terça-feira, 12 de agosto de 2014

A Parábola do Rico e Lazaro



 Nenhuma das palavras que falou o Messias têm sido utilizados com mais freqüência para mostrar o estado dos mortos que Lucas 16, a história de Lázaro e o homem rico
   

Vamos ao Céu e ao inferno quando morremos segundo esta parábola?


Se tentar demonstrar que esta historia é uma situação real, porque se usa o nome de Lazaro, uma pessoa da Bíblia, recorde que os ensinamentos do Messias eram comumente apresentada como alegoria. O que ele dizia algumas vezes representava princípios com um significado mais profundo que a maneira em que se apresentavam, com demasiada freqüência sua palavras foram mal interpretadas e mal aplicadas. O relato de Lázaro e o homem rico foi também para ensinar algo más que o estado dos mortos, o verdadeiro entendimento de suas mensagens tem sido ignoradas e esquecido seu verdadeiro significado. Esta parábola em sua maior parte, tem sido distorcida. A interpretação comum é que os bons vão ao céu e os ímpios ao fogo do inferno é contraria ao resto das Escrituras sobre o tema da morte, nenhuma interpretação pode ser exata quando se opõe a outras passagens das Escrituras.


Uma mensagem a um grupo Judeu!!

No capitulo 16 de Lucas, o relato começa com Yeshua falando a seus discípulos acerca do mordomo injusto. Ele conclui a parábola no verso 13 dizendo:

"Nenhum servo pode servir dois amos ; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro Não podeis servir a Deus e a Mamon."


O versículo 14 relata que os fariseus, um grupo elite dos Judeus e amante do dinheiro, escutou estas coisas e logo zombaram dele.

A partir do verso 15 Yeshua fala esta parábola diretamente a os fariseus, é importante entendemos que seus comentários são uma afronta a os fariseus, porque a parábola é para ensinar uma verdade desagradável acerca deles.

Vemos a parábola de Lazaro e o homem rico verso por verso!!!

Lucas 16:19  Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.


O verso de abertura desta parábola aparentemente ensina que um rico vivia em esplendor e não pensava no Pai. Isto pode ser certo, porém o ponto é que ele não se encontrava entres os pobres, porque se vestia de púrpura de "linho fino", indicativo de riqueza e realeza. Sua comida era melhor e era mais suficiente. Ele festejava com as coisas boas da vida.

Este homem representa a rica nação Judia naquele momento. Note em primeiro lugar que a nação Judia tinha ainda o sacerdócio levítico nos dias do Messias. As dez tribos para havia sido tomadas cativas dispersas no estrangeiro. A tribo de Judá se viu favorecida e era a partir da nação de Judá e sua linhagem real que haveria de sair os reis, como prediz Gênesis 49:8-12.

Em segundo lugar, de acordo com Romanos 3:1-2, Judá foi considerada especial por parte do Eterno. Então que vantagem tem o Judeu? Qual é o valor de estar circuncidado? Muito , em todas as maneiras! Em primeiro lugar aos Judeus foram  confiados a vantagem do sinal do Pacto a circuncisão no sentido que nos mostra que os Judeus são os que tem preservando a Toráh, e foi só a os Judeus que o Criador lhe havia confiado a custodia do Antigo Testamento. Eles haviam conservado os oráculos do Criador para o mundo inteiro

Imediatamente antes de apresentar as parábolas, Yeshua havia dito a os fariseus que se justificavam diante dos homens para parecer piedosos. Em outras palavras, os fariseus buscavam a maneira de congraçar suas posições ante as outras pessoas. Queriam ser tomados em alta estima entre os homens. Em lugar de humildade de ser servos de todos, os fariseus queriam muito elogio, adulação e reconhecimento por parte das pessoas. Vestiam-se de púrpura e linho fino, com estilo.

Judá com as vantagem desprezou o Mashiach

Yeshua continua no verso 16:

Lucas 16:16  A Lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Yeshua esta dizendo aos judeus que Ele estava ali com a mensagem do verdadeiro reino do Criador. Ele estava proclamando a se mesmo como o representante deste reino. Os judeus ignoraram o que Ele disse e trataram de deixar de lado todos seus ensinamentos para que pudessem eles ter preeminência. O implicou aos judeus no verso 18 tratando do tema do adultério. A razão porque o Messias introduziu aqui este tema tão enfático, foi porque os judeus deveriam reconhecer que Ele era o Messias. Ele representava a esposa o noivo para o reino vindouro.

Os judeus não o reconheceram como o Messias. O rejeitaram e cometeram adultério espiritual ao estabelecer suas próprias idéias e suas próprias tradições e costumes no lugar de olhar a Toráh para assegurar-se de que estiveram em harmonia com o significado e o sentido da palavra do Eterno. Os fariseus representavam a tribo de Judá. Tinha a vantagem de conhecer a Toráh, assim como de ter o sacerdócio no meio deles, viviam ricamente, sua comida era melhor e más que abundante, fazia festas com as coisas boas da vida e tinha a chave para o conhecimento da vida por vir.

Agora Yeshua entra no coração da alegoria!!!

Lucas 16:20  Havia também um certo mendigo, chamado Eleazar, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
Lucas 16:21  E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

Os homens se encontram em extremos opostos da escala social e financeira. Um desfruta das riquezas e as comodidades do mundo, enquanto o outro está unido á pobreza e a enfermidade, o homem rico tinha tudo em sua vida. O mendigo dependia das migalhas que caia da mesa do homem rico, o mendigo nunca foi convidado a unir-se ao banquete, porém ficava na porta do homem rico ficava a espera de qualquer coisa que fosse deixada da casa de abundancia do homem rico, Paulo em Romanos 11:9-10, utiliza o mesmo símbolo da mesa para mostrar que os fariseus criam que sua prosperidade era um sinal de benção do Criador, por sua atitude, eles converteram sua prosperidade em uma maldição.

A identidade de Lazaro

A nota de varias bíblias mostra que o nome de lázaro nas maiorias das Bíblia é uma contração talmúdica do hebraico "Eleazar", que significa "Ele tem ajudado". Aqui Eleazar o lazaro não foi abençoado em ser parte da família do homem rico, a ele não foi dado o alimento nem a benção que se deu ao homem rico.

Em Gênesis 15:2-3 há um indicio de quem é este mendigo Lazaro (Eleazer),

Gênesis 15:2  Então disse Abrão: O SENHOR Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
Gênesis 15:3
 Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. 

O verso 3 ele faz uma promessa a Abraão de que ele certamente terá um filho, que será o que lhe tocará a herança.

Lucas 16:21 nos diz que os cães lambiam as feridas de Lazaro, aprendemos o significado dos cães em Mateus 15:22-26, quando uma mulher estrangeira de Canaã buscava do Messias uma cura para sua filha, e ele a ignorou dizendo : "Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel, porem ela veio e se a se prostrou-se aos seus pés e disse: Senhor ajuda-me, e Ele contestou, mulher não é licito tirar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos da casa" Ele implica aqui que ela é uma estrangeira, e os gentios era considerados por alguns como cachorros, este feito se explica sobre Mateus 7:6, o significado de Lucas 16:21 é que Lazaro não é melhor que outros "cachorros" gentios.

Agora onde foi o mendigo?

Com um tempo o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão como diz o verso 22. Os cristãos dizem que isto significa que o mendigo foi levado para o céu pelos anjos. Falando da morte, os fariseus, diriam em sua expressão idiomática que ele se senta numa posição favorecida conhecida como o seio de Abraão. Se Abraão mesmo está no céu ou no paraíso como muitos ensinam, então isso deveria ser bastante fácil de provar com exatidão pelas escrituras, em Gênesis 25:7-9 isto foi quando Abraão viveu 175 anos.

Gênesis 25:27  Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão , que viveu cento e setenta e cinco anos. 
Gênesis 25:8  E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; 
Gênesis 25:9  E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre.  

Por tanto vemos que Abraão foi enterrado e se reuniu com seu povo, se Lazaro estava no seio de Abraão então estaria na cova de Macpelah no campo de Efron, ele não está agora no céu nem em algum lugar do Eden. Esta lista dos mortos está de acordo com a profecia da morte de Abraão em Gênesis 15

Gênesis 15:15  E tu irás a teus pais em shalom; em boa velhice serás sepultado. 

Na morte Abraão foi unido a seu povo, a seus antepassados que morrerem antes dele. Agora muitos assumem que Avraham estaria no céu, porem Josué mostra que os antepassados de Avraham adoraram a ídolos.

Josué 24:2  Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Além do Eufrates habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses. 

Certamente os adoradores de ídolos não estaria no céu, Abraão foi com seus antepassados assim diz as Escrituras. Estavam eles em um inferno cada vez mas quente, onde se crer popularmente que vão todos os ímpios? Se é assim Abraão estava junto com eles, junto a Lazaro! 

A explicação é muito simples. Eles simplesmente morreram

O significado Bíblico da expressão hebraica de ser unido á seu povo os pobres, simplesmente quer dizer que se uniu as filas dos mortos. Abraão (e Lazaro) morrem e foi enterrado como foi seus pais antes dele, Ele não esta nos céus e nem no inferno, mas que esta sepultado na terra na espera da ressurreição, nenhum homem foi ascendido ao céu, disse claramente o Messias em João 3.

João 3:13  Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu

Nem o Rei David, Atos 2

Atos 2:34  Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o meu O Soberano YHWH disse ao Meu Soberano, Assenta-te à minha direita, 

Lucas 16:22 continua : E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. Que dizer ambos esperam a ressurreição, assim que não há diferencia entre o rico e pobres, a morte chega a todos inclusive aos animais. (Salmos 49:14)

As Escrituras dizem simplesmente que Abraão está morto. Em João 8:52 os judeus disseram a Yeshua: 

João 8:52  Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. João 8:53  És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?

Yeshua ignorou a pergunta

Seguramente se Abraão estivesse no céu esta era a oportunidade perfeita para corrigi-los e dizer que Abraão não está realmente sepultado se não que está nos céus em algum lugar e que sua alma esta nos céus, ele não disse nada, simplesmente procedeu em dizer que Abraão se alegrou por ver o dia de Yeshua. Na parábola a morte indica também uma mudança de posição de ambos, esta mudança aconteceu quando Yeshua alimentou espiritualmente as pessoas que se semelharia com Lazaro, não havia sido devidamente entendidas, de modo que estas entraram assim no favor de Abraão supremo Criador


Será que o homem rico estava no inferno?

Em Lucas 6:23 temos a ressurreição do homem rico (que é a segunda vinda de Yeshua, 1 Tessalonicenses 4:15-17 ) No sepulcro que é o verdadeiro significado da palavra grega hades, erradamente traduzida como "inferno" o rico levantando seus olhos, estando em tormento e ver de longe a Abraão, e a Lazaro no seio de Abraão, o Messias no verso 22 que Lazaro foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, esta é a mesma expressão que Yeshua utilizou em Mateus 24:31

Mateus 24:31  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 

 Ele disse que enviaria seu anjos para reunir seu escolhidos na primeira ressurreição antes que venha o Reino do Eterno  e se estabeleça sobre a terra, Lazaro havia sido contado digno dessa primeira ressurreição mencionada em Apocalipses 20:6

  O Reino do Criador será estabelecido em conformidade com a profecia de Yeshua em Lucas 13

Lucas 13:28  Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. 

Obviamente o homem rico não foi contado digno de estar na primeira ressurreição e no Reino de YHWH Estar no seio de Avraham tem o sentido de estar em uma estreita relação com alguem em um lugar em Gálatas 3;7 Paulo nos disse: Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.

As Escrituras prevendo que o Criador justificaria a os gentios através da fé, pregou as boas novas a Abraão, dizendo, Em ti serão bentdtas todas as nações. De modo que os que são da fé são benditos com a fé de Abraão, Paulo mostra aqui o significado da promessa dada a Abraão e aos que vivem pela mesma fé que mostrou Abraão. O mendigo era um dos fieis que está na primeira ressurreição, mil anos mas tarde quando o homem rico voltou a vida na segunda ressurreição, vem agora a Lazaro em uma posição favorecida no Reino com Abraão.

A angustia mental tornou sua boca seca!

O verso 23 diz que o homem rico estava em "tormento", a palavra se deriva do  Grego basáno, que tem seu sentido de prova, inquisição e juízo, em sentido figurado significa um tormento mental, e em Hebraico é Tzaráh; que tem o mesmo significado,Paulo explica isto em 1 Coríntios 3:12-15, onde o juízo se compara com o fogo em que se põe a prova as obras para ver se são dignas de sobreviver o juízo. Percebendo que ele não esta na primeira ressurreição com as promessas dada aos fieis, o homem rico está ansioso e tenso, o céu da sua boca e sua língua se sacaram, ele pede no verso 24 que Lazaro seja enviado a molhar a ponta da sua língua com seu dedo molhado para refrescar sua língua porque esta em angustia nesta prova.

Certamente, se isso for a chama do fogo do Gei-Hinnom, o homem rico estaria pedido mas que uma gota de água para sua língua, havia pedido a gritos e jarros de água para salva-lo das chamas que o consumia todo. Abraão primeiro recorda ao homem rico no verso 25; Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

Lucas 16:26  Que dizer provado, angustiado, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós.

Essa brecha que está entre eles é um tipo do vale do Jordão sobre a qual cruzavam os que queriam ir a terra prometida. Abraão e os santos ressuscitados lhe mostra uma posição favorecida havendo herdado ao Reino, o homem rico é excluído, ele não tem posto o vestido das bodas de Mateus 22 e é levado para fora como mostra no verso 13, aqui o Messias disse: 

Mateus 22:13  Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Apocalipses 3:18
  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas.  

Na parábola a morte só experimentar com uma mudança de posição também simboliza que aqueles lideres religiosos falsos judeus "morrerem" com respeito em ter o favor do Eterno, foram rejeitados e sofreram tormentos quando os seguidores do Messias denunciaram sua má obras publicamente e experimentaram o ranger de dentes . (Atos 7:51-57)

O homem rico Judá, suplica por seus irmãos israelitas


No verso 27, o homem rico pede a Abraão que envie a Lazaro a casa de seu pai para falar a seu cincos irmãos, para que não terminem na mesma situação. Uma prova forte para mostrar que o homem rico representava Judá se encontra em Genesis 29, onde lemos dozes tribos de Israel.

Genesis 35:23  menciona aos cincos irmãos de Judá nascido de sua mãe Leia. Todos eles representam as pessoas que tem uma verdade Bíblica. Á parábola de Lazaro e o homem rico trata realmente acerca de Judá e seus cinco irmãos que também tem se descuidado a adoração apropriada ao Criador e caem na mesma condenação.

Note a resposta de Abraão:

"Eles tem a Moisés e os profetas, ouvi-los" Abraão disse ao homem rico que hoje temos nas Escrituras os escritos de Moisés e dos Profetas e podemos estudar-los por nós mesmo para nos arrependermos. O homem rico contestou dizendo: "Não pai Abraão, porém se um for a eles entres os mortos, eles se arrependerá" Judá está seguro que seu irmãos escutaram somente se um se levantar dentre os mortos e for a eles com a mensagem de salvação, note a resposta de Abraão, em Lucas 16

Lucas 16:31  Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Abraão  mostra claramente na parábola que quando Yeshua o ressuscite entre os mortos como prova e testemunho, os que tem a Bíblia não se chegará a um conhecimento salvador do Messias porque estão demasiadamente cegos por sua tradições , estão todos envolto na vestidura humana de púrpura e linho fino. Esta é uma condenação a os que tem todas as vantagem de hoje, aqueles que tem a tradução da bíblia, dicionários, léxicos, concordância, comentários, todas as ajudas de estudos, tem se descuidado em ter um conhecimento da verdade.

2 Timóteo 3:7  Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 

O homem rico se da conta que não havia feito o que sabia que era correto fazer, gozava da boa vida e não buscava sinceramente o caminho estreito do Eterno, andava pelos caminhos largos, como fazem muitos nos dias de hoje.

Lazaro o Gentio

Lazaro por outra parte, representa as pessoas humildes entre ás nações que se agarram a cada pedaço da verdade e vivem por ela, a parábola de Lazaro e o homem Rico é uma condenação a nossa riqueza e nossa falta de disposição em seguir a verdade das Escrituras como deveríamos. No geral, as nações civilizadas na Europa tem todas as vantagens da verdade do Criador, porem ignoramos as nações e seguimos fazendo o que satisfaz nossos desejos carnais, cometendo adultérios espirituais ao unirmos ao mundo.  As dez Tribos do norte de Israel tem sido cativas, porem Judá junto com parte da Tribo de Benjamim e os Sacerdotes de Levi, foi deixado em Jerusalém. Foi Judá a quem se deu o cetro e manteve o legado real de acordo com as promessas de D-us, eram os judeus os que tinham as Escrituras do Antigo Testamento, a Toráh e a eles deu a promessas. Então  eles deviam compartilhar com os de mas e não guarda todas as benção para eles mesmos, assim que eles descreve como vestidos com roupas de realiza e comendo bem a cada dia.

O que diz a Parábola e o que não diz?

Está Abraão no céu? Esta parábola é outra maneira de dizermos que Lazaro, depois de tudo foi ao céu? Yeshua mesmo disse:

João 3:13  Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

O Messias é chamado "O Primogênito dos mortos" em Apocalipses
 Apocalipse 1:5  E da parte de Yeshua o Messias, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

Se ele é chamado o primeiro que foi levantado da morte, nenhuma outra pessoa do Antigo Testamento pode ter sido levantado antes dele, porem eles receberam a promessa da vida eterna. Em Hebreus 11 os justos Patriarcas e Profetas lemos que morreram sem ter recebido o prometido, verso 13-19, Abraão e os outros se asseguraram em um lugar no reino, porem quando os mortos da terra sejam levantados na Segunda Vinda do Messias.

1 Coríntios 15:52  Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
João 13:28
  E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.

João 13:29  Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. 
Salmos 6:5  Quando um morre, seu pensamento e sua consciência são parados, Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?

Os mortos sabem de alguma coisa?


Eclesiastes 9:5  Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Eclesiastes 9:10
  Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

A parábola de Lazaro e o homem Rico demonstra que não podemos se maus e regozijamo-nos em nossa própria riqueza, devemos ser canal da Palavra do Criador aos de más saindo a compartilhar a Bendita Boas Novas do Reino Verdadeiro e da parte que o homem pode ter nele. Esta poderia ser melhor chamada A Parábola dos seis irmãos, sendo o seis o numero do homem com seu ponto de vista carnal, a lição é olhar mas além desta vida, olhar Yeshua o Messias, perseguição objetivos espirituais que trás vida eterna, se queremos entrar na vida guardamos seus mandamentos 

Mateus 19:17   Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário