quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cântico 05 - O Messias Ben Yosef




Cantares de Salomão
Capítulo 05
Messias Ben Yosef



Uma vez mais o tema desde capitulo tem a ver com o Messias que sofre, o Filho de José, o Messias rejeitado. E no capítulo 4 vimos que o povo de Israel convida ao Eterno seu Criador para vir comer do fruto dizendo-lhe: "Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!" e neste capítulo 5 o Eterno começa falando dizendo:

Cânticos 5:1  Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.

"Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa;"

O Eterno está dizendo que Ele já veio.

"colhi a minha mirra com a minha especiaria"

O que foi que o Eterno colheu? Recordemos que a mirra é uma referencia a substância que se utiliza para embalsamar os mortos.

"comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite;"

O que o Eterno experimentou foi a rejeição, colheu sua mirra a pesar de que Ele havia comido favo com mel, quer dizer que comeu mel que é a Palavra de D-us. E no evangelho de Lucas tem uma referencia a Yeshua quando entra em uma sinagoga e disse as preciosas palavras do profeta Isaías: "O Espírito de Adonai está sobre mim", falando do Espírito de D-us, Ele vinha cheio do mel que representa a Palavra. Cada vez que Yeshua falava, as pessoas se admiravam da sua doutrina, era cativado por sua compaixão, e os mesmos lideres do seu povo se admiravam da sua sabedoria, os lábios de Yeshua destilavam mel. O vinho tem a ver com o Espírito Santo, e o leite tem a ver com a Palavra de D-us, porém, dada aos pequeninos.

"comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados"

Yeshua disse: "Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei". Também tem uma referencia por meio do profeta Isaías quando ele disse:

Isaías 55:1  Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

Isto é o Espírito de D-us. O que disse o Eterno foi que quem esteja sedento Ele iria dar seu Espírito de vida e da sua Palavra sem medida. Assim que, Israel fez um convite a seu Redentor e veio porém disse que colheu mirra e vejamos qual é a resposta de Israel diante desta realidade.

Cânticos 5:2  Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.

"Eu dormia, mas o meu coração velava"

Em outras palavras, estava desejoso, porém estava dormindo, é o mesmo quando temos um sonho que parece tão real porém não podemos despertar, algo assim é o que está expressando Israel, seu coração estava ansioso de abraçá-lo e de reconhecê-lo porém estava dormindo. E isto é o meso que passou aos discípulos no jardim do Getsemani quando Yeshua lhes disse que orassem com Ele quando Ele estava a ponto de ser preso e de sofrer a máxima dor da sua vida, Ele pediu a seus amigos qual lhes havia dado tanto amor, com quem havia compartido os melhores momentos da sua vida, porém os discípulos não puderam se manter despertos nem sequer uma hora. Yeshua lhes disse: "na verdade o espírito está pronto, porém a carne é fraca". Também tem outra referencia muito bonita no caminho de Emaús quando depois de três dias da morte do Messias, havia dois dos discípulos que se encontraram com Yeshua e não se deram conta de que era Ele e lhes pergunta do que ele estavam falando no caminho, e eles responderam: Não estais sabendo do que aconteceu, de onde você é? (Lucas 24:13-27)

 E neste encontro Yeshua lhes deu uma aula desde de Gênesis até Malaquias mostrando-lhes com as Escrituras que era necessário que o Messias padecesse, depois disse as Escrituras que quando chegaram o povo, Ele orou pelos alimentos abençoando-os ao Eterno e neste momento entenderam que era Ele e de repente desapareceu diante dos seus olhos e esses homens disseram: "Não ardia nosso coração enquanto nos falava no caminho e quando abria as Escrituras?" Isto é o mesmo que passou a Israel segundo vemos no verso 2 "Eu dormia, mas o meu coração velava"

"e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha,"

Apocalipse 3:20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

É a mesma suplica que está fazendo o Messias de Israel.

"porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite."

Esta é a mesma suplica de Yeshua na noite em que se manifestaram as piores trevas, houve um momento em que depois da Páscoa, começou a se angustiar-se até a morte e disse a seus discípulos que orassem, e era tão grande sua agonia que disse a Bíblia que seu suor era como gotas de sangue.  E isto foi literal, já que existe um fenômeno raríssimo que os médicos chamam de Hematidrose, que se manifesta quando os vasos capilares que estão na pela se rompem por um momento de muita preocupação e pressão, então a pessoa começa a transpirar um suor vermelho, e obviamente que Yeshua estava preocupado porque Ele sabia o que lhes esperava e o cruel que era uma crucificação. Não somente porque iria ser cravado num madeiro, senão por todo o sofrimento emocional que implicava ser separado do seu Pai, e neste momento de angustia até a morte, foi quando ele suplicou a seus amigos que orassem com Ele. Yeshua tinha poder para evitar isto, porém neste momento reinava as trevas e Ele estava pronto para se submeter-se ao pior castigo que um ser humano possa receber, o castigo da cruz. Esta é a resposta que  seu povo lhe da em meio a angustia:

Cânticos 5:3  Já despi a minha roupa; como a tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?

Naquela época o piso era de terra, as pessoas calçavam sandálias e era costume que antes de dormir lavar os pés e depois iria dormir, então para levantar novamente implicava que iria sujar-se novamente os pés. Então aqui vemos que o Amado está molhado e pede por favor que lhe abra a porta, e ela (Israel) lhe responde que já tirou a roupa e que já havia lavado os pés e não queria voltar a se sujar. Yeshua, no momento em que está lavando os pés dos seus discípulos, Pedro lhe disse que não era para lavar seus pés manifestando uma atitude de orgulho, porém o Messias lhe respondeu que se Pedro não deixasse lavar os pés não teria parte com ela. Em outras palavras, Yeshua estava dizendo que se não confiava na limpeza que somente Ele poderia fazer, então Pedro não teria parte com Ele. Pensar que alguém pode ser limpo por seus próprios méritos tem a ver com uma atitude de orgulho. E a razão pela qual Israel não abre a porta a seu Amado, é porque considerava que já estava limpo manifestando uma atitude de orgulho.

Cânticos 5:4  O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele.

Alegoricamente e de acordo aos comentaristas hebreus, isto tem a ver com o juízo que veio ao segundo Templo, quando o Eterno introduz sua mão, introduz seu juízo pela rejeição continua que seu povo lhe havia feito e o Eterno permitiu que o segundo Templo fosse destruído pelo império Romano.

Cânticos 5:5  Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos gotejavam mirra, e os meus dedos mirra com doce aroma, sobre as aldravas da fechadura.

A mirra deixou tudo, correu em busca do Messias porém já não o achou, todo o que tem encontrado o povo de Israel depois da destruição do segundo Templo até agora, todo o anelo que eles tem pelo Messias está conectado no fato de que tudo está oleoso pela mirra, tudo está perfumado na morte do seu Messias.
Cânticos 5:6   Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.

Com isto se cumpre a profecia de Yeshua quando a seu povo e especificamente aos governantes de Jerusalém:

Mateus 23:37  Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Mateus 23:38  Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Mateus 23:39  Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.

Yeshua emitiu um juízo para os lideres de Israel, lhes disse que a partir desde momento não lhe reconheceram, o juízo consistiu em que Judá não se daria conta de que Yeshua é o Messias que tanto eles tem anelado; não se dariam conta de que Yeshua veio para redimi-los como povo e este juízo durará até que digam: BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!!!

Cânticos 5:7  Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros.

Estes guardas são um símbolo dos guardas de Israel nesta época, quer dizer, os guardas romanos. "espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros". Ou seja, lhes tiraram a proteção, destruíram o Templo e foram levados cativos, é o clamor de Israel neste momento.

Cânticos 5:8  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.

"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém"

Isto é uma alegoria daqueles que subiram á Jerusalém, as filhas são uma referencia as nações que algum dia subiram á Jerusalém.

"se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor"

O clamor de Israel é: "Nações se vocês encontrarem meu amado (O Messias Yeshua), faça-o saber que estou enferma de amor" E aparentemente isto é contraditório, porque primeiro ela (Israel) não quis abrir a porta para seu amado, e depois disse que está enferma de amor. A expressão "enferma de amor" no texto hebraico tem um significado diferente. O que Israel está dizendo as nações é: "Se vocês encontrarem meu amado, diga-o que meu amor por ele está enfermo" meu amor por Ele precisa ser curado, meu amor por Ele precisa ser restaurado, Israel está clamando para que as nações intercedam por ela. E este é o propósito fundamental que devemos reconhecer como aqueles que temos sido enxertados pela graça do Eterno ao povo de Israel, lembrar de onde Ele nos tirou e não nos orgulharmos contra a raiz, não pensar que o Eterno tem rejeitado a seu povo. No capítulo 11 da carta aos Romanos, Paulo disse que os gentios não se gloriar-se, que não chegasse a pensar que eles são melhores ou maiores que os Israelitas.

Romanos 11:17  E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Romanos 11:18  Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Romanos 11:19  Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Romanos 11:20  Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Romanos 11:21  Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.

Nossa atitude ao povo judeu deve ser uma atitude de oração por eles, de compaixão e de gratidão, porque graças a seu amor enfermo veio a salvação para todos nós, o Eterno disse que assim como Israel lhe havia provocado ciúmes com o que não é Elohim, quer dizer, com bezerro de ouro, o Eterno provocaria ciúmes com um povo insensato, indigno, com um povo sem revelação. Este é nosso labor, interceder, pedir pela paz de Jerusalém, a paz de Jerusalém somente virá quando venha o Sar Shalom (O Príncipe da Paz) para reinar e governar não somente sobre Israel, senão sobre o mundo inteiro. Isto é o que nos faz jurar Israel segundo o verso anterior, que se achemos a seu amado (o Messias), digamos que estão enfermo de amor. Quer dizer, que seu amor está enfermo, e a continuação  vem a pergunta da parte das nações:

Cânticos 5:9  Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?

"Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres?"

As nações respondem que o que tem o Deus de Israel não tenham outros deuses.

"Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?"

Esta é a resposta de Israel.

Cânticos 5:10  O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil.

"O meu amado é branco e rosado"

Branco e rosado são duas características que tem a ver com o anelo do Eterno de embranquecer os pecados do seu povo.

Isaías 1:18  Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Esta é a característica que distingui ao Eterno por cima dos deuses e os ídolos das nações, porque os ídolos das nações se caracterizam por ser cruéis e vingativos, todos os deuses da mitologia pagã, enquanto o Deus de Israel está ansioso para perdoar, para ter compaixão.

"ele é o primeiro entre dez mil."

Dez mil tem a ver com multidões de anjos.

Cânticos 5:11  A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo.

Estas expressões são referencias ao principio, onde surgem todas as coisas. No principio era o verbo e o verbo era com Deus e o verbo Deus. Tudo isto tem a ver com todo o fruto da sua Palavra, tudo o que surge da sua Palavra é como ouro finíssimo. Em outras palavras, que são negros como corvo e estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e o conhecimento.

Cânticos 5:12  Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.

Isto quer dizer que o Eterno está olhando todo o tempo entre as nações, anelando dar esse leite espiritual não adulterado. Ele está buscando entre todas as nações quem tem um coração humilde.

Isaías 66:2  Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

Outra grande diferença entre o Deus de Israel e os deuses dos povos é a revelação do Eterno através das Escrituras. Todas as religiões passam sua fé em conjunto de mitos plasmados em livros, são lendas que nem sequer podem corroborar. Porém, as Escrituras está  corroborada não somente por milhões de pessoas que tem mudado radicalmente suas vidas, senão que a mesma historia corrobora que a palavra de Deus é fiel e verdadeira.

Cânticos 5:13  As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma.

"As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas;"

Uma vez mais a face são o que se move quando alguém dar um sorriso, e isto o que quer dizer é que quando o Eterno sorrir para nós e achamos graça diante Dele, isto é algo tão perfumado como as flores.

"os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma"

Dos lábios do Eterno destilam bênçãos.

Cânticos 5:14  As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras.

Suas mãos poderia ser uma referencia as tabuas dos mandamentos. o corpo poderia referir-se a parte intima, a parte central do que é Deus e sua Palavra. O ventre é a mesma Toráh, a parte central é o livro de Levítico. Neste livro se encontra o ventre dos mandamentos, a parte central do livro de Levítico são os sacrifícios, de maneira que o Eterno justifica seu povo não por obras, senão por graça, por meio do sangue dos inocentes.

Cânticos 5:15  As suas pernas como colunas de mármore, colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros.

Ao referir-se a suas pernas, nos fala de duas colunas que sustentam toda fé em Deus e que tem a ver com a pergunta que fizeram a Yeshua: Qual é o mandamento mais importante da Lei? O mais importante de toda revelação Divina dada a humanidade, Yeshua respondeu: "Escuta Israel, O Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um. E amarás ao Senhor teu Deus com toda tua mente, com toda tua alma e com toda tuas forças, e o segundo é semelhante, amarás a teu próximo como a ti mesmo." Isto é a Lei e os Profetas, toda coluna da fé se concreta nestes dois mandamentos, se mantermos isto com firmeza, então teremos como colunas de mármore fundada sobre bases de ouro fino. E o Líbano é uma referencia ao Templo.

Cânticos 5:16  A sua boca é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.

"A sua boca é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável."

O paladar de Deus, o que surge da boca de Deus é doce como o mel.

"Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém."

Esta é descrição que faz o povo do seu Deus fazendo notável a diferença entre o Deus de Israel e os deuses das nações. A revelação mais linda que expressa o final desde capítulo é que não somente somos seus servos, seus súditos, não somente lhe vemos a distancia como um Deus distante, senão que podemos lhe ver como um amado, como um amigo. Yeshua disse a seus discípulos, já não lhes chamarei servos, porque o servo não conhece o coração do seu amo, mais vos tenho chamado amigos, porque tudo o que recebi do meu Pai tenho dado a conhecer. Essa é a revelação que podemos ter de um Deus tão Santo e Sublime que é capaz de fazer-se como uma criança e de poder ter intimidade conosco e nos chamar de seus amigos através do amor do seu Filho, o Messias de Israel.

Bendito seja o Eterno por esta tremenda revelação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário