Entendendo os términos técnicos da
Carta.
O julgo da lei
Este capitulo 2:1 ao 10 que é o que vamos estudar é a parte mais
informativa onde estão os conceitos mais técnicos, mais complexos de
compreender. E na primeira parte nós vimos quem são os Gálatas, vimos que
somente há um evangelho verdadeiro, vimos o tema de Paulo e sua revelação do
evangelho, que não foi lhe revelado por nenhum homem, nenhuma instituição
religiosa, foi revelado diretamente por Deus e por Yeshua. Minha
intenção não lhe dar a informação e sim que você tenha a possibilidade de
também dar esta informação. Então vou fazer algumas perguntas referente ao que
estudamos.
Quem eram os
gálatas e o que significa a palavra gálatas? A dispersão do Eterno, porém aquém
o Eterno dispersou? As 10 Tribos de Israel a todas as nações. Então aonde estão
agora as Tribos de Israel? Perdidas em todas partes e estão começando a
despertar e a regressar porém estão perdidas em todas as partes.
Falamos
também acerca do evangelho e vimos que somente existe um evangelho verdadeiro,
e portanto é maldito aquele que prega outro evangelho que não seja o
verdadeiro. E o que vimos que é o evangelho? Boas Novas e em que consiste as
boas novas? O que deve conter o evangelho? A Toráh, os Profetas, a Palavra qual
Pedro disse citando o que disse Isaías 40
1 Pedro 1:23 Sendo de novo
gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de
Deus, viva, e que permanece para sempre.
1 Pedro 1:24 Porque toda a
carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a
erva, e caiu a sua flor;
1 Pedro 1:25 Mas a palavra do
Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
Então o
evangelho é a mensagem das Escrituras que foi transmitida a Moisés, ou seja que
o evangelho é a Toráh que há de ser transmitida a todos aqueles que se
perderam, que a deixaram, que a abandonaram, porém que pela graça do Eterno o
restaurou, os regatou, os comprou por meio de quem? Por meio do sangue de
Yeshua e estar nos chamando ao arrependimento e a regressar, porém aonde temos
que regressar? A Toráh e aos Profetas. Esta é a
mensagem simples do evangelho e que muitas pessoas não entendem, porque o que é
que o sistema religioso tem rejeitado? Eles tem rejeitado justamente a Palavra
do Eterno, e fizeram seus próprios dogmas, suas próprias doutrinas. Então tudo
isto foi o que vimos na primeira parte.
E aqui na
segunda parte vamos saber quem tem a autoridade atualmente para transmitir e
ensinar a Toráh. Quem me dar a autoridade para ensinar o que eu estou
ensinando? Qual igreja, qual denominação tem a autoridade, e já vimos o que
significa a palavra igreja que do grego é Eklessia (Os chamados fora). Então quem tem
autoridade para explicar as Escrituras? Vamos saber isto a autoridade
apostólica, porque foi dada autoridade aos apóstolos para ensinar as
Escrituras.
E na
seguinte sessão vamos saber a parte mais complexa que contem mais informação de
todo este estudo de Gálatas verso X verso, que é a parte dos capítulos 2
versículo 11 ao capitulo 4 versículo 31. Quer dizer que do capitulo 2:11 ao
capitulo 4 é a parte mais que tem mais informação de todo estudo. E vamos saber
o tema da hipocrisia fruto da religião humana. A lei Divina, a Instrução Divina
contra os ensinamentos humanos, o que os homens tem feito dos ensinamentos
Divinos.
E por ultimo
já que desmascaremos o sistema religioso, já que vejamos que somente há uma só
mensagem e um só evangelho, então isto trará por consequência a verdadeira
liberdade em Yeshua o Messias. Porque quantos dizem que são livres em “Cristo”
que Cristo lhes libertou, porém vamos saber o que significa isto e se realmente
temos sidos liberados por Cristo.
Vamos a
Gálatas 2:1 ao 4 e aqui vai se introduzir o tema sobre as obras da lei, o julgo
da lei, debaixo da lei
Gálatas 2:1 Depois, passados
catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo
Tito.
Gálatas 2:2 E subi por uma
revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e
particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não
corresse ou não tivesse corrido em vão.
Ou seja,
Paulo ele expôs esta mensagem aos lideres que ele pregava tanto a gregos como a
gentios
Gálatas 2:3 Mas nem ainda Tito,
que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
Este Tito
era grego, então está dizendo que Paulo andava ensinando entre os gentios,
porém que não lhe obrigavam a se circuncidar-se. E aqui entra um tema
importante de toda a carta ao Gálatas que é o tema da circuncisão.
O que é a circuncisão? Em que consiste a circuncisão? Onde se
instituiu a circuncisão? A quem foi instituído a circuncisão? Qual foi o primeiro
homem que recebeu a ordem de se circuncidar-se, e depois dele sua descendência?
Abraão e sua descendência, e porque foi lhe dito isto? Em sinal o que tinha
haver a circuncisão? O sinal do Pacto.
De fato a
circuncisão consiste em cortar o prepúcio do membro varonil, e prepúcio em
hebraico é a palavra Orlá (עָרְלָה) que significa “Barreira”. A circuncisão na carne do homem que é a
cabeça da casa, que é o respossável de transmitir a fé a sua família, o corte
no prepúcio espiritualmente e simbolicamente falando representa tirar fora o
que limita, e considerando que se encontra na parte do membro varonil tem haver
com as paixões instintivas do homem.
Então se Abraão é chamado a fazer um
pacto com o Eterno e ser guiado pela espiritualidade, o que implicava o pacto
da circuncisão? Que ele iria fazer de um lado suas paixões, seus instintos
humanos, carnais, e não quer dizer que iria ele iria por um lado fazer seus
instintos, senão que iria subjugar a parte instintiva das coisas do espírito,
que iria colocar em primeiro lugar a vida e em segundo a vida neste mundo, a
vida instintiva. Isto é em essência a circuncisão.
Então foi dito a Abraão que se
circuncidar-se e daí em diante toda sua descendência devia fazer o mesmo desde
o oitavo dia. Depois na época da saída do Egito o Eterno institui que se alguém
queria ser parte do Povo de Israel e sair do Egito para celebrara a Páscoa,
então tinha que fazer o que dizia a lei, que tinha que circuncidar a cada varão
e desta maneira já se fazia parte do povo de Israel. De maneira que
circuncidar-se quando foi instituído nos tempos de Moisés a implicação que
tinha era fazer-se membro do povo de Israel.
Se uma pessoa de origem gentil, uma
pessoa estrangeira queria se converter a fé do Deus de Abraão, Isaque e Jacó
tinha que se circuncidar. No caso das mulheres não era necessário, era somente
um mandamento para os homens e a partir deste momento já era membro da família
de Israel e estava obrigado a guardar a Toráh dada ao povo de Israel. Então, se esta era a maneira naquela
época de se fazer filho de Deus de alguma maneira, e o término “filho de Deus” significa estar em uma relação de
obediência com Deus. Todos os seres humanos são criaturas de Deus, porém para
ser filho tem que se tomar uma decisão. Então se o mandamento da lei para se
converter em filho de Deus era o Pacto da circuncisão, então como é que Paulo
aqui em Gálatas está falando que não obrigou aos gentios a se circuncidar e
neste caso aqui a Tito? Se este era o passo que tinha que dar para passar a ser
parte do povo de Israel?
Como é que Paulo começa a tomar esta
decisão? Vamos ver que existe muitas razões porque Paulo decidiu não
circuncidar a Tito. Recordemos que na época de Paulo o ato de circuncidar a
Tito implicava uma conversão de Tito ao Judaísmo, esta era a implicação,
realizar uma circuncisão a pessoa já não era mais Grego, a a pessoa se
convertia em um Judeu e membro do povo de Israel.
Então disse que Paulo andava pregando
entre os gentios, porém não obrigou a Tito a fazer a circuncisão, e aqui não
disse em momento algum que não fizesse a circuncisão, o que disse é que não o
obrigou a circuncidar-se, então a primeira pergunta que devemos fazer é: É possível obrigar alguém a circuncidar-se? É possível
obrigar alguém para que se converta? Isto podemos fazer ou tem que ser uma
decisão pessoal de cada pessoa? É uma decisão pessoal.
Então qual é toda controvésia e o
conflito da circuncisão? Vamos ver mais adiante em Atos dos Apóstolos.
Gálatas 2:3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo
grego, foi constrangido a circuncidar-se;
Gálatas 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se
intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em
Yeshua o Messias, para nos porem em servidão;
E aqui vai
introduzir dois conceitos muito importantes dentro do entendimento da teologia
crista do que é liberdade e escravidão. E
o que será liberdade e escravidão para uma mente hebreia? Para a mente
de Paulo o que significava liberdade e
escravidão? Porque de onde Paulo tirou isto? O que significa estar em liberdade
e estar em escravidão?
Antes que
vejamos isto, vamos ver que para o que Paulo está escrevendo aqui o
circuncidar-se, o aceitar que tinha que circuncidar a Tito era de alguma
maneira reduzi-lo a servidão. Porém como reduzi-lo a servidão? Ao que estava se
referindo Paulo com isto? Bom vamos ao contexto da circuncisão e aos gentios no
Novo Testamento, porque aonde se toma a decisão de não circuncidar os gentios foi
em Atos 15
Atos 15:1 Então alguns que tinham descido da Judéia
ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de
Moisés, não podeis salvar-vos.
Esta palavra
(Uso) é a palavra chave e muito
importante, porque este era o tema deste concílio que se tomou ai em Jerusalém,
este decreto apostólico que se tomou a respeito dos gentios. Disse que
desceu alguns da Judeia e muitos gentios, muitos estrangeiros estavam
aproximando-se da fé hebreia, estavam crendo que Yeshua era o Messias, os
apóstolos começaram a a muitos e começou a ter um alarme em Jerusalém. E porque
será que os judeus de Jerusalém se importava que um monte de gentios estavam
indo as sinagogas? Porque aonde se ensinava naquela época as Escrituras? Nas
sinagogas. Ou seja, a fé relacionada com o Messias era uma fé relacionada com
as sinagogas, o judaísmo era o que ensinava acerca do Messias, não existia as
igrejas como hoje conhecemos.
Então nos
coloquemos a pensar um pouco nas sinagogas daquela época, sinagogas cujos
membros já estavam muitos enojados e não querendo se relacionar com gente que
não fosse hebreu, porque a mesma Toráh proíbe os matrimônios misto, não é
permitido que uma pessoa israelita se case com um estrangeiro, está proibido
pela Toráh, tem que se manter a fé e não se unir em julgo desigual. Então
coloquem-se a pensar o que se passava nas sinagogas onde de repente começou a
se dizer que o Messias chegou e começaram a pregar a um monte de gentios e eles
começaram a se aproximarem dos filhos dos judeus, e nestas época os judeus
tinham muitos filhos. E o que pensava as famílias judias vendo um monte de
gentios vindo as sinagogas e começando a se aproximar-se dos seus filhos que
eram judeus desde nascimento? O que eles pensavam? Pois não estavam muitos
contentes, porque? Porque já tinham certos antecedentes de fatos na época do
império Grego. Assimilações, também na época do sacerdote Esdras começaram a se
casarem com estrangeiras e isto trouxe muitos males a Israel.
Então devido
que eles já tinha uma historia de se unir-se com estrangeiros e já estavam
muitos Assépticos, estavam muitos fechados em aceitar unir-se com estrangeiros,
então chegou o momento em que não sabiam o que fazer com esta quantidade de
gentios que estavam chegando e Paulo era o que andava dizendo; venham, vocês
são parte do povo de Israel e o Messias já salvou vocês, e já aprendemos quem
eram esses gentios para Paulo, para Paulo esses gentios não eram simples
gentios, para Paulo eram Israelitas camuflados, já tinham uma aparência de
gregos, porém eram Israelitas assimilados. Então Paulo
começa a dizer a todos esses estrangeiros: Vocês já não são estrangeiros, vocês
são co-herdeiros dos santos, são herdeiros das promessas e membros da família
de Deus, vocês são parte do povo de Israel, e começava a convidar a todos e o
que as autoridades faziam quando viam que Paulo andava convidando a todos esses
“gentios”? E o que as autoridades daquela época pensavam disto? Diziam o que
esta acontecendo Paulo, porque você esta trazendo gentios? Eles acusavam Paulo
de estar introduzindo gentios no Templo. Havia uma seção no Templo em Jerusalém
onde estava proibido a entrada de gentios, e muitos estavam vendo Paulo
trazendo gentios ao Templo e esta era todo o problema.
Atos 15:1 Então alguns que tinham descido da Judéia
ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis
salvar-vos.
Não podem ter salvação!! Agora aqui veremos esta palavra (uso) e vamos ver esta palavra que é a palavra chave desde
versículo no dicionário Strongs.
G1486 εθω eth'-o. Hábito,
forma, costume, tradição.
Então aqui está dizendo: Se não
vos circuncidardes conforme ao hábito, conforme ao costume, conforme a tradição
de Moisés não podeis ser salvar-vos. Então como podemos ver o tema não é a
circuncisão, o tema é a tradição de Moisés, porém qual tradição? Qual costume?
Porque acaso a Toráh disse como se deve fazer a circuncisão? Não, não disse,
somente disse que deve ser feita porém não disse como.
Porém o que aconteceu? Aconteceu
que com o tempo foi elaborado um procedimento cirúrgico de como devia ser feita
a circuncisão, e isto incluso causou controvésias rabínicas de como se devia
fazer a circuncisão de forma correta, então começaram a inventar tradições e
algo que historicamente esta documentado nos livros dos Macabeus, poque na
época do império grego, os gregos super admiradores do corpo humano, os
criadores dos ginásios, eles admiravam o corpo humano, então para eles o fato
de que os hebreus se circuncidar-sem era um absurdo cortar um pedaço da pele,
era algo para os gregos de culturas atrasadas, então chegou um momento em que
os gregos começaram a impôr sua cultura, e chegou o momento em que os gregos
trataram de unificar a todos os impérios debaixo do governo de Alexandre Magno,
e chegou um momento depois da morte de Alexandre Magno que um dos seus generais
chamado Antíoco Epifânio que quis controlar ao povo Judeu e para assimila-los e
tirar a sua identidade, então foi proibido a circuncisão, foi proibido que o
povo seguisse guardando o Shabbat e a s Festas Bíblicas e etc.
E o que aconteceu com muitas
famílias judias? Havia uns que eram um pouco light, as que não queriam se meter
em problemas e queriam andar na moda do império grego, então deixaram de
circuncidar a seus filhos e incluso alguns que desde criança haviam sido
circuncidados segundo o livro de Macabeus se submeteram a operações cirúrgicas
para reverter a circuncisão, não se sabe como faziam Isto, porém segundo a historia (Macabeus) eles
faziam para poder entrar nos ginásios, e pois nos ginásios entravam nus naquela
época e para não serem reconhecidos como judeus, então fizeram algo em seu
membro para que não fossem notados.
Então
a consequência de que estavam revertendo a circuncisão começaran a regular
alguns procedimentos para que fosse impossível reverter a circuncisão. Então
provavelmente a circuncisão original na época de Abraão era algo muito simples,
algo como somente cortar um pouco, pois lemos o texto da Toráh e muitas
ocasiões onde se fez a circuncisão, lemos que Josué antes de entrar a Terra
Prometida circuncidou a todos, ele pegou a todos e os circuncidou e hoje é com
anestesia e é todo um processo de mais cuidado, então como é que Josué pegou um
pedaço de pedra afiada e circuncidou a todos?
Também
Safora tomou a seu filho e lhe fez rapidamente a circuncisão, seguramente era
algo mais simples que depois se fez algo mais complicado e muito provavelmente
a raiz do que acontece no império grego
e depois é instituído um procedimento mais complicado pelos rabinos daquela
época para que não houvesse mais maneira de reverter a circuncisão. Isto
sem duvida é todo o tema da circuncisão no NT, e porque? Porque Paulo
disse aos Filipenses que se guardassem dos cães, que se guardassem dos
mutiladores do corpo. E os cães é um término pejorativo que se usa para os gentios.
Filipenses 3:2
Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da
circuncisão;
Filipenses 3:3
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos
gloriamos em Yeshua o Messias, e não confiamos na carne.
Depois
Paulo disse aos Gálatas que era melhor que cortassem tudo, ou seja, é como que
ele está dando a entender que não era o fazer ou não a circuncisão, este não
era o tema, o tema era a circuncisão ritual de acordo a tradição, a circuncisão
autorizada pelos rabinos, e se um homem
desejasse fazer a circuncisão halachíca ele tinha que ir com os rabinos, e o
que implicaria isto? Pois que ele tinha que se submeter a toda tradição e
costumes que os rabinos lhe dissesse. Então
isto é o que estava acontecendo em Atos 15, vão vir esses apóstolos que desde
aquela época os apóstolos davam indícios que eles não andavam conforme a
tradição dos anciãos, conforme as leis rabínicas, eles não estavam submetidos
nas tradições dos anciãos, e então começaram a alcançar muitos gentios que não
estavam se submetendo a tradição dos anciãos, e o que aconteceu foi que
começaram a causar uma divisão ai, e porque? Porque eram importantes? Porque no
futuro se os filhos dos gentios iriam querer se casar com pessoas judias e não
iriam poder, porque estava proibido pela Toráh, naquela época era algo muito
importante, então o que fazer? Disse que alguns da Judeia descem ai e dizem que
era para circuncidar aos gentios conforme ao rito de Moisés, porque se não se
eles não fossem circuncidados eles não poderiam ser salvos.
Atos 15:2 Tendo
tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se
que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos
e aos anciãos, sobre aquela questão.
Atos 15:3 E
eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria,
contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
O
que é uma conversão? Estavam convertendo ao judaísmo. E quem os estava
convertendo? Os apóstolos. Em
nome de quem estavam fazendo essas conversões? De Yeshua, porque Yeshua lhes
disse: Ide e façam discípulos de todas as nações, batizando em Meu Nome.
O
que é batizar? Dentro do contexto hebreu o batismo é o que se faz depois da
circuncisão, depois que um homem se circuncida ai ele toma um banho ritual e a
partir deste momento faz parte do povo hebreu, já no caso das mulhes é somente
passar pela imersão e a partir deste momento já é considerada uma judia.
Então
o que estava fazendo os apóstolos com os gentios? Estava os batizando ao
judaísmo, a fé de Abraão Isaque e Jacó. Em nome de quem? Em Nome do Rei de
Israel, o Juiz de Israel, o Messias, porque Ele foi quem autorizou as
conversões. Então eles estavam convertendo e logo iam felizes as sinagogas e os
rabinos perguntavam: quem lhes converteu? E eles diziam que os apóstolos em
Nome do Rabino de Nazaret, Yeshua o Messias. E
com que cara ficavam os rabinos daquela época? Pois exatamente com a mesma de
hoje, porque se você chegar a gora a uma sinagoga e diz eu sou um converso, me
converti ao Rabino Yeshua de Nazaret, meus filhos agora podem se casar com seus
filhos e etc..., aconteceria exatamente o mesmo da época dos apóstolos. Diriam
assim; queres fazer parte, vamos ver tua circuncisão, quem te fez, e você lhes
diz foi o Dr. Raul e eles vão dizer não, não, vamos ver se estar conforme a
halachá Rabínica (mas adiante vamos ver do que se trata).
Então,
porque isto começou a gerar uma discussão com os apóstolos? Porque os apóstolos
sabiam que depois iriam lhes pedir que se submetessem ao Judaísmo Rabínico
daquela época, e daí iriam entrar em conflito de autoridade, porque a quem iria
obedecer aos apóstolos ou aos rabinos que não haviam crido em Yeshua como Messias
esperado? Então este era todo um conflito. (E este é um tema que é muito
difícil para um cristão crer, porque um cristão crer que o batismo é algo do
cristianismo e que não tem nada haver com o judaísmo, porém o contexto é outro
totalmente.)
Atos 15:2 Tendo
tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se
que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos
e aos anciãos, sobre aquela questão.
Atos 15:3 E
eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria,
contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
Atos 15:4 E,
quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e
anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Atos 15:5
Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram,
dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de
Moisés.
Vamos
ver o que para eles significava a lei de Moisés, porque o que para nós
significa a Lei de Moisés para eles era muito mais que a lei escrita;
Atos 15:6
Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este
assunto.
Atos 15:7 E,
havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem
sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios
ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
Já
aprendemos o que para eles a palavra do evangelho é a palavra de D-us, a Toráh,
os gentios escutaram e creram, receberam e andavam vivendo conforme a isto.
Atos 15:8 E
Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito
Santo, assim como também a nós;
Qual
é a função do Espírito Santo segundo Jeremias 31 e Ezequiel 38 -37? O que vai
fazer o Espírito Santo quando desça? Vai escrever a Lei em nossos corações.
Qual era a evidencia que eles tinha que receberam o Espírito Santo? Pois
estavam obedecendo as leis, estavam sendo obedientes, observantes das leis, e
por isto diziam: Eles estão observando igual que nós, o que tem de diferente
entre eles e nós?
Atos 15:9 E não
fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
E
aqui entra o tema da fé, porque a
palavra fé em hebraico significa
Fidelidade. Fé = Fidelidade, porém fidelidade ao que? Fidelidade ao que estava
escrito que purificou seus corações.
Atos 15:10
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos
um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
A
qual julgo se refere? Este é outro tema que vamos estar vendo em Gálatas.
Atos 15:11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do
Senhor Yeshua, como eles também.
Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a
Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia
feito por meio deles entre os gentios.
Atos 15:13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a
palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Atos 15:14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou
os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
Atos 15:15 E com isto concordam as palavras dos
profetas; como está escrito:
Atos 15:16 Depois disto voltarei,e reedificarei o
tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei
a edificá-lo.
Atos 15:17 Para que o restante dos homens busque ao
Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor,
que faz todas estas coisas,
Atos 15:18 Conhecidas sáo a Deus, desde o princípio do
mundo, todas as suas obras.
Vejam o
verso que Tiago vai utilizar para falar dos gentios. Disse que Simão nos contou
que os gentios estão vindo e isto concorda com o que disse o profeta Amos, quem
escreveu isto “Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está
caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o
restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu
nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas ” Então, a
pergunta que temos que fazer aqui é: Porque Tiago cita o profeta Amos? Que se
você ler o capitulo 9 de Amos vai se dar conta de que esta profecia não tem
nada haver com gentios senão com as Tribos de Israel que iriam ser exiladas,
iriam se converter em gentios e que iriam se casar com estrangeiros, porém que
nos últimos dias o Eterno iriam tira-los dentre os gentios.
Então a
pergunta é: O que Tiago viu em todos
esses gentios que estavam voltando a fé, o que Tiago viu em toda essa gente? Le
viu as Tribos perdidas da Casa de Israel, ele viu que o reino de David que
havia caído estava sendo reconstruído por esses gentios que estavam
regressando, e será os que iriam reconstruir o tabernáculo caído de David?
Então em
base a isto, em base a dizer que não são gentios, são parte do nosso povo, são
nossos irmãos que estavam perdidos, é o filho prodigo que esta regressando,
então se são nossos irmãos vamos fazer aqui pequenas acepção, porque a lei
disse que se um estrangeiro tem que se circuncidar, porém esses não são
estrangeiros, são nossos irmãos e já estão regressando.
Atos 15:19 Por isso julgo que não se deve perturbar
aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
E esta
palavra “perturbar” na versão aramaica é tropeço, ou seja, não lhes colocamos
tropeço, não os inquietemos, não lhes colocamos obstáculos para que se
aproximem (esta é a ideia) aos gentios que se convertem.
Atos 15:20 Mas escrever-lhes que se abstenham das
contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Atos 15:21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem
em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Ou seja, que
deixem a idolatria, deixem tudo relacionado a idolatria, a fornicação, porque
isto era algo que acontecia muito entre os gentios, matrimônios ilícitos fora
da lei de D-us dada a Moisés, de comer sufocado e sangue, sufocado é comer
animais não mortos de maneira ritual, que não foram mortos com crueldades, e
aqui disse a causa, porque começar com essas quatros e não que sejam as únicas.
Atos 15:21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem
em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Se dão conta
porque se estipulam somente quatro leis? Porque em cada dia de repouso eles
iriam seguir aprendendo. Por isto que lhes foi dito, porque agora não os forcem.
Eles assumem que os gentios vão seguir estudando nas sinagogas e depois
aprenderam mais da lei de Moisés, e por suposto irão fazendo mais. Então disse
que pareceu bem a solução e decidiram fazer assim. Então pois aqui eles se
deram contas que ai não tinham a capacidade para resolver esta situação, porque
se tivessem dito que se circuncidassem a todos o que haveria passado? Haveria
um choque muito forte com as autoridades rabínicas, ou seja, muitos destes
crentes em Yeshua ao final a se fazerem judeus nas sinagogas muitos deles que
disseram que Yeshua não era o Messias, então ao final eles também iriam
terminar não crendo que Yeshua realmente fosse o Messias, e isto iria diminuir
totalmente a fé dos apóstolos.
Assim que
este é o tema que Paulo está tratando aqui a respeito de Tito.
Gálatas 2:3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo
grego, foi constrangido a circuncidar-se;
Gálatas 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se
intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em
Yeshua o Messias, para nos porem em servidão;
E vamos ver
que de acordo as Escrituras a lei nos traz liberdade.
Salmos 119:44 Assim observarei de contínuo a tua lei para
sempre e eternamente.
Salmos 119:45 E andarei em liberdade; pois busco os teus
preceitos.
O que nos
traz liberdade? Isto quem escreveu foi o Rei David, e será que David sabia o
que trazia liberdade ou não?
João 8:31 Yeshua dizia, pois, aos judeus que criam
nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus
discípulos;
João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos
libertará.
João 17:17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é
a verdade.
E o que é a
verdade? Porque aqui disse que se nós conhecermos a verdade a verdade nos fará
livres, Yeshua lhes disse que a palavra de D-us é a verdade, Ele disse: Eu sou
o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Ou seja, que o
Messias é a Palavra que se fez carne, Ele é a manifestação da Palavra do
Eterno, sua vida refletia a palavra de Deus.
João 14:24 Yeshua respondeu, e disse-lhe: Se alguém me
ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos
nele morada.
João 14:25 Quem não me ama não guarda as minhas
palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Qual seria a
palavra que o Messias estava anunciando? A Toráh, e se você estudar as palavras
que Yeshua citou, você se dará conta que o livro que Ele mais citou foi o livro
de Deuteronômio que tem haver com a confirmação do pacto, com a entrega da
Toráh depois que Israel andou no deserto por quarenta anos.
1 João 2:7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas
o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a
palavra que desde o princípio ouvistes.
A qual
palavra está se referindo este texto? A lei de Moisés e aos profetas
João 8:33 Responderam-lhe: Somos descendência de
Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Neste
momento de quem eram escravos? De Roma e antes da Grécia, antes da Grécia eram
dos Persas e assim que chegamos ao Egito, como que não haviam sido escravos?
Mais bem sempre foram escravos de alguém.
João 8:34 Respondeu-lhes Yeshua: Em verdade, em verdade
vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
Já vimos que
pecado é transgressão da Lei.
João 8:35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o
Filho fica para sempre.
O que você
é? Escravo? Filho?
João 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar,
verdadeiramente sereis livres.
O Filho já
te fez livre? Já te libertou da escravidão do pecado, da escravidão de
transgredir a lei dia após dia, semana após semana, anos após ano?
João 8:37 Bem sei que sois descendência de Abraão;
contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.
Se dão conta
porque queriam matar a Yeshua?
João 5:45 Não cuideis que eu vos hei de acusar para com
o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Porque?
Porque eles diziam que criam na doutrina de Moisés e Yeshua lhes disse: Não, a
doutrina de vocês não é a doutrina de Moisés, por isto Ele os vai acusar.
João 5:46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis
em mim; porque de mim escreveu ele.
Assim que,
qual é o requisito para crer em Yeshua, e para entender a Yeshua? É crer no que
Moisés escreveu, porém se desconhecemos o que Moisés escreveu e se a pessoa
rejeita o que Moisés escreveu para guardarmos, será possível vir ao verdadeiro
Messias se a pessoa rejeita o que Moisés escreveu?
João 7:19 Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós
observa a lei. Por que procurais matar-me?
A jactância
onde estava? Na lei de Moisés, porém lhes disse que não a cumprem.
Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu
e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo
seja cumprido.
O livro de Mateus de Shem Tov de tradução
literal do Hebraico ao português disse o seguinte:
Mateus 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes
mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado vão no reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum
entrareis no reino dos céus.
Porque diria
isto? Acaso os escribas e fariseus não estavam guardando a lei de Moisés?
Porque haveria dito isto, será que os escribas e fariseus não estavam guardando
a lei de Moisés tal como é? Vamos ver.
Vamos entrar
ao tema da autoridade dos apóstolos.
Porque foi
tirado a autoridade dos escribas e fariseus da época de Yeshua e foi entregue
aos apóstolos? Porque se você olha na realidade o que Yeshua fez foi
entregar-lhes aos apóstolos a autoridade de ensinar as Escrituras as nações,
não deu aos rabinos da sua época, não deu ao sanhedrin da sua época, Ele deu a
pessoas comum, não a pessoas instruída em escolas rabínicas, porque o fez
assim?
Gálatas 2:5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com
sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
Lembrem-se
destes falsos irmãos que estavam espiando a liberdade, estes falsos irmãos que
estavam dizendo; porque eles não estão seguindo as tradições? Isto tem haver
com o julgo, diziam; porque estão seguindo a Yeshua, andavam vendo como se comportavam,
que estavam fazendo, e estavam tratando de submeter aos gentios a observarem
essas leis rabínicas, porém o que Paulo disse? Aqui Paulo disse algo muito
importante:
Gálatas 2:5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com
sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
Aqui Paulo,
os crentes e os outros apóstolos tinham duas opções. Submeter-se a autoridade
dos escribas e fariseus e das pessoas da Judeia, porém Paulo aqui disse: “para
que a verdade do evangelho permanecesse entre vós” porque senão depois
eles já não iriam ter liberdade de fazer o que estava escrito, e teriam que
fazer conforme aos costumes que estavam estabelecidos.
Mateus 21:23 E, chegando ao templo, acercaram-se dele,
estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo,
dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?
Na época de
Yeshua a pessoa não podia se levantar e ensinar do nada as pessoas, e andar ou
dando suas interpretações ou doutrinas, a pessoa tinha que dizer de qual escola
rabínica pertencia, ou a qual rabino lhe ensinava, um pouco ou muito do que
acontece hoje, que dizem quem é tua cobertura ou debaixo da autoridade de quem
estas. Então Yeshua estava ensinando e lhe perguntaram: Em nome de quem vens,
ou quem é teu mestre?
Mateus 21:24 E Yeshua, respondendo, disse-lhes: Eu também
vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que
autoridade faço isto.
Mateus 21:25 O batismo de João, de onde era? Do céu, ou
dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá:
Então por que não o crestes?
Quem disse a
João que fizesse o que ele fazia? Foram os Essênios ou lhe deu na cabeça de
fazer? Será que veio do céu? Quando João dizia: Arrependam-se raça de víboras,
onde João estava dizendo para voltar? A Toráh, as Escrituras puras e que
rejeitaram as tradições que estavam implantadas no judaísmo. A pergunta é;
fizeram caso ao chamado de João? Como terminou João? Decapitado.
Mateus 21:26 E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo,
porque todos consideram João como profeta.
Mateus 21:27 E, respondendo a Jesus, disseram: Não
sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto.
Mateus 21:28 Mas, que vos parece? Um homem tinha dois
filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha
vinha.
Mateus 21:29 Ele, porém, respondendo, disse: Não quero.
Mas depois, arrependendo-se, foi.
Mateus 21:30 E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de
igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Mateus 21:31 Qual dos dois fez a vontade do pai?
Disseram-lhe eles: O primeiro.
Disse-lhes Yeshua: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes
entram adiante de vós no reino de Deus.
Mateus 21:32 Porque João veio a vós no caminho da justiça,
e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo
isto, nem depois vos arrependestes para o crer.
Mateus 21:33 Ouvi,
ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e
circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e
arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe.
De qual
vinha está falando? Se lemos as profecias de Isaias e os profetas, de qual
vinha está falando? Disse as Escrituras que
Cidade de Israel é a vinha para Ele.
Mateus 21:34 E, chegando o tempo dos frutos, enviou os
seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos.
Mateus 21:35 E os lavradores, apoderando-se dos servos,
feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro.
Mateus 21:36 Depois enviou outros servos, em maior número
do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo.
Mateus 21:37 E, por último, enviou-lhes seu filho,
dizendo: Terão respeito a meu filho.
Mateus 21:38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram
entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança.
Mateus 21:39 E, lançando mão dele, o arrastaram para fora
da vinha, e o mataram.
Mateus 21:40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que
fará àqueles lavradores?
Mateus 21:41 Dizem-lhe
eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores,
que a seu tempo lhe dêem os frutos.
Mateus 21:42 Diz-lhes Yeshua: Nunca lestes nas Escrituras:
A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do
ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?
Mateus 21:43 Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos
será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.
Os escribas
e fariseus eram encarregados de transmitir a lei de Moisés, eles eram os lavradores,
eles eram os que tinham que produzir fruto de obediência no povo, porém o que
fizeram? Não cumpriram e lhes foi mandado os profetas, e o que fizeram? Mataram
os profetas.
Mateus 21:45 E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus,
ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles;
Foi claro
para eles que o Messias estava falando deles mesmo mediante esta parábola.
Mateus 21:46 E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo,
porquanto o tinham por profeta.
Ele vinha e
falava diretamente e tal como estava escrito seria entregado aos apóstolos e
discípulos, ele seguia ensinando a palavra pura e sem ataduras como era o caso.
Lemos em Ezequiel 8:7 e Ezequiel 34, que fala dos pastores que dispersam as
ovelhas, que disse que ao final o Eterno vai tirar suas ovelhas dos lideres, e
disse que Ele mesmo cuidará. A religião já havia sido convertido em um
negocio como é hoje em dia, então Yeshua vem e restaura.
Jeremias 8:7 Até a cegonha no céu conhece os seus tempos
determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua
arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor.
Jeremias 8:8 Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei
do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.
Na época de
Jeremias havia muitos que se dizia sábios.
Jeremias 8:8 Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei
do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.
Se dão conta
do que Jeremias disse já na época previa do exílio de Babilônia, este é algo
muito forte, porém estava acontecendo. Os escribas eram os encarregados de
copiar o texto da Toráh. E se
analisamos o texto Hebreu das Escrituras, é diferente ao texto com que escreveu
Moisés, porque Moisés escreveu em Paleo Hebreu, um hebraico antigo, e quando o
povo de Judá foi a Babilônia utilizaram caracteres aramaico da Babilônia e no
momento que se fez esta mudança a Toráh perdeu muito de sua riqueza. Porém não
devemos nos preocupar porque existe maneira de restaurar este contexto, existe
maneira de examinar o que os originais do texto antigo dizem, e desta maneira
podemos chegar ao espírito da Tora, é possível fazer isto atualmente, hoje em
dia existe ferramentas que nos ajudam a isto. Porém houve um tempo em que se
diluiu a essência da palavra.
Jeremias 8:9 Os sábios são envergonhados, espantados e
presos; eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?
Ou seja, se
aborrecem a palavra de D-us que sabedoria tem? Então já não são sábios.
Jeremias 8:10 Portanto darei suas mulheres a outros, e os
seus campos a novos possuidores; porque desde o menor até ao maior, cada um
deles se dá à avareza; desde o profeta até ao sacerdote, cada um deles usa de
falsidade.
Se dão conta
o que era que realmente lhes moviam? A avereza, o engano, e por isto Paulo esta
mencionando é que não se submetam a eles, e já estava profetizado que o Eterno
iria tirar a autoridade deles e que iria ensinar a outra geração que tivesse um
fruto digno.
Gálatas 2:6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa
(quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do
homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
Porque Paulo
falava assim tão simples dos sábios, dos grandes, dos famosos? Porque sabia que
toda esta sabedoria era vaidade? Neste versículo de Coríntios D-us nos disse
que não é pelo intelecto que Ele vai se revelar ao homem.
1 Coríntios 1:21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não
conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela
loucura da pregação.
Atualmente
se uma pessoa trata de falar da simplicidade do que está escrito, porém as
pessoas já estão tão doutrinadas e é muito difícil que esta pessoa capte a
simplicidade das Escrituras.
Gálatas 2:7 Antes, pelo contrário, quando viram que o
evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão.
A Pedro foi
entregue o apostolado da circuncisão, Pedro tinha que compartilhar a mensagem
aos judeus, aos circuncisos, e já a Paulo aos incircuncisos (as 10
tribos perdidas)
Gálatas 2:8 (Porque aquele que operou eficazmente em
Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia
para com os gentios),
Gálatas 2:9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram
considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as
destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e
eles à circuncisão;
Gálatas 2:10 Recomendando-nos somente que nos lembrássemos
dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
E vemos como
o Eterno faz as coisas totalmente ao contrário que nós. Se nós estivéssemos na
posição na qual D-us está e tem a um homem como Paulo, instruído aos pés de um
grande rabino chamado Gamaliel, Hebreu de hebreu, um homem que conhecia a lei,
um homem erudito, e do outro lado tem a Pedro, um homem comum, do meio do
povão, sem letras, que não estudou em uma escola rabínica, a quem nós
mandaria-nos ao judeu, Pedro ou Paulo? Pois a Paulo, e como mandar a Pedro para
ir ter com os rabinos e a Paulo com o povão? Porém vemos que o Eterno faz tudo
a sua maneira e foi manda Paulo ensinar
aos gentios, porém para o que? Para que quando esta gente creia que não baseado
em seu intelecto, para que a fé não fosse baseada em sabedoria dos homens,
senão do poder de D-us.
E quando os
escribas e fariseus escutavam a Pedro recitando texto atrás de texto das
Escrituras e isto lhes causava curiosidade, e lhes interessava escutar a Pedro
para saber como ele tinha feito para conhecer tanto. Assim que não devemos nos
preocupar se o Eterno nos mandar a fazer algo e nós dizermos que não vamos
fazer, não nos preocupemos não é nosso competência é a competência do Pai.
Em Mateus 23
vamos ver um texto onde Yeshua decreta um juízo contra os escribas e fariseus e
é um momento em que praticamente lhes tira a autoridade dos escribas e fariseus
da sua época de seguir ensinando a Torah ao povo.
Vamos ler
literalmente a tradução ao português da tradução de Mateus de Shem Tov, que de
acordo a muitos comentaristas é um evangelho muito proxímo ao original. E é por
isto que nesta passagem na João Ferreira disse muito diferente.
Almeida Corrigida e
Revisada Fiel
Mateus 23:2 Dizendo: Na
cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Que
entendiam naquela época ao referir-se a cadeira de Moisés? Era uma cadeira de
pedra que se colocava em frente das sinagogas, ainda existe uma sinagoga em
Cafarnaum onde se pode ver uma cadeira de pedra esculpida de uma maneira artística,
e nesta cadeira de pedra se assentavam os escribas e fariseus para ensinar as
pessoas que assistiam nas sinagogas, então Yeshua está fazendo referência a
isto.
Mateus 23:3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que
observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as
suas obras, porque dizem e não fazem;
Então se
vamos aceitar literalmente este versículo, porque aqui disse “TODAS as coisas, pois, que vos disserem
que observeis, observai-as e fazei-as;” e esta é a palavra de Yeshua.
Este versículo DEVE fazer muito ruído na Cristandade, porque aqui para onde vão
se o próprio Yeshua (Jesus) está falando
Mateus 23:3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que
observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as
suas obras, porque dizem e não fazem;
Não tem
volta, tem que guardar o que dizem os escribas e fariseus atuais, porém como se
explica quando disse “TODAS as
coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as;”
e depois nos da uma lista de tudo o que fazem de mal, isto soa lógico? Aqui diz
que esses mestres ensinam mal por isto e por aquilo, porém logo disse que de
todo modo devemos fazer, parece ter lógica isto que Yeshua disse? Será
possível? Este pequeno detalhe se resolve na versão
hebraica de Mateus de Shem Tov.
Mateus 23:1-3 Então
Ieshua falou aos seus discípulos dizendo: Na cadeira de Moisés se assentam os
escribas e fariseus, agora todo o que ele (Moisés) diga a vocês para observarem
observem, porém não o façam conforme as regras e praticas deles, porque eles
dizem porém não fazem.
Existe
diferença ou não com a tradução Almeida? Claro que tem, porque quem será este
ele? A quem temos que obedecer? De quem está falando? De Moisés, disse que eles
vão se assentar e vão falar de Moisés, porém todas as regras e praticas deles
não façam. Isto mesmo
pode se comprovar no texto de Mateus em Hebraico. Porque Yeshua nos da algumas
das regras deles que não devemos fazer.
Sigamos
lendo a versão de Shem Tov
Mateus 23:1 Então Ieshua falou aos seus discípulos dizendo:
Mateus 23:2 Na cadeira de Moshe se assentam os P’rushim e
os Chachamim.
Mateus 23:3 Agora todo o que ele diga a vocês para observarem
observem, porém não o façam conforme as regras e praticas deles, porque eles
dizem porém não fazem.
Veatah
kol asher yomar lakhem, shimru va'asu
uvtakanotehem vma'assehem al ta'aso shehem imerim vehem anam osim.
Mateus 23:4 Pois atam
fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles,
porém, nem com seu dedo querem movê-los;
Mateus 23:5 E fazem todas
as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos tzitztiot, e
alargam as franjas das suas vestes,
Mateus 23:6 E amam os
primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
Mateus 23:7 E as
saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabanim.
Mateus 23:8 Vós, porém,
não queirais ser chamados Rabanim, porque um só é o vosso Rav, e todos vós sois
irmãos.
Mateus 23:9 E a ninguém
na terra chameis vosso av, porque um só é o vosso Av, o qual está nos céus.
Mateus 23:10 Nem vos
chameis Rabanim, porque um só é o vosso Av, que é o Mashiach.
Mateus 23:11 O maior
dentre vós será vosso servo.
Mateus 23:12 E o que a si
mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23:13 Mas ai de vós, P’rushim e Chachamim, que manipulam
a Torah! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem
deixais entrar aos que estão entrando.
Mateus 23:14 Ai de vós, P’rushim
e Chachamim,que manipulam a Torah! pois que devorais as casas das viúvas, sob
pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
Mateus 23:15 Ai de vós,
P’rushim e Chachamim, que manipulam a Torah! pois que percorreis o mar e a
terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do
inferno duas vezes mais do que vós.
Mateus 23:16 Ai de vós,
condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é;
mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
Mateus 23:17 Insensatos e
cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
Mateus 23:18 E aquele que
jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o
altar, esse é devedor.
Mateus 23:19 Insensatos e
cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, o mikdash ou a oferta?
Mateus 23:20 Portanto, o
que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
Mateus 23:21 E, o que
jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
Mateus 23:22 E, o que
jurar pelo céu, jura pelo trono de Elohim e por aquele que está assentado nele.
Mateus 23:23 Ai de vós,
Chachamim e dos P’rushim, pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e
desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis,
porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Mateus 23:24 Condutores
cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Mateus 23:25 Ai de vós, P’rushim
e Chachamim, pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior
está cheio de rapina e de intemperança.
Mateus 2326 Manipulador
da Torah! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o
exterior fique limpo.
Mateus 23:27 Ai de vós, P’rushim e Chachamim, que manipulam a
Torah! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente
parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a
imundícia.
Mateus 23:28 Assim também
vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios
de corrupção da Torah e de iniqüidade.
Mateus 23:29 Ai de vós
que manipulam a Torah, os P’rushim e Chacham! pois que edificais os sepulcros
dos N’viim e adornais os monumentos dos justos,
Mateus 23:30 E dizeis: Se
existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para
derramar o sangue dos N’viim.
Mateus 23:31 Assim, vós
mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os N’viim.
Mateus 23:32 Enchei vós,
pois, a medida de vossos pais.
Mateus 23:33 Serpentes,
raça de víboras! como escapareis da condenação do Guihinon?
Mateus 23:34 Naquele
tempo Yeshua disse as multidões de Yahudah: Eis que enviou profetas, sábios. A
alguns deles vocês os mataram, e a alguns deles os afligiram nas sinagogas, e a
outros perseguiram de cidade em cidade.
Mateus 23:35 Para que
sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o
sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zecharyah, Bem Birkeyah, que matastes
entre o Templo e o altar.
Mateus 23:36 Em verdade
vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
Mateus 23:37 Yerushalaim,
Yerushalaim, que matas os N’viim, e apedrejas os que te são enviados! quantas
vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo
das asas, e tu não quiseste!
E em todo capitulo 23 de Mateus
segue uma lista do que os escribas e fariseus faziam e que não devemos fazer. E
neste momento em que Yeshua justo antes de ser entregado decreta que vai ficar
deserta sua casa, alguém vai seguir ensinando a este povo.
*Estes tzitzit são baseados no
livro de Números 15, que consiste em usar isto como uma lembrança dos
mandamentos, e eles traziam muito cumprido, uns chegavam quase no joelho com o
objetivo de ser vistos.*
Aqui vemos que não está falando
de um sistema religioso específico, senão a toda religiosidade do ser humano,
vemos que nos pede que a ninguém chamemos de Pai, e claro que não está se
referindo ao Pai biológico, senão sabemos que na atualidade existe alguém a
quem o mundo o chama de o Santo Pai e se beija o anel, se curvam diante dele, e
isto é uma blasfêmia chamar alguém de pai espiritualmente falando.
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