Cânticos 07 – O Arrependimento de
Israel
Neste
capitulo as nações começam dizendo:
Cânticos 7:1 Quão formosos são
os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são
como jóias, trabalhadas por mãos de artista.
"Quão
formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe!"
Isaías 52:7 Quão formosos
são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz,
do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus
reina!
As nações
estão dizendo a Israel que seus pés são formosos quando anunciam a salvação.
Neste capítulo veremos que a conversão está intimamente ligada com o fruto, com
compartilhar com os demais e veremos que se nós estamos compartindo nossa fé
com os demais, e quem sabe você caro leitor não tenha entendido o que é a
redenção, porque a natureza fundamental de entender tua redenção é compartir
tua fé com os demais.
"Os contornos de tuas
coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista"
Existem
escritos em aramaico que se chamam Targum e eles sugerem "Os contornos de tuas
coxas" se
refira ao que sai dos músculos, que é a descendência, ao que se referi como
jóias.
Cânticos 7:2 O teu umbigo como
uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo,
cercado de lírios.
"O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta
bebida"
A cidade de
Jerusalém é chamada de "O umbigo do mundo", o umbigo vem a ser o
cordão umbilical que alimenta, então
Israel como umbigo do mundo representa quem nutre da palavra de D-us o mundo.
"o teu ventre como montão de trigo,
cercado de lírios"
Ou seja,
Israel é uma fonte de alimento que nutre os demais que estão famintos.
Cânticos
7:3 Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de
gazela.
Os seios
representam a nutrição de um bebê, e representa também a Moisés e Arão quem
receberam a Lei de D-us, sua palavra e deram as demais nações, cumprindo com
uma responsabilidade que lhes foi encomendada. Aqui tem um aspecto muito
interessante relacionado com a necessidade que tem uma mãe de dar de comer a
seu filho, quando uma mãe tem um bebê e se por alguma causa não lhe dar de
comer, quer dizer, não o amamenta a mãe sofre dores nos seios. Esta é uma das
razões pela qual o Eterno nos revela algo, não é para que não retenhas porque
se o reténs faz mal. Vemos um aspecto fundamental pela qual o Eterno criou o
universo e nos criou, porque o Eterno criou o universo com o único propósito de
dar, a amor não pode existir se não tem alguém a quem amar, e a essência de
Deus é dar todo o tempo. Ele nos fez a sua imagem e semelhança para que
possamos alcançar a máxima plenitude de nossa vida, quando vivemos com as
mesmas virtudes que Ele vive, o que significa que Ele nos criou precisamente
para o mesmo, quer dizer, para dar, se nós não vivemos para dar, jamais
alcançaremos o potencial para o qual o Eterno nos criou.
Existem
quatro tipos de pessoas no mundo:
1. Um tipo de pessoa que diz que o teu é meu e o
meu é meu. A característica deste tipo de pessoas, é tirar dos demais e nunca
dar o que é seu.
2. Outro tipo de pessoa é aquela que diz: O teu é
teu e o meu é meu. A característica destas pessoas é o egoísmo e o orgulho.
3. Outro tipo de pessoas é a que diz
que o teu e meu e o meu é teu. A característica desta pessoa é a conveniência,
o mesmo que se aplica entre os comerciantes.
4. Outro tipo de pessoa é a que disse: O teu é
teu, e o meu é teu. As pessoas que tem a característica sinalado no numero 4
são as características do Messias Yeshua.
Das quatro
características acima a ótima está descrita em quarto lugar, enquanto que a
pior pessoa é a da característica de numero 2. Este tipo de pessoa é do tipo
que manifesta uma depravação da sua humanidade pelo qual o juízo do Eterno
virá. As Escrituras disse que nos últimos tempos as pessoas será amantes de si
mesmo, uma pessoa assim é muito difícil de lhe dizer que ela não está no
correto, não admite que se equivoque.
A única
maneira em que nossa vida vai ter propósito é quando vivemos conforme a
categoria sinalada no numero 4, quer dizer, conforme o Eterno ensina que
vivamos nossas vidas. "O meu é teu e o teu
é teu."de
Vivendo desta maneira encontraremos o verdadeiro gozo e este é o aspecto do
amor de uma mãe.
Existem
pessoas que dão lastimas; outras pessoas podem dar somente por sentir-se bem,
por obter reconhecimento, outras pessoas dão porém com a intenção de receber em
troca também, porém a razão mais sublime é pela que uma mãe da e é porque
necessita dar, porque se não dar lhe faz mal a ela mesma. Esta é a única
maneira valida para dar, porque quando pensamos em dar por obrigação, pela
conveniência e etc., não vamos obter o prazer. Ai de nós se passar um só dia sem que demos algo a
alguém simplesmente pela necessidade de dar amor. O Eterno nos criou de com o
propósito de dar, porque mais bem-aventurado é dar que receber, porque foi
exatamente o que fez Yeshua, Ele disse: Ninguém tem mais amor que este, que alguém dê sua
vida por seus amigos.
Cânticos
7:4 O teu pescoço como a torre de marfim; os teus
olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz como
torre do Líbano, que olha para Damasco.
"O teu pescoço como a torre de marfim"
E uma vez mais já havíamos visto que fala de
um ponto de referencia, nossa vida tem que ser um ponto de referencia para os
demais.
"os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à
porta de Bate-Rabim"
Esta era uma
cidade moabita muito fértil, os olhos também já vimos que tem a a ver com os
guias, os mestres que guiam o povo, os mestres, as Escrituras, os patriarcas,
os profetas e etc. Fala que esses lideres haviam de ser muito frutíferos nos
ensinamentos ao povo.
"o teu nariz como torre do Líbano, que olha para
Damasco."
O
relacionado com o nariz tem que ver com a parte predominante do rosto. O
aspecto mais marcante em nós é nosso templo, o Líbano é uma referencia ao
Templo. Esse é o anelo de Deus, que as pessoas queiram acudir-se a nós para
buscar ao Eterno.
Cânticos
7:5 A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo,
e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso nas galerias.
"A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo"
O monte
Carmelo é muito notório na terra de
Israel.
"e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei
está preso nas galerias"
Outra vez, em
uma dessas traduções do Aramaico chamado de Targum, se explica que este versículo
5 tem a ver com o Messias. A cabeça tem que ver com o Messias, os cabelos tem a
ver com os habitantes mais indignos do povo, porém esses são semelhantes a
púrpura do rei. A palavra "galerias " é uma tradução ambígua, alguns dizem que é uma espécie de mostruário,
e se é assim, então o que está dizendo aqui é que teus habitantes mais
indignos são glorificados por um rei que está preso em uma galeria e que
representa a cabeça. E se entende que o Eterno está redimindo e
glorificando os mais indignos ao ser colocado em uma cruz; e uma vez que o
vemos assim, então podemos entender o verso seguinte:
Cânticos
7:6 Quão formosa, e quão aprazível és, ó
amor em delícias!
Uma vez que
temos sidos justificados pelo Eterno, nos vemos formosos como se nunca tivéssemos
pecado, é assim como o Eterno vê a Israel.
Cânticos
7:7 A tua estatura é semelhante à palmeira; e os
teus seios são semelhantes aos cachos de uvas.
Outra vez,
quando temos sido justificado, o Eterno
nos vê semelhantes á palmeira. Uma das características da palmeira é que a
mesma que cresce para, cresce para baixo, por isto podemos ver que a palmeira
se dobra porém não caem. Isto quer dizer que pela justificação do Messias nada
pode nos dobrar.
Cânticos 7:8 Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus
ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua
respiração como o das maçãs.
"Dizia eu: Subirei à palmeira"
Isto é: "Serei glorificado
pela palmeira"
porque a raiz que sustenta a seu povo é o mesmo Eterno,
por isto mesmo que seu povo seja infiel, o Eterno permanece fiel e nada vai
pode apagar o amor do Eterno por seu povo Israel.
"pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão
como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs"
Cânticos
7:9 E a tua boca como o bom vinho para o
meu amado, que se bebe suavemente, e faz com que falem os lábios dos que dormem.
"E a tua boca como o bom vinho"
O que o
Eterno está dizendo aqui é que nós vamos glorificá-lo quando agente dermos
frutos, quando alimentemos e nutramos aos demais, quando o fruto que sai da
nossa boca, do nosso caráter seja agradável, ai vamos ser glorificado disse o
Eterno. O paladar como o bom vinho quer
dizer que nossa boca, nossos lábios todo o tempo devem está cheios da Palavra
de D-us. A continuação Israel responde dizendo:
"para o meu amado, que se bebe suavemente, e faz com
que falem os lábios dos que dormem"
Israel
responde que vai ser assim e que os que dormem são os patriarcas,
Abraão, Isaque e Jacó estarão orgulhosos da fé dos seus descendentes. E o verso
seguinte Israel diz as nações uma vez mais:
Cânticos
7:10 Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.
Essas foram
as mesmas palavras que o Eterno expressou em relação a Yeshua quando desceu ao
rio Jordão e foi batizado por João, se ouviu uma voz do céu que dizia: "ESTE É MEU FILHO
AMADO A QUEM ME COMPRAZO" .
Israel está dizendo as nações que ela é do seu Amado e que seu Amado tem
contentamento, e a partir do verso 11 Israel disse ao Eterno o seguinte:
Cânticos
7:11 Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos
as noites nas aldeias.
"Vem, ó amado meu, saiamos ao campo"
Na parábola
do tesouro escondido no campo, Yeshua disse qie o campo é o mundo.
"passemos as noites nas aldeias"
O
arrependimento implica o seguinte: Eterno vem, estou para
brilhar para Ti, estou pronto para fazer o que Ti originalmente me chamaste
para fazer, um reino de sacerdotes, uma nação santa com o propósito de alumiar as
nações. O arrependimento implica estar pronto para ser luz, para dar frutos.
Cânticos
7:12 Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas,
vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as
romãzeiras; ali te darei os meus amores.
Nisto se
mostra que amamos ao Eterno, quando amamos a seus filhos e
guardamos seus mandamentos. Nisto mostramos que estamos arrependidos, quando
queremos amar a D-us de todo coração e estamos prontos para dar frutos, para
compartir nossa fé. Quando guardamos isto, é como se fossemos uma lâmpada debaixo
de uma mesa, sem utilidade alguma. Yeshua disse que sua luz alumia,
assim que não temos que escondê-la, nós que somos Israel temos sido postos pelo
Eterno para alumiar as nações. O Arrependimento
deste capítulo implica uma coisa, o propósito da revelação do Eterno através das
Escrituras é cumprir o objetivo para o qual fomos criados, que é dar, e no
momento que deixamos de dar, nossa fé começa a deixar a perder, começamos a enchermos
de orgulho, ser legalista, nos sentimos melhores que os demais e etc.
Uma das coisas que devemos ter muito claro, é o objetivo que nós
estamos estudando a Palavra do Eterno, já que o propósito é dar, porque se não
o damos vai nos fazer mal e o que aprendemos não vai ter nenhum tipo de
utilidade. De tal maneira que isto é o que implica a conversão, o
arrependimento, poder ser luz,
poder dar aos demais, poder sair aos campos. Houve um tempo em que o Messias
deixou seus discípulo quietos e não os deixavam sair porque Ele estava lhes
ensinando, porém chegou um momento em que os enviou a dar a Palavra de Vida, os
enviou a serem luz as nações.
Mateus 28:16 E os onze discípulos partiram para a
Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
Mateus 28:17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns
duvidaram.
Mateus 28:18 E, chegando-se , falou-lhes, dizendo: É-me dado
todo o poder no céu e na terra.
Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em Meu Nome;
Mateus 28:20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu
vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação
dos séculos. Amém.
Uma das razões pela qual Yeshua disse aos que tinham esta responsabilidade era porque sua
casa iria ser deixada deserta e iria dar esta autoridade a outros. Quer dizer,
foi porque deixaram de produzir fruto. Os que governavam caíram neste erro de
encher-se de orgulho, se sentiam superiores aos demais, começaram a colocar
muitas barreiras aos que queriam aproximar-se da fé, encheram-se de corrupção,
fizeram um negocio do Tempo e quando Yeshua se indignou-se dizendo:
Mateus 21:13 Está escrito: A minha
casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de
ladrões.
O resultado de que Yeshua deu esta autoridade a outros de ensinar as nações foi que
estes sim cumpriram com o propósito de ser luz. Que o estudo da Palavra cumpra
em nós o propósito de dar frutos para não deixar de falar das coisas que temos
visto e ouvido. O melhor fruto nosso começa por nossa própria família.
E finalmente
a resposta de Israel:
Cânticos 7:13 As mandrágoras exalam o seu perfume, e às
nossas portas há todo o gênero de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado
meu, eu os guardei para ti.
Yeshua
ensinou que todo escriba no reino de Deus, quer dizer, uma pessoa erudita na
Palavra do Eterno é aquela que tira seus tesouros velhos e seus tesouros novos.
Isto significa que não tem revelações novas, simplesmente existe novas experiências
nas revelações que já estavam, ou seja, que
de todas as revelações que o Eterno tem nos inspirado sejamos capazes de
extrair tesouros novos, que desses tesouros antigos nós sejamos capazes de
extrair coisas aplicáveis as coisas que nós vivemos. Quando estudamos as
Escrituras entendemos que não devemos viver como vivíamos onde as
circunstancias eram distintas, senão que apliquemos todos esses princípios a
situação na qual vivemos e possamos extrair o tesouro destas verdades e as
aplicamos da melhor maneira a nossa vida diária. Este é o fruto que o Eterno
disse a Israel seu povo, que vai dar a esta nação Seu Amado.....
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