terça-feira, 18 de março de 2014

Quanto vale uma mulher temente a Adonai?





Chai Sara “A vida de Sará”  


Por Yashar



_____Este estudo começa falando da vida de uma mulher, e surpreendentemente a Toráh usa a palavra hebréia “Chai” que significa entre varias coisas “existência”. Daqui os tradutores colocam a palavra “vida”, pois a existência de uma pessoa é a “vida”. Porém, a palavra “VIDA” em singular na Toráh não existe. Porém Sim existe a palavra “chaim” que quer dizer “Vidas”, e por isto que este sentido poderíamos traduzir as primeiras palavras desde estudo como “as vidas de Sara” (plural), para mostrar que a mulher que teme ao Eterno, transcende a morte, e não somente isto, sua “vida” singular e individual, vem a representar na realidade “as vidas” de muitas mulheres que causa de seu serviço, amor e devoção ao Criador, se veram diretamente afetadas formando parte da vida da bendita Sará.

___ Daqui é que entendemos porque abençoar as filhas dizendo: Que Adonai te faça como Sara....”, pois a vida da matriarca do povo judeu, na realidade são: “as vidas” de milhões de filhas de Israel que nasceriam no futuro, que existem em nosso presente e que nasceram amanhã. _ Todas essas judias, e incluso não-judia, estão ligadas ao exemplo, conduta, fé, amor e fidelidade contida na vida de Sara. Por isto a Toráh nos poderia insinuar: “as vidas de Sara”. Porque uma mulher temerosa de Adonai é uma fonte de vidas, um recipiente de luz para todas as mulheres que se aproximam com temor tremor diante do Criador.

O famosos Rabino chamado Rashi conta que na vida de Sara, segundo disse o mesmo verso da Toráh, poderia resumir-se em três etapas, pois lemos “Sara viveu 127 anos”, porém no texto hebraico lemos literalmente assim: “100 anos, 20 anos, e 7 anos”, mostrando que era tão pura aos 100 anos como aos 20 anos, e também linda aos 20 como aos 7 anos. Daqui aprendemos um lindo mistério, a beleza espiritual das mulheres se mostra aos 7 anos, transmitem ou por assim dizer a pureza
deveria ter toda sua vida

___ A palavra hebréia Tiferet, "beleza", é o centro das sete emoções da alma, amor, temor, compaixão, confiança, sinceridade, veracidade e humildade. A origem do encanto e a graça de uma menina pequena de 7 anos é a compaixão natural que há em sua alma por todos os seres viventes.... Aos 20, Sara era tão completamente bela em todas suas emoções da alma como uma menina de 7.

Este é o contexto imediato na qual se mostra uma historia maravilhosa, de amor genuíno entre um homem e uma mulher, porém sobre tudo, a historia que continuará a virtude de Sara na vida da bendita Rebeca. Nos conta a Toráh, que logo depois da morte de Sara, nosso pai Avraham (Abraão) buscou uma esposa para seu filho Isaque, para o qual encargo encarecidamente a seu Eliezer, que buscara uma esposa entre a família de seu Pai.

___Ainda que hoje nos pareça estranho aos olhos da nossa sociedade, a mulher dos tempos Bíblicos era olhada como uma espécie de “aquisição”, e entenda-se bem, (dentro das margens do respeito) tomar uma mulher era quase uma transação, que não se realizava sem o consentimento da mulher, como vemos nesta historia que aconteceu. Isto nos ensina, que a mulher tem UM GRANDE VALOR, e de nenhum modo poderia significa que a mulher era tomada como um objeto ou produto comercial, senão como uma vida tão importante, que gastar tudo o que tivesse não era suficiente para obter a vontade de uma mulher e trazê-la consigo. Também, isto lhe dava segurança e estabilidade a esta mulher, e representava uma benção do céu que um homem pudesse ver nela seu interesse para tomá-la por mulher. Nos conta a Tradição Hebréia e também o texto da Toráh (Gênesis 24:37), que Abraão havia concedido a Isaque todos seus bens para que lhe resultasse mais fácil encontrar uma candidata. Justamente porque “uma mulher” tinha e tem um grande valor, e que um homem devia investir sua busca fora do possível.

___Como vemos, existe todo um esforço econômico, porém também um esforço espiritual e emocional, para conseguir uma boa esposa para o filho de Abraão. Não era fácil a tarefa, é mais uma grande  responsabilidade a que tinha Eliezer servo de Abraão. Agora podemos entender as palavras do sábio Salomão:

Provérbios 31:10  Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

Não é simples encontrar uma mulher “virtuosa”, segundo o sábio, tem um grande valor, superior aos dos rubis. Esta famosa passagem do Rei Salomão, na realidade é um poema acróstico de todas as 22 letras do alfabeto Hebreu, formando 22 maravilhosos e profundos versos que transmitem a vida e obra de uma virtuosa. Cada verso começa seu relato ou ensinamento com uma letra do alfabeto Hebreu, começando com o “Alef” (א) e passando por todas as letras hebréias, até chegar a ultima letra do alfabeto que é a letra “Tav”  (ת) e para o que? Para nos mostrar que uma mulher virtuosa se vale do pode da Toráh, e da força de todas suas letras hebréias, as quais a elevam para alcançar cada missão da sua vida cotidiana, e em definitiva conseguir sua existência como a bendita Sara.

O acróstico poético é o seguinte:




Alef (א)
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis

Bet (ב)
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Guímel (ג)
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Dalet (ד)
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.


Vav (ו)
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Zayin (ז)
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

Chet (ח)
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

Tet (ט)
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.

Yod (י)
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.

Caf (כ)
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.

Lamed (ל)
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.

Mem מ))
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.

Nun (נ)
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.

Samech (ס)
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.

Ayin (ע)
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.

Pe (פ)
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

Tsade (צ)
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

Qof (ק)
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.

Resh (ר)
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!

Shin (ש)
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

Tav (ת)
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.


___Nos conta a historia que Eliezer o servo de Avraham, pediu ao Eterno um milagre para reconhecer qual seria a mulher preparada pelo céu como esposa do filho do seu amo. A mulher que se aproximasse para tirar água do tanque, a que lhe pedisse água e lhe disse: “Te darei água a ti e a teus camelos” seria a designada pelo céu para o filho do seu amo. Sinal que se cumpriu com Rebeca, apenas o termino de elevar sua suplica. E mesmo que pareça estranho para você ler o que estamos dizendo, é certo, no céu onde definitivamente se fazem os matrimônios dos filhos de Adonai. Não há casualidade, não há mera coincidência, tudo é obra celestial.

Uma historia rabínica nos disse em (Bereshit Rabah 68.-4) “Uma patroa romana perguntou uma vez ao Rabi Iosi ben Chalafta: “O que Deus faz nos dias desde que criou o mundo?” Rabi Iosi lhe respondeu: Formando casais para se casarem”.

Também está escrito no Talmud (Sotar 2ª): “Quarenta dias da concepção se decreta no Céu: A filha desta pessoa é para o filho daquela pessoa!”

Tudo isto nos ensina os valores que devemos VALORIZAR na mulher que o céu tem designado para nós. Pelo qual devemos nos perguntar: Como amar? Como valorizar? O que uma mulher deve fazer para ser amada por seu marido? Sobre isto, nos ensina algo muito importante o Rabino Paulo (Shaul)

Efésios 5:25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também o Messias amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Efésios 5:27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Efésios 5:28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Efésios 5:29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Efésios 5:30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Efésios 5:31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Efésios 5:32  Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito do Messias e da igreja.
Efésios 5:33  Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Três vezes Paulo manda os homens amarem suas esposas. Porém isto está relacionado ao mesmo tempo com a conduta da esposa. Se notarmos o paralelo que faz o mesmo Paulo quando disse: O Messias se deu pela igreja (comunidade) que é sua esposa, “PARA apresentá-la” que dizer, para que seja uma comunidade gloriosa, sem mancha, sem rugas, nem coisas semelhante” Por tanto, o homem ama sua esposa, se da a ela, sustentando-a economicamente e espiritualmente, se entrega com tudo para ministrá-la as ferramentas espirituais e físicas, com tal que ela se mantenha pura e sem mancha, agradando a Deus e respeitando seu esposo. O marido tem uma missão, ele deve AMAR sua esposa, e a MULHER tem uma missão, ela deve OBEDECER seu esposo. Assim se conquista a correção perfeita e a unidade que o Eterno deseja, para que os filhos nasçam em benção e não em maldição.

E a respeito desta mesma situação, também Pedro escreveu:

1 Pedro 3:7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Pelo qual temos duas ações que realizar, para nós os homens devemos dar o valor devido a nossas mulheres: A primeira ação: “Amar” e o que é amar” é deixar de pensar em si mesmo, em sua necessidades, no que nós queremos agora, já, é proporcionar tudo em troca de nada, esta mulher que o céu nos designou como nossa esposa. Como disse o apostolo Pedro: “coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco” A segunda ação é: “Ensinar nossas esposas a cumprir sua missão” e mesmo que esta segunda ação esteja relacionada com a missão da mulher a seu esposo, é uma obrigação do mesmo, porque se eles são filhos do Eterno, devemos brindá-las com as ferramentas da Toráh, para que esta cumpra sua missão, e qual é sua missão? Segundo o apostolo Paulo, o homem deve “amar” sua mulher, por isto ele nos pedi encarecidamente que façamos isto, que as amemos, e segundo o mesmo apostolo, a mulher deve “obedecer” a seu esposo, por isto ele pedi que se sujeitem em tudo. Assim, que a missão de uma mulher é alcançar seu valor, sua virtude através da sujeição a seu marido e seu temor ao Eterno.

___ Está escrito na Toráh que Isaque AMOU a Rebeca. Isto parece estranho, como ele iria amar uma pessoa que jamais ele havia visto? A Toráh na realidade nos mostra que Isaque a amou no tempo e não de imediato, e como sabemos disto? Pelo que disse a Bendita Toráh:

Gênesis 24:67  E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a.

Três coisas aprendemos neste verso:

1°) “Que Isaque se casou com Rebeca” Isto quer dizer, ele assumiu o compromisso de amá-la, de sustentá-la, porém era um compromisso que devia adquirir força com o tempo. Quando e como se tomou força este compromisso?

2°) Ele tomou força, quando Rebeca se sujeitou a ele, lhe obedeceu, e através das suas virtudes como disse o texto: “E foi-lhe por mulher”. Quer dizer, se comportou como é digno de uma mulher virtuosa e de grande valor. E somente assim chegou a contemplar o ciclo, e chegando a o terceiro ensinamento do texto onde disse: “E amou-a”. mostrando-nos assim a Toráh, que o amor de um homem e uma mulher é uma construção diária, elaborada primeiro pelo homem, porque o homem é quem a busca, é quem investe tempo, dinheiro e preocupação, para logo ele se casar com ela, assumindo o compromisso eterno, que representa o matrimonio, amando-a incondicionalmente para que logo ela se torne sua esposa, obedecendo e respeitando seu marido em tudo, para culminar em um amor recíproco: ele a ama dando-se por completo, e ela o ama através do ato da obediência e a sujeição.

O Rabino Paulo (Shaul) e o apostolo Pedro (Kefa) ensinou as mulheres que tinham maridos incrédulos, que podiam fazer que seus esposos chegassem ao conhecimento da verdade, através das boas obras, o respeito a seus maridos e o amor ao Eterno.

1 Coríntios 7:14  Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7:15  Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
1 Coríntios 7:16  Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

Se o esposo não crente é santificado pela esposa crente, e como conseqüência nascem filhos benditos e não malditos. Paulo se pergunta: 

Quem sabes, ó mulher, se salvarás teu marido?” parafraseando o que Paulo está dizendo: “Se o poder da conduta de uma mulher crente pode fazer seus filhos serem benditos, e pode santificar a seu esposo, poderá esta salvar a seu esposo?” Parece que a resposta a esta pergunta encontramos nos escritos do apóstolos Pedro (Kefa)

1 Pedro 3:1  Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
1 Pedro 3:2  Considerando a vossa vida casta, em temor.
1 Pedro 3:3  O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
1 Pedro 3:4  Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
1 Pedro 3:5  Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
1 Pedro 3:6  Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
1 Pedro 3:7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

Que grande valor tem a conduta de uma mulher! Que pode fazer que seus filhos sejam benditos, e que seu esposo seja salvo, sem palavras, sem pregações, somente através dos seus atos de justiça. Pedro disse: “Isto é de grande valor diante do Eterno”. A mulher que teme ao Eterno tem grande valor, a mulher que não teme ao Eterno não tem valor. Segundo o apostolo Pedro, a mulher virtuosa manifesta seu valor ao mundo e a seu marido através do recato, a sujeição, e o temor ao Eterno. Estas três características dão valor a uma mulher.

Quando Rebeca viu a Isaque nos disse a Toráh:

"Então tomou ela o véu e cobriu-se." (Gênesis 24:65)

O apostolo Pedro também nos disse que a matriarca Sara foi uma mulher sujeita a seu esposo chamando-o de “Meu amo”, e que as santas mulheres das Sagradas Escrituras se ataviavam com grande pudor para seus esposo, praticavam em recato, tudo isto lhes dava a elas a qualidade de MULHERES DE GRANDE VALOR, E AS ELEVAVA a condição de “mulheres “difíceis de achar”, como lemos em Provérbios 31:10Mulher virtuosa, quem achará”?

A Tradição Hebréia nos disse que o Eterno conta as lagrimas de uma mulher. Quanto mais o fará se esta mulher é uma mulher virtuosa? As mulheres devem dar-se valor, não através de exigências a seus esposos, como querendo elas ser as que decidam como há de funcionar as coisas na família, elas devem dar-se valor sendo sabias, aconselhando, para ter o resultado so conselho que elas deram, a decisão de seus esposos.

As mulheres de hoje em dia não devem dar-se valor através da exibição da sua beleza física. Hoje em dia, a mulher é um produto publicitário, um objeto comercial, “até para nos vender um detergente, nos mostram na TV uma mulher de biquíni.” A mulher crente de hoje, tem passado seu valor em coisas externas, quanto mais luxuosa, ou bela se mostre aos demais, pensa que será tomada em conta, que lhe darão mais valor. Porém, para as mulheres virtuosas, isto não devem ser os parâmetros que as guiem, senão que, o recato, a sujeição e o serviço ao Eterno são as máximas expressões de uma verdadeira serva de Adonai, que tem chegado a merecer o titulo de uma mulher VIRTUOSA, uma mulher de GRANDE VALOR.

Existe um principio hebreu para um homem e uma mulher que busca sue pareia e se aplica para ambos que disse:

Se a mulher que tens elegido é muito bonita, sua beleza vale zero, e se a mulher que tens escolhido é muito inteligente e capaz, sua inteligência e capacidade vale zero, e se possui riquezas, suas riquezas valem zero. PORÉM, se é temente a HaShem, guardando todos seus mandamentos, esta qualidade vale um (1). Então, esse Um o colocamos diante dos zeros anteriores e todos adquirem valor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário