Este tema é
muito importante para combater ou refutar a teoria da Trindade e
se todos os cristão entendessem este tema desde o principio e desde uma
perspectiva hebreia nunca haveria surgido a doutrina da Trindade.
A primeira parte vamos analisar uma passagem de Apocalipse
A primeira parte vamos analisar uma passagem de Apocalipse
Em
Revelação 4 a muitas simbologias e muitas pessoas tem dado varias
interpretações diferente.
Apocalipse 4:1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no
céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe
aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
Isto quer dizer que João é convidado a subir ao céu e obviamente em visão
para presenciar o que vai acontecer no futuro
Apocalipse 4:2 E logo fui arrebatado em espírito ( quer dizer em visão), e eis que um
trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
Apocalipse 4:3 E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra
jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia
semelhante à esmeralda.
Apocalipse 4:4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi
assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e
tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
Então isso mostra que aqui não são pessoas, são os 24 anciões ou
príncipes celestial e tudo isso é simbólico, não é que tenha 24 homens no céu,
isto é uma visão e estes 24 anciões são representativos na minha opinião
das 12 tribos e dos os 12 apóstolos, porem isso não quer dizer que são pessoas,
são 24 príncipes celestial porque aparte de estarem vestidos de roupas brancas
tem sobre suas cabeças coroas de ouro
Apocalipse 4:5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e
diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de
Deus
Muitos interpretam aqui isso são o Espírito Santo e eu perguntaria
quantos Espírito Santo tem, aqui esta falando de sete espírito de Elohim,
isto são só sete príncipes principal do céu, porque há muitos príncipes no céu
por exemplo no começo mencionamos 24, porque segundo a tradição hebraica estes são os 7
príncipes principais no céu, tudo isso é simbólico ou como queira dizer, mais
esta visão está dizendo nada menos que o tribunal celestial.
Apocalipse 4:6 E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal.
E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por
diante e por detrás.
Algumas traduções traduzem quatro seres viventes porque tratam
de evadirem o conceito de que no céu haja animais, e como não é concebível que
no céu haja animais traduzem ai quatro seres vivente, porem em hebraico diz não
só nesta passagem mais em outras como em Ezequiel que isso são quatro animais
em hebraico arbá chayot (quatro animais) e não são somente animais fêmias
porque aqui representa o lado feminino do universo ou o reino do Eterno, claro
não são animais como os da terra obviamente, são animais super
inteligente. Quando diz "cheios de olhos, por diante e por detrás"
em Apocalipse 4:6 esta falando de uma inteligência, uma visão e um domínio
total .
Apocalipse 4:7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o
segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como
de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
Apocalipse 4:8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e
por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite,
dizendo: Santo, Santo, Santo, é YHWH Elohim, o El-Shaddai (Todo-Poderoso), que era, e que é, e que há de vir.
Isso não são animais como os da terra repito, esses são animais que
falam, claro tem muitos que pensam que isso é somente um símbolo, eu penso que
a cena é simbólica, mais os elementos são literais. Então aqui os animais falam
Kadosh, Kadosh, Kadosh
Apocalipse 4:9 E, quando os animais davam kavod, e honra, e ações de graças ao que
estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Apocalipse 4:10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado
sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas
coroas diante do trono, dizendo:
Apocalipse 4:11 Digno és, Soberano , de receber glória, e honra, e poder; porque tu
criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Há um só ser Supremo Todo Poderoso Criador do céu e a da terra que
é YHWH, porque é Ele quem esta sentado no trono, aqui não aparece o Filho
nestes versos que lemos até aqui, e nem muito menos o Espírito Santo que não
aparece em toda essa passagem, somente o Pai e o Filho, mais até aqui somente
apareceu o Pai.
Apocalipse 5:1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono ( O Criador)um livro escrito por dentro e por fora, selado
com sete selos.
Apocalipse 5:2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o
livro e de desatar os seus selos?
Apocalipse 5:3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o
livro, nem olhar para ele.
Apocalipse 5:4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro,
nem de o ler, nem de olhar para ele.
Apocalipse 5:5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá ( isto é um titulo
simbólico) , a raiz de Davi (outro
simbolismo), que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
Agora é que falar do Filho:
Apocalipse 5:6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos
quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido
morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados
a toda a terra.
Agora aparece o filho aqui e claro de uma maneira simbólica
representada por um Cordeiro que havia sido morto. Também disse que
esse Cordeiro tinha sete chifres, isto é um símbolo de poder pleno, porque
sabemos que o numero sete é um símbolo de perfeição na gramática hebraica,
chifres é um símbolo de poder, de força, de autoridade, de modo que Cordeiro
tem uma autoridade plena, e ele o Mashiach disse antes de ascender aos céus
Todo poder foi me dado no céu e a na terra. Os sete olhos significa que
ele tem o pleno controle de tudo que acontece, e esses olhos são os sete
espíritos de Elohim enviados a toda terra, então isso quer dizer que esses
olhos são simbólicos dos sete espíritos divinos celestial, isto é os sete
príncipes celestiais enviados sobre toda a terra.
Apocalipse 5:7 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
Apocalipse 5:8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos
prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro
cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5:9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de
abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu
sangue compraste para Deus homens de
toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
Aqui é aonde os tradutores gregos tiram esta frase "Ha Redimido",
porém os manuscritos Gregos mas antigos dizem "Tens redimido pessoas para
Elohim. Porém se o correto é "Nos Tens redimido"
então os vinte quatros anciões são seres
humanos, porem não é isso que diz os manuscritos grego do século 4, somente os
manuscrito do século 12 e 14 mudaram isso e introduziram a palavra (Nos) que
não está nos manuscritos antigos "Porque Tu foste morto e tens redimido para
Elohim com teu sangue homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação".
Apocalipse 5:10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a
terra.
Incluso os manuscritos que dizem (Nos) a principio no final dizem reinarão
Apocalipse 5:11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e
dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
Apocalipse 5:12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber
o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de
graças.
Apocalipse 5:13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e
que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado
sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e
poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém.
Apocalipse 5:14 E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para
todo o sempre.
Isto é para mostrar um discrição de certo modo simbólica do Concilio
celestial, isto que acabamos de ver através desta leitura não é outra coisa que
o Tribunal celestial. Há muito simbolismo aqui e tudo isso nos mostra a
mentalidade hebréia, ou a revelação que tem trazido os hebreus acerca do
Tribunal celestial. Notem que aqui não menciona em nenhum momento e nem sequer
dar a ideia do tal chamado Espírito Santo como pessoa. Aqui há todo um
tribunal, o Pai sentado no trono, o Cordeiro a frente que representa o filho,
os quatro animais que representam os quatro pilares do universo e do reino, os
vinte quatro anciões que também representam o reino, e todos os anjos que são
milhares de milhares. Isso é o Tribunal celestial.
Agora vamos entrar nas coisas mais especificas e um pouco mais profundo e
vamos começar a segunda parte citando algumas passagem dos profetas, e sabemos
que os antigos usavam esse plural de excelência e um exemplo está quando o
Criador falou "Façamos o
homem a nossa imagem" muitas pessoas dizem : Ah esta vendo aqui está a trindade, o Pai,
o Filho e o Espírito Santo, agora onde disse isso aqui? (Para mais informação sobre este tema de quem o
Criador está falando aqui no tema "A Preexistência do Messias")
Em primeiro lugar esse plural "façamos o homem" é um plural de realeza, porem a parte
do plural de realeza também se pode entender que está se dirigindo-se ao
tribunal celestial, porque YHWH tem um concilio, um tribunal real, mais em todo
caso a pergunta é: Informaria o Criador Todo Poderoso Criador do universo em
dizer a sua criação o que ele vai fazer antes de fazer? Claro que sim,
exatamente isso é o que ele faz. As Escrituras nos informa que o Criador é um
Rei Sábio, e um rei humano informa a seus súditos o que ele vai fazer, então
quando disse "Façamos o homem a nossa imagem" Ele está conferenciando com seu
Tribunal celestial e claro isso não exclui ao Filho, eu não estou dizendo que o
filho está fora de todo este quadro, se inclui ao Filho, porem esse é o
Tribunal celestial, não é a trindade, não são três são milhões de milhões,
o Tribunal celestial não são três, são milhares de milhares de seres que
componhe o Tribunal celestal.
Amos 3:7 Certamente o Soberano Elohim não fará coisa alguma, sem ter revelado o
seu segredo aos seus servos, os profetas
E porque se traduz a palavra "segredo" aqui? Porque em hebraico está a palavra
(sod) e a palavra sod muitos entendem como simplesmente secreto, porem a
palavra sod é muito
mais que"segredo,
secreto, oculto" , a palavra sod não significa
somente "secreto", a palavra sod também significa concilio, conselho, porem conselho
não somente que alguém da, mais também o conselho no sentido de um
conselho de pessoas reunidas em alguns caso, isso é um conselho, isto é a
palavra sod, literalmente significa um grupo de pessoa como uma congregação.
Gênesis 49:6 No seu secreto conselho não entre minha alma,
com a suacongregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor
mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
Besodam al-tavo nafshi bikehalam al-techad kevodi ki ve'apam
hargu ish uvirtsonam ikru-shor
Aqui demostra a palavra congregação neste caso aqui é sinônimo de (sod), então isto quer dizer que a palavra
congregação é paralela a palavra Sod a palavrakahal - kehila e paralela apalavra sod, portanto deveria traduzir a primeira parte
como "congregação" e não em secreto, demostrando que a palavra (sod)
significa "congregação, concilio, conselho" e também tem um significado de uma
assembleia de conselheiros.
Provérbios 15:22 Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos
conselheiros eles se firmam.
beein sod machashavot
hafer uverov yov'atzim
e aqui está outra vez a palavra (sod) significando não simplesmente um
"secreto ou algo oculto" mais uma reunião de conselheiros. Aqui a
maioria das traduções em português invertem a palavra sod como um "conselho"
concordando exatamente com o que estamos demostrando, isto é um conselho dado
por um concilio de conselheiros, isto é sod, a palavra hebraico se refere ao
mesmo concilio de conselheiros, e somente informa em forma indireta se refere a
um conselho que eles oferecem. Quando lemos em Amos que YHWH revela a
seu "conselho" e é importante que se traduza assim para termos uma
compreensão mas ampla do tema. Então quando lemos em Amos que Elohim revela a
seu concilio e não seu secreto, mais a seu concilio, a seus profetas significa
que Ele dá a conhecer a seus profetas o segredo de deliberações que tem lugar
no concilio celestial. O conhecimento desta deliberações deste concilio é o que
se diz que os falsos profetas não tem, como lemos em Jeremias 23
Jeremias 23:18 Porque, quem esteve no conselho de YHWH, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve
atento à sua palavra, e ouviu
Isto quer dizer que aqui aparece novamente a palavra (sod) e
temos que traduzir como (concilio) para que se tenha o sentido verdadeiro. Então vemos que um
verdadeiro profeta segundo estas passagem tem
conhecimento atrás dessas deliberações que se realizam no concilio de Elohim,
porem os falsos profetas carecem desse conhecimento e essa é a diferença.
Jeremias 23:21 Não mandei esses
profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles
profetizaram.
Jeremias 23:22 Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo
ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da
maldade das suas ações.
Então o Criador utiliza aqui um pouco de ironia "se estivesse em meu
concilio então que anuncie minhas palavras ao meu povo",
isto é um desafio que Elohim faz aos falsos profetas. Então vemos novamente que
os falsos profetas são incapaz de falar a palavra de Elohim, porque eles
não tem acesso as deliberações que se levam ao cabo no concilio
celestial. Agora qual é o concilio de YHWH? Já vimos bastante de quem
compõe este concilio, porem vamos agora a uns detalhes porem muito específicos
e muito profundos. Encontramos em toda Escrituras hebraicas que dizem que Eterno está rodeado de uma
grande hoste de mensageiros (anjos), por exemplo: em uma visão Daniel ver a
Elohim sentando como um Rei rodeado de milhões de assistentes.
Daniel 7:9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião
de dias se assentou (recordem
em Apocalipse os vinte quatros anciões e não são seres humanos, porque
este ancião é YHWH mesmo); a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a
pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.
Daniel 7:10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares
o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e
abriram-se os livros.
Aqui está claro que está falando do Tribunal celestial, e disse que este
Tribunal celestial tem um trono e disse que neste trono se assenta um ancião de
dia, e esta frase "ancião de dia" quer dizer um ancião bem ancião, um ancião de muita idade,
não no sentido que o Criador seja ancião de estar envelhecido não é isso, é um
ancião de muita idade, de uma idade eterna, porem o que quero dizer aqui é que
há milhões de milhões que lhe assiste, e milhares de milhares que estão
diante dEle, isso é o Tribunal celestial. Na visão de Daniel esta
descrevendo ao Eterno como um Rei Poderoso com um grande concilio e o Eterno se
assenta como um Rei Sábio em juízo, e evidência disso que acabamos de dizer
está emProvérbios 29:14, I Reis 3:28 e II Samuel 15:12. todas
essas passagem apresenta Elohim sentado com uma corte, e se senta como Rei em
juízo, os súditos lhe servem ao concilio real de conselheiros do Eterno e entre
outras coisas.
Agora outra descrição do concilio celestial podemos encontrar na visão de
Micaías que era um profeta e foi chamado para aconselhar ao rei Acabe o
rei de Yisrael, enquanto a se não devia ou devia esta invasão, se lemos veremos
que Acabe pecou a quatrocentos profetas e todos disseram que ele sairia
vencedor da invasão, porem um só profeta Micaías informou ao rei que ele
morreria em batalha e que os outros profetas haviam sido enganados por um falso
espírito de profecia, e Micaías explica como esse falso espírito de profecia
chegou a infectar aos profetas de Acabe.
1 Reis 22:19 Então ele disse:
Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono, e
todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda (isto é o Tribunal celestial) .
1 Reis 22:20 E disse o SENHOR:
Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade?
1 Reis 22:21 E um dizia desta
maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do
SENHOR, e disse: Eu o induzirei.
1 Reis 22:22 E o SENHOR lhe
disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira
na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda
prevalecerás; sai e faze assim.
Uau que interessante porque quem seria este? Este espírito seria um
satan, e satan está designado a colocar em prova a humanidade, porem este
espírito que aqui não especifica diretamente, porém em outras passagem
especifica e agora vamos saber uma deles (ruach sheker) espírito falso. O interessante é o que Eterno disse Com
quê? Se referindo a que prova ele colocaria para que Acabe
caísse, um dizia assim, o outro dizia desta maneira, e este espírito falso (ruach sheker) disse: "Eu serei um espírito falso na boca de seus
profetas, então Elohim ficou satisfeito com essa proposta e disse: Tu o
tentarás e prevalecerás, sai e faze assim"
Agora na visão de Micaías o Eterno se assenta como um Rei em em seu trono
rodeado de seu concilio real, então vemos que em todas essas passagem não nos
fala de uma trindade, nem de uma dualidade, nem de Pai de Filho e nem de Espírito
Santo, nem de três, nem de quatro, porém aqui fala de milhares de seres
que compõe o concilio celestial, e em outras passagem diz que consiste em toda
a hoste do céu, e a hoste do céu se refere aos anjos, porem não somente aos
anjos, mais a todos os seres que mencionam em Ezequiel 1, e veja que
interessante o Eterno está com seu concilio aqui e todos são espíritos
bons, será que existe espírito mau no céu?
Vejamos I Reis 22:19-22 outra vez:
1 Reis 22:19 Então ele disse:
Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono, e
todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
1 Reis 22:20 E disse o SENHOR:
Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade?
1 Reis 22:21 E um dizia desta
maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do
SENHOR, e disse: Eu o induzirei.
1 Reis 22:22 E o SENHOR lhe
disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira
na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda
prevalecerás; sai e faze assim.
Claro que este espírito era um servo de Elohim, um espírito celestial que
iria fazer a função neste momento de um espírito falso isso é um mistério para
muita gente que não há estudado a bíblia afundo, e esse mistério é difícil de
entender para algumas pessoas, porem aqui é claro, está falando de um ser
espiritual bom, um anjo de Elohim, um servo que vai fazer neste momento
especifico a função de um espírito falso na boca de todos os quatrocentos
profetas, porque o propósito era um espírito celestial. Em nenhum momento
nesta passagem diz que este espírito era mau, nem que era falso vejamos o verso
22 outra vez (E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos
os seus profetas 1 Reis
22:22). Ou seja numa linguagem popular ele esta dizendo: Ok eu vou sair e vou
funcionar como se fosse um espírito falso na boca de todos os seus profetas,
isso é o que quer dizer aqui .
Salmos 148:2 Louvai-o, todos os seus anjos louvai-o, todos
os seus exércitos.
Quando dizemos YHWH Tzevaot, que as Bíblias traduzem como exércitos, e
esses exércitos ou hoste são os milhares de milhares de anjos e toda classe de
seres espirituais que há nos céus e tudo isso é o Tribunal celestial. Então
sabemos que o Criador consulta seus seres espirituais, e isso é interessante
nesta passagem que acabamos de ler que Elohim se senta com seu tribunal
celestial e consulta como fazem os reis humanos, por mais que o rei saiba mais
que seus súditos, sempre o rei consulta a seu concilio. Agora YHWH consulta
como seus anjos da mesma maneira que um rei mortal consultaria com seu
exercito, e neste caso em que lemos os anjos apresentaram varias propostas, os
anjos, estamos falando aqui de seres maus que se atenta contra sua Soberania,
porque para isso ele deu o livre arbítrio para seus seres e respeita o livre
arbítrio de suas criaturas, e essa é uma maneira de respeitar o livre arbítrio
se consultar com eles, é quando um homem consulta com sua esposa um plano,
quando um homem consulta com seus filhos dizendo vamos comprar esta casa, e os
filhos dizem; bom vamos sim, e cada um da sua opinião, isso faz um bom líder, e
o Criador é um excelente líder e por isso consulta com seu Tribunal, e isso não
o desmerece, pelo contrario isso lhe exalta porque mostra o respeito que faz a
suas próprias criaturas.
Neste caso os anjos apresentaram diversas propostas e vem esse espírito e
propõe a ser como um espírito falso na boca dos profetas de Acabe e
Elohim aceita a proposta e ordena ao espírito que leve Acabe a missão. A
outra discrição do Tribunal celestial e um pouco mais fácil de entender, e
aparece no livro de Jô
Jô 1:6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR,
veio também Satanás entre eles.
Há-Satan que também funciona como um servidor e isto é muito
difícil de captar muitas pessoas. Esta forma Satanás é uma adaptação do grego e
do aramaico, porque o aramaico diz satanás, e o grego diz satanás, e em
hebraico diz Há Satan, ou seja o satan, um satan especifico, porque satan não
significa mais que um adversário, um tentador e satan não é um nome
próprio porque indica o artigo Há Satan, quer dizer o Satan, portanto não é um
nome próprio, senão um titulo para mostrar sua função, e sua função é provar, é
tentar a humanidade, isto que significa satan adversário, também
significa o que coloca em prova, devemos recordar que Yeshua foi levado ao
deserto para o que? Para ser tentado, para ser posto a prova por há satan o
adversário, diz o texto de Mateus 4 que ele foi para ser tentado e essa é uma
tradução um pouco frocha, ele foi colocado a prova, e como ele coloca em prova
a humanidade? Por meio de enganos, de mentiras
O que segue no capitulo de Jô primeiro uma deliberação que segue entre o
Eterno e um mensageiro que aqui se colocou o titulo de há satan, e isto é
similar ao que aconteceu na visão de Miquéias em 1 Reis 22:19-22
entre o Eterno e o espírito que iria se passar por um espírito de falsa
profecia, então os filhos de Deus que compõe os membros da corte celestial, são
os anjos que também são chamado de filhos de Elohim porque? Porque são
escolhidos, são separados. Agora os Yisraelitas também são chamados como benei
Elohim em algumas passagem, por exemplo em Deuteronômio o acusador nem sempre é
o mesmo porque sempre teve diversos satanim ( adversários) mais neste caso já
se começa a forjar um conceito de que há um satan em especial e por isso se lhe
chama há satan aqui neste caso de Jô porque já é há satan o tentador
especifico.
Deuteronômio 14:1 Filhos sois de YHWH vosso Elohim; não vos dareis golpes, nem fareis calva
entre vossos olhos por causa de algum morto.
Deuteronômio
14:2 Porque és povo separado a YHWH teu
Elohim; e YHWH te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra,
para lhe seres o seu próprio povo.
Quando diz:"Filhos sois de YHWH" esta se referindo a Israel. Então Israel está proibido de
participar de praticas pagãs e porque? Porque são Filhos de YHWH, o qual
significa que são uma nação separada, uma nação elegida, escolhida, assim ser
um filho de Elohim simplesmente significa ser separado, consagrado, se elegido
por Elohim, e os anjos são
chamados em Jô de filhos porque eles também são elegidos e são kadoshim e este é um dos termos bíblico para os
anjos "kadosh" e principalmente em Daniel se aplica a palavra kadosh aos anjos ,
Daniel viu uma visão de um anjo que o descrevia assim como kadosh. No sonho de
Nabucodonosor é um malach kadosh que desce do céu, a frase um mensageiro e
santo é um exemplo do estilo literal de duas parte que se refere ao
mesmo, porque um mensageiro e um kadosh não quer dizer que há um anjo e um
santo não é isso, as duas coisas se refere ao mesmo ser, a palavra malach e
kadosh é sinônimos neste conceito.
Agora os términos anjos ou anjo e filhos de Elohim se usam também como
sinônimo e um exemplo é quando Nabucodonosor prende aos três companheiros
de Daniel e coloca-os na fornalha de fogo se surpreende em ver uma quarta
pessoa juntos com os três, e ele explica que a aparência do quarto é como um Filho de Deus, uns versos mais adiante este Nabucodonosor
declara dizendo:
Daniel 3:28 Bendito seja o Deus
de sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou seu malach celestial, e livrou a
Seus servos que confiaram nele..
Assim que quando Nabucodonosor ver um homem com uma aparência de um
Filho de Deus, sabe que esse é um Mensageiro de Deus, a palavra santos se usa
conectada com a palavra Filhos de Elohim quando se refere ao Tribunal celestial
de mensageiros.
Salmos 89:5 E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó YHWH, a tua fidelidade
também na congregação dos santos.
E muitas pessoas crêem que aqui esta falando dos cristãos da igreja, não,
aqui esta falando aqui dos anjos, da congregação dos santos para que se
entenda, este Salmos 86 é o Tribunal celestial de anjos e nos seguintes versos
se chamam de Filhos de Elohim. É o grande concilio de Santos, e a palavra
congregação aqui é um paralelo com a palavra hebraico sod, e aqui não se pode
traduzir a palavra sod como segredo, oculto, mais um grupo de pessoas.
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