quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cantares 04 – Detalhes da Beleza de Yisrael




E até agora tudo que temos estado estudando neste livro, tem a ver com os detalhes da beleza que o Eterno aprecia em seu povo Yisrael. Porém, a partir co capitulo 4 é aonde vai especificar muito mais o Eterno. E quais são os aspectos que o Eterno aprecia tanto em Yisrael? Vamos começar pelo verso 1 aonde quem está falando é o Eterno, disse:

Cânticos 4:1  Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.

"Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças" e olhos neste contexto de forma alegórica, tem a ver com aqueles que são guias espirituais de Yisrael. Ou seja, isto são os profetas, os patriarcas, os seus mestres de Bíblia. E disse: Teu olhos (teus guias, teus mestres das Escrituras, aqueles que ensinam aos simples,) são como pombas. E quais são as características de uma pomba? A principal característica de uma pomba é a simplicidade, é a fragilidade, a gentileza. E tudo isto são aspectos básicos para podermos ser bons olhos, para sermos bons guias, para podermos ser eficaz na hora de ensinar a Toráh, e é muito importante ter a simplicidade, a humildade, a mansidão de uma pomba. E no livro de Provérbios disse que o sábio adoça suas palavras. Ou seja, não trata de ensinar de uma maneira impaciente, de uma maneira brusca, e a sabedoria da Toráh deve ser levada de uma maneira sensível.

O Messias disse a seus discípulos que eles seriam enviados entre os lobos, e lhe deu uma instrução que tem a ver com este mesmo principio. Ele disse aos discípulos: Vocês sejam simples como as pombas, porém também sejam prudentes como a serpente. Ou seja, sejam hábil, sejam sagazes, sejam cuidadosos como uma serpente. E isto é um atributo que o Eterno está exaltando por parte do seu povo acerca dos guias de Yisrael, que são como olhos de pombas, ou seja, que são ternos, são nobres na hora de ensinar
"o teu cabelo é como o rebanho de cabras" Os cabelos alegoricamente neste cântico de Salomão, é uma alegoria aos habitantes mais insignificante aparentemente do povo de Yisrael, porque ninguém está nem ai para se um cabelo da cabeça cair. Porém, para o Eterno cada cabelo da nossa cabeça está contado. Para o Eterno nada, absolutamente nem um detalhe do nosso corpo, esta ai de sobra. E neste sentido os cabelos que se utiliza de forma alegórica, se refere as pessoas que aparentemente se parecem mais indignas do povo de Deus. Porém o Eterno disse: Teus cabelos (ou seja, teus habitantes que aparentemente parecem indignos) é como rebanho de cabras. Ou seja, as características das cabras é que são rebeldes, a cabra era um animal que se utilizava na oferta pelo pecado, pela culpa, era uma oferta que tinha a ver com pecado de rebelião.

Então, aqui neste verso está falando desses habitantes com uma característica de rebelião, e é muito lindo o que expressa aqui o Eterno, disse que estes habitantes "pastam no monte de Gileade". Ou seja, Gileade é o lugar aonde Jacó estava fugindo do seu sogro Labão. Em outras palavras e em forma alegórica o que isto está dizendo é: Que para mim os teus piores habitantes, aqueles que são rebeldes, para o Eterno são tão preciosos como o próprio Jacó, quando ele fugia de Labão, e a advertência que o Eterno dá a Labão quando ele estar perseguindo Jacó, foi que ele tivesse cuidado com seu servo Jacó, que não lhe falasse de uma maneira áspera e porque? Porque os olhos do Eterno estava sobre Jacó cuidando-o. E isto nos fala da ternura do Eterno, da sua misericórdia com o mais baixo, o Eterno sempre vai ter compaixão, sempre vai ter misericórdia dos que estão enfermos, dos rebeldes, assim como ele teve compaixão de uma pessoa justa como Jacó, da mesma maneira o Eterno tem um sumo aprecio, uma grande compaixão por aqueles que são rebeldes, como as cabras que pastam nos montes de Gileade.


Cânticos 4:2  Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.

E aqui quando expressa "Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas" estes dentes que aqui se apresenta de forma alegórica como muito limpos, e muito ordenados, está nos falando de uma dentadura limpa, em ordem, está nos falando de três coisas especificas.

Nos fala da brancura, nos fala de ordem, e nos fala de plenitude. E isto quer dizer que Deus a cada um dos habitantes de Yisrael, os vê brancos, ordenados e completos, e como é possível que Deus pode ver a seu povo que nem sempre mantiveram a fé, que muitas vezes caíram uma e outras vezes em pecado. Então, porque Deus pode se referir-se a seu povo desta maneira tão linda? A única razão pela qual podemos justificar este ato é, ao considerar a misericórdia e a compaixão de Deus, e sobre tudo o olhar de amor. É o típico ditado do olhar do pai ou o amor da mãe, que sempre as mães vão ver seus filhos como o máximo, mesmo que eles sejam feios, mesmo que sejam desordenados, sempre uma mãe, sempre um pai vai tratar de justificar a seus filhos. Então da mesma maneira, Deus sempre vai ver a seu povo como brancos, sem mancha, ordenados e completos, e isto somente é possível por meio daquele que se fez inocente, e com sua justiça vestiu a seu povo desta mesma justiça.

Por isto que o Eterno nos vê não como somos, e sim como chegaremos a ser, ou seja, Deus no âmbito da eternidade já nos vê como vamos a chegar a ser, ou seja, completos nele, irrepreensíveis, sem manchas, plenos, totalmente maduros no Senhor. Estes são os aspectos que o Eterno contempla em seu povo. E disse precisamente com respeito a isto de ordem, com respeito esta brancura, disse aqui mesmo no verso 2

"das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas". E isto quer dizer que, o povo para o Eterno é frutífero, e o que quer dizer isto? Que o povo escolhido vai produzir frutos para qual Deus os destinou, e independentemente das suas transgressões, em meio a seus pecados, Deus é capaz de endireitar suas veredas, e o Eterno é capaz de utilizar os erros do seu povo para trazer bênçãos as nações. Estes são uns dos aspectos mais profundos e mais maravilhoso acerca do plano Divino para o mundo inteiro, que Ele utilizaria o pecado, a rebelião do seu povo para trazer a redenção as nações. E no capitulo 11 da carta aos Romanos, o apostolo Paulo disse que Deus endureceu em parte ao povo de Yisrael, ou seja, aos governantes de Yisrael para trazer a salvação a todas as nações. Quando os governantes de Yisrael rejeitaram ao Messias Sofredor, a partir desde momento se abriu uma porta de salvação para as nações gentias. E o Eterno sujeita a desobediência dos governantes de Yisrael, com a finalidade de salvar as nações.

Ou seja, a desobediência dos lideres de Yisrael frutificou, produziu um fruto de salvação para todas as nações, e uma vez que o Eterno tenha tido misericórdia de todas as nações, então Ele terá misericórdia também dos lideres de Yisrael, para que ao final o Eterno tenha tido misericórdia de todos. Ou seja, os planos do Eterno são grandioso, são maravilhoso, são mais alem do nosso intelecto, e precisamente aqui em Cantares 4:2 fala disto, desses atributos deste povo que vai produzir fruto, e porque o povo de Yisrael produz fruto mesmo que não querem? Porque a raiz do povo de Yisrael é o próprio Eterno, quem sustenta a Yisrael, a rocha que sustenta ao povo do Eterno, pois é o próprio Criador e o Criador não pode mentir, Ele permanece fiel mesmo que nós sejamos infiéis, porque Ele não pode negar-se a si mesmo. 

Cânticos 4:3  Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos.


 E aqui é a maneira em que o Eterno vai frutificar a seu povo, porque aqui no verso 3 disse:  "Os teus lábios são como um fio de escarlate" o que é o fio de escarlate? Quando vemos a historia dos espias na cidade de Jericó, aonde eles vão espiar este lugar quando Josué esta a ponto de entrar para conquistar a cidade, devemos recordar de uma mulher estrangeira chamada Raabe que era uma prostituta, e isto tem muito a ver simbolicamente com as Tribos de Yisrael que apostatariam da fé, do qual o profeta Oseias fala acerca das Tribos de Yisrael que se transformou em uma prostituta, e esta mulher Raabe é um símbolo dessas Tribos de Yisrael que se converteu em uma estrangeira, e que ao estar ai neste cidade, Raabe pede a estes espias para ser redimida, para ser resgatada junto com sua família, e os espias lhe dizem que ela deve colocar um sinal na janela da sua casa, para que quando a cidade seja conquistada, eles ao verem o fio de escarlate possa resgatar a ela e a sua família. Este fio de escarlate de cor vermelho, é também um símbolo do sangue derramado do Messias, do sangue derramado do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo qual todos aqueles que vivem uma vida como de uma prostituta, que tenha se separado do Deus verdadeiro atrás dos seus ídolos, dos seus próprios interesses, através da pregação dos lábios do povo de Yisrael, e o Messias uma vez disse:

A salvação vem dos judeus, e através deste Messias que por meio da carne surge do povo de Yisrael, para que nós possamos ser salvos da ira vindoura, para que nós possamos ser enxertados no povo de Deus. E estes são uns dos aspectos que o Eterno esta louvando, esta exaltando acerca do seu povo dizendo "Os teus lábios" e porque "teus lábios"? porque destes lábios vem a pregação da mensagem de salvação. Toda a Escritura é uma mensagem que foi inspirada ao povo de Deus, ao povo de Yisrael. Ou seja, as palavras escritas na Bíblia foram inspiradas, os judeus foram os que preservaram as Escrituras, e esta salvação vem do povo de Yisrael, e deles também vem esta esperança, esta promessa desde sangue simbolizado no foi de escarlate, na janela de Raabe. E tem uma passagem muito interessante no Salmo 22, quando o rei David fala profeticamente de um fato, que nem sequer era inventado na época de David, que era a morte por crucificação, e ai quando David começa a relatar todas essas questões proféticas que tem a ver com a crucificação de Yeshua, tem um texto que relata tudo que esta vivendo profeticamente o Messias nesta cruz, tem um ponto no qual disse:

Salmos 22:6  Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
Salmos 22:7  Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça.

E curiosamente esta palavra "verme" que se utiliza, é uma palavra que no original tem a ver com uma substancia de escarlate que se utilizava de cor vermelha, e esta substancia que se extrai deste verme chamado escarlate é muito interessante, já que este verme é um verme que quando já esta a ponto de dar a luz a seus filhos, ele sobe em uma arvore e começa a se encher e explode, e ao explodir sai deste verme todo este liquido de cor vermelha que é precisamente o escarlate, e deste liquido de cor vermelho surge as crias, surge os pequenos vermes que depois terão também de dar a luz desta mesma maneira. E isto é muito interessante, porque este verme tem que morrer para poder dar vida a outras criaturas.

E da mesma maneira, o Messias teve que morrer nesta cruz, seu coração literalmente teve que encher, para poder trazer redenção, para poder trazer vida a muitos outros semelhante a ele. E esta palavra que se utiliza aqui em Cantares capitulo 4 versículo 3 que é a palavra "Escarlate" também um uma substancia que se extrai de um verme similar a Cochonilha. E tudo isto tem a ver com um inseto, uma criatura insignificante, assim como em um sentido chegou a ser o Messias ao estar na cruz, pois disse as Escrituras que o Mashiach não tinha beleza para que o desejássemos, ele foi rejeitado por todos, homem de dores, experimentado nos trabalhos. Ou seja, ele ao estar na cruz foi feito incluso muito menor que um homem, ele foi obediente, ele se fez servo, ele se fez praticamente um verme, ele se fez o pior para poder pagar o pecado de todos nós, e assim adotar a todas as nações, ao mundo inteiro, e o sumo sacerdote Caifás disse profetizando, porque a unção como sacerdote estava nele, disse que o Messias tinha que morrer por seu povo, pelo povo de Yisrael e também por todos os filhos de Deus que estavam dispersos, e isto é uma referencia as 10 Tribos de Yisrael, e também é uma referencia a todas as nações, a todos aqueles famintos e sedentos anelando o perdão dos seus pecados, anelando vir a salvação e estão sinceramente arrependidos e querem vir a salvação.

E tudo isto é a mensagem dos lábios como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos. Cânticos 4:3 

Ou seja, o que é que surge dos lábio do povo de Yisrael? Qual é a linguagem? A Toráh, os mandamentos, as leis de Deus, as instruções de Deus. " a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos" Ou seja, essa romã é uma referencia a parte do rosto que se move quando alguém rir, e estar expressando que tudo aquilo que te faz dar um sorriso , tudo aquilo que te faz produzir alegria, é tão numeroso como os cabelos da cabeça. Verso 4

Cânticos 4:O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos.

Ou seja, na fortaleza de Sião David construiu uma  fortaleza, chamada de A Fortaleza de Sião, e nesta fortaleza ele construiu uma torre. Agora, para o que serve uma torre? Quando em uma cidade se construía uma torre, era com o objetivo de ver o mais longe possível em comparação com as demais construções, uma torre alta serve como uma referencia para os viajantes para saber a distancia que estão, é uma alusão aos faróis que servem para alumiar e guiar as embarcações. E da mesma maneira era usada as torres. E disse: "O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas" e o que quer dizer isto? Bom, um dos propósitos que Deus teve ao chamar a seu povo como luz as nações, como o sal da terra, é com o objetivo que eles fossem guias, como que eles fossem referencia, fosse o ponto de referencia e para quem? Para os viajantes, para os estrangeiros, para as nações, para que quando as nações tivessem uma inquietação de ter um ponto de referencia de como se aproximar do Eterno, de como adorar ao Eterno, eles pudessem ter ao povo de Deus como uma referencia, como um modelo a seguir.
O Messias disse a mulher samaritana que era uma mulher considerada estrangeira, já que os samaritanos havia surgidos da dispersão das 10 Tribos, era uma mescla de judeus com estrangeiros. Então chegou um momento em que eles estavam cheios de tradições e de costumes que não tinha nada a ver com as Escrituras, e Yahshua disse a esta mulher samaritana:

João 4:22  Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

Ou seja, o que estar se dizendo o Eterno a seu povo aqui em Cantares 4:4 é que O teu pescoço é como a torre de Davi" ou seja isto é algo que tem que servir de referencia as demais nações. Então disse: "O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos."

E aqui fala de torre e depois fala de escudos, e de acordo as Escrituras os escudos é a fé que nos protege contra os dardos inflamados do inimigo. Ou seja, quando você tem fé, a fé te serve como um escudo para te proteger de todas as duvidas, de todas as situações difíceis em tua vida, o melhor escudo que uma pessoa pode ter é o escudo da fé e porque? Porque muitas vezes nesta vida você vai ter desilusões, vai passar injustiça, vai experimentar situações de dor, e se não for por ter uma fé no que estar escrito na Toráh, na Palavra de Deus, é muito difícil podermos seguir adiante. No capitulo 11 da Carta aos Hebreus nos menciona uma grande lista neste capitulo aonde é titulado como a lista dos heróis da fé, e é uma longa lista de todas as pessoas que ao longo da historia viveram por fé, ou seja, que viveram anelando e esperando o momento da restauração, anelando o momento de estarem na presença de Deus, serão livrados de todas suas provas neste mundo, e ai nos menciona uma e outra vez que a única maneira que estas pessoas puderam vencer em momentos difíceis de aflição, de perseguição, de provas, das piores calamidades, que a razão pela qual eles puderam resistir, foi por meio da sua fé, deste escudo de fé.

Assim que, o que nós como viajantes, como estrangeiros, como peregrinos devemos guiar nossos passos neste mundo? A torre de David, a torre do povo de Deus, a Torre de David, e David é uma referencia ao Messias. Então o que temos que nós guiar? A fé daqueles homens que colocaram sua esperança no David, no filho de David, naquele que teria um reino eterno que não teria fim. 

Cânticos 4:5  Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.

Ao que se refere estes dois peitos? Para que serve os peitos de uma mãe? Pois para alimentar ao seu bebe. E no caso do povo de Yisrael, o que poderia ser de maneira alegórica a referencia aos dois peitos? Há duas possibilidades.
Uma possibilidade é que poderia ser uma referencia a Moisés e Arão, já que estes dois foram os encarregados de nutrir ao povo de Yisrael dos mandamentos, da Palavra de Deus. " Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela " e a gazela tem a ver com um animal manso, e isto também pode ser uma referencia a Moisés e a Arão, "que se apascentam entre os lírios. " (ou entre rosas) " E já vimos anteriormente que Deus vê ao seu povo também como "Rosa", e uma das características da rosa é que estão cheias de espinhos. E assim como uma rosa estar cheia de espinhos, assim Yisrael vai ser dispersados entre as nações, porém Deus vai estar cultivando esta rosa mesmo em meio as nações que vão ser como "espinhos" nas costas de Yisrael devido a sua desobediência. E aqui nos fala desta referencia, e mesmo nesta dispersão, mesmo entre as nações estrangeiras, o que tem mantido a identidade, a unidade do povo de Yisrael são esses dois "peitos" Moisés e Arão, que foram os que transmitiram a Palavra de Deus, e eles estarão apascentando, eles estarão alimentando a seu povo até quando?


Cânticos 4:6  Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso.

"Até que refresque o dia, e fujam as sombras " Ou seja, enquanto siga predominando as sombras, ou seja, ainda quando não seja tirada totalmente as sombras, existe um verso muitíssimo interessante, porque aqui na segunda linha do versiculo 6 disse: Cânticos 4:6  Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso

E o que quer dizer isto? Até que aponte o dia e se acabe as sombras esta dizendo Deus, que Ele irá ao monte da mirra. E o que será este monte da mirra? Mirra era o ingrediente que se utilizava para embalsamar os corpos dos mortos, e a mirra tem a ver com uma espécie, tem a ver com morte, e aqui o Eterno esta dizendo: "Irei ao monte da morte " E como podemos de maneira alegórica identificar de imediato com o monte na qual se levou a cabo uma morte? E que esta morte vai estar sendo recordada, vai estar sendo predominante até que fujam totalmente as sombras? De qual morte estará se referindo aqui o Eterno, e sobre tudo esta falando na primeira pessoa do monte da mirra? Sem sombra de duvidas isto tem a ver com o Filho de Deus, sem duvidas isto tem a ver com a manifestação visível da parte de Deus, isto é, por meio da agencia Divina que já temos explicado em outras ocasiões.
Ou seja, isto tem a ver com o que Deus enviou a seu Filho, e Deus estava nele reconciliando a nós todos, e disse que enquanto ainda não se manifeste totalmente o dia, isto é o Reino Messiânico, pois ele vai ser levado a morte. E houve um momento em que o Messias disse a seus discípulos quando eles esperavam o estabelecimento do Reino do Messias, eles esperavam que em qualquer momento o Messias proclamasse ser o Messias Filho de David, o Messias Reinante, os discípulos estavam esperando este grande momento.
Porém Yeshua lhe deu uma noticia bastante inesperada para eles, já que de cada 10 profecias no Antigo Testamento que falam acerca do Messias, 7 tem a ver com o Messias Filho de David, ou seja, com o Messias que vai reinar, o Messias que vai trazer a paz ao mundo, o Messias que vai estabelecer a Palavra de Deus a todas as nações, e somente três profecias tem a ver com um Messias Sofredor, o Servo Sofredor, o Messias Filho de José o Sonhador o filho de Jacó, este tem a ver com um Messias que vai ser rejeitado, que vai ser desconhecido por seus irmãos porém que depois reinaria.
Assim que eles tinham suas mentes postas num Messias reinante, e chega um momento que Yeshua lhes disse:

Mateus 20:18  Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte.
Mateus 20:19  E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.

É exatamente o que expressa Yeshua:

Cânticos 4:6  irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso.

Em outras palavras: Irei ao Calvário até que o dia amanheça. E a palavra "incenso." Tem haver com oração, com intercessão, e o que isto quer dizer é que Yeshua vai morrer e vai ser levado a um lugar de intercessão. E é justamente o que se passou uma vez que Yeshua ressuscitou ao Terceiro dia, disse as Escrituras que Ele foi a se assentar-se a Destra do Pai e que desde ai Ele intercede por todos nós. E isto é um símbolo do incenso, de maneira que o Senhor estar constantemente intercedendo por você e por mim, e isto vai ser assim até quando? Até que refresque o dia, ou seja até que se estabeleça o Reino Vindouro, o Reino dos Céus.

Cânticos 4:7  Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha.

E porque ele pode dizer isto que em Yisrael não há mancha? É o que acabamos de ver que Ele vai estar justamente intercedendo pelos pecados do seu povo. E é por isto que o Eternos nos vê como justos, como sem manchas, como perfeitos diante Dele, porque? Porque qualquer pecado, qualquer culpa que o acusador venha trazer diante do Pai, qualquer acusação que venha contra nós, Yeshua é nosso Advogado que nos defende e nos apresenta diante do Seu Pai como irrepreensíveis, sem manchas como perfeitos diante Dele.

Cânticos 4:8  Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos.

E neste versículo parece ter uma repetição quando diz: "Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do LíbanoIsto não está falando do mesmo lugar senão de uma ida e volta, e o que isto quer dizer? O Líbano é uma referencia ao Templo já que a maior parte do Templo foi feito de madeira de Líbano, que foi trazida por Salomão desde o Líbano que é uma madeira muito fina e especial. E ao que isto está fazendo referencia é o seguinte: Vem comigo desde o Líbano (Templo) porque aonde foi levado Yisrael quando teve seu Templo, o que passou depois do reinado de Salomão? Yisrael, as 10 Tribos caíram em apostasia, depois as duas Tribos restantes Judá e o juízo final de Deus veio por meio do império da Babilônia, o Templo foi destruído e os judeus foram exilados a Babilônia.

E o que isto está expressando é: Vem comigo desde ai aonde vocês serão expulsos, porque mesmo estando ai no exílio Eu não vou me esquecer, ai na dispersão e mesmo que seja nos últimos lugares da terra disse o Senhor, Eu nunca me esquecerei de vocês.

Isto é uma mensagem lindíssima para você que se sente longe, que sente que teu pecado já te levou muito longe. Porém você não pode estar tão longe aonde o Eterno não possa te alcançar, porque não há um só lugar tão distante a qual o Eterno não possa chegar e a qual Ele não possa alcançar com sua compaixão, com seu amor e com sua misericórdia. Assim que mesmo você estando no lugar mais longe desta terra, e não importa o quanto você tenha se distanciado porque o Eterno vai até ai para te trazer de volte.

 Mateus 18:12  Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
Mateus 18:13  E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.

Então da mesma maneira aqui em Cantares 4:8 o Eterno está dizendo a seu povo:

Cânticos 4:8  Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos.

Este Amana é um monte ao Norte de Yisrael que se notava ao norte, e se notava quando estavam sendo levados cativos rumo a Assíria. Então o que isto está dizendo é: Olha desde Amana, ou seja, quando vá ao exílio não perda a fé, espere em mim porque eu vou redimir vocês. “olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir” esta palavra “Senir” tem um significado no original que apresenta muita controvérsia já que não se sabe exatamente seu significado, porém esta palavra “Senir” pode significa Neve, o cume da montanha cheia de neve. E o Monte Hermom que está ao Norte de Yisrael tem haver com o primeiro exílio de Yisrael, e disse o continuação do verso 8:
desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos.” Ou seja, ai neste exílio tenha fé que Eu vou te redimir um dia.


Cânticos 4:9  Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço.

Esta frase inicial “Enlevaste-me o coração Enlevaste-me o coração, minha irmã” é o mesmo que está dizendo: “Me conquistaste, me cativaste” e disse que Ysrael é a esposa de Deus, e em qual momento Deus se casou com Yisrael? No monte Sinai e ai o Eterno entregou o Ketubah que é o contrato matrimonial, e ai Deus se casou com seu povo. E no final do verso fala de um colar do teu pescoço.

Provérbios 1:9  Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.

E aqui esta falando acerca dos mandamentos de Deus, e esta dizendo que estes mandamentos deve ser colocados como colares no pescoços. Ou seja, que cada mandamento que cumprimos é como uma joia. E Salomão:  Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares. E já vimos previamente que os olhos são os guias espirituais do povo de Deus. Porém também pode ser uma referencia aos patriarcas.

E aqui está dizendo algo muito interessante "com um dos teus olhares" Ou seja, com um dos teus lideres espirituais e com um dos mandamentos que obedeceram "enlevaste-me o coração" Ou seja, que isto conquistou o Eterno. Por meio dos mandamentos que cumpriu esses lideres me conquistas-te. E qual foi o mandamento que cumpriu um líder do povo de Yisrael e mais, de quem surge o povo de Yisrael, e que por este mandamento o Eterno lhes jurou por si mesmo que multiplicaria sua semente e que abençoaria todas as nações por meio dele?

Quem foi este homem que conquistou o coração de Deus? Foi nada menos que Abraão que ganhou o amor de Deus, e obviamente que pela misericórdia do Eterno, porém Avraham cativou o coração de Deus quando esteve disposto a sacrificar tudo e até seu filho Isaque por amor a Deus, e este mesmo amor que Abraão Expressou foi o que fez com que Deus ficasse elevado, e porque? Porque esta palavra Amor nesta passagem de Gênesis é a primeira vez que aparece no texto do Antigo Testamento, e tem haver com algo muito significativo, porque o coração de Deus foi elevado? Por meio da obediência a este mandamento que Abraão teve, porque precisamente ao cumprir este mandamento  ele pode compreender a mensagem de salvação para toda humanidade. Então assim que Abraão por amor a Deus esteve disposto a sacrificar a seu único filho, da mesma maneira o Deus Criador do Universo por amor a Abraão e a sua descendência esteve disposto a sacrificar a Seu Único Filho em um madeiro.

Cânticos 4:9  Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço.
Cânticos 4:10  Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias!

O vinho podemos traduzir como um dos elementos que é utilizado por séculos como um símbolo de prazer, já que o vinho se usa em momento de muito prazer, de muita alegria. E de forma alegoria poderíamos também compara-lo com qualquer gozo do tipo material que poderíamos ter. Porém aqui Deus está  expressando que o gozo produzido pelo vinho é incomparável com o amor do seu povo. Em outras palavras, todo o gozo que Deus pode produzir a criação, não se compara com o gozo do amor produzido por seu povo. Deus criou o mundo, criou o universo com um só propósito, com o propósito de dar e com o propósito de mostrar seu amor as criaturas depositarias deste amor, ou seja, ao ser humano. Deus criou o mundo para dar, então de maneira que todas as coisas materiais não se comparam com o amor que Deus experimenta com seu povo.

A mensagem central da Bíblia é o amor de Deus, e muito poucos capítulos da Bíblia trata acerca da criação, das coisas matérias, acerca da criação do universo muito poucos capítulos tratam disto, tem uns capítulos em Gênesis, outros em Isaías, em Jô tem outros porém são muito poucos capítulos que falam acerca disto, da matéria, da criação, do espaço, do tempo. Porém a mensagem das mensagens, o que ocupa todas as paginas da Bíblia é a mensagem do amor de Deus pela humanidade, e a resposta desta humanidade quando esteja pronta para responder a este amor de Deus, será quando culminar a historia, e em qual momento culminará a historia? No momento em que o ser humano reaja diante do amor de Deus e se manifeste totalmente o plano da redenção e do resgate de Deus para toda humanidade.

Cânticos 4:10  Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias

Os unguentos também são um símbolo das orações

Apocalipse 8:3  E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
Apocalipse 8:4  E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.

E o que Deus está dizendo em Cântico 4:10 é que as orações do povo de Yisrael são mais agradáveis que todas as especiarias, ou seja, que os melhores perfumes, não há nada que mais satisfaça Deus que as orações do seu povo. Por isto é tão importante um tempo de intimidade com Ele, não há momento em que mais se possa expressar o amor, a intimidade com Deus que nesses momentos em que expressamos nossas orações com aroma de unguentos.

Cânticos 4:11  Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.

E aqui nos fala de dois aspectos, por um lado nos fala dos frutos dos lábio que é semelhante ao mel e ao leite. E em qual momento nas Escrituras nos fala do mel e leite? E qual é o simbolismo do mel e do leite? O simbolismo do mel e do leite é com a Palavra de Deus, tem haver com a doçura da Toráh.
E outra das coisas que deleitam ao Eterno a parte das orações, é a palavra do Eterno em nossos lábios que são como mel e leite, porque quando nós falamos da Palavra de Deus para as demais pessoas, esta palavra para as outras pessoas são como mel, são como o leite para um recém nascido.

"e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano"

Os vestidos tem haver com nosso caráter falando a palavra de Deus, tem haver com o cheiro do Líbano, e mais uma vez o Líbano é uma referencia ao Templo. Então o que aqui está dizendo é o seguinte: Quando você ora, quando você permanece na Palavra e fala sua Palavra você é como o Líbano, é como o Templo. E é exatamente o que disse as Escrituras, que nós somos o Templo de Deus, e em qual momento nós podemos cumprir a função para qual fomos criado? Em qual momento podemos cumprir a função de ser um Templo para Deus? Quando estamos falando da Palavra e quando estamos orando, ai nós viemos a ser como um Templo.

E qual era a função do Templo? Yeshua disse: Minha Casa será chamada Casa de Oração. Ou seja, o propósito do Templo era ser Casa de oração, um lugar de experimentar a Presença Divina, estar em experiência com Deus, porém para quem? Para o povo de Yisrael somente? Não, senão para toda as nações. Então nós como povo de Deus e estamos em comunhão com Deus por meio da oração, e estamos meditando na Palavra de Deus e a expressando-a não somente com os lábios senão que vivendo em nosso caráter, então nós nos convertemos em um Templo e nós podemos ser uma luz para alumiar as nações.

Cânticos 4:12  Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.

Isto tem haver com o tempo no qual Deus guardou seu povo para que não se assimilasse, e no momento em que Deus guardou seu povo no Egito. E provavelmente isto poderia ser uma referencia a situação atual na qual o Judaísmo ultra ortodoxo se mantêm fechado, e isto muitas vezes não é o melhor já que o propósito de Yisrael é de ser luz as nações, porém em uma maneira de se auto proteger-se contra a assimilação, o judaísmo ortodoxo tem mantido uma postura de exílio, de manter as portas fechadas. E poderia ser uma referencia a isto.

 Cânticos 4:13  Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo.
Cânticos 4:14  O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
Cânticos 4:15  És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!

E mais uma vez fala do Templo quando cita Líbano. E aqui fala dos frutos que vai surgir deste povo os renovos. O que vai surgir de todo este povo são poços de águas vivas que vão alimentar, que vão trazer vidas por meio da Toráh.

Cânticos 4:16  Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!

Em Ezequiel 37 vemos o processo aonde o Eterno vai restaurar as 12 Tribos de Yisrael. E neste visão o Eterno mostra a Ezequiel um vale de ossos secos, e lhe mostra que todos esses ossos secos são a Casa de Yisrael (Efraim), e como o Espírito de Deus começa soprar sobre esses ossos secos e esses ossos começam a tomar forma, começam a se recobrirem de músculos até que chega a ser um corpo, e depois o Eterno deposita seu Espírito.
Então é justamente o que está expressando este verso 16, isto é uma alegoria ao momento em que o Eterno vai restaurar a seu povo por meio do vento do Espírito Santo e soprará neles e eles destilaram seus aromas. E o que sucederá quando o Espírito comece a soprar em seu povo? Vai se destilar estes aromas que vai trazer a redenção a todas as nações. E o capitulo 4 termina dizendo:

"Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!"

Aqui Yisrael está convidando a seu Criador a participar dos frutos doces e excelentes que vão produzir, que estão a pontos de produzir e nós estamos muito próximos do momento em que mundo inteiro vai ser resgatado deste perigo em que vivemos de maldade, de pecado. Estamos a ponto de ver o momento em que finalmente virá o Messias Rei de Yisrael para participar do fruto que tem passado tanto tempo para amadurecer, porém que já está maduro para a grande colheita

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