segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cântico 06 - Um Chamado ao Arrependimento


Um chamado a Teshuva  



No capítulo 5 vimos aspectos fascinantes do Messias Ben Yosef, o Messias que sofre, o Servo de Deus que veio para dar sua vida em resgate de muitos, e analisamos ao final do capítulo que as nações perguntaram a Israel: Quem é o que tem seu amado, o Deus de Israel, que seja diferente aos deuses das nações? E Israel começa a descrever todas as características e qualidades do seu amado, mencionando que enquanto os deuses de outras nações são vingativos, sanguinários e etc. , o Deus de Israel, o Deus das Escrituras é cheio de compaixão, de amor e ternura, mencionando como outro dos aspectos lindos do seu amado. A revelação através da sua Palavra, que é diferente também dos mitos, lendas e escritos sagrados dos deuses e termina dizendo Israel no versículo 16 do capítulo 5 "A sua boca é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável.". E no capitulo 6, as nações vão fazer uma pergunta a Israel, no momento que já estamos a ponto de chegar e onde Deus faz um chamado ao arrependimento a seu povo, por isto este capítulo 6 temos titulado "Um chamado ao Arrependimento"

Cânticos 6:1  Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo?

Vemos aqui que quem tem o interesse no amando quando Ele vai embora? Os que começam a perguntar por Ele são as nações, os gentios, então Israel responde:

Cânticos 6:2  O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e para colher os lírios.

Previamente já havíamos visto que o jardim tem a ver com o povo de Israel, porém também tem a ver fundamentalmente com o fato de dar fruto para as outras nações. E outra tradução para lírios são as rosas e temos visto que D-us está como um jardineiro cuidando das suas rosas. Estes são aspectos belo aromático do seu povo, porém que está entre espinhos, o que representa que seu povo está entre as nações. E o verso seguinte por fim vem uma revelação sobrenatural do povo de D-us.

Cânticos 6:3  Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu;ele apascenta entre os lírios.

Vamos retornar um pouco ao verso 1 do capítulo 2 deste livro e observaremos a diferença:

Cânticos 2:16  O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.

No verso do capítulo 2, Israel está dizendo “Se tu és meu amado, então eu sou tua amada”, porém já depois de tudo o que disse no capítulo 3-4-5 e que a conquista com seu amor, e que Israel examina a beleza do seu amado, então Israel disse:

Cânticos 6:3  Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu....

Esta revelação sobrenatural, Israel decide tomar a iniciativa, por quê por fim entendeu que seu amado havia lhe mostrado sua compaixão, então toma a decisão de buscá-lo e é então quando já não disse: “Se tu és quem me faz nascer, então eu te busco” não, senão que Israel decide buscar seu amado. E muitas pessoas sonham ter a mesma atitude, quer dizer, se querem buscar a D-us porém não vão a Ele, esperam que Deus lhe coloque no coração o desejo de buscá-lo. A revelação sobrenatural que aqui consiste em que somos nós quem temos que dar o passo, se queremos que Ele nos faça nascer, então somos nós quem temos que dar o primeiro passo, primeiro obedecemos e depois o Eterno vai colocar em nós o entusiasmo para segui-lo. E desculpa de muitos é dizer: Se Deus quiser que eu faça isto ou aquilo, então Ele me daria algum desejo, porém eu não tenho vontade, então Deus não quer que eu faça. Não funciona assim. A decisão é nossa de obedecer primeiro e por amor, para que depois venha o gosto e o gozo sobrenatural, vamos começar a nos deleitar em sua palavra.

"ele apascenta o seu rebanho entre os lírios"

Ele está sempre aí, buscando rosas entre todos esses espinhos, Ele aí está alimentando, e aqui o Eterno responde outra vez.

Cânticos 6:4  Formosa és, meu amor, como Tirza, aprazível como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras.

"Formosa és, meu amor, como Tirza"

Tirza era a capital do reino do norte de Israel, quer dizer, de Efraim antes que fosse Samaria, e o interessante é que já que Israel tomou a decisão e vem o arrependimento, vemos o que o Eterno respondeu: "Formosa és, meu amor, como Tirza" como a capital do reino do norte apostatou, que se distancio-se do Eterno, que deixou de ser povo, Tirza era uma cidade que tinha a fama de ser muito bonita. Em outras palavras, quando tomamos a decisão de tomar a iniciativa de buscar a D-us somos bonitos diante Dele.

Deste livro de Cantares podemos obter exemplos para o matrimônio, se existe um momento em que uma mulher se faz totalmente cobiçável e linda para seu esposo, é quando está tomando a iniciativa, neste momento quando o esposo volta verdadeiramente louco e lhe ver linda. E um dos problemas principais que existe no casamento é quando a esposa todo o tempo está de mau humor, o esposo está lhe buscando e ela se nega dizendo que está indisposta, uma relação assim sempre termina. Se uma mulher quer que seu esposo lhe veja linda, busque a seu esposo, tome a iniciativa.

"aprazível como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras"

O Eterno está dizendo a Israel, que quando toma a iniciativa e lhe disse que é Dele, então Israel volta tão desejável como Jerusalém. Falando de relação entre esposos, quando a mulher toma a iniciativa, o prazer é maior para os dois.

Cânticos 6:5  Desvia de mim os teus olhos, porque eles me dominam. O teu cabelo é como o rebanho das cabras que aparecem em Gileade.

"Desvia de mim os teus olhos, porque eles me dominam."

Depois da dispersão, o amado se foi, o povo de Israel disperso começa a ter a iniciativa e lhe disse: "Senhor sou tua por favor tem compaixão de mim". Neste momento lhe disse que é bonita: "Desvia de mim teus olhos, porque já está decretado um juízo para ti, vou te colocar no exílio por um tempo, porém teus olhos estão me enchendo de compaixão, de desejo de te redimir quanto antes."

"O teu cabelo é como o rebanho das cabras que aparecem em Gileade."

Já havíamos visto uma referencia a isto na expressão dos cabelos que se relaciona com os habitantes mais insignificantes do povo, as pessoas que parecem ser as mais indignas. Jacó fugia junto com seus filhos e se dirigia a Gileade, Jacó aos olhos de D-us era de grande estima. E o que o Eterno está dizendo aqui, é que Israel é como o mesmo Jacó e seus filhos, o mais indigno do seu povo, porém o Eterno lhe vê com grande estima.

Cânticos 6:6  Os teus dentes são como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e não há estéril entre elas.

As características dos dentes é que tem brancura, ordem e plenitude, o que significa que estão completos. O versículo disse que não há estéril porque produzem frutos, falando dos atributos que o Eterno vê em seu povo, branco, pleno e frutífero, e a pesar de como seja, o Eterno o olha com preciosidade. O Eterno não nos vê como somos senão como vamos chegar a ser, porque nos vê através dos méritos e virtudes do Seu Filho.

Cânticos 6:7  Como um pedaço de romã, assim são as tuas faces entre os teus cabelos.

As obras de Israel para o Eterno são perfeitas e numerosas os pedaços da romã.

Cânticos 6:8  Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número.

De acordo aos principais comentaristas desde livro, as sessentas rainhas se refere aos descendentes de Abraão, e se contarmos toda descendência física de Abraão veremos que são sessenta, oitenta descendentes de Noé e as donzelas como já vimos em outros capítulos, se refere a todas as nações que vem deles. O Eterno permitiu a Abraão que sua descendência seria como as estrelas do céu, incontável, e isto fala de descendência que entrará no reino dos céus.

Cânticos 6:9  Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na.

"Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada"

É muito claro que não é uma questão de descendência física, nem uma questão de oração, não é uma questão de sangue, é uma questão de pacto pela misericórdia do Eterno.
"a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz"

A palavra "mãe" de acordo aos eruditos nesta carta se trata de quem faz que surja "a pomba, a imaculada". Quem da á luz de uma forma alegórica aos verdadeiros filhos de D-us, a esposa a pomba, a perfeita?

1 Pedro 1:23  Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

De forma alegórica quem nos faz nascer é a nossa mãe, a palavra de D-us, porque por meio da palavra de D-us, nós somos nascidos de novo e por meio dela somos lavados, purificados e nos convertemos na palavra do Eterno, os perfeitos do Eterno, os maduros, frutíferos e completos nEle.

"viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada"

Toda pessoa que vem a esta esposa perfeita, a chamam de bem-aventurada, bem-aventurados os que são chamados as bodas do Cordeiro.

"as rainhas e as concubinas louvaram-na."

O motivo de louvor á igreja de Filadélfia que se menciona em Apocalipse é que mesmo não tendo muita força "tem dois detalhes pelas quais seria louvada e são: "porque não negas-te meu Nome, não tens negado ao Messias o qual te redimiu e tens guardado minha Palavra." Duas virtudes que lhe fazem ver como a pomba perfeita de D-us.

Cânticos 6:10  Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras.

A luz do amanhecer é gradual, vai crescendo pouco a pouco, é igual o caminho do justo, é como a luz da aurora.

Provérbios 4:18  Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

É uma referencia a sua esposa que vai tendo cada vez mais luz na medida em que vai examinando e conhecendo ao Eterno através das Escrituras, vai sendo cada vez mais iluminada.

"formosa como a lua"

A lua tem a característica de não ter luz própria, senão que reflete a luz do sol, o que significa que nós não brilhamos por nossas próprias virtudes, não é que sejamos competentes, entendidos ou sábios, senão que do vil e menosprezado e o que não é, o Eterno o elege para que quando as pessoas nos vejam digam: "Isto sim é uma obra de D-us". Então a gloria que reflete não é a nossa senão que a gloria do Eterno.


"brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras."

O que embranquece  é seu sangue e sua palavra.

Cânticos 6:11  Desci ao jardim das nogueiras, para ver os frutos do vale, a ver se floresciam as vides e brotavam as romãzeiras.
"Desci ao jardim das nogueiras, para ver os frutos do vale"

A palavra "nogueiras" também poderia ser traduzida como "nozes". A noz tem a característica que o Eterno compara seu povo, ou seja, é dura, porém uma vez que se abre está cheia de alimento nutritivo, pareceria que não temos nada de importante para compartir a uma simples vista, porém em vaso de barro temos o mesmo Espírito do Criador do Universo, a única comida que pode nutrir toda humanidade, a todos os que estão famintos.

"para ver os frutos do vale, a ver se floresciam as vides e brotavam as romãzeiras."

A partir deste verso a resposta de Israel é:

Cânticos 6:12  Antes de eu o sentir, me pôs a minha alma nos carros do meu nobre povo.

Aqui o Eterno está dizendo que desceu aos jardins para ver os frutos de Israel, porém Israel está dizendo que quando Ele desceu, sua alma, sua natureza lhe havia posto nos carros dos estrangeiros. Quer dizer, Israel já havia se apartado antes de dar-se conta, a natureza de Israel lhe levou ao exílio.

Então as nações diante da apostasia de Israel dizem:

Cânticos 6:13  Volta, volta, ó Sulamita, volta, volta, para que nós te vejamos. Por que olhais para a Sulamita como para as fileiras de dois exércitos?

"Volta, volta, ó Sulamita"

Em outras palavras, estão dizendo a Israel "arrependam-se"

"volta, volta, para que nós te vejamos"

Quando disse "te vejamos", isto significa que seguiram seu exemplo, porque as nações deduzem que a redenção de Israel é a redenção do mundo inteiro. Então lhe dizem, volta, volta, seja nosso exemplo, arrependam-se e seguiremos seu exemplo. As nações estão clamando pelo arrependimento do povo de D-us, e a continuação vemos o que Israel responde:

"Por que olhais para a Sulamita?"

Qual é o resultado se nós nos arrependermos..?

"Algo como a reunião de dois exércitos"

O que vai acontecer com a redenção? Vai ser a reunião de dois acampamentos, e isto é uma reunião que aconteceu no livro de Gênesis capítulo 33. Esaú estava perseguindo Jacó e quando está a ponto de alcançá-lo, Jacó dividiu sua família em dois acampamentos. Recordemos  que Esaú simbolicamente tem a ver com Roma, isto nos fala profeticamente de que esta perseguição é dividir em dois acampamentos, porém estes dois acampamentos vão ser unidos de acordo a profecia de Ezequiel 37 pelo Messias. No momento em que Israel reconheça a seu Messias chegará a redenção e a redenção do mundo inteiro, por isto o clamor das nações quando disse: "volta, volta" arrependam-se, para que ao final vejamos a reunião dos dois acampamentos. O filho prodigo e o filho menor, que se encontravam em inimizade pelos ciúmes do irmão mais velho que reclamou que o seu irmão menor havia gastado toda sua herança com prostitutas, e que agora regressava e seu pai lhe fazia banquete, e o pai disse ao filho prodigo que isto era motivo de festa porque seu filho menor estava morto e reviveu.
Tudo isto é a introdução do capítulo 7 onde veremos o que implica o arrependimento de Israel, e no capítulo 8 vamos concluir com a redenção final, o resgate final, a conclusão de toda a Bíblia.



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