quarta-feira, 30 de julho de 2014

A Individualização das Tribos de Israel


Porque em Apocalipse 7 não se menciona a Tribo de Efraim e a Tribo de Dan?



ESTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA TV "TEMPO DO FIM" SOB A DIREÇÃO DO IRMÃO RAIMUNDO COSTA:
(19/07/2014)

PARTICIPANTES:
RAIMUNDO COSTA
FÁBIO PIRES
YASHAR BEN (MARLON)

Link deste estudo em vídeo







Temos que começar fazendo as seguintes perguntas:

Porque não se nomeia a tribo de Efraim?

Porque não se encontra a tribo de Dan?

Porque a tribo de Judá aparece em primeiro na lista e não Rúben que era o primogênito?

Porque que nesta lista se inclui a tribo de Levi quando esta tribo não tinha herança em Israel?

Então essas são as perguntas que devemos ter em mente neste estudo e não somente porque Efraim e Dan não são mencionadas  na lista dos 144 mil. E todas essas perguntas se der tempo poderemos contestá-las, porém o tema especificamente está dirigido a duas tribos que não se menciona nesta lista. E essas duas tribos que não se menciona aqui, a tribo de Dan e aparentemente a tribo de Efraim. .

Então entrando no tema de Efraim não aparece nesta lista aqui, porém por tudo que nos disse a Toráh e os profetas sabemos que a tribo de Efraim deveria estar aqui, e porquê? Porque Jacó adota como seus filhos e disse a José que estes filhos são seus. E eles teriam seu nome, serão parte de Israel. então onde estão? Onde estão os descendentes de Efraim? Bom não são 12 mil porque a Efraim foi anunciado primeiro que Efraim se converteria em uma multidão incontável.

Gênesis 48:8  E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?

O nome José- Yosef vem do verbo Liosif que significa Acrescentar. Ou seja, que seu nome é profético, porque ao estar no estrangeiro, ao ter sido vendido por seus irmãos e estar ai no Egito como escravo, ai ele se casa com uma mulher estrangeira e deste matrimonio eles tem dois filhos, nascido no estrangeiro Efraim e Manasses que quando Jacó os vê lhe faz a pergunta: “Quem são estes”?

Manassés "Menashé" significa “Me fez Esquecer”. E em um sentido está dizendo neste nome que, me esquecerei da minha herança, me esquecerei da minha identidade, me esquecerei o que me fizeram os da minha família.

Efraim: Significa “Frutifero”. Ou seja, que de Efraim virias uma multiplicação muito grande.


Gênesis 48:9  E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.
Gênesis 48:10  Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.
Gênesis 48:11  E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.
Gênesis 48:12  Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face.

Yosef os tira dentre os joelhos, e isto é um símbolo do aparato reprodutor masculino, ou seja  os (testículos), neste momento como que os tira do seu seio e os tira do sistema reprodutor masculino (testículos) que simbolicamente que estes são meu esperma, minha descendência e uma vez que os tira dos joelhos, ele se prostra á terra como que adorando-os. E isto tem um significado profético muito grande.

Gênesis 48:13   E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.
Gênesis 48:14  Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.

E o cruzar as mãos é um símbolo mais antigo que usavam os discípulos é o Peixe. Agora entendemos o porque deste símbolo. Porque profeticamente está anunciando a multiplicação dos peixes.


Gênesis 48:15  E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
Gênesis 48:16  O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se em multidão, no meio da terra.

E esta palavra “multipliquem-se” em hebraico é a palavra “Deyagu” que tem as letras (ד) Dalet e a letra (ג) Guimel. E estas duas letras formam a palavra peixe: Dag. E o interessante que as letras (ד) Dalet e a letra (ג) Guimel que formam a palavra Peixe em hebraico, a letra (ד) Dalet no Paleo Hebraico é um Peixee a letra (ג) Guimel é um desenho de um Pé
 
E a palavra Guimel vem da palavra "gam" A palavra "gam" é formada pelas letras (ג) Guimel e a letra (מ) Mem e como já vimos que a letra (ג) Guimel no Paleo Hebraico é o desenho de um Pée a letra Mem (מ) no Paleo hebraico é um símbolo de águasE isto significa que estas duas letras (ג) Guimel e a letra (מ) Mem juntas, implica reunir como um grupo de animais reunindo no furo de água para beber. E a água é um símbolo do que na profecia? As Escrituras. Então a raiz da palavra Peixe tem a ver com o pé nadando para a água (Palavra) de transportar, de recolher. Em outras palavras, este verso de Gênesis 48 está dizendo que a descendência de José entre as nações serão como os peixes do Mar, incontáveis.

Gênesis 48:17  Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
Gênesis 48:18  E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
Gênesis 48:19  Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.

Isto é o equivalente ao irmão menor da parábola do filho pródigo, que se foi e gastou mal sua herança, seu irmão menor será mais grande que ele e sua descendência formara multidões de nações. Em outras palavras, a semente  de Efraim encheram todas as nações. E como se cumpre esta profecia? Efraim efetivamente chega a multiplicar-se, a tribo de Efraim descende de um homem chamado Jeroboão, um homem cujo reino se divide e sendo ele descendente da tribo de Efraim é o que toma o controle das 10 tribos do Norte de Israel, as faz cair em apostasia o qual cai sobre elas o juízo do Eterno, viviam justamente no norte de Israel e estas tribos a causa do pecado de Jeroboão são levadas ao exílio, são levadas as nações onde perdem sua identidade, a lembrança de sua identidade como parte de Israel, e com isto se cumpre as palavras do profeta Oséias que fala da casa de Israel que é outro nome dado a tribo de Efraim, que tinha sua capital em Samaria e este reino do norte por sua idolatria cai em juízo, vem os assírios, os conquistam e levam as 10 tribos de Israel para ser dispersadas em todas as nações,  e depois de séculos e mais seculos  de estarem se misturando se cumprem as palavras ditas pelo profeta Oséias.

Então Efraim se converte na plenitude dos gentios, e a frase que o apostolo Paulo utiliza em sua carta aos Romanos, que disse: "o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado". (Romanos 11:25) e quem são esta plenitude? A descendência de Efraim das 10 tribos do norte que agora estão entre as nações. E quando os assírios levam cativos as 10 tribos do norte,  quando Israel cai em apostasia não podemos dizer ou pensar que foram todos os habitantes  de Israel que caíram em apostasia, não podemos pensar isto, porque sempre houve um remanescente de Israelitas do norte que não estiverem de acordo com as políticas de Jeroboão com as mudanças que ele introduziu a Israel quando mudou todo o culto, as festividades, pois houve muitos Israelitas que não estiveram de acordo, e o que podemos crer que se passou com estes Israelitas que não estiveram de acordo com a política de Jeroboão de mudar os tempos e a lei, de mudar a lei de Moisés, de mudar as festas, o que será que fizeram muitos Israelitas que sabiam que o lugar de culto estava em Jerusalém e não em Samaria, que sabiam que a lei de Moisés era eterna para sempre e que ninguém podia mudá-la? O que se passou com estes Israelitas que não se identificaram com esta apostasia de Jeroboão? Eles foram a Judá e mesmo sendo descendentes das tribos do norte se foram a Judá, preferiram estar próximo do reinado de Judá porque sempre Judá foi fiel, porém com o passar dos tempos Judá também caiu em apostasia e por isto foram levados a Babilônia, porém o Eterno em sua misericórdia e por manter um pacto que fez com David, deixaria uma luz acesa a David como o havia prometido, não deixou que Judá se assimilasse completamente. Ele manteve a casa de Judá com sua identidade. Assim que a casa de Judá somente esteve 70 anos porém as 10 tribos do norte não regressaram.

E meu desejo é que este estudo seja útil para que o chamado das tribos do norte, que possam regressar ao povo que deixou de ser povo, o povo que deixou de ser compadecido e volte a ser compadecido e que eles voltem a ser chamados como está escrito no profeta Oséias que no lugar de que lhes foi dito: "Vocês não são meu povo" voltem a ser dito: "Vocês são filhos do Deus Vivo" e isto é o que nós aqui queremos, que estes descendentes que se foram e deixaram a Lei, a Toráh eterna, que se foram e ficaram até hoje em apostasia, voltem porque vocês são filhos do Deus Vivo. Precisam receber o selo do Eterno.

Assim que Jacó profetiza isto a Efraim, “vocês são incontáveis” e a profecia que Jacó faz a José seu filho em Gênesis 49 disse o seguinte:

Gênesis 49:22  José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.

Como disse o Salmo 1. E nos disse que a descendência de José será tão grande que não caberão nos muros. Também Yeshua anunciou acerca de sua igreja ( e devemos entender que Igreja significa Os chamados fora. Abraão foi chamado a sair fora do sistema onde vivia. Então Igreja são os Chamados a sair fora de todo sistema humano.) Yeshua nos disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra sua Igreja, e quem é sua igreja? Mais uma vez são os chamados dentre as nações, que iriam ser tão numerosos, a descendência de Yosef iria derrubar as nacionalidades. Ou seja, já não vai a ver nacionalidade, agora seram as tribos de Israel, a plenitude das nações que serão Israel, a cabeça das nações.

Gênesis 49:23  Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
Gênesis 49:24  O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel).
Gênesis 49:25  Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
Gênesis 49:26  As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.

O que Jacó está dizendo é: A benção que te deram é muito maior que as que me deram meus progenitores. Porque Yosef vai cumprir toda profecia e a promessa dada a Avraham, que sua descendência será incontável como as estrelas em multidão.

Gênesis 48:20  Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.
Gênesis 48:21  Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.
Gênesis 48:22  E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.

Então temos estas promessas no livro de Gênesis, contudo o Eterno usou a apostasia das tribos do norte para seus próprios propósitos. E ousou para o que? Para levar a semente de Abraão  e a regou por toda a terra. Também disse a profecia que a semente de Abraão vai ser levada a todas as nações e vão perder sua identidade, quer dizer, Efraim apostata perde sua identidade, porém uma parte não perde sua identidade e tem uma referencia no Novo Testamento especificamente no livro de Lucas, onde aparece uma mulher que é descendente das 10 tribos do norte, porém ela no tempo de Yeshua sabe que é descendente de uma das tribos do Norte.

Lucas 2:36  E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
Lucas  2:37  E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
Lucas  2:38  E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.

Aqui podemos ver uma mulher, profetiza, de idade avançada, falando da redenção, falando de Yeshua a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. E aqui disse que ela era da tribo de Aser ou em hebraico Asher que significa "felicidade". Então quer dizer que esta mulher que descendia da tribo de Aser e onde estava? Em Jerusalém, ela havia se tornado parte da tribo de Judá e isto é uma das situações que causam controvérsia em muitos que negam o fato das 10 tribos estejam perdidas, eles utilizam como base para negar a doutrina das Duas Casas de Israel usando este versículo. Porém, o único que nos indica é que nem todos apostataram, e de fato ao profeta Elias foi lhe dito que tinha um remanescente que não havia dobrado seus joelhos diante de Baal.

Este remanescente que não caiu em apostasia se foram a Judá e ai se fizeram parte de Judá. De maneira que o que foi das 10 tribos que decidiram voltar a fidelidade a Deus são considerados Judeus porque voltaram a estar debaixo da casa de Judá, e quando são levados ao exílio e que regressam seguem sendo judeus, porém ai estão entre a casa de Judá. De maneira que os judeus na atualidade estão aí queiram ou não guardados, preservados, muitos que não perderam sua fé, se mantiveram aí identificados na Casa de David.

Então, voltando ao capitulo 7 de Apocalipse, que fala dos 144 mil selados, e é por isto que nos disse que 12 mil de cada tribo e se consideramos que existe ao redor de 15 milhões de judeus no mundo, na realidade 144,000 de 14 ou 15 milhões de judeus não é muito. E isto me dá pé a pensar que as tribos que se mencionam aqui que começa no verso 5 com a tribo de Judá é o remanescente fiel, e segundo esta descrição que nos faz no decorrer deste capitulo 7, se trata de homens que se mantiveram fieis, virgens no sentido de que não se contaminaram com mulheres, e uma possibilidade é que teriam que ser jovens, adolescentes que não se casaram e que vão ser cheios da unção e do poder para levar este anuncio de salvação a todas as nações, vai ser um anuncio extraordinário, vão ser como o exercito mais poderoso de Elohim neste momento final.

 E outra possibilidade é que sejam jovens e que o termino  “virgem” e não ser contaminados tenha a ver com um conceito que possa ser estranho, pensar que a mulher contamina o homem, pois é exatamente o contrario, pois a mulher é quem completa o homem. Então este sentido de que esses não se contaminaram com mulheres é no sentido de não terem caído em apostasia. E começa a mencionar esses 144 mil com a tribo de Judá, isto me dá pé a pensar que os milhões de judeus no mundo é de onde o Eterno daí vai começar a tirar os 144 mil e o Eterno é quem vai revelar de onde é cada um e isto podemos ter a certeza que para o Eterno as tribos não estão perdidas. O Eterno Ele conhece o DNA de cada um.

Apocalipse 7:4  E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
Apocalipse 7:5  Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúbem, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados;
Apocalipse 7:6  Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados;
Apocalipse 7:7  Da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados;
Apocalipse 7:8  Da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados.

Até aqui vemos os 144 mil e agora vem o Efraim que apostatou, agora vem todos aqueles que em base a sua idolatria e apostasia deixaram de indentificar-se por completo em Israel, que se converteram em uma multidão incontável de nações, que não estão em absoluto conectados com Judá, com Israel em absoluto.

Apocalipse 7:9  Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
Apocalipse 7:10  E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
Apocalipse 7:11  E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
Apocalipse 7:12  Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
Apocalipse 7:13  E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?

Quem sabe que ancião fez esta mesma pergunta? Quem são esses? Em Gênesis capitulo 48 Jacó pergunta a seu filho José. E na profecia de Isaías 60:8, existe um dos textos onde se menciona aqueles que virão como pombas e que vem do mar das nações, e que vão ser parte de Israel e foi lhes dito: "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado" (Isaías 60:1-4) Também ela perguntará quando vir seus filhos vindo e diga: Quem são esses,de onde eles vieram? A mesma pergunta que Jacó fez.

Apocalipse 7:14  E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Estes são os que se mencionam no capitulo 6, porque toda a casa de Israel tem que ser limpada para poder extrair de entrata as nações,  o juízo tem que começat pela própria casa.

Apocalipse 7:15  Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu tabernáculo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.

Qual tabernáculo? O tabernáculo caído de David. Ou seja, que esta multidão incontável é o tabernáculo caído de David, é o reino de David que se levanta, é o reino que se levantou um dia e que disseram “nós não queremos nada de David”. Porém o espirito de David o doce pastor de Israel foi atrás deles. Yeshua disse: “Tenho outras ovelhas que não são desde redil, as quais me convém agregar a estas, estas ovelhas que se apartaram e se foram ao exílio”. Veio o Rei em busca de suas ovelhas e anda trazendo-as do mar das nações. Yeshua é o condutor, o arquiteto, é o carpinteiro do tabernáculo caído de David.

E assim como no livro de Êxodo 31 se menciona a Betzaleel quem é o encarregado de fazer o tabernáculo, este Betzaleel seu nome significa A “imagem de Elohim” 

E é interessane porque Paulo disse ao Colossenses que Yeshua é a imagem do Deus Invisivel, o Primogênito de toda criação. Betzaleel era cheio do Espírito e sabedoria, Yeshua disse: “O Espírito de Adonai está sobre mim, porque Adonai me enviou para pregar as boas novas aos pobres, para anunciar o ano favorável de Adonai. Isto é o que tem que fazer aquele que tem que levantar o tabernáculo caído de David. E Betzaeel era cheio de sabedoria para fazer todo tipo de desenho. Ele seria o encarregado de fazer todo o tabernáculo. De maneira que Ele é quem cumprirá esta profecia deste alguém que é a imagem de Elohim, alguém que é cheio da sabedoria de Adonai, que tem a sabedoria Divina. O Messias é o encarregado de levantar o segundo tabernáculo que vai ser o santuário onde Adonai habite.

Apocalipse 7:16  Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
Apocalipse 7:17  Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

A dinastia de David, aquele que foi pastor sobre seu povo Israel, aqui seu filho toma seu trono, cumpre a profecia e o pacto dado a David, e agora  Ele vai se sentar no trono de David, agora Ele vai pescar de uma maneira milagrosa, lançando sua rede a destra, sua destra de compaixão e misericórdia e vai pescar os 153 peixes. E o numero 153 na profecia acrescenta a perfeição, e o nome do encarregado que aparece no livro de Êxodo 31 para fazer o tabernáculo, Betzaeel. As letras do nome Betzaeel é o equivalente a 153.



A letra Bet ------      ב tem um valor numérico de: 2
A letra Tzadi ------  צ tem um valor numérico de: 90
A letra Lámed------ל tem um valor numérico de: 30
A letra Alef --------  א tem um valor numérico de: 1
A letra Lámed ----- ל tem um valor numérico de: 30
TOTAL 153

E 153 peixes são os que se pescaram neste lugar e que trouxeram a Yeshua depois de uma noite longa e que não pescaram nada, até que aparece Yeshua ao amanhecer e daí tira Israel dentre as nações. E é exatamente o mesmo que se passou com Jacó, toda uma noite lutando e pelejando com um mensageiro a quem Jacó mesmo identifica como o próprio Eterno. (Logico que não era.) porém Jacó chama o nome desde lugar de Peniel, porque ele disse: “Tenho vido Elohim face a face” e chegou um momento em que, e aqui quero esclarecer um ponto que geralmente se diz em todas as traduções que disse: "Não te deixarei ir, se não me abençoares" e já está amanhecendo e aparentemente quem está ganhado a luta é Jacó e ele disse: : "Não te deixarei ir, se não me abençoares" e aparentemente quem estar querendo ir embora é o anjo, porém poderíamos traduzir se o lemos em hebraico também diferente, porque aí podemos ao estar lendo ver o sujeito, e pode a ver um momento em que podemos traduzir o que se disse: "Deixa-me ir" não é o anjo senão é Jacó.

Também poderíamos traduzir assim, que na realidade é uma luta que o que está vencendo neste momento, que o que está tratando de suspender a Jacó é o Mensageiro de YHWH porque está a ponto de amanhecer. Ou seja, Jacó está a ponto de enfrentar a Esaú, o que pode ser seu fim, por isto é que os acampamentos, está a ponto de enfrentar a Esaú e toda a noite tem esta luta com o anjo, e vemos aqui a noite, porque a noite representa escuridão, representa exílio. Então quando vem a luz do amanhecer vem a justiça, vem a redenção e vem o amanhecer e Jacó quer ir, porém o anjo de Adonai é quem lhe diz: "Não te deixarei ir, se não me abençoares" e não Jacó. E se cremos que este mensageiro é o Mensageiro do pacto que para mim é Yeshua, é Ele quem disse a Jacó: "Não te deixarei ir, se não me abençoares, até que te convertas".

O profeta Oseías nos comenta que com lagrimas Jacó clamou, e neste clamor de reconhecer sua debilidade, neste clamor é quando foi mudado seu nome de Jacó por Israel, quando é um homem quebrantado. E através desta passagem nos disse: Tu serás Israel quando vença as trevas. Porque na tradução disse: “Tu não serás Jacó”, porém na tradução não se traduziu uma palavra que está antes de “Israel” em hebraico que é a letra Alef e a letra Mem (םאִ) que é a palavra "Im" em hebraico disse:

"Vayomer-lo Elohim shimcha Ya'akov lo-yikare shimcha od Ya'akov ki im-Yisra'el yihyeh shmecha vayikra et-shmo Yisra'el."

Este "Im" é como uma condição. É como “se” em português. É como se o anjo estivesse dizendo a Jacó: Se você vencer as trevas então seras Israel. Porque o Nome "Israel" segundo os Rabinos é associado com a ideia de vencer as forças sobrenaturais. Então o que temos que fazer para sermos Israel? Vencer as trevas.


Então a pergunta é: Por que não se menciona a tribo de Efraim?


Como é que no livro de Apocalipse aparentemente exclui a tribo de Efraim? A Tribo de Efraim é a porta de entrada da plenitude dos gentios a Israel para ser parte da nação tal como indicam as profecias. E como já vimos antes em Gênesis 48:19  quando lemos e vimos o que disse

Gênesis 48:19  Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
Gênesis 48:20  Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.

Então como podemos ver, a profecia indica que de Efraim nasceriam uma multidão (ou plenitude de gentios). Porém como é que de um Israelita pode nascer mais nações? A resposta é o que já temos falado antes que a Casa de Israel (Efraim) se converteu nestas multidões de nações que o Eterno havia dito a Jacó.

Gênesis 35:11  Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;

Então como que Israel (uma nação) nasce essa multidão de nações? Nascem pela via de um integrante das 12 Tribos de Israel chamado Efarim, pois é ele o escolhido para para ser a porta desta plenitude de gentios que deve entrar para que todo Israel seja salvo como disse (Romanos 11:25).

Sabemos que Efraim é crucial para o entendimento do plano profético e redentor de Elohim para Israel e a humanidade, pela qual é impossível que não esteja considerado na individualização das 12 tribos definitivas de Israel no livro de Apocalipse capítulo 7. Então como se explica que justamente aí não apareça Efraim, porém nós quando lemos a profecia poderemos entender que Efraim está mais que presente na individualização das tribos de Israel em Apocalipse 12.

Ezequiel 37:16  Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.
Ezequiel 37:17  E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.
Ezequiel 37:18  E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
Ezequiel 37:19  Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.

Já começamos a entender. Porque quando lemos em Apocalipse a expressão: “A tribo de José” no versículo 8 do capitulo 7, pois estamos estamos lendo simbolicamente a Tribo de Efraim, pois a tribo de Jo´se literalmente não existe pois sempre esteve representada pelo seu primogênito Efraim, tal como indica na profecia de Ezequiel com as expressões proféticas: “Por José, vara de Efraim” e em seguida com a expressão do relato profético “Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim” estão vendo? A tribo de Efraim está sim dentro das 12 Tribos de Israel e mesmo que numa primeira instancia foi rejeitada quando o Eterno lhe deu carta de divorcio como vemos em (Oséias capitulo 2 e 4). Porém tem sido reconciliada pelo Messias. Porém como pode o Eterno voltar a tomar uma tribo se Ele lhe deu o repudio? Não podemos esquecer que a Toráh proíbe que um marido tome outra vez a mulher que ele despediu e lhe deu a carta de divorcio (Deut. 24:3)

Então como o Eterno volta a tomar a Efraim, será que Ele faz algo ilegal, algo que vai contra sua própria instrução? Por suposto que não. Ás profecias indicam que Efraim devia voltar a seu primeiro marido o Eterno.

Oséias 2:7  Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora.

Porém qual seria a forma legal que o Eterno tomaria para que Efraim voltasse a ser sua esposa? Sem duvida alguma a resposta estar ao fator Mashiach. Porque a única maneira legal para que um homem pudesse tomar por esposa (sem adulterar), a que anteriormente havia despedido com a carta de divorcio, era que esta mulher morresse, porém isto era impossível (literalmente falando). Porém para o Eterno não existe impossíveis, pois quando esses (Efraim) morreram para o pecado mediante a fé no Messias da tribo de Judá, então voltaram a viver uma nova vida com o Messias. Pois para entrar no mundo vindouro, devemos morrer. (João 3:8). Desta maneira legal, é que o Eterno considera a Efraim como sua esposa e volta a ser parte das 12 tribos de Israel.



Agora porque não se nomeia a tribo de Dan?


Agora creio eu que ficou bem claro que Efraim está sim dentro do detalhe das tribos em Apocalipse 7.

Com respeito á tribo de Dan, algumas das teorias é que a tribo de Dan também vai ter sua participação nestes  tempos difíceis  de perseguição de juízo. E a palavra Dan significa Juízo, e quando Jacó profetiza a cada um dos seus filhos, a Dan ele disse que é uma serpente, e de fato o símbolo da tribo de Dan é uma serpente, e Jacó disse que Dan é uma serpente junto ao caminho, uma serpente que morde o calcanhar e o faz cair. Então baseado nesta profecia e historicamente Dan foi uma das primeiras tribos onde se introduziu a idolatria, e de fato se disse que da tribo de Dan surgirá o falso Messias, este líder mundial que vai influenciar as nações, que vai tratar de levar as nações a apostasia, e este líder mundial é descendente de Dan. Então, esta é uma das razões pelas quais Dan não aparece em Apocalipses 7. E isto não significa que Dan não vai ser salvo. mais apenas não vai ser chamado para essa obras entre os 144 mil selados, mas aparece na distribuição da terra, e há uma porta em Jerusalém descendo do céu para cada tribo.

Ezequiel 48:1  E estes são os nomes das tribos: desde o extremo norte, ao longo do caminho de Hetlom, indo para Hamate, até Hazar-Enom, termo de Damasco para o norte, ao pé de Hamate, terá Dã uma parte, desde o lado oriental até o ocidental.
Ezequiel 48:2  E junto ao termo de Dã, desde o lado oriental até o ocidental, Aser terá uma porção.

E na profecia de Ezequiel quando se fala do estabelecimento do reino e a distribuição do território para as tribos ai se menciona a tribo de Dan para povoar a terra. Como que se passa o juízo e finalmente o Eterno restaura a tribo de Dan e é uma das possibilidades pelas quais não aparece aqui.

E agora veremos um pouco mais detalhado o porque não se menciona a tribo de Dan. E existem vários motivos pelos quais poderíamos concluir que o Eterno deve ter rejeitado a tribo de Dan. A primeira causa de eliminação desta tribo foi sua falta de submetimento ao Eterno, a história Bíblica nos conta que esta tribo não esteve satisfeita com a terra herdada e foram conquistar terrenos que o Eterno não havia lhes ordenados para conquistar, e que tampouco lhe havia dado em sua mão. No livro de Juízes 18:1- 2  disse o seguinte:

Juízes 18:1  Naqueles dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança.
Juízes 18:2  E enviaram os filhos de Dã, da sua tribo, cinco homens dentre eles, homens valorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e reconhecer a terra, e lhes disseram: Ide, reconhecei a terra....

O texto aqui nos disse que até este momento não haviam tido posses, não é que não tivessem, senão que a que tinham era muito pequena, porque em Josué 19:47 lemos o seguinte: “Saiu, porém, pequeno termo aos filhos de Dã, pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesém”,...

A segunda causa da eliminação de Dan da lista das tribos que aparece em Apocalipse 7, foi o pecado de idolatria, e os relatos bíblicos dão testemunho disto:

Juízes 18:30  E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra.
Juízes 18:31  Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló.
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1 Reis 12:28  Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
1 Reis 12:29  E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.

A Toráh que é a Instrução de Ha'Shem em base a qual Ele atuará para com seus filhos e para com sua nação, indica que se uma tribo se distanciava dos mandamentos da Toráh o Eterno os apagariam debaixo do céu,  que dizer, os rejeitaria e assim aconteceu com a tribo de Dan.

Deuteronômio 29:18  Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
Deuteronômio 29:19  E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira.
Deuteronômio 29:20  O Senhor não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do Senhor e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.
Deuteronômio 29:21  E o Senhor o separará para mal, de todas as tribos de Israel, conforme a todas as maldições da aliança escrita no livro desta lei.

Pelo qual sem duvida alguma, a habitual, continua e evidente idolatria de Dan, fez com que o Eterno o rejeitasse e lhe eliminasse.

Também tem outro relato curioso sobre os descendentes de Dan vemos no livro de Juízes. Que seiscentos homens da família de Dan se aproximaram ao Levita que Micaias havia contratado para ser sacerdote da sua família.  E Micaías não se submeteu a autoridade da revelação inspirada e escrita de Elohim por meio de Moisés, ele enganou-se a si mesmo e fez o que lhe parecia bem, porém ao mesmo tempo quebrando os mandamentos da Toráh. Seu pecado inclui roubo como podemos ver em (Juízes 17:2), adoração a Ídolos, desobediência aos mandamentos, e a designação do seu próprio filho como sacerdote. (Juízes 17)

E outra possível causa, e aqui caímos na especulação bíblica é que o sinal que as profecias sobre Dan, apontam que desta tribo virá o “Meshichá Dagala” o Falso Messias. Por exemplo:

Gênesis 49:16  Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
Gênesis 49:17  Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.

Jeremias 8:16  Já desde Dã se ouve o resfolegar dos seus cavalos, toda a terra treme ao som dos rinchos dos seus fortes; e vêm, e devoram a terra, e sua abundância, a cidade e os que habitam nela.

E o nome de Dan significa "Juiz" vem do verbo דין Deen que significa "julgar", pelo qual as profecias fazem relação com o que indica seu nome. E a expressão "Serpente no caminho" poderia indicar suas astucia e representatividade da Besta que o o filho da serpente. E a profecia de Jeremias 8:16  pode fazer alusão ao governo desta besta ou o Anti-Messias com as expressões: "Desde Dan se ouve o resfolegar dos seus cavalos" como que indicando que desde Dan virá um reino que devorara a terra. Tudo parece indicar que se refere ao império da beste (um sistema) ou ao Anti-Messias (Um governo) que nos mostra em Apocalipse.

E no livro de Daniel também disse algo muito interessante.

Daniel 11:36  E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.
Daniel 11:37  E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.

E a profecia de Daniel parece indicar que a besta ou o Anti-Messias deve vir desde a nação de Israel, pois a expressão “ E não terá respeito ao Deus de seus pais " parece nos mostra que este rei não fez caso ao Eterno quem é o Elohim da nação de Israel. Porque é fácil pensar que uma das possíveis tribos desde onde pode vir este Rei ou Anti-Messias (Numa linguajem profética), e é desde a tribo de Dan, devido que outras profecias dão sinais como aquela tribo da qual hão de vir tropas (que representam um governo) que devoram a terra como vimos em (Jeremias 8:6).

E mesmo que pareça escuro descifrar tudo o que nos dizem as profecias, não é um mau argumento pensar que desde Dan virá aquele o que disse Apocalipse que governará a terra por um período de 1260 dias. (Apocalipse 13:5). Porém o que é certo e não é especulação, é o que disse a Toráh a respeito do que aconteceria com as tribos de Israel se essas não guardavam os mandamentos do Eterno e foram idolatras, seriam apagadas desde a face da terra, e não teriam parte na nação de Israel.

Assim deve ter acontecido com a tribo de Dan que não foi considerada em detalhes das tribos de Apocalipse 7, onde se individualizam as tribos que definitivamente possuíram  e governaram no mundo vindouro reinando junto com o Mashiach.

E alguém pode nos fazer a pergunta: E porque Efraim foi perdoado e Dan não foi? A resposta é que, a razão se deve que Efraim havia uma promessa que dizia que esta tribo viria um conjunto de nações ou plenitude dos gentios. Quer dizer, seriam a porta pela qual os “gentios” entraram e poderam ser parte da nação de Israel, do povo de Elohim. Por tanto ao ser a presença de Efraim tão relevante no plano redentor do Eterno para humanidade, é que o Eterno teve misericórdia e bondade para ser fiel a suas promessas e assim nos alcançar com seu amor todos nós que havíamos de crer no Dono do Cetro de Judá, o Messias Yeshua.


Por que Judá está em primeiro na lista das tribos, e não Rubéns que era o primogênito?

Na lista das tribos em Apocalipse 7, vemos que quem começa a lista é a tribo de Judá. Porém num sentido estrito e literal deveríamos pensar que deveria ser a tribo de Rubem quem começasse a lista, porque devido que esta tribo era o primogênito de Jacó o pai de toda nação de Israel. Porém como bem sabemos, as Escrituras indica que Rubem não foi considerado por sei pai como seu primogênito devido que ele se prevaleceu subindo na cama de Jacó como disse Gênesis. 49

Gênesis 49:3  Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.
Gênesis 49:4  Impetuoso como a água, não serás o mais o principal, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.

Como podemos ver Jacó reconhece que Rúben é seu primogênito, porém também disse que ele não será o principal. E a historia indica que o que recebeu a maior benção de todos os filhos de Jacó foi José, porém tampouco José aparece em primeiro na lista de Apocalipse 7. Então não se trata de primogenitura? A resposta é não, não se trata de primogenitura senão de governo. E o numero 12 e a cifra 144.000 mil são números que simbolicamente se refere a governo e reinado, pela qual quem encabeça a lista de Apocalipse 7 é a tribo da qual procede o Rei Eterno de Israel, o Messias Yeshua.

Então esta é a razão pela qual não é Rúben nem Jose os principais no detalhe das tribos mencionadas em Apocalipse 7, senão Judá, pois desta tribo tal qual indicam as profecias deve vir o Rei e Dono do Cetro de Israel, o Messias Yeshua.

Gênesis 49:10  O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

A expressão desta passagem de Gênesis 49:10 o Cetro tem uma estreita relação com governo, e é sabido no povo de Israel que os reis de Israel somente podia ser descendente da tribo de Judá, e que o Messias deve ser descendente de David quem é da tribo de Judá. Assim que, desta maneira é que somente a tribo de Judá terá o Cetro (o Governo) sobre a nação de Israel desde da capital de Jerusalém, até venha o dono deste Cetro. Também esta passagem faz referencia a Shiloh como o dono do Cetro, que é uma alusão ao Messias. Então esta é a razão pela qual Judá aparece em primeiro na lista de Apocalipse 7.


Por que na lista se inclui a tribo de Levi quando esta tribo não tinha herança em Israel?

A razão pela qual a tribo de Levi está incluída na lista de Apocalipse 7, parece ser bem simples, e alguns diriam: “não deveria estar”. Porém poderia criar um mal entendido quando lemos a Toráh e vemos que aí nos disse que a tribo de Levi não desfrutou da herança das terras que receberam as outras tribos.

Deuteronômio 10:8  No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.
Deuteronômio 10:9  Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado.

Como podemos ver, a tribo de Levi não teve herança como seus irmãos, por tanto alguém poderia interpretar que tampouco poderia ter herança no mundo vindouro como as demais tribos de Israel. Porém aqui vem a resposta:

Êxodo 19:6  E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Então a vontade do Eterno que é Perfeita, Eterna e boa, sempre tem sido definitivamente seja sua nação, seu povo e linhagem, esta formada por pessoas que TODAS SERÃO SACERDOTES. Quer dizer, não somente a tribo de Levi, senão todos os que são parte da nação (Todas as nações e tribos) serão um reino sacerdotal. E este ensinamento está claramente ratificada nos escritos nazarenos.

1 Pedro 2:9  Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Quer dizer o que todos os que formamos parte da nação do Eterno que é Israel, temos sido constituídos um sacerdócio real. E o que nos quer dizer isto? Quer dizer que Levi teve sua formação sacerdotal terrena e exclusiva, que receberam como herança do Eterno, e de fato o Eterno é sua herança. Porém, quando Israel entre pelas portas da Nova Jerusalém eternamente e não somente Levi, senão que todas as tribos, línguas e povos que são parte da nação de Adonai, cumprira seu real sacerdócio, Pois seremos reis e sacerdotes. A herança definitiva tem a ver com um governo (por isto somos chamados reis e sacerdotes.)

Desta maneira Levi sim é e deve ser considerada dentro da lista de Tribos de Apocalipse 7, porque quem foi a tribo de sacerdotes, como não poderá estar dentro do Reino de sacerdotes? 


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