quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cânticos 08 – A Redenção Final




Israel começa declarando:

Cânticos 8:1  Ah! quem me dera que foras como meu irmão, que mamou aos seios de minha mãe! Quando te encontrasse lá fora, beijar-te-ia, e não me desprezariam!

Isto é um clamor de Israel para Deus que é chave, porque ao dizer “te encontrasse lá fora”, no contexto do povo hebreu se refere ao estrangeiro, ao exílio. Segundo um rabino famoso chamado Rashi, um dos principais comentaristas judeu, disse que Israel está se referindo a José como o irmão que beijaria. Assim que vemos Israel dizendo ao Eterno:

 “Oh, se Tu fosse como José! Quando te encontrasse lá fora, beijar-te-ia, e não me desprezariam”.

Cânticos 8:2  Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs.

Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe

A casa de minha mãe é uma referencia ao Templo.

e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs

Se me perdoares o que eu fiz, teríamos uma grande reconciliação e teria frutos de mim. Isto tem a ver com a redenção final.

Cânticos 8:3  A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua direita me abrace.

Já havíamos visto uma passagem similar onde vimos que a esquerda tem a ver com o juízo, com a justiça de Deus... Que me julgue, que sua justiça esteja debaixo da minha cabeça para que depois sua misericórdia me abrace. Isto é o que disse o Eterno que faria com seu povo.

Isaías 54:7  Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei;

Por um breve tempo me partei de ti, estive ausente porém te recolherei com muita misericórdia. É exatamente o que passou em nossas vidas, desde pequeno tínhamos a ilusão de Deus, falavámos com Deus, muitos pensavam em Deus; porém houve um tempo que nos separamos. Se nós pararmos para pensar durante o curso da nossas vidas, o Eterno sempre esteve nos chamando, e quantas vezes andavamos distantes do seu caminho, da sua instrução, dos seus conselhos? Quantas vezes aí sua destra, seu cuidado, sutilmente dizendo: “Vem, isto que estais buscando eu posso te dar, regressa”. As multriples misericórdia de Deus não curaram quando éramos merecedores do seu juízo.

Cânticos 8:4  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.

Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém

Uma vez mais, isto se refere as nações que vão subir a Jerusalém.

que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira

Israel pede as nações que não se inquietem, que não demorem ao amor de Deus por Israel

até que queira

Deixem que Ele tenha compaixão de mim, não me façam cair mais em tentação, não pertubes a este amor. Esta é a historia do amor entre Deus e seu povo. E no verso seguinte Deus diz:

Cânticos 8:5  Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.

Quem é esta que sobe do deserto

O deserto é o desterro, é o êxodo final dos quatros pontos cárdiais da terra.

e vem encostada ao seu amado?

Esta é uma grande diferença, já não depende de suas obras de justiça, já não pensando que eles possam alcançar as coisas por si mesmo; senão que depende da misericórdia, da graça e da justiça do seu Amado. Isto é o que pergunta o Eterno, porque vê a Israel redimido encostado e tendo fé em seu amado. E aqui Israel responde:

Debaixo da macieira te despertei

Em outras ocasiões vimos que a macieira é um símbolo de Deus que dá fruto e faz referencia ao Monte Sinai, que quando o Eterno desce dá a Israel os mandamentos por meio de Moisés. Então, aqui Israel recorda ao Eterno quem é:

ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.”

É uma referencia a mãe das nações. Quer dizer, a que deu a luz a outras nações. E aqui o clamor de Israel a Deus.

Cânticos 8:6  Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço

Nunca me esqueça Eterno! Não é o caso o clamor de quem amamos ao Eterno?

porque o amor é forte como a morte

Israel disse ao Eterno que seu amor é forte como a morte. Este mesmo amor que Deus está depositando neles, foi uma situação que os originou a menosprezar e pecar, e como consequencia a ser morto pelo pecado. Isto é similar quando se recebe muito amor de alguém e quem recebe este amor começa a menosprezar, sabendo que de todas as maneiras sempre o vai perdoar porque lhe ama. Oh Adonai, guarda-me como uma marca em teu coração.....

e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas

Toda essa inclinação que já tenho ao mal Eterno, e o fato de que meu amor por Ti chegue a enferma-se separando-me de Ti, é por me é necessário que me ponhas como um selo em teu coração.. Adonai não se esqueça de mim!!
Cada vez que um de nós falamos, esta é nossa oração.

Salmos 51:10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Salmos 51:11  Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Salmos 51:12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Cânticos 8:7  As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

As muitas águas não podem apagar este amor

As águas no livro de Apocalipse são interpretadas como as nações, quer dizer, que as muitas influências, as muitas assimilações não poderam apagar o amor de Deus por ti e por mim.

nem os rios afogá-lo

Todas as correntes doutrinais, as influências religiosas, as falsas doutrinas, etc. etc. nos apartaram de Deus. Todos aviões que iniciam seu voo, o rumo que tomam são equivocado, de modo que op capitão do voo constantemente tem eu ir pilotando  e tomando o curso que de acordo a rota do voo se programou até chegar a seu destino. Nossa vida é um pouco como isto, uma vez que conhecemos ao Eterno até que estamos com Ele, durante a viagem o único que nos vai permitir chegar ao destino com o Eterno é a obediência as ntruções de voo, que é Sua Bendita Toráh, seus mandamentos, sendo nosso capitão de voo que é o Messias Yeshua. Isto é o que evita que muitas correntes, que muitas águas apaguem o amor do Eterno por ti e por mim, por quanto aquele que começou em nós, Ele aperfeiçoará.
E o Eterno disse:

ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam

Se você crer que o amor de Deus é equivalente a teus bens, teus títulos, simplesmente é rídiculo, porque como podemos comprar o amor de Deus? O amor de Deus é superior a qualquer coisa que você e eu possamos dar, por isto é que Ele nos criou. Nós não fizemos nenhum favor a Deus com obedecé-lo, lhe obedecemos porque nos benefíciamos a nós mesmo. Deus deu seus mandamentos para nosso próprio benefício porque sua natureza é dar e fazer que tua vida seja a melhor que possas viver, o benefício foi dado por Deus, recebe quem quer.

Cânticos 8:8  Temos uma irmã pequena, que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que dela se falar?

Quem vai ser os que vão estar falando desta irmã pequena que não tem força? Uma das razões pela qual as pessoas não dar é por falta de maturidade. Quando as pessoas são maduras se desprende das coisas materias com muito mais facilidade.

Cânticos 8:9  Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.

Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata

O muro que tem a ver com umescudo de proteção contra os ataques estranhos, de acordo a Carta aos Efésios, é o muro. O escudo que nos protege dos ataques estranhos é a fé, a obediência e a fidelidade aos mandamentos de Deus. A prata representa a redenção, isto implica que se ela é fiel aos mandamentos de Deus, terá redenção.

se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.”

Quer dizer, em caso de perder a fé (fidelidade) seria coberta com tábuas de cedro. E de acordo aos eruditos dos textos originais, isto tem a ver com o Pacto Renovado, quer dizer, que quando chegue o momento em que Israel se assimile, se renovaria o pacto, ou seja, que se tem fé, o resgataria e se perde a fé também lhe resgataria. Esta é a misericórdia de Deus que disse que está disposto a suplir tudo o que nos falte.

Cânticos 8:10  Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.

Israel disse que foi capaz de nutrir desde achou paz, Israel achou paz desde que Deus lhe reconciliou com Ele, e desde então é o muro.

Cânticos 8:11  Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata.
Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom

Aqui, Salomão é uma referência ao príncipe de paz, não ao rei Salomão, senão que alegoricamente está falando de Deus como Rei de Paz. Baal-Hamom significa “Senhor de multidões” Deus teve uma vinha entre todas as multidões.

entregou-a a uns guardas

Já vimos que os guarda representam os impérios estrangeiros que dominaram a Israel por vários períodos da história.

e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata

O propósito destes impérios era afligir a Israel, ser como espinho para que em meio da aflição e clamor eles buscassem a Deus e produzissem as moedas de pratas que é o fruto que Ele está buscando. Todas estas aflições as quais Deus os entregou foram com o propósito de que Israel se arrependesse dos seus pecados e produzisse redenção. Quer dizer, que o sofrimento tem como propósito nos redimir, o que significa que cada vez que nós estejamos nos queixando do sofrimento, estamos negando a eficácia de algo que Deus desenho para nos trazer de volta a Ele. O Clamor ao Senhor não se dá na comodidade nem no conformismo, senão que na aflição e o quebrantamento de espírito. Nós já clamamos em um momento em que desesperadamente estávamos buscando sair de uma forte aflição, neste momento estávamos tão secos, sumidos em nossos pecados e tão distantes de Deus. Em meio desse quebrantamento se produziu a redenção.

Cânticos 8:12  A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.

A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão

Estas moedas de redenção serão tua Príncipe de Paz.” E quem produz a redenção? O Príncipe de Paz.

e duzentas para os que guardam o seu fruto

Dentro da Toráh disse que se alguém pegava algo sagrado, por exemplo o dízimo, se podia fazer com a condição de que depois se pagaria com 20% de interesses, quer dizer, a quinta parte.

Levítico 27:30  Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
Levítico 30:31 Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
Levítico 30:32 No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.
Levítico 27:33 Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.

Mesmo essas nações que foram um instrumento de Deus para trazer juízo a nação de Israel, também vão ter que pagar as conseqüências e vão ser julgadas. Isto é o que vai passar quando o Messias regresse e julgue as nações, momentos em que tudo vai se pagar.

Apocalipse 6:9  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
Apocalipse 6:10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Apocalipse 6:11  E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Cânticos 8:13  Ó tu, que habitas nos jardins, os companheiros estão atentos para ouvir a tua voz; faze-me, pois, também ouvi-la.

Isto é um chamado aos remanescentes que estão buscando produzir fruto. Os jardins tem a ver com fruto. Os companheiros que escutam a voz é uma possível referencia aos anjos.

faze-me, pois, também ouvi-la.”

Em Apocalipse se fala das orações que sobem a Ele. O que está anelando o Eterno é ouvir ao remanescente:

Apocalipse 8:4  E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.

O Eterno disse: “Remanescente fiel que está buscando dar, faz-me ouvir tua voz” É exatamente o que disse Yeshua: “Se guardarem meus mandamentos, o que pedires será feito

Cânticos 8:14  Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes dos aromas.

Vem depressa, amado meu

Apocalipse 22:17  E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes dos aromas

De acordo aos eruditos do idioma original, esta frase “sobre os montes dos aromas”, é uma referencia ao Monte do Templo, ao Monte Moriah. A petição é, Senhor regressa a Teu Templo onde sobem as orações como aromas, volta a teu Templo, Vem Senhor! Que o aroma do teu Reino venha a este contaminado mundo.

Este é o clímax, com isto encerra o cântico. Uma vez que estais absolutamente convencido do amor de Deus não há outra motivação ou anelo para nós.

O clímax da vida é a comunicação com Deus e a petição mais grande que poderíamos fazer ao Eterno é: Vem Senhor e estabelece Teu Reino!
Se este é teu Maximo desejo na vida, então você tem chegado ao ponto que Yeshua falou:

Lucas 9:23  E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Lucas 9:24  Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Lucas 9:25  Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

Vem Adonai que teu povo te anela!!!

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu Nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário