Um chamado a
Teshuva
No capítulo 5 vimos aspectos fascinantes do
Messias Ben Yosef, o
Messias que sofre, o Servo de Deus que veio para dar sua vida em resgate de
muitos, e analisamos ao final do capítulo que as nações perguntaram a Israel:
Quem é o que tem seu amado, o Deus de Israel, que seja diferente aos deuses das
nações? E Israel começa a descrever todas as características e qualidades do
seu amado, mencionando que enquanto os deuses de outras nações são vingativos,
sanguinários e etc. , o Deus de Israel, o Deus das Escrituras é cheio de
compaixão, de amor e ternura, mencionando como outro dos aspectos lindos do seu
amado. A revelação através da sua Palavra, que é diferente também dos mitos,
lendas e escritos sagrados dos deuses e termina dizendo Israel no versículo 16
do capítulo 5 "A sua
boca é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável.".
E no capitulo 6, as
nações vão fazer uma pergunta a Israel, no momento que já estamos a ponto de
chegar e onde Deus faz um chamado ao arrependimento a seu povo, por isto este
capítulo 6 temos titulado "Um chamado ao
Arrependimento"
Cânticos
6:1 Para
onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o
teu amado, para que o busquemos contigo?
Vemos aqui que quem tem o interesse no amando
quando Ele vai embora? Os que começam a perguntar por Ele são as nações, os gentios, então Israel responde:
Cânticos 6:2 O meu amado
desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e
para colher os lírios.
Previamente
já havíamos visto que o jardim tem a ver com o povo de Israel, porém também tem
a ver fundamentalmente com o fato de dar fruto para as outras nações. E outra
tradução para lírios são as rosas e temos visto que D-us está como um
jardineiro cuidando das suas rosas. Estes são aspectos belo aromático do seu
povo, porém que está entre espinhos, o que representa que seu povo está entre
as nações. E o verso seguinte por fim vem uma revelação sobrenatural do povo de
D-us.
Cânticos
6:3 Eu sou
do meu amado, e o meu amado é meu;ele apascenta entre os lírios.
Vamos retornar um pouco ao verso 1 do capítulo
2 deste livro e observaremos a diferença:
Cânticos
2:16 O meu
amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
No verso do capítulo 2, Israel está dizendo “Se tu és meu amado, então eu sou tua amada”,
porém já depois de tudo o que disse no capítulo 3-4-5 e que a conquista com seu
amor, e que Israel examina a beleza do seu amado, então Israel disse:
Cânticos
6:3 Eu sou
do meu amado, e o meu amado é meu....
Esta revelação sobrenatural, Israel decide tomar a iniciativa,
por quê por fim entendeu que seu amado havia lhe mostrado sua compaixão, então
toma a decisão de buscá-lo e é então quando já não disse: “Se tu
és quem me faz nascer, então eu te busco” não, senão que Israel
decide buscar seu amado. E muitas pessoas sonham ter a mesma atitude, quer
dizer, se querem buscar a D-us porém não vão a Ele, esperam que Deus lhe
coloque no coração o desejo de buscá-lo. A revelação sobrenatural que aqui
consiste em que somos nós quem temos que dar o passo, se queremos que Ele nos
faça nascer, então somos nós quem temos que dar o primeiro passo, primeiro
obedecemos e depois o Eterno vai colocar em nós o entusiasmo para segui-lo. E
desculpa de muitos é dizer: Se Deus quiser que eu faça isto ou aquilo, então Ele me
daria algum desejo, porém eu não tenho vontade, então Deus não quer que eu faça.
Não funciona
assim. A decisão é nossa de obedecer primeiro e por amor, para que
depois venha o gosto e o gozo sobrenatural, vamos começar a nos deleitar em sua
palavra.
"ele apascenta o seu rebanho entre os
lírios"
Ele está
sempre aí, buscando rosas entre todos esses espinhos, Ele aí está alimentando,
e aqui o Eterno responde outra vez.
Cânticos 6:4 Formosa és, meu amor, como Tirza, aprazível
como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras.
"Formosa
és, meu amor, como Tirza"
Tirza era a
capital do reino do norte de Israel, quer dizer, de Efraim antes que fosse
Samaria, e o interessante é que já que Israel tomou a decisão e vem o
arrependimento, vemos o que o Eterno respondeu: "Formosa
és, meu amor, como Tirza" como a capital do reino do norte
apostatou, que se distancio-se do Eterno, que deixou de ser povo, Tirza era uma
cidade que tinha a fama de ser muito bonita. Em outras palavras, quando tomamos
a decisão de tomar a iniciativa de buscar a D-us somos bonitos diante Dele.
Deste livro
de Cantares podemos obter exemplos para o matrimônio, se existe um momento em
que uma mulher se faz totalmente cobiçável e linda para seu esposo, é quando
está tomando a iniciativa, neste momento quando o esposo volta verdadeiramente
louco e lhe ver linda. E um dos problemas principais que existe no casamento é
quando a esposa todo o tempo está de mau humor, o esposo está lhe buscando e
ela se nega dizendo que está indisposta, uma relação assim sempre termina. Se uma
mulher quer que seu esposo lhe veja linda, busque a seu esposo, tome a
iniciativa.
"aprazível
como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras"
O Eterno
está dizendo a Israel, que quando toma a iniciativa e lhe disse que é Dele,
então Israel volta tão desejável como Jerusalém. Falando de relação entre
esposos, quando a mulher toma a iniciativa, o prazer é maior para os dois.
Cânticos 6:5 Desvia de mim os
teus olhos, porque eles me dominam. O teu cabelo é como o rebanho das cabras
que aparecem em Gileade.
"Desvia de mim os teus olhos, porque eles
me dominam."
Depois da
dispersão, o amado se foi, o povo de Israel disperso começa a ter a iniciativa
e lhe disse: "Senhor sou tua por favor tem compaixão
de mim". Neste momento lhe disse que é bonita: "Desvia de mim teus olhos, porque já está decretado um
juízo para ti, vou te colocar no exílio por um tempo, porém teus olhos estão me
enchendo de compaixão, de desejo de te redimir quanto antes."
"O teu
cabelo é como o rebanho das cabras que aparecem em Gileade."
Já havíamos visto
uma referencia a isto na expressão dos cabelos que se relaciona com os
habitantes mais insignificantes do povo, as pessoas que parecem ser as mais
indignas. Jacó fugia junto com seus filhos e se dirigia a Gileade, Jacó aos
olhos de D-us era de grande estima. E o que o Eterno está dizendo aqui, é que
Israel é como o mesmo Jacó e seus filhos, o mais indigno do seu povo, porém o
Eterno lhe vê com grande estima.
Cânticos 6:6 Os teus dentes
são como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais todas
produzem gêmeos, e não há estéril entre elas.
As características
dos dentes é que tem brancura, ordem e plenitude, o que significa que estão
completos. O versículo disse que não há estéril porque produzem frutos, falando
dos atributos que o Eterno vê em seu povo, branco, pleno e frutífero, e a pesar
de como seja, o Eterno o olha com preciosidade. O Eterno não nos vê como somos
senão como vamos chegar a ser, porque nos vê através dos méritos e virtudes do
Seu Filho.
Cânticos 6:7 Como um pedaço de
romã, assim são as tuas faces entre os teus cabelos.
As obras de
Israel para o Eterno são perfeitas e numerosas os pedaços da romã.
Cânticos 6:8 Sessenta são as
rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número.
De acordo
aos principais comentaristas desde livro, as sessentas rainhas se refere aos
descendentes de Abraão, e se contarmos toda descendência física de Abraão
veremos que são sessenta, oitenta descendentes de Noé e as donzelas como já
vimos em outros capítulos, se refere a todas as nações que vem deles. O Eterno
permitiu a Abraão que sua descendência seria como as estrelas do céu, incontável,
e isto fala de descendência que entrará no reino dos céus.
Cânticos 6:9 Porém uma é a
minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela
que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e
as concubinas louvaram-na.
"Porém
uma é a minha pomba, a minha imaculada"
É muito
claro que não é uma questão de descendência física, nem uma questão de oração,
não é uma questão de sangue, é uma questão de pacto pela misericórdia do
Eterno.
"a única de sua mãe, e a mais querida
daquela que a deu à luz"
A palavra "mãe" de acordo aos eruditos nesta carta se trata
de quem faz que surja "a pomba, a imaculada". Quem da á luz de
uma forma alegórica aos verdadeiros filhos de D-us, a esposa a pomba, a
perfeita?
1 Pedro 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente
corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus,
viva, e que permanece para sempre.
De forma alegórica quem nos faz nascer é a nossa mãe, a palavra de D-us, porque por meio da palavra de
D-us, nós somos nascidos de novo e por meio dela somos lavados, purificados e
nos convertemos na palavra do Eterno, os perfeitos do Eterno, os maduros, frutíferos
e completos nEle.
"viram-na as
filhas e chamaram-na bem-aventurada"
Toda pessoa que
vem a esta esposa perfeita, a chamam de
bem-aventurada, bem-aventurados os que são chamados as bodas do Cordeiro.
"as
rainhas e as concubinas louvaram-na."
O motivo de louvor á igreja de Filadélfia que se menciona em Apocalipse
é que mesmo não tendo muita força "tem dois
detalhes pelas quais seria louvada e são: "porque não negas-te meu Nome,
não tens negado ao Messias o qual te redimiu e tens guardado minha Palavra."
Duas virtudes que lhe fazem ver como a pomba perfeita de D-us.
Cânticos 6:10 Quem é esta que
aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível
como um exército com bandeiras.
A luz do
amanhecer é gradual, vai crescendo pouco a pouco, é igual o caminho do justo, é
como a luz da aurora.
Provérbios 4:18 Mas a vereda dos
justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia
perfeito.
É uma
referencia a sua esposa que vai tendo cada vez mais luz na medida em que vai
examinando e conhecendo ao Eterno através das Escrituras, vai
sendo cada vez mais iluminada.
"formosa
como a lua"
A lua tem a característica
de não ter luz própria, senão que reflete a luz do sol, o que significa que nós
não brilhamos por nossas próprias virtudes, não é que sejamos competentes, entendidos
ou sábios, senão que do vil e menosprezado e o que não é, o Eterno o elege para
que quando as pessoas nos vejam digam: "Isto sim é uma obra de D-us".
Então a gloria que reflete não é a nossa senão que a gloria do Eterno.
"brilhante
como o sol, terrível como um exército com bandeiras."
O que
embranquece é seu sangue e sua palavra.
Cânticos 6:11 Desci ao jardim
das nogueiras, para ver os frutos do vale, a ver se floresciam as vides e
brotavam as romãzeiras.
"Desci
ao jardim das nogueiras, para ver os frutos do vale"
A palavra "nogueiras" também poderia ser
traduzida como "nozes". A noz tem a característica que o
Eterno compara seu povo, ou seja, é dura, porém uma vez que se abre está cheia
de alimento nutritivo, pareceria que não temos nada de importante para
compartir a uma simples vista, porém em vaso de barro temos o mesmo Espírito do
Criador do Universo, a única comida que pode nutrir toda humanidade, a todos os
que estão famintos.
"para
ver os frutos do vale, a ver se floresciam as vides e brotavam as romãzeiras."
A partir
deste verso a resposta de Israel é:
Cânticos 6:12 Antes de eu o
sentir, me pôs a minha alma nos carros do meu nobre povo.
Aqui o
Eterno está dizendo que desceu aos jardins para ver os frutos de Israel, porém
Israel está dizendo que quando Ele desceu, sua alma, sua natureza lhe havia
posto nos carros dos estrangeiros. Quer dizer, Israel já havia se apartado
antes de dar-se conta, a natureza de Israel lhe levou ao exílio.
Então as
nações diante da apostasia de Israel dizem:
Cânticos
6:13 Volta, volta, ó Sulamita, volta,
volta, para que nós te vejamos. Por que olhais para a Sulamita como para as
fileiras de dois exércitos?
"Volta,
volta, ó Sulamita"
Em outras
palavras, estão dizendo a Israel "arrependam-se"
"volta,
volta, para que nós te vejamos"
Quando disse
"te vejamos", isto
significa que seguiram seu exemplo, porque as nações deduzem que a redenção de
Israel é a redenção do mundo inteiro. Então lhe dizem, volta, volta, seja nosso
exemplo, arrependam-se e seguiremos seu exemplo. As nações estão clamando pelo
arrependimento do povo de D-us, e a continuação vemos o que Israel responde:
"Por
que olhais para a Sulamita?"
Qual é o
resultado se nós nos arrependermos..?
"Algo
como a reunião de dois exércitos"
O que vai
acontecer com a redenção? Vai ser a reunião de dois acampamentos, e
isto é uma reunião que aconteceu no livro de Gênesis capítulo 33. Esaú estava
perseguindo Jacó e quando está a ponto de alcançá-lo, Jacó dividiu sua família
em dois acampamentos. Recordemos que
Esaú simbolicamente tem a ver com Roma, isto nos fala profeticamente de que
esta perseguição é dividir em dois acampamentos, porém estes dois acampamentos
vão ser unidos de acordo a profecia de Ezequiel 37 pelo Messias. No momento em
que Israel reconheça a seu Messias chegará a redenção e a redenção do mundo
inteiro, por isto o clamor das nações quando disse: "volta,
volta" arrependam-se, para que ao final vejamos a reunião
dos dois acampamentos. O filho prodigo e o filho menor, que se encontravam em
inimizade pelos ciúmes do irmão mais velho que reclamou que o seu irmão menor
havia gastado toda sua herança com prostitutas, e que agora regressava e seu
pai lhe fazia banquete, e o pai disse ao filho prodigo que isto era motivo de
festa porque seu filho menor estava morto e reviveu.
Tudo isto é
a introdução do capítulo 7 onde veremos o que implica o arrependimento de
Israel, e no capítulo 8 vamos concluir com a redenção final, o resgate final, a
conclusão de toda a Bíblia.
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