Chai Sara “A vida de Sará”
Por Yashar
_____Este estudo
começa falando da vida de uma mulher, e surpreendentemente a Toráh usa a
palavra hebréia “Chai” que significa entre varias coisas “existência”. Daqui os
tradutores colocam a palavra “vida”, pois a existência de uma pessoa é a
“vida”. Porém, a palavra “VIDA” em singular na Toráh não existe. Porém Sim
existe a palavra “chaim” que quer dizer “Vidas”, e por isto que este sentido
poderíamos traduzir as primeiras palavras desde estudo como “as vidas de Sara”
(plural), para mostrar que a mulher que teme ao Eterno, transcende a morte, e
não somente isto, sua “vida” singular e individual, vem a representar na
realidade “as vidas” de muitas mulheres que causa de seu serviço, amor e
devoção ao Criador, se veram diretamente afetadas formando parte da vida da
bendita Sará.
___ Daqui é que entendemos porque abençoar as filhas dizendo: Que
Adonai te faça como Sara....”, pois a
vida da matriarca do povo judeu, na realidade são: “as vidas” de milhões de
filhas de Israel que nasceriam no futuro, que existem em nosso presente e que
nasceram amanhã. _ Todas essas judias, e incluso não-judia, estão ligadas ao
exemplo, conduta, fé, amor e fidelidade contida na vida de Sara. Por isto a
Toráh nos poderia insinuar: “as vidas de Sara”. Porque uma mulher temerosa de
Adonai é uma fonte de vidas, um recipiente de luz para todas as mulheres que se
aproximam com temor tremor diante do Criador.
O famosos Rabino
chamado Rashi conta que na vida de Sara, segundo disse o mesmo verso da Toráh,
poderia resumir-se em três etapas, pois lemos “Sara
viveu 127 anos”, porém no texto hebraico lemos
literalmente assim: “100 anos, 20 anos, e 7 anos”, mostrando que era tão pura aos 100 anos como aos 20 anos, e também
linda aos 20 como aos 7 anos. Daqui aprendemos um lindo mistério, a beleza
espiritual das mulheres se mostra aos 7 anos, transmitem ou por assim dizer a
pureza
deveria ter toda
sua vida
___ A palavra
hebréia Tiferet, "beleza", é o centro das sete emoções da alma, amor,
temor, compaixão, confiança, sinceridade, veracidade e humildade. A origem do
encanto e a graça de uma menina pequena de 7 anos é a compaixão natural que há
em sua alma por todos os seres viventes.... Aos 20, Sara era tão completamente
bela em todas suas emoções da alma como uma menina de 7.
Este é o contexto
imediato na qual se mostra uma historia maravilhosa, de amor genuíno entre um
homem e uma mulher, porém sobre tudo, a historia que continuará a virtude de
Sara na vida da bendita Rebeca. Nos conta a Toráh, que logo depois da morte de
Sara, nosso pai Avraham (Abraão) buscou uma esposa para seu filho Isaque, para
o qual encargo encarecidamente a seu Eliezer, que buscara uma esposa entre a
família de seu Pai.
___Ainda que hoje
nos pareça estranho aos olhos da nossa sociedade, a mulher dos tempos Bíblicos
era olhada como uma espécie de “aquisição”, e entenda-se bem, (dentro das
margens do respeito) tomar uma mulher era quase uma transação, que não se
realizava sem o consentimento da mulher, como vemos nesta historia que
aconteceu. Isto nos ensina, que a mulher tem UM GRANDE VALOR, e de nenhum modo
poderia significa que a mulher era tomada como um objeto ou produto comercial,
senão como uma vida tão importante, que gastar tudo o que tivesse não era
suficiente para obter a vontade de uma mulher e trazê-la consigo. Também, isto
lhe dava segurança e estabilidade a esta mulher, e representava uma benção do
céu que um homem pudesse ver nela seu interesse para tomá-la por mulher. Nos
conta a Tradição Hebréia e também o texto da Toráh (Gênesis 24:37), que Abraão
havia concedido a Isaque todos seus bens para que lhe resultasse mais fácil
encontrar uma candidata. Justamente porque “uma mulher” tinha e tem um grande
valor, e que um homem devia investir sua busca fora do possível.
___Como vemos,
existe todo um esforço econômico, porém também um esforço espiritual e
emocional, para conseguir uma boa esposa para o filho de Abraão. Não era fácil
a tarefa, é mais uma grande
responsabilidade a que tinha Eliezer servo de Abraão. Agora podemos
entender as palavras do sábio Salomão:
Provérbios 31:10 Mulher virtuosa
quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Não é simples
encontrar uma mulher “virtuosa”, segundo o sábio, tem um grande valor, superior
aos dos rubis. Esta famosa passagem do Rei Salomão, na realidade é um poema
acróstico de todas as 22 letras do alfabeto Hebreu, formando 22 maravilhosos e
profundos versos que transmitem a vida e obra de uma virtuosa. Cada verso
começa seu relato ou ensinamento com uma letra do alfabeto Hebreu, começando
com o “Alef” (א) e passando por todas as letras hebréias, até
chegar a ultima letra do alfabeto que é a letra “Tav” (ת) e para o que? Para
nos mostrar que uma mulher virtuosa se vale do pode da Toráh, e da força de
todas suas letras hebréias, as quais a elevam para alcançar cada missão da sua
vida cotidiana, e em definitiva conseguir sua existência como a bendita Sara.
O acróstico
poético é o seguinte:
Alef (א)
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede
ao de rubis
Bet (ב)
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele
não necessitará de despojo.
Guímel (ג)
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua
vida.
Dalet (ד)
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas
mãos.
Vav (ו)
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Zayin (ז)
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha
com o fruto de suas mãos.
Chet (ח)
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus
braços.
Tet (ט)
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se
apaga de noite.
Yod (י)
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Caf (כ)
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao
necessitado.
Lamed (ל)
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família
está vestida de escarlata.
Mem מ))
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda
e de púrpura.
Nun (נ)
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os
anciãos da terra.
Samech (ס)
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos
mercadores.
Ayin (ע)
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o
dia futuro.
Pe (פ)
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência
está na sua língua.
Tsade (צ)
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da
preguiça.
Qof (ק)
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu
marido também, e ele a louva.
Resh (ר)
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de
todas, a mais excelente!
Shin (ש)
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que
teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Tav (ת)
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio
trabalho louvá-la nas portas.
___Nos conta a
historia que Eliezer o servo de Avraham, pediu ao Eterno um milagre para
reconhecer qual seria a mulher preparada pelo céu como esposa do filho do seu
amo. A mulher que se aproximasse para tirar água do tanque, a que lhe pedisse
água e lhe disse: “Te darei água a ti e a teus
camelos” seria a designada pelo céu para o filho
do seu amo. Sinal que se cumpriu com Rebeca, apenas o termino de elevar sua
suplica. E mesmo que pareça estranho para você ler o que estamos dizendo, é
certo, no céu onde definitivamente se fazem os matrimônios dos filhos de
Adonai. Não há casualidade, não há mera coincidência, tudo é obra celestial.
Uma historia
rabínica nos disse em (Bereshit Rabah 68.-4) “Uma
patroa romana perguntou uma vez ao Rabi Iosi ben Chalafta: “O que Deus faz nos
dias desde que criou o mundo?” Rabi Iosi lhe respondeu: Formando casais para se
casarem”.
Também está
escrito no Talmud (Sotar 2ª): “Quarenta dias da concepção
se decreta no Céu: A filha desta pessoa é para o filho daquela pessoa!”
Tudo isto nos
ensina os valores que devemos VALORIZAR na mulher que o céu tem designado para
nós. Pelo qual devemos nos perguntar: Como amar? Como valorizar? O que uma
mulher deve fazer para ser amada por seu marido? Sobre isto, nos ensina algo
muito importante o Rabino Paulo (Shaul)
Efésios 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres,
como também o Messias amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:26 Para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Efésios 5:27 Para a
apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante,
mas santa e irrepreensível.
Efésios 5:28 Assim devem os
maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a
sua mulher, ama-se a si mesmo.
Efésios 5:29 Porque nunca
ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o
Senhor à igreja;
Efésios 5:30 Porque somos
membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Efésios 5:31 Por isso deixará
o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Efésios 5:32 Grande é este
mistério; digo-o, porém, a respeito do Messias e da igreja.
Efésios 5:33 Assim também vós, cada um em
particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o
marido.
Três vezes Paulo
manda os homens amarem suas esposas. Porém isto está relacionado ao mesmo tempo
com a conduta da esposa. Se notarmos o paralelo que faz o mesmo Paulo quando
disse: O Messias se deu pela igreja (comunidade) que é sua esposa, “PARA apresentá-la” que
dizer, para que seja uma comunidade gloriosa, sem mancha, sem rugas, nem coisas
semelhante” Por tanto, o homem ama sua esposa, se
da a ela, sustentando-a economicamente e espiritualmente, se entrega com tudo
para ministrá-la as ferramentas espirituais e físicas, com tal que ela se
mantenha pura e sem mancha, agradando a Deus e respeitando seu esposo. O marido
tem uma missão, ele deve AMAR sua esposa, e a MULHER tem uma missão, ela deve
OBEDECER seu esposo. Assim se conquista a correção perfeita e a unidade que o
Eterno deseja, para que os filhos nasçam em benção e não em maldição.
E a respeito
desta mesma situação, também Pedro escreveu:
1 Pedro 3:7 Igualmente vós, maridos, coabitai
com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco;
como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam
impedidas as vossas orações.
Pelo qual temos
duas ações que realizar, para nós os homens devemos dar o valor devido a nossas
mulheres: A primeira ação: “Amar” e o que é amar” é
deixar de pensar em si mesmo, em sua necessidades, no que nós queremos agora,
já, é proporcionar tudo em troca de nada, esta mulher que o céu nos designou
como nossa esposa. Como disse o apostolo Pedro: “coabitai com elas com
entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco” A segunda ação é: “Ensinar nossas esposas a
cumprir sua missão” e mesmo que esta segunda ação esteja
relacionada com a missão da mulher a seu esposo, é uma obrigação do mesmo,
porque se eles são filhos do Eterno, devemos brindá-las com as ferramentas da
Toráh, para que esta cumpra sua missão, e qual é sua
missão? Segundo o apostolo Paulo, o homem deve “amar” sua mulher, por isto ele
nos pedi encarecidamente que façamos isto, que as amemos, e segundo o mesmo
apostolo, a mulher deve “obedecer” a seu esposo, por isto ele pedi que se
sujeitem em tudo. Assim, que a missão de uma mulher é alcançar seu valor, sua
virtude através da sujeição a seu marido e seu temor ao Eterno.
___ Está escrito
na Toráh que Isaque AMOU a Rebeca. Isto parece estranho, como ele iria amar uma
pessoa que jamais ele havia visto? A Toráh na realidade nos mostra que Isaque a
amou no tempo e não de imediato, e como sabemos disto? Pelo que disse a Bendita
Toráh:
Gênesis 24:67 E Isaque
trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher,
e amou-a.
Três coisas
aprendemos neste verso:
1°) “Que Isaque se casou com Rebeca” Isto quer dizer, ele assumiu o compromisso de amá-la, de
sustentá-la, porém era um compromisso que devia adquirir força com o tempo.
Quando e como se tomou força este compromisso?
2°) Ele tomou
força, quando Rebeca se sujeitou a ele, lhe obedeceu, e através das suas
virtudes como disse o texto: “E foi-lhe por mulher”. Quer dizer, se comportou como é digno de uma mulher virtuosa e de
grande valor. E somente assim chegou a contemplar o ciclo, e chegando a o
terceiro ensinamento do texto onde disse: “E
amou-a”. mostrando-nos assim a Toráh, que o
amor de um homem e uma mulher é uma construção diária, elaborada primeiro pelo
homem, porque o homem é quem a busca, é quem investe tempo, dinheiro e
preocupação, para logo ele se casar com ela, assumindo o compromisso eterno,
que representa o matrimonio, amando-a incondicionalmente para que logo ela se
torne sua esposa, obedecendo e respeitando seu marido em tudo, para culminar em
um amor recíproco: ele a ama dando-se por completo, e ela o ama através do ato
da obediência e a sujeição.
O Rabino Paulo
(Shaul) e o apostolo Pedro (Kefa) ensinou as mulheres que tinham maridos
incrédulos, que podiam fazer que seus esposos chegassem ao conhecimento da
verdade, através das boas obras, o respeito a seus maridos e o amor ao Eterno.
1 Coríntios 7:14 Porque o marido descrente é
santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido;
de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7:15 Mas, se o
descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está
sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
1 Coríntios 7:16 Porque, de onde sabes, ó mulher, se
salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua
mulher?
Se o esposo não
crente é santificado pela esposa crente, e como conseqüência nascem filhos benditos
e não malditos. Paulo se pergunta:
“Quem sabes, ó mulher, se
salvarás teu marido?” parafraseando o que Paulo está
dizendo: “Se o poder da conduta de uma mulher
crente pode fazer seus filhos serem benditos, e pode santificar a seu esposo,
poderá esta salvar a seu esposo?” Parece que a
resposta a esta pergunta encontramos nos escritos do apóstolos Pedro (Kefa)
1 Pedro 3:1
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios
maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas
mulheres sejam ganhos sem palavra;
1 Pedro 3:2
Considerando a vossa vida casta, em temor.
1 Pedro 3:3 O enfeite delas
não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na
compostura dos vestidos;
1 Pedro 3:4 Mas o homem
encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
1 Pedro 3:5 Porque assim se
adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e
estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
1 Pedro 3:6 Como Sara obedecia a Abraão,
chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo
nenhum espanto.
1 Pedro 3:7 Igualmente vós,
maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso
mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não
sejam impedidas as vossas orações.
Que grande valor
tem a conduta de uma mulher! Que pode fazer que seus filhos sejam benditos, e
que seu esposo seja salvo, sem palavras, sem pregações, somente através dos
seus atos de justiça. Pedro disse: “Isto é de grande valor
diante do Eterno”. A mulher que teme ao Eterno tem grande
valor, a mulher que não teme ao Eterno não tem valor. Segundo o apostolo Pedro,
a mulher virtuosa manifesta seu valor ao mundo e a seu marido através do
recato, a sujeição, e o temor ao Eterno. Estas três características dão valor a
uma mulher.
Quando Rebeca viu
a Isaque nos disse a Toráh:
"Então tomou ela o véu e cobriu-se." (Gênesis 24:65)
O apostolo Pedro
também nos disse que a matriarca Sara foi uma mulher sujeita a seu esposo
chamando-o de “Meu amo”, e que as santas mulheres das Sagradas Escrituras se ataviavam com
grande pudor para seus esposo, praticavam em recato, tudo isto lhes dava a elas
a qualidade de MULHERES DE GRANDE VALOR, E AS ELEVAVA a condição de “mulheres “difíceis de achar”, como lemos
em Provérbios
31:10 “Mulher virtuosa, quem
achará”?
A Tradição
Hebréia nos disse que o Eterno conta as lagrimas
de uma mulher. Quanto mais o fará se esta mulher é uma mulher virtuosa? As mulheres devem dar-se valor, não através de exigências a seus
esposos, como querendo elas ser as que decidam como há de funcionar as coisas
na família, elas devem dar-se valor sendo sabias, aconselhando, para ter o
resultado so conselho que elas deram, a decisão de seus esposos.
As mulheres de
hoje em dia não devem dar-se valor através da exibição da sua beleza física.
Hoje em dia, a mulher é um produto publicitário, um objeto comercial, “até para
nos vender um detergente, nos mostram na TV uma mulher de biquíni.” A mulher
crente de hoje, tem passado seu valor em coisas externas, quanto mais luxuosa,
ou bela se mostre aos demais, pensa que será tomada em conta, que lhe darão
mais valor. Porém, para as mulheres virtuosas, isto não devem ser os parâmetros
que as guiem, senão que, o recato, a sujeição e o serviço ao Eterno são as
máximas expressões de uma verdadeira serva de Adonai, que tem chegado a merecer
o titulo de uma mulher VIRTUOSA, uma mulher de GRANDE VALOR.
Existe um
principio hebreu para um homem e uma mulher que busca sue pareia e se aplica
para ambos que disse:
“Se a mulher que tens elegido é muito bonita, sua beleza
vale zero, e se a mulher que tens escolhido é muito inteligente e capaz, sua
inteligência e capacidade vale zero, e se possui riquezas, suas riquezas valem
zero. PORÉM, se é temente a HaShem, guardando todos seus mandamentos, esta
qualidade vale um (1). Então, esse Um o colocamos diante dos zeros anteriores e
todos adquirem valor.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário