Escrituras que
Ele foi a se assentar-se a Destra do Pai e que desde ai Ele intercede por todos
nós. E isto é um símbolo do incenso, de maneira que o Senhor estar
constantemente intercedendo por você e por mim, e isto vai ser assim até
quando? Até que refresque o dia, ou seja até
que se estabeleça o Reino Vindouro, o Reino dos Céus.
Cânticos 4:7 Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há
mancha.
E porque ele pode
dizer isto que em Yisrael não há mancha? É o que acabamos de ver que Ele vai
estar justamente intercedendo pelos pecados do seu povo. E é por isto que o
Eternos nos vê como justos, como sem manchas, como perfeitos diante Dele,
porque? Porque qualquer pecado, qualquer culpa que o acusador venha trazer
diante do Pai, qualquer acusação que venha contra nós, Yeshua é nosso Advogado
que nos defende e nos apresenta diante do Seu Pai como irrepreensíveis, sem manchas
como perfeitos diante Dele.
Cânticos 4:8 Vem comigo do
Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde
o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos
leopardos.
E neste versículo
parece ter uma repetição quando diz: "Vem
comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano" Isto não está falando do
mesmo lugar senão de uma ida e volta, e o que isto quer dizer? O Líbano é uma
referencia ao Templo já que a maior parte do Templo foi feito de madeira de
Líbano, que foi trazida por Salomão desde o Líbano que é uma madeira muito fina
e especial. E ao que isto está fazendo referencia é o seguinte: Vem comigo desde o Líbano
(Templo) porque aonde foi levado Yisrael quando teve seu Templo, o que passou
depois do reinado de Salomão? Yisrael, as 10 Tribos caíram em apostasia, depois
as duas Tribos restantes Judá e o juízo final de Deus veio por meio do império
da Babilônia, o Templo foi destruído e os judeus foram exilados a Babilônia.
E o que isto está expressando é: Vem
comigo desde ai aonde vocês serão expulsos, porque mesmo estando ai no exílio
Eu não vou me esquecer, ai na dispersão e mesmo que seja nos últimos lugares da
terra disse o Senhor, Eu nunca me esquecerei de vocês.
Isto é uma
mensagem lindíssima para você que se sente longe, que sente que teu pecado já
te levou muito longe. Porém você não pode estar tão longe aonde o Eterno não
possa te alcançar, porque não há um só lugar tão distante a qual o Eterno não
possa chegar e a qual Ele não possa alcançar com sua compaixão, com seu amor e
com sua misericórdia. Assim que mesmo você estando no lugar mais longe desta
terra, e não importa o quanto você tenha se distanciado porque o Eterno vai até
ai para te trazer de volte.
Mateus 18:12 Que vos parece? Se
algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes,
deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
Mateus 18:13 E, se porventura achá-la, em verdade vos digo
que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não
desgarraram.
Então da mesma
maneira aqui em Cantares 4:8 o Eterno está dizendo a seu povo:
Cânticos 4:8 Vem comigo do
Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos
leões, desde os montes dos leopardos.
Este Amana é um monte ao Norte de
Yisrael que se notava ao norte, e se notava quando estavam sendo levados
cativos rumo a Assíria. Então o que isto está dizendo é: Olha desde Amana, ou
seja, quando vá ao exílio não perda a fé, espere em mim porque eu vou redimir
vocês. “olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir” esta palavra “Senir” tem um significado no original que apresenta muita
controvérsia já que não se sabe exatamente seu significado, porém esta palavra
“Senir” pode significa Neve, o cume da montanha
cheia de neve. E o Monte Hermom
que está ao Norte de Yisrael tem haver com o primeiro exílio de Yisrael, e
disse o continuação do verso 8:
“desde os covis dos leões, desde os montes dos
leopardos.” Ou seja, ai neste exílio tenha fé que Eu vou te redimir um dia.
Cânticos 4:9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos
teus olhares, com um colar
do teu pescoço.
Esta frase inicial
“Enlevaste-me
o coração Enlevaste-me o coração, minha irmã” é o mesmo que está
dizendo: “Me conquistaste, me cativaste” e disse que Ysrael é a esposa de Deus,
e em qual momento Deus se casou com Yisrael? No monte Sinai e ai o Eterno
entregou o Ketubah que é o contrato matrimonial, e ai Deus se casou com seu
povo. E no final do verso fala de um colar do teu pescoço.
Provérbios
1:9 Porque
serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.
E aqui esta
falando acerca dos mandamentos de Deus, e esta dizendo que estes mandamentos
deve ser colocados como colares no pescoços. Ou seja, que cada mandamento que
cumprimos é como uma joia. E Salomão: Enlevaste-me o
coração, minha irmã, minha esposa;
enlevaste-me o coração com um dos teus olhares. E já vimos previamente que os olhos são os guias espirituais
do povo de Deus. Porém também pode ser uma referencia aos patriarcas.
E aqui está dizendo algo muito interessante "com um dos teus olhares" Ou seja, com um dos
teus lideres espirituais e com um dos mandamentos que obedeceram "enlevaste-me o coração" Ou seja, que isto
conquistou o Eterno. Por meio dos mandamentos que cumpriu esses lideres me
conquistas-te. E qual foi o mandamento que cumpriu um líder do povo de Yisrael
e mais, de quem surge o povo de Yisrael, e que por este mandamento o Eterno
lhes jurou por si mesmo que multiplicaria sua semente e que abençoaria todas as
nações por meio dele?
Quem foi este homem que conquistou o coração de Deus?
Foi nada menos que Abraão que ganhou o amor de Deus, e obviamente que pela
misericórdia do Eterno, porém Avraham cativou o coração de Deus quando esteve
disposto a sacrificar tudo e até seu filho Isaque por amor a Deus, e este mesmo
amor que Abraão Expressou foi o que fez com que Deus ficasse elevado, e porque?
Porque esta palavra Amor nesta passagem de Gênesis é a primeira vez que aparece
no texto do Antigo Testamento, e tem haver com algo muito significativo, porque
o coração de Deus foi elevado? Por meio da obediência a este mandamento que
Abraão teve, porque precisamente ao cumprir este mandamento ele pode compreender a mensagem de salvação
para toda humanidade. Então assim que Abraão por amor a Deus esteve
disposto a sacrificar a seu único filho, da mesma maneira o Deus Criador do
Universo por amor a Abraão e a sua descendência esteve disposto a sacrificar a
Seu Único Filho em um madeiro.
Cânticos 4:9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos
teus olhares, com um colar
do teu pescoço.
Cânticos 4:10 Que
belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o
aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias!
O vinho podemos
traduzir como um dos elementos que é utilizado por séculos como um símbolo de
prazer, já que o vinho se usa em momento de muito prazer, de muita alegria. E
de forma alegoria poderíamos também compara-lo com qualquer gozo do tipo
material que poderíamos ter. Porém aqui Deus está expressando que o gozo produzido pelo vinho é
incomparável com o amor do seu povo. Em outras
palavras, todo o gozo que Deus pode produzir a criação, não se compara com o
gozo do amor produzido por seu povo. Deus criou o mundo, criou o universo com
um só propósito, com o propósito de dar e com o propósito de mostrar seu amor
as criaturas depositarias deste amor, ou seja, ao ser humano. Deus criou o
mundo para dar, então de maneira que todas as coisas materiais não se comparam
com o amor que Deus experimenta com seu povo.
A mensagem central
da Bíblia é o amor de Deus, e muito poucos capítulos da Bíblia trata acerca da
criação, das coisas matérias, acerca da criação do universo muito poucos
capítulos tratam disto, tem uns capítulos em Gênesis, outros em Isaías, em Jô
tem outros porém são muito poucos capítulos que falam acerca disto, da matéria,
da criação, do espaço, do tempo. Porém a mensagem das mensagens, o que ocupa
todas as paginas da Bíblia é a mensagem do amor de Deus pela humanidade, e a
resposta desta humanidade quando esteja pronta para responder a este amor de
Deus, será quando culminar a historia, e em qual momento culminará a historia?
No momento em que o ser humano reaja diante do amor de Deus e se manifeste
totalmente o plano da redenção e do resgate de Deus para toda humanidade.
Cânticos 4:10 Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias
Os unguentos
também são um símbolo das orações
Apocalipse
8:3 E
veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e
foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre
o altar de ouro, que está diante do trono.
Apocalipse
8:4 E a
fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até
diante de Deus.
E o que Deus está
dizendo em Cântico 4:10 é que as orações do povo de Yisrael são mais agradáveis
que todas as especiarias, ou seja, que os melhores perfumes, não há nada que
mais satisfaça Deus que as orações do seu povo. Por isto é tão importante um tempo
de intimidade com Ele, não há momento em que mais se possa expressar o amor, a
intimidade com Deus que nesses momentos em que expressamos nossas orações com
aroma de unguentos.
Cânticos 4:11 Favos
de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua
língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.
E aqui nos fala de
dois aspectos, por um lado nos fala dos frutos dos lábio que é semelhante ao
mel e ao leite. E em qual momento nas Escrituras nos fala do mel e leite? E
qual é o simbolismo do mel e do leite? O simbolismo do mel e do leite é com a
Palavra de Deus, tem haver com a doçura da Toráh.
E outra das coisas
que deleitam ao Eterno a parte das orações, é a palavra do Eterno em nossos
lábios que são como mel e leite, porque quando nós falamos da Palavra de Deus
para as demais pessoas, esta palavra para as outras pessoas são como mel, são
como o leite para um recém nascido.
"e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do
Líbano"
Os vestidos tem
haver com nosso caráter falando a palavra de Deus, tem haver com o cheiro do
Líbano, e mais uma vez o Líbano é uma referencia ao Templo. Então o que aqui
está dizendo é o seguinte: Quando você ora, quando você permanece na Palavra e
fala sua Palavra você é como o Líbano, é como o Templo. E é exatamente o que
disse as Escrituras, que nós somos o Templo de Deus, e em qual momento nós
podemos cumprir a função para qual fomos criado? Em qual momento podemos
cumprir a função de ser um Templo para Deus? Quando estamos falando da Palavra
e quando estamos orando, ai nós viemos a ser como um Templo.
E qual era a
função do Templo? Yeshua disse: Minha Casa será
chamada Casa de Oração. Ou seja, o propósito do Templo era ser Casa de oração, um
lugar de experimentar a Presença Divina, estar em experiência com Deus, porém
para quem? Para o povo de Yisrael somente? Não, senão para toda as nações. Então
nós como povo de Deus e estamos em comunhão com Deus por meio da oração, e
estamos meditando na Palavra de Deus e a expressando-a não somente com os lábios
senão que vivendo em nosso caráter, então nós nos convertemos em um Templo e
nós podemos ser uma luz para alumiar as nações.
Cânticos 4:12 Jardim
fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.
Isto tem haver com
o tempo no qual Deus guardou seu povo para que não se assimilasse, e no momento
em que Deus guardou seu povo no Egito. E provavelmente isto poderia ser uma
referencia a situação atual na qual o Judaísmo ultra ortodoxo se mantêm fechado,
e isto muitas vezes não é o melhor já que o propósito de Yisrael é de ser luz
as nações, porém em uma maneira de se auto proteger-se contra a assimilação, o
judaísmo ortodoxo tem mantido uma postura de exílio, de manter as portas
fechadas. E poderia ser uma referencia a isto.
Cânticos 4:13 Os teus
renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo.
Cânticos 4:14 O nardo, e
o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a
mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
Cânticos 4:15 És a fonte
dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!
E mais uma vez
fala do Templo quando cita Líbano. E aqui fala dos frutos que vai surgir deste
povo os renovos. O que vai surgir de todo este povo são
poços de águas vivas que vão alimentar, que vão trazer vidas por meio da Toráh.
Cânticos 4:16 Levanta-te,
vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os
seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!
Em Ezequiel 37
vemos o processo aonde o Eterno vai restaurar as 12 Tribos de Yisrael. E neste
visão o Eterno mostra a Ezequiel um vale de ossos secos, e lhe mostra que todos
esses ossos secos são a Casa de Yisrael (Efraim), e como o Espírito de Deus
começa soprar sobre esses ossos secos e esses ossos começam a tomar forma,
começam a se recobrirem de músculos até que chega a ser um corpo, e depois o
Eterno deposita seu Espírito.
Então é justamente
o que está expressando este verso 16, isto é uma alegoria ao momento em que o
Eterno vai restaurar a seu povo por meio do vento do Espírito Santo e soprará
neles e eles destilaram seus aromas. E o que sucederá quando o Espírito comece
a soprar em seu povo? Vai se destilar estes aromas que vai trazer a redenção a
todas as nações. E o capitulo 4 termina dizendo:
"Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus
frutos excelentes!"
Aqui Yisrael está
convidando a seu Criador a participar dos frutos doces e excelentes que vão
produzir, que estão a pontos de produzir e nós estamos muito próximos do
momento em que mundo inteiro vai ser resgatado deste perigo em que vivemos de
maldade, de pecado. Estamos a ponto de ver o momento em que finalmente virá o
Messias Rei de Yisrael para participar do fruto que tem passado tanto tempo
para amadurecer, porém que já está maduro para a grande colheita
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