domingo, 19 de outubro de 2014

Classe 1 A – Divorcio, separação ou perseverança  - Parte 01




Para nós creio que este tema do divorcio já não nos toca, porque não pensamos nesta possibilidade, que Deus nos livre, porém não nos impede de aprender o tema e este estudo ficará escrito e postado no blog para que pessoas que estão pensando nesta possibilidade. Então este estudo é para considerar o custo de uma separação ou um divórcio, refletir em base as conseqüências sociais, e refletir a cerca do conceito hebreu de Shalom Bait (Paz em minha Casa). Então vamos a primeira parte que é considerar o custo de um divórcio.

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos por um concílio de investigação familiar, revelam os seguintes resultados.

1 Consequência  = O numero de pobreza para as crianças que vivem somente com um dos seus pais, é cinco vezes maior que quando vivem com ambos os pais.

É lógico não, duas pessoas trabalhando pois obviamente, o nível de vida dos filhos será melhor que um só dos pais esteja trabalhando, pois o nível de vida dos filhos desce drasticamente.  A conseqüência número 1= tem a ver com a economia.

2 Conseqüência = Os homens divorciados experimentam aproximadamente um incremento de 42% no seu nível de vida, enquanto as mulheres e seus filhos uma diminuição de 73%.

Ou seja, aqui vemos á o egoísmo por parte dos homens, pois muitas vezes por estarem sozinhos evitam compromissos, porém as mulheres e os filhos, eles sim vão descer o nível de vida em 73%.

3 = Os filhos na idade escolar vivendo só com um dos seus pais ou com padrastos ou madrasta, são 40 á 75% mais propensos a serem reprovados na escola e serem expulsos das escolas.

E obviamente pela questão emocional que desce muito.

4 =  Os adolescentes de pais divorciados são muito mais propensos a abandonar a sua casa.

Então, numa idade de adolescência sair da casa dos pais.

5 = Os filhos que experimentaram o abandono do pai em sua adolescência, são muito mais propensos á delinqüência, as adições, á imoralidade ou o suicídio.

Então aqui, como vemos quem mais está levando as conseqüências das nossas decisões, são os filhos.

6 = As adolescentes de pais divorciados, sonham em se envolver sexualmente mais cedo, ter gravidez não desejada, enfermidades sexuais, e se chegar ao casamento, dificilmente conseguiram mantê-lo.

7 = Os filhos de pais divorciados, tem uma maior tendência a depressão e uma grande dificuldade para estabelecer relações duráveis.

E por quê? Porque não tem um parâmetro de comparação sã. Ou seja, que o único parâmetro de comparação que eles tem são de, gritos, brigas, falta de compromisso, e etc. E aqui vimos grandes conseqüências que temos que pensar nos números, nas estatísticas, e os resultados são frios.  Outras características de uma sociedade em decadência, ou seja, a nível social do mundo em que vivemos quando existe bastantes divórcios?

Numero 1- O Matrimonio perder seu aspecto sagrado ou divino.

Quer dizer, que o matrimonio se desconecta da questão de fé, porque atualmente o casamento não é visto em conexão com Deus, já é visto como um mero contrato civil. Porque a juventude de hoje em dia se é que se casam, é somente debaixo de pressão pelos pais, porém a maioria já não querem se casar pelo religioso, preferem o civil e pronto. Ou seja, que o casamento na sociedade em que vivemos, a cerimônia religiosa em conexão com o matrimonio, praticamente está desaparecendo. Porque, quem são os que pressionam atualmente aos jovens para que se casam? Os pais, porque os jovens atual se é que se casam, só querem o civil. Então isto é uma característica de uma sociedade em decadência onde Deus não está conectado com o matrimonio então o divorcio se dá com facilidade.

Número 2- Se inclui o movimento feminista e o movimento homossexual.

Porque o Eterno não tem nada a ver aqui no matrimonio. Então quando o movimento homossexual seja o cumulo dos cumulo. E existe rabinos e pastores que são a favor e existe os que são contra.

Número 3 – Aumenta a rebelião e a falta de respeito aos pais e as autoridades.

Por quê? Porque uma vez que se corrompe o núcleo matrimonial, uma vez que se começa a minar a relação no matrimonio, pois obviamente se aumenta a falta de respeito aos pais e as autoridades. Ou seja, começa um processo de anarquia e que é o que estamos vivendo. Ou seja, é uma bola de neve onde uma coisa trás outra e por isto aumenta a rebelião e a falta de respeito aos pais e as autoridades.

Número 4- A difusão massiva e a aceitação do adultério, crimes e perversão sexual.

Então, assim que o tema de entretenimento no que mais se difunde na televisão, são os temas relacionado com isto que atualmente é o mais comum. Porque o tema dos filmes á uns 20 – 30 anos atrás girava ao redor da família. As series de televisão e incluso as novelas, porém qual é o tema dos filmes e novelas atualmente? O engano, o adultério, roubo, crime, e antigamente era raríssimo ver em uma novela atores interpretando homossexuais e agora é bastante comum. Então se as crianças e os adolescentes estão observando isto continuamente, pois pouco a pouco vão aceitando e já se vê como algo normal. Porém, como vamos estar daqui a 20 anos? E os que colocam um pouco de freio nisto são os pais da antiguidade. Então, o que será quando a geração dos nossos pais se passar e venha nossa geração, como será esta geração? E eu creio que não falta muito tempo para que o Senhor regresse, porque isto não pode durar muito tempo.

Então, para refletirmos de maneira individual, o que vamos fazer diante de toda esta situação? Quais são as conseqüências de uma separação? São a falta de definição sobre nossas vidas, porque uma vez que há uma separação e estamos vendo no dia a dia pessoas que estão passando por isto, e nos damos conta que a etapa imediata uma vez que a separação acontece, o que segue de imediato é a falta de definição, começa haver uma incerteza, perigo, há um grande perigo, uma grande tentação ao adultério e porque? Porque vem um grande sentimento de perda, de vazio, emocionalmente o casal estão muito sensíveis, e é neste momento de sensibilidade onde é mais propenso é cair em uma relação proibida, e aí a pessoa já começa a ter ilusões, porém isto é como uma barreira de areia que se coloca para que o mar não ultrapasse, porém de todo modo a água vai passar.

Então, em um momento de separação existe um grande perigo, e por isto que em 1 Coríntios 7 fala de que o casal não deve se negar ou privar-se um do outro. Ou seja, não estar um tempo separado, dando um tempo, e isto vamos saber com mais detalhes quando estudarmos o tema da sexualidade. Porém este momento em que estão separados, com incertezas, emocionalmente tristes, é aí onde existe grande possibilidades de adultério, de trazer filhos ilegítimos, em um momento que deram uma pausa na relação e daí surge filhos indesejáveis. Então já agrega outro problema encima de um problema. Filhos ilegítimos, crises econômicas, crise de organização do tempo, crise com parentes porque a família já se envolve – (o que estais fazendo, o que aconteceu e etc.). Também a nível de amizade, nossas amizades começa a mudar. Então de um modo geral, surge o aumento de problemas ao introduzir mais circunstancias adversas á relação. Então essas são todas tragédias que trás o divórcio.

Agora, a nível de casal o que vamos fazer? Qual é a solução que podemos fazer contra tudo isto que estamos vendo? Todo anterior que vimos, mostra a triste realidade da nossa sociedade e o Brasil, e talvez pensamos que, não podemos fazer nada a respeito, porém só o amor e a graça sobrenatural de Deus através de Yeshua aplicando no único lugar em que verdadeiramente possamos influir nossa casa, porque o conceito mais importante da fé hebréia é o de Shalom Bait, que significa Paz em minha Casa. Quer dizer, o mais importante em nossa fé é que haja paz em nosso lar, porque toda nossa fé em Deus, tudo que temos aprendido sobre Ele é para aplicar onde? Em nossa casa.

1 Timóteo 5:8  Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

Podemos ter toda a profecia, toda ciência e entender todos os mistérios, porém se não temos amor, nada somos. Então, este é o centro de todo nosso ministério, e segundo os rabinos,  o mandamento mais importante do amor ao próximo, somente se pode cumprir com Shalom Bait (Paz no meu Lar), no qual é a comprovação do nosso amor a Deus. Quer dizer, o Shalom Bait é o reflexo ou é a posta em pratica do mandamento de amar ao próximo. Há dois mandamentos que são considerados mais importantes: "Amar a Deus acima de todas as coisas, e amar ao próximo como a ti mesmo" Destes dois mandamentos estão toda a lei e os profetas.

Agora, como posso demonstrar meu amor a Deus? De qual maneira tangível podemos ver que, realmente estamos amando a Deus? A comprovação é que tenhamos paz em nossa casa, é a comprovação de que amamos a Deus, porque se não há Shalom Bait numa casa, não há amor a Deus. Podemos dizer que amamos a Deus porém se em casa não temos Shalom Bait, ou até se um de nós não estamos promovendo o que seja necessário para que haja Shalom Bait, para que haja armonia e paz em nosso lar, então nosso amor a Deus é fingido, é falso, e vamos saber algumas passagem sobre isto;

Mateus 22:34  E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
Mateus 22:35  E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mateus 22:36  Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Mateus 22:37  E Yeshua disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mateus 22:38  Este é o primeiro e grande mandamento.
Mateus 22:39  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:40  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Ou seja, não adianta estar guardando os outros mandamentos se não guardamos este, ou seja, de nada nos serve porque tem a ver com amor e é o mesmo que ensinou Paulo em 1 Coríntios 13, que o amor é a base de tudo, ele disse que se tivessemos todo o demais e não temos amor, não tenho isto que está falando aqui em Mateus, de nada serve.

1 João 4:7  Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:8  Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:9   Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
1 João 4:10  Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
1 João 4:11  Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.
1 João 4:12  Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

Então, a comprovação do amor a Deus é amarmos um ao outro. Agora o amor ao proximo, especificamente amar ao proximo e a pergunta é: Quem é nosso proximo? Quem é a pessoa mais proxima da gente? E quando estejamos na Presença de Deus, a quem será que o Eterno irá perguntar se cumprimos o mandamento que comprova se amamos a Ele? Suponhamos que neste momento todos nós estamos na presença de Deus, e o mandamento pelo qual se comprova se amamos a Deus vai ser posto a prova, neste momento o Eterno vai fazer uma entrevista conosco e pergunta a minha esposa: Joseane, Marlon te amou? Não me diga nem que sim e nem que não, me dê razões, como Marlon te demostrou que te amava, porque ele te amando quer dizer que amou a Deus, porque João disse que se uma pessoa diz amar a Deus a quem não vê, como poderá amar a uma pessoa a quem ela vê? Então, de-me razões pelas quais teu esposo te demostrou que me ama?  Duas razões, duas coisas que com isto passamos no teste de de amar a Deus!!!.

Numéro 1 - Eu posso dizer isto cantando da minha esposa, eu sei que minha mulher me amou porque você renunciou os sonhos particulares, a seus sonhos pessoais que tinhas, renunciou sua própria satisfação pessoal, seus estudos, e incluso foi um motivo de conflito com seus pais, e ela renunciou tudo para estar comigo, e cada dia segue negando-se a se mesma por passar tempo com nosso filho, por ensinar a ele. Então ela tem renunciado praticamente tudo porque sabe que para mim isto é o mais importante.

Número 2 – É quando ninguém me vê na intimidade, quando não tenho nada a falar mais que a verdade, quando não há mais aparência, quando se descobre quem sou realmente, ela é quem me conhece, ninguém mais me conhece como ela me conhece. Se todas as pessoa me conhecesse como minha esposa me conhece, estariam perdidos. Ou seja, ela me conhece perfeitamente em todas minhas limitações, e sempre me perdoa, sempre suporta tudo, sempre me ama, sempre segue confiando que a obra que Deus começou em mim, Ele aperfeiçoará no Dia de Yeshua. Tem a pasciência de que cada dia estou me esforçando para ser melhor. Ela é a pessoa que mais tem me amado em minha vida depois da minha mãe.

E digo isto depois da minha mãe num sentido de que, um amor de mãe é como que a força, ou seja, uma mãe não tem opção e o amor da minha esposa se faz mais forte neste caso, porque ela poderia decidir não me amar e minha mãe não tinha opção, porém você teve a opção. E uma ultima coisa, minha esposa não me deve nada e segue ao meu lado. E isto é uma benção de termos alguém que decide estar ao nosso lado, e isto é uma das mais grandes razões de gratidão que deveriamos ter, que a pessoa que temos ao nosso lado, está decidida estar conosco a pesar de quem somos, apesar de todas nossas limitações, de nossas debilidades. Vamos a 1 Coríntios para vermos o que disse a cerca do amor que devemos ter com nossa esposa e a esposa com o esposo.

1 Coríntios 13:1  Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
1 Coríntios 13:2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
1 Coríntios 13:3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 1:4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.


1 Coríntios 13:4  O amor é sofredor....

 E aqui é a primeira caracteristica do amor, e se pararmos e pensarmos no fundo do nosso coração e ir mais alem do que expressamos aqui e a outra pessoa expressou de nós, e se há um sentido interno de pensar que a pessoa com quem estou me ama suficiente. Ou seja, há uma pequena duvida com respeito a isto, então este é um dos versiculos mais importantes que O amor é sofredor para nós. Cada vez que um de nós sintamos que a pessoa que vivemos não nos ama como gostaríamos ser amado, e quantas vezes temos que passar no casamento momentos em que nos chega um pouco de duvidas, não de que nos ame mais que nos ame o suficiente. Então cada vez que isto acontecer, o versículo chave é este O amor é sofredor, independentemente da quantidade de amor, nós estamos chamados para amar, e as vezes amar assim doe porque é muito fácil amar a quem nos ama, a quem nos dar tudo que queremos, porém o difícil é amar a quem não nos ama. Tem uma cena de um filme que eu assistir faz muito tempo de um filme que se chama "A prova de fogo", e neste filme tem umas cenas onde o esposo está se queixando com seu pai dizendo que sua mulher não lhe ama, e ele diz a seu pai que por mais que ele faça, parace que tudo que faz para demonstrar a sua esposa que lhe ama não lhe importa. Então ele começa a dizer a seu pai que sua esposa é uma mal agradecida, que não lhe corresponde e estão em um parque onde tem uma cruz. E neste momento seu pai lhe dirige em direção a esta cruz que é um simbolo específicamente disto, de que o amor é sofrido, de que quando entendemos que Deus nos ama de uma maneira sofrida, ou seja, nunca faremos o suficiente, nunca seremos o suficientemente agradecidos, nunca lhe amaremos o suficiente por tudo que Ele nos dá.

Então, desta maneira podemos transferir nosso amor á esposa e a esposa ao esposo, e por isto Paulo aqui em 1 Coríntios 13: disse: "O amor é sofredor, é benigno" quer dizer, sempre é otimista, sempre estar esperando o melhor, não chegam em um momento em que joga a toalha, não é maligno no sentido de estar todo tempo pensando o mal, pelo contrário, sempre trata de justificar a outra pessoa.

 1 Coríntios 1:4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso;

 Ou seja, o amor não é competitivo.

1 Coríntios 1:4  o amor não trata com leviandade.

 Ou seja, não chega um momento em que não se orgulha de dar o que dar a sua esposa ou esposo. Ou seja, quando alguém dar com amor não vai estar dizendo; Olha lembre-se do que eu fiz por você, do que eu te dei e espera receber algo em troca.

1 Coríntios 1:4  o amor não se ensoberbece...

Ou seja, não se enche de orgulho.

1 Coríntios 1:5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Ou seja, dia por dia, cada dia do que se passou fica para trás, não se armazena, e disse as Escrituras que a misericórdia de Deus é Nova a cada manhã. Ou seja, a cada manhã que sai o sol é nova.

1 Coríntios 1:6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
1 Coríntios 1:7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Esta é a mais grande razão pela qual temos que reconhecer que nosso conjugue nos ama e qual é? Que nos suporta, e eu creio que as pessoas mais amorosas, são as pessoas que estão na fé e porque? Porque a Bíblia diz que, a quem muito é dado muito lhe é cobrado. Ou seja, se supõe que nós estamos na fé então deveríamos de ser um nível muito alto, porque entre mais revelação da Bíblia temos recebido, teríamos que ser como esposo, eu teria que ser um super santo, uma coisa incrível de não dar nenhuma razão de desgosto a minha esposa. Ou seja, com tudo que tenho na mente de informação Bíblica, porém muitas vezes na hora H se revela em minha carne uma lei que me levr prisioneiro á lei do pecado e da morte, e neste momento em que me sinto miserável, que não atuei como deveria e que não passei na prova, e outra vez me perdoa com a esperança de que eu estou aprendendo para melhorar.

Então, nós que estamos na fé temos que ser os campeões no amor e porque? Porque o que nos trona muitas vezes é que esperamos mais da pessoa que estar ao nosso lado, e porque esperamos mais? Porque temos a Bíblia, e muitas vezes somos mais propensos a decepcionar-nos e a tirar a toalha porque, achamos que se a pessoa não está atuando ela estar perdida, então já não queremos saber de nada. Então, entre mais sabemos, e entre mais sabemos que a outra pessoa sabe, mais amorosos temos que ser, porque sabemos que em cada um de nós em nosso interior, estar querer fazer o bem, estar o querer porém não estar o fazer. Ou seja, temos que lutar todos os dias com nossa natureza. E entre mais a informação, entre mais tenhamos a revelação divina, a Yetzer Hará, a inclinação ao mal se vai incrementar. Porque onde podemos crer que a Yetzer Hará, que a inclinação ao mal vai atuar mais fortemente? Em uma pessoa que tem mais informação ou uma pessoa que não idéia de nada? Em quem tem mais informação, porque quanto mais informação, a Yetzer Hará se torna mais difícil. Então a pessoa que estar ao nosso lado tem um nível de amor e compreensão exagerado.

1 Coríntios 1:7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 1:8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Ou seja, tudo se acabará. Assim que, finalmente o único apego da nossa relação que vai nos ajudar a suportar todas as coisas crises que hão de vir, todos os momentos difíceis é o Shalom Bait.

1 Timóteo 5:8  Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

Assim que, se Yeshua não faz a diferença, então que diferença pode fazer? Porque se Yeshua em nossas vidas não faz a diferença, não nos dar esta capacidade de amor, então não há diferença.

E pode surgir a pergunta: Bom, até onde podemos suportar ao outro, até quando ou até onde podemos sofrer por alguém?

E este é um dos temas que vamos estudar mais na frente, para saber em quais circunstâncias, ou a baixo que causas já não estamos obrigado a perseverar numa relação, porque existe certas circunstâncias a que incluso biblicamente falando, é possível deixar pela paz todas as coisas, e deixar que a outra pessoa siga seu caminho e isto tratemos mais na frente. E sobre essas causas, estamos chamados a suportar tudo, a amar, a perdoar. Porém mais na frente vamos saber duas causas do divórcio, que é a apostasia e o adultério. Estas são as duas causas que é permitido o divórcio Biblicamente falando. Porque apostasia implica que uma pessoa em seus frutos demonstre que não estar guardando a Toráh e nem quer guardar a Toráh, não quer viver conforme aos mandamentos, isto é apostasia..

E por último, vamos ler Romanos capítulo 5.

Romanos 5:20  Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

Ou seja, se algo vai fazer que nossa (o) conjugue fique enamorado por nós, é que nosso amor seja sofrido por esta pessoa,  que estamos disposto a perdoar, e  quantas vezes podemos perdoar? Até 70 vezes 7. E mesmo com tudo isto com o propósito do tema do dia de hoje é, dar-nos conta de que o divórcio não é a solução, porque o divórcio vai trazer conseqüências terríveis, e qual é a outra opção? Porque se não é o divórcio, então qual é a outra? Shalom Bait, perdão, amar de maneira sofrida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário